quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Jogo para desenvolvimento de inteligência ofensiva e defensiva


Este jogo tem como objetivo melhorar o raciocinio do atleta durante o ataque e defesa, passes, recepção, interceptação, abordagem, etc.
O Jogo consiste em:
Número de jogadores: 12 (pode variar)

Sendo que 6 atletas ficam por fora da área demarcada - normalmente usa-se a quadra de vôlei - e 6 dentro.
Os atletas com a posse da bola devem acelerar a troca de passes com o objetivo de fazer um passe onde a bola passe por dentro da área demarcada, ou seja, no "território da defesa" (LINHA TRAÇEJADA da fig.) e os jogadores sem a bola devem impedir que essa bola passe por esta área, sempre orientar a aproximação da defesa e o fechamento de espaços. Já o ataque deve ser orientado a acelerar os passes e observar os "buracos" durante a movimentação da defesa. Caso a defesa pegue a bola ela deverá inverter com o ataque.
Obs.: Nem o ataque pode invadir a área da defesa e nem a defesa pode invadir a área do ataque. Caso aconteça será computado um ponto para o adversário.

Pode-se colocar pontuação para cada vez que a bola passe pela área e também o treinador pode colocar algum "prêmio" para o vencedor ou algo para o 'perdedor' para que a disputa seja mais acirrada.

Variação:
A atividade pode variar com um jogador que fique no meio da defesa, para receber a bola e devolvê-la rapidamente, simulando uma situação onde há uma infiltração de passe na defesa.

Postado por Samuel em seu blog .

Nenhum comentário:

Postar um comentário