terça-feira, 5 de abril de 2011

O “Novo” Goleiro Linha.

Após a nova regra que passou a vigorar em 2011 em relação à utilização do goleiro, mais precisamente sua participação com os pés, como um jogador a mais na linha para que ocorra uma vantagem numérica no ataque fez com que técnicos e jogadores passasem por uma readaptação ao jogo de futsal.
A meu ver com a assimilação da regra vai haver uma melhora significativa no jogo o deixando mais dinâmico e delegando funções específicas para as funções dentro de quadra, ou seja, goleiro bom vai continuar sendo aquele que faz a diferença debaixo da meta e os jogadores de linha que muitas vezes se beneficiavam com passes para o goleiro, terão que resolver os problemas do jogo de uma nova maneira.
Vale ressaltar que o jogo passa a ser mais atraente quando uma equipe optar em colocar o goleiro linha, pois o mesmo poderá jogar apenas na sua quadra de ataque. Sendo assim o que temos visto é os treinadores colocando o goleiro linha na ala, deixando como último homem um beque, para que não sofram a falta imposta pela nova regra. Não posso deixar de citar que muito antes dessa regra passar a vigorar, já tínhamos um técnico em São Paulo especificamente, precursor do goleiro linha em nosso estado que já tomava estas atitudes ele é: Marco Antonio, mais conhecido como “Batata”. Por diversas vezes assisti jogos de sua equipe onde o goleiro transitava entre a ala, pivô, com objetivos distintos hora para atacar, hora para a manutenção da posse de bola. Posso relatar também que como todos técnicos às vezes essas tais mudanças não surtiam efeito positivo, mais o bom é que o mesmo não pecava pela omissão, seus jogos se tornavam mais inteligente e atraente.
Que podemos concluir é que neste primeiro momento a utilização do goleiro linha não está surtindo o efeito esperado, para aqueles que estão utilizando, não sei se pela impaciência dos jogadores que acabam forçando jogadas resultando em gol adversário, pois a meta está exposta, temos como referência o jogo da Liga Nacional 20011 realizado no dia 21/03 entre Santos/Cortiana e Associação Carlos Barbosa onde o Santos fez dois gols quando Carlos Barbosa optou em utilizar o goleiro linha.
Essa é uma modificação que vai dar muito que falar.....


Postado por Prof º Esp. Hugo L. A. Arnold em seu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário