sábado, 24 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL


Natal é o nascimento de Cristo. Ano Novo é o nascimento de uma nova esperança. Que o seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor. Feliz Natal e o seu Ano Novo cheio de esperança.

Dilso Junior

Falcão lamenta postura do Santos


A atitude da diretoria do Santos de liberar diversos jogadores do time de futsal profissional deixou a principal estrela da equipe, o ala Falcão, preocupada e chateada. O melhor jogador do mundo de futsal do mundo espera romper logo o vínculo que tem com o Peixe para negociar a sua transferência para outro time.

- Fiquei muito chateado com tudo que está acontecendo. Não entendi nada. Não sei se eles acharam que o futsal fosse dar um retorno e isso não aconteceu. Acho que eles esperaram um retorno maior financeiramente e veio mais em mídia... A única coisa que sei é que hoje eu sou atleta do Santos, tenho contrato com o clube até 2012, e que preciso revolver essa situação para definir o meu futuro - disse Falcão, em Jundiaí, interior de São Paulo, antes de entrar em campo para uma partida de futebol beneficente promovida pelo atacante Nenê, do PSG.

Após a conquista da Liga de Futsal 2011, em novembro deste ano, o Santos liberou alguns jogadores e deixou em dúvida a continuidade da equipe de futebol de salão para a próxima temporada. O fato fez Falcão admitir a possibilidade de defender o rival Corinthians em 2012.

- Dificilmente eu iria para o Flamengo, apesar de ser um grande clube. Mas como o Flamengo não disputa a Liga Nacional isso pesa. Mas não teria problema algum de ir para o Corinthians, mesmo sendo rival do Santos. Já joguei lá. Eu só teria de acertar o fim do meu contrato com o Santos para começar a negociar - explicou.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Umuarama anuncia novo treinador


O Umuarama anunciou nesta quarta-feira (21/12) seu treinador para a temporada 2012. Sávio Badini, ex-Macaé, irá comandar o time umuaramense na temporada 2012. O novo elenco ainda não está confirmado, mas as negociações estão acontecendo e a meta do clube é fechar este ano com tudo definido.

“Algumas negociações estão sendo feitas e, provavelmente teremos algumas mudanças, mas, nada que comprometa a participação do time nos principais campeonatos estaduais, nacionais e internacionais. O time não acabou e nem vai acabar”, enfatizou o presidente do clube, Edivanilson Lopes Romeiro, colocando fim à nuvem de duvidas levantadas sobre o fim do time.

O supervisor, Neomar Aimi, o Gringo, trabalha em conjunto com Sávio para compor uma equipe competitiva. “Ainda não vamos divulgar nomes para não gerar especulações, mas, o elenco 2012 está praticamente fechado. A renovação foi grande e podemos esperar um time bastante veloz e ofensivo”, disse.

Gringo fez questão de ressaltar o novo comandante técnico do Umuarama. “É um treinador, que apesar da pouca idade, tem uma grande experiência em disputas da Liga Futsal, Taça Brasil, Campeonato Brasileiro de Seleções ao qual foi auxiliar de Fernando Ferreti. Ele está motivado para trabalhar em uma equipe de grande renome como a nossa”, disse.

Sávio falou das expectativas de trabalhar em Umuarama. “Por ser uma cidade que respira o futsal, que abraça o esporte, espero retribuir com muito empenho, trabalhando com o máximo”. Para ele o novo trabalho é uma oportunidade. “Encaro esse novo trabalho como uma grande oportunidade na minha carreira, pois conheço o clube, que desde 2006 participa da Liga Futsal, sempre fazendo boas campanhas”.

O novo treinador do time paranaense traz no currículo títulos como: tetracampeão do Campeonato Carioca (2005/07/08/10), Hexacampeão dos Jogos abertos do interior do Rio de Janeiro (2003/04/05/07/09/10), Campeão da Copa TV Globo (2003), entre outros.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Flu conquista três dos quatro títulos no fim de semana (16 a 18/12)


O Futsal do Fluminense foi à quadra neste fim de semana (16 a 18/12) para definir os títulos dos campeonatos de 1º ano realizados pela Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, nas categorias Sub-08, Sub-10, Sub-12 e Sub-14.

O primeiro jogo da final foi realizado na sexta-feira (16/12) à noite e o segundo, no domingo (18/12) de manhã.

No Sub-08, o Fluminense enfrentou o América FC, primeiro colocado na fase classificatória. Na sexta-feira (16/12), no Ginásio do Montanha Clube, em um jogo extremamente equilibrado e disputado, o placar não se alterou terminando empatado em 0 a 0.

No segundo jogo, realizado no Grajaú CC, o Fluminense se lançou mais para o ataque, já que o empate na prorrogação era do adversário. Em um contra-ataque, sofreu um gol. Mesmo perdendo por 1 a 0, a equipe voltou para o segundo tempo tranquila e mantendo a pressão no adversário, empatando logo no início. Perto do fim, conseguiu a virada, vencendo por 2 a 1 e sagrando-se campeão.

Sub-10 campeão sem sustos

No sub-10, a primeira partida foi disputada no Montanha Clube e o adversário foi o Marabú SC. Com uma boa apresentação, o Tricolor marcou no primeiro tempo e no segundo, marcou mais três gols vencendo a partida por 4 a 0.

No segundo jogo, realizado no Grajau CC, o Fluminense, que já estava com uma mão na Taça, entrou em quadra disposto a levar a taça de vez para a sede das Laranjeiras. Impondo seu ritmo de jogo e com uma apresentação de gala, o primeiro tempo terminou 7 a 0 para o Flu. No segundo período, a equipe manteve o ritmo e conquistou o título vencendo a final por 12 a 1. O atleta tricolor, Sebastião Enio, foi o artilheiro da competição.

Sub-12 perde título para o Grajaú

Em quadra no Grajaú CC, na sexta-feira (16/12), contra o próprio Grajaú, o Sub-12 iniciou o jogo e levou um susto ao tomar dois gols no início da partida. Apesar dos gols, o time manteve a tranquilidade e acabou virando a partida para 4 a 2. No segundo tempo, o Grajaú ainda diminuiu mas a vitória foi tricolor.

Na segunda partida no mesmo ginásio, o Fluminense podia empatar no tempo normal para conquistar o título. No caso de derrota, o empate na prorrogação favorecia o adversário.

Em partida muito equilibrada e nervosa o Tricolor inaugurou o placar, mas sofreu o empate. Na segunda etapa, o Flu se colocou novamente a frente com 2 a 1. Faltando 3 minutos o adversário empatou a partida em um contra-ataque, resultado que ainda favorecia o Flu, mas faltando 3 segundos para o término do jogo, em um córner cobrado pelo Grajaú, o Fluminense sofreu o gol da virada, perdendo no tempo normal por 3 a 2.

Precisando da vitória na prorrogação o Fluminense partiu para cima, mas logo com um minuto sofreu um gol. Utilizando o gol-linha a equipe das Laranjeiras tento na superioridade númerica, mas a boa marcação e os acertos nas finalizações de longa distância deram a vitória e o título para o Grajaú Country Clube por 5 a 0 na prorrogação.

Com muita aplicação tática, Sub-14 garante título sobre o Grajaú

O adversário do Sub-14 foi o SC Mackenzie, em dois jogos no Grajaú CC. Na primeira partida, a equipe não começou bem, perdendo a primeira etapa por 3 a 1. Na segunda etapa, o Fluminense voltou melhor, mas não conseguiu converter as oportunidades em gols, perdendo a partida por 4 a 2.

Precisando da vitória no segundo jogo para levar a partida à prorrogação, o Tricolor foi à quadra determinado. Já no primeiro tempo, abriu 3 a 0. Na segunda etapa, a equipe controlou o jogo ampliando o placar para 4 a 0.

O empate na prorrogação favorecia o Flu. A equipe iniciou com muita marcação jogando por um contra-ataque para marcar o tento. No início do segundo tempo da prorrogação, o Fluminense saiu na frente, 1 a 0, placar que persistiu até o final garantindo o título para as Laranjeiras. O artilheiro da categoria foi o atleta Tricolor Wembley Cruz.

Autor: Marcos Benjamin (Assessoria de Imprensa)

Guerreiras Tricolores faturam Estadual Feminino de Futsal


Com um gol restando quatro minutos para o fim da prorrogação no tradicional ginásio do América FC na Rua Campos Salles, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Bradesco e garantiu o título estadual feminino de futsal. Como já tinha vencido a primeira partida por 5 a 4, as meninas tricolores jogavam pelo empate no tempo extra – no tempo regulamentar foram derrotadas por 2 a 1 – para levar o título estadual inédito para as Laranjeiras. Bastava não perder a prorrogação que a taça teria as três cores que traduzem tradição. E acabou acontecendo.

- Esta conquista foi o reflexo da história que estas meninas construíram dentro da competição. Foi através de muita luta e suor que elas conquistaram este título com muito mérito diante de um adversário muito forte que foi o Bradesco. São merecedoras. Estão todas de parabéns – desabafou o técnico Marcus Vinícius.

- Primeiramente queria agradecer ao presidente Peter por ter dado carta branca para gente montar este time feminino do Fluminense. Sem este voto de confiança este título maravilhoso não teria chegado. E depois queria parabenizar estas guerreiras que venceram todo o tipo de preconceito e honraram a camisa tricolor neste campeonato – declarou o Ivan Proença, Superintendente de Futsal do Fluminense.

O Fluminense jogou com Stéphanie, Aline, Jasna, Ana Paula e Fernanda. Depois entraram Tatiane, Cristiane, Diana “Pretinha”. Ainda vestiram o uniforme tricolor: Adriana, Elisângela, Juliana e Mônica – Técnico: Marcus Vinícius.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Joinville será sede de duas competições nacionais em 2012

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) confirmou nesta sexta-feira (16/12) Joinville como a cidade sede da Superliga de Futsal e também da Taça Brasil de Clubes 2012. As duas competições nacionais envolverão as principais equipes do futsal brasileiro, com jogadores conceituados. A maior cidade de Santa Catarina conta com uma das torcidas mais apaixonadas pela modalidade no país.

A temporada da Krona/Joinville/Dalponte terá início com a disputa da Superliga de Futsal, programada para ocorrer de 27 de fevereiro a 04 de março. O torneio fará parte do calendário de festividades ao aniversário da cidade de Joinville. “Esta será a oportunidade de apresentarmos a nova equipe da Krona Futsal, sob o comando do técnico Fernando Ferretti. Com muita energia positiva esperamos dar um grande presente à Joinville”, destacou o supervisor da Krona/Joinville/Dalponte, James Veiga.

Já na Taça Brasil de Clubes 2012, a Krona/Joinville/Dalponte lutará pelo bicampeonato. Recentemente, o tricolor sagrou-se campeão da competição nacional, realizada em Orlândia (SP). “É um orgulho podermos sediar também esta competição, uma das mais tradicionais do futsal brasileiro. A Taça Brasil está prevista para ocorrer em dezembro e envolverá as melhores equipes do país”, completou o dirigente.

Os jogos dos tradicionais campeonatos serão realizados no Centreventos Cau Hansen, um dos palcos mais charmosos do esporte. “Joinville volta ao circuito do futsal nacional. É um orgulho para nós e com isso reafirmamos a importância do Centreventos para torneios como esses, visto que o ginásio agora é a casa do esporte na cidade”, afirmou o Presidente da Fundação de Esportes Lazer e Eventos de Joinville, Jorge Nascimento.

A Krona/Joinville/Dalponte se reapresenta em 25 de janeiro. Além da Superliga de Futsal e da Taça Brasil de Clubes, a equipe joinvilense disputará na próxima temporada a Liga Futsal 2012, o Campeonato Catarinense da Divisão Especial de Futsal, os Jogos Abertos de Santa Catarina, além do Campeonato Sul-Americano de Clubes.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Brasil fecha ano com mais uma vitória sobre a Costa Rica


Cartago (Costa Rica) - O Brasil encerrou bem a temporada 2011. Jogando em Cartago, que fica na região metropolitana da capital costarriquenha, San José, os hexacampeões mundiais bateram os donos da casa por 7 a 2, nesta sexta-feira (16/12), no segundo e último amistoso que as duas equipes disputaram nesta semana.

Na última quarta-feira (14/12) os dois países se enfrentaram, também no ginásio Poliesportivo de Cartago, abrindo a série de partidas. Na ocasião, os sul-americanos já haviam vencido, por 5 a 0, com gols de Valdin (2), Wilde (2) e Gabriel.

Os brasileiros se impuseram desde os primeiros movimentos. Logo aos 2min08, Neto recebeu passe na ala direita e saiu frente a frente com o goleiro Alvaro Gonzalez. O fixo mandou por cobertura para fazer 1 a 0. Logo na sequência, Ari deu uma assistência para Wilde, que dentro da área apenas desviou para as redes, aos 6min12.

Os costarriquenhos chegaram a ter uma chance real de diminuir, aos 6min48, em um pênalti sofrido por Alejandro Salazar. Ele mesmo cobrou a infração, mas o goleiro Djony defendeu a cobrança. O placar da primeira etapa foi fechado por Gadeia, que se aproveitou de um erro na saída de bola rival e chutou forte, fazendo 3 a 0, aos 12min38.

Na etapa final os visitantes seguiram com maior volume de jogo e dobraram o marcador do primeiro tempo. Rafael fez boa jogada individual e finalizou já dentro da área para fazer 4 a 0, aos 31min56. Diego Cambronero desviou uma bola para suas próprias redes, aos 34min02, enquanto Gadeia acertou um belo chute, no ângulo de Justin Ballestero, aos 36min50.

Os centro-americanos chegaram a descontar. Primeiro com Wilde, contra, aos 37min22, e depois com Edwin Porras, cobrando um tiro livre da marca dos dez metros sem barreira, aos 38min05. Os gols não ameaçaram o triunfo do Brasil, que ainda fez mais um nos segundos finais, com Neto, aproveitando um rebote do goleiro rival, aos 39min57.

“Fomos muito bem no jogo, sobretudo na defesa. Apesar de ter sofrido dois gols hoje, fomos bem na marcação. No mais, fizemos dois bons jogos e tínhamos condições de ter saído sem sofrer gols. Saímos daqui com um dever cumprido”, disse o fixo Neto, que marcou os gols de abertura e fechamento do placar desta noite.

Ficha técnica
Costa Rica 2x7 Brasil
Local: Ginásio Poliesportivo de Cartago - Cartago (Costa Rica)
Data: 16/12/2011
Horário: 20 horas (horário local - 0h00 horário de Brasília)
Árbitro principal: Hector Sequeira (Costa Rica)
Árbitro auxiliar: Luis Gerardo Mora (Costa Rica)
Terceiro árbitro: Geovanny Lopez (Costa Rica)
Anotador: Kenneth Fonseca (Costa Rica)

Costa Rica: Álvaro González , Daniel Garcia, Jorge Carrillo, José Estrada e Aaron Solano -Entraram: Justin Ballestero, Edwin Porras, Erick Gomez, Alejandro Salazar, Diego Gonzalez, Diego Cambronero e Marco Guzmán - Técnico: Hugo Solano

Brasil: Djony, Neto, Gadeia, Vinícius e Valdin - Entraram: Ciço, Ari, Gabriel, Rafael, Rodrigo e Wilde - Técnico: Marcos Sorato

Gols
Costa Rica: Wilde (contra) (37:22) e Edwin Porras (38:05)

Brasil: Neto (2) (2:08 e 39:57); Wilde (6:12); Gadeia (2) (12:38 e 36:50); Rafael (31:56) e Diego Cambronero (contra) (34:02)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Técnico Paulo Mussalem é apresentado oficialmente no Imperial-RJ


O treinador Paulo Mussalem, ex-Carlos Barbosa, foi apresentado como novo treinador do Imperial Futsal nesta quinta-feira, na sede do clube, em Petrópolis (RJ). Mussalem, que é um dos maiores campeões do futsal brasileiro e inclusive já foi eleito o melhor do mundo, assinou o contrato com a equipe petropolitana e irá comandar o clube no ano de 2012.

Eleito o melhor técnico da Liga Futsal 2011, Mussalem afirma que queria voltar para o Rio para ficar mais perto da família e também pelo desafio de encarar um projeto novo.

- Eu sempre tive vontade de voltar para o Rio para ficar perto da minha família, pois, entre indas e vindas, eu sempre fiquei pouco tempo aqui. Em junho, fui convidado para vir para cá, gostei do projeto e acredito que tem tudo para dar certo. Vai ser bom, não só para o futsal de Petrópolis, como também para o estado do Rio de Janeiro - afirmou o treinador, que ressaltou ainda o desafio que terá pela frente.

- As pessoas me perguntam como eu troco um time multicampeão para tentar um projeto novo e eu digo que, enquanto eu estiver com disposição para ser treinador, vou aproveitar os desafios.

Mussalem também destacou que, em seu primeiro ano, o ponto principal da equipe será o comprometimento com as metas traçadas pela comissão técnica e diretoria.

- Essas metas serão chegar sempre, ser campeão é consequencia. Se nós conseguirmos ficar chegando para decidir títulos, mais cedo ou mais tarde os títulos virão - afirmou.

Treinador prefere time competitivo a elenco recheado de craques.A diretoria também anunciou oito reforços para o time da próxima temporada. São eles: o goleiro Igor (ex-Santos); os fixos Edgar (ex-Orlândia) e Vinícius (ex-Petrópolis); os alas Paulinho (ex-Orlândia), Rodriguinho (ex-Macaé) e Pelé (ex-Petrópolis); e os pivôs Wilson (ex-Macaé) e Sixel (ex-Petrópolis).

Confiante, Mussalem acredita que, com estes jogadores, o clube terá a oportunidade de ter um time da forma que ele gosta.

- Gosto de times sem craques, mas com jogadores comprometidos com o trabalho. O craque ganha jogo e trabalho ganha campeonato - salientou.

O elenco do Imperial está de férias e irá se apresentar ao treinador, já com os reforços, na segunda quinzena de janeiro, em data que ainda será definida.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Atlântico conquista o Gauchão pela primeira vez

O Atlântico/Apti/UriErechim é o campeão gaúcho de futsal 2011. O clube de Erechim conquistou o título na noite deste sábado (10/12), ao empatar em 2 a 2 diante do Carlos Barbosa, adversário da decisão, em confronto realizado no Centro Municipal de Eventos, em Carlos Barbosa (RS).

Como o Atlântico havia vencido a primeira partida em Erechim pelo placar de 3 a 2, levou a melhor no confronto. A partida iniciou muito equilibrada com a equipe da ACBF buscando a vitória no tempo normal para forçar a prorrogação. Mas quem saiu na frente foi a equipe erexinense com Grilo, que se aproveitou de rebote para marcar.

O jogo continuou muito disputado com ligeira superioridade da equipe visitante. Faltando apenas 7 segundos para encerrar o primeiro tempo Bipe cometeu a sexta falta do Atlântico. Na cobrança do tiro direto Sinoê empatou a partida.

No segundo tempo o equilíbrio continuou. Mas novamente foi o galo erechinense que pulou na frente do placar. Em excelente jogada individual de Bipe, ele lançou com precisão Galo que da entrada da área chutou forte e venceu o goleiro do equipe laranja. Logo em seguida, porém, a ACBF empatou com Jonathan.

Após a igualdade, a ACBF entrou com goleiro-linha. A pressão foi enorme, mas o Atlântico com excelente atuação do goleiro Baranha que fechou o gol nos minutos finais, segurou o resultado e levantou a taça de campeão pela primeira vez na história. No domingo os atletas comemoraram o inédito título com uma carreata em Erechim.

Brasil abre amistosos contra a Costa Rica com vitória


Cartago (Costa Rica) - O Brasil venceu a Costa Rica na noite desta quarta-feira (14/12). Jogando no ginásio Poliesportivo de Cartago, na região metropolitana de San José, na Costa Rica, os hexacampeões mundiais impuseram uma goleada por 5 a 0 aos locais. As duas equipes voltarão a se encontrar nesta sexta-feira (16/12), no mesmo local, fechando a série de dois amistosos.

No jogo, os anfitriões apostaram em uma tática defensiva. Aplicando uma forte marcação eles não conseguiram conter as jogadas ofensivas do Brasil, que abriu o placar aos 5min43, quando em um erro na saída de bola, Vinícius passou para Valdin chutar cruzado e vencer o goleiro Jairo Gomez.

Na sequência, os sul-americanos seguiram pressionando, enquanto os costarriquenhos apostavam nos contragolpes. Os brasileiros, no entanto, correram poucos riscos e conseguiram ampliar já no minuto final da primeira etapa. Valdin recebeu uma assistência de Neto na segunda trave e fez 2 a 0, aos 19min18.

Na segunda metade do duelo, o Brasil conseguiu ampliar com dois gols nos primeiros minutos. Wilde recebeu passe, girou e chutou forte, no ângulo do goleiro Jairo Gomez, aos 22min42. Pouco mais de um minuto depois, aos 23min44, Wilde deu uma assistência para Gabriel, que chutou da entrada da área para fazer 4 a 0.

O tento que fechou o marcador ocorreu aos 38min36, anotado pelo pivô Wilde, que, assim como Valdin, marcou dois no amistoso. "Apesar da goleada não fizemos um bom jogo tecnicamente. Não tivemos problemas com a tática, mas a quadra e a bola são mais lentas que o normal e isto prejudicou nosso desempenho", avaliou o técnico brasileiro Marcos Sorato.
Ficha técnica
Costa Rica 0x5 Brasil
Local: Ginásio Poliesportivo de Cartago - Cartago (Costa Rica)
Data: 14/12/2011
Horário: 20 horas (horário local - 0h00 horário de Brasília)
Árbitro principal: Geovanny Munguía (Costa Rica)
Árbitro auxiliar: Jeisson Cruz (Costa Rica)
Terceiro árbitro: Kenneth Fonseca (Costa Rica)
Anotador: Luis Geraldo Villalobos (Costa Rica)

Costa Rica: Jairo Gomez , Daniel Garcia, Jorge Carrillo, Edwin Porras e Alejandro Salazar -Entraram: Diego Cambronero, Marco Guzman, Diego Gonzalez, Aaron Solano, Jose Estrada e Erick Gomez - Técnico: Hugo Solano

Brasil: Tiago, Ciço, Ari, Gabriel e Wilde - Entraram: Vinícius, Gadeia, Valdin, Rafael, Neto e Rodrigo - Técnico: Marcos Sorato

Gols
Costa Rica: --

Brasil: Valdin (2) (5:43 e 19:18); Wilde (2) (22:42 e 38:36); e Gabriel (23:44)

Cartões
Costa Rica: Diego Cambronero (amarelo)

Brasil: Ari e Neto (amarelos)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Minas é octacampeão mineiro de futsal

A V&M Minas entrou em quadra, na Arena Vivo, em Belo Horizonte, na manhã deste domingo (11/12) precisando apenas do empate para conquistar o octacampeonato mineiro, mas o time foi além e premiou a torcida com uma goleada sobre o Clube Passense de Natação, por 7 a 0, gols de Attos, Jotinha, Duda (3) e Everton (2).

A final mineira contou com a presença do craque Lenísio na arquibancada da Arena Vivo. A equipe minastenista fechou a temporada 2011 com a sequência de oito títulos (2004/05/06/07/08/09/10/11). Na preliminar o time de Teófilo Otoni, a Sociedade Esportiva Amigos/Cruzeiro venceu o Praia Clube, de Uberlândia, por 9 a 6, e ficou com a terceira colocação no regional. O título mineiro garante a equipe minastenista na Taça Brasil de 2012.

A partida deste domingo encerrou a temporada e também marcou algumas mudanças no futsal do Minas, já que o técnico Perdigão, que conquistou seis dos oito títulos regionais, deixa o comando técnico da V&M Minas e assume, a partir de agora, a condição de técnico principal das categorias de base do clube, se juntando a Flávio Davis (basquete), Sérgio Veloso (vôlei masculino), Amauri Machado (natação) e Alfredo Dornelles (judô).

Em seu lugar já assumiu o catarinense Paulo Cesar Cardoso, 44 anos, que já passou pelo Minas (2002/03) e que estava na Krona. Perdigão deixou a quadra neste domingo emocionado e todo molhado, pois recebeu um banho de água dos jogadores e companheiros da comissão técnica. A comemoração foi intensa e o treinador lembrou os 15 anos de trabalho no Minas, sendo seis deles à frente da equipe principal e os demais com a Sub-20.

“Já estive na base revelando jogadores e agora volto com a missão de coordenar todo o trabalho e ainda comandar a equipe Sub-14. É um novo desafio e vamos trabalhar”, disse Perdigão, que inicia a nova missão em fevereiro de 2012.

Paulo César Cardoso volta ao futsal do Minas, depois de passar pelo Clube na temporada 2002/03, quando foi campeão metropolitano e estadual, além da medalha de bronze na Taça Brasil. Ele tem passagem por vários clubes como Goiás (2001/02), UCS (2003/05), Ulbra (2005/06), Umuarama (2007/09) e, por último, antes de vir para a V&M Minas, a Krona.

Botafogo é campeão estadual de futsal do RJ


O Botafogo/Casa de España passou sufoco, mas conseguiu derrotar o Macaé Sports na final do Campeonato Estadual de Futsal do Rio de Janeiro. O alvinegro perdeu o confronto de ida por 3 a 1 no tempo normal, porém, como tinha vencido o primeiro jogo por 4 a 3, o duelo foi para a prorrogação. No tempo extra, o time de General Severiano ganhou por 2 a 1, graças ao gol salvador de Leco. Festa para a torcida alvinegra no Maracanãzinho.

O Glorioso saiu atrás no placar depois do belo gol do goleiro Guiga, do Macaé. O goleiro notou o arqueiro adversário adiantado e com um leve toque, encobriu toda a defesa botafoguense, marcando um golaço. Mas o Alvinegro foi atrás e conseguiu o empate.

Porém, pouco tempo depois o time macaense marcou e abriu vantagem no placar, dificultando a virada do Botafogo. Com a vitória na prorrogação, o Botafogo conquistou o título inédito na competição. Além do adulto, o Glorioso também disputava mais seis finais com as categorias de base.

Para Leco, autor do gol salvador no tempo extra, a reconstrução do futsal do Botafogo foi coroada com o título estadual. “Havíamos vencido o Carioca, mas perdemos boa parte de nosso time no decorrer do Estadual. Com muito esforço, vencemos equipes mais fortes, como Imperial e Poker/PEC e chegamos ao título dentro deste projeto de reconstrução do futsal.”

Para o técnico Mauricinho, o time campeão vive um momento ímpar. “A vitória é desses meninos, que merecem demais. Foi eletrizante do início ao fim e, por isso, o futsal é tão empolgante. Esse é um momento muito importante para o grupo. Foram quatro finais este ano, e vencemos as quatro”, disse.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Portal Joinville - Ferretti está de volta a Joinville

Técnico PC Oliveira renova por mais um ano com o Corinthians


A diretoria de esportes terrestres do Corinthians anunciou, nesta terça-feira, que o técnico PC Oliveira continua no comando do futsal do clube em 2012. À frente da equipe corintiana desde julho de 2009, o treinador renovou o contrato por mais uma temporada.

Nestes dois anos e meio de Corinthians, PC atingiu o auge em dezembro de 2010, quando sua equipe conquistou a Taça Brasil de Clubes. Neste ano, o Timão não passou da primeira fase da competição. Na Liga Futsal, o Alvinegro do Parque São Jorge caiu na semifinal, quando perdeu para o Carlos Barbosa na prorrogação.

Apesar da identificação com o Corinthians, PC Oliveira ganhou notoriedade ao dirigir a seleção brasileira campeã mundial em 2008, no Rio, e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007, também no Rio. Em 2009, ele deixou o cargo de treinador da seleção, alegando divergências com a Confederação Brasileira de Futsal.

Erechim vence C. Barbosa e sai na frente na decisão do Gaúcho de futsal

O Atlântico Erechim saiu na frente na final do Campeonato Gaúcho de futsal. Jogando em seu ginásio, o tricolor venceu o Carlos Barbosa por 3 a 2, na noite desta quinta-feira, e agora está a um empate do título. O segundo jogo acontece neste sábado, às 19h30m, no Centro Municipal de Eventos de Carlos Barbosa (RS).

Depois do técnico Ferretti, Neto também troca o Santos pelo Joinville


Na apresentação do técnico Fernando Ferretti, nesta quarta-feira, a diretoria do Joinville anunciou a contratação do fixo Neto, que também estava no Santos, atual campeão da Liga Futsal. Aos 30 anos, o jogador foi eleito o melhor da sua posição na última edição da maior competição de futsal do país.

Natural de Uberlândia (MG), o jogador começou a carreira no Praia Clube-MG. Ainda no estado mineiro, atuou no Minas e no Atlético-MG, antes de se transferir para a Ulbra-RS. O melhor momento na carreira ocorreu no exterior, com a camisa do Inter Movistar, da Espanha. No clube europeu foram 17 títulos, incluindo quatro conquistas do mundial de clubes.

Destaque no cenário do futsal nacional e internacional, Neto ainda comemorou títulos expressivos por Jaraguá e Santos. O atleta é, inclusive, um dos jogadores mais importantes da seleção brasileira, na atualidade. Para o Joinville, a contratação é motivo de ainda mais alegria e planejamento.

Segundo o fixo Neto, a formação do elenco e a metodologia de trabalho foram fundamentais para a decisão em aceitar o convite do Joinville.

- O time é competitivo e está entre os melhores do país. Trabalhei três anos com o Ferretti na seleção brasileira de futsal, em Jaraguá do Sul e ainda no Santos. Fiquei realmente contente com o interesse dele e de toda diretoria do clube em meu trabalho. A adaptação será rápida - afirmou Neto.

O ex-santista é o quinto reforço já confirmado para 2012. Além dele, os joinvilenses também trouxeram Fernando Ferretti, Tiago, Keké e Leandrinho.

- O atleta possui um perfil vitorioso e um estilo de jogo dinâmico. Poder contar com o melhor fixo da última edição da Liga Futsal é um ganho para o projeto - finalizou James Veiga.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Vídeos: Finais sub-7



Sub-7:
A.Portuguesa de Desportos 1x3 S.C. Corinthians Paulista

Menores: Finais do Estadual Ouro

Acompanhe as finais do Campeonato Estadual Série Ouro -Categorias Menores.

1º JOGO - DECISÃO DO TÍTULO

Dia 10/12 - Ginásio Presidente Ciro II
Sub-11: C.A.Juventus x Corinthians - 13h
Sub-13: C.S.S. II Exército/Colégio CEP/Osasco x Corinthians - 13h45
Sub-9: São Bernardo Chase Futsal x ADC Mercedes Benz - 14h30
Sub-15: São Paulo F.C. x G.R.Barueri/Inter F.S. - 15h15
Sub-17: Corinthians x A.D.ASA/Guapira - 16h

DECISÃO 3º e 4º LUGAR

Dia 10/12 - Ginásio Presidente Ciro I
Sub-11: São Paulo F.C. x Santos F.C./ Unilus/Votorantim - 13h
Sub-13: S.E.O.L/SEJEL Ribeirão Pires x A.Portuguesa de Desportos - 13h45
Sub-09: C.São João/LJFS/Jundiaí x S.E.Palmeiras - 14h30
Sub-15: A.A. Botucatuense x S.E. Palmeiras - 15h15
Sub-17: S.E. Palmeiras x Santos F.C./Unilus/Votorantim

2º JOGO - DECISÃO DO TÍTULO

Dia 17/12 -Ginásio Presidente Ciro II
Sub-11: Corinthians x C.A.Juventus - 9h30
Sub-13: Corinthians x C.S.S. II Exército/Colégio CEP/Osasco - 10h30
Sub-9: A.D.C. Mercedes Benz x São Bernardo Chase Futsal - 11h30
Sub-15: G.R.Barueri/Inter F.S. x São Paulo F.C. - 12h30
Sub-17: A.D.Asa/Guapira x Corinthians - 13h45

Atenção:

1-Protocolo de Jogo:
a-) Abertura - Apresentação
b-) Entrada das bandeiras (FPFS - Fair Play - Clubes)
c-) Entrada Olímpica
d-) Posicionamento
e-) Hino Nacional
f-) Apresentação das equipes
g-) Apresentação da equipe de Oficiais de Arbitragem
h-) Início de jogo

2-Solicitação aos clubes:
a-) Bandeira do clube
b-) Hino dos clubes (Início - CD)
c-) Quatro atletas de categorias diferentes do jogo para o porte das bandeiras
d-) Uma associada para o cerimonial de premiação
e-) Relação completa dos atletas e comissão técnica em papel timbrado do clube para divulgação (não serve a pré-sumula)
f-) Estaremos recebendo o material na sala de administração

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Não será permitida nos jogos finais, dias 10 e 17/12, Categorias Menores Série Ouro, no interior do ginásio qualquer tipo de instrumentos de percussão ( Bateria, Bumbo, Buzina Nautica e semelhantes) em qualquer circunstância, antes, durante e após a realização dos jogos. Os instrumentos de percussão deverão ficar nos veículos dos clubes disputantes.

Fernando Ferretti é da Krona Futsal


O treinador mais vitorioso do futsal brasileiro é da Krona/Joinville/Dalponte. Após a inédita conquista da Taça Brasil de Clubes, a equipe joinvilense anunciou Fernando Ferretti como o novo técnico. O profissional será apresentado oficialmente na manhã desta quarta-feira (07/12). A contratação fortalece um dos projetos mais conceituados do futsal nacional.

Ferretti tem no currículo cinco títulos da Liga Nacional, cinco Taças Libertadores, cinco Sul-Americano de Clubes, 11 Taças Brasil de Clubes e oito campeonatos catarinenses. A última conquista nacional veio com o Santos, seu ex-clube, na Liga Futsal 2011. Também comandou a Seleção Brasileira de Futsal e, atualmente, é técnico da Seleção de Futsal do Paraguai.

Antes da chegada, o carismático treinador não escondeu a felicidade em assumir o projeto da Krona/Joinville/Dalponte. “Fiquei contente com o convite e o projeto da Krona. É uma equipe de investimento que pode se desenvolver ainda mais”, afirmou.

Na próxima temporada, sob o comando de Ferretti, a Krona irá disputar o Campeonato Catarinense de Futsal, os Jogos Abertos de Santa Catarina, a Liga Futsal 2012 e ainda o Sul-Americano de Clubes. “O título recente da Taça Brasil vai ajudar no trabalho para 2012. Acompanhei os jogos da equipe na competição e fiquei muito feliz com o resultado, que só veio a confirmar a seriedade do projeto”, destacou Fernando Ferretti.

Para o treinador, a decisão da família e a identificação com o povo joinvilense pesaram na transferência. “Nesses 35 anos atuando como treinador estive em alguns momentos morando com a família e outros não. Agora chegou a hora de voltar para casa e contribuir ao projeto da Krona Futsal”, afirmou.

