quinta-feira, 14 de abril de 2011

Conmebol se reúne e delibera sobre futsal

Na última terça-feira (12/4) a Confederação Sul-Americana de Futebol se reuniu com representantes de federações sul-americanas e da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal na cidade de Luque, no Paraguai, para deliberar sobre o futsal e sobre o futebol de praia. A reunião foi comandada por seu representante máximo do futsal na entidade, o uruguaio Eugenio Figueredo, vice-presidente da Conmebol.

Ao todo, representantes das federações de futebol da Argentina, por meio de Mauricio Catelani; da Federacão Boliviana, por meio de Donald García e Juan Gironas; da CBFS, Afonso Covello Netto e Vicente Piazza; da Federação do Chile, por Luis Alberto Ramírez; da Federação Colombiana, por Saúl Martínez; da Associação Paraguaia, por José Luis Alder e Héctor Martínez; da Federação Peruana, por Julio Pastor Ampuero e da Associação Uruguaia, Kevork Kouyoundjian.

Várias resoluções foram tomadas. As mais importantes para o futsal foram as seguintes:

Malwee é declarada Campeã Sul-americana de Clubes 2009

A primeira decisão importante para o futsal foi a declaração da Malwee como campeã sul-americana de clubes em 2009. O clube catarinense chegou à decisão ao vencer o Zonal Sul e iria enfrentar o time do Bello Jaurubi, de Medellín, na Colômbia. Com a impossibilidade da apresentação do clube colombiano para a decisão, o título ficou com a Malwee.

Encarnación será sede do Zonal Sul em 2010

A cidade do sudeste paraguaio será a sede do Zonal Sul do Campeonato Sul-Americano de Clubes, relativo ao ano de 2010. O torneio, que estava pendente desde o ano passado, será realizado entre os dias 27 de maio até o dia 3 de junho. Participarão dos torneios times da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O Chile, por impossibilidade, avisou que não enviará participantes.

A final será na Venezuela

Como o Zonal Norte já tem definido seu campeão, que é a equipe de Riviera Vargas, da Venezuela, a final contra o vencedor do Zonal Sul será em solo venezuelano. A Federação Venezuelana de Futebol será notificada para realizar a decisão continental em um prazo de 15 dias da final do Zonal Sul, depois da definição do campeão do Zonal Sul.

Zonal Norte de 2011 será no Equador

A Federacão Equatoriana de Futebol solicitou a organização do Zonal Norte do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futsal. A definição das datas e da sede do torneio terá que ser definido até o mês de setembro de 2011. Caso haja impossibilidade de organização da competição, o torneio será disputado na Colômbia.

Brasil será anfitrião e sede do Zonal Sul e final em 2011

A Confederação Brasileira de Futsal fez uma petição requerendo a organização e sediamento do Zonal Sul do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futsal, relativo ao ano de 2011. A Conmebol pediu para breve a definição de datas e local dos jogos, dando como data limite para realização do Zonal Sul para o mês de novembro de 2011. De acordo com o sistema rotativo, a final do Sul-Americano de Clubes deverá ser disputada no mês de dezembro de 2011.

Sul-Americano de Seleções Feminino será na Venezuela em 2011

A Federação Venezuelana de Futebol se candidatou a ser a sede do Campeonato Sul-Americano de Seleções, categoria feminina. As definições de datas ainda serão divulgadas pela entidade venezuelana. Esta será a quarta edição do torneio, que já foi disputado em 2005, na cidade de Barueri, no Brasil; em 2007, na cidade de Guayaquil, no Equador; e em 2009, na cidade de Campinas, Brasil. O Brasil venceu todas as edições.

Proposta de unificação do Sul-Americanos de Clubes
Houve a proposta de que em futuras edições, o Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futsal unisse os Zonais Norte e Sul, em uma só competição. A competição seria disputada em ida e volta em diferentes cidades, sendo que somente um clube de cada país participaria da competição. Ficou definido que o tema será avaliado e revistado na próxima reunião, em 2012, com possibilidade de disputa em 2013.

Eliminatória da Copa do Mundo de Futsal FIFA Tailândia 2012

Foi dada a prioridade da Argentina ser a sede das Eliminatórias para a Copa do Mundo de Futsal Fifa 2012. Caso o país não tenha possibilidades de organzação, o Brasil será a sede, com Bolívia como terceira possibilidade e Venezuela a quarta. Se propôs a realização das eliminatórias no mês de março de 2012. O Mundial será disputado na Tailândia entre os dias 2 e 18 de novembro do mesmo ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário