sábado, 31 de julho de 2010

Timão supera seu rival e conquista o Campeonato Metropolitano







Um jogo de arrepiar. Assim foi a grande decisão entre São Caetano/Corinthians/UNIP e Palmeiras/Jundiaí, que protagonizaram um belo espetáculo para a nação corintiana que lotou o ginásio do clube.

Macaé goleia fora de casa e segue na luta pela classificação


Em partida realizada na tarde deste sábado, 31 de julho, a equipe do Macaé Sports (RJ) goleou o Praia/Pepsi/Curinga Fiat (MG) pelo placar de 5 a 1. Com a vitória em Uberlândia, interior de Minas Gerais, o clube fluminense chegou aos 22 pontos na tabela e segue na briga pela a última vaga na segunda fase da Liga Futsal 2010.Mais ofensivo, o Macaé Sports dominou praticamente todo primeiro tempo, quando teve mais posse de bola que o adversário. Do outro lado, o time mineiro tentava surpreender nos contra-ataques, mas pecava nos arremates. Melhor em quadra e com dois gols (6min14 e 10min03) do jovem ala Tota, que iniciou o duelo no banco de reservas, a agremiação visitante foi para o intervalo em vantagem – 0 a 2 no placar.O confronto no ginásio Oranides Borges do Nascimento continuou movimentado, com várias chances de gols para ambos os times. Aos 22min14, o ala Léo Santana diminuiu para o Praia e recolocou a equipe da casa na partida.Na segunda metade do período final, sem se abater com a reação mineira, o Macaé Sports garantiu a vitória por 5 a 1 com gols de Wellington, Higor e Betão. Com os três pontos, a equipe fluminense saltou para a décima terceira posição com 22 pontos ganhos.

Corinthians conquista o título do Metropolitano em SP

O São Caetano/Corinthians/Unip conquistou nesta sexta-feira (30/7) o título do Campeonato Metropolitano de São Paulo. A final ocorreu no ginásio do parque São Jorge, diante do Palmeiras/Jundiaí, com triunfo dos corintianos por 4 a 1 no tempo normal, e por 2 a 0 na prorrogação. Com a vitória, os alvinegros conquistaram seu primeiro título da temporada

O clássico começou bastante movimentado, com o timão tomando a iniciativa. O comandante PC de Oliveira trabalhou a equipe para não deixar o goleiro Erick jogar, fazendo com que o jogador, não tivesse espaço para passar e chutar.

Logo aos dois minutos de jogo, os alvinegros abriram o placar. Cabreuva driblou na ala e passou para Simi no fundo da quadra, o ala levantou a cabeça e passou para Arthur chutar com a perna esquerda e inaugurar o marcador, enlouquecendo a fiel torcida.

Faltando 7 minutos para encerrar a primeira etapa, os donos da casa aumentaram. Simi aproveitou bem o rebote após chute de Arthur e fez o segundo.

No segundo tempo, o timão voltou avassalador e não demorou a fazer o terceiro. Cabreuva e Simi trocaram passes rápidos. O ala arrancou desde o meio da quadra e na saída do goleiro finalizou no ângulo e ampliou.

O Corinthians jogava com facilidade e sem maiores dificuldades fez o quarto. Paulinho Japonês acertou um forte chute na entrada da área deixou a equipe com larga vantagem. Com 4 a 0 no marcador, os adversários não tinham mais nada a perder e foram testando inúmeras formações com jogadores diferentes.

Faltando três minutos para o fim, o Palmeiras diminuiu com Mateus, que aproveitou um rebote e fez o gol. O tempo normal terminou com o placar em 4 a 1 para o timão.

Na prorrogação, os alvinegros jogavam pelo resultado igual, o que obrigou o Palmeiras ser mais ofensivo. Os donos da casa procuravam não se arriscar, já que uma vitória simples do Palmeiras tirava o titulo do Parque São Jorge. Os primeiros cinco minutos foram de maior posse de bola dos visitantes.

Na etapa complementar, o jogo se decidiu. Empurrado pelos mais de seis mil corinthianos e com muita superação, o Corinthians não deixou o troféu escapar. O Palmeiras usou o seu goleiro Erick, para tentar chegar ao gol. Faltando apenas dois minutos para o final, Simi, fez jogada individual, entrou na área, driblou o goleiro Careca e fez o gol.

Em desvantagem e já no desespero o alviverde tentou empatar, mas a defesa bem postada não correu riscos. Em um ataque do Palmeiras, a bola sobrou para o capitão Paulinho Japonês, que desde a sua própria quadra chutou e fez o segundo para o timão.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Seleção sub-20 é convocada para o Sul-Americano


O técnico da Seleção Brasileira sub-20, Vander Iacovino, divulgou nesta quinta-feira (29/7) a lista de convocados para a disputa do Campeonato Sul-Americano Sub-20, que será realizado de 25 de setembro a 2 de outubro, em Antioquia, região metropolitana de Medellín, na Colômbia.Foram convocados 14 atletas. Todos eles atuam em clubes brasileiros. A apresentação da equipe será no dia 17 de setembro, no CT Aécio Borba de Vasconcelos, em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza (CE). O grupo treinará no local até o dia 23, data da viagem para a Colômbia. Dos convocados, oito estiveram presentes no período de treinamentos realizado em março deste ano no CT da CBFS. O goleiro Dudu, o fixo Arthur, os alas Dian, Vitinho, Franklin e Bateria, além dos pivôs Ferrão e Ximbinha, participaram das atividades no início do ano, que foram comandadas pelo técnico Vander Iacovino.Será a quinta edição do Campeonato Sul-Americano, que ocorre desde 2004, sempre em intervalos de dois anos. O Brasil foi o primeiro a sediar o torneio, que já foi realizado no Equador (2006) e na Colômbia (2008), país que será sede também em 2010. A Seleção Brasileira venceu todas as edições do campeonato e buscará o pentacampeonato.

Confira a lista de convocados

– Campeonato Sul-Americano sub-20

Goleiros

Dudu (Krona/Joinville/Dalponte-SC)

Igor (Malwee/Cimed-SC)

Deivid (Malwee/Cimed-SC)

Fixos

Ian (Moita Bonita-SE)

Amadeu (Moita Bonita-SE)

Arthur (São Caetano/Corinthians/Unip-SP)

Alas

Dian (Malwee/Cimed-SC)

Vitinho (São Caetano/Corinthians/Unip-SP)

Bateria (Krona/Joinville/Dalponte-SC)

Vinícius (Colégio Londrinense-PR)

Franklin (Barueri-SP)

Pivôs

Ferrão (Cortiana/AFF-RS)

Ximbinha (São Caetano/Corinthians/Unip-SP)

Moreno (Malwee/Cimed-SC)

Poker atua pelo Estadual nesta sexta

Depois de ter vencido o Cabo Frio na estréia no segundo turno do Campeonato Estadual de Futsal, o Poker/PEC enfrenta a ADDP, também na Região dos Lagos, nesta sexta-feira (30), às 19 horas, no Ginásio Aracy Machado.Campeão invicto do primeiro turno, o Poker/PEC tem como meta vencer todas as partidas desta competição, sem distinção de adversário. O pivô Conrado lembra a situação da equipe na Liga Futsal, que agora depende de outros resultados para a classificação no G-12.“Temos de entrar para vencer independentemente de o adversário ser tecnicamente mais fraco ou mais forte. Isso é importante para no final não ficarmos dependendo de outros resultados, da mesma maneira que está acontecendo na Liga. Temos de contar com as nossas próprias forças”, afirmou.Conrado faz questão de ressaltar que todas as partidas disputadas em Cabo Frio são sempre muito difíceis. Ele acredita que a ADDP deverá jogar da mesma maneira que atuou no primeiro turno, quando atuou na defesa. “Essa é a melhor maneira de desarticular a defesa adversária, com velocidade, toques rápidos e precisos. Vamos para vencer e temos condições para isso”, explicou.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Jogos Técnicos-Táticos


JOGO: POSSE DE BOLA COM AUXÍLIO DE BASES

Objetivos:

1) Deslocamentos rápidos

2) Aproximação

3) Procura por espaços livres

4) Posicionar-se em linha de passe

5) Prever situação futura

6) Resistência espefíca de jogo


Desenvolvimento e regras:

- Três equipes de 04 jogadores

- Componentes de uma equipe formam um quadrado imaginário (½ quadra ou quadra toda)(cada jogador se coloca em uma ponta do quadrado)

- Jogadores que formam o quadrado são chamados de base, e servem de apoio para a equipe que estiver com a posse de bola- As outras duas equipes disputam posse de bola

- Os jogadores que pertencem as equipes que disputam a posse de bola, podem tocar na bola uma ou duas vezes a cada bola recebida antes de passar para o companheiro ou base

- Qualquer equipe pode usar uma das bases para auxílio na posse de bola

- A base pode apenas tocar uma vez na bola

- A base não pode passar a bola para o mesmo jogador que fez o passe para ela (base)

- Não pode ser feito passes de base para outra base

- Quando a bola sai do quadrado, passa a pertencer à equipe adversária a quem fez o último toque

- A equipe que realizar ‘N’ trocas de passes, sem sofrer de interceptação ou perda da posse de bola marca 01 ponto.

Pivô Maicky se despede da Intelli/Orlândia


Aos 34 anos, o pivô Maicky se desligou da Intelli/Orlândia (SP), equipe que disputa a Liga Futsal 2010 – principal competição do salonismo nacional. Com um currículo invejável, inclusive com várias passagens pela Seleção Brasileira, o experiente atleta explicou sua saída do clube paulista.“Fiz uma cirurgia em novembro e desde minha volta eu estava sendo pouco aproveitado pela comissão técnica. Fiz o máximo para buscar meu espaço, mas como não deu certo achei melhor pedir pra sair. Fiquei insatisfeito, mas penso que era o momento de seguir minha carreira em outro time”, comentou o pivô.Na Liga deste ano, o atleta, natural de Osasco (SP), foi relacionado em dez partidas e assinalou dois gols. Entre seus principais títulos, destaques para: o bicampeonato da Taça Brasil de Clubes (99 e 00), a Liga Futsal 2001, o Mundialito 2001 e o tricampeonato Brasileiro de Seleções (02, 03 e 06).Ainda de acordo com Maicky, que ainda não assinou com nenhuma outra equipe, o momento agora é de agradecer o carinho de todos os torcedores locais e também aos dirigentes da Intelli/Orlândia.“Deixo com tristeza a cidade de Orlândia e faço questão de agradecer o apoio de toda torcida, que sempre me tratou com muito carinho e respeito. Também quero agradecer o diretor Roberto e o presidente Vincenzo pelo apoio”, concluiu Maicky

terça-feira, 27 de julho de 2010

Coincidência? Sorte? Conhecimento e Trabalho!

Desde muito tempo venho utilizando a estatística coletiva de aproveitamento para fundamentar meus pontos de vista, tenho feito um estudo sobre o desempenho das equipes que participam da Liga Nacional e acompanhando seus retrospectos técnicos para obter informações que possam me auxiliar na montagem do planejamento e metas de pontuação. Atribuir esses números a mera coincidência é loucura não é mesmo? É mais difícil chegar a repetir todos esses dados do que estimar metas possíveis de serem alcançadas. A meta de pontuação faz com que a equipe possa administrar melhor seus resultados, quando negativo e também quando favorável. Se perder um jogo em momento e situação onde aquele resultado não fará falta a derrota pode ser encarada como natural sem promoção de problemas emocionais para a equipe, quando se perde um jogo fundamental é preciso buscar em outra oportunidade e assim vai se montando um caminho rumo ao alcance dessa meta.Abaixo um exemplo, da campanha da Copagril/Favile/Dalponte/MCR na Liga Nacional 2009 e 2010 (Primeira Fase). Em 18 jogos realizados a pontuação e a posição de classificação são idênticas assim como alguns critérios técnicos como número de vitórias, empate e derrotas.Liga Vitória Empate Derrota Gols F Gols S Ptos %Aproveitamento2009 9 4 5 38 27 31ptos 57,41%2010 9 4 5 42 31 31ptos 57,41%Vale lembrar que esta comparação foi realiza em 18 jogos, ou seja, até o momento...assim podemos criar um parâmetro comparitivo identico, restam ainda 2 partidas para fechar a edição de 2010, podendo melhorar o desempenho geral da equipe na finalização desta fase.

Postado por Marquinhos Xavier

FPFS anuncia Diário de S.Paulo e Rede Bom dia como parceiros


Após oito meses de negociação, a Federação Paulista de Futsal mais uma vez inova e conquista o merecido espaço nas mídias. A FPFS fechou uma inédita parceria com o conceituado Diário de S. Paulo e o jornal Rede Bom dia. A coluna será semanal e trará as notícias do novo Paulistão A1, com chamadas para os jogos, as notícias dos clubes e a classificação atualizada.Além de placas nos ginásios (incluíndo na grade de televisão), o novo Diário de S.Paulo também estará presente em todas as ações de marketing da FPFS, terá seu logotipo estampado num dos gomos da bola oficial e banner no site oficial da entidade.O Diário de S. Paulo (SP) chegou amanhã às bancas todo renovado. Novo projeto editorial, onde a consequência é mais importante que o fato. Novo projeto gráfico, mais visual, mais limpo. Novo formato, do tamanho da comodidade do leitor. Totalmente a cores.O investimento no parque gráfico para mudar o formato e aplicar cores em todas as páginas foi de USD 1,5 milhao. O projeto é dos espanhois da Innovation e uma campanha da WMcCann exibirá novo slogan do jornal - 'O meu querido diário'.


Macaé vence fora de casa e continua lutando por vaga


O Macaé Sports se manteve vivo na luta por uma das vagas ao vencer o Florianópolis FutSal pelo placar de 5 a 2, jogando no ginásio do Sest/Senat, em Florianópolis (SC), na noite desta terça-feira (27/7). Com o resultado o time fluminense alcançou os dezenove pontos na classificação geral da Liga Futsal 2010. O Florianópolis, que já estava classificado, manteve os 32 pontos e ficou com a sétima colocação. Como era de se esperar, o confronto começou com muita disputa de bola no meio de quadra por parte das duas equipes. O Macaé Sports precisava obrigatoriamente de uma vitória para se manter com chances de classificação para a próxima fase da Liga Futsal 2010. Por isso, o clube fluminense atacou muito.As chances foram sendo criadas e, depois de algumas ações ofensivas, o Macaé chegou ao primeiro gol. Daniel Miranda recebeu passe no ataque e bateu forte para abrir o placar do jogo. O Florianópolis, que também buscava a vitória para melhorar seu posicionamento na tabela, equilibrou o jogo.Com cautela, o clube fluminense buscou nos contra ataques o melhor momento para surpreender os donos da casa. E quando teve a possibilidade para chegar ao segundo gol, o Macaé não desperdiçou. Fabrício recebeu passe em profundidade e bateu bem para anotar o segundo gol fluminense.Antes do final da primeira etapa os catarinenses pressionaram o Macaé e conseguiram descontar a vantagem, em finalização de Thiaguinho, aos 16 minutos de partida. No segundo tempo o confronto se manteve movimentado e o clube catarinense chegou ao empate em arremate de Alvinho. Mas o Macaé continuou melhor e fechou o resultado positivo com gols de Cazuza, em duas oportunidades, e Fabrício.

Copagril derrota Poker e sobe na classificação

A Copagril/Faville/Dalponte (PR) segue subindo na tabela de classificação da Liga Futsal 2010. Nesta terça-feira (27/7), os paranaenses venceram o Poker/PEC (RJ) por 4 a 3, no ginásio Ney Braga, em Marechal Candido Rondon (PR), e chegaram aos 34 pontos, subindo para a quinta colocação. Agora, no próximo sábado (31/7), às 20 horas, o time rondonense encerra a participação na primeira fase contra o Carlos Barbosa (RS). Por outro lado, o Poker, que entrou em quadra querendo vencer para garantir a vaga sem depender de ninguém, permaneceu com 28 pontos, na décima colocação. Por causa dos resultados dos concorrentes, que foram favoráveis ao time de Petrópolis, a equipe garantiu a classificação mesmo derrotada. A Copagril começou muito bem a partida e abriu o placar logo aos 4min07, com um gol do pivô Marquinhos. Aos 5min34, o ala Dyego fez o segundo e, aos 7min44, ele marcou também o terceiro gol paranaense. Depois de lavar o terceiro, o Poker começou a reagir. Aos 8min31, o fixo Vinícius descontou para os cariocas e iniciou uma reação. No entanto, aos 15min57, o pivô Chico Paulista fez o quarto da Copagril e fechou o placar parcial em 4 a 1.Na segunda etapa, a Copagril tentou administrar o resultado desde o início, mas o Poker pressionou muito com o goleiro-linha Rodriguinho. Aos 30min45, o ala Marcinho diminuiu o placar e, aos 36min18, Rodriguinho reduziu a vantagem paranaense para um gol. No entanto, mesmo com a pressão, os cariocas não conseguiram o empate.Para o fixo Renan, da Copagril, a equipe permitiu a pressão carioca na segunda etapa. “Nosso time estava com uma vantagem muito boa, mas diminuímos o ritmo para não oferecer o contra-ataque. Erramos muitos gols e eles usaram o goleiro linha para pressionar nosso time e nós falhamos um pouco na marcação. Mas, no final, arrumamos a marcação e conseguimos a vitória”, afirmou.

Krona derrota Malwee no clássico catarinense

Deu Krona/Joinville/Dalponte contra a Malwee/Cimed, no clássico catarinense da rodada desta terça-feira (27/7) da Liga Futsal 2010. Jogando em casa, no ginásio da Univille, em Joinville (SC), o time da casa derrotou a equipe de Jaraguá do Sul (SC) por 6 a 4 e confirmou a segunda classificação da primeira fase do torneio.Agora, a Krona tem 40 pontos e não pode mais ser alcançada pelas equipes que estão abaixo na tabela. Na segunda-feira (2/8), os joinvillenses enfrentam o São Caetano/Corinthians/Unip (SP), às 19h15.Já a Malwee, com a derrota, permanece na terceira colocação da tabela, com 36 pontos. Na quinta-feira (29/7), o time de Jaraguá fecha a participação na primeira fase contra a Assoeva/Unisc/Kofram (RS), às 20h15, na Arena Jaraguá.O jogoA Krona começou melhor primeira etapa. Na metade período, os joinvillenses imprimiram um ritmo forte e abriram o placar aos 7min29. Depois de jogada invidual, o ala Guina rolou para o pivô Humberto, que finalizou com força, mas o goleiro Bazílio fez a defesa parcial. No rebote, Guina só empurrou para marcar o primeiro gol dos mandantes. A vantagem no placar e o apoio da torcida deram forças à Krona, que ampliou o marcador 15 segundos depois. Humberto recebeu passe e, depois de driblar o fixo Neto, acertou um chute cruzado no ângulo para fazer o segundo. A pressão da Krona não diminuiu e, aos 9min, saiu o terceiro gol, mais uma vez com participação da dupla Guina/Humberto. O ala recebeu passe na direita e passou a bola por entre as pernas do fixo Neto para depois chutar com força. Bazílio desviou a bola, e o pivô, bem posicionado na área, cabeceou com precisão para aumentar o marcador.Com atuação apagada, a Malwee só foi se recuperar no fim da etapa, aos 15min06. Em um ataque pela esquerda, o ala Johnatan chutou cruzado e surpreendeu o goleiro Franklin, que não conseguiu evitar o primeiro gol dos time de Jaraguá do Sul. Nesse momento, o ala Falcão passou a atuar de goleiro-linha e começou a mudar a partida. Primeiro, ele fez excelente defesa à queima-roupa em chute de Guina. Depois, aos 18min56, ele recebeu passe de Lenísio e chutou cruzado para diminuir a vantagem joinvillense e fechar o placar parcial em 3 a 2.Na saída para o intervalo, o ala lamentou a má atuação da equipe na primeira etapa. “Nossa equipe entrou para não jogar e num clássico não pode acontecer. Eles entraram e fizeram três e podiam ter feito até mais, mas nossa equipe ainda conseguiu entrar na partida”, disse. O segundo tempo começou mais lento, pois as duas equipes valorizaram mais a posse de bola. Equilibrada, a partida teve poucos momentos de emoção até os 23min45, quando a Krona fez o quarto gol. Em cobrança de escanteio, o fixo James levantou a bola para Júlio, que acertou um voleio rasteiro para marcar um belo gol.Depois de sofrer o gol, a Malwee voltou a atuar com goleiro-linha. A pressão funcionou aos 31min10, quando o pivô Lenísio aproveitou bola na área e diminuiu o placar. Animada, a Malwee seguiu pressionando, mas não conseguiu chegar ao gol. Já a Krona, quando teve chances, ampliou o marcador.Aos 39min, André bateu cruzado e fez o quinto. O chute do fixo joinvillense desviou no fixo Leco, enganando o ala Falcão, que estava no gol. Nove segundos depois, o ala Café cobrou tiro livre direto e fez o sexto gol, mas a cinco segundos do fim, o pivô Lenísio fez jogada individual e fechou o placar em 6 a 4.

A criação de exercícios por parte do treinador


Quantos de nós, treinadores, ao assumirmos uma equipa, depois de analisarmos a matéria prima que dispomos (leia-se jogadores e suas características) e como poderemos colocar a equipa a jogar, não somos quase que "obrigados" à criação e desenho dos nossos próprios exercícios, em consonância com aquilo que pretendemos para a nossa forma de jogar? Bem sei que há várias formas de abordar o treino, metodologias diferentes, o que é sempre bom e de louvar, pois leva-nos à discussão e ao debate, apesar de nunca podermos chegar a uma resposta conclusiva. Eu pessoalmente, acredito que devo treinar sobretudo a forma como a minha equipa quer e deve jogar, da forma que eu entendo e por isso, a forma como pratico os meus e exercícios, está dentro dessa medida, desde o aquecimento até ao fim, sempre em consonância com a forma como quero jogar. Obviamente, ao longo deste caminho, fui obrigado a usar a vertente mais criativa e se calhar a mais apelativa, na criação de novos exercícios, para certas e determinadas situações do treino. Acho esta, uma característica importante de um bom treinador. Estaria também a ser demasiado presunçoso e arrogante se dissesse que não tinha usado exercícios de outros treinadores. É mentira. Também o faço. Sobretudo se achar que o exercício é bom, pode trazer vantagens para o treino da minha equipa e está dentro da minha filosofia, porque não? Muitas vezes até acontece estar a ver um exercício, achá-lo super interessante, mas ficar só por aí, pois não acrescenta nada ao meu treino, assim como também existem casos em que adapto exercícios que já vi para aquilo que pretendo. Ser treinador é isto: é ser criativo, estar sempre um passo mais à frente, e sobretudo, saber que não sabe tudo. Todo o dia, é um dia novo de aprendizagem. O caminho deve ser esse.

Falcão no flamengo em 2011 ?



Novo diretor de futebol do Flamengo, Zico planeja expandir o nome do clube para outros esportes. O ex-craque pretende montar um “supertime” de futsal em 2011 e, para isso, sonha em contratar o ala Falcão, que atualmente defende a Malwee. As informações são do blog Radar on-line, do site da revista Veja.
A equipe de Jaraguá do Sul ocupa atualmente a vice-liderança da Liga Futsal. A vitória sobre o Macaé por 6 a 3 na última quarta-feira, dia 21, levou o time aos 36 pontos. Falcão é o artilheiro isolado do campeonato nacional, com 23 gols em 15 jogos.


Com informações são do blog Radar on-line tag.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Poker quer a classificação no Paraná


O Poker/Pec (RJ) tem uma missão nesta terça-feira (27/7), às 20h15, no ginásio Ney Braga, em Marechal Candido Rondon (PR). O time carioca disputa sua última partida na fase de classificação da Liga Futsal 2010 e precisa vencer a Copagril/Faville/Dalponte (PR) para conquistar a vaga na próxima fase da competição. Com 28 pontos, a equipe está na décima colocação e não quer torcer por resultados negativos dos adversários à vaga. Por isso, o técnico José Ferreira Neto quer o time concentrado na partida. “Vamos na mesma pegada, ratificar a classificação com as nossas próprias forças, sem nos preocupar com os outros resultados”, lembra.O treinador fez questão de ressaltar as dificuldades que a equipe encontrará no confronto contra os paranaenses. “Enquanto não estivermos confirmados entre os doze, nada muda. É mais um jogo difícil nesta Liga. É essencial a vitória, já que vindo a classificação, entraremos embalados para a próxima fase”, disse.Na Copagril, a oportunidade é de conquistar uma vitória e melhorar a posição da equipe na competição. Atualmente, os paranaenses têm 31 pontos e estão na sexta posição. No último sábado (24/7), o time derrotou o São Paulo/Bebedouro/Construban (SP) por 3 a 2 e garantiu a vaga na próxima fase Liga Futsal.

Ainda vivo, Macaé enfrente o Florianópolis em Santa Catarina

Classificado, o Florianópolis Futsal (SC) entra em quadra nesta terça-feira (27/7), às 20 horas, pela Liga Futsal 2010 – principal competição do salonismo nacional. Diante do Macaé Sports (RJ), no ginásio SEST/SENAT, localizado na capital catarinense, o Floripa disputará sua última partida nesta primeira fase.Quarto colocado com 32 pontos ganhos, o Florianópolis Futsal, comandado pelo técnico Jorge Lecian, o Jorjão, vive um excelente momento na atual temporada. Assim como na Liga do ano passado, o clube catarinense, num estilo mais mineiro, segue pontuando e surpreendendo muitos de seus adversários.Assim como Jorjão, o treinador Sávio Badini não terá nenhum desfalque disciplinar para o duelo desta terça. Se do lado catarinense o ala Hugo é o artilheiro do time com 12 tentos assinalados, Bartolo, pivô e camisa 10 do Macaé, marcou 17 gols no campeonato deste ano e figura como o principal nome do setor ofensivo fluminense.No Macaé Sports, a defesa tem tirado o sono do técnico Sávio Badini. Em 17 jogos disputados, a equipe sofreu 51 gols – média de três por partida. Apesar disso, a agremiação fluminense acredita na classificação à próxima fase. Com 16 pontos e nove ainda para serem disputados, o Macaé ocupa a décima oitava posição na tabela.

Carlos Barbosa passa pelo Minas em casa, pela Liga Futsal

O Carlos Barbosa venceu a equipe do Minas por 3 a 0 em confronto ocorrido na noite desta segunda-feira (26/7), em partida ocorrida no Centro Municipal de Eventos em Carlos Barbosa, no interior gaúcho. Com o resultado os gaúchos chegaram aos 32 pontos e assumiu a quinta colocação. O Minas ficou na nona colocação, com 29 pontos. Os dois times já estão classificados para a segunda fase da Liga Futsal 2010.No primeiro tempo de partida as equipes se movimentaram bastante, mas a ACBF fez valer o fator casa e atacou mais, pressionando o Minas nos primeiros dez minutos de jogo. Entre as chances de gol dos gaúchos, foram contabilizadas uma bola no travessão mineiro e algumas finalizações, que Gui defendeu com segurança.O panorama se manteve o mesmo na sequência da primeira etapa de partida, já que o Carlos Barbosa continuou atacando, enquanto os mineiros não realizavam uma partida de qualidade, mas marcavam bem e contavam com a inspiração de Gui, goleiro mineiro para segurar o placar sem gols no primeiro tempo.Para o pivô Flávio, do Carlos Barbosa, falta apenas mais tranquilidade para sua equipe na abertura de placar. “Está faltando um último toque de qualidade para que tenhamos a possibilidade de abertura de placar, já que o Minas marca muito bem e está dificultando a partida para nós”, avaliou.Na segunda etapa o Minas voltou melhor para o jogo e começou a incomodar a defesa gaúcha, que até então não havia sido testada. Com isso, começou a aparecer o trabalho do goleiro Lavoisier. Por outro lado, a ACBF ainda se manteve no ataque, exigindo muito da defesa minera.Mas quem abriu o placar foi o clube gaúcho. Em cobrança de falta na entrada da área mineira, Thiaguinho rolou para Daniel que soltou a bomba para abrir o placar. O tento desestabilizou a equipe do Minas, que sofreu o segundo tento logo após sofrer o primeiro gol. Rodrigo fez boa jogada pelo meio e abriu para Thiaguinho na esquerda, que bateu bem e marcou o segundo.O Minas tentou a reação depois do segundo gol e em cobrança de falta na entrada da área gaúcha, Diego Belém foi para a cobrança e acabou acertando a trave da ACBF, depois de defesa parcial de Lavoisier. No final o Minas ainda mandou uma bola na trave gaúcha, o mesmo ocorrendo com a ACBF.

Com time misto, Corinthians encara o Atlântico em Erechim

Líder da Liga Futsal 2010 com 42 pontos, o São Caetano/Corinthians/Unip (SP) entra em quadra nesta terça-feira (27/7) pelo nacional. Às 20h15, no ginásio do CER Atlântico, em Erechim (RS), o Timão terá pela frente o Atlântico Uri Erechim (RS), décimo segundo colocado e que segue em busca da vaga em definitivo a próxima fase.Para o confronto no interior gaúcho, o alvinegro paulista, com a primeira colocação praticamente garantida, poupará vários atletas e, também, o técnico PC Oliveira. Diante do Galo de Erechim, o Corinthians será comandado pelo auxiliar-técnico Lucas Chioro, que terá a sua disposição poucos atletas do elenco principal.Jogadores jovens, como Arthur Fon, Ximbinha e Vitinho terão a chance de mostrarem suas qualidades na principal competição do salonismo nacional. O capitão Paulinho Japonês, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, é desfalque certo para esta partida.Do lado do Atlântico Uri Erechim, o técnico Roberto Zacouteguy terá uma série de problemas para o jogo em casa. Só de atletas suspensos, o treinador não poderá contar com três: Tininho, Luciano e Vini.Com 22 pontos ganhos em 18 partidas disputadas, a agremiação gaúcha segue na zona limite de classificação a próxima fase da Liga deste ano – décimo segundo colocado. Além dos corintianos, o Atlântico irá enfrentar a Zaeli, de Umuarama (PR), na última rodada do campeonato. O duelo está confirmado para o dia 3 de agosto, novamente em Erechim.

Malwee e Krona fazem clássico catarinense da rodada


Krona/Joinville/Dalponte e Malwee/Cimed enfrentam-se nesta terça-feira (27/7), às 19 horas, no ginásio a Univille, em Joinville (SE), pela Liga Futsal 2010. A partida terá transmissão ao vivo do canal por assinatura SporTV e reúne os dois rivais locais, que fazem boa campanha na competição.A Krona tem o segundo melhor aproveitamento da competição nacional (72.55%) e soma 37 pontos na tabela. Em 17 partidas disputadas na Liga, o time joinvilense venceu 11, empatou quatro e perdeu apenas duas. Já a Malwee ocupa a terceira colocação, com 36 ponto e tem um jogo a mais em relação ao tricolor joinvilense. Os dois times já estão classificados à próxima fase do torneio.Mesmo com a boa campanha, a Krona quer a vitória. “É uma campanha boa, mas o objetivo é sempre melhorar. O grupo quer terminar esta primeira fase no topo da tabela de classificação, e para isto ocorrer precisamos do resultado positivo no clássico desta terça-feira”, afirmou o ala Guina. Sem poder contar com os alas Fernando, Thales, Rubinho e Bateria, além do pivô Frede, todos machucados, a Krona quer provar a força do elenco. “São desfalques consideráveis por se tratar de jogadores de qualidade, que teriam espaço em qualquer clube do Brasil. Independentemente dos desfalques, a Krona vem mantendo um excelente padrão de jogo. Este é o caminho para seguirmos confiantes”, disse o fixo e capitão James.Já o técnico joinvillense, Paulo Cardoso, espera que a equipe entre em quadra com muita atenção “É um jogo que a cidade espera. Estamos numa trajetória de final de primeira fase e com vários atletas fora. Além disso, é preciso lembrar o nível que estamos e jogar com inteligência”, afirmou o treinador.No lado da Malwee, o fixo Índio e o ala Márcio estão suspensos por causa do terceiro cartão amarelo recebido na vitória por 6 a 3 diante do Macaé Sports.

Com informações de Renan Pereira

sábado, 24 de julho de 2010

Garantida no G12, Intelli supera o Carlos Barbosa

Com 31 pontos ganhos, a Intelli/Orlândia (SP) está matematicamente garantida na próxima fase da Liga Futsal 2010. A confirmação da vaga veio neste sábado (24/7), em Orlândia (SP), onde a equipe da casa derrotou o Carlos Barbosa (RS) pelo placar de 3 a 1.Como já era esperado, o confronto no interior paulista foi equilibrado do início ao fim. Empurrado por sua torcida, que praticamente lotou o ginásio Mauricio Leite, o time comandado pelo técnico Cidão foi melhor na primeira etapa, quando abriu o marcador com um gol do pivô Genário, livre de marcação na segunda trave.O jogo esquentou no período final. Logo nos segundos iniciais, o ala Daniel, da ACBF, avançou em velocidade e bateu na saída do goleiro Guitta, que nada pode fazer para evitar o empate – 1 a 1. Menos de cinco minutos depois, Rafinha foi esperto na rebatida de Lavoisier e recolocou o clube paulista a frente no placar – 2 a 1.Restando quatro segundos para o apito final, o jovem fixo Marlon, que começou a partida no banco de reservas, foi veloz no ataque e assinalou o terceiro e último tento da Intelli na tarde deste sábado. Com os três pontos, os paulistas garantiram matematicamente à classificação a próxima fase da Liga Futsal deste ano. De acordo com Cidão, a equipe da casa foi eficiente no setor defensivo. “Não podemos nunca aliviar a marcação, ela tem que ir até o final. O importante foi reduzir o espaço de quadra deles, evitando a armação adversária, que é forte”, declarou o treinador, satisfeito com a vitória por 3 a 1. Para o autor do primeiro gol do duelo, o pivô Genário, a partida foi equilibrada. “Como todos puderam acompanhar, o jogo foi disputado de igual pra igual, decidido nos detalhes. Fomos felizes na cobrança de escanteio e garantimos o resultado positivo, que também nos deu a classificação”, disse o atleta da Intelli/Orlândia, que ofereceu o gol a irmã que está grávida.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Arbitral define chaves para a Super Liga Rio

A segunda edição da Super Liga Futsal Rio começou a ganhar forma. Nesta quinta-feira (22), foi realizado o Conselho Arbitral da competição, no Centro Empresarial Barra Shopping, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Na reunião, foram sorteados os grupos do torneio e também foi comunicado o aumento de 14 para 16 equipes nas categorias sub-09, sub-11 e sub-13, além da inclusão de times de mais duas cidades: Barra Mansa e São José do Vale do Rio Preto.
O Barra Mansa/Morada do Sol foi uma das equipes incluídas nas categorias de base. O outro time foi o Teresópolis. No sub-20, o Teresópolis deu lugar ao Grajaú Country. No adulto, a equipe serrana saiu para dar lugar ao São José do Vale do Rio Preto.
– Fizemos um grande esforço para incluir um número ainda maior de clubes. Mesmo assim, ainda tivemos de deixar muita gente fora, já que tivemos categorias com mais de 20 inscritos. Vamos trabalhar para atender a uma expectativa ainda maior no próximo ano – explicou o empresário Carlos Alexandre, um dos diretores executivos da SLFR.
O calendário da competição foi referendado pelos dirigentes dos clubes, que presenciaram a definição dos grupos e receberam orientação sobre o torneio, que terá patrocínio dos Supermercados Guanabara e do Powerade.
As categorias de base terão um álbum de figurinhas, com 20 atletas de cada equipe e mais quatro membros das comissões técnicas. Uma revista será criada para as categorias sub-20 e adulto.O início da Super Liga acontecerá na segunda semana de setembro.
Os torneios-início das categorias de base estão marcados para o final de agosto, quando também acontecerá o Dia do Futsal do Rio, onde serão disputadas as finais dos torneios-início e dois jogos festivos, dos campeões das categorias adulto (USS/Vassouras) e sub-20 (Vasco) contras as seleções das duas categorias.
Os times foram divididos em dois grupos por categoria. O primeiro de cada grupo classifica-se diretamente para a semifinal, enquanto os quatro seguintes disputam duas repescagens, que definirão mais dois semifinalistas. A decisão da Super Liga está marcada para 5 de dezembro.
Confira as chaves da Super Liga:ADULTOChave A - USS/Vassouras (atual campeã), Vasco da Gama, São Cristóvão, IFRAN/Petrópolis, Queimados, Piedade e Bom Pastor (Juiz de Fora).
Chave B – Botafogo/Casa de España (atual vice-campeão), Madureira, Iate/Módus, São José do Vale do Rio Preto, Fonseca, Rosa de Saron (Cabo Frio) e AABB (Juiz de Fora).SUB-20Chave A - Vasco da Gama (atual campeão), USS/Vassouras, São Cristóvão, Iguaçu, Queimados, Piedade e Bom Pastor (Juiz de Fora).Chave B – Botafogo/Casa de España (atual vice-campeão), Madureira, Portuguesa/Lusa Carioca, Grajaú Country, Canto do Rio, Rosa de Saron (Cabo Frio) e Cabo Frio Futsal.Com informações: Claudia Mendes

Café ganha condição de jogar.


Café, ala recém-contratado pela Krona/Joinville/Dalponte, está liberado para estrear com a camisa do tricolor joinvilense. Na noite desta quinta-feira (22/7) o jogador recebeu a notícia confirmando sua regularização junto à Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). Café, 25 anos, vai estar em quadra no sábado (24/7), quando a Krona Futsal encara o Macaé/Sports, no estado do Rio de Janeiro. A partida é válida pela primeira fase da Liga Futsal 2010. Desde a apresentação oficial no elenco da Krona Futsal, Café vinha treinando forte e aprimorando o entrosamento dentro de quadra com os companheiros. Além disso, estava na expectativa de saber a data de estreia. Sobre a estreia com a camisa da Krona/Joinville/Dalponte, programada para sábado (24/7), em Macaé, Café garante estar preparado. Segundo o supervisor da Krona/Joinville/Dalponte, Salésio Tedão Conti, o jogador está confirmado na delegação que embarca para o Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira (23/7).
Postado por:
Roberto Dias Borba

Focado, Palmeiras/Cimentolit joga melhor e bate 'Timão' de virada


Com um forte esquema de marcação e aplicação tática, o time palmeirense comandado pelo treinador Walmir Aparecido, venceu de forma contundente o time de PC de Oliveira.No aspecto individual, o poderoso time do Corinthians, possui jogadores de Seleção Brasileira, como Simi, Cabreúva e Danilo Baron (recentemente convocado para a Seleção Brasileira de Futsal). Por outro lado, o Palmeiras tem no seu elenco jogadores muito comprometidos com o projeto do time no Metropolitano. Em busca do décimo quarto título na competição, Walmir escalou Erick (goleiro), Fabio, Carlinhos, Dengue e Wilsinho. Apenas do fixo/ala Tiago não foi relacionado, pois estava cumprindo suspensão. Já o Corinthians entrou em quadra recheado de craques como o experiente goleiro Leandro De Martini, Arthur, Danilo Baron, Simi e Cabreúva. No comando o treinador PC de Oliveira, campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2008. O ala e capitão da equipe, Paulinho Japonês, foi o único desfalque desta primeira partida. O jogador está com uma lesão muscular na coxa.Logo nos minutos iniciais, Simi fez o primeiro gol corintiano. Wilsinho prendeu muito a bola na sua quadra de defesa, Danilo Baron interceptou e partiu sozinho para o ataque, Simi acompanhou recebeu e bateu cruzado, a bola caprichosamente bateu na trave e entrou no gol palmeirense. A partir do gol do Corinthians, o jogo ficou cada vez mais movimentado e pouco depois, aos cinco minutos, Jé ficou com um rebote na jogada de Flavio, ajeitou com o pé direito e de canhota fez um golaço, pegando na veia e colocando a bola no ângulo do goleiro De Martini. Deixando tudo igual no placar e equilibrio na partida.Aos dez minutos, o promissor fixo Arthur fez uma finta maravilhosa e chutou forte para colocar o Corinthians em vantagem, fazendo 2 x 1 e assim terminou o primeiro tempo, com vitória parcial do time alvi-negro.O Palmeiras/Cimentolit voltou melhor no inicio do segundo tempo, com jogadas bem trabalhandas e fazendo o arqueiro do timão se desdobrar para defender e segurar o placar positivo. Tanto que aos sete minutos, a bola sobrou para o jogador Fio que se livrou do goleiro corintiano e tocou com classe para o gol, empatando a partida.Aos quinze minutos, Dengue foi empurrado pelo Cabreúva e o juiz acertadamente marcou a falta. O treinador do Palmeiras Walmir pediu tempo e organizou uma falta ensaiada que deu certo. Na batida, Degue encontrou Jé livre para fazer o gol da virada e da vitória palmeirense por 3 x 2.O comandante PC de Oliveira experimentou Danilo Baron e depois Arthur como goleiro-linha, mas a tática não deu resultado e merecidamente o time do Palmeiras venceu a primeira partida da grande decisão.A próxima partida será realizada no dia 30 de julho, às 21h, no Parque São Jorge. A ESPN Brasil faz a transmissão ao vivo.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Poker/PEC e Cabo Frio se enfrentam nesta sexta-feira

Campeão do primeiro turno do Campeonato Carioca de futsal 2010, o Poker/PEC enfrenta o Cabo Frio nesta sexta-feira (23), às 19 horas, no ginásio Aracy Machado, na Região dos Lagos, na abertura do segundo turno da competição estadual.Depois de ter vencido o Unisul/Seguridade por 4 a 3, na última terça-feira, em Santa Catarina, pela Liga Futsal, num resultado que praticamente classificou a equipe para a próxima fase, os petropolitanos entram em quadra em clima de tranquilidade, mas sabendo que não encontrarão facilidade em Cabo Frio.“São competições diferentes, mas que o estado emocional acaba interferindo. Neste caso, de maneira positiva. Apesar do cansaço da viagem, o time está bastante motivado e não esperamos um jogo fácil. Pelo contrário. Jogar em Cabo Frio é sempre muito difícil”, comentou o ala Marcinho.O jogador petropolitano ressalta a importância de o time entrar focado nos três pontos e esquecer o suposto favoritismo. “Favoritos se conhecem quando a bola rola. Antes disso, são cinco contra cinco. Estamos num bom momento, motivados e isso, sem dúvida, é um componente importante”, finalizou.
Com informações de Claudia Mendes

FPFS anuncia torcida única (mandante) para as finais do Metropolitano A1


A decisão do Campeonato Metropolitano de Futsal - A1 mais uma vez trouxe dois grandes times de camisa para as finais. Corinthians e Palmeiras, as duas principais equipes da competição, chegaram com todos os méritos a mais esta decisão. Por questões de segurança, já que envolve torcidas de 'massa', pois são dois clubes extremamente populares no futebol brasileiro, houveram diversas reuniões para que o evento tivesse todos os cuidados possíveis para a sua realização. O primeiro jogo desta grande final acontecerá no dia 22 de julho, às 20h -- com transmissão ao vivo pela emissora parceira ESPN Brasil --. Como o Palmeiras/Cimentolit é o mandante na primeira partida, a FPFS autorizou o clube alvi-verde distribuir 500 convites aos torcedores palmeirenses. A distribuição foi somente por intermédio do departamento de futsal da parceria São João/Palmeiras/Cimentolit e já estão esgotados.* Não haverá autorização para entrar torcedores sem os convites e não haverá distribuição no dia do jogo.O evento terá um esquema de segurança, com a tropa de choque na entrada do complexo ginasial da Federação Paulista de Futsal. Os portões estarão fechados e serão abertos apenas momentos antes do início da partida.A FPFS também emitiu 30 credenciais para profissionais (imprensa, televisão, rádio e web) que queiram fazer a cobertura jornalística do evento. As credenciais podem ser retiradas entre 15h e 18h no local e dia do jogo. (com a Assessoria de Imprensa da FPFS).Para a segunda partida que será realizada no dia 30 de julho, às 21h, no Parque São Jorge, também terá um forte esquema de segurança. A entrada estará liberada apenas para torcedores do time alvi-negro. Informações e mais detalhes da distribuição com o departamento de futsal da parceria São Caetano/Corinthians/Unip.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O acesso do treinador à informação‏


A qualidade e quantidade de informação que o treinador possui ao seu dispor ao longo das várias etapas do seu trabalho é, e sempre foi, um dos aspectos fundamentais para o sucesso das suas ações.
O treinador , atua com base na informação que é fornecida, sendo a qualidade de suas decisões que diferencia a ação de equipe, o gesto lapidado para o gesto normal. A década passada caracterizou-se muito por ter tido enormes evoluções das tecnologias da informação, o que era considerado de ser impossível de ser feito, hoje é totalmente realizável e está ao alcance de todos.
A obtenção de informações para o treinador em tempo real é fundamental, é desta forma que possibilita intervir na formação de sua equipe, na ação defensiva ou ofensiva, na competição ou no próprio gesto do atleta de forma exata, tendo certeza de estar agindo com informações concretas.
A tecnologia atuante permite que o treinador tenha informações valiosas durante uma partida, no intervalo da partida, após a partida, nos treinos, ficando assim sempre alerta para as modificações que deverá realizar no momento certo. No Brasil existem equipes que possuem estatísticas reais ou oficiais, auxiliando o treinador com dados importantes, mas são poucos os treinadores que desfrutam todas estas condições para desenvolver o seu trabalho.
A Tecnologia / Informação / Treinador devem ser parceiros inseparáveis para alcançar e traçar os objetivos claros de trabalho. Saiba utilizar as informações de forma que auxilie sua equipe em melhor o rendimento.

Malwee passa pelo Macaé e recupera segunda posição


A Malwee/Cimed mostrou sua força dentro de casa e bateu o Macaé Sports pelo placar de 6 a 3, em confronto ocorrido na noite desta quarta-feira (21/7), em confronto ocorrido na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul, região norte de Santa Catarina. A partida foi válida pela primeira fase da Liga Futsal 2010.Com o triunfo o clube catarinense somou mais três pontos na tábua de classificação da competição nacional, alcançando 36 pontos ganhos e retomando a vice-liderança do torneio, perdida na noite anterior para a Krona. O time fluminense, por sua vez, permaneceu com 16 pontos, na décima sétima posição.O início do confronto foi muito equilibrado. A Malwee começou melhor e, como de praxe, quando atua em seus domínios, iniciou o confronto no ataque, abrindo o placar com um minuto de partida por meio de Falcão, que recebeu boa bola na frente e bateu forte para marcar.O clube catarinense não teve sequer tempo para comemorar, pois o Macaé, depois de uma rápido contra ataque conseguiu o empate, em boa finalização de Daniel Miranda, logo em seu primeiro avanço depois de haver sofrido o primeiro tento no confronto, aos dois minutos de partida.O Macaé jogava bem e criava oportunidade para anotar o segundo, porém em um rápido contra ataque a Malwee chegou ao seu segundo gol, anotado novamente por Falcão, que recebeu passe em profundidade e bateu forte para ampliar a vantagem do clube catarinense.Antes do final do primeiro tempo a Malwee chegou mais uma vez com perigo ao ataque e conseguiu seu terceiro tento, novamente marcado por Falcão. O Macaé não desistiu da partida e antes do final do período descontou mais uma vez, em finalização de pé esquerdo de Wellington, sem chance para Marcinho.Na segunda etapa a equipe catarinense voltou melhor e logo conseguiu a ampliação do placar em tento de Valdin. Falcão deu belo passe para o pivô de movimentação cearense, que bateu bem e ampliou. Leco, Falcão, mais uma vez, que se tornou o artilheiro isolado da Liga Futsal 2010, com 23 gols. No final Wellington descontou pata o Macaé.Para o fixo Índio, da Malwee/Cimed, o confronto diante do Macaé Sports foi uma partida típica de Liga Futsal. “Foi jogo forte. O futsal é assim mesmo. Temos que buscar o aproveitamento em todas as oportunidades que criamos, pois o jogo é muito dinâmico. Mas o melhor foi que conseguimos a vitória”, avaliou.

Brasil é convocado para jogos em Manaus e Anápolis


Após a conquista do Torneio da China, no início de junho, a Seleção Brasileira de Futsal terá dois compromissos no mês de agosto. Serão dois jogos amistosos diante dos argentinos, compondo o Desafio Internacional de Futsal – Brasil x Argentina. Os jogos ocorrerão nos dias 22 e 24 de agosto, respectivamente em Manaus (AM) e Anápolis (GO). O técnico Marcos Sorato divulgou nesta quarta-feira (21/7) a lista de convocados para estes compromissos.A convocação tem doze atletas, todos atuam em clubes brasileiros, inclusive com algumas novidades, como são os caso do goleiro Djony, do Florianópolis FutSal, e do pivô Deives, da Unisul/Seguridade, que estão convocados pela primeira vez para servir a Seleção Brasileira de Futsal. O desempenho de ambos por seus clubes na Liga Futsal é um dos motivos para que o técnico Marcos Sorato os chamasse para enfrentar a Argentina.Djony é um dos destaques do time da capital catarinense, que está em quarto lugar na competição nacional e no ano passado chegou às semifinais. Já Deives é o artilheiro da Liga Futsal 2010, com 22 gols ele lidera a lista de goleadores, apesar de a Unisul ocupar a última posição do campeonato. Outros nomes comemoram a volta ao time após algum tempo de ausência. O fixo Darlan, de 21 anos, retornou ao time. Ele foi convocado pela primeira vez em março do ano passado, quando enfrentou o Irã, em dois jogos no interior de São Paulo. Ele volta à seleção vivendo uma boa fase na Intelli/Orlândia, que está em sétimo lugar na Liga Futsal. O ala Murilo, da Krona/Joinville/DalPonte também volta ao elenco hexacampeão mundial, após uma lesão no joelho.Confronto históricoSerá a primeira vez na história que a Seleção Brasileira de Futsal se apresentará no estado do Amazonas. O confronto ocorrerá na Arena Amadeu Teixeira e tem expectativa de público recorde para acompanhar a equipe hexacampeã mundial, que está vindo de um período de quase cinco anos de invencibilidade. A última derrota do time ocorreu em 8 de dezembro de 2005, quando foi superada pela Espanha, por 1 a 0, no ginásio Goiânia Arena, em Goiás.A sequência já alcançou 154 jogos de invencibilidade, com vitórias nos últimos 38 compromissos. A expectativa é de que o futsal do Brasil amplie este cartel favorável, que vem somando títulos para o País. Em 2010, além do Torneio da China, que reuniu chineses, iranianos e japoneses, além dos brasileiros, a equipe verde-amarela conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos – Medellín 2010, em março na Colômbia.

Confira a lista de convocados

– Desafio Internacional de Futsal

– Brasil x Argentina

Goleiros Djony (Florianópolis FutSal-SC) Tiago (Malwee/Cimed-SC)

Fixos Carlinhos (Carlos Barbosa-RS) Darlan (Intelli/Orlândia-SP) Neto (Malwee/Cimed-SC)Alas Danilo Baron (São Caetano/Corinthians/Unip-SP) Falcão (Malwee/Cimed-SC) Murilo (Krona/Joinville/DalPonte-SC) Valdin (Malwee/Cimed-SC)

Pivôs Deives (Unisul/Seguridade-SC) Dieguinho (V&M Minas-MG) Lenísio (Malwee/Cimed-SC)Desafio Internacional de Futsal – Brasil x Argentina

Jogo 1 Data: 22/8 (Domingo) Local: Manaus (AM) - Arena Amadeu TeixeiraHorário: 10 horas* (horário de Brasília)

Jogo 2Data: 24/8 (Terça-feira)Local: Anápolis (GO) – Ginásio Newton de FariaHorário: 19 horas**Horários sujeitos à alterações

terça-feira, 20 de julho de 2010

LIGA ESPANHOLA: VINICIUS(ELPOZO) É ESCOLHIDO O MELHOR JOGADOR DA TEMPORADA 2009/2010


Vinicius Teixeira, capitão da Seleção Brasileira de Futsal, foi eleito o melhor jogador e melhor ala da Liga Espanhola de Futsal 2009/10.
Vinicius Elías Teixeira, universal de ElPozo Murcia, ha sido elegido Mejor Jugador de la temporada 2009/2010, un galardón que repite por segundo año consecutivo y que reconoce la sensacional campaña realizada por el jugador brasileño, contribuyendo a la conquista del ‘triplete’ por parte del equipo de Eduardo Sao Thiago ‘Duda’, que se alzó con los títulos de Supercopa, Copa y Liga en el curso recién finalizado.
Precisamente, la histórica temporada cuajada por ElPozo Murcia no ha pasado inadvertida en las votaciones, efectuadas por los técnicos de los 16 equipos que militaron en División de Honor la pasada campaña a partir de las nominados seleccionados por los aficionados y la prensa especializada.
En este sentido, el conjunto murciano ha logrado cuatro premios más: Juanjo como Mejor Portero, Kike como Mejor Cierre, Vinicius como Mejor Ala y Wilde como Mejor Pívot.
Asimismo, las fantásticas actuaciones de Xacobeo 2010 Lobelle de Santiago –subcampeón de Supercopa y Copa- y MRA Navarra –subcampeón de Liga también se han dejado notar en las elecciones. Los votantes han designado a Aicardo (Xacobeo 2010 Lobelle) como Jugador Revelación del pasado ejercicio, y a Imanol Arregui (MRA Navarra) como Mejor Entrenador.
La lista definitiva de ganadores es la siguiente:
Mejor Jugador (Melhor Jogador)
VINICIUS (ElPozo Murcia)
Mejor Portero (Melhor Goleiro)
JUANJO (ElPozo Murcia)
Mejor Cierre (Melhor Fixo)
KIKE (ElPozo Murcia)
Mejor Ala (Melhor Ala)
VINICIUS (ElPozo Murcia)
Mejor Pívot (Melhor Pivô)
WILDE (ElPozo Murcia)
Jugador Revelación (Jogador Revelação)
AICARDO (Xacobeo 2010 Lobelle de Santiago)
Mejor Entrenador (Melhor Treinador)
IMANOL ARREGUI (MRA Navarra)
Mejores Árbitros (Melhores Árbitros)
GUTIÉRREZ LUMBRERAS (Comité Madrileño)
BLÁZQUEZ SIERRA (Comité Catalán)
A estos galardones se unen los que otorga la Liga Nacional de Fútbol Sala al término de cada temporada:
Máximo Goleador de División de Honor - (Artilheiro) "TROFEO PENALTY"
WILDE (ElPozo Murcia) 47 goles
Máximo Goleador de División de Plata - (Artilheiro) "TROFEO PENALTY"
MIGUELÍN (Fisiomedia Manacor) 53 goles
Equipo Más Deportivo de División de Honor
INTER MOVISTAR
Equipo Más Deportivo de División de Plata
OPDE RIBERA NAVARRA
Mejor Afición de División de Honor "TROFEO MERCEDES BENZ V.I."
ARCENBANSA CHINT ZAMORA
Mejor Afición de División de Plata "TROFEO MERCEDES BENZ V.I."
GRUPO DE EMPRESAS TALAVERA* BRASILEIROS
FONTE: LNFS

Igor Lourenço - Perfil do Craque


Nome: Igor Lourenço dos Santos

Nascimento: 06/12/1992Altura: 1,78 cm

Clube atual: Malwee/Jaragua (Sub – 20)

Posição: Goleiro

Clube do coração: Flamengo

O Começo: Geração 2000 – Ano de 2000(Jogava de fixo) – F.F.S.E.R.J.

1º TREINADOR – Théo

1º Titulo: Ano de 2000 - F.F.S.E.R.J. – Reserva do Léo (filho do Théo).

Titulo Inesquecível: O ultimo, o do torneio inicio da Super Liga Futsal Rio.

1º Clube no gol – Cascadura Tênis Clube – Ano de 2002 – F.F.S.E.R.J.

Grupo inesquecível: Vasco 2009

Treinador: Alex Jatobá Parceiro: Walace Kovak

Seleção de 92: Igor; Correia; Kovak; Vinicius e Lincon/ André; Fabrício; Cachoeira e Gabriel.

Dirigente: Celso Paim (por minha transformação) e Dílson Junior (na abertura de meus horizontes)

Ídolo no Esporte: Rogério CeniÍdolo no Futsal: Thiago – Goleiro da Malwee

Lugar dos Sonhos: Jaraguá do Sul

Uma mulher: Taiene – Minha namoradaUm Homem: Sérgio – Meu Pai

Um sonho: Vestir a camisa da Malwee

Um Agradecimento: Deus em primeiro lugar, sempre. E Dona Alda, minha Mãe e meu maior ídolo, pelo apoio de todas as horas e puxões de orelhas quando precisava.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Confirmado o curso de treinador de futsal da UGF


O Curso de Treinador de Futsal da Universidade Gama Filho (23,24 e 25 de julho de 2010) está confirmado e será realizado na ACM-CENTRO:Rua Nestor Pestana,147 - Consolação.As inscrições (devido a grande procura) serão encerradas no dia 22/07/10 (5ª feira) e não serão aceitas inscrições no dia do curso.Inscreva-se:http://www.posugf.com.br/cursos/curso-treinador-de-futsal-sao-paulo A Bola Kagiva é a bola oficial do curso. A Universidade Gama Filho é líder e referência nacional em realização de cursos de Futsal na Pós-graduação e na Extensão Universitária. Nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2010, a Universidade Gama Filho realizará em São Paulo o Curso de Treinador de Futsal com temas relacionados à Pedagogia do Futsal e Futsal nas Categorias de Base.Para obter mais detalhes sobre o curso em relação a palestrantes, conteúdo programático, como se inscrever e investimento, acesse o link do curso: http://www.posugf.com.br/cursos/curso-treinador-de-futsal-sao-paulo Venha para a Gama Filho e dê um upgrade na sua formação profissional!

Fluminense Campeão Carioca Sub 17


A equipe tricolor fez 3 a 0 no primeiro tempo, mas no segundo tempo a equipe do Pentágono Futsal marcou 3 gols em 5 minutos empatando a partida, porém o Fluminense voltou a ter o domínio do jogo e tomou novamente a dianteira do placar, desta vez para não perde-la mais, vencendo por 8 a 4, com gols de Victor Vianna(3), Thiago Dias, Junio Soares(3) e Luiz Lemos.
Time Tetracampeão Carioca(07/08/09/2010): Ryan Dias, João Pedro Couto, Bruno Serpa, Luiz Paes, Luiz Lemos, Thiago Dias, Bruno França, Caio Bareli, Eduardo Moura, Everton Santos, Pedro Rei, Sávio Valadates, Waldir Junio, Victor Vianna, Junio Soares, Yuri Tatsch, Pedro Vargas, Victor Wilson e Marcos Paulo Levi. Treinador: Marcos Jorand, Preparador: Rafael Fonseca, Atendente: Álvaro Frota.

Fluminense Campeão Carioca Sub 13


contando com a vitória da primeira partida, o empate era o suficiente para garantir o título. A equipe da Casa de Espana saiu na frente do marcador, mas impondo seu ritmo de jogo o Fluminense virou a partida com gols de Douglas Soares(2), Paulo Lucas, Igor Sotero, João Wanderley e João Pedro Caetano, vencendo por 6 a 2.
Grupo Pentacampeão Carioca(06,07,08,09,2010): Jennerson Mendes, Attilio Manes, João Wanderley, Paulo Lucas, Gerson Santos, Rodrigo Confettura, Lucas Costa, Patryck Ramos, Pedro Ferreira, Douglas Soares, Igor Sotero, Breno Caetano, Filipe Gonçalves, Matheus Carvalho e João Pedro Caetano. Treinador: Sergio Leiros, Preparador: Leandro Antunes, Atendente: Thiago Machado.

Fluminense Campeão Carioca Sub 11


O Fluminense estava na vantagem por ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0 e o empate lhe bastava para alcançar o título. Logo com um minuto o Vasco da Gama marcou 1 a 0, mas a equipe Tricolor teve tranquilidade e com gols de João Victor Caetano, Felipe Fernandes, Caio Ferreira e Douglas Gama venceu a partida por 4 a 2. O atleta Caio Ferreira foi o artilheiro da Competição com 44 gols.
Equipe Campeã Carioca: Guilherme Soares, Israel Duarte, Luciano Castagnaro, Kennedy Araújo, João Victor Caetano, Felipe Fernandes, Caio Ferreira, Caio Alexandre, Douglas Gama, João Pimenta, Marco Antonio Borges, Matheus Rocha, Thawan Silva e Wannder Leite. Treinador: Jose Roberto"Beto", Preparador: Daniel Pinheiro, Atendente: Thiago Machado.

Vasco da Gama Campeão Invicto Sub 7


Nesse domingo a equipe de chupetinha do Club de Regatas Vasco da Gama venceu na final do Campeonato Carioca de chupetinha 2010 a equipe do Madureira por 7 a 2 e sagrou-se campeão invicto da competição.Os gols da final foram de Joao Vitor , Joao Gabriel , Pedro , Caio , Vitor,Vinicius e Fabricio.


Final : Vasco da Gama 7x2 Madureira

Local : Jacarepagua T.C


Elenco:

Goleiros : Raphael , Pedro e Yuri

Fixos : Fabricio,Vitinho

Alas:Caio , Joaozinho , Pedrinho,Joao Vitor ,Joao Gabriel,Batatinha,Jonathan.

Pivos: Nathan,Pedrinho


Treinador:Thiago Ribeiro

Prep Fisico:Rodrigo

Prep Goleiros:Max

Supervisor Técnico:Dilso Junior

Supervisor Geral:Ricardo Lopes

Coordenador Geral : Alex Perpeto

domingo, 18 de julho de 2010

Botafogo goleia o Vasco no sub-15 e sagra-se campeão carioca de futsal


O Botafogo/Casa de España sagrou-se campeão sub-15 do Campeonato Carioca de Futsal ao derrotar o Vasco na final por 8 a 2. Além do título, o Botafogo/Casa de España ainda teve André como o goleiro menos vazado e Saulo o artilheiro da competição. A parceria vitoriosa entre os dois clubes trouxe de volta o nome do Botafogo ao cenário do futsal. O time alvinegro não disputava a modalidade desde 2002 e desde que se uniu a Casa da España conseguiu disputar o futsal em sete modalidades, chegando a semifinal em seis, sendo vice campeão em três e finalmente campeão no sub-15. Parabéns a garotada alvinegra e ao grande sucesso que está sendo a parceria.

sábado, 17 de julho de 2010

Fraldinha empata com o Flu e conquista o bicampeonato Carioca


Na manhã deste sábado (17/07), os vascaínos da categoria Fraldinha (Sub-9) empataram com a equipe do Fluminense por 2 a 2 na Vila Olímpica de Duque de Caxias e conquistaram, assim, o título de campeão Carioca de Futsal pelo segundo ano consecutivo. Em ambas as ocasiões, o técnico Dalmo Gimenes esteve no comando do time. Os gols cruzmalinos foram marcados por Ewerton e Ryan.
O empate deu o título para o Vasco, já que no primeiro jogo, os guerreiros venceram por 2 a 1.
Confira os nomes dos campeões Cariocas da categoria Fraldinha:
Jogadores: 1-Pedro Victor, 5-Caio Alves, 10Ewerthon Soares, 6-Gabriel Chaves, 11-Gilmar Lima, 3-João Cardoso, 9-Lucas Ferreira, 8-Marlon Silva, 2-Paulo Mendes, 7-Ryan Gonzales, 4-Victor da Silva e Lucas Silveira.
Comissão técnica: Técnico Dalmo Gimenes; Preparador físico Thiago Ribeiro; Massagista Carlos Rodrigues; Fisioterapeuta Samuel Brandão; Preparador de goleiros: Afísio Brisio e Max; Supervisores: Wilson Varella e Wladimir Silva; Coordenador: Alex Perpeto. Supervisor: Ricardo Lopes.Supervisor Técnico:Dilso Junior.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Futsal Base: Vasco pode ser campeão em 3 categorias no sábado


O futsal vascaíno pode conquistar três títulos neste sábado (17/07), na Vila Olímpica de Duque de Caxias, onde serão realizadas as decisões do Campeonato Carioca de Futsal de todas as categorias. O Vasco está na final nas categorias Fraldinha (Sub-9), Pré-Mirim (Sub-11) e Infanto (Sub-15). No Fraldinha, o time de São Januário precisa apenas de um empate para ser campeão, já que no primeiro confronto, os guerreiros venceram o Fluminense por 3 a 2. O jogo começa às 9h. No Pré-Mirim, o Gigante da Colina precisa derrotar o Fluminense por dois gols para tirar a diferença da derrota por 1 a 0 do primeiro duelo. O jogo começa às 10h. Já o Infanto (Sub-15), que empatou com o Botafogo por 2 a 2 no primeiro jogo, precisa de uma vitória simples para conquistar o título para o Vasco. A partida começa às 14h. Fonte: Site oficial do Vasco

Palmeiras anuncia parceria com a Cimentolit


O lançamento oficial da parceria será no dia 19 de julho, às 18h, no Paço Municipal, em Jundiaí.

Malwee e Corinthians ficam no empate

São Caetano/Corinthians/Unip (SP) e Malwee/Cimed (SC) empataram em 2 a 2 nesta quinta-feira (15/7), no ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo (SP), pela Liga Futsal 2010. A partida foi muito disputada e só foi decidida com um gol a 54 segundos do fim, com um gol do pivô alvinegro Keke. O confronto também foi marcado pelo show da torcida corintiana, que compareceu em bom número para prestigiar o confronto entre os dois primeiros colocados da Liga e incentivar os donos da casa.O resultado não alterou a posição das duas equipes, que já estão classificadas à próxima fase da competição. O Corinthians segue líder, agora com 33 pontos, e a Malwee continua na segunda colocação, com 32. Neste sábado (17/7), os dois times têm novo compromisso pela competição. Às 15 horas, os alvinegros recebem o Florianópolis Futsal, e, às 19 horas, os catarinenses vão até Garça (SP) para enfrentar a RCG/Garça/Umbro (SP).O jogoA Malwee abriu o placar em uma jogada que começou com o goleiro Tiago. Ele avançou pelo campo de defesa do Corinthians e passou para o ala Falcão, que, de primeira, tocou para o meio da área. Com um toque rápido, o pivô Lenísio se antecipou à marcação e marcou para o time catarinense aos 9min26.Em desvantagem, os corintianos pressionaram a Malwee e só não empataram por causa do goleiro Tiago, que fez duas defesas importantes e garantiu o 1 a 0 para a Malwee na primeira etapa. Na saída para o intervalo, o fixo do Corinthians, Paulinho Japonês, lamentou a desatenção da equipe. “Foi um jogo equilibrado e o empate seria um resultado mais justo. Infelizmente nosso time errou e acabamos tomando um gol”, afirmou.O início do segundo tempo reservou alegrias para Paulinho Japonês e os corinthianos. Logo aos 20min39, o ala Cabreúva chutou forte e empatou a partida. A igualdade no placar refletia o equilíbrio entre os dois times, que se alternaram no domínio do jogo, mas não conseguiram fazer gols.No entanto, os últimos minutos foram recheados de emoção. A menos de três minutos do fim, o goleiro Tiago saiu jogando errado e perdeu a bola para o ala Danilo, que saiu em disparada para marcar o gol da virada. Só que o corintiano errou o chute e conseguiu apenas um escanteio, que não foi aproveitado.Na seqüência, a Malwee encaixou um contra-ataque e, depois do fixo Leco chutar na trave, o ala Márcio finalizou e recolocou os catarinenses na frente aos 38min22. Só que a vantagem não durou muito, pois, aos 39min06, os corintianos trocaram passes até a bola chegar a Keke, que, mesmo sem ângulo, chutou entre as pernas do goleiro Tiago para empatar e finalizar o placar em 2 a 2.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Corinthians e Malwee brigam pela liderança nesta quinta-feira

A Liga Futsal 2010 viverá nesta quinta-feira (15/7) um choque entre os líderes da competição. São Caetano/Corinthians/Unip e Malwee/Cimed duelam a partir das 19 horas no ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo (SP). As duas equipes estão separadas por apenas um ponto, com vantagem para os paulistas, que além de estarem na liderança ainda contará com o apoio do torcedor.Os corintianos estão com 32 pontos e tem um jogo a menos realizado em relação ao adversário desta quinta-feira. O aproveitamento do time comandado pelo técnico PC de Oliveira é de 76,19%, até o momento. O bom momento dos paulistas produziu sete vitórias consecutivas, sendo as duas últimas fora de casa. A arrancada do time nos últimos confrontos determinou não só a consolidação da classificação antecipada para a próxima fase, bem como a briga pela liderança da primeira fase.Já os jaraguaenses tentam emplacar o terceiro triunfo seguido. Na última rodada, a Malwee goleou o Praia/Pepsi/Curinga Fiat, por 6 a 2, com três gols de Valdin e três de Falcão, que assumiu a vice-artilharia da Liga Futsal, com 18 tentos, dois a menos que o pivô Vander Carioca, do Poker/PEC.Mesmo com o triunfo no último compromisso, o técnico Fernando Ferretti espera evolução. “Fizemos uma boa partida, mas temos alguns pontos a trabalhar para a sequência da Liga, lembrando que jogamos ainda na quinta e no sábado, com duas viagens longas e desgastantes, portanto todo cuidado é pouco”, comentou o treinador da equipe catarinense.Além do fixo Neto, que somente poderá jogar a partir de agosto, quando abre a janela de contratações internacionais, Ferretti também não poderá contar com Bebeto e Chico, que estão sob os cuidados do Departamento de Fisioterapia e devem voltar às atividades normais no dia 23 de julho.Pelos lados do São Caetano/Corinthians, a ausência será do fixo Arthur, que fica fora por conta do acúmulo de cartões amarelos.

Santos busca novos talentos no Futsal

http://www.youtube.com/watch?v=pv4p64H4w3I

Sub-20 do timão é movido a títulos


A equipe sub-20 do São Caetano/Corinthians/Unip conquistou seu segundo campeonato em menos de um mês. Desta vez os comandados do técnico Lucas Chioro, conquistaram o bicampeonato dos Jogos Regionais 2010, disputado na cidade do Guarujá, litoral sul da cidade de São Paulo.
O Timão venceu o Barueri por 2 a 0, na tarde deste domingo (11), no ginásio do Tejereba, Guarujá (SP). A equipe do Parque São Jorge, foi campeã invicta da competição, vencendo com superioridade os seus quatro jogos. Os alvinegros bateram Mauá, Santos, Praia Grande e Barueri.
Segue a classificação do futsal: 1º São Caetano, 2º Santos e 3º Barueri.
O JogoO início do jogo já demonstrava o que seria a partida, a equipe alvinegra atacando e dominando o duelo. O técnico Lucas Chioro saiu jogando com Tatá, Douglas, Vitinho, Arthur Fon e Ximbinha. Logo aos 5 segundos da primeira etapa veio o primeiro tento. O jogador Arthur Fon fez boa jogada individual na ala e passou para Ximbinha, no segundo pau, só empurrar e abrir o placar.
O Timão controlava a partida e chegava constantemente com perigo ao gol do Barueri. A equipe adversária não conseguia ficar com a bola, devido à forte marcação corinthiana. O segundo gol alvinegro não demorou a sair. Aos 5 minutos de jogo, o capitão Vitinho roubou a bola no meio da quadra, puxou o contra-ataque e passou para Douglas finalizar rasteiro e fazer o segundo para os campeões.
Com 2 a 0 no placar, entrou o segundo quarteto do Corinthians formado por, Bocão, Cigano, Duio e Fio. A equipe adotou uma postura mais defensiva, deixando o adversário com a bola. O quarteto do Parque São Jorge se portou bem e não correu riscos. Na etapa final, o panorama da partida não mudou, o São Caetano/Corinthians/Unip controlava o jogo e criava inúmeras chances de gol. As duas primeiras vieram com Duio, defendidas goleiro Lucas, que fez ótima partida.
A superioridade alvinegra foi nítida principalmente no aspecto físico. O técnico Lucas trocava seu quarteto a cada 7 minutos, conseguindo manter o volume de jogo e o nível da sua equipe. Nos minutos finais, os adversários colocaram o ala Jonathan como goleiro-linha. O Barueri trabalhou bem a bola, fazendo a defesa corinthiana girar, mas a equipe bem postada não correu riscos e ao final da partida comemorou mais um título.
Para o goleiro Tatá, foi importante conquistar o bicampeonato dos Jogos Regionais. “É uma competição que gostamos de jogar e sabemos da importância para nossa parceria, por isso agora só queremos comemorar e desfrutar de mais um campeonato”, afirmou o goleiro do Timão.
O elenco terá alguns dias de folga e se apresenta na semana que vem, visando o Campeonato Estadual que inicia no segundo semestre.