Segundo o Diretor Comercial da empresa Krona Tubos e Conexões Ltda, Valdicir Kortmann, o acerto com Fernando Ferretti concretiza outro objetivo no projeto Krona Futsal. “Desde a desclassificação da equipe na Liga Nacional, a diretoria da Krona Futsal assumiu o compromisso da contratação de um técnico que tivesse no currículo grandes conquistas e acostumado com decisões. Com ética, respeitamos o contrato do profissional com o Santos e também cumprimos o acordo da multa rescisória”, revelou.

A negociação com o treinador evoluiu ainda pela vontade de Fernando Ferretti representar o futsal de Joinville. “Não nos precipitamos em nenhum momento e prezamos apenas pela negociação. A transferência também foi confirmada por conta da intenção do treinador vir a treinar nossa equipe”, completou Kortmann.

Em Joinville, a torcida da Krona Futsal segue em estado de alegria. Em meio à comemoração do primeiro título nacional de futsal para a cidade, os torcedores agora ganham outro motivo para festejar. “A contratação de Fernando Ferretti vem a engrandecer o projeto Krona Futsal. Trata-se de um treinador de perfil vitorioso, referência no esporte“, destacou o supervisor da Krona/Joinville/Dalponte, James Veiga.

Renan Pereira

Assessoria de Imprensa Krona Futsal

domingo, 4 de dezembro de 2011

Krona é campeã da Taça Brasil de Clubes


Orlândia (SP) - A equipe da Krona/Joinville/DalPonte-SC se sagrou campeã da Divisão Especial da Taça Brasil Correios Masculina de Clubes, categoria adulta. Jogando na tarde deste domingo (4/12), em Orlândia, interior paulista, o clube joinvilense bateu a dona da casa, Intelli/Orlândia-SP, pelo placar de 4 a 2 nos pênaltis, depois de empate em 1 a 1 no tempo normal e 1 a 1 na prorrogação.

Com o resultado da partida a Krona conquistou pela primeira vez o título da Taça Brasil de Clubes, além de ser também o primeiro título nacional do clube catarinense. A conquista volta a Santa Catarina depois de um ano já que a Malwee conquistou o último título para o estado há dois anos.

A Intelli chegou com perigo no começo da partida quando Macdovall encontrou Darlan livre pela direita de ataque. Ele bateu cruzado, mas Franklin praticou boa defesa, em grande saída do gol. A Krona respondeu em chute de Gessé, que Guitta defendeu bem.

A partida permaneceu movimentada e muito equilibrada e os dois times continuaram atacando muito. A Krona perdeu excelente chance com Gessé, enquanto a Intelli respondeu com mais um bom chute de Darlan.

No segundo tempo a Intelli teve Leandro expulso, mas voltou mais acesa e pressionou muito a defesa catarinense, que se defendeu como pôde. Os paulistas, porém, foram muito incisivos e chegaram ao primeiro gol por meio de Genário, que recebeu na direita, cortou para o meio e bateu forte para vencer Franklin.

Com a desvantagem, a Krona passou a atuar com Roncaglio, que joga bem com os pés, para buscar o ataque. Faltando pouco menos de seis minutos, Julio entrou em quadra como goleiro-linha e em seu primeiro lance mandou uma bomba para empatar a partida, levando a partida para a prorrogação.

Tempo Extra

Na prorrogação Marinho foi expulso no primeiro minuto por receber segundo cartão amarelo por conta de uma falta. Com um jogador a mais em quadra por dois minutos a Krona pressionou e por pouco não marcou com Murilo, em chute no travessão.

A pressão se manteve e Rubinho, em jogada individual, virou a partida para a Krona. Ele avançou pelo meio e bateu no canto de Guitta, que não conseguiu a defesa. A Intelli pressionou para buscar o empate, que acabou saindo com gol de Darlan. Com isso o jogo foi para os pênaltis, onde a Krona venceu por 4 a 2.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Perdigão: 'Saio com a sensação de dever cumprido'


38º edição da Taça Brasil de Clubes, disputada em Orlândia (366 km de SP), marcou três despedidas. Perdigão, treinador do Minas Tênis Clube (MG), Paulo Mussalém, técnico da ACBF (RS), e do fixo Chico, da Krona/Joinville.

Segundo Perdigão, mesmo com um investimento razoável eu plantel formado por atletas muito jovens, o Minas conseguiu alcançar algumas metas durante sua passagem:

"Estou encerrando um ciclo agora. Estou vou assumir um cargo diferente, mas continuo no futsal, só que nas categorias de base. Posso fazer um balanço destes seis anos em que estou aqui. Foi extremamente positivo, mas a molecada compareceu.

Chegamos às semifinais da Taça Brasil este ano e no ano passado, semifinais da Superliga também 2010 e 2011, com uma média de idade de 21 e 22 anos. A gente queria o título, mas o trabalho foi bem realizado e vou passar o cargo ao Paulinho Cardoso com a sensação de dever cumprido." O novo treinador, Paulinho Cardoso (ex-Krona/Joinville), se apresenta no dia 12 de janeiro.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Representantes do Interviu Movistar visitam Orlândia durante a Taça Brasil


Durante esta semana o centro do salonismo brasileiro fica em Orlândia, cidade onde está sendo realizada a 38ª Taça Brasil Correios de Futsal. Além das agremiações que fazem parte da disputa e dos profissionais envolvidos no evento, o município do interior paulista atrai também dirigentes de clubes de todo o país e nesta quinta-feira (01) recebeu as primeiras visitas vindas do exterior.

Trata-se de Daniel Ibanes Caetano e Julio Garcia Mera, representantes de um dos maiores clubes de futsal do mundo, o Interviu Movistar, equipe que entre outras conquistas, já foi campeã mundial de clubes.

Mera é gerente de futsal da equipe espanhola e seu acompanhante, Ibanes, foi jogador da equipe, um dos maiores astros do futsal espanhol e um dos desbravadores da modalidade naquele país. O ex-jogador se transferiu para a Espanha em 1991, se naturalizou espanhol em seguida e além dos títulos pelos clubes que passou, coleciona conquistas pela seleção espanhola de futsal, entre elas a Copa do Mundo da Guatemala em 2000.

Os visitantes, que só retornam à Espanha depois da decisão da Taça Brasil, no próximo domingo (04), presentearam o presidente da ADC Intelli, Roberto Oliveira e o técnico Intelliano, Cidão, com a camisa alviverde do clube:

_ “Vi o Daniel começar a jogar e é um prazer receber a visita dele e de um dirigente tão importante para o futsal como o Sr. Julio Garcia,” Comentou Cidão.

Informações – Carlos Silva

Assessoria de comunicação – ADC Intelli/Orlândia

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Semi Finais Estadual Menores Ouro

As partidas semi finais do Campeonato Estadual Menores Ouro 2011 serão disputadas neste sábado e domingo (03 e 04/12)

Desta forma os jogos deste sábado dia 03 de dezembro serão:

Sub 11 - São Paulo x Juventus
Sub 13 - Osasco x Ribeirão Pires
Sub 09 - S.B.Chase x S.João Jundiaí
Sub 15 - Botucatu x São Paulo
Sub 17 - Corinthians x Palmeiras

No domingo dia 04 de dezembro os confrontos serão:

Sub 11 - Corinthians x Santos
Sub 13 - Portuguesa x Corinthians
Sub 09 - Mercedes x Palmeiras
Sub 15 - Barueri x Palmeiras
Sub 17 - Santos x Asa/Guapira

Brasil retoma os treinos para o Mundial Feminino


Fortaleza (CE) - A manhã desta quinta-feira (1º/12) foi de mais atividade para a Seleção Brasileira Feminina de Futsal, que está em preparação para o 2º Torneio Mundial Feminino, que ocorre em Fortaleza (CE), entre os dias 5 e 10 deste mês, no ginásio Paulo Sarasate.

O elenco está concentrado no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, em Caucaia (região metropolitana de Fortaleza-CE). O time voltou a treinar após a folga concedida pela comissão técnica na tarde de quarta-feira (30/11).

A atividade sob o comando do técnico Vander Iacovino não teve a presença da ala Vanessa, que segue sendo poupada, com dores no pé direito. A jogadora, no entanto, fez um trabalho físico a parte e não deve ser problema para estréia brasileira no torneio, marcada para segunda-feira (5/12), diante da Venezuela.

Já a ala Marcela, que foi poupada do treino da quarta-feira, retomou as atividades normalmente, sem o incômodo que vinha sentindo na musculatura, que a afastou do treino do dia anterior. De acordo com o médico do Brasil, Mauro Fuziki, a atleta não se queixou e está totalmente apta para participar dos treinos e dos jogos.

O time, que tenta o bicampeonato do Mundial Feminino, voltará a quadra do CT da CBFS na noite desta quinta-feira. O treinamento está marcado para às 20 horas (horário local), mesmo horário dos três duelos brasileiros na primeira fase da competição internacional. Além das venezuelanas, o Brasil enfrentará Espanha e Angola, respectivamente na terça-feira (6/12) e quarta-feira (7/12)

Metáfora do Balde – Influência do ambiente de ensino sobre o potencial genético

Link : http://futsalcomovocenuncaviu.blogspot.com/

Quando tratamos do tema “ensino do esporte”, muitas vezes tendemos a cair numa realidade que vem sendo questionada pela evolução dos estudos da Pedagogia do Esporte que é acreditar que talento é algo inato, próprio de cada um, determinado pelas suas características genéticas/hereditárias.

Nós como professores, muitas vezes deixamos de lado nosso potencial de ensinar uma pessoa, tendo única e exclusiva atenção a idéia de buscar talentos e de acordo com nosso interesse iniciar um certo controle de sua vida, indicando para grupos de treinamento avançado, equipes e outras possibilidades.


Isso está associado a uma idéia conhecida com a “metáfora do balde”. Nela, acredita-se que ao nascer, cada um tem consigo um balde vazio, sendo a vida o momento em que esse balde deverá ser preenchido. Aquele que nasce com um balde maior será aquele que irá despontar como um talento, devendo apenas ser encontrado e encaminhando para a finalidade que seu grande balde o conduz.


Ora, nossa função de professores está aonde dentro dessa teoria? Se o tamanho do balde determina o potencial individual, ensinar pra que? Com outro ponto de vista, o aluno que é socialmente concebido como talentoso, graças à genética, terá que estímulo para aprender?

Complementando a idéia dessa metáfora, temos um fator importantíssimo na formação pessoal e também esportiva das pessoas: a necessidade de encher esse balde, afinal, um balde grande realmente nos dará mais condições de preenchê-lo, seja com coisas boas, seja com coisas ruins e isso definitivamente será um fator imprescindível no desenvolvimento da inteligência de jogo de nossos alunos.

Se um aluno com um grande balde possui um grande potencial genético/hereditário, esse potencial pode ser duramente influenciado pela falta de direcionamento no ensino.

Paralelamente, mesmo não tendo um balde tão grande, outro aluno nosso, através do direcionamento pautado em metodologias que desenvolvam sua capacidade de resolver problemas (inteligência) conseguirá agregar um conteúdo capaz de equipará-lo àquele com grande balde e pouco conteúdo de qualidade dentro dele.

Isso significa que ao invés da busca incessante de alunos com grandes baldes, devemos nos preocupar com um preenchimento qualitativo desse balde, pois assim capacitaremos os baldes não tão grandes e potencializaremos toda a capacidade daqueles com baldes maiores. No fim, teremos um leque de alunos com boa capacidade de jogo, inteligência e possibilidade de jogar bem o futsal.

Referências

http://enioferreira-futsal.blogspot.com/2011/11/talento-formar-ou-detectar.html

Formar ou detectar talentos ?

Postado por Vagner Cardoso Teixeira