quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Brasil empata com Portugal com gol a 12 segundos do fim

Um gol de pênalti a 12 seg. do fim salvou o Brasil da derrota contra Portugal nesta terça-feira (7), no ginásio Poliesportivo José Caballero, em Alcobendas, na Espanha, pela segunda rodada do I Torneio Mundial. A ala Vanessa foi a responsável pela cobrança, e, com tranquilidade, cobrou no alto para decretar o empate de 2 x 2, que garantiu a liderança do grupo A da competição para o time brasileiro.

Com o resultado, os dois times chegaram aos quatro pontos em dois jogos disputados, mas as brasileiras lideram a chave por causa do melhor saldo de gols (14 x 5). Nesta quarta-feira (8), as duas equipes disputam a rodada decisiva podendo até empatar para garantir a classificação para as semifinais.

O time verde e amarelo entra em quadra às 19h30 (horário local - 16h30 no horário de Brasília) para enfrentar a Tailândia. Mais cedo, às 16h30, as lusitanas duelam contra a Venezuela. Os dois jogos serão realizados no ginásio Poliesportivo José Caballero.

O jogo

Desde o início, o Brasil assumiu o controle do jogo. Com mais posse de bola, o time verde e amarelo ditava o ritmo da partida, porém não conseguia encontrar espaços para atacar. Já as portuguesas atraíam as brasileiras para o campo de defesa e, na ligação direta da goleira com o ataque, quase abriram o placar aos 3min48.

Após lançamento longo, a ala Daniela Ferreira sozinha na frente e chutou rasteiro. Com os pés, a goleira Jozi fez excelente defesa e desviou a bola, que ainda tocou na trave antes de sair para escanteio. A resposta brasileira veio em seguida com Vanessa, que chutou da entrada da área, mas a arqueira Ana Pereira evitou o gol.

Aos 9min33, a goleira portuguesa foi vencida. A ala Jéssika recebeu passe, carregou a bola pelo meio e chutou forte para abrir o placar para o time brasileiro, que continuou no ataque. No entanto, quem marcou foi Portugal. Aos 12min57, a pivô Rita Martins recebeu lançamento por cima e, com um toque de calcanhar, encobriu Jozi, empatando a partida.

No segundo tempo, Portugal fechou-se ainda mais, enquanto o Brasil subiu a marcação para pressionar a saída de bola adversária. Só que, por dificuldades de finalização, as brasileiras não conseguiram converter em gols a superioridade.

Mais uma vez, Portugal aproveitou a marcação adiantada do Brasil e marcou um gol em um momento crucial do jogo. Aos 37min23, a bola foi lançada para o ataque, e Jozi saiu do gol para cobrir a defesa. A goleira conseguiu tirar a bola, mas a ala portuguesa Maria Martins arriscou um chute por cobertura e virou a partida.

Imediatamente, o técnico Vander Iacovino colocou a ala Neguina como goleiro-linha. O Brasil pressionou e chegou a criar chances, mas o nervosismo do time atrapalhou na hora de concluir. A 12 segundos do fim, a bola foi lançada para a área e uma atleta portuguesa desviou com a mão. Pênalti assinalado pela arbitragem e, na cobrança, Vanessa empatou a partida.

Após o fim do jogo, Valéria lamentou a noite infeliz da equipe, mas ressaltou o ponto conquistado. "Tentamos de todos os jeitos possíveis, mas hoje não deu. Faltou um pouco de calma na finalização, mas é complicado porque o time tentou muito e, vendo que a bola não entrava, ficou nervoso demais. Mas acho que menos mal que conseguimos empatar e ainda estamos em primeiro", analisou.

Fonte: CBFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário