sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Confiante, elenco Sub 20 desembarca na Colômbia

Itagui (COL) - O selecionado brasileiro Sub 20 de futsal desembarcou na noite desta quinta-feira (madrugada de sexta no Brasil), 28 de outubro, em Medeline (Medellín), na Colômbia. Em busca do tetracampeonato Sul-Americano da categoria, o elenco canarinho, comandado pelo técnico Vander Iacovino, pisou em solo colombiano sorridente e confiante na conquista de mais um título internacional.

Nesta sexta-feira (29), um dia antes da estreia contra o Equador, Iacovino realizará seu primeiro treinamento no país vizinho do noroeste. Apesar do pouco tempo restante para o desafio inaugural, o elenco se diz preparado para tentar manter a hegemonia brasileira na competição.

Para o ala destro Dian, atleta da Malwee/Cimed (SC), o treinador da seleção conseguiu transmitir com eficiência sua forma de trabalho ao elenco. Ainda de acordo com o camisa 7, o talento individual brasileiro é inquestionável.

"Tudo que nos foi proposto durante os dias que estivemos reunidos foi realizado da melhor forma possível. Individualmente falando, o talento de cada convocado é indiscutível, agora temos que nos organizar cada vez mais no plano coletivo", analisou Dian.

Por fim, o jogador confirmou que o time tem tudo pra chegar longe na quarta edição do Campeonato Sul-Americano Sub 20. "Trabalhamos muita saída de bola com o Vander e também jogadas de linha de fundo. Não há favoritismo, mas se colocarmos em prática o que trabalhamos podemos garantir mais esse título para o Brasil", concluiu o jovem atleta, que surgiu para o futsal no Atlântico/Erechim (RS), mas depontou realmente no cenário nacional com a camisa da Malwee, de Jaraguá do Sul (SC), onde atua no elenco principal desde 2008.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Seleção Brasileira é convocada para jogos diante da Hungria

A Seleção Brasileira de Futsal terá pela frente dois amistosos diante da Hungria. As cidades de Cuiabá (MT) e Joinville (SC) abrigarão os confrontos, respectivamente, nos dias 7 e 9 de novembro. O técnico Marcos Sorato anunciou nesta quinta-feira (28/10) a lista de convocados para estes dois compromissos, os únicos do mês para o time hexacampeão mundial.

A lista contempla apenas atletas que atuam em clubes brasileiros. Com a Liga Futsal em seus momentos decisivos, clubes como Malwee/Cimed e Carlos Barbosa, que estarão envolvidos na semifinal da competição nacional às vésperas do compromisso do Brasil, não tiveram atletas convocados – as duas equipes se enfrentam pelo jogo de volta da semi no dia 5 de novembro.

Em contrapartida, outro semifinalista da Liga emplacou dois convocados para os confrontos contra os húngaros. A Copagril/Faville/DalPonte teve o fixo Gadeia e o ala Dyego chamados pela primeira vez para vestir a camisa ‘amarelinha’.

Outro que ganha a primeira oportunidade de servir a Seleção Brasileira de Futsal é o ala Jackson, do Atlântico/URI/Erechim (RS). O jogador, de 21 anos, marcou 25 gols na Liga Futsal deste ano, ocupando, no momento, a quarta colocação na lista dos maiores goleadores do campeonato, atrás do ala Falcão, da Malwee, e dos pivôs Vander Carioca, do Poker/PEC, e Simi, do São Caetano/Corinthians/Unip.

Desafio Internacional de Futsal – Brasil x Hungria
Jogo 1
Local: Cuiabá (MT) – Ginásio Aecim Tocantins
Data: 7/11 (Domingo)
Horário: 9 horas (horário local)

Jogo 2
Local: Joinville (SC) – Ginásio da Univille
Data: 9/11 (Terça-feira)
Horário: 19 horas

Confira a lista de convocados
Goleiros
Djony – Florianópolis FutSal (SC)
Franklin – Krona/Joinville/DalPonte (SC)

Fixos
Gadeia – Copagril/Faville/DalPonte (PR)
Darlan – Intelli/Orlândia (SP)

Alas
Jackson – Atlântico/URI/Erechim (RS)
Pixote – V&M Minas (MG)
Café – Krona/Joinville/DalPonte (SC)
Murilo – Krona/Joinville/DalPonte (SC)
Dyego – Copagril/Faville/DalPonte (PR)

Pivôs
Deives – Unisul/Seguridade (SC)
Dieguinho – V&M Minas (MG)
Vander Carioca – Poker/PEC (RJ)

João Romano da Malwee/Cimed é 'arma secreta' na semifinal


Já diziam os antigos que se superstição ganhasse jogo, Campeonato Baiano terminaria empatado. Mas talvez até eles mudassem de opinião se conhecessem o preparador físico da Malwee/Cimed e da Seleção Brasileira de Futsal, João Romano, o campeão absoluto em participações em semifinais da Liga Futsal, que pode ser considerado um verdadeiro amuleto para os times em que já trabalhou.

Brincadeiras à parte, a competência e inovação de Romano já o ajudaram a participar de nada menos que todas as quinze semifinais da Liga Futsal, desde sua primeira edição, em 1996, coroando um trabalho que foi naturalmente para o esporte da bola pesada em 1987, um ano depois de formar-se, trabalhando paralelamente em equipes de futebol e futsal como Santo André e Palestra de São Bernardo, no campo, e Bargos FS, nas quadras.

O que pode parecer mais impressionante, porém, é que para chegar a tantas semifinais, João Romano trabalhou em apenas três equipes, com cinco decisões de semifinal em cada uma delas. De 1996 a 2000 na GM, de 2001 a 2005 na Ulbra, e de 2006 a 2010 na Malwee/Cimed. E por ser reconhecido um dos principais preparadores físicos do Brasil em todas as modalidades, desde 2005 ele desempenha esta função também pela Seleção Brasileira de Futsal.

Mas em um mundo onde cada vez mais as pessoas trabalham em busca de realização pessoal e reconhecimento, engana-se quem imagina que Romano perdeu a humildade, como ele mesmo explica. "Os resultados eu devo a todos que sempre estiveram ao meu lado, possibilitando tranquilidade e disposição para a realização do trabalho em todos estes anos. Não posso me esquecer e muito menos deixar de agradecer a toda minha família e aos profissionais com os quais trabalho e já trabalhei ao longo desses anos."

* Com informações de Denis Borges FutBiz Sport Marketing

Arena Santos é inaugurada na baixada



A Arena Santos, moderno equipamento esportivo construído pela prefeitura na Vila Mathias (Av. Rangel Pestana, 184), foi entregue nesta última quarta-feira (27), às 18h30. Com capacidade para 5 mil pessoas, quadras, salas para atividades variadas e infraestrutura de apoio, o complexo servirá de palco para as principais disputas dos Jogos Abertos do Interior, que acontecem na cidade a partir do dia 4. E também para a festa de encerramento da competição, no dia 14.

O custo total do empreendimento, incluindo obras, instalações, equipamentos, preparação e urbanização do entorno, sistema de som e segurança, climatização e recursos tecnológicos, foi de R$ 17,8 milhões, provenientes de convênio firmado entre prefeitura e Estado, por meio do Fundo do Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias.

Infraestrutura

A Arena Santos tem 11 mil m² de área construída e dispõe de ampla infraestrutura e recursos tecnológicos modernos, estando apta a sediar disputas internacionais e grandes shows. Projetada pelo arquiteto Aguinaldo Secco Júnior, da prefeitura, conta ainda com salas para diversas atividades.

As arquibancadas contam com assentos e têm espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida e acompanhantes, cadeirantes e obesos. O estacionamento no térreo tem vagas para 100 carros, além de motos. Na área externa há outros dois reservados para ônibus das equipes e veículos de imprensa.

Existe ainda um setor exclusivo para cobertura jornalística dos eventos, com cinco estúdios para transmissões ao vivo de rádio, tevê e internet. A história da Arena Santos e do Cais Vila Mathias teve início em 2008, quando a prefeitura, autorizada pela Câmara Municipal, vendeu um imóvel de seu patrimônio no Valongo à Petrobras. Com parte dos recursos, a administração municipal adquiriu junto à CPFL o terreno localizado na Avenida Rangel Pestana, 184.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Técnico da seleção Sub 20 busca maior entrosamento


Anápolis (GO) - O técnico da seleção brasileira de futsal Sub 20, Vander Iacovino, comandou na manhã desta quarta-feira (27/10) seu último treinamento com bola antes do embarque para a Colômbia, onde o Brasil tentará conquistar o tetracampeonato Sul-Americano da categoria.

Já de olho na estreia contra os equatorianos (sábado – 30/10), o treinador brasileiro continua dando prioridade as atividades táticas-técnicas. De acordo com ele, aprimorar o entrosamento é fundamental nesta fase de preparação.

“Temos procurado priorizar o entrosamento e a parte tática, pois nosso tempo é curto. Na Colômbia, o nosso período de treinamento ficará ainda mais limitado, então temos que aproveitar ao máximo o tempo que temos para melhorarmos alguns fundamentos”, analisou Iacovino.

Sobre as mudanças na ala (Franklin e Vinícius foram cortados por lesão muscular; Pierre e Luizinho chegaram), Vander lamentou os cortes, mas demonstrou confiança nos recém-chegados.

“Não é bom perder atletas no nosso último dia de trabalho aqui, mas os garotos que chegaram nós já acompanhávamos, até mesmo porque eles estavam na nossa pré-lista de convocados. São competentes, apenas não estão no mesmo ritmo dos demais”, comentou o técnico.

Por fim, Vander declarou que agora tem três alas canhotos no elenco. Antes, era o contrário. “O que muda é que agora eu tenho três alas canhotos e dois destros. Antes era o inverso”

Evo Morales joga futsal com Ahmadinejad no Irã


Em visita a Teerã, o presidente da Bolívia, Evo Morales, disputou um jogo de futsal com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. Segundo a emissora local Press TV, jogadores profissionais iranianos participaram da partida, na terça-feira. O boliviano chegou ao Irã na noite de domingo para uma visita de três dias.

Os dois presidentes estiveram lado a lado no mesmo time. Segundo a emissora, durante um jogo, em um dos lances, Morales passou a bola para Ahmadinejad, que marcou um gol para a equipe dos 'Presidentes'.

Os presidentes Mahmoud Ahmadinejad e Evo Morales se aquecem antes da partida em Teerã - AP.

* Com informações do 'O GLOBO'

Pierre e Luizinho chegam para os lugares de Vinícius e Franklin

Anápolis (GO) - Foi confirmado na manhã desta quarta-feira, 27 de outubro, dois cortes no elenco Sub 20 da seleção brasileira de futsal. Com lesões musculares, os alas Franklin e Vinícius foram desligados do grupo que seguirá para a Colômbia, onde o Brasil disputará o quarto Campeonato Sul-Americano da categoria.

Para os lugares dos atletas, a comissão técnica nacional convocou outros dois alas: Jean Pierre, do Anápolis SuperBolla (GO), e Luizinho, do Barueri (SP). Os jogadores já se apresentaram e treinaram normalmente na manhã desta quarta, no ginásio Newton de Faria.

No período da tarde, os treze atletas relacionados para o Sul-Americano irão fazer um trabalho específico na academia. A delegação brasileira embarcará para o vizinho do noroeste nesta quinta-feira (28) pela manhã, saindo de Brasília.

Médico da seleção comenta os cortes
O médico da seleção brasileira de futsal, Dr. Mauro Fuziki, comentou logo após o café da manhã desta quarta-feira o desligamento de Franklin e Vinícius. “Os atletas foram cortados por lesão muscular. Fizemos exames de ultra-sonografia e ficaram constatadas as lesões”, confirmou Fuziki.

Ainda de acordo com o médico paulista, os jogadores já foram medicados e a volta deles a quadra ainda irá demorar um pouco. “A previsão é que eles voltem a jogar daqui mais ou menos três semanas. Não foram contusões tão simples. Já estão medicados e agora é dar sequência ao tratamento”, revelou.

Copagril vence Corinthians e larga em vantagem na semifinal

A Copagril/Faville/Dalponte (PR) saiu em vantagem na semifinal da Liga Futsal 2010 contra o São Caetano/Corinthians/Unip (SP). Nesta terça-feira (26/10), os paranaenses derrotaram os paulistas por 2 a 0 na partida de ida, que foi realizada no ginásio Ney Braga, em Marechal Cândido Rondon (PR), e agora estão a um empate da inédita final da competição.

O jogo de volta será disputado na próxima segunda-feira (1/11), às 18h45, no ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo (SP). Para avançar, o Corinthians terá que vencer no tempo normal por qualquer placar e também na prorrogação. Caso o prolongamento termine empatado, a decisão da vaga será nos pênaltis.

O jogo começou em alta velocidade. Empurrado pela fanática torcida que lotava o Ney Braga, a Copagril começou no ataque e, antes dos cinco minutos, já tinha criado pelo menos duas boas chances, mas parou nas defesas do goleiro Leandro e nos erros de finalização. O time alvinegro, por sua vez, reforçou a defesa para agüentar a pressão e, nos contra-ataques, também levou perigo, mas não conseguiu marcar.

Na metade final do período, os dois times diminuíram o ritmo e a partida ficou mais equilibrada. Foi quando a Copagril aproveitou melhor as chances e abriu dois gols de vantagem. Aos 12min34, o fixo Renan recebeu passe na esquerda e arriscou. A bola desviou no fixo Arthur, do time paulista, e enganou o goleiro Leandro. Aos 14min30, o ala Gadeia recebeu passe e chutou cruzado para fazer o segundo do time paranaense.

O Corinthians voltou para o segundo tempo disposto a empatar. Logo na primeira chance, o ala Simi teve a chance de diminuir, mas foi travado na hora do chute. Os alvinegros bem que tentaram, mas a defesa da Copagril esteve impecável e evitava todas as ações ofensivas do time paulista.

Quando os alvinegros conseguiram vencer a marcação, esbarraram no goleiro Léo, que praticou boas defesas, principalmente no segundo tempo. Quando o arqueiro esteve batido, o pivô Keke, sozinho na pequena área, se desequilibrou na hora de finalizar e mandou por cima a oportunidade de gol.

No fim, o Corinthians ainda tentou utilizou o ala Cabreúva e o fixo Arthur como goleiro-linha, mas não conseguiu diminuir e a vitória ficou mesmo com o time paranaense. Após o fim do jogo, Cabreúva foi sucinto ao comentar a partida. “A marcação do time deles foi muito forte, mas nós facilitamos também. Agora é melhorar e ir com tudo no jogo de volta”, afirmou.

Já o técnico da Copagril, Marquinhos Xavier, elogiou a atuação da equipe e ressaltou a vantagem que o time adquiriu ao vencer o jogo em casa. “A gente conseguiu diminuir a vantagem do Corinthians. O fato de termos nos aplicados no primeiro tempo foi muito importante, pois conseguimos quebrar a velocidade do time deles, mas não podemos nos iludir, pois sabemos que vamos sofrer uma pressão muito grande em São Paulo”, disse.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pega Pega Americano

Olá Amigos,

Tudo bem?


Faz algum tempo que não escrevo nada por aqui, primeiro por falta de tempo, segundo estava sem criatividade e hoje com um pouco de folga resolvi atualizar os artigos aqui.
O título acima não diz muita coisa mas hoje, justamente hoje acabei criando uma atividade muito simples que a "garotada" do sub13 adorou e encaixou muito com o que tenho trabalhado com eles.
Por ser muito simples, ninguém da valor mas ela é imprescindível pois vemos muitos jogadores atualmente sem base técnica nenhuma.
Todos nós conhecemos o famoso "pega-pega americano", aquela brincadeira que as crianças adoram e muitos ficam até chateados por se tornarem pegadores. Essa atividade consistem em um pegador, vários jogadores fugindo para não serem pegos. A cada momento que um é pego, ele acaba que ficando imóvel com as pernas afastadas e o outro para "salvá-lo" precisa passar por entre as pernas dele. E por ai vai, vamos variando.. certo?
No que acabei mudando essa atividade tão simples, mas ao mesmo tempo interessante. Um aluno deu a idéia de colocarmos a bola no meio, partindo sempre da primeira idéia descrita acima, um pegador, varios fugindo e cada vez que um fosse pego para salvá-lo, o companheiro deveria passar pelo meio do campo "conduzir" a bola e passá-la por entre as pernas do jogador "imóvel" para que este pudesse voltar ao jogo, logo em seguida, este deveria "conduzi-la" novamente ao centro do campo e assim sucessivamente. Variando da seguinte forma: o pegador "roubando" a bola de quem tentasse salvar o jogador imovel (1x1), quem perdesse a posse da bola se tornaria o pegador; o jogador que tentasse salvar o outro poderia passar a bola (passe, condução de bola, 2x1, etc), dois pegadores (2x2, 3x2..); o jogador necessitaria se deslocar para receber a bola, etc.
Finalizando, essa atividade tão simples resultou em muitas variaveis e multiplas situaçoes de jogo juntamente com fundamentos técnicos usados pelos alunos.

Postado por Cidade do futsal em seu Blog.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Preparador de goleiros da seleção elogia início de trabalho


Anápolis (GO) - Completados três dias de preparação para o 4º Campeonato Sul-Americano Sub 20, o preparador de goleiros da seleção brasileira, Carlos Frederico, se diz satisfeito com o desempenho dos três goleiros convocados: Dudu, Igor e Deivid.

Segundo Fred, como é mais conhecido o preparador, as atividades dos guarda-metas são todas programadas e devem seguir um cronograma de evolução natural. De acordo com o simpático carioca, os fundamentos que estão sendo aprimorados no momento são os de força e saída do gol.

“A evolução da preparação é gradativa, aos poucos mesmo. A cada novo treino acrescentamos algo novo. Depois da agilidade, o momento agora é de trabalhar a saída e a força dos três”, revelou Fred.

Ainda segundo ele, os atletas estão todos no mesmo nível. “Os três goleiros estão no mesmo nível, não tem nenhum a frente do outro neste início de preparação. Com o decorrer das atividades é natural um ou outro ir despontando”, analisou.

Por fim, o preparador de goleiros disse que é natural a troca de informações com o técnico Vander Iacovino, mas que a decisão final, a de quem será o titular, é do treinador.

“Quem tem a palavra final é o técnico, mas nós conversamos sempre e eu procuro deixar minha opinião”, finalizou Fred, que seguirá viagem com o elenco brasileiro para a Colômbia, onde o Brasil tentará conquistar o tetracampeonato Sul-Americano da categoria.

A cidade de Carlos Barbosa se enfeita para semifinal da Liga


As ruas da cidade de Carlos Barbosa serão tomadas pelas cores laranja, preto e branco em uma decoração especial. A motivação é a participação da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) na semifinal da Liga Futsal 2010.

Para ajudar na torcida, 40 bolas gigantes, confeccionadas em fibra de vidro nas cores da agremiação gaúcha adornam os postes de iluminação pública. Haverá também cerca de 100 bandeiras nas cores do time.

Os enfeites foram colocados pela Administração Municipal e adquiridos pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude. Da entrada da cidade até o início do Parque da Estação haverá bolas e bandeiras. As ruas do Centro recebem bandeiras e a partir da Prefeitura até o ginásio serão alternadas as bandeiras e bolas nos postes.

O time barbosense reedita a grande final da Liga futsal de 2009, contra a catarinense Malwee/Cimed, de Jaraguá do Sul. O jogo de ida será no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa, no sábado, dia 30, às 15h. A partida de volta acontece em Jaraguá no dia 5 de novembro.

Programe-se
ACBF x Malwee
Data: 30/10/2010<
Horário: 15:00
Local: Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, Carlos Barbosa - RS

* Com informações da Assessoria de Imprensa da ACBF

domingo, 24 de outubro de 2010

Raio-X: Dez últimos confrontos entre Brasil vs Espanha

Brasil e Espanha sempre protagonizaram grandes jogos de futsal. Com a evolução do futsal espanhol, a 'Fúria' passou a ser a maior rival do escrete canarinho. Foram decisões de títulos mundiais, torneios e vagas importantes nas principais competições do salonismo mundial.

Em mais uma decisão, desta vez no 6º Grand Prix de Futsal, a segunda mais importante competição do futsal internacional, a Seleção Espanhola devolveu a derrota nos penaltis no Mundial de 2008, também realizado no Brasil.

A Seleção Brasileira conheceu sua primeira derrota após cinco anos de invencibilidade. A última derrota do Brasil havia sido em 8 de dezembro de 2005, justamente contra a Espanha (1 a 0), também em Anápolis, palco da conquista dos espanhóis no Grand Prix.

Equilíbrio entre Brasil vs Espanha
Saiba os resultados dos dez últimos confrontos entre Brasil e Espanha.

24/10/2010 - Brasil 1 x 2 Espanha - Decisão do Grand Prix
19/10/2008 - Brasil 2 x 2 Espanha (4 x 3) Decisão do Mundial da FIFA.
11/12/2005 - Brasil 2 x 1 Espanha - Amistoso Internacional
08/12/2005 - Brasil 0 x 1 Espanha - Amistoso Internacional
03/12/2004 - Brasil 2 x 2 Espanha (4 x 5) - Semifinal do Mundial da FIFA
08/09/2002 - Brasil 2 x 1 Espanha - Copa das Nações
31/03/2002 - Brasil 3 x 4 Espanha - Centenário de Real Madrid
02/12/2001 - Brasil 3 x 3 Espanha (3 x 4) - Torneio de Cingapura
03/12/2000 - Brasil 3 x 4 Espanha - Decisão do Mundial da FIFA)
04/12/1999 - Brasil 4 x 3 Espanha - Torneio de Cingapura

Espanhois valorizam vitória sobre o Brasil


Anápolis (GO) - A Espanha comemorou muito o título do VI Grand Prix conquistado neste domingo (24/10) diante do Brasil. Em sua primeira participação no torneio, a equipe europeia mostrou sua força e conseguiu quebrar a supremacia brasileira, pois todas as outras edições foram vencidas pelo Brasil.

Em um jogo muito disputado, a Espanha abriu 2 a 0 na primeira etapa, chegou a levar um gol na segunda, mas foi eficiente na defesa e segurou os brasileiros até o final. Para o técnico espanhol, o fundamental na partida de hoje foi sair na frente e se defender depois.

“Quando sai ganhando você pode controlar o jogo e dirigir um pouco os objetivos táticos. Estávamos organizados, bem postados na defesa e o Brasil encontrou dificuldade para chegar com perigo”, afirmou Venancio López.

A Espanha acabou com uma invencibilidade de 163 partidas do Brasil. Para o capitão Kike, a mentalidade espanhola foi o que pesou na decisão, com a capacidade de acreditar que podiam vencer. “Era nosso objetivo quando chegamos aqui. Felizmente conseguimos cumpri-lo em uma partida preciosa, com o estádio lotado e para nós é uma prova a mais da força da Espanha e das duas estrelas que levamos no peito. Acho que vencemos com justiça”, disse o fixo espanhol.

O fixo Ortiz, que marcou um dos gols espanhois na decisão, ressaltou a importância de vencer os brasileiros depois de ter perdido para eles o título mundial. “Não podemos falar em revanche porque não entendemos dessa forma. Mas foi muito especial, porque depois de perder para eles tínhamos muita vontade de dar a volta por cima”, afirmou Ortiz.

A Espanha está se renovando e um dos jovens talentos da equipe, o ala Pola, disse que esse título demonstra que os novos atletas têm conseguido manter o alto nível da seleção. “Essa vitória é algo indescritível. Muito se falava sobre a nova geração, que era um pouco inferior à anterior, mas ganhamos aqui, e isso foi muito importante para nós”, declarou.

O técnico espanhol ressaltou a grandiosidade brasileira no esporte, o que valoriza ainda mais a conquista. “Evidentemente ganhar dos brasileiros é difícil em qualquer lugar, ainda mais na casa deles. O Brasil tem tido um grandíssimo potencial como equipe, um respeito esportivo que ganhou durante muitos anos, é o campeão do mundo, tem grandes jogadores e um nível técnico espetacular. É um esporte que nasceu e cresceu aqui. Por tudo isso, estamos muito mais satisfeitos com essa vitória”, disse Venancio.

Espanha vence e quebra hegemonia brasileira no Grand Prix


Anápolis (GO) - O ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), ficou em silêncio no fim da manhã deste domingo (24/10). A Espanha derrotou o Brasil por 2 a 1 na final do 6º Grand Prix de Futsal e calou os mais de seis mil torcedores que compareceram para assistir a decisão do torneio.

Com a vitória, os espanhóis quebram a hegemonia brasileira na competição, pois, nas cinco edições anteriores, o time verde e amarelo tinha vencido todas. Além disso, a Fúria devolve a derrota na final da Copa do Mundo de Futsal de 2008, quando o Brasil saiu vencedor.

No jogo, os primeiros minutos foram de muito estudo por parte das duas equipes. Brasileiros e espanhóis foram cautelosos e optaram por administrar a posse de bola, sem arriscar muito no ataque. Na primeira grande chance do jogo, a Fúria abriu o placar. Aos 5min53, o pivô Alemão carregou a bola livre pelo meio e tocou para o ala Rafa Usín, que chutou na saída de Tiago para marcar o gol.

O Brasil tentou responder imediatamente, mas encontrava dificuldades para achar espaços na defesa adversária. A solução foi pressionar a saída de bola para evitar os perigosos ataques da Fúria e tentar pegar o rival desorganizado. No entanto, quando os brasileiros tinham a posse, sofriam com os passes errados. Nos dez primeiros minutos, foram 12 contra apenas quatro dos espanhóis.

Por outro lado, a Espanha aproveitava a tranqüilidade de estar vencendo a partida. Organizada, a equipe teve chances de aumentar a vantagem em três oportunidades. Em duas, Tiago fez boas defesas e evitou o gol. Quando o goleiro brasileiro esteve batido, o chute por cobertura do fixo Aicardo tocou no travessão e voltou para a quadra. No rebote, Pola mandou para fora.

A quatro minutos do fim, os brasileiros tiveram a chances de empatar quando o goleiro Luís Amado entrou com o pé alto sobre o ala Falcão, e o árbitro marcou tiro livre indireto. Na cobrança, o ala Ari rolou a bola para Falcão, que chutou rasteiro, mas a defesa espanhola conseguiu afastar.

Se o Brasil tinha a posse e não aproveitava, a Espanha criava chances até em lances no campo de defesa. Aos 15min51, o fixo Ortiz recebeu a bola e, ainda perto da área do goleiro ibérico, percebeu Tiago adiantado. Com um chute perfeito, o espanhol encobriu o arqueiro brasileiro, que ainda viu a bola tocar no travessão antes de entrar.

Segundo tempo
Para o segundo tempo, o Brasil voltou diferente. O técnico Marcos Sorato colocou o pivô Vander Carioca para se infiltrar na defesa espanhola. No primeiro lance, a mudança tática funcionou e o fixo Carlinhos saiu livre com Luis Amado, mas tocou para fora. A pressão continuou, e o Brasil chegou a acertar a trave, mas não marcou.

Avançando cada vez mais, o Brasil correu riscos, mas, aos 27min04, o time verde e amarelo chegou ao primeiro gol. O ala Fernandinho recebeu passe no meio e partiu para cima de três espanhóis. Na saída do goleiro Luis Amado, o brasileiro bateu no ângulo e fez explodir a torcida no ginásio Newton de Faria.

Empurrado pelos mais de seis mil torcedores, o Brasil encurralou a Espanha, que reforçou o sistema defensivo para segurar o resultado. Com boas chances de marcar, especialmente em finalizações de longa distância, o time verde amarelo só não empatou por causa de duas boas defesas de Luis Amado em chutes de Carlinhos e Wilde.

Com poucos mais de quatro minutos para o fim, o Brasil levou o jogo às últimas conseqüências quando entrou com Falcão de goleiro-linha. Apesar da pressão, os brasileiros pararam mais uma vez em Luis Amado e na defesa espanhola. Após o apito final, houve muita comemoração espanhola e, reconhecendo a luta dos jogadores, a torcida gritou “Brasil, Brasil”.

sábado, 23 de outubro de 2010

Com organização, Espanha se consolida como potência


Anápolis (GO) - A Espanha é uma das potências do futsal mundial. A decisão do Grand Prix 2010 envolvendo as duas nações mais vencedoras do salonismo – Brasil e Espanha – é uma prova da condição de ambos os países. Os espanhóis conquistaram este status devido à profunda profissionalização do esporte e ao grande incentivo que ele recebe no país.

Assim como no Brasil, a iniciação ao futsal na Espanha ocorre nas escolas. Todos os colégios possuem quadras poliesportivas cujas principais modalidades são o futsal e o basquete. A diferença com relação ao Brasil é que não é comum as crianças começarem no futsal para posteriormente se transferirem para o campo.

“Normalmente o jogador que inicia no futsal continua nesse esporte. Embora ultimamente os clubes de futebol começaram a trabalhar também com os jogadores de futsal nas categorias de base. Mas os praticantes de futsal ou futebol são especialistas desde muito pequenos”, explica José Venancio López, o atual técnico da seleção espanhola.

O jogador Kike, fixo da equipe que está na final do 6º Grand Prix, é um exemplo típico de quem começou a jogar bola ainda na escola e aos poucos viu que poderia ser um atleta profissional.
“Acho que criança não pensa muito adiante, quer apenas se divertir e estar bem com os amigos. Pouco a pouco aquilo vai se tornando mais sério e quando percebe que tem as condições, já com mais idade, começa a treinar mais vezes por semana para competir”, conta.

O experiente Kike, hoje com 32 anos, defendeu a seleção espanhola pela primeira vez aos 19 anos. Desde então atuou 154 vezes pela ‘Roja’ e marcou 76 gols. Com tanto tempo no futsal, o jogador aponta os principais pontos que fazem da Espanha uma potência no esporte. “Creio que temos todas as condições para isso: apoio institucional, boas estruturas, crianças jogando desde muito pequenas e é um esporte de elite muito bem organizado”, afirma.

Já Venancio López, que está ligado ao futsal há mais de trinta anos, ressalta dois pontos principais para o sucesso espanhol: o trabalho das categorias de base e a formação dos treinadores, que são exportados para vários países. Segundo ele, isso tem feito com que mesmo com um número pequeno de jogadores é possível encontrar qualidade.

“Na Espanha se praticam muitos esportes e a dificuldade maior é que as crianças se dividem entre as várias modalidades esportivas. O número de crianças não é tão grande comparado ao Brasil, pois temos uma população de 37 milhões de habitantes (O Brasil tem mais de 190 milhões). Por isso é difícil captar jogadores para o futsal. Mas com o bom trabalho das categorias inferiores e dos técnicos estamos conseguindo ter bons atletas”, explica Venancio.

O técnico espanhol atribui também à forte liga espanhola a possibilidade de revelar talentos bem jovens como alguns que estamos vendo aqui Anápolis. Um exemplo é Aicardo, de 21 anos, que fez três gols e foi o destaque semifinal contra o Irã em que a Espanha chegou a estar perdendo por 3 a 1 e venceu por 6 a 4.

Como na maioria dos países, o Brasil teve participação no desenvolvimento do futsal na Espanha. A influência brasileira ocorreu principalmente nos anos 80, quando o esporte começou a crescer no país, segundo Venancio. “Fundamentalmente a influencia brasileira foi importante para nos ensinar aspectos técnicos e táticos do jogo. Através dessa aprendizagem provocamos uma evolução que tem sido a chave para que o nosso futsal esteja hoje onde está”, afirma.

A decisão
Brasil e Espanha entram em quadra neste domingo (24/10), às 10 horas, no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), para decidir o título da 6ª edição do Grand Prix. As duas equipes colocam em jogo uma campanha com 100% de aproveitamento na competição, com cinco vitórias para cada lado.

São oito títulos mundiais em jogo. Os brasileiros são hexacampeões, enquanto os espanhóis foram campeções em 2000 e 2004. O Brasil também leva vantagem no retrospecto geral entre as duas equipes, que registra 26 jogos, com 14 vitórias brasileiras, cinco empates e sete triunfos espanhóis. Os brasileiros marcaram 100 gols e sofreram 76.

Brasil estreia contra Equador no Sul-americano Sub 20

Anápolis (GO) - O Equador será o primeiro adversário da seleção brasileira de futsal no 4º Campeonato Sul-americano categoria Sub 20. A estreia brasileira está confirmada para o dia 30 de outubro, sábado. Ressaltando que o time comandado pelo técnico Vander Iacovino tentará este ano o tetracampeonato na Colômbia, país sediante desta edição.

Presente no grupo B, ao lado de Argentina, Bolívia, Paraguai e Equador, os brasileiros já treinam forte para manter a hegemonia da competição Sul-americana. Depois de se apresentarem em Anápolis, interior de Goiás, na última sexta-feira (22), os treze jogadores convocados irão seguir trabalhando diariamente, em dois períodos, até o dia do embarque para o noroeste da América do Sul, quinta-feira, 28 de outubro.

Neste domingo (24) pela manhã, data da final entre Brasil e Espanha pelo 6º Grand Prix de Futsal, o elenco Sub 20 fará um trabalho físico específico na academia e, à tarde, treinará com bola no ginásio Newton de Faria, local da final do GP 2010.

Os dois primeiros colocados de cada chave (A e B) avançarão a fase semifinal. Todas as partidas desta quarta edição serão disputadas no município de Itagui, região metropolitana de Medeline (Medellín). A final será realizada no dia 6 de novembro, sábado.

Grupos do IV Campeonato Sul-americano de futsal Sub 20:
Chave A
Colômbia
Venezuela
Uruguai
Chile
Peru

Chave B
Brasil
Argentina
Equador
Bolívia
Paraguai

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Grand Prix - Resultados (Semi Final)


Sexta 22.10 »Newton de Faria (Anápolis-GO)

Spain 6 x 4 Iran
Brazil 5 x 3 Paraguay

Título do sub-20 é destaque no Diário de S.Paulo

Presidente da Kagiva elogia a conquista do feminino sub-20



Darnes 'Kagiva', Presidente da Indústria de Bolas parceira da Federação Paulista de Futsal destacou a importância da FPFS ter conquistado mais um título nacional com a marca da empresa vestindo a Seleção Paulista de Futsal.

"As meninas do futsal feminino sub-20 que representaram a Seleção Paulista na competição da CBFS estão de parabéns. A família Kagiva sente-se orgulhosa em ter vestido a Seleção vitoriosa e seremos sempre parceiros do salonismo paulista." - comentou Darnes 'Kagiva'.

Para o empresário paranaense o motivo é de muito orgulho "Sabíamos que a FPFS buscava a conquista de todos os títulos possíveis na temporada, então, ficamos felizes em saber que as duas seleções, no masculino e feminino foram campeãs, com o uniforme da Kagiva"

Kagiva ainda destacou que a FPFS tem sido excelente parceira "Agradecemos o Presidente Dr. Ciro Fontão, pois a empresa apareceu no cenário com muita força após oficializarmos a bola pelos próximos três anos" - destacou o empresário.

O Presidente do Grupo Kagiva ainda lembrou que a empresa é parceira em vários projetos da entidade paulista "Somos parceiros na Seleção e também nas ações da campanha 'Sonho Olímpico' - afirmou Kagiva.

Fonte : http://www.futsal.com.br/noticias/noticia.asp?NumeroID=32120

Sorato lamenta lesões e destaca união do elenco


Anápolis (GO) - O técnico da seleção brasileira de futsal, Marcos Sorato, destacou na manhã desta sexta-feira, 22 de outubro, a união do elenco canarinho que segue em busca do hexacampeonato do Grand Prix, uma das principais competições da modalidade no mundo.

“O ponto mais positivo do nosso grupo é a união. Os atletas que estão aqui querem vencer. A partida contra o Paraguai hoje certamente será mais complicada que a de ontem, contra os italianos”, revelou o técnico do Brasil.

Depois de golearem a Itália pelo placar de 6 a 1, os brasileiros enfrentam nesta sexta, as 19 horas, os paraguaios pela fase semifinal do GP 2010. O vencedor desse confronto terá pela frente Irã ou Espanha, que também disputam uma vaga na final.

Ainda de acordo com Sorato, o elenco brasileiro tem sofrido com as contusões. O desgaste físico também tem preocupado o comandante nacional, que não deverá contar com o ala Falcão diante dos paraguaios.

“Temos sofrido com as lesões. São muitos jogos num curto espaço de tempo. O Ciço vai pro jogo desta sexta, o Falcão depende do aval do Departamento Médico”, concluiu o treinador.

A seleção brasileira segue invicta e com 100% de aproveitamento na sexta edição da competição internacional. Em quatro jogos disputados, o time assinalou 25 gols e sofreu apenas quatro – defesa menos vazada do campeonato ao lado de Espanha e Paraguai.

Grand Prix - Resultados (Quartas)

Quinta 21.10 » Newton de Faria (Anápolis-GO)

Iran 2 x 0 Argentina
Spain 3 x 1 Portugal
Brazil 6 x 1 Italy
Paraguay 7 x 2 Czech Republic

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Brasil e Itália se encontram nas quartas de final do GP


Anápolis (GO ) - Uma das quartas de final do 6º Grand Prix de Futsal reunirá dois tradicionais rivais. Nesta quinta-feira (21/10), às 18 horas, Brasil e Itália enfrentam-se no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), por uma vaga nas semifinais da competição.

A expectativa de ambos era terminar em primeiro lugar das respectivas chaves, mas os italianos não conseguiram superar o Paraguai no grupo B e ficaram em segundo, com seis pontos. Já os brasileiros confirmaram o favoritismo e foram primeiros na chave A com nove pontos.

Nenhum dos times terá desfalques disciplinares. No Brasil, a dúvida é a utilização do fixo Ciço e do ala Falcão, que estão com lesões musculares e nem participaram do treino na academia do ginásio da UniEvangélica, realizado na tarde desta quarta-feira (20/10). A participação dos dois atletas na partida só será decidida após o treinamento desta quinta, às 10 horas, no ginásio Newton de Faria.

Na Itália, o técnico Roberto Menichelli comandou nesta quarta uma atividade no ginásio Newton de Faria. Durante cerca de uma hora, os italianos fizeram um trabalho tático, seguido de jogadas ensaiadas e até cobranças de pênalti. Após o trabalho, o pivô Jairo dos Santos, um dos sete brasileiros naturalizados italianos, comentou sobre enfrentar os brasileiros. “O jogo vai ser muito difícil. Mas estamos aqui para jogar e para ganhar, independente do adversário”, afirmou.

O ala Vinícius, capitão da Seleção Brasileira, também tem opinião parecida. “Agora é outro campeonato. “Usamos a primeira fase para nos entrosar e nos preparar porque é decisão a partir desse jogo”, disse ele, que vê dificuldades por enfrentar muitos atletas brasileiros como adversário. “Além da qualidade, o jogador brasileiro tem um algo a mais, que é uma vibração e uma determinação muito grande quando entra em quadra. Isso só torna mais difícil esse jogo”, resumiu.

Confrontos recentes
Brasil e Itália já se encontraram em uma edição do Grand Prix. Foi no ano de 2006, quando ambos decidiram o torneio disputado em Caxias do Sul (RS). Em uma partida equilibrada, as duas equipes empataram por 2 a 2 no tempo normal e, na prorrogação, os brasileiros venceram por 3 a 0.

Outro encontro entre as duas seleções ocorreu na Copa do Mundo de Futsal da Fifa, disputada em 2008. Na segunda fase, Brasil e Itália caíram no mesmo grupo e se enfrentaram pela segunda rodada da competição, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Mais uma vez, os brasileiros levaram a melhor e venceram por 3 a 0

Espanhóis treinam pênaltis antes do clássico contra Portugal


Goiânia (GO) - De olho na fase de quartas-de-final do IV Grand Prix de Futsal, quando enfrentará Portugal na tarde desta quinta-feira, 21 de outubro, às 16 horas, no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), o elenco espanhol treinou cobrança de pênaltis nesta quarta-feira (20).

Hospedada na capital goiana, a seleção espanhola, comandada por Venâncio López, trabalhou no ginásio do Goiás Esporte Clube por mais de uma hora nesta manhã. Depois da atividade técnica-tática, os espanhóis, até para a surpresa do público presente no local, cobraram vários pênaltis.

Durante o trabalho de penalidades máximas, que contou com a participação de todos os atletas, o experiente fixo Kike, autor de três gols no GP 2010, foi um dos destaques, com poucos erros. Lembrando que no último Mundial, em 2008, os espanhóis perderam a final para os brasileiros nos pênaltis, por 4 a 3.

O elenco espanhol, invicto e com 100% de aproveitamento na sexta edição do GP (três vitórias em três jogos), ainda aproveitou o pouco tempo restante de treinamento para aprimorar também os tiros de dez metros.

O fundamento pontaria, na verdade, não tem preocupado o treinador espanhol, já que, com 24 tentos assinalados, o selecionado europeu é o dono do ataque mais positivo da competição internacional. Com três gols cada, Kike, Aicardo e Rafa são os artilheiros do time.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

GP adota novas regras de arbitragem


Anápolis (GO) - O Grand Prix 2010 está sendo a primeira competição no Brasil a utilizar as novas regras de futsal modificadas no final de agosto pela FIFA. As principais mudanças foram duas: a primeira é com relação ao goleiro, que depois de iniciar uma jogada não pode mais receber passe na sua quadra sem que um adversário tenha tocado na bola e a segunda diz respeito ao árbitro, que deve esperar a conclusão da jogada mesmo depois que o cronômetro zerar.

Antes o jogo acabava imediatamente quando o tempo terminava; agora um chute deve encerrar a partida. Já o goleiro podia avançar com a bola e tocar nela várias vezes. Com a mudança, o guarda-metas pode controlar a bola uma vez, por quatro segundos, e só pode tocar nela novamente se um adversário encostar na bola.

O diretor de Arbitragem da Conmebol, Júlio Cesar Figueredo, acompanha a VI edição do GP em Anápolis e explicou a necessidade das alterações. “Após o último mundial, foi realizado um seminário que levou adiante as mudanças que todos sabíamos que eram necessárias para o crescimento do esporte. A modificação do goleiro dá mais dinâmica de jogo porque já não permite ou tenta evitar a defesa que se fazia anteriormente”, disse.

O coordenador de arbitragem de futsal da FIFA, o espanhol Jesus Rubio, também supervisiona o evento realizado pela CBFS e exemplifica outra alteração de menor impacto no jogo. “A cobrança de laterais, por exemplo, pode ser efetuada a mais de vinte cinco centímetros da linha lateral. A regra contém bastantes modificações que são menos chamativas para o público, mas são muito chamativas para nós que temos que conhecê-las”, afirmou Rubio.

Sobre a aplicação das novas regras, o dirigente da FIFA afirmou que elas estão sendo cumpridas no GP e que até agora não houve nenhum problema. Já o representante da Conmebol ressaltou a importância da adequação de regras para a evolução do futsal.

“Muitas situações que antes aconteciam agora estão documentadas e fundamentadas nas regras estabelecidas pela FIFA. Creio que é positivo. O futsal é uma modalidade que está em constante desenvolvimento e as portas estão sempre abertas para as mudanças que propiciem maior dinâmica e atrativo ao esporte”, disse Figueredo.

Análise do Futsal

O coordenador de arbitragem de futsal da FIFA também fez uma análise do esporte de uma forma geral. Ele afirmou que o futsal dá oportunidade a países menos expressivos no mundo esportivo de participar de grandes competições e reconheceu que o Brasil está em um patamar bem acima dos outros países não somente na qualidade do jogo, mas também em relação à infra-estrutura de competições.

“Quando se fala nesse esporte, o Brasil é o mundo. Fora desse mundo estão os demais. Esperamos que a evolução siga adiante, que melhore a qualidade do futsal em outros países, principalmente naqueles que no futebol não podem chegar a uma Copa do Mundo e no futsal podem”, revelou Jesus Rubio.

Liga Santista conquista título do Troféu Piratininga Sub 20


A Liga Regional de Futsal do Litoral Paulista, representada pela equipe sub-20 do Santos Futebol Clube/FUPES/Cimentos Votorantim, conquistou o titulo do Troféu Piratininga 2010 no último sábado (16), em que venceu a Liga de Voturporanga por 8 x 3, no ginásio Casa da Visão, em Santos-SP

Os destaques da partida foram os jogadores William, Taliba e Léo.

Paulistão:

Já pelo Campeonato Estadual Sub 20, o time santista volta a jogar no próximo dia 22, no Ginásio Municipal Antônio de Queiroz, em Itapeva, contra a Associação Atlética Itapeva. No primeiro turno em jogo realizado no Ginásio do Sesc, em Santos-SP, houve empate em 4 x 4.

Grand Prix - Resultados (3ªrodada)

Terça 19.10 » Newton de Faria (Anápolis-GO)

Spain 7 x 1 Romania
Italy 1 x 2 Paraguay
Brazil 2 x 1 Libya
Russia 7 x 0 Guatemala

Terça 19.10 » UniEvangélica (Anápolis-GO)

Qatar 1 x 5 Argentina
Zambia 1 x 7 Nederlands
Czech Republic 7 x 2 Costa Rica
Iran 5 x 3 Portugal

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Grand Prix - Resultados (2ªrodada)

Segunda 18.10 » Newton de Faria (Anápolis-GO)
Nederlands 1 x 3 Italy
Argentina 2 x 4 Spain
Costa Rica 0 x 8 Brazil
Portugal 2 x 1 Russia

Segunda 18.10 » UniEvangélica (Anápolis-GO)
Libya 2 x 2 Czech Republic
Guatemala 1 x 6 Iran
Paraguay 6 x 0 Zambia
Romania 4 x 1 Qatar

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Jogos de Sustentação.( VI Parte )


Jogo: Roubar a bola

Objetivo: deslocamentos rápidos, linha de passe e marcação pressão
Material: 4 colete e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 5 jogadores cada. Os jogadores da equipe A devem tentar manter a posse de bola durante 10 passes (é permitido ao atleta dar 3 toques na bola). Essa equipe não marca gols.
A equipe B tenta roubar a bola e se conseguir pode fazer o gol em qualquer das traves. Caso a equipe A consiga realizar os 10 passes, troca-se as funções.

Jogo: Área restrita

Objetivo: aproximação, deslocamentos e mudança de direção
Material: 4 coletes e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 5 jogadores cada. A quadra deverá ter a marcação do voleibol. O jogo ocorre com as regras normais, porém o jogador pode dar dois toques na bola fora da quadra de vôlei e apenas um toque quando estiver dentro da quadra de vôlei. Pode-se limitar o tempo de permanência do jogador na quadra de vôlei.

Jogo: Futsal com curinga no ataque

Objetivo: deslocamentos rápidos, aproximação, finalização de primeira, marcação e cobertura
Material: 6 coletes e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 7 jogadores cada. Colocar 2 jogadores (curinga) em cada linha de fundo. Os curingas atuam apenas na linha de fundo e só podem dar dois toques na bola e ficar no máximo três segundos com a mesma. Os demais jogadores jogam normalmente. Não é obrigatório o uso do curinga, porém sempre que um jogador receber o passe do curinga tem a obrigação de finalizar de primeira.

Referência: Profº Gerard M. M. Fonseca & Prof° Mauro A. da Silva

Lançamento Oficial Livro - Futsal - Início, Meio e Finalidade


"Futsal: Início, meio e finalidade"
Acontecerá no dia 25 de outubro o lançamento oficial do livro "Futsal: Início, meio e finalidade" escrito pelo Prof. Marquinhos Xavier (Técnico Copagril/Faville/Dalponte/MCR).

Marquinhos receberá seus convidados e a imprensa em geral para a apresentação e o lançamento do livro que fala sobre Noções Práticas de Preparação Física, Tática e Técnica do futsal, além de agregar conteúdo sobre administração de equipe, metas e planejamento.

Interessados em obter maiores informações sobre a obra deverão entrar em contato através do e-mail marquinhosxavier@msn.com

Postado por Marquinhos Xavier em seu blog .

VI Grand Prix - Resultados


Chave A
Brasil 9x2 Czech Republic
Costa Rica 3x3 Libia

Chave B
Spain 13x0 Catar
Argentina 2x2 Romenia

Chave C
Italia 2x0 Zambia
Holanda 1x5 Paraguay

Chave D
Russia 2x2 Ira
Portugal 2x0 Guatemala

sábado, 16 de outubro de 2010

Congresso técnico acerta últimos detalhes antes do GP

Anápolis (GO) - O congresso técnico do 6º Grand Prix de Futsal foi realizado na tarde desta quinta-feira (16/10), em Anápolis (GO). Representantes das 16 equipes estiveram presentes no auditório da UniEvangélica para o evento que definiu os últimos detalhes antes do início da competição.

O regulamento da competição foi apresentado e alguns pontos foram discutidos, como a apresentação dos uniformes, horários e aspectos de disciplina, logística e organização em geral. Além da formação das comissões disciplinares e de apelação.

O Grand Prix 2010 começa neste domingo (17/10), com o confronto entre Brasil e República Checa, às 10 horas, no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO). Outros sete jogos complementam a primeira rodada do campeonato, que é considerado o segundo mais importante do planeta, só atrás da Copa do Mundo de Futsal da Fifa. Além do ginásio Newton de Faria, haverá confrontos também no ginásio da UniEvangélica.

O presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos, deu as boas-vindas aos representantes das delegações. “O futsal, esporte genuinamente brasileiro, arraigou-se em centena de países e hoje já há mais de um milhão de atletas registrados na Fifa, no Brasil são mais de 373 mil atletas inscritos. E o futsal só é grande pela participação de todo o mundo, já que em qualquer país que se pratica a modalidade se observa um público cativo”.

O dirigente falou de um antigo sonho dos salonistas em todo mundo. “Esperamos que estas ações sirvam para mostrar ao Comitê Olímpico Internacional que o futsal é um esporte que merece fazer parte do programa olímpico e que este seja um passo a mais neste processo. Espero que os países que aqui estão, que são potências mundiais, se integrem a este movimento para que possamos ter sucesso”, comentou Aécio de Borba Vasconcelos.

O prefeito de Anápolis, Antônio Roberto Gomide, fez questão de destacar a dimensão do evento. “O 6º Grand Prix, pelos preparativos, já é uma competição grandiosa. O Grand Prix representa a união dos continentes, levando à outros países a consciência de utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social. A cidade de Anápolis está extremamente feliz por acolher à todos”, comentou Gomide.

“No ano passado a CBFS nos convidou para assistir o Grand Prix. Aqui estão as melhores equipes do mundo e espero que haja bons jogos e uma boa arbitragem. É uma competição importante, pois estaremos vendo em prática as novas regras determinadas pela Fifa”, lembrou Jesus Rúbio, Diretor de arbitragem da Fifa para o futsal.

Parceiros
O representante dos Correios – Patrocinador Oficial do Futsal do Brasil – Cristiano Valentim, falou da relação entre a empresa e a CBFS. “Para os Correios é uma honra muito grande patrocinar mais um Grand Prix. Estamos juntos desde o início e é excelente ver como a competição evoluiu. Nos sentimos responsáveis pelo crescimento da modalidade pelo apoio dado ao futsal e cada vez mais consolidamos nossa imagem como Patrocinador Oficial do Futsal do Brasil”, falou.

O gerente da agência do Banco do Brasil (O Banco do Futsal Brasileiro) do bairro Jundiaí, em Anápolis, compôs a mesa como representante da entidade no congresso técnico. “Estou muito feliz, pois sou anapolino e estou representando o Banco do Brasil, que vem também fazendo parte o desenvolvimento deste esporte. Para mim é uma honra estar aqui e espero que o Grand Prix seja um sucesso”

Seleção do Catar terá ajuda brasileira no Grand Prix


Anápolis (GO) - A equipe do Catar, estreante no 6º Grand Prix, já tem sotaque português no seu elenco. Não é de hoje que vemos vários jogadores brasileiros de futsal defendendo as cores de outros países. Assim como Espanha, Portugal, Itália e outras seleções, o grupo asiático também conta com um brasileiro no seu time. O nome dele é Rodrigo Xavier, de 23 anos, que se naturalizou catarense em 2009.

Por ser o futsal um esporte amplamente difundido no Brasil, assim como o futebol, é natural que tenhamos inúmeros atletas talentosos. Muitos deles são levados ainda jovens para outros países e contribuem com o desenvolvimento do esporte. Rodrigo desempenha esse papel no Catar, local em que o futsal existe há cerca de cinco anos e vem crescendo bastante.

“A seleção está começando. O esporte lá ainda é novo, meio amador. Eu ajudo um pouquinho. Se os meus companheiros também fossem brasileiros ajudaria mais – brinca. Aos poucos a gente vai conversando, ensinando, tentando mostrar para eles o que é certo e o que é errado, pois eles ainda não têm muita malícia. Essa experiência aqui no Grand Prix vai ser única pra muitos deles”, completa.

Rodrigo começou a carreira aqui no Brasil, no Vasco da Gama-RJ, e chegou a disputar a Liga Futsal por esse clube. Já passou também pelo Cabo Frio, Fluminense, no futebol de campo, e algumas outras equipes brasileiras. Aos 19 anos, surgiu uma boa proposta de um clube do Catar e ele partiu. Tudo aconteceu por causa da indicação de um grande amigo, Felipe (meio-campo que defende hoje o Vasco).

Há quatro anos no futsal asiático, o atleta brasileiro, hoje catarense, confirmou a promessa de talento, tanto que arranca elogios do treinador da sua seleção. “Tem muita qualidade, ainda é jovem e acho que pode ser um jogador de grande nível internacional”, afirma Francisco Batista.

Rodrigo não tem uma posição fixa, já que no futsal do Catar os atletas de linha atuam em qualquer área da quadra. Independente da posição de jogo, Rodrigo espera conseguir mostrar seu futebol novamente em solo brasileiro, em um torneio de alto nível. “Vamos ver o que a gente pode fazer aqui no Grand Prix. Fomos convidados para um campeonato com as melhores seleções do mundo. Tomara que a gente consiga um bom resultado”, finaliza.

Tudo pronto para a final entre SC e SP

Duque de Caxias (RJ) - Santa Catarina e São Paulo estão na final da quarta edição do Campeonato Brasileiro de Seleções de futsal, categoria Sub 20 feminina – Divisão Especial. Invictas e com 100% de aproveitamento, as rivais irão se enfrentar neste domingo (17/10), às 10 horas, horário de Brasília.

Importante frisar que o horário de verão terá início a meia noite de domingo, quando os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil terão que adiantar os relógios em uma hora. Mesmo com a eliminação da seleção carioca, é esperado um grande público no ginásio Walmir Pereira, local da partida.

Finalistas são ofensivas
Com um ataque de peso a seu favor, a agremiação catarinense promete pressionar o adversário. Brenda e Tampa, cada uma com sete gols, são as artilheiras do campeonato deste ano.

No tricolor do sudeste, o equilíbrio entre a defesa e o ataque é o ponto forte. No setor ofensivo, o técnico Edson Tadeu também tem suas armas. Assim como Pamela, Jenifer, destaque da goleada sobre Rio de Janeiro na semifinal, contabiliza cinco tentos até o momento.

Rivalidade não irá faltar dentro de quadra na manhã deste domingo. De um lado, o excelente toque de bola paulista, do outro, o inquestionável entrosamento catarinense. Frente a frente, Santa Catarina e São Paulo, duas das principais escolas do salonismo nacional.

São Paulo goleia Rio de Janeiro e está na decisão

Duque de Caxias (RJ) - Em jogo válido pela semifinal do IV Campeonato Brasileiro de Seleções de futsal, Sub 20 feminino Divisão Especial, São Paulo goleou Rio de Janeiro neste sábado (16/10), por 9 a 0, e agora disputará o título contra a atual bicampeã Santa Catarina.

O campeão da edição 2010 do nacional será conhecido na manhã deste domingo (17), às 10 horas. Ressaltando que o horário de verão terá início a meia noite de domingo, quando os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil terão que adiantar os relógios em uma hora.

Empurrado pela torcida local, que compareceu em bom número ao ginásio Waldir Pereira, o selecionado carioca não se limitou a marcar e partiu pra cima da agremiação paulista. Experiente, o elenco de São Paulo, assim como nos jogos anteriores, tocou bem a bola e tentou pressionar nas jogadas de linha de fundo.

Restando menos de um minuto para o intervalo, a fixa Danúbia Fracaro se lançou ao ataque e, livre de marcação, completou para o fundo da rede carioca – 1 a 0, resultado do primeiro período.

No período final, o selecionado paulista aumentou o ritmo em quadra e não encontrou dificuldades para ampliar a vantagem diante das cariocas. Com gols de Jenifer (3), Pelé, Pamela, Danúbia, Debinha e Tai, as paulistas garantiram a vitória pelo placar de 9 a 0 e a classificação.

Para o treinador Edson Tadeu, o time catarinense é o favorito ao título. “Santa Catarina é favorita ao título, mas iremos lutar até o fim para sermos campeões. Encaixamos nosso jogo no segundo tempo e garantimos uma boa vitória contra o Rio. Teoricamente estão na decisão as duas melhores seleções”, revelou o comandante paulista

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SC, SP, RJ e CE seguem na disputa do título 2010

Duque de Caxias (RJ) - Quatro estados seguem na luta pelo título da quarta edição do Campeonato Brasileiro de Seleções de futsal, categoria Sub 20 feminina Divisão Especial: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. A fase semifinal será disputada na tarde deste sábado, 16 de outubro.

Às 15 horas, as catarinenses, atuais campeãs do nacional, terão pela frente o selecionado cearense. Enquanto Santa Catarina garantiu o primeiro lugar do grupo A de forma invicta, o Ceará, segundo colocado da chave B, perdeu apenas uma vez na primeira fase, 2 a 0 para São Paulo. Ressaltando que cearenses e catarinenses reeditam a final do ano passado.

Na outra semifinal, o clássico nacional entre São Paulo e Rio de Janeiro promete lotar o ginásio Waldir Pereira, local estão sendo realizados todos os jogos da quarta edição da competição. A partida está confirmada para as 16h30.

Além de muita rivalidade, paulistas e cariocas prometem, mais uma vez, apresentar um futsal de alto nível no segundo duelo deste sábado. Assim como Santa Catarina, São Paulo também tem 100% de aproveitamento no campeonato. Já o Rio, jogando em casa, tem surpreendido e sonha com a vaga na decisão 2010.

A final está confirmada para este domingo (17/10), às 10 horas, horário de Brasília. Diante de tamanho equilíbrio, uma coisa é certa: não há favorito ao título.

Minas Gerais e Espírito Santo estão rebaixados
Minas Gerais e Espírito Santo irão disputar a 1ª Divisão na próxima edição da competição nacional. Mineiros e capixabas lutaram muito, mas não evitaram o rebaixamento, confirmado na rodada desta sexta-feira, a última da fase de grupos. Enquanto minas somou apenas um ponto na tábua de classificação, do empate contra o Paraná, o selecionado capixaba perdeu os quatro confrontos que disputou e acabou não pontuando

Centrado na semifinal, RJ é goleado por SC

Duque de Caxias (RJ) - Santa Catarina irá enfrentar o Ceará na semifinal do IV Campeonato Brasileiro de Seleções de futsal, categoria feminina Sub 20. Depois de golear o já classificado Rio de Janeiro por 10 a 0, a seleção catarinense confirmou o 1º lugar do grupo A do nacional. Catarinenses e cariocas se enfrentaram na noite desta sexta-feira, 15 de outubro, no ginásio Waldir Pereira.

Com o pensamento na semifinal deste sábado (16), quando enfrentará a invicta seleção paulista, Rio de Janeiro não dificultou em nada o jogo para as catarinenses, que assim como São Paulo, garantiram a vaga na fase seguinte com 100% de aproveitamento.

Sem dificuldades, Santa Catarina, atual campeã da categoria, abriu seis tentos de vantagem antes mesmo do intervalo, com gols de Japa, Samy, Brenda e outros três da ala Tampa, de 19 anos, nova artilheira do nacional deste ano.

O ritmo não mudou no segundo tempo. Indiferente com a postura adversária, a equipe catarinense continuou no ataque e encerrou a goleada com gols de Brenda, Japa, Mara e mais um de Tampa – 10 a 0, resultado final.

De acordo com o competente técnico da seleção catarinense, Anderson Machado de Menezes, o confronto de amanhã (16), 15 horas, contra as cearenses, será equilibrado, assim como a outra semifinal, entre São Paulo e Rio de Janeiro, que começará as 16h30.

“É um adversário rápido em quadra, bem treinado e experiente. Certamente teremos duas semifinais muito equilibradas. Apesar da qualidade do adversário, nosso elenco é competente e tem mostrado força no decorrer do campeonato. Estamos confiantes”, revelou o treinador catarinense.

Futsal do Santos pode trazer esquadrão de peso


Depois de verem a equipe profissional de futebol conquistar dois títulos na atual temporada, os dirigentes do Santos resolveram investir nos esportes olímpicos.

Em parceria com a prefeitura, o clube inaugurará no dia 27 um novo Ginásio Municipal, com capacidade para 5 mil pessoas. Para utilizar o local, o LANCENET! apurou que o Peixe anunciará uma equipe de alto rendimento para 2011 no futsal.

Juntamente com o time, alguns reforços também podem ser anunciados. Falcão e Vander Carioca, craques da Seleção e artilheiros da Liga Futsal, já iniciaram conversas. A situação do segundo, aliás, está bem próxima de ser resolvida.

– Recebi uma proposta para atuar pelo Santos nas próximas duas temporadas. Hoje, tenho 90% de chances de acertar. Estou apenas aguardado o presidente do Petrópolis (atual clube) voltar de viagem para conversarmos – garantiu Vander ao LANCENET!, por telefone.

O pivô, aliás, mostrou-se bastante animado com o projeto santista de investir na modalidade. Além disso, a possibilidade de atuar ao lado de Falcão é outro atrativo. Vander deixou escapar que o técnico Fernando Ferretti, da Malwee/Cimed, também estaria acertando com o Peixe.

– Querem montar um time forte, que será dirigido pelo Ferretti. E uma parceria com o Falcão tem tudo para dar certo – revelou.

Já Falcão prefere manter a cautela em relação ao futuro. O ala tem contrato até o fim de 2011 com a Malwee/Cimed e uma alta multa rescisória ainda impede o acerto.

– Seria um prazer ir para o Santos, mas temos de aguardar ainda.

DIRETORIA PREFERE DESPISTAR SOBRE ACERTOS

Apesar de Vander Carioca confirmar que está muito perto de fechar com o Santos, os dirigentes do clube negam a contratação. E mais: despistam que já esteja decidido que o futsal será a modalidade que receberá investimento da parceria com a Prefeitura.

Segundo João Maria Menano, diretor de esportes olímpicos, o clube realmente anunciará uma nova equipe no dia 27, mas não confirmou o acerto de Vander.

– Não temos nada decidido em relação à modalidade, muito menos sobre contratações. Estamos fechando alguns patrocinadores, mas vamos aguardar o fim do mês – disse.

Já Armênio Neto, gerente de marketing do Santos, deu sinais de que o futsal deve mesmo ganhar espaço no clube alvinegro em 2011.

– Temos as categorias de base do futsal e revelamos vários jogadores. Com um time de ponta, atrai atenção e mais talentos para o clube .

Será que o gesto técnico é realmente importante ?


Para muitos, executar corretamente tem a ver com a biomecânica do gesto.


A visão centrada na técnica faz do jogo de futsal um somatório de gestos executados de maneira sistemática. O jogo passa a ser analisado sobre a ótica do melhor jogador tecnicamente se falando – aquele que chuta melhor, que passa melhor, que dribla melhor, que finta melhor.


Logo, sob essa lógica, jogar Futsal é: passar, driblar, chutar, fintar, e etc..


Existe nessa visão um engodo, algo que passa despercebido pelos observadores do jogo: sim, o futsal é um jogo em que se passa, se dribla, se finaliza, se finta, e etc.., mas alguém sabe por que o jogador resolveu passar a bola, e não driblá-la?


Por que se Chuta? Por que se finta? Por que se passa?


O porquê acaba sendo esquecido. Essa é a conotação que o ensino tradicional, fundamentado no ensino da técnica se embasa. Para ensinar Futsal, ensina-se os “modos de fazer”, e não as “razões do fazer” (Garganta, 1995)


Quando falo, nesse site, sobre a utilização do jogo como elemento pedagógico incluo nas atividades os “porquês” de se fazer algo.


Num jogo, um aluno passa porque ele escolheu passar, chuta, porque em uma análise de possibilidades, vê no ato de chutar a melhor solução para o problema do jogo. Será que o aluno sempre acerta? Claro que não! E é por isso que nós, enquanto pedagogos (do esporte, dos jogos, das atividades físicas e etc..) estamos presentes no ambiente de aula.


Jogando, o aluno é obrigado a solucionar problemas. O jogo exige técnica, mas a técnica inerente ao jogo, e não a técnica inerente ao treino de passes 2 a 2, de finalizações nos bambolês e de dribles em cones.


A técnica só pode ser potencializada dentro do elemento que a fez surgir.


Um gesto técnico surge graças a uma demanda. Essa demanda, no caso do Futsal, é o próprio jogo de Futsal.
Mas existem outros tantos jogos similares ao Futsal, por exemplo, com relação ao passe: bobinho, pega-pega com bolas, jogos de passes, como o passa 10, entre outros.


Nesses jogos, supracitados, passar é uma necessidade, e não uma obrigação.


Isso serve para muitos outros fundamentos técnicos. Basta criar jogos, além claro do ato de jogar o próprio Futsal e jogos provenientes de adaptações da modalidade, para que esses fundamentos técnicos sejam aprendidos em função do jogo (necessidade), e não em função da execução (obrigação em fazer).


Gostaria que refletíssemos sobre isso: será que ensinar o gesto técnico dissociado do jogo (seja de futsal, seja de jogos de bolas nos pés , seja de jogos coletivos de maneira geral) nos possibilita transferir as aprendizagens para o jogo?


Será que ensinar jogando e ensinar pela técnica combina? Não há problemas nisso? Não parecem idéias antagônicas?


Fica a questão.
Postado por Vagner Cardoso Teixeira

Divisão Especial ocorrerá em Jaraguá do Sul

A Divisão Especial da Taça Brasil Masculina de Clubes é, certamente, um dos campeonatos mais esperados do ano no calendário salonista nacional. Neste ano o torneio, que é disputado desde o ano de 1968, terá início no dia 29/11 e será realizado na cidade de Jaraguá do Sul (SC), na Arena Jaraguá.

Muitos dos principais clubes do país estarão na disputa para tentar desbancar a equipe do Carlos Barbosa, atual campeã do torneio. Ao todo dez times disputam o título de Campeão Brasileiro de Futsal. Os dois grupos do torneio contarão com cinco times cada, se classificando os dois melhores para as semifinais da competição.

Na chave A estarão presentes as equipes da Krona/Joinville/DalPonte (SC), do Tigre/Natto (PE), da V&M Minas (MG), do Moita Bonita (SE) e do Horizonte Futsal (CE). No grupo B, além da anfitriã Malwee/Cimed (SC), também estarão na disputa do SCaetanod/Coritnhians/Unip (SP), o Carlos Barbosa (RS), o ABC/Art&C (RN) e a Copagril/Faville/DalPonte (PR).

A primeira rodada, que ocorre no dia 29/11, terá o confronto entre Tigre/Natto e Horizonte Futsal como o de estreia. Na seqüência jogarão ABC e Copagril; V&M Minas e Moita Bonita além de Malwee e Carlos Barbosa. Krona e Corinthians folgam

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Bicampeã Espanha divulga convocados para o GP 2010


Bicampeã Mundial (2000 – Guatemala e 2004 – China) e pentacampeã Européia (atual campeã – 2010 na Hungria), a seleção espanhola, comandada pelo técnico José Venâncio Lopez, divulgou sua lista definitiva de convocados para o Grand Prix de Futsal 2010, que será realizado em Anápolis (GO) entre os dias 17 e 24 de outubro.

Uma das novidades da lista é a volta do experiente ala/pivô Dani Salgado, um dos destaques do ElPozo Murcia na Divisão de Elite da Liga Espanhola. Falando em experiência, o técnico confirmou também a presença de Luis Amado, 34 anos, do Inter Movistar, um dos melhores goleiros do mundo.

Depois de perder o título da Copa do Mundo 2008 para o Brasil, nos pênaltis, os espanhóis sonham em derrubar a hegemonia brasileira no GP, já que o selecionado verde amarelo nunca foi derrotado na competição internacional, conquistando as cinco edições anteriores. Esta será a primeira vez que a Espanha disputará o campeonato.

Nas últimas três vezes em que se enfrentaram, Brasil e Espanha fizeram confrontos equilibrados. Os três jogos foram disputados em solo brasileiro. No final de 2005, nos Desafios Internacionais, os brasileiros perderam em Goiânia (GO), 1 a 0 (última derrota brasileira), e venceram em Brasília (DF), 2 a 1. Já na decisão do último Mundial, os selecionados empataram no tempo normal (2 a 2) e na prorrogação (0 a 0); nas penalidades máximas, o Brasil conquistou o hexacampeonato após vencer por 4 a 3.

A estreia espanhola está confirmada para este domingo, 17 de outubro, ao meio dia, contra o Qatar. O duelo, que será disputado no ginásio Newton de Faria, terá a transmissão ao vivo do canal SPORTV. Romênia e Argentina completam o grupo B.

Convocados da seleção espanhola
Goleiros:
Luis Amado (Inter Movistar)
Juanjo (Inter Movistar)
Cristian (Barcelona)

Fixos:
Kike (ElPozo Murcia)
Aicardo (Xacobeo 2010 Lobelle de Santiago)
Ortiz (Inter Movistar)

Alas:
Torras (Barcelona)
Alvaro (ElPozo Murcia)
Lin (Barcelona)
Alemao (Xacobeo 2010 Lobelle de Santiago)
Pola (Xacobeo 2010 Lobelle de Santiago)
Borja (Inter Movistar)

Pivôs:
Dani Salgado (ElPozo Murcia)
Matamoros (Azkar Lugo)
Charlie (Xacobeo 2010 Lobelle de Santiago)

Técnico:
José Venâncio Lopez

Santa Catarina e Rio de Janeiro estão na semifinal

Duque de Caxias (RJ) - Duas equipes já estão classificadas para a segunda fase (semifinal) do IV Campeonato Brasileiro de Seleções – Divisão Especial, categoria feminina Sub 20: Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Encerrada a terceira rodada da competição nacional, nesta quarta-feira (13), catarinenses e cariocas, ambos com 100% de aproveitamento, deixaram para trás Paraná e Minas Gerais e se classificaram.

Enquanto Santa Catarina goleou Minas pelo placar de 6 a 2, as cariocas, jogando em casa, desbancaram o time Paranaense por 2 a 1, de virada, num jogo emocionante.

Para decidirem o primeiro lugar do grupo A, cariocas e catarinenses irão se enfrentar na noite desta sexta-feira (15), as 18h30, no ginásio Waldir Pereira, onde estão sendo realizados todos os jogos da quarta edição do campeonato. Em caso de empate, o 1º lugar ficará com SC.

Já no grupo B não há nada definido. Na liderança do mesmo, estão: Ceará e São Paulo, invictos e com seis pontos cada. Com três pontos ganhos, Goiás e Pernambuco também sonham com a classificação. Na quinta e última posição está o Espírito Santo, que ainda não pontuou e não luta mais pela vaga nas semifinais.

Quarta rodada terá dois jogos nesta quinta-feira (14)
Dois confrontos serão disputados na tarde desta quinta-feira pelo Brasileiro de Seleções. Às 15 horas, cearenses e paulistas lutarão pela primeira colocação do grupo B. Na mesma chave, Goiás quer a vitória diante da seleção pernambucana para entrar na briga direta pela classificação.

Na raça, Rio de Janeiro surpreende, vence e se classifica


Duque de Caxias (RJ) - Numa partida emocionante, válida pelo grupo A do IV Campeonato Brasileiro de Seleções (Divisão Especial), categoria feminina Sub 20, a seleção do Rio de Janeiro derrotou o Paraná pelo placar de 2 a 1 e se classificou para semifinal da competição nacional. Com a derrota, a segunda, as paranaenses deram adeus ao sonho do título.

Um bom público compareceu ao ginásio Waldir Pereira para acompanhar o último jogo da terceira rodada do campeonato. Empurrado pela torcida, o time da casa marcou forte e tentou surpreender o adversário no contra-ataque.

Do outro lado, as paranaenses, que perderam na estreia para Santa Catarina, foram para o tudo ou nada nesta quarta-feira. Depois de muito insistir, o Paraná, numa despretensiosa cobrança de escanteio, balançou a rede carioca – gol de Ana, aos quinze minutos.

Sem se abater com a vantagem adversária, a seleção do Rio de Janeiro pressionou e chegou ao empate antes mesmo do intervalo. Restando menos de um minuto para o encerramento do período, Fernanda bateu no ângulo esquerdo da goleira Maria, que nada pode fazer para evitar o tento carioca.

No segundo tempo, de tanto pressionar, a equipe da casa conseguiu a virada. Aos 25min43, a jovem ala Teca, de apenas 17 anos, concluiu com precisão para assinalar o segundo gol do clube do Rio de Janeiro, o da classificação a fase seguinte.

Para o técnico carioca, Antônio Wagner Freire, a vaga é um sonho realizado. “Depois dessa vitória não há limite para nosso time. Entramos pensando que iríamos lutar para não sermos rebaixados e agora estamos na semifinal. É um sonho realizado, um desejo pessoal, que após cinco anos de muita luta e trabalho deu certo. Estão todos de parabéns”, disse.

O treinador ainda revelou que esse tipo de conquista é fundamental para que o futsal do Rio de Janeiro evolua. “Temos que parar de brincar de jogar futsal. Espero que a partir de hoje, todos nós que amamos esse esporte possamos crescer em conjunto com a modalidade. Graças a Deus contribuímos para que o respeito pelo nosso Estado, no futsal, volte”, concluiu.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Preparação brasileira começará na academia


Anápolis (GO) - A primeira atividade da Seleção Brasileira de Futsal como preparação para o 6º Grand Prix ocorre no início da noite desta segunda-feira (11/10). Os atletas começaram a chegar a Anápolis (GO), local da competição, nesta manhã e até o final do dia oito jogadores devem se apresentar à comissão técnica.

Com isso, o preparador físico João Carlos Romano programou um trabalho físico a partir das 19 horas, na academia da UniEvangélica. Deste primeiro grupo, apenas o ala Falcão, que tem chegada prevista para a noite não participará da atividade.

Os goleiros Tiago e Franklin; os fixos Carlinhos e André; o ala Xuxa e os pivôs César Paulo e Fernandinho são os que compõem o grupo que chega nesta segunda-feira em solo goiano.

Nesta terça-feira (12/10) há dois treinos previstos. Ambos ocorrerão no ginásio Newton de Faria, primeiro às 10 horas, depois às 18 horas. Chance para o técnico Marcos Sorato começar a preparação técnica e tática da equipe que estreará diante da República Tcheca, no domingo (17/10), às 10 horas.

Somente a partir da quinta-feira (14/10) o elenco brasileiro estará completo em Anápolis. Têm chegada prevista nas primeiras horas do dia o goleiro Cidão; os alas Vinícius, Ari, Gabriel e Rafael; o fixo Ciço; e o pivô Wilde – todos atuam em clubes espanhóis.

Em casa, Rio de Janeiro estreia com vitória apertada

Duque de Caxias (RJ) - No último confronto da rodada de abertura do IV Campeonato Brasileiro de Seleções (Sub 20 Feminino – Divisão Especial), a seleção carioca derrotou Minas Gerais na noite desta segunda-feira (11/10), por 3 a 2. Com a vitória, o time da casa, pertencente ao grupo A, deu um passo importante para conquistar a vaga na segunda fase do nacional.

Empurrado pela torcida, o time local pressionou nos instantes iniciais, mas pecou nas finalizações. Do outro lado, as mineiras, fechadas atrás, tentaram chegar ao primeiro gol nos contra-ataques.

De tanto insistir, o selecionado carioca derrubou o primeiro zero no placar com a fixa Thais, que avançou pela ala esquerda e bateu rasteiro na saída da goleira Naty, que nada pode fazer para evitar o gol da equipe da casa. Na sequência, Lud aproveito-se da falha defensiva adversária e igualou para Minas Gerais – 1 a 1, resultado da primeira etapa.

O Rio de Janeiro começou melhor o segundo tempo. Tocando a bola, o time da casa ficou a frente no marcador novamente – Lene e Lari marcaram. No desespero, o treinador mineiro colocou a camisa 10 Rafinha como goleira linha. Na pressão, Minas até diminuiu a vantagem carioca com outro gol de Lud, mas não evitou a derrota pelo placar de 3 a 2.

Segunda rodada terá dois jogos
Duas partidas serão disputadas nesta terça-feira, 12 de outubro, ambas no ginásio Waldir Pereira. Às 15 horas o Pernambuco enfrentará o Espírito Santo. Já as 16h30, Goiás, que venceu na estreia, jogará contra o selecionado paulista

Congresso Técnico em Duque de Caxias é realizado


Duque de Caxias (RJ) - Foi realizado na manhã desta segunda-feira, 11 de outubro, no Auditório Bronze do Mont Blanc Apart Hotel Duque de Caxias, o Congresso Técnico da quarta edição do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub 20 Feminino – Divisão Especial. A competição nacional terá início às 14 horas desta segunda e se estenderá até domingo (17), data da final.

Durante a reunião, que contou com a presença de dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal (CBFS), da FFSERJ e dos noves selecionados que estão na disputa do título 2010, foram discutidos assuntos diversos, como: sequência de uniformes, numeração, tempo de aquecimento e outros.

De acordo com Daniel Pomeroy, vice-presidente técnico da Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ), esse tipo de competição contribui para a aproximação da modalidade com o cenário Olímpico.

“A evolução do futsal feminino é de fundamental importância para o crescimento da modalidade, principalmente pensando em inclusão Olímpica, já mesmo para o Rio de Janeiro, em 2016. Temos, cada vez mais, que incentivar o salonismo feminino”, declarou o ex-árbitro.

Na rodada de abertura, quatro partidas serão disputadas: ES x GO (14h), PR x SC (15h30), CE x PE (17h) e RJ e MG (18h30). Todos os confrontos serão realizados no ginásio Waldir Pereira.

Seleção carioca treina e sonha com a classificação

Duque de Caxias (RJ) - Sediante do quarto Campeonato Brasileiro de Seleções de futsal, categoria Sub 20 feminina – Divisão Especial, a seleção carioca treinou neste domingo (10/10) pela manhã. A edição deste ano será realizada em Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 17 de outubro.

Apesar do pouco tempo de treinamento, o técnico do selecionado local, Antonio Wagner Freire dos Santos, e suas comandadas sonham com a classificação a segunda fase da competição nacional. No treinamento desta manhã, que iniciou às 9 horas, no ginásio Waldir Pereira (local de todas as partidas do Brasileiro 2010), as atletas trabalharam a parte técnica/tática visando o duelo de estreia, nesta segunda-feira (11), contra Minas Gerais, as 18h30.

De acordo com o coordenador da seleção carioca, Eduardo Marins, o primeiro confronto é de fundamental importância para as pretensões de sua equipe. “Nosso jogo de estreia é determinante. Acredito que se vencermos esse duelo contra Minas poderemos entrar na briga pela classificação. Na nossa chave, as catarinenses são as favoritas”, declarou o dirigente.

Além de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o grupo A conta ainda com a seleção paranaense. Já o B, tem: São Paulo, Goiás, Pernambuco, Ceará e Espírito Santo. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam as semifinais e os dois estados piores classificados irão disputar a 1ª Divisão na próxima temporada.

Congresso Técnico será nesta segunda-feira pela manhã
O Congresso Técnico do Campeonato Brasileiro de Seleções de futsal (Divisão Especial 2010), categoria Sub 20 feminina, será realizado às 9 horas (horário de Brasília) desta segunda-feira (11). A reunião está confirmada para o Centro de Convenções do Mont Blanc Apart Hotel Duque de Caxias

Malwee/Cimed está na semifinal da Liga 2010

A equipe da Malwee/Cimed está garantida na semifinal da Liga Futsal 2010 – principal competição do salonismo nacional. Jogando em casa, na Arena Jaraguá, os comandados do técnico Fernando Ferretti golearam a Krona/Joinville/DalPonte na noite desta sexta-feira, 8 de outubro, por 4 a 1.

Depois de empatarem (2 a 2) em Joinville no primeiro duelo da fase de quartas-de-final, os rivais catarinenses foram para o tudo ou nada em Jaraguá do Sul. Empurrada por sua fanática torcida, que compareceu em ótimo número, a Malwee, mais ofensiva, foi melhor na primeira etapa, quando abriu 2 a 0 com gols do fixo Chico (1min24) e do ala/pivô Valdin (8min47).

No segundo período, em vantagem no placar, a equipe da casa jogou na base do contra-ataque, tentando liquidar a partida. Aproveitando-se do desespero do adversário, a Malwee construiu a goleada naturalmente nesta noite. Além de Bruno Souza, o ala Falcão também deixou sua marca no duelo e definiu o triunfo pelo placar de 4 a 1. No fim, o goleiro Tiago defendeu um pênalti cobrado pelo ala Café, mas não evitou o gol da Krona logo em seguida - Café, numa cobrança de tiro livre direto precisa, descontou.

Para o ala Guina, da Krona/Joinville/DalPonte, os primeiros minutos da partida foram determinantes para o resultado final. “Já sabíamos das dificuldades de atuar aqui, inclusive da pressão. Acredito que os dois gols que sofremos logo no início acabaram abalando um pouco o lado emocional da nossa equipe. Infelizmente não classificamos”, declarou o atleta.

Do outro lado, o fixo Leco comemorou a vaga na fase seguinte. “Malwee e Krona é um clássico de espírito e vontade, muito mais que qualquer outro aspecto. Preparamos-nos bem durante a semana, inclusive este lado da vontade, deu certo, o que nos dá moral para a sequência do campeonato”, disse.

Malwee e ACBF reeditam a final do ano passado
Classificada, a Malwee/Cimed enfrentará o Carlos Barbosa, do Rio Grande do Sul, na semifinal da décima quinta edição da Liga Futsal. Lembrando que a decisão do ano passado foi disputada entre as duas equipes e, nessa, o time gaúcho levou a melhor e foi o campeão. Por ter feito uma campanha melhor que a do adversário, o representante catarinense disputará a segunda partida em casa. Esta fase da competição será realizada somente após o Grand Prix de Futsal, que encerrará no dia 24 de outubro, domingo, em Anápolis (GO).

Falando no GP deste ano, quem também esteve presente na vitória da Malwee na Arena Jaraguá foi o técnico da seleção brasileira, Marcos Sorato, que aproveitou para falar sobre a expectativa do início da competição internacional. “É um Mundial disputado em oito dias, com as seleções mais competentes que existem. Contamos com os melhores atletas do mundo, o que torna a missão de convocar o elenco difícil, pois o treinador acaba sendo injusto, deixando no mínimo dois atletas de cada posição de fora da lista”, analisou Sorato, confiante na conquista do hexacampeonato do Brasil.

Na outra semifinal da Liga, o São Caetano/Corinthians/Unip, do técnico PC de Oliveira, aguarda o vencedor do confronto entre Copagril/Faville/DalPonte (PR) e Intelli/Orlândia (SP). O jogo, o de volta, está confirmado para esta segunda-feira (11), 18h45, e novamente terá a transmissão ao vivo do canal SporTV. Para se classificar, o time paulista precisa apenas do empate no tempo normal, já que venceu o primeiro duelo, em Orlândia, por 2 a 0.

Goleiro Quinzinho passa bem
O goleiro da Krona/Joinville/Dalponte, Quinzinho, que acabou deixando a quadra desacordado, no final do confronto, passa bem. Após um choque acidental com o jogador Leco, da Malwee, o atleta da Krona acabou batendo com a cabeça na queda, sendo imediatamente atendido na quadra da Arena. Após ser levado ao Hospital São José, de Jaraguá do Sul, o goleiro foi avaliado e está consciente.