quinta-feira, 28 de abril de 2011

Quantificação de Treino - Distribuição do Tempo


Vou dividir o assunto em quatro itens de análise desta pesquisa, do qual julgo relevantes para nossa avaliação.
Antes disso gostaria de comentar brevemente alguns detalhes da metodologia da coleta, o avaliador executou a filmagem de seis sessões de treinamento de quadra, somente os que foram realizados trabalhos com bola.
Após essa coleta, foram quantificados os trabalhos realizados, através da distribuição dos tempos e a execução da cada tarefa.
Com a coleta é possível ter um Raio X das atividades que realizamos nos treinamentos e também qual a ênfase que damos a determinadas atividades, lembrando que no Alto Rendimento determinadas atividades são imprescindíveis para o sucesso da equipe.
Vou iniciar falando da Distribuição de Tempo onde foram analisados o tempo para cada etapa das sessões. Num total de 498 (quatrocentos e noventa e oito minutos) vou discriminar o percentual para cada momento.
Segmento do Treino Percentual
Atividade Inicial 21%
Treino Físico 8%
Treino Técnico 3%
Treino Tático 49%
Jogo/Competição 17%
Dentro desta distribuição de tempo, foram feitas as analises da Função da Tarefa, Condição da Tarefa e Ocupação Espacial/Espaço em Quadra.

Vamos rapidamente definir cada item referente ao segmento do treino para melhor entendimento.

Atividade Inicial – Tempo destinado a conversa com o técnico, o aquecimento, atividades de pré-preparação para o treino principal.

Treino Físico – Se durante a sessão foram realizadas alguma atividade relacionada especificamente à parte física (Força, Velocidade, Agilidade, Etc...).

Treino Técnico – Atividades com nível de exigência e solicitação dos fundamentos básicos (Passes, Recepção, Finalizações e Condução de Bola, Etc...).

Treino Tático – Atividades que contemplam as ações táticas básicas ou avançadas, os jogos situacionais e de sustentação tática da equipe.

Jogo/Competição – Atividades competitivas dentro do treinamento que utilizam os sistemas táticos propostos pela equipe e aperfeiçoam essas atividades.

No próximo post vamos falar sobre a Função da Tarefa, grande abraço a todos e sucesso.
Postado por Marquinhos Xavier em seu blog.

Pega - Pega com exigência do cognitivo


Exercício sugerido por Daniel, extraido da comunidade do Orkut: Técnicos de Futsal
30% dos alunos estarao com posse de bola, 30% dos alunos serão os pegadores (que sao identificados na quadra por estarem segurando um colete na mao) e 40% dos alunos serao os fugitivos. DESENVOLVIMENTO: os alunos que estao com a bola dominada nao podem serem pegos. O professor deve incentivar que os colegas que tem a bola efetuem o passe para os outros. O professor deve tambem pedir que os alunos que estejam com a bola, tentem fazer o passe, preferencialmente, para os jogadores que estejam sendo perseguidos, salvando-os. Este jogo ajuda muito a desenvolver o trabalho em equipe, a ajuda mútua, mas principalmente, auxilia no jogo de ataque, onde os meninos trocam passes entre si ludibriando sempre a defesa adversaria, fazendo-os "pensar" antes de agir, pois se efetuarem o passe em momento errado, podem salvar o colega, mas podem vir a serem pegos. Assim sendo, trabalha de maneira muito ativa e em situacao de jogo, a visao periférica.
surte muito efeito depois de algumas vezes

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Interviu contrata Moreno, de 19 anos


Inter Movistar Fútbol Sala (ESP) contratou o pivô brasileiro Jonatan Bruno Santiago "Moreno" , de 19 anos. O jogador treinou com o elenco principal interista durante 15 dias, tendo convencido tanto a direção esportiva quanto a comissão técnica do clube verde, que logo decidiram por sua contratação.

Além de demonstrar uma extraordinária qualidade técnica e força física para a posição que ocupa na quadra, Moreno é considerado um dos jogadores com maior projeção no Brasil.

Apesar de sua juventude, o pivô já jogou na Malwee, e chega à Espanha após tornar-se vice-campeão da Super Liga Iraniana, onde foi considerado um dos jogadores de destaque do campeonato (11 gols em 13 jogos).

Já de volta ao Brasil, Moreno falou sobre seu vínculo com o Inter Movistar.

"Minha felicidade é imensa. Assinei com um dos melhores times do mundo, me sinto abençoado por ter tido essa oportunidade. Sonhei muito em um dia estar jogando ao lado dos melhores jogadores do mundo, como Schumacher, Marquinho, Betão, Luiz Amado, entre tantos outros. Pude jogar também com o Falcão, na Malwee. Isso me deu mais experiência para poder chegar no Interviu, e mostrar meu trabalho. Agora quero dar continuidade, jogar muitos anos no inter, e poder ganhar muitos títulos".

A intenção da direção esportiva da "Máquina Verde" é emprestar o pivô para outra equipe da Divisão de Honor, para que siga com sua meteórica progressão.

Com informações:
Licinio Barros

CBFS divulga tabela da Divisão Especial sub 17 masculina

O Rio de Janeiro (RJ) irá receber entre os dias 9 e 15 de maio, a quinta edição da Taça Brasil Correios de futsal, categoria sub 17 masculina – Divisão Especial. Dez times estão na briga pelo título deste ano.

Na tarde desta quarta-feira (20/4), a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) divulgou oficialmente a tabela da competição. Ao todo serão disputados 23 jogos, com o primeiro deles marcado para 9/5 (segunda-feira), às 15 horas, no ginásio Miécimo da Silva – Goiás E.C. X Bembem Futsal.

O grupo A conta com os seguintes clubes: o sediante Pentágono Futsal (RJ), Náutico Capibaribe (PE), Minas T.C. (MG), Sumov (CE) e Corinthians (SP). Já o B é formado por: Fluminense (RJ), A.D. Jaraguá (SC), Recanto da Criança (AM), Goiás E.C. (GO) e Bembem Futsal (PR).

Presentes na elite da categoria, as dez equipes, além do título, terão outro importante compromisso pela frente: não deixarem seus respectivos Estados/Federações caírem para a 1ª divisão do ano seguinte, já que os dois piores colocados estarão automaticamente rebaixados.

A partir da segunda fase, ou seja, a semifinal, as equipes se enfrentarão numa única partida, no estilo mata-mata. A decisão, confirmada para domingo (15), também será realizada no mesmo padrão.

O Congresso Técnico da Taça Brasil Correios de futsal, categoria sub 17 masculina (Divisão Especial), será na mesma data da rodada de abertura (9), às 10 horas (horário de Brasília), também no Miécimo da Silva.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Detalhes de uma defesa

É isso ai pessoal, mais um post aqui. Dessa vez vou falar sobre uma experiência em relação a defesa, pois observei que muitos técnicos se preocupam em passar coisas sobre as defesas, posturas, linhas de marcação, observei, também, que muitos apenas repetem algo que viram, pegam o conteúdo e repassam, eu já fiz muito isto e aposto que todos um dia fizeram.
Mas aqui eu venho não para falar sobre quem repete ou não repete movimento, vim pra falar sobre uma característica que não vi em nenhum DVD, vídeo, etc. Eu apenas ouvi o Ilustre Marquinhos Xavier (técnico que tenho como referência) falando sobre isto em uma palestra. Isso me fez refletir, repensar um pouco a defesa e começar a observar os comportamentos defensivos de muitas equipes, isso me levou a uma conclusão que, talvez, muitos também já tenham, sendo ela que: Independente da postura, linha ou tipo de marcação, ela somente terá sucesso se você colocar, ou tentar, o pé na bola que está com o adversário. Vocês vão falar “Ah! Isso é óbvio!” sim, é muito óbvio, mas muita gente não observa este detalhe, já assisti a vários treinamentos, participei, mas não ouvi os treinadores colocando isso para os atletas, a importância de tentar por o pé na bola. Pensam sempre em “vou marcar quadrante”, “vou marcar em primeira linha” ai passam, “você fica aqui, ele ali, nesta situação X você faz isso, na situação Y ele faz aquilo”. Não questiono ou falo mal do método de trabalho de ninguém, apensa estou colocando meu ponto de vista que sempre a equipe tem que ter a consciência de “por o pé na bola”.
Se observar eu repeti isso várias vezes já, mas é isso mesmo, eu também faço a mesma coisa nos treinamentos repito insistentemente esta frase, pois eu penso que somente assim poderá ser assimilado pelos atletas. O que eu quero colocar aqui não é o sistema de defesa que será usado é apenas o detalhe a ser inserido em sua defesa. Você pode marcar quadrante, losango, pressão, individual, misto, etc. Que se não tentar colocar o pé na bola, for mais passivo o ataque irá se aproveitar disso, pois terá mais “folga” para pensar as jogadas os passes serão mais precisos, rápidos, porque o atleta sempre terá equilíbrio com a bola e possibilidade de observar o jogo. Quando se coloca, ou tenta colocar, o pé na bola você passa a “incomodar” o adversário, ele começa a ter desequilíbrio, os passes já não são tão precisos assim, pode-se conseguir um desarme em uma bola que saia de um passe “quebrado” e, claro, o desarme na individualidade de quem está colocando o pé na bola.
Enfim, o que pretendo passar é que a defesa realmente tem melhores condições que quebrar a “manipulação” de um ataque quando começa a incomodar os atletas, então é preciso também que eles sofram um “ataque” da defesa, tentando manipular e induzir o ataque a fazer algo que possa se transformar em um erro ofensivo beneficiando nossa defesa. Não quero falar que estou certo ou errado ou que os demais treinadores estejam, porém coloco meu ponto de vista e observei realmente no jogo final de uma competição que isto foi o que fez a diferença. Então segue um abraço a todos e que eu possa ter contribuído, mesmo que pouco.

Postado por Samuel as em seu blog

Goleiro é o guerreiro solitário




O dia 26 de abril é dedicado ao Dia do Goleiro, personagem geralmente lembrado mais pelas falhas do que pelas defesas. Ivan Gomes (técnico do São José Futsal), que já atuou como goleiro e treinador da categoria, escreveu um artigo para lembrar a data.

No jogo, ele é o único que veste uniforme diferenciado, o único que pode usar as mãos dentro da área. No futsal, tem que jogar bem com os pés, ter boa noção de marcação para desarmar os ataques fora da área e fazer boas coberturas. E quem o cobre? Ninguém.

Guerreiro solitário. Esse é um dos nomes que podem definir um goleiro. Há outros, como santo, corajoso, louco etc.

O guerreiro está lá para defender do jeito que puder, para ajudar a todos. Mas quem o ajuda quando ele erra? Cabe a ele coragem para levantar a cabeça, sob vaias e críticas, e se preparar para a próxima bola, que poderá ser decisiva no jogo. Quando joga bem e falha no último lance, é o que fica na lembrança da maioria. Ninguém sabe o que sentimos quando operamos verdadeiros milagres, quando saímos de um jogo sem levar gols.

O arqueiro sabe que é uma peça importante ao time e que tem que ser muito corajoso para estar embaixo das traves e assumir tudo que poderá acontecer. Pode ter certeza de que ali ele vai fazer o possível e o impossível pra ajudar seus companheiros e seu treinador em mais uma vitória.

Alguns goleiros sentiram alivio e a sensação de dever cumprido quando pararam de jogar ou ganharam um campeonato importante. Marcos, do Palmeiras, disse uma vez: "Pensava que poderia ser um novo Barbosa (goleiro da seleção brasileira em 1950 e que perdeu a Copa no Brasil), um dos maiores responsáveis pela derrota. Ele morreu com esse peso, mas nós sabemos que a culpa não foi dele".

O goleiro Raul Plasma, que jogou na década de 80 no Flamengo e Cruzeiro, declarou em certa ocasião: "Quando parei de jogar não fiquei triste, fiquei aliviado por ter feito tudo o que podia da melhor forma. Me sinto com o dever cumprido".

Por isso vocês são mais que especiais, são verdadeiros "guerreiros".

Parabéns a todos os goleiros do mundo pelo seu dia

sábado, 23 de abril de 2011

PERFIL:Lucas(Treinador do Sub 15 do Fluminense F.C)




Atualmente é treinador da categoria Sub 15 do Fluminense F.C .

Dilso Junior - Lucas quando começou no futsal ?Em 1988 como preparador de goleiros do Grajau T.C

Dilso Junior - Quando se tornou treinador ?Em 1993 no Piedade F.C pela antiga Associação de Futebol de Salão

Dilso Junior - Quais os clubes em que trabalhou?Piedade , Grajau T.C , Fluminense , Hebraica , América F.C , Portuguesa , Vasco da Gama , Mangueira , Casa d España e Seleção Japonesa .

Dilso Junior - Qual seu idolo no futsal ?Sergio Sapo.

Dilso Junior - Qual seu jogo inesquecivel ?Meu primeiro titulo como treinador em 1999 pelo Fluminense numa final contra o Flamengo no ginásio do Tio Sam.

Dilso Junior - Um jogo para esquecer?Meu primeiro vice campeonato ano passado dirigindo o Vasco numa final contra o Botafogo no ginásio em Duque de Caxias pelo carioca 2010.

Dilso Junior - Um titulo inesquecivel?Taça Brasil sub 15 pelo Tio Sam em 2002.

Dilso Junior - Um craque do futsal atual?Falcão.

Dilso Junior - Melhor atleta que já dirigiu?Renato Augusto que hoje joga no futebol da Alemanha.

Dilso Junior - Quais os treinadore que são suas referencia atualmente ?Fernando Ferretti , PC de Oliveira e Javier Lozano(Hoje presidente da Liga Espanhola de Futsal).

Dilso Junior - Melhor amigo no futsalProf Dilso Junior hoje coordenador técnico do futsal do Fluminense F.C.

Dilso Junior - O que gosta de fazer nas horas vagas?Ficar com a familia e sempre que posso assistir algum jogo de futsal.

Dilso Junior - Um clube inesquecivel?Grajau T.C

Dilso Junior - Como enxerga hoje nossas categoria de base em geral ?quando começei os treinadores nem formados eram !!! hoje formam quase que a totalidade ,em virtude disso a evolução técnica e tática foi fantástica podemos dizer,que temos o melhor trabalho de base do mundo.

Dilso Junior - Uma frase?A confiança em si própio é o primeiro segredo do êxito.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

América supera Sol Nascente e conquista título nacional

Anápolis (GO) - A equipe do América (RN) é a campeã da 18ª edição da Taça Brasil Correios de futsal, categoria masculina sub 15 – 1ª divisão. O triunfo foi confirmado na manhã deste domingo (17/4), com vitória de 2 a 1 sobre o Sol Nascente (SE). Assim como os potiguares, os sergipanos garantiram vaga na Divisão Especial da categoria em 2012.

Não diferente do que todos esperavam, o confronto no ginásio Newton de Faria foi equilibrado do início ao fim, principalmente no primeiro tempo, quando as equipes não saíram do zero a zero. Priorizando a marcação, sergipanos e potiguares pouco criaram e não mexeram no placar antes do intervalo.

Na volta do vestiário, com seu sistema defensivo um pouco mais avançado, o América pressionou e deu trabalho ao competente goleiro Maradona, que fechou o gol na fase semifinal. Do outro lado, o Sol Nascente continuava preso na forte marcação adversária e tentava surpreender nas jogadas de contra-ataques.

O jogo foi lá e cá nos últimos minutos. Enquanto o representante do RN saiu à frente com um belo gol do ala Davyson, aos 19min45, Neguinho, para os sergipanos, fez fila na defesa rival e tocou na saída do guarda-meta Rafael, que nada pode fazer para evitar o empate em Anápolis.

Quando tudo parecia encaminhado para a prorrogação, a estrela do jovem ala Davyson voltou a brilhar. Depois de avançar em velocidade pela direita, o camisa 8 do América acertou um chuto potente e definiu a vitória de 2 a 1. O tento foi assinalado quando restavam apenas 42 segundos para o apito final.

Principal nome do título, o ala potiguar não escondeu a emoção logo após o confronto derradeiro. De acordo com ele, a “ficha” nem mesmo caiu ainda.

“Não, eu não esperava uma final tão positiva assim não. Meu estilo é esse mesmo, partir pra cima dos adversários e hoje deu tudo certo. A ficha ainda não caiu, ainda não consigo visualizar tudo que nos ocorreu aqui”, revelou Davyson, artilheiro da final.

Quem também fez questão de ressaltar o feito foi o treinador Roberto Pereira, que destacou o espírito esportivo dos seus comandados. “Dentro do previsto ocorreu tudo como esperávamos. Deixo claro a esses jovens jogadores que mais importante que os troféus e as conquistas são as vitórias como cidadãos. Isso sim contará muito em breve”

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Conmebol se reúne e delibera sobre futsal

Na última terça-feira (12/4) a Confederação Sul-Americana de Futebol se reuniu com representantes de federações sul-americanas e da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal na cidade de Luque, no Paraguai, para deliberar sobre o futsal e sobre o futebol de praia. A reunião foi comandada por seu representante máximo do futsal na entidade, o uruguaio Eugenio Figueredo, vice-presidente da Conmebol.

Ao todo, representantes das federações de futebol da Argentina, por meio de Mauricio Catelani; da Federacão Boliviana, por meio de Donald García e Juan Gironas; da CBFS, Afonso Covello Netto e Vicente Piazza; da Federação do Chile, por Luis Alberto Ramírez; da Federação Colombiana, por Saúl Martínez; da Associação Paraguaia, por José Luis Alder e Héctor Martínez; da Federação Peruana, por Julio Pastor Ampuero e da Associação Uruguaia, Kevork Kouyoundjian.

Várias resoluções foram tomadas. As mais importantes para o futsal foram as seguintes:

Malwee é declarada Campeã Sul-americana de Clubes 2009

A primeira decisão importante para o futsal foi a declaração da Malwee como campeã sul-americana de clubes em 2009. O clube catarinense chegou à decisão ao vencer o Zonal Sul e iria enfrentar o time do Bello Jaurubi, de Medellín, na Colômbia. Com a impossibilidade da apresentação do clube colombiano para a decisão, o título ficou com a Malwee.

Encarnación será sede do Zonal Sul em 2010

A cidade do sudeste paraguaio será a sede do Zonal Sul do Campeonato Sul-Americano de Clubes, relativo ao ano de 2010. O torneio, que estava pendente desde o ano passado, será realizado entre os dias 27 de maio até o dia 3 de junho. Participarão dos torneios times da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O Chile, por impossibilidade, avisou que não enviará participantes.

A final será na Venezuela

Como o Zonal Norte já tem definido seu campeão, que é a equipe de Riviera Vargas, da Venezuela, a final contra o vencedor do Zonal Sul será em solo venezuelano. A Federação Venezuelana de Futebol será notificada para realizar a decisão continental em um prazo de 15 dias da final do Zonal Sul, depois da definição do campeão do Zonal Sul.

Zonal Norte de 2011 será no Equador

A Federacão Equatoriana de Futebol solicitou a organização do Zonal Norte do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futsal. A definição das datas e da sede do torneio terá que ser definido até o mês de setembro de 2011. Caso haja impossibilidade de organização da competição, o torneio será disputado na Colômbia.

Brasil será anfitrião e sede do Zonal Sul e final em 2011

A Confederação Brasileira de Futsal fez uma petição requerendo a organização e sediamento do Zonal Sul do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futsal, relativo ao ano de 2011. A Conmebol pediu para breve a definição de datas e local dos jogos, dando como data limite para realização do Zonal Sul para o mês de novembro de 2011. De acordo com o sistema rotativo, a final do Sul-Americano de Clubes deverá ser disputada no mês de dezembro de 2011.

Sul-Americano de Seleções Feminino será na Venezuela em 2011

A Federação Venezuelana de Futebol se candidatou a ser a sede do Campeonato Sul-Americano de Seleções, categoria feminina. As definições de datas ainda serão divulgadas pela entidade venezuelana. Esta será a quarta edição do torneio, que já foi disputado em 2005, na cidade de Barueri, no Brasil; em 2007, na cidade de Guayaquil, no Equador; e em 2009, na cidade de Campinas, Brasil. O Brasil venceu todas as edições.

Proposta de unificação do Sul-Americanos de Clubes
Houve a proposta de que em futuras edições, o Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futsal unisse os Zonais Norte e Sul, em uma só competição. A competição seria disputada em ida e volta em diferentes cidades, sendo que somente um clube de cada país participaria da competição. Ficou definido que o tema será avaliado e revistado na próxima reunião, em 2012, com possibilidade de disputa em 2013.

Eliminatória da Copa do Mundo de Futsal FIFA Tailândia 2012

Foi dada a prioridade da Argentina ser a sede das Eliminatórias para a Copa do Mundo de Futsal Fifa 2012. Caso o país não tenha possibilidades de organzação, o Brasil será a sede, com Bolívia como terceira possibilidade e Venezuela a quarta. Se propôs a realização das eliminatórias no mês de março de 2012. O Mundial será disputado na Tailândia entre os dias 2 e 18 de novembro do mesmo ano

Seleção brasileira empata com Portugal novamente


Coimbra (POR) - Brasil e Portugal voltaram a se enfrentar nesta quarta-feira (13/4) e, como já era esperado, o duelo foi de novo equilibrado na Arena Multiuso Coimbra. No segundo duelo entre os selecionados, a vitória teimou em não sair para nenhum dos lados novamente. Depois de terem empatado em 2 a 2 na terça-feira, as equipes ficaram no 3 a 3 no embate derradeiro.

O primeiro gol português, como ocorreu no jogo anterior, saiu numa rápida jogada de contra-ataque logo no início. Livre na segunda trave, o capitão Arnaldo só teve o trabalho de escorar para o fundo da rede adversária. O Brasil não demorou a empatar. Fernandinho, na ala esquerda, concluiu de direita para superar o goleiro André Sousa.

A partida continuou lá e cá antes do intervalo. Com boa parte da torcida lhe apoiando, o elenco português não se intimidou com qualidade brasileira e partiu em busca do segundo tento, o que de fato ocorreu. Cardinal, de primeira, acertou o ângulo direito de Cidão, que não teve nenhuma chance de defesa.

Já no segundo tempo, o Brasil, mais atento, deixou tudo igual em Coimbra. Com a marcação brasileira avançada, os lusos não conseguiram sair jogando, Simi aproveitou e deixou sua marca – 2 a 2.

Os gols continuaram saindo. Enquanto Fernandinho perdeu a oportunidade de anotar seu segundo no dia, na cara do goleiro, Cardinal chutou rasteiro e comemorou o terceiro gol Português. Atrás no placar novamente, a seleção brasileira igualou logo em seguida, Simi numa finalização precisa.

Os minutos finais foram eletrizantes, com as duas equipes buscando a vitória a todo custo. Apesar do jogo ofensivo realizado por ambos e a torcida praticamente em pé na Arena, o resultado final já estava definido – 3 a 3 em Coimbra.

Para o ala/pivô Fernandinho, autor do primeiro gol brasileiro na partida desta quarta-feira, quem compareceu ao ginásio local acompanhou um dos maiores clássicos do futsal mundial. “Foram dois jogos equilibrados, como já esperávamos, e os resultados provam isso. Hoje Portugal e Brasil já fazem parte de um dos principais clássicos do mundo”.

Na seleção portuguesa, o treinador Jorge Braz apontou que qualquer uma das seleções poderia ter conquistado a vitória. Ainda segundo ele, duelar contra os brasileiros é sempre uma dificuldade a mais.

“A seleção brasileira tem um elenco muito qualificado, talvez o melhor do mundo, e isso dificulta o jogo de seus rivais. Poderíamos ter conquistado nossa primeira vitória hoje, mas infelizmente fomos nós que perdemos muitos gols desta vez”, analisou.

Ficha técnica
Portugal 3x3 Brasil
Data: 13/04/2011 (terça-feira)
Local: ginásio Multidesportos Dr. Mário Mexia (Coimbra – POR)
Horário: 19h30 local (15h30 - horário de Brasília)
Árbitro principal: Eduardo Coelho (POR)
Árbitro auxiliar: Sérgio Magalhães (POR)
Cronometrista: Leandro Rodrigues (POR)

Portugal: André Sousa, Pedro Cary, Arnaldo (capitão), Ricardinho e Gonçalo. Entraram: Marinho, Cardinal, Bebé, Bruno Coelho e João Matos. Técnico: Jorge Braz

Brasil: Cidão, Ciço, Vinicius (capitão), Fernandinho e Wilde. Entraram: Neto, Igor, Betão, Simi e Rafael. Técnico: Marcos Sorato

Gols
Portugal: Cardinal (18min10 e 23min22) e Arnaldo (1min58).
Brasil: Simi (20min58 e 23min54) e Fernandinho (4min02).

Cartões
Portugal: Cardinal (amarelo)
Brasil: Neto e Wilde (ambos amarelo)

terça-feira, 12 de abril de 2011

ACBF e Gazin representarão o Brasil no Sul-Americano de Futsal

As equipes do Gazin/Oi/Penalty e do Carlos Barbosa serão os representantes do futsal brasileiro no Zonal Sul do Campenato Sul-Americano de Futsal, que será começará a ser disputado no próximo dia 27 de maio, indo até 3 de junho de 2011, na cidade de Encarnación, no sul do Paraguai.

Como o torneio ainda é relativo ao ano de 2010, as equipes que participarão da competição serão os campeões e vice-campeões nacionais de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai do ano de 2009. Na Liga Futsal daquele ano, o Carlos Barbosa foi campeão ao bater a Malwee na decisão e também foi campeão da Taça Brasil. Com o término da parceria entre Malwee e Jaraguá, o Gazin, terceiro colocado, herdou automaticamente a vaga.

Para o presidente do Gazin/Oi/Penalty, Edivanilson Lopes Romeiro, esta é uma grande oportunidade do time levar o nome de Umuarama para além das fronteiras do estado e do Brasil. Esta é a primeira vez que um time paranaense participa desta competição. “Apenas duas equipes brasileiras vão estar lá. E o Gazin será uma delas. Isto é resultado do trabalho sério realizado pela diretoria, comissão técnica e atletas”, ressaltou.

A confirmação para participar do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futsal já era esperada pela comissão técnica, que elaborou um calendário intenso de treinamento, visando a grande quantidade de jogos que a equipe irá disputar nos próximos meses.

Brasil perde muitos gols e fica no empate com Portugal


Coimbra (POR) - A seleção brasileira de futsal segue sem perder para Portugal. Atuando na casa do adversário, no ginásio Multidesportos Dr. Mário Mexia – Coimbra, o time comandado por Marcos Sorato desperdiçou muitas chances de gols e acabou ficando no empate nesta terça-feira (12/4) – 2 a 2. Amanhã (13), mesmo horário (15h30 de Brasília) e lugar, o Brasil enfrentará os portugueses novamente. O canal SPORTV transmitirá a partida ao vivo.

Em dezessete jogos contra a seleção portuguesa, o selecionado sul-americano conquistou quatorze vitórias e três empates. Ainda invictos, os brasileiros estão cientes que irão precisar acertar a pontaria nesta quarta-feira para não serem surpreendidos pelos locais, que prometem mais uma vez endurecerem o jogo.

A partida
Marcando em cima e avançando sempre na individualidade ou na base do contra-ataque, Portugal fez um 1º tempo morno, com poucas chances de gols. Do outro lado, os brasileiros partiram em busca da vitória e abriram o placar com cinco minutos de bola rolando. Wilde aproveitou bela jogada do ala Vinicius pela direita, entrou rápido na segunda trave e tocou para o fundo da rede adversária – 1 a 0.

Com o gol de Wilde, a seleção portuguesa saiu mais para a partida e tentou pressionar os visitantes. Diante de sua torcida, que praticamente lotou a arena de Coimbra, os lusos igualaram antes mesmo do intervalo. Cardinal, após bate e rebate na quadra adversária, empatou e deixou tudo igual. Restando menos de 1segundo para o encerramento da etapa, a seleção brasileira reagiu num chute potente de Neto, de esquerda, e passou a frente novamente.

Atrás no marcador, Portugal adiantou ainda mais seu setor defensivo no segundo tempo e, sem demoras, assinalou seu segundo tento no duelo. Depois de erro na saída de bola adversária, o ala Marinho avançou em velocidade, saiu da marcação e finalizou com calma para empatar – 2 a 2.

O gol não abalou o Brasil, que continuou no ataque, mas também seguiu pecando nas finalizações. Apesar de o pivô Wilde ter acertado a trave portuguesa no final, a seleção brasileira ficou mesmo no empate no primeiro dos dois compromissos contra a equipe européia.

“A igualdade final não foi de toda ruim. Jogamos na casa do adversário e como esse foi o primeiro duelo acredito que iremos evoluir amanhã. A bola, diferente da que estamos habituados, acabou nos prejudicando um pouco”, comentou o goleiro brasileiro Cidão.

Jorge Braz, técnico de Portugal, também falou após o duelo desta terça. “Se empatamos hoje podemos vencer amanhã. Por que não? A seleção brasileira sempre foi poderosa no individual, mas cresceu e agora sabe atuar muito bem no coletivo também, o que dificulta ainda mais o jogo para seus adversários”, analisou.

Ficha técnica
Portugal 2x2 Brasil
Data: 12/04/2011 (terça-feira)
Local: ginásio Multidesportos Dr. Mário Mexia (Coimbra – POR)
Horário: 19h30 local (15h30 - horário de Brasília)
Árbitro principal: Nuno Bogalho (POR)
Árbitro auxiliar: Luís Marques (POR)
Cronometrista: Nuno Pereira (POR)

Portugal: João Benedito, Pedro Cary, Arnaldo (capitão), Ricardinho e João Matos. Entraram: Gonçalo, Marinho, Cardinal, Bebé, Bruno Coelho e André Sousa. Técnico: Jorge Braz

Brasil: Cidão, Ciço, Vinicius (capitão), Fernandinho e Wilde. Entraram: Neto, Igor, Betão, Simi e Rafael. Técnico: Marcos Sorato

Gols
Portugal: Cardinal (18min50) e Marinho (21min47).
Brasil: Wilde (5min) e Neto (19min59).

Cartões
Portugal: --
Brasil: Neto (amarelo)

Nem Neymar, nem Ganso: Ronaldo acerta com Falcão, do futsal


Ronaldo, dono da 9ine, anunciou pelo Twitter, nesta terça-feira, que acertou com mais um cliente para sua agência de marketing. Mas não é Ganso, Lucas ou Neymar, que seguem em negociação com o Fenômeno, e sim um craque do futsal: Falcão, que hoje defende o Santos. O acerto foi noticiado pelo ex-atacante pelo microblog, e ele colocou uma foto do encontro com o jogador santista.

- Hoje fechamos mais um atleta para a 9ine. Quem vocês acham que é? Falcão do futsal e da 9ine!!! - tuitou o Fenômeno.

Ronaldo deixou ainda no ar mais novidades para os próximos dias. Mais cedo, ele já havia usado o Twitter para negar que estivesse tentando emplacar Ganso no Corinthians.

- Na próxima semana vamos anunciar algumas parcerias que estamos fazendo - resumiu o ex-atacante.

Posteriormente, através de assessoria de imprensa, Falcão e Ronaldo falaram mais sobre o acerto.

- O profissionalismo da equipe da 9ine para lidar com marketing esportivo e a experiência de Ronaldo são algo sem igual nesse mercado. Estou muito feliz em fazer parte do time - ressaltou Falcão.

- O Falcão tem exatamente o perfil do profissional que buscamos na 9ine. É um campeão, se destaca no seu esporte e oferece grande potencial para atrair empresas que querem ter um atleta de ponta para patrocinar - elogiou Ronaldo.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Brasil goleia o Uruguai no encerramento da série de jogos

São Carlos (SP) - O segundo e último jogo do Desafio Internacional de Futsal – Brasil x Uruguai terminou com mais uma vitória brasileira. Neste domingo (10/4), novamente no ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos (SP), os hexacampeões mundiais impuseram uma goleada por 9 a 2. No sábado (9/4), o Brasil já havia vencido o Uruguai, desta feita por 4 a 0.

Diferente do que ocorreu no confronto anterior, a equipe brasileira conseguiu transpor o bloqueio defensivo uruguaio nos primeiros minutos. Jé rolou para Valdin que chutou forte e rasteiro, no canto esquerdo de Diego Codina, aos 4min22, fazendo 1 a 0. Na sequência, Danilo chutou, o arqueiro do Uruguai soltou a bola nos pés de Pixote, que empurrou para o fundo das redes, aos 6min09.

O terceiro tento verde-amarelo surgiu de uma triangulação envolvendo Simi, Pixote e Danilo, que concluiu para o gol, aos 6min47. Pixote voltou a marcar aos 16min32, após boa jogada individual, fechando o placar da primeira etapa: 4 a 0.

Já no segundo tempo, Falcão deu uma assistência para Jé fazer o seu e ampliar a vantagem para 5 a 0, aos 21min21. Após uma falha na saída de bola do goleiro Diego Codina, Valdin passou para Jé que, aos 24min26, fez mais um.

O Uruguai descontou com um gol de Ignacio Buggiano, que chutou cruzado para vencer Léo Oliveira, aos 25min41. O sétimo gol veio em grande estilo. Falcão recebeu na ala esquerda e com um toque sutil encobriu o arqueiro rival, aos 30min28, na comemoração ele foi ao encontro de seus dois filhos, que estavam nas cadeiras do ginásio Milton Olaio Filho.

Os minutos finais ainda reservaram mais gols. Valdin fez o oitavo, aos 30min38. Neto, com um chute de longe, anotou o nono, aos 32min22. Em um contragolpe, Richard Catardo completou para as redes e marcou o segundo do Uruguai, aos 32min45, fechando o marcador no ginásio Milton Olaio Filho: 9 a 2.

Mesmo com dois gols, o ala Pixote espera melhorar seu desempenho pela Seleção Brasileira. “Nunca saímos satisfeitos. O jogo foi muito melhor do que o anterior. Estivemos mais soltos e mesmo fazendo dois gols, mesmo goleando, temos muito a evoluir”, comentou o jogador do Santos/Cortiana.

A Seleção Brasileira de Futsal segue para Portugal ainda neste domingo. Dos atletas que serviram o time contra o Uruguai, quatro seguirão para a Europa: Léo Oliveira, Murilo, Simi e Neto. O restante do elenco se apresentará em Lisboa, uma vez que os atletas são provenientes de clubes europeus.

Serão dois amistosos diante dos portugueses, ambos em Coimbra, na terça (12/4) e quarta-feira (13/4).

domingo, 10 de abril de 2011

Botafogo fica com o Fair Play; artilharia é do Paysandu


Caxias do Sul (RS) - O Casa de España/Botafogo ficou com o título da Divisão Especial Taça Brasil Correios Masculina de Clubes, categoria sub-15, ao bater a forte equipe do Santa Cruz na decisão pelo placar de 5 a 0, em partida realizada na manhã deste domingo (10/4), em Caxias do Sul (RS).

Um dos responsáveis diretos pelo título foi o técnico Alan Teixeira, que teve que fazer modificações no estilo de jogo de sua equipe e surpreendeu o clube pernambucano. “Era primordial que marcássemos o Santa Cruz. Nosso jogo teve que passar por modificações e atuamos de forma segura, conseguindo a vitória”, disse.

Bastante alegre com o resultado, Teixeira ressaltou que devia agradecimentos a algumas pessoas nessa luta em levar o Rio de Janeiro ao título brasileiro. “Agradeço imensamente ao Januário e ao Maurílio que me trouxeram ao Botafogo. Esse título é para os salonistas do Rio de Janeiro, principalmente ao amigo Silon, e mais ainda a esses garotos que trabalharam comigo durante três meses”, frisou.

Fair Play e artilharia
A artilharia da Taça Brasil ficou com o atleta Matheus, do Paysandu, que anotou nove gols na competição, um a mais que Grafite, do Botafogo. O Troféu Fair Play ficou com a equipe do Casa de España/Botafogo, que somou 41 pontos, deixando o Santa Cruz na segunda colocação, com 35 pontos.

Botafogo é campeão da Taça Brasil Sub-15


Caxias do Sul (RS) - O Casa de España/Botafogo realizou uma grande partida e venceu o Santa Cruz-PE pelo placar de 5 a 0, na decisão da Divisão Especial da Taça Brasil Masculina Correios de Futsal, categoria sub-15. O jogo, ocorrido na manhã deste domingo (10/4), foi disputado no ginásio Recreio da Juventude, em Caxias do Sul, na região serrana do Rio Grande do Sul.

A tradição demonstrava que os times de Pernambuco e do Rio de Janeiro sempre dominaram a categoria sub-15 no país. Para se ter uma idéia, nas últimas quatro edições do torneio, as equipes dos dois estados chegaram à final em todas as edições. O Náutico foi duas vezes campeão, nos anos de 2004 e 2009, vencendo o Soprt Recife e o Vasco na decisão.

Em 2005 o Fluminense foi campeão e em 2007 o Santa Cruz ficou com o título, vencendo o Vasco da Gama da final. Sem contar que no começo da década de 2000, o Tio Sam, de Niterói, foi bicampeão do torneio. Neste ano a decisão foi novamente entre cariocas e recifenses e os botafoguenses levaram a melhor.

O Santa Cruz chegou primeiro ao ataque em chute que passou ente à trave direita da meta carioca. Melhores em quadra, os pernambucanos continuaram atacando e exigindo do goleiro Gabriel, do Botafogo, grandes defesas, como a executada em chute da entrada da área por Jeferson, um dos destaques do campeonato.

O time do Botafogo, acuado, apelava para as faltas para parar os pernambucanos. Com isso, em pouco menos de cinco minutos de jogo, já acumulava quatro infrações, contra nenhuma do Santa Cruz. Aos poucos, porém, o time do Casa de España foi se soltando e chegando com perigo, principalmente em infiltrações de Mota e de Grafite.

O jogo ficou mais aberto e as duas equipes criavam boas chances para marcar. E quem acabou conseguindo abrir o placar foi o Botafogo. Em boa e característica jogada de Mota pela direita, ele passou por um marcador e cruzou para o meio da área, onde Marcelinho apareceu livre para escorar e anotar o tento carioca.

No segundo tempo o Botafogo por pouco não ampliou. Grafite recebeu na entrada da área e girou, buscando o ângulo, mas o goleiro Caio fez uma magnífica defesa, na ponta dos dedos. Os cariocas continuaram atacando e chegaram ao segundo gol quando Grafite chegou livre e passou para Mota marcar.

A partir daí os botafoguenses passaram a jogar no contra ataque e ampliaram a vantagem em mais dois gols. O terceiro foi anotado por Grafite, aos 22 minutos em bom arremate na área. O quarto também foi de Grafite, em uma bomba do meio da quadra. No final, Grafite marcou mais um e deu números finais ao confronto.

sábado, 9 de abril de 2011

Brasil vence o Uruguai e Falcão marca gol 300 pela seleção

São Carlos (SP) - A Seleção Brasileira de Futsal abriu com vitória a série de dois jogos que compõem o Desafio Internacional de Futsal – Brasil x Uruguai. Jogando no ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos (SP), na tarde deste sábado (9/4), a equipe verde-amarela bateu os uruguaios, por 4 a 0.

Neste domingo (10/4), os dois países voltam a se enfrentar no mesmo local, às 10 horas.

O quarteto brasileiro de atletas de linha que iniciou o confronto não conseguiu furar o bloqueio defensivo rival nos primeiros movimentos. Já com a segunda formação, os hexacampeões mundiais abriram o marcador. Em uma cobrança de escanteio, Danilo rolou para Murilo completar para as redes, fazendo 1 a 0 para o Brasil, aos 7min49.

O autor do único gol da etapa inicial saiu de quadra com dores no tornozelo esquerdo, após uma entrada forte do fixo Pablo Lanza, nos instantes finais do primeiro tempo. Foi apenas um susto, logo a dor foi aliviada e o atleta voltou a participar da partida normalmente.

Na etapa complementar, o Brasil seguiu com dificuldades para passar pela forte defesa imposta pelo Uruguai, que tentavam surpreender nos contragolpes. O segundo gol brasileiro nasceu de uma cobrança de falta, em que Carlinhos rolou para Jé, que mandou para o fundo do gol, marcando seu primeiro gol com a camisa da seleção, aos 30min11.

O primeiro tento de Jé pelo Brasil foi seguido de um momento histórico. Aos 31min32, Falcão acertou um chute de fora da área, rasteiro, no canto esquerdo do goleiro Diego Codina, que se esticou, mas não teve como evitar o gol de número 300 do jogador pela Seleção Brasileira de Futsal – Falcão é o maior artilheiro da história do Brasil.

O 301º gol do ala Falcão com a ‘amarelinha’ não demorou a sair. Em uma cobrança de pênalti, aos 35min26, ele fez mais um cobrando no ângulo superior esquerdo do arqueiro uruguaio, fechando o marcador no ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos (SP).

“Senti uma emoção muito grande. Só depois caiu a ficha, passei a ter a noção do que representa esta marca e estou muito feliz”, comentou o jogador, que foi eleito como melhor do mundo pela Fifa em 2004 e 2008.

Falcão revela que faltou apenas um detalhe para a festa ser completa: “Sinto muito por não ter meus filhos e minha esposa por perto. Meu filho mais velho está jogando hoje pelo Santos, mas neste domingo estaremos todos juntos e celebraremos esta marca”, complementou

Botafogo e Santa Cruz fazem a decisão do torneio


Caxias do Sul (RS) - Casa de España/Botafogo-RJ e Santa Cruz-PE são os finalistas da Divisão Especial da Taça Brasil Masculina Correios de Futsal, categoria sub-15. Os botafoguenses chegaram à decisão ao baterem o Dom Bosco/UCDB-MS por 2 a 1, em jogo ocorrido na tarde deste sábado (9/4), que foi disputado no ginásio Recreio da Juventude, em Caxias do Sul, na região serrana do Rio Grande do Sul.

Com o resultado do confronto os fluminenses se classificaram para encararem os pernambucanos do Santa Cruz na decisão que ocorrerá na manhã deste domingo (10/4), também no ginásio do Recreio da Juventude.

Na primeira etapa as equipes se estudaram muito e criaram pouco. O receio de cometer algum erro não deixou que os dois times se lançassem ao ataque, o que fez com que a partida tivesse muito poucas chances de gol no decorrer do período. À rigor, quem criou um pouco mais foi o Botafogo, mas o goleiro Murilo esteve bem, defendendo a maioria das finalizações.

Com isso o placar se manteve até o intervalo de partida. No segundo tempo os dois times voltaram mais dispostos a abrir o placar. A primeira chance foi do Dom Bosco, em cobrança de falta. O Botafogo respondeu logo depois, em cruzamento pela esquerda em que Lucas escorou para fora.

Em boa jogada de ataque, porém, os botafoguenses conseguiram a abertura de placar. Em ataque rápido pela direita, houve o cruzamento perfeito para Gabriel Costa, que bateu livre de marcação a abriu a contagem no segundo tempo. O clube carioca passou, então, a explorar os contra ataques para chegar à vitória.

E foi em exatamente em um contra golpe bem organizado que o time alvinegro chegou ao segundo gol. Mota recebeu passe pela esquerda e, de frente para o goleiro Murilo, rolou para o lado onde Grafite apareceu livre para escorar e ampliar a vantagem. O Dom Bosco reagiu e descontou com Erielzinho, que recebeu passe de Douglas e converteu, mas não conseguiu chegar ao empate.

Para o técnico Alan Teixeira, do Casa de España, o jogo foi decidido nos detalhes. “Desde que entramos na competição, todos os times vinham jogando em cima de nossos erros, já que temos uma postura muito ofensiva. Por conta disso, hoje tentamos errar o mínimo possível. Trabalhamos 3 meses para chegar na decisão e finalmente recolocamos o Rio de Janeiro no topo do futsal nessa categoria”, disse

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Casa de España/Botafogo vence e define semifinais


Caxias do Sul (RS) - O Casa de España/Botafogo-RJ está nas semifinais da da Divisão Especial da Taça Brasil Masculina Correios de Futsal, categoria sub-15. A classificação veio depois de bater o Top Sport por 3 a 0, em jogo ocorrido na tarde desta sexta-feira (7/4), que foi disputado no ginásio Recreio da Juventude, em Caxias do Sul, na região serrana do Rio Grande do Sul.

Com o resultado do confronto os cariocas somaram mais três pontos na disputa da chave B da competição nacional, chegando aos nove pontos ganhos, mesma pontuação da equipe derrotada nesta sexta-feira, o Top Sport. Com isso o time do Rio de Janeiro também ficou com a liderança da chave.

Sendo o primeiro do grupo B, o Botafogo irá encarar o Dom Bosco/UCDB-MS na segunda semifinal deste sábado (9/4). O primeiro jogo das semifinais da competição será entre o Santa Cruz-PE, já garantido com primeiro do grupo A, e Top Sport, segundo colocado do grupo B. Os jogos terão início a partir das 15h, com Santa Cruz e Top Sport.

O jogo

Precisando da vitória para se classificar, a equipe carioca partiu para o ataque desde o princípio, chegando em velocidade na maioria das jogadas. E em uma delas, o time fluminense conseguiu a marcação de seu gol por meio de Marcelinho, aos seis minutos de partida, em bom arremate.

Se mantendo melhor no jogo o Casa de España continuou no ataque e chegou ao segundo gol aos nove minutos de partida. Em jogada individual pela esquerda de ataque, Mota passou por um adversário e bateu cruzado na saída do goleiro gaúcho, que tentava fechar o ângulo, mas não conseguiu.

Na segunda etapa o Top Sport até atacou, mas não conseguiu finalizar bem. O Botafogo se defendeu bem e não permitiu que os gaúchos se aproximassem tanto de sua meta. Com velocidade o Botafogo continuava a atacar e anotou seu terceiro gol aos 27 minutos em finalização de Grafite, encerrando a contagem.

Falcão pode atingir nova marca histórica no fim de semana

São Carlos (SP) - Maior artilheiro da história da Seleção Brasileira de Futsal, o ala Falcão está em busca de outra marca histórica vestindo a camisa ‘amarelinha’. Os jogos contra o Uruguai, que compõem o Desafio Internacional de Futsal entre os dois países, marcam a possibilidade de o atleta completar 300 gols pela seleção.

“Estou muito feliz. Tenho tido vários momentos especiais na minha carreira e este é mais um. Fazer 300 gols não é fácil, realmente é uma marca complicada de ser alcançada e espero passar e marcar o máximo de gols possível, em prol da Seleção Brasileira, e que isto nos leve no ano que vem ao título mundial”, destacou o jogador do Santos/Cortiana.

Com 299 gols marcados em 13 anos servindo o Brasil, Falcão ultrapassou outro ídolo do salonismo mundial: Manoel Tobias tem 278 tentos anotados pela Seleção Brasileira. Os Jogos Sul-Americanos, realizados em março do ano passado, em Medellín, na Colômbia, marcaram a passagem de Falcão como maior artilheiro da história do time hexacampeão mundial.

A marca foi atingida na goleada sobre o Equador por 8 a 0, no dia 22 de março, em jogo válido pela fase de classificação dos Jogos Sul-Americanos, que mais tarde seria conquistado pelo Brasil, ao vencer a decisão da medalha de ouro por 6 a 0, frente ao Uruguai, adversário deste final de semana. “Isto valoriza ainda mais a marca, mostra a evolução uruguaia. Quando eles se preocupam apenas em jogar, eles dificultam bastante as coisas. Esperamos dois grandes jogos, com uma rivalidade sadia”, comentou o ala.

Sobre os novos objetivos com a camisa do Brasil, Falcão já projeta algo. “Sempre esperamos novas marcas. Na Seleção Brasileira de Beach Soccer o Neném tem 336 gols e estou perto de alcançá-lo. Quem sabe eu não possa passar a ser o maior artilheiro vestindo a camisa de uma seleção. Está é mais uma meta, a minha próxima”, revelou.

Federações da região Sudeste se reuniram em Fortaleza


Fortaleza (CE) - As federações da região Sudeste estiveram reunidas na manhã desta quinta-feira (7/4), como parte dos eventos que marcam a realização da Assembléia Geral Ordinária anual da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal (CBFS).

O estado de São Paulo não enviou representante. Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro estiveram presentes no auditório do Comfort Hotel Fortaleza, local da reunião, juntamente com dirigentes da CBFS e o presidente da entidade nacional: Aécio de Borba Vasconcelos.

“As federações precisam trazer propostas a Confederação. Se hoje o futsal é tão forte, como realmente é, devemos esse sucesso a dedicação de cada um, a glória é de todos. Olha o tamanho da dimensão, são quase 400 mil atletas inscritos na CBFS. Números, inegavelmente, grandiosos”, relatou o dirigente máximo do salonismo nacional.

Álvaro Melo Filho, vice-presidente geral da CBFS, ressaltou a importância do elo entre federações e Confederação. De acordo com o mesmo, todo trabalho, para o próprio bem da modalidade, precisa ser realizado em conjunto, principalmente diante de um calendário tão extenso.

“A CBFS, mesmo diante de sua autoridade, não passa por cima das federações, que são nossas filiadas. O primeiro contato dos clubes tem que ser com as instituições estaduais. Todo trabalho tem que ser feito em conjunto e seguir hierarquias. Importante ressaltar que nosso calendário de competições é o mais longo do mundo. Ninguém no planeta, nenhum esporte, realiza tantos campeonato em uma única temporada”, analisou Álvaro Melo Filho.

Os assuntos foram debatidos um a um, com destaques para: investimentos nas categorias de base, maior organização das federações, formas de disputas, sediamentos, calendário reduzido em 2012 (devido ao Mundial na Tailândia), prestação de contas etc.

Para Marcos Antônio Madeira, presidente da Federação Mineira, as entidades estaduais precisam ser mais valorizadas. “Não adianta fugir da seguinte vertente: são as federações que movimentam os esportes no país e não os clubes. Nossa categoria é a essência, com o apoio da Confederação, temos que ser reconhecidos e apoiados por isso”, disse o representante de Minas Gerais.

Segundo Arnaud Agostinho Cordeiro Filho, presidente da modalidade no Espírito Santo, o momento é de trabalhar, muito. “Posso falar que minha federação estava em total abandono. Estava tudo paralisado e agora estamos tentando ajeitar tudo, passo a passo. O que eu quero, com a colaboração da CBFS, é incentivar os praticantes e amantes do futsal a se moverem novamente no ES, que acabou sendo tomado pelo Beach Soccer”.

Por fim, o diretor do Departamento Técnico da Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro advertiu aos demais a importância de investir nas categorias de base. De acordo com ele, o objetivo é dar continuidade aos bons resultados que o RJ tem obtido ultimamente.

“Primeiramente temos que nos organizar, só assim poderemos solicitar algo verdadeiramente concreto a CBFS. Não pretendemos modificar a maneira como investimos nas categorias de base, pois tem dado certo e esse é o futuro do nosso esporte”, fechou a reunião José Cabral França Filho.

Paysandu bate Botafogo e embola chave B


Caxias do Sul (RS) - O Paysandu-PA jogou bem e envolveu o Casa de España/Botafogo-RJ, vencendo a equipe carioca por 5 a 2, em partida válida pela fase de classificação da Divisão Especial da Taça Brasil Masculina Correios de Futsal, categoria sub-15, em jogo ocorrido na tarde desta quinta-feira (7/4), que foi disputado no ginásio Recreio da Juventude, em Caxias do Sul, na região serrana do Rio Grande do Sul.

Com o resultado a classificação da chave B da competição nacional ficou embolada. O Paysandu chegou aos quatro pontos ganhos e ficou na terceira colocação do grupo, ultrapassando o Uirapuru-MT. O Botafogo continua na liderança com seis pontos conquistados, ao lado do Top Sport-RS.

Os paraenses abriram o placar logo a um minuto de partida. Em boa jogada pela direita de ataque, a bola chegou até Matheus, que bateu cruzado e conseguiu anotar o primeiro tento do confronto. Com a vantagem a equipe paraense se acertou na defesa e passou a explorar os contra ataques para ampliar a vantagem.

O problema é que a equipe do Botafogo iniciou uma grande pressão em busca do empate e realizou verdadeiras blitzes na defesa do Paysandu, que se segurou como pôde evitando o empate. Por vezes, a bola era tirada em cima da linha da meta do time de Belém, quando o arqueiro já estava batido.

Firme na defesa, a equipe paraense teve a segurança necessária para ir ao ataque no final da primeira etapa. Em uma falta na entrada da área, pelo lado direito de ataque, Nadson foi para a cobrança e emendou uma bomba, sem qualquer chance de defesa para o arqueiro Gabriel, do time carioca.

No segundo tempo o Casa de España reagiu e descontou o placar. Mota recebeu passe em corrida pela esquerda e bateu no alto, sem defesa para o goleiro do Paysandu. Mas os paraenses não se abalaram com o tento sofrido e foram ao ataque para marcar o terceiro, em finalização de Cristian.

O Botafogo passou a utilizar o goleiro-linha em busca da reação, mas quem acabou ampliando foi o Paysandu, em gol por cobertura de Matheus. No final, Victor anotou mais um para o time de Belém. “Hoje encaixamos a defesa e a diferença maior para os dois primeiros jogos foi que nos mantemos concentrados no segundo tempo. Com isso saímos com a vitória e continuamos lutando pela vaga”, disse Matheus, autor de dois gols do Paysandu no jogo.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Goleiros do Brasil trabalham forte para aprimorar técnicas


São Carlos (SP) - A manhã desta quarta-feira (7/4) foi de muito trabalho para os goleiros da Seleção Brasileira de Futsal. Léo Oliveira e Rennan chegaram ao ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos (SP), cerca de 40 minutos antes do horário de início do treino do Brasil. Acompanhados do preparador de goleiros, Carlos Frederico, o Frede, os arqueiros fizeram um trabalho específico.

“O trabalho tem por objetivo a manutenção daquilo que eles vinham desenvolvendo nos clubes. Hoje fizemos um trabalho de agilidade, de velocidade de reação em situações de jogo, para dar um ritmo bom em alta intensidade. O trabalho foi bem executado. Os dois goleiros foram muito bem”, descreveu Carlos Frederico.

De acordo com o preparador de goleiros, Léo Oliveira e Rennan formam uma dupla de arqueiros eficientes para defender o Brasil. “São dois bons goleiros, com uma qualidade muito boa. Eles vêm atuando bem em seus clubes, por isso estão aqui tendo suas chances aqui na seleção. Eles nunca trabalharam juntos defendendo o Brasil, mas já estiveram conosco em outras oportunidades e eles têm um grande futuro pela frente”, comentou.

Sobre o ritmo intenso de treinos, Frede, falou que não há como ser diferente. “Não tem como aliviar. Temos pouco tempo de trabalho e a idéia é manter um ritmo forte de treinamento, para poder, além de ajudar a seleção, ajudá-los na manutenção de uma boa fase para quando eles voltarem aos clubes apresentarem um bom nível, como eles vêm tendo dentro da Liga Futsal”.

O Desafio Internacional – Brasil x Uruguai será composto por duas partidas – ambas em São Carlos (SP), no ginásio Milton Olaio Filho. Primeiro jogo ocorre no sábado (9/4), às 15 horas, enquanto o segundo confronto será no domingo (10/4), às 10 horas, com transmissão, ao vivo, do SporTV e Rede Globo, respectivamente.

Brasil segue preparação intensa para jogos contra Uruguai


São Carlos (SP) - A preparação da Seleção Brasileira de Futsal para enfrentar o Uruguai, nos dois confrontos que compõem o Desafio Internacional de Futsal, segue em ascensão. Após o primeiro treino, realizado na noite desta quarta-feira (6/4), os atletas voltaram à quadra do ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos (SP), para mais uma sessão de treinamento, realizada na manhã desta quarta-feira (7/4).

Os jogos ocorrerão no sábado (9/4), às 15 horas, e no domingo (10/4), às 10 horas, no mesmo local em que foram realizadas as atividades, que tiveram um ritmo intenso nesta manhã, quando o técnico Marcos Sorato realizou um treinamento técnico-tático. “Sabemos que é importante este ritmo de treinos, até porque nos reunimos poucas vezes”, destacou o fixo Carlinhos.

“Estamos vindo de uma maratona cansativa pelos clubes. O Carlos Barbosa, por exemplo, jogou domingo (3/4), em Belo Horizonte (MG), e depois na terça-feira (5/4), em casa, e na quarta-feira (6/4) já estávamos treinando aqui, mas contamos com a ajuda dos companheiros para um correr pelo outro, para estarmos em uma boa condição para os jogos de sábado e domingo”, relatou o jogador, que foi campeão do mundo, em 2008.

Sobre o nível de entrosamento, Carlinhos destacou que o diálogo é importante para acelerar este processo. “Procuramos conversar bastante, apesar dos treinos serem poucos, conseguimos uma boa evolução. Há alguma dificuldade no início, mas depois que pegamos o entrosamento a coisa fica facilitada”.

Visitas
No período da tarde, a partir das 14h30, a Seleção Brasileira terá contato direto com a população são-carlense, uma vez que fará uma visita à agência dos Correios, na Rua Episcopal, 1457, no centro de São Carlos. Na ocasião, os atletas farão interação com funcionários e clientes.

Na sequência, por volta das 15h30, o elenco seguirá para o ginásio Aristeu Favoretto (na Redenção). No local, que foi reinaugurado recentemente, os jogadores estarão junto a centenas de crianças, que participam dos projetos de iniciação esportiva de São Carlos. Às 18 horas, o time volta ao ginásio Milton Olaio Filho, onde fará mais um treino

Chevrolet patrocina Seleção Brasileira na temporada 2011

São Paulo (SP) - A Confederação Brasileira de Futsal e a Chevrolet anunciaram nesta quarta-feira (6/4), em São Paulo (SP), acordo de patrocínio da montadora à Seleção Brasileira de Futsal, que vai vigorar até o dia 31 de dezembro deste ano e abrange as equipes femininas e masculinas, além das categorias de base.

O diretor geral de Marketing e Vendas da GM do Brasil, Ronaldo Znidarsis, assinou o contrato de patrocínio junto à Confederação Brasileira de Futebol de Salão, na ocasião, representada pelo supervisor de Seleção da CBFS, Reinaldo Garcia Simões.

“A decisão de patrocinar a Seleção Brasileira de Futsal faz parte da estratégia da Chevrolet de ampliar a associação de sua imagem ao esporte”, destaca Marcos Munhoz, vice-presidente de Comunicação, Relações Públicas e Governamentais da GM do Brasil.

“Este patrocínio do Futsal reforça o nosso compromisso com o mercado brasileiro no ano que a Chevrolet comemora 100 anos de história no mundo”, completa Ronaldo Znidarsis.

A marca da Chevrolet estará estampada nas mangas dos uniformes da Seleção Brasileira de Futsal, além da exposição da marca por meio de placas de quadra, e outras propriedades nos eventos do time hexacampeão mundial. A estréia do novo uniforme ocorre no próximo sábado (9/4), em São Carlos (SP), onde o Brasil enfrenta o Uruguai, com transmissão ao vivo do SporTV.

Além deste confronto, brasileiros e uruguaios voltarão a se enfrentar no domingo (10/4), às 10 horas, novamente no ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos, com transmissão ao vivo da Rede Globo.

Retrospecto vencedor
No Brasil, nenhuma modalidade esportiva apresenta um desempenho tão eficiente quanto o futsal. Ao longo de sua história a Seleção Brasileira de Futsal adulta masculina já conquistou 63 títulos internacionais na categoria adulta masculina, quatro com a seleção adulta feminina e outros quatro com a equipe sub-20. São 71 títulos no total.

“Foram poucas as competições em que o Brasil esteve presente e não chegou em primeiro lugar, o que bem demonstra a sua força no cenário internacional. Para se ter uma idéia, de nove campeonatos mundiais, a nossa Seleção sagrou-se campeã em seis deles, conquistou o vice-campeonato em dois deles e em 2004 ficou com a terceira colocação; de doze Sul-Americanos disputados, foi campeã em todos”, destaca Aécio de Borba Vasconcelos, presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão.

Chevrolet e o apoio ao esporte
A CBFS insere-se em uma tradição de décadas de patrocínio ao esporte da marca Chevrolet no Brasil, com destaque para o automobilismo, por meio da Stock Car. Esta tradição remonta a um passado distante também na história da GM no mundo pois, na verdade, tudo começou com Louis Chevrolet, um dos fundadores da General Motors Corporation, que já era um aficionado por este esporte. Portanto, está no ‘DNA” da General Motors mundial a origem de sua efetiva participação no esporte.

Aqui no Brasil, sem dúvida alguma, já está enraizada na tradição da marca Chevrolet sua ligação com o esporte. A Stock Car, efetivamente para a Chevrolet, faz parte da sua estratégia de intensiva exposição das qualidades e tecnologia dos veículos produzidos no país.

Além de apoiar o automobilismo, a Chevrolet, tradicional patrocinadora do golfe amador, anunciou para 2011 a ampliação do seu apoio ao esporte com a criação de um circuito nacional, o Chevrolet Golf Cup 2011. Composto por cinco etapas, que serão realizadas durante o ano em diferentes localidades brasileiras, o circuito espera reunir cerca de 600 participantes, que ainda poderão fazer um test-drive no Chevrolet Malibu e conhecer o lendário Chevrolet Camaro, que ficará em exposição no local.

Com informações de Beatriz Matarazzo - Assessoria de Comunicação da GM Brasil

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Botafogo vence apertado o Uirapuru.


Caxias do Sul (RS) - Em confronto equilibrado o Casa de España/Botafogo-RJ conseguiu boa vitória ao bater o Uirapuru-MT pelo placar de 2 a 1, em partida válida pela disputa da Divisão Especial da Taça Brasil Masculina Correios de Futsal, categoria sub-15. O jogo, ocorrido na tarde desta quarta-feira (6/4), foi disputado no ginásio Recreio da Juventude, em Caxias do Sul, na região serrana do Rio Grande do Sul.

Com o resultado do confronto os cariocas chegaram aos seis pontos ganhos na chave B da competição, ficando na liderança do grupo ao lado do Top Sport, que soma o mesmo número de pontos. Por outro lado os mato-grossenses permaneceram com três pontos ganhos, na terceira posição.

O Casa de España começou bem a partida e não demorou a conseguir a abertura de placar. Depois de cobrança de escanteio pela esquerda de ataque, a defesa afastou. Na rebarba o passe chegou certeiro para Marcelinho que bateu de chapa, tirando do goleiro e marcando o primeiro gol do time carioca.

O Uirapuru, porém, não se abateu com o gol e passou a buscar o empate. E em uma roubada de bola no meio de quadra, Miguel avançou com liberdade e bateu na saída do goleiro carioca, que tentava a interceptação, igualando o placar. No lance seguinte, por pouco os mato-grossenses não viraram o jogo, em chute de Daniel.

No final do primeiro tempo o Botafogo voltou a ficar melhor em quadra. Buscando o segundo gol a equipe alvinegra pressionou a defesa mato-grossense, mas acabou perdendo ao menos duas boas oportunidades para marcar, com Grafite e Gabriel Costa. Com isso o placar permaneceu o mesmo para o intervalo.

No segundo tempo o jogo esteve equilibrado, mas o Botafogo, em um lance individual, conseguiu ficar à frente no marcador. Mota recebeu passe na direita, rente a linha lateral, e mandou uma bomba no ângulo contrário do goleiro mato-grossense Gustavo, que não conseguiu a defesa, finalizando a contagem.

Para Alan Teixeira, técnico do Casa de España, a equipe pecou nas finalizações. “Chutamos mais de 40 vezes no gol hoje e erramos muito. Isso precisa ser corrigido. Mas o grupo esteve bem, pois soube reverter uma situação nova, que era a de ter levado gol. Buscamos levar o RJ de volta ao topo e contamos com esse campeonato para isso”, disse.

Retornam as transmissões da televisão no Paulistão A1

O Presidente Dr. Ciro Fontão de Souza esteve reunido com assessores, representantes de clubes e a comissão de diretoria da ESPN Brasil para definição das transmissões do jogos do Paulistão A1 - Principal.

O encontro ocorreu na sede da emissora na última segunda-feira, às 10h.

A primeira exibição já será realizada na próxima terça-feira, no duelo entre São José Futsal x Santos F.C., em jogo a ser realizado no ginásio Tênis Clube SJC, no Vale do Paraíba.

Para o Presidente da FPFS o assunto foi muito bem resolvido "Fizemos todas as gestões necessárias, conversamos bastante sobre as transmissões e á importância da divulgação da modalidade." comentou o Presidente

Com cinco atletas, Santos é a base da seleção para duelos contra o Uruguai


Seleção ou 'Sele-Santos'? Líder absoluto da Liga Futsal 2011, com sete vitórias em oito jogos, o Peixe serve de base para a seleção brasileira que se apresenta nesta quarta-feira para os dois amistosos contra o Uruguai no próximo fim de semana. Dos 12 atletas convocados pelo técnico Marcos Sorato, cinco são da equipe da Baixada Santista: Falcão, Valdin, Pixote, Neto e Jé - este último foi chamado de última hora para o lugar do lesionado Dieguinho, do Minas.

Invicto na competição nacional, o Santos teve como pior resultado um empate contra o Umuarama e tem sete pontos a mais que os vice-líderes Marechal Rondon e Orlândia. Numa lista em que foram chamados apenas atletas que atuam no futsal brasileiro, o entrosamento e o bom momento do time paulista fizeram a diferença na hora da convocação.

Ajuda o fato de ter bases já montadas com tão pouco de treino. Isso agiliza o processo. Além disso, são jogadores que já têm passagens pela seleção. E não podemos chamar só os melhores, mas temos que pensar na formação dos quartetos que vão entrar em quadra - explica o técnico.

Grande nome da companhia, Falcão não foi convocado para os amistosos contra o Portugal na próxima semana, em uma lista que inclui jogadores que atuam fora do país. Experiente, o santista sabe que ainda é o momento de reconquistar seu espaço com a amarelinha e espera que seus companheiros façam o mesmo.

A convocação foi um reflexo do que fazemos dentro de quadra. Não perdemos nenhum jogo no ano e a responsabilidade aumenta. São cinco convocados e esperamos que na próxima tenhamos mais atletas ainda. Parabéns aos jogadores e que briguem pelas vagas na seleção, pois não será fácil se manter no grupo.
Corinthians, Joinville, Carlos Barbosa (esses três times com dois jogadores cada) e Marechal Rondon também têm atletas presentes na lista. Sem deixar se levar pelo sucesso da sua equipe, o mineiro Neto, de 29 anos, não acredita que o líder do campeonato é tão superior aos adversários.
- Acho que um dos problemas da liga é que uns times têm bem mais jogos do que outros. Para quem vê de fora, é uma diferença muito grande de um para o outro. Além disso, conseguimos vencer alguns jogos que não jogamos tão bem. Mas isso também reflete o bom momento de cada um - disse Neto, com 104 partidas pela seleção.
Com exceção de Jé, que foi convocado pela primeira vez, todos os outros quatro já têm um histórico com a camisa amarelinha. O entrosamento, portanto, já vem de longa data, antes mesmo de os jogadores se encontrarem no Santos.
- A base da equipe já vem do Jaraguá, que sempre cedeu jogadores à seleção. A visibilidade do Santos na liderança também ajuda. No começo, o time estava um pouco desentrosado, mas isso mudou com o passar do tempo - diz Pixote.
Os convocados se apresentam à seleção nesta quarta-feira em São Carlos. Atletas e membros da comissão técnica já estarão no interior paulista durante a tarde para o primeiro treino. Os dois amistosos contra o Uruguai terão transmissão do SporTV no sábado, às 15h, e da Rede Globo no domingo, dentro do Esporte Espetacular.

Confira a lista de convocados para os amistosos:

Goleiros
Rennan – Carlos Barbosa
Léo Oliveira – Marechal Rondon

Fixos
Leco – Joinville
Neto – Santos
Carlinhos – Carlos Barbosa

Alas
Murilo – Joinville
Danilo Baron – Corinthians
Pixote – Santos
Falcão – Santos
Valdin – Santos

Pivôs
Jé – Santos
Simi – Corinthians

terça-feira, 5 de abril de 2011

O “Novo” Goleiro Linha.

Após a nova regra que passou a vigorar em 2011 em relação à utilização do goleiro, mais precisamente sua participação com os pés, como um jogador a mais na linha para que ocorra uma vantagem numérica no ataque fez com que técnicos e jogadores passasem por uma readaptação ao jogo de futsal.
A meu ver com a assimilação da regra vai haver uma melhora significativa no jogo o deixando mais dinâmico e delegando funções específicas para as funções dentro de quadra, ou seja, goleiro bom vai continuar sendo aquele que faz a diferença debaixo da meta e os jogadores de linha que muitas vezes se beneficiavam com passes para o goleiro, terão que resolver os problemas do jogo de uma nova maneira.
Vale ressaltar que o jogo passa a ser mais atraente quando uma equipe optar em colocar o goleiro linha, pois o mesmo poderá jogar apenas na sua quadra de ataque. Sendo assim o que temos visto é os treinadores colocando o goleiro linha na ala, deixando como último homem um beque, para que não sofram a falta imposta pela nova regra. Não posso deixar de citar que muito antes dessa regra passar a vigorar, já tínhamos um técnico em São Paulo especificamente, precursor do goleiro linha em nosso estado que já tomava estas atitudes ele é: Marco Antonio, mais conhecido como “Batata”. Por diversas vezes assisti jogos de sua equipe onde o goleiro transitava entre a ala, pivô, com objetivos distintos hora para atacar, hora para a manutenção da posse de bola. Posso relatar também que como todos técnicos às vezes essas tais mudanças não surtiam efeito positivo, mais o bom é que o mesmo não pecava pela omissão, seus jogos se tornavam mais inteligente e atraente.
Que podemos concluir é que neste primeiro momento a utilização do goleiro linha não está surtindo o efeito esperado, para aqueles que estão utilizando, não sei se pela impaciência dos jogadores que acabam forçando jogadas resultando em gol adversário, pois a meta está exposta, temos como referência o jogo da Liga Nacional 20011 realizado no dia 21/03 entre Santos/Cortiana e Associação Carlos Barbosa onde o Santos fez dois gols quando Carlos Barbosa optou em utilizar o goleiro linha.
Essa é uma modificação que vai dar muito que falar.....


Postado por Prof º Esp. Hugo L. A. Arnold em seu blog.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Botafogo-RJ inicia campanha com goleada


Caxias do Sul (RS) - O Casa de España/Botafogo-RJ conquistou boa vitória diante do Sumov-CE por 6 a 0, em partida válida pela Divisão Especial da Taça Brasil Masculina Correios de Futsal, categoria sub-15, que está sendo disputada no ginásio Recreio da Juventude, em Caxias do Sul, na região serrana do Rio Grande do Sul.

Com o resultado da partida ocorrida na tarde desta segunda-feira (4/3), os cariocas somaram os três primeiros pontos na chave B da competição, que ainda conta com Uirapuru-MT, Paysandu-PA e Top Sport-RS. O Sumov se manteve sem pontos na mesma chave.

Os dois times começaram mostrando muita força no ataque, embora o Casa de España estivesse muito bem no ataque. O time carioca criou ao menos três grandes oportunidades para marcar nos quatro primeiros minutos de partida. As defesas do goleiro cearense e os erros de finalização fizeram com que o placar não se modificasse, entretanto.

O time do Rio de Janeiro continuava melhor em quadra e conseguiu a abertura de placar depois de muita pressão e de um erro na marcação do time cearense, em cobrança de escanteio, Índio apareceu livre no meio da área para bater forte e vencer o goleiro Roberto, do Sumov.

Antes do final da primeira etapa o Casa de España/Botafogo ampliou a vantagem. Marcelinho e Grafite vieram tabelando da defesa botafoguense. Eles passaram por três adversários até a bola chegar ao pé de Grafite que bateu de forma certeira e marcou o segundo tento carioca na partida.

No segundo tempo o Botafogo anotou seu terceiro gol em rápida jogada de ataque. Mota recebeu em profundidade e bateu na saída do goleiro para ampliar. Pouco depois o quarto gol surgiu, em outra jogada ofensiva rápida, que foi finalizada por Grafite. No final o time do Casa de España ainda ampliou com Grafite, mais uma vez, e com Bibi, encerrando a contagem.

Para o técnico Alan Teixeira, do Casa de España, seu time esteve muito bem neste primeiro jogo. “Não esperávamos um placar tão elástico no primeiro jogo, mas os atletas atuaram bem e fizeram o placar se dilatar. Estamos treinando há três meses em busca do título deste torneio, que é muito difícil, mas que estamos levando com muita seriedade”, disse.

Jorand destaca organização do selecionado


Maceió (AL) - Um time formado por atletas disciplinados. Assim definiu o perfil de sua equipe o técnico Marcos Jorand, que levou o Rio de Janeiro à conquista do título da 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro Masculino Correios de Seleções, categoria sub-17, além de conquistar o acesso à 1ª Divisão.

Para ele o momento é de comemoração, mas há espaço para relembrar o começo do trabalho, quando houve uma pré-convocação e, dentro de critérios, o time foi escolhido. “Iniciamos o trabalho com seriedade e organização, até chegar ao time ideal que trouxemos para cá. Os atletas foram exemplares na participação”, disse.

Ele disse que os jogadores foram sérios na preparação e o título veio como fruto desse trabalho. “Eles mereceram o título, pois trabalharam muito durante os treinamentos. Todos foram assíduos e nunca faltaram os trabalhos. Por isso chegaram aqui tão concentrados e pensando no objetivo que era o acesso e o título”, avaliou.

Para Jorand, o nível da competição foi muito alta. “Na verdade, achei a outra chave, que não a nossa, mais equilibrada. Mas quando chegamos na disputa da semifinal e da final, o nível não deveu nada à divisão especial, à qual trabalho com o Fluminense, em nível de clubes. Foi um torneio bom e queria parabenizar os jogadores e seus familiares que estiveram presentes em Maceió”, finalizou.

Fluminenses conquistam a artilharia e o Fair Play



Maceió (AL) - O Rio de Janeiro se sagrou campeão da 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro Masculino Correios de Seleções, categoria sub-17. Os fluminenses fizeram a melhor campanha entre todos os participantes, vencendo todos os jogos que disputou. Além disso, o Rio ainda levou o troféu Fair Play e o de Artilheiro do torneio.

Os cariocas ficaram com a artilharia da competição. Coube a João, ala do time fluminense ser o goleador máximo do torneio com sete gols marcados. Para ele, a artilharia acabou sendo um fato novo em sua vida, pois suas características são mais de atleta que dá assistências.

“Fiquei feliz com a artilharia, mas sinceramente não esperava conquistá-la. Nunca fui de fazer muitos gols, já que jogo mais nas alas buscando deixar os companheiros na cara do gol. Essa situação acabou sendo nova para mim”, disse o atleta. O Rio de Janeiro também conquistou o Fair Play ao conquistar 18 pontos, melhor pontuação entre os participantes do torneio.

Origem da premiação
O termo em inglês, que pode ser traduzido para o português como "jogo limpo" é uma criação da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que a partir da Copa de 1986, disputada no México, começou a adotar vários critérios para premiar as boas atitudes no futebol. Da mesma forma, o futsal brasileiro também adotou essa postura e vem dando destaque às boas atitudes dos atletas em quadra. A CBFS criou uma série de critérios para determinar o vencedor do Troféu "Fair Play" nas competições.

Rio de Janeiro é campeão ao bater o Rio Grande do Norte


Maceió (AL) - O Rio de Janeiro é o campeão da 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro Masculino Correios de Seleções, categoria sub-17. Os fluminenses conquistaram o título ao baterem o Rio Grande do Norte na decisão ocorrida na manhã deste domingo (3/4), no ginásio Tenente Madalena, em Maceió (AL), pelo placar de 3 a 0.

Lembrando que as duas seleções já haviam conquistado o acesso para seus estados para a 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro Masculino Correios de Seleções, categoria sub-17, ao vencerem nas semifinais os selecionados do Maranhão e do Distrito Federal. Vale ressaltar também que a 2ª Divisão não conta com rebaixamento.

No começo o Rio de Janeiro buscou a marcação de seu gol, ao pressionar a saída de bola por parte dos potiguares. Em um dos erros de saída, os fluminenses roubaram a bola e avançaram em bloco. A bola chegou aos pés de João que bateu bem, marcando seu sétimo gol no torneio e se isolando ainda mais na artilharia.

O Rio Grande do Norte passou a atacar querendo o empate e, por pouco, não conseguiu chegar à igualdade em finalização de João, que acertou o travessão da meta fluminense. Pouco depois os potiguares tiveram para si um tiro livre sem barreira, por conta da sexta falta fluminense. Flávio foi para a cobrança, mas chutou por cima do gol.

No segundo tempo o jogo ficou mais aberto, com Rio Grande do Norte atacando e Rio de Janeiro buscando o gol nos contra ataques. Em um deles, por pouco não sai o gol. Depois de uma defesa espetacular do arqueiro potiguar, no rebote, Vargas chutou, mas a defesa norte-rio-grandense tirou em cima da linha.

Mas no ataque seguinte o Rio de Janeiro não perdeu a chance e marcou. Tim recebeu na esquerda de defesa e partiu em velocidade para o ataque. Ele passou por um marcador e chutou cruzado. A bola desviou na marcação e enganou o goleiro Jordan, que foi pego no contra pé. No final, Vargas ampliou em contra ataque, fechando o placar.

De virada, RJ vai a final contra RN e conquista acesso


Maceió (AL) - O Rio de Janeiro é o segundo finalista da 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro Masculino Correios de Seleções, categoria sub-17. Os fluminenses chegaram à decisão ao baterem o Maranhão, na manhã deste sábado (2/4), no ginásio Tenente Madalena, em Maceió (AL), pelo placar de 4 a 3.

Com o resultado os fluminenses também comemoraram a classificação à 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro Masculino Correios de Seleções, categoria sub-17, ao lado do Rio Grande do Norte, que também conseguiu sua vaga. Fluminenses e potiguares se enfrentam pelo título na manhã deste domingo (3/4), a partir das 10h.

O jogo começou com igualdade de ações entre as duas partes. Tanto os fluminenses quanto os maranhenses buscavam o ataque e criavam boas oportunidades para marcar. E quem acabou abrindo o placar foi o Maranhão. Em rápida jogada de ataque, o passe chegou certeiro até Alef que bateu cruzado e abriu a contagem.

O Rio de Janeiro, que havia perdido boas chances no jogo, buscou o empate de todas as maneiras, até o intervalo de jogo, mas encontrou em sua frente uma defesa sólida e bem postada, que rechaçou as suas jogadas ofensivas. Com isso, o placar permaneceu o mesmo até o final da etapa.

No segundo tempo o Rio de Janeiro se lançou ao ataque em busca do empate, mas acabou sofrendo o segundo gol. Quando chegava em bloco no setor ofensivo, o Rio de Janeiro se descuidou da defesa e os maranhenses se aproveitaram para marcar por cobertura, em grande finalização de Rato.

Os fluminenses se mantiveram no ataque e logo chegaram ao primeiro gol. Depois de rápida troca de passes em contra ataques, o Tanque recebeu dentro da área e bateu para diminuir o placar. Nos minutos seguintes o Rio de Janeiro empatou. Depois de escanteio pela esquerda, com gol de Tim, aos 29 minutos de jogo.

Em uma pressão incrível o Rio de Janeiro se manteve no ataque e acabou chegando ao terceiro gol. O goleiro André se lançou ao ataque e, em boa jogada pela direita de ataque cruzou para o meio da área, onde Alex dividiu com a defesa maranhense e tocou para o fundo das redes, marcando a virada fluminense.

No final os fluminenses ainda ampliaram com João, que notou o goleiro fora do gol e bateu bem para marcar. Vitor descontou para o Maranhão que buscou o empate, mas não teve tempo hábil. “Nosso objetivo já está alcançado, que é o acesso. Agora buscaremos o título, que será certamente uma decisão tão difícil quanto foi essa semifinal”, disse o técnico Marcos Jorad, do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro confirma primeira colocação com triunfo


Maceió (AL) - O Rio de Janeiro teve uma atuação boa, em uma partida que valia apenas para cumprimento de tabela, e venceu Alagoas pelo placar de 17 a 0, em confronto válido pela disputa da 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro Masculino Correios de Seleções, categoria sub-17.

Com o resultado da partida ocorrida na noite desta sexta-feira (1/4), no ginásio Tenente Madalena, em Maceió (AL), o time fluminense chegou aos nove pontos ganhos na chave B da competição, se mantendo como líder isolado. Os alagoanos terminaram sem pontuar no mesmo grupo.

O Rio de Janeiro não encontrou dificuldades para sair de quadra com a vitória. Alagoas, já eliminada, já tinha liberado boa parte de seus atletas, ficando apenas seis para defender o selecionado na noite desta sexta-feira (1/4). Com isso o time fluminense pressionou Alagoas em busca da vitória.

No primeiro tempo o gol inicial saiu aos seis minutos de jogo, em chute de Tanque. O mesmo Tanque também marcaria o segundo tento fluminense no confronto, em mais uma boa finalização aos sete minutos percorridos de jogo. O Rio de Janeiro, com a vantagem, relaxou um pouco no jogo.

Mas na sequência o time continuou atacando e chegou ao terceiro gol aos 13 minutos, em chute de Buchecha. Mais uma vez Buchecha marcou em boa finalização pela direita, aos 14 minutos. Até o final do primeiro tempo os fluminenses continuaram atacando até chegar ao quinto tento, anotado por Fabinho.

Na segunda etapa os gols continuaram saindo. Joãozinho; Breno; Tanque, em mais duas oportunidades; João, também em mais duas oportunidades; Buchecha; André; Rhuan e Breno, mais três vezes, encerrando a contagem.

Rio de Janeiro bate capixabas em seu segundo jogo


Maceió (AL) - O Rio de Janeiro praticamente garantiu sua classificação às semifinais da 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro Correios Masculino de futsal, categoria sub-17, ao bater os vizinhos do Espírito Santo pelo placar de 6 a 1, em confronto realizado na tarde desta quinta-feira (31/3), no ginásio Tenente Madalena, em Maceió (AL).

Com o resultado os cariocas somaram seis pontos ganhos na chave B da competição, alcançando a liderança isolada do grupo. Os capixabas ficaram na segunda colocação, com três pontos ganhos, podendo ser alcançados ou por Alagoas ou pelo Distrito Federal que se enfrentam ainda neste dia.

Na primeira etapa a equipe fluminense esteve um pouco melhor na partida. Jogando com velocidade e pressionando a defesa capixaba, os atletas do Rio de Janeiro conseguiram a abertura de placar aos doze minutos de partida, quando Breno recebeu boa assistência e bateu forte para marcar.

O gol pareceu ter abalado o selecionado do Espírito Santo que errou na marcação de um contra ataque do Rio de Janeiro. Em passe em profundidade pela esquerda de ataque a bola chegou até João, cerca de um minuto depois. Ele recebeu e tocou com categoria na saída do goleiro, ampliando a vantagem.

Na sequência os capixabas buscaram a reação, mas o período terminou com vitória parcial do Rio de Janeiro. Na segunda etapa o Espírito Santo buscou a reação e diminuiu com Paje, mas Vargas ampliou a vantagem carioca. A partir daí o time do Rio de Janeiro passou a controlar muito o placar.

João marcou o quarto aos 26 minutos de jogo. Exatamente um minuto depois, os fluminenses chegaram em ataque pela esquerda e, no cruzamento, Preto tentou cortar e acabou marcando gol contra. O sexto tento chegou em forte chute de João, aos 28 minutos, encerrando a contagem do placar.

Para o técnico Marcos Jorand, seu time teve uma partida mais equilibrada e solta do que na estreia. “Hoje jogamos bem. Os atletas estavam mais soltos em quadra e isso ajudou na construção do placar. Estamos praticamente classificados e utilizaremos uma equipe mesclada, para poupar alguns atletas, pensando nas semifinais”, disse.