FINAIS - 2º JOGO - LOCAL: VILA OLÍMPICA DE CAXIAS

SÁBADO 17/07/10

SUB 09 - (9h) FLUMINENSE F.C. X C.R.VASCO DA GAMA
SUB 11 - (10h) C.R.VASCO DA GAMA X FLUMINENSE F.C.
SUB 13 - (11h) FLUMINENSE F.C. X CASA DE ESPAÑA/B.F.R.
SUB 15 - (13h30min) CASA DE ESPAÑA/B.F.R. x C.R.VASCO DA GAMA
SUB 17- (14h30min) FLUMINENSE F.C. x PENTÁGONO FUTSAL

Apesar da sequência negativa, Poker mantém a tranquilidade


Os últimos jogos do Poker/PEC na Liga Futsal 2010 não demonstram um retrospecto favorável. A equipe vem de três derrotas consecutivas na competição, sendo duas delas em seus domínios. Nesta terça-feira (13/7) os petropolitanos foram superados no ginásio da UCP, em Petrópolis (RJ) pela RCG/Garça/Umbro, por 4 a 3.Com o resultado, o Poker caiu da sexta para nona colocação, com 25 pontos. Mesmo com a falta de pontos nos últimos compromissos a equipe da serra fluminense segue bem cotada para conseguir uma vaga para a segunda fase da Liga Futsal. Segundo os cálculos da própria equipe, mais uma vitória nos dois jogos que restam para eles nesta etapa é suficiente.“Perdemos um jogo dentro de casa, mas continuamos precisando de mais três pontos para garantir a nossa classificação. Temos de treinar forte durante a semana, sem desanimar, para buscarmos este resultado na próxima rodada”, avisou o capitão Cupim.Os petropolitanos são os que mais atuaram, até o momento, na primeira fase do campeonato, com 18 partidas já realizadas. O próximo compromisso do Poker/PEC na Liga Futsal está marcada para terça-feira (20), às 20h15, em Tubarão (SC), contra a Unisul/Seguridade.

terça-feira, 13 de julho de 2010

JOGO: Mano a mano

Objetivos:
1-Treinar marcação individual;
2-Controle do adversário e da bola;
3-Aproximação equilibrada do adversário;
4-Tentar o desarme;
5-Dificultar a ação de passe;
6-Acompanhar deslocamento do adversário;
7-Mudança automática da ofensiva para defensiva.

Desenvolvimento e regras:· Duas equipes com 05 jogadores· Marcação individual sem troca de marcador· As duplas antagônicas são definidas antecipadamente· Possibilita várias formações (fixo x fixo ; ala x pivô ; lento x rápido; Etc.)· Ação de cobertura somente pelo goleiro· Goleiro não pode finalizar· Regras iguais à do futsal· Vence o jogo a equipe que marcar mais gols .

Dilso Junior

A dimensão das quadras e a qualidade do treinamento no Futsal


A algum tempo atrás, escrevemos que a variação de tamanho das quadras no Brasil ,foram e continuam sendo determinantes para melhorar as qualidades técnicas e cognitivas de nossos atletas de futsal.Esta versatilidade para jogar e bem, em distintos espaços é um diferencial para a qualidade de nosso jogador.Em contraposição ao que diz a FIFA desde 1990,aumentar o tamanho das quadras (até 42 metros) não é garantia de melhorar o espetáculo.Claro que muita coisa boa trouxe para o futsal,a entidade mor do futebol.Eu mesmo,pude testemunhar por tres vezes,em tres campeonatos mundiais a organização da FIFA a serviço do futsal.As mudanças de regras,na maioria das vezes,foram determinanates para um jogo,que realmente virou um espetáculo.Mas daí a dizer que quadra grande aumenta a qualidade do jogo,é absurdo.Dependendo do adversário,vira aquele jogo de handebol em que se acaba de atacar (quando se ataca !!!!!) e se corre para a defesa,achando que defender bem é colocar todo mundo na frente da área.Dou toda esta volta para relatar uma experiência que tenho relaizado aqui na Malwee,já a algum tempo,e que convido todos a repetir.Duas vezes`por semana em média, retorno ao nosso antigo ginásio no Parque Malwee para treinar.Apesar de ser uma quadra de medidas fora do padrão para a Liga Futsal (35x17),observo que a velocidade ofensiva de nossa equipe tende a melhorar,usando espaços menores para treinar.Isto se deve ao fato que a defesa mais concentrada em um espaço menor,passa a exigir mais do ataque que tem que combinar velocidade de passe e retenção de bola para funcionar,ao ser permanentemente pressionado.Aliás,se levarmos em conta os conceitos modernos que o Futebol usa,ao reduzir os espaços para treinar ,veremos que esta premissa no Futsal também pode ser verdadeira.Se o local do jogo é 40x20 porque não voltarmos a treinar na quadra menor visando o aprimoramento defensivo e ofensivo ? A idéia que desenvolvemos aqui na nossa Malwee é treinar pelo menos 2 vezes por semana na quadra menor.E você,o que acha ? Aguardo sua opinião........
Postado por Prof. Fernando Ferretti

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Seleção feminina iniciou treinos no CT da CBFS

A Seleção Brasileira Feminina de Futsal começou nesta segunda-feira (12/7) seu período de uma semana de treinos. A equipe está concentrada no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, em Caucaia (CE). O técnico Vander Iacovino fará observações e dará início à preparação do time que terá pela frente um torneio internacional, em dezembro, na Espanha.Além dos testes físicos e dos treinos, a comissão técnica brasileira espera agendar dois jogos-treino para entrosar ainda mais o time, que conta com 16 jogadoras. Quatro delas já estão concentradas desde a semana anterior no CT da CBFS. As goleiras Giga Paraná, Néia, Jozi e Bianca participaram da clínica de goleiros realizada pela entidade durante cinco dias.O elenco convocado tem como base a conquista do título sul-americano, no ano passado, em Campinas (SP). Das 16 convocadas, doze estavam na campanha do tricampeonato continental da equipe verde-amarela. “É uma base de atletas que mescla juventude e experiência em competições anteriores”, comentou o supervisor de seleções da CBFS, Reinaldo Simões.As novidades na lista, em relação ao Campeonato Sul-Americano do ano passado, são a goleira Bianca, a fixa Gabi, a ala Vanessa e a pivô Pri. Confira a lista de convocadasGoleirasJozi – Burela FSF (Espanha)Néia – Unopar/FEL/Sercomtel (PR)Giga – UnoChapecó/NTozzo/Female (SC)Bianca – Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP)FixosValéria – UnoChapecó/NTozzo/Female (SC)Taty – Unesc/FME (SC)Cilene – Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP)Gabi – Unes/FME (SC)AlasNeguinha – Nacional Gás/Unifor (CE)Fabi – Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP)Jessiquinha – Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP)Jéssika – UnoChapecó/NTozzo/Female (SC)Vanessa – UnoChapecó/NTozzo/Female (SC)PivôsJu Delgado – Femesala Elche (Espanha)Lú – Kindermann/UnC/Unimed (SC)Priscila - Atlético Féminas Navalcarnero (Espanha)

Substituições no Futsal‏


No futsal moderno está muito claro o conceito de plantel total, ou seja, é seu grupo de 12 jogadores no conjunto de toda a partida quem vai determinar o bom rendimento de sua equipe ou mesmo o fracasso dela. Já sabemos que os jogos e os títulos não se ganham com só 5 ou 6 jogadores, ao contrário, quanto mais atletas em boas condições de participar, maior a chance de alcançarmos os triunfos. Didaticamente podemos definir algumas razões pelas quais um treinador se vê obrigado a fazer uma substituição durante uma partida, definindo e comentando cada uma delas. Senão vejamos:
1) Sistema 4 por 4 de substituições – independente do andamento da partida e do resultado parcial a cada período de tempo, saem 4 jogadores e entram outros 4 jogadores. Este tempo, geralmente varia entre 3 e 7 minutos de jogo dependendo do treinador que o utiliza. - Ideal para ser usado contra equipes inferiores física e/ou taticamente naquele jogo em você sabe que tem grandes chances de vencer. Falo apenas em “grandes chances” porque o Futsal é o esporte das muitas supresas. Já foi objeto de estudo num outro artigo as diretrizes pelas quais montamos as duas formações considerando as características de cada jogador e o momento do jogo (andamento do cronômetro e placar a favor ou contra) fazendo as formações ficarem mais ofensivas ou defensivas. Usado também para fazer “rodar” todo o plantel num jogo sem grande desgaste pois o atleta que mais atuaria estaria em quadra no máximo, 20 minutos (10 em cada tempo de jogo).
2) Sistema de Titularidade – Usado pela maioria dos treinadores, considera 5 titulares e os eventuais reservas numa escala de valores e por isso numa ordem de entrada segundo grau de aproveitamento e eficácia do atleta dentro do plantel. Costumo dizer que um plantel que trabalha segundo este regime tem quatro sub grupos bem identificados que são: Titulares (quem começas as partidas), Imediatos (que logo estão a substituir os titulares), os de Situação (demoram um pouco mais a entrar, mas a participação é em situações específicas como estar numa falta,fazer uma marcação especial, etc...) e a famosa “Baba” ( grupo de jogadores do fundo do plantel que quase sempre estão fora dos 12 que iniciam as partidas). O treinador assim trabalha a prontidão de uns poucos (6,7 ou quem sabe 8 atletas) e deixa os outros nem sempre prontos para a “luta”. A função de quem comanda é motivar quem está fora e fazer, dentro do grupo, uma competição interna de forma que todos tenham oportunidade e como se treina a equipe (exercícios muito participativos para todos) é muito importante. Outros fatores secundários são considerados e são comuns as duas formas citadas, tais como: - rendimento técnico tático - rendimento físico - lesões -alteração da forma de jogar depois de ter um jogador expulso - necessitar ser mais defensivo - necessitar ser mais ofensivo.
Mas o que queremos destacar neste pequeno ensaio, é que uma das variantes mais importantes para o sucesso das substituições nas partidas são as chamadas “entradas casadas” ou seja, aproveitar sua melhor formação contra aquela considerada a pior do adversário. Como citamos acima, se vence uma partida no conjunto do tempo jogado e não pela formação “titular”. Observar e aprender quando o adversário é obrigado a descansar seus melhores atletas e ai explorar suas fragilidades. Destacar um atleta para entrar “casado” com um adversário de destaque (ex: nosso fixo contra o pivô adversário) tendo, portanto alguém sempre descansado contra o adversário que acabou de descansar.
Claro que seguir alguém toda quadra durante todo o tempo é impossível, mas se seu atleta está treinado para fixar-se na missão ela tem muito mais chance de ser cumprida com sucesso. Pense nisso e até breve...........