sexta-feira, 8 de abril de 2011

Federações da região Sudeste se reuniram em Fortaleza


Fortaleza (CE) - As federações da região Sudeste estiveram reunidas na manhã desta quinta-feira (7/4), como parte dos eventos que marcam a realização da Assembléia Geral Ordinária anual da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal (CBFS).

O estado de São Paulo não enviou representante. Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro estiveram presentes no auditório do Comfort Hotel Fortaleza, local da reunião, juntamente com dirigentes da CBFS e o presidente da entidade nacional: Aécio de Borba Vasconcelos.

“As federações precisam trazer propostas a Confederação. Se hoje o futsal é tão forte, como realmente é, devemos esse sucesso a dedicação de cada um, a glória é de todos. Olha o tamanho da dimensão, são quase 400 mil atletas inscritos na CBFS. Números, inegavelmente, grandiosos”, relatou o dirigente máximo do salonismo nacional.

Álvaro Melo Filho, vice-presidente geral da CBFS, ressaltou a importância do elo entre federações e Confederação. De acordo com o mesmo, todo trabalho, para o próprio bem da modalidade, precisa ser realizado em conjunto, principalmente diante de um calendário tão extenso.

“A CBFS, mesmo diante de sua autoridade, não passa por cima das federações, que são nossas filiadas. O primeiro contato dos clubes tem que ser com as instituições estaduais. Todo trabalho tem que ser feito em conjunto e seguir hierarquias. Importante ressaltar que nosso calendário de competições é o mais longo do mundo. Ninguém no planeta, nenhum esporte, realiza tantos campeonato em uma única temporada”, analisou Álvaro Melo Filho.

Os assuntos foram debatidos um a um, com destaques para: investimentos nas categorias de base, maior organização das federações, formas de disputas, sediamentos, calendário reduzido em 2012 (devido ao Mundial na Tailândia), prestação de contas etc.

Para Marcos Antônio Madeira, presidente da Federação Mineira, as entidades estaduais precisam ser mais valorizadas. “Não adianta fugir da seguinte vertente: são as federações que movimentam os esportes no país e não os clubes. Nossa categoria é a essência, com o apoio da Confederação, temos que ser reconhecidos e apoiados por isso”, disse o representante de Minas Gerais.

Segundo Arnaud Agostinho Cordeiro Filho, presidente da modalidade no Espírito Santo, o momento é de trabalhar, muito. “Posso falar que minha federação estava em total abandono. Estava tudo paralisado e agora estamos tentando ajeitar tudo, passo a passo. O que eu quero, com a colaboração da CBFS, é incentivar os praticantes e amantes do futsal a se moverem novamente no ES, que acabou sendo tomado pelo Beach Soccer”.

Por fim, o diretor do Departamento Técnico da Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro advertiu aos demais a importância de investir nas categorias de base. De acordo com ele, o objetivo é dar continuidade aos bons resultados que o RJ tem obtido ultimamente.

“Primeiramente temos que nos organizar, só assim poderemos solicitar algo verdadeiramente concreto a CBFS. Não pretendemos modificar a maneira como investimos nas categorias de base, pois tem dado certo e esse é o futuro do nosso esporte”, fechou a reunião José Cabral França Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário