sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Fisiologista recolhe dados dos treinos para avaliar atletas


Caucaia (CE) - Os treinos da Seleção Brasileira Feminina no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, em Caucaica (CE), são acompanhados de perto pelo fisiologista Thiago Chinelatto. Afinal, ele é o responsável por coletar dados de cada atleta para avaliar os efeitos dos treinamentos do período de preparação da equipe para o I Torneio Mundial de Futsal Feminino, que será realizado na Espanha entre os dias 6 e 11 de dezembro.

No treino da manhã desta quinta-feira (2/11), Thiago utilizou um aparelho chamado plataforma de saltos, que mede a explosão muscular do atleta. O objetivo do teste era saber o desgaste provocado pela atividade. “Medimos semana passada e hoje fizemos nova medição para saber como anda a média da equipe, que é o que nos interessa. Como o resultado foi o esperado, sabemos que está tudo do normal”, explicou.

O trabalho de Thiago começa quando as atletas chegam do clube. Por meio da coleta de sangue, ele faz avaliações sobre percentual de gordura e condicionamento físico de cada uma delas. Depois, ele repassa tudo para o preparador físico João Romano, que, ciente disso, faz o planejamento dos treinos para o grupo.

Segundo Thiago, há um cuidado especial com as atletas que se apresentam acima e abaixo do peso. “Quem está acima tem que controlar o peso. Para quem está abaixo, é feita uma suplementação para aumentar a reserva energética. A gordura do corpo protege os músculos e, quando se está abaixo do peso, o risco de uma lesão é maior, pois o músculo fica mais exposto”, contou.

Mundial Feminino
O I Torneio Mundial de Futsal Feminino será disputado entre os dias 6 e 11 de dezembros nas cidades de Alcobendas e Torrejón de Ardoz, localizadas na região metropolitana de Madri, na Espanha.

O Brasil está no grupo A, sediado em Alcobendas, e jogará no Ginásio José Caballero. A estréia será na próxima segunda-feira (6/11) contra a Venezuela e, nos dois dias seguintes, o time verde e amarelo enfrenta Portugal e Tailândia, respectivamente. Todos os jogos serão realizados às 16h30 (horário de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário