terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pega Pega Americano

Olá Amigos,

Tudo bem?


Faz algum tempo que não escrevo nada por aqui, primeiro por falta de tempo, segundo estava sem criatividade e hoje com um pouco de folga resolvi atualizar os artigos aqui.
O título acima não diz muita coisa mas hoje, justamente hoje acabei criando uma atividade muito simples que a "garotada" do sub13 adorou e encaixou muito com o que tenho trabalhado com eles.
Por ser muito simples, ninguém da valor mas ela é imprescindível pois vemos muitos jogadores atualmente sem base técnica nenhuma.
Todos nós conhecemos o famoso "pega-pega americano", aquela brincadeira que as crianças adoram e muitos ficam até chateados por se tornarem pegadores. Essa atividade consistem em um pegador, vários jogadores fugindo para não serem pegos. A cada momento que um é pego, ele acaba que ficando imóvel com as pernas afastadas e o outro para "salvá-lo" precisa passar por entre as pernas dele. E por ai vai, vamos variando.. certo?
No que acabei mudando essa atividade tão simples, mas ao mesmo tempo interessante. Um aluno deu a idéia de colocarmos a bola no meio, partindo sempre da primeira idéia descrita acima, um pegador, varios fugindo e cada vez que um fosse pego para salvá-lo, o companheiro deveria passar pelo meio do campo "conduzir" a bola e passá-la por entre as pernas do jogador "imóvel" para que este pudesse voltar ao jogo, logo em seguida, este deveria "conduzi-la" novamente ao centro do campo e assim sucessivamente. Variando da seguinte forma: o pegador "roubando" a bola de quem tentasse salvar o jogador imovel (1x1), quem perdesse a posse da bola se tornaria o pegador; o jogador que tentasse salvar o outro poderia passar a bola (passe, condução de bola, 2x1, etc), dois pegadores (2x2, 3x2..); o jogador necessitaria se deslocar para receber a bola, etc.
Finalizando, essa atividade tão simples resultou em muitas variaveis e multiplas situaçoes de jogo juntamente com fundamentos técnicos usados pelos alunos.

Postado por Cidade do futsal em seu Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário