quinta-feira, 28 de abril de 2011

Quantificação de Treino - Distribuição do Tempo


Vou dividir o assunto em quatro itens de análise desta pesquisa, do qual julgo relevantes para nossa avaliação.
Antes disso gostaria de comentar brevemente alguns detalhes da metodologia da coleta, o avaliador executou a filmagem de seis sessões de treinamento de quadra, somente os que foram realizados trabalhos com bola.
Após essa coleta, foram quantificados os trabalhos realizados, através da distribuição dos tempos e a execução da cada tarefa.
Com a coleta é possível ter um Raio X das atividades que realizamos nos treinamentos e também qual a ênfase que damos a determinadas atividades, lembrando que no Alto Rendimento determinadas atividades são imprescindíveis para o sucesso da equipe.
Vou iniciar falando da Distribuição de Tempo onde foram analisados o tempo para cada etapa das sessões. Num total de 498 (quatrocentos e noventa e oito minutos) vou discriminar o percentual para cada momento.
Segmento do Treino Percentual
Atividade Inicial 21%
Treino Físico 8%
Treino Técnico 3%
Treino Tático 49%
Jogo/Competição 17%
Dentro desta distribuição de tempo, foram feitas as analises da Função da Tarefa, Condição da Tarefa e Ocupação Espacial/Espaço em Quadra.

Vamos rapidamente definir cada item referente ao segmento do treino para melhor entendimento.

Atividade Inicial – Tempo destinado a conversa com o técnico, o aquecimento, atividades de pré-preparação para o treino principal.

Treino Físico – Se durante a sessão foram realizadas alguma atividade relacionada especificamente à parte física (Força, Velocidade, Agilidade, Etc...).

Treino Técnico – Atividades com nível de exigência e solicitação dos fundamentos básicos (Passes, Recepção, Finalizações e Condução de Bola, Etc...).

Treino Tático – Atividades que contemplam as ações táticas básicas ou avançadas, os jogos situacionais e de sustentação tática da equipe.

Jogo/Competição – Atividades competitivas dentro do treinamento que utilizam os sistemas táticos propostos pela equipe e aperfeiçoam essas atividades.

No próximo post vamos falar sobre a Função da Tarefa, grande abraço a todos e sucesso.
Postado por Marquinhos Xavier em seu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário