Penso que esta é uma temática importantíssima em relação ao treino. Quantos treinadores explicam certo e determinado exercício sem explicar que comportamentos pretende e que objectivo é que o mesmo tem para aquele momento? Acontece muitas vezes. Vejamos, uma coisa é explicarmos a dinâmica do exercício e da forma como ele se realiza, outra completamente diferente é para além disso, mostrar aos jogadores o porquê daquele exercício, que comportamentos se pretendem no mesmo, os objectivos do mesmo, etc, etc. A cada dia que passa, os jogadores sentem mais a necessidade de querer saber mais, de se questionarem sobre o que realizam no treino e em determinado exercício e neste aspecto, julgo ser importante o treinador estar bem preparado. Acho ainda mais importante este tipo de comunicação se atentarmos aos escalões de formação mais jovens, às crianças propriamente ditas. Porque lá está, mostramos a dinâmica de certo exercício a uma criança, mas senão explicarmos nem mostrarmos o que pretendemos com certo tipo de comportamento, estou certo que na maioria das crianças, isto passam-lhes ao lado. Obviamente. Uma criança de 10 anos ou mais ou menos, quer é uma bola no pé, quer é estar em contacto com o que mais gosta e pouco lhe faz diferença muitas das coisas que se treinam. Enquanto treinador já tive este erro, mas soube corrigi-lo bem a tempo, sobretudo quando denotava alguma falta de feedback das crianças. Hoje, não é bem assim e no fundo é mais uma plataforma de comunicação entre treinador e atletas e como treinadores, muitas vezes devemos estar abertos a sugestões mesmo das próprias crianças. Se dissermos a uma criança que no exercício x, pretendemos que tenha certo tipo de comportamento para potenciar certo de tipo de acção no mesmo exercício, eles vão compreender e tentar tirar o melhor partido do que estão a praticar
Nenhum comentário:
Postar um comentário