quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Presidente da CBFS elogia empenho anapolino no GP


Anápolis (GO) - O presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal, Aécio de Borba Vasconcelos, elogiou o empenho da cidade de Anápolis, no interior goiano, no esforço de levar mais uma vez a disputa do Grand Prix de Futsal ao município, durante a realização do sorteio das chaves de disputa da competição, na manhã desta quinta-feira (30/9).

Para Vasconcelos, foi uma agradável surpresa ter no município mais uma parceria na realização do segundo maior torneio de futsal do mundo. “Fomos surpreendidos de forma agradável quando soubemos que a cidade de Anápolis se candidatou a receber mais uma vez o Grand Prix. Isso mostra o empenho e o compromisso que os dirigentes anapolinos têm com sua população”, disse.

O presidente da CBFS elogiou muito a estrutura do ginásio e da cidade para o recebimento da competição. “Anápolis é uma cidade maravilhosa, com um povo acolhedor. Creio que o Brasil contará com o apoio do torcedor local para manter sua hegemonia no torneio deste ano, que será o mais difícil de todos.”

Antônio Gomide, prefeito de Anápolis, agradeceu as palavras do presidente da CBFS e elogiou a organização do sorteio. “Por esse sorteio já podemos notar o quão organizado estará o Grand Prix em sua realização. O presidente Aécio de Borba sabe que pode contar com Anápolis no projeto internacional do Futsal do Brasil.

Para Gomide, a cidade de Anápolis terá mais de vinte dias de clima esportivo pela frente, antes do início do GP. “Aos poucos a cidade entrará no clima de Grand Prix e poderá acompanhar as delegações presentes, das mais variadas partes do mundo. Isso será importante no reconhecimento de Anápolis no cenário mundial do esporte”, finalizou

Com ginásio lotado, Krona e Malwee ficam no empate

Com o Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), completamente tomado, Krona/Joinville/DalPonte e Malwee/Cimed empataram em 2 a 2 no primeiro jogo das quartas-de-final da Liga Futsal 2010 entre os dois representantes catarinenses remanescentes no nacional. O duelo foi disputado na noite desta quinta-feira (30/9).

Como não poderia ser diferente, o clássico foi equilibrado do início ao fim. No primeiro tempo, empurrado por sua fanática torcida, o Joinville pressionou e chegou ao primeiro gol aos 6min25, com Julio, que numa conclusão despretensiosa abriu o marcador. Em desvantagem, o time de Jaraguá do Sul adiantou a marcação, mas não conseguiu balançar a rede antes do intervalo.

Restando menos de um minuto para o encerramento da etapa inicial, o jovem ala Murilo contra-atacou em velocidade e chutou com força, a bola desviou na defesa e enganou o goleiro Tiago, que ainda tocou na bola, mas não evitou o segundo gol do time da casa.

Bem postado no setor defensivo, a Krona segurou o 2 a 0 até os 27min13, quando Falcão, atuando como goleiro linha, finalizou rasteiro no canto direito do goleiro Franklin e derrubou o segundo zero no placar. Um minuto antes, o ala artilheiro desperdiçou um pênalti, que bateu no pé esquerdo da trave joinvillense.

Na base do abafa, a Malwee aproveito-se do bom momento e igualou o marcador no Cau Hansen. Depois de bate-rebate na área adversária, o competente fixo Chico finalizou de esquerda para assinalar o segundo tento jaraguaense e definir o empate no primeiro duelo das quartas – 2 a 2, fim de jogo.

A partida de volta está confirmada para o dia 8 de outubro, sexta-feira, às 19 horas, na Arena Jaraguá. A disputa pela vaga será transmitida ao vivo pelo canal SPORTV. O time que vencer no tempo normal seguirá na disputa do título nacional. Já em caso de empate, o jogo irá para prorrogação e, caso persista a igualdade, a vaga será decidida nos pênaltis.

Para o técnico da Malwee/Cimed, Fernando Ferretti, não tem nada definido. “Nada foi decidido aqui. São confrontos de regulamento e que envolvem duas das grandes equipes do país. Vamos decidir a vaga em casa, o que é uma vantagem a nosso favor”, analisou.

De acordo com o fixo Julio, autor do primeiro gol da noite, a Krona/Joinville/DalPonte foi melhor na etapa inicial. “Fizemos um ótimo primeiro tempo, quando estivemos concentrados e tomamos conta da partida, mas infelizmente deixamos o ritmo cair após o intervalo. Sabemos que temos pela frente um adversário dos mais qualificados, mas acreditamos na nossa classificação”, declarou o camisa 17

Vasco vence pela Super Liga.

Na noite desta terça-feira (28), no ginásio do Grajaú Country, o Vasco goleou o Piedade por 7 a 0 (William (3), Rodrigo (2), Pedro e Igor), em jogo válido pela chave A da Super Liga Futsal Rio. Com este resultado, a equipe ocupa a terceira colocação, com quatro pontos ganhos, conquistando sua primeira vitória.

Os vascaínos chegaram ao placar de 2 a 0 no primeiro tempo, mas ainda encontravam alguma resistência por parte do Piedade, que imprimia forte marcação na saída de bola dos cruzmaltinos.

No segundo tempo, bem mais compacto e veloz, o Vasco impôs seu ritmo e a goleada foi se desenhando normalmente. O técnico vascaíno, Silton Bastos, destacou a importância da vitória, com a equipe formada por vários jogadores oriundos da categoria sub-20.

Segundo ele, ainda é cedo arriscar qual caminho o Vasco terá daqui pra frente na SLFR. Mas a partida desta quinta-feira (30), contra o Queimados, às 21 horas, na Baixada Fluminense, é essencial para as pretensões vascaínas.

– A garotada foi muito bem contra o Piedade. Todos jogaram muito bem e o time foi bastante consciente o tempo inteiro, merecendo a vitória. Agora é pensar no Queimados, um jogo chave para nós – analisou o treinador. Pela categoria sub-20, na preliminar no ginásio do Grajaú Country, o Vasco também venceu o Piedade: 3 a 2 (Mateus, Gustavo e Renan para os vascaínos, com Igor e Pedro Rei descontando para o Piedade). O time de São Januário assumiu a liderança da chave A, com sete pontos ganhos.

Definidos os grupos do 6º Grand Prix de Futsal


Os grupos do 6º Grand Prix de Futsal foram definidos nesta quinta-feira (30/9). O sorteio foi realizado na cidade de Anápolis (GO), que receberá os 48 jogos da competição que começa no dia 17 de outubro. Serão 16 seleções de todo o mundo disputando o título do GP, que se estenderá até o dia 24 deste mês, com a definição do campeão.

No sorteio desta manhã, Brasil, Espanha, Itália e Rússia, os quatro primeiros colocados da Copa do Mundo de Futsal da Fifa de 2008, ficaram como 'cabeças-de-chave', ocupando, respectivamente, as chaves de A à D. As demais colocações foram definidas por meio do sorteio, que foi acompanhado por cerca de 400 pessoas, que lotaram o Teatro Municipal de Anápolis.

Os adversários do Brasil no grupo A serão Líbia, Costa Rica e República Tcheca, contra quem os hexacampeões mundiais estreiam no dia 17, às 10 horas, no ginásio Newton de Faria. Na chave B, os espanhóis terão a companhia de Catar, Romênia e Argentina. Já o grupo C tem, além da Itália, Zâmbia, Paraguai e Holanda. Por fim, Rússia, Irã, Guatemala e Portugal formam o chamado 'grupo da morte' do 6º Grand Prix de Futsal.

Na primeira fase as equipes duelarão diante dos seus respectivos adversários de grupo, em turno único. Classificando os dois melhores de cada chave para as quartas-de-final. A partir desta fase os jogos passam a ser eliminatórios, até a apuração do campeão.

Brasil
O Brasil busca o sexto título da competição internacional, considerada uma das mais importantes do cenário mundial. A convocação do Brasil para a disputa da competição foi divulgada na quarta-feira (29/9).

O técnico Marcos Sorato convocou uma equipe que mescla experiência com juventude, formando um time equilibrado. Ao mesmo tempo em que conta com jogadores experientes como é o caso do capitão Vinícius, do goleiro Franklin, do ala Falcão e do fixo André, o elenco também terá atletas em ascensão no cenário internacional.

A apresentação da equipe brasileira em solo anapolino deve ocorre por volta do dia 10 de outubro, quando o time iniciará uma série de treinos intensivos tentando otimizar a preparação para enfrentar o Grand Prix.

Informações:
CBFS

Seleção Brasileira é convocada para o Grand Prix de Futsal

O técnico da Seleção Brasileira de Futsal, Marcos Sorato, divulgou nesta quarta-feira (29/9) a convocação do selecionado nacional para a disputa do 6º Grand Prix de Futsal, segunda maior competição do esporte no mundo, atrás apenas da Copa do Mundo de Futsal da Fifa. O torneio ocorre entre os dias 17 e 24 de outubro, na cidade de Anápolis (GO).

O Brasil tentará o hexacampeonato do Grand Prix e, para isso, o treinador convocou uma equipe que mescla experiência com juventude, formando um time equilibrado. Ao mesmo tempo em que conta com jogadores experientes como é o caso do capitão Vinícius, do goleiro Franklin, do ala Falcão e do fixo André, o elenco também terá atletas em ascensão no cenário internacional.

Esta mixagem faz parte do processo de renovação do time nacional para a disputa da Copa do Mundo de Futsal em 2012. Para Sorato, a equipe busca o equilíbrio neste ponto. "Nossa idéia, da comissão técnica, é buscar uma mixagem na qual teremos aproximadamente 70% dos atletas em idade plena de disputar o Mundial, que ocorrerá daqui a dois anos, e 30% de jogadores experientes, que conhecem bem nossa filosofia implantada em 2005. Este Grand Prix será um Mundial disputado em oito dias e precisamos de um time acertado", disse.

Outro ponto de equilíbrio buscado pelo técnico brasileiro foi na parte técnica. Ele busca uma equipe balanceada em quadra, tentando igualar as quantidades de jogadores canhotos e destros. Uma das escolhas foi feita baseada neste ponto. "Buscamos o César Paulo, um pivô experiente que é canhoto, ao invés do Vander Carioca, que é destro, pois tínhamos essa necessidade", exemplificou.

Alguns atletas acabaram não sendo convocados por conta de lesões, como é o caso dos pivôs Lukaian e Lenísio. Simi chegou a ter seu nome relacionado, mas não representará o Brasil. "O Simi foi convocado, pois está realizando uma Liga Futsal esplêndida. Porém a equipe do São Caetano/Corinthians/Unip não quis liberá-lo para defender a Seleção", revela o supervisor do selecionado brasileiro, Reinaldo Garcia Simões.

Grand Prix
O 6º Grand Prix terá a presença de várias das equipes de ponta do futsal mundial, dentre as 16 participantes. As quatro primeiras colocadas na Copa do Mundo de Futsal da Fifa de 2008 estarão desfilando em solo anapolino. Além do Brasil, atual campeão, Espanha, Itália e Rússia participarão do GP. Outros destaques do mundial como Argentina, Irã e Portugal também estão com presença garantida.

O sorteio das chaves do 6º Grand Prix ocorre nesta quinta-feira (30/9), a partir das 10 horas, em Anápolis (GO), e terá transmissão ao vivo no portal do Futsal do Brasil (www.futsaldobrasil.com).

Confira a lista de convocados para o 6º Grand Prix de Futsal
Goleiros
Cidão (Caja Segovia - Espanha)
Tiago (Malwee/Cimed - SC)
Franklin (Krona/Joinville/DalPonte - SC)

Fixos
André (Krona/Joinville/DalPonte - SC)
Ciço (Inter Movistar - Espanha)
Carlinhos (Carlos Barbosa - RS)

Alas
Vinícius (El Pozo Múrcia - Espanha)
Gabriel (Inter Movistar - Espanha)
Xuxa (Tyumen - Rússia)
Ari (Barcelona - Espanha)
Rafael (Xacobeo 2010 Lobelle Santiago - Espanha)
Falcão (Malwee/Cimed - SC)

Pivôs
César Paulo (Benfica - Portugal)
Wilde (Barcelona - Espanha)
Fernandinho (MFK Dínamo - Rússia)

* Informações da CBFS

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O Botafogo/Casa de España reassumiu a liderança da chave B da Super Liga Futsal Rio.


O Botafogo/Casa de España reassumiu a liderança da chave B da Super Liga Futsal Rio. E com goleada. Nesta segunda-feira (27), bateu o Iate/Modus, jogando fora de casa, por 9 a 2. Esta foi a terceira vitória dos alvinegros, que ainda não perderam pontos na competição.
A noite foi do artilheiro Saulo, que fez cinco gols. Vale lembrar que ele foi um dos goleadores da primeira edição da Super Liga, com 18 gols. Gabriel (2), Marquinho a Magrão fizeram os outros gols do Botafogo, com Alexandre e Vítor descontando para o time da casa.
Os alvinegros foram amplamente superiores, desde o início do jogo. Abriram 5 a 0 no placar, ainda no primeiro tempo. Depois do intervalo, mantiveram o ritmo e conseguiram mais uma vitória na competição.
– Aproveitamos as dimensões reduzidas e marcamos em nossa própria quadra. Colocamos uma formação mais leve no início e conseguimos a vantagem. Depois, administramos o jogo. O time foi muito bem, fez uma grande partida – analisou o técnico Mauricinho


Informações:Claudia Mendes

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Árbitro brasileiro, Michel Bonnaud presente na decisão do Sulamericano



Michel Jean Bonnaud esteve presente na decisão do Sulamericano, que aconteceu entre os dias 20 a 25 de setembro realizado em Lima - Peru. Como não poderia ser diferente em uma partida muito emocionante, acabou-se por se decidir nas penalidades máximas o oitavo Campeonato Sulamericano , com a participação de oito equipes.Duas equipes do PeruDuas equipes da VenezuelaDuas equipes da BoliviaDuas equipes do EquadorEquipes - Club La Riviera (Venezuela) 2 x 2 Club Tejido Oceano (venezuela)Zona norte adulto


Equipe de arbitragem
Árbitro - Michel Jean Bonnaud - brasileiro
Árbitro - Mario Spitan - peruano
Ricardo Sosa - uruguaio
Franklim Lool - cronometrista - equador
Dardo Vinas - argentino

Poker reage e consegue empate contra Carlos Barbosa

Um gol a 33 segundos do fim definiu o empate entre Poker/PEC (RJ) e Carlos Barbosa (RJ) por 2 a 2 nesta segunda-feira (27/9), no ginásio da UCP, em Petrópolis (RJ), pela primeira partida das quartas de final da Liga Futsal 2010. Os gaúchos abriram vantagem de dois tentos, mas não resistiram à pressão do time carioca, que igualou o marcador no minuto final com o ala Andrey.No jogo da volta, que será realizado na próxima terça-feira (5/10), às 19 horas, no Centro Municipal de Eventos, em Carlos Barbosa, quem vencer garante vaga na semifinal da competição. Um novo empate leva a partida para a prorrogação e, caso a igualdade permaneça, para a decisão por pênaltis.O sentimento nos dois times após a partida era de que o resultado foi justo. “Tivemos dois vacilos ali no final e permitimos o empate, mas acho que também não foi ruim assim. Nós sabíamos que ia ter essa pressão, porque eles têm um time de qualidade, mas nós também temos. Vamos decidir em casa e contamos com a força de nossa torcida”, disse o pivô Flávio, de Carlos Barbosa.“Quartas de final é assim, qualquer erro você tem que pagar. A torcida só quer que o time ataque, mas não é bem assim. Levamos o jogo para o final e conseguimos esse empate e agora é ir lá em Carlos Barbosa e tentar um bom resultado. Será igual como foi aqui e temos chance de conseguir”, disse o fixo Cupim, do Poker.
O jogo
O Carlos Barbosa foi melhor nos primeiros minutos da partida e, aos 4min35, o ala Daniel abriu o placar para o time gaúcho. Depois de jogada individual, ele driblou Cupim e o goleiro Rennan para finalizar rasteiro e colocar os visitantes sem vantagem. Depois de sofrer o gol, o Poker saiu mais para o ataque, mas não conseguiu furar a defesa gaúcha.De tanto insistir, os cariocas quase empataram a partida no fim da primeira etapa. O pivô Vander Carioca chutou, e o goleiro Bilica fez boa defesa. No rebote, a bola voltou para o atleta carioca, que tentou o chute, mas, desequilibrado, errou o alvo e o placar parcial ficou mesmo 1 a 0 para o Carlos Barbosa.No segundo tempo, o Carlos Barbosa repetiu o início da partida e conseguiu marcar aos 23min52. Depois de passe longo, Flávio recebeu livre e, na saída do goleiro Rennan, tocou rasteiro para aumentar o placar a favor do time gaúcho. O Poker não demorou a reagir. Aos 28min24, o ala Bruno carregou a bola e finalizou cruzado para marcar o primeiro dos cariocas. O gol animou o Poker, e, nos minutos seguintes, a equipe pressionou muito em busca do empate. Empurrados pela torcida, os donos da casa tiveram a chance em novo chute de Bruno, que bateu na trave e depois na finalização do pivô Conrado, que saiu por cima do gol do goleiro Bilica.Em busca do empate, o Poker pressionou muito e, a cinco minutos do fim, utilizou o goleiro-linha. No minuto final, Vander Carioca chutou cruzado e Andrey, de dentro da área, desviou para o fundo das redes e decretou o placar de 2 a 2.

‘Times de camisa’ dominam a Taça Brasil sub-17 masculina

Maceió (AL) - O encerramento da 4ª Taça Brasil de Clubes, categoria sub-17 masculina, trouxe uma curiosidade. Neste domingo (26/9), o título da Segunda Divisão ficou com o Moto Clube (MA) entrando para o rol de campeões da categoria. Neste ano, nas três divisões times chamados de camisa, com tradição no futebol brasileiro levantaram o troféu. Na Divisão Especial o Sport (PE) comemorou, enquanto na Primeira Divisão, o Corinthians (SP) levou a melhor.O título para os maranhenses, conquistado com a vitória por 6 a 2 diante da Fundação Garra, neste domingo (26/9), em Maceió (AL), foi considerado uma façanha. “Para o Moto Clube este título representa muito, para o futsal do Maranhão mais ainda. Estamos nos reconstruindo e temos que valorizar bastante esta conquista”, relatou o treinador do rubronegro, Ezequias Pestana.Pestana falou sobre a campanha da equipe, que teve quatro vitórias, um empate e uma derrota. “Começamos com algumas dificuldades, mas aos poucos fomos ajustando a equipe, na parte coletiva e tática. A consequência disso tudo foi a conquista do título. Na final fizemos um jogo perfeito. Méritos aos garotos que cumpriram todas as determinações e o resultado final esta aí: campeão da Taça Brasil, sub-17 masculina”.Além do título, o Maranhão comemora a ascensão para Primeira Divisão da Taça Brasil da categoria em 2011. Além dos maranhenses, os piauienses também disputarão a divisão intermediária na próxima temporada, enquanto paraibanos e mato-grossenses foram rebaixados para a segunda divisão pela campanha de seus representantes neste ano.

sábado, 25 de setembro de 2010

Bate bola exclusivo com o goleirão Rennan do Poker/ PEC


Campeão do Torneio da China, é uma das revelações da Liga Futsal 2010, e tem tudo para ser um dos melhores goleiros do Brasil. Hoje defende as cores do Poker/ PEC do Rio de Janeiro, e ele promete fazer história nesta Liga.
Apontado, assim como Djony do Florianópolis Futsal, como um dos possíveis substitutos dos goleiros Campeões Mundiais Franklin e Tiago, o arqueiro fala com exclusividade para o nosso site.
Confiram a exclusiva
Formando Goleiros:em que clube você iniciou sua carreira? Por que decidiu ser goleiro? Conte quais são os títulos mais importantes que você conquistou. Rennan: comecei a jogar no Atlético Mineiro no Sub 11 (antigo pré-mirim). Decidi ser goleiro, por incrível que pareça porque gosto da posição, sempre gostei, acredito que por ser o único diferente optei por ir no gol. Todos os títulos são importantes, mas o Sul Americano Sub 20 e o Torneio da China, ambas pela Seleção Brasileira, o primeiro no Sub 20 e o segundo na Principal, esses foram importantes em minha carreira.
Formando Goleiros: quando você se transferiu para o Poker? Por que escolheu? Rennan: eu vim pra cá no ano passado, por me apresentarem um projeto de uma grande valia e de evolução, decidi vir pra cá. Uma vez que com a boa estrutura que o Poker me ofereceu, pela indicação do treinador da Seleção, o Pipoca, e pela disputa da Liga Nacional, pesaram muito na minha vinda pra cá.
Formando: você vem fazendo jogos excelentes, o que lhe rendeu a convocação para a Seleção. Analise este momento.Rennan: é um momento especial na minha vida e na minha carreira. Sempre trabalho com um propósito, e a Seleção é um deles. Veio muito mais rápido do que eu imaginava, mas tenho consciência de que tudo dá certo pra quem trabalha corretamente.
Formando: considerado por muitos como um dos melhores goleiros dessa Liga, e jogando ao lado de um atleta como o Vander Carioca, analise como é atuar ao lado de um jogador de nível altíssimo como ele. Rennan: é até um pouco fácil de falar. O Vander é uma pessoa extraordinária, de grupo, se dá muito bem com todos. Pra mim é muito bom atuar ao lado de uma pessoa que fez, faz e fará muita história no futsal, é uma honra para mim.
Formando: sempre perguntamos em nosso bate bola se os arqueiros tem algum ídolo. Você tem algum? E conte pra nós também algum jogo inesquecível. Rennan: admiro muito o Bianchinni do Minas e o Tiago da Malwee, pra mim são os dois melhores goleiros que já vi. Quanto ao jogo inesquecível, tenho dois. Um destes foi pela Liga Nacional 2009, contra o Corinthians, onde ganhamos de 2 a 1 e garantimos a classificação para a próxima fase. Outro foi pela semifinal da Taça Brasil Sub 20 contra o Goiás, 7 a 5 pra nós na prorrogação.
Formando: na sua opinião qual a importância do goleiro e do treinador de goleiros? Rennan: a importância do goleiro é muito grande, se não for uma das mais importantes. É ele quem passa a tranquilidade pra equipe. Já a do treinador de goleiros é de 100 por sento sua importância. É com o treinador que você vai corrigir todos os detalhes para o aperfeiçoamento e melhorar o que precisa ser melhorado.
Formando: fale sobre a Liga Futsal 2010. Rennan: é uma Liga muito equilibrada, boa de se jogar. Mas esses play-offs vão dar o que falar. Serão muito disputados. Quero aproveitar aqui e agradecer pela oportunidade de falar com esse blog diretamente, parabenizar pelo seu trabalho que vem fazendo dentro das quadras, e dizer que é sempre um prazer poder estar aqui. Um grande abraço.Você curtiu aí um pouco mais sobre o arqueiro Rennan. Exemplo de humildade e trabalho, a equipe do Formando tem a certeza de que ele atigirá um patamar de excelência no mundo dos goleiros, e no Futsal Moderno, tanto a nível nacional quanto mundial.

*Por Formando Goleiros

Anápolis Futsal SuperBolla é campeão Goiano 2010


O Anápolis Futsal SuperBolla conquistou na noite desta sexta-feira, 24 de setembro, o título do Campeonato Goiano de futsal 2010. Jogando em casa, no ginásio Internacional Newton de Faria, o time comandado pelo técnico Fernando Malafaia venceu o São Luis pelo placar de 5 a 2 (0 a 0 no primeiro tempo) e comemorou a conquista estadual.Os gols do time anapolino foram assinalados por Pierre, Romulo, Gil, Wemerson e Jaderson. De acordo com o técnico do Anápolis, o resultado foi justo.“Nosso adversário veio com uma proposta de jogo de muita marcação, o que dificultou nossas ações no primeiro tempo, mas não impediu que chegássemos ao título. Agora iremos comemorar, descansar e daqui uma semana daremos início a uma preparação especial para a Taça Brasil de Clubes”, declarou Malafaia, que passará uma semana no RJ com sua família.Ainda de acordo com o treinador do Anápolis Futsal SuperBolla, o objetivo principal nesta temporada foi cumprido, já que o título estadual dá o direito do time disputar a Liga Centro-oeste 2011. Agora, o intuito é conquistar uma vaga na Divisão Especial da Taça Brasil no próximo ano.“Iremos disputar a 1ª Divisão este ano e sabemos que não será fácil, mas queremos ter um bom desempenho para ano que vem estarmos na elite da Taça Brasil, uma das principais competições do calendário nacional”, concluiu o técnico carioca, que confirmou que a agremiação anapolina irá, a partir do dia 4 de outubro (segunda-feira), iniciar a preparação para o restante da atual temporada.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Jogos de Sustentação.( V Parte )


ATIVIDADE
Jogo: Pé contrário
Objetivo: desenvolver habilidades do membro não-preferencial
Material: 4 coletes e 1 bola
O jogo: 2 equipes com 5 jogadores cada. Jogo com as regras normais, porém, só é permitido ao jogador ter contato com a bola utilizando o “pé contrário”.
ATIVIDADE
Jogo: Futsal acelerado
Objetivo: estimular a visão periférica e a constante atenção no jogo
Material: 4 coletes e 2 bolas
O jogo: 2 equipes com 5 jogadores cada. Coloca-se uma bola no centro da quadra. O jogo inicia com a outra bola com um dos goleiros. A bola que está no centro da quadra só entra em jogo após o gol, sendo que a bola que entrou no gol é colocada no centro da quadra.
ATIVIDADE
Jogo: Futsal com curinga
Objetivo: estimular situações de vantagem/desvantagem numérica
Material: 3 coletes + 1 colete de cor diferente e 1 bola
O jogo: 2 equipes com 4 jogadores cada. Além das duas equipes, haverá um jogador de colete (cor diferente) que será o curinga. Este jogador atua somente no ataque, independentemente da equipe que estiver atacando.
Referência: Prof° Gerard M. M. Fonseca & Profº Mauro A. da Silva

USS/Vassouras pode conquistar segundo turno do Estadual

A USS/Vassouras pode se sagrar campeã do segundo turno do Campeonato Estadual de Futsal do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (24/9). Para que isso ocorra, basta aos vassourenses derrotarem o Cabo Frio às 19 horas, no Ginásio Sombrão, em Vassouras (RJ). Depois de vencer Poker/PEC e Macaé Sports, principais rivais na briga pelo título, os vassourenses vão com força máxima para este confronto decisivo. O pivô Pezão, um dos destaques da equipe na competição, ressaltou que a equipe está em um bom momento, mas precisa ter atenção contra o adversário, que é sempre perigoso.“Estamos num momento muito especial. O elenco está afinado e focado no objetivo do título. Sabemos que uma vitória contra o Cabo Frio nos dá o passaporte para as finais, que é outro sonho nosso. Vamos com tudo pelos três pontos. Jogar em casa, com o apoio de sempre de nosso torcedor é um detalhe muito importante”, analisou o pivô.O técnico Neto Colucci também alertou para as dificuldades da partida. “Nesta última semana tivemos uma atenção maior com a parte física. Este é um jogo de suma importância, contra um adversário bem armado e sempre muito combativo. Mas o grupo está motivado com a possibilidade do título. Seria um prêmio pela dedicação de todos”, resumiu.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Poker trabalha forte para enfrentar Carlos Barbosa

O Poker/PEC (RJ) trabalha firme para as quartas de final da Liga Futsal 2010. Estar entre os oito melhores da competição já é um feito inédito para os cariocas, mas a expectativa é ir mais longe. O adversário do time de Petrópolis (RJ) é o Carlos Barbosa (RS), e as duas equipes se enfrentam na próxima segunda-feira (27/9), às 18h45, no ginásio da UCP. A volta será no dia 5 de outubro, às 19 horas, no ginásio do Centro Municipal de Eventos, no interior gaúcho. Para surpreender o atual campeão da Liga Futsal, o Poker aposta na força da torcida na primeira partida e na união do grupo. Para o técnico José Ferreira Neto, todos no elenco sabem que a campanha do time já é histórica, mas, a partir de agora, o trabalho está focado na sequência da competição.“Provamos no decorrer da competição que somos muito capazes. Esta classificação não foi um acaso. A partir de agora, é focar no próximo objetivo, trabalhando o corpo e a mente. Esta semana é de fundamental importância para o grupo estar realizando e pensando junto”, explicou o treinador. O pensamento do técnico carioca é o mesmo do ala Bruno, autor do gol de empate contra o São Caetano/Corinthians/Unip (SP), a vitória é o principal objetivo na primeira partida. “Vencer uma equipe como o Carlos Barbosa no primeiro jogo é uma boa vantagem. É um adversário de tradição na Liga, com títulos. O nosso foco é o mesmo: vencer, jogando um futsal envolvente e com inteligência”, afirmou.

Marcos Sorato começa a pensar no Grand Prix


Târgu Mures (Romênia) - Depois da disputa dos dois amistosos diante da Romênia, nos quais o Brasil saiu vencedor com triunfos com o placar de 6 a 3 e 7 a 1, o técnico brasileiro agora começa a pensar na disputa do Grand Prix de Futsal, competição que será realizada na segunda quinzena de outubro, em Anápolis (GO).O técnico brasileiro agora terá que escolher quinze atletas para a disputa do torneio, o que considera uma injustiça. “Hoje temos mais de quinze jogadores atuando em alto nível, mas infelizmente só podemos levar esse número de jogadores. Por isso, sei que cometerei injustiças.”O técnico brasileiro gostou da atuação do Brasil na segunda partida contra os romenos, porém fez uma ressalva. “Melhoramos em alguns aspectos, mas pioramos em outros. Acertamos a marcação do goleiro-linha, que não havia ido bem no primeiro jogo, porém demoramos muito a entrar no jogo”, avaliou.Para Sorato a avaliação no geral para os dois amistosos diante do selecionado romeno foi positiva. “No geral foi positivo. Gostei da equipe em muitos aspectos e os atletas responderam bem, mesmo com o curto período de treinos.”

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Considerações sobre as substituições no futsal



No Futsal moderno está muito claro o conceito de plantel total, ou seja, é seu grupo de 12 jogadores no conjunto de toda a partida quem vai determinar o bom rendimento de sua equipe ou mesmo o fracasso dela.
Já sabemos que os jogos e os títulos não se ganham com só 5 ou 6 jogadores,ao contrário quanto mais atletas em boas condições de participar ,maior a chance de alcançarmos os triunfos.
Didaticamente podemos definir algumas razões pelas quais um treinador se vê obrigado a fazer uma substituição durante uma partida, definindo e comentando cada uma delas.
Senão vejamos:
1) Sistema 4 por 4 de substituições – independente do andamento da partida e do resultado parcial a cada período de tempo ,saem 4 jogadores e entram outros 4 jogadores. Este tempo, geralmente varia entre 3 e 7 minutos de jogo dependendo do treinador que o utiliza.
- Ideal para ser usado contra equipes inferiores física e/ou taticamente naquele jogo em você sabe que tem grandes chances de vencer.
Falo apenas em “grandes chances” porque o Futsal é o esporte das muitas supresas. Já foi objeto de estudo num outro artigo as diretrizes pelas quais montamos as duas formações considerando as características de cada jogador e o momento do jogo (andamento do cronômetro e placar a favor ou contra) fazendo as formações ficarem mais ofensivas ou defensivas. Usado também para fazer “rodar” todo o plantel num jogo sem grande desgaste pois o atleta que mais atuaria estaria em quadra no máximo, 20 minutos (10 em cada tempo de jogo).
2) Sistema de Titularidade – Usado pela maioria dos treinadores, considera 5 titulares e os eventuais reservas numa escala de valores e por isso numa ordem de entrada segundo grau de aproveitamento e eficácia do atleta dentro do plantel.
Costumo dizer que um plantel que trabalha segundo este regime tem quatro sub grupos bem identificados que são: Titulares (quem começas as partidas), Imediatos (que logo estão a substituir os titulares), os de Situação (demoram um pouco mais a entrar, mas a participação é em situações específicas como estar numa falta,fazer uma marcação especial,etc...) e a famosa “Baba” ( grupo de jogadores do fundo do plantel que quase sempre estão fora dos 12 que iniciam as partidas).
O treinador assim trabalha a prontidão de uns poucos (6,7 ou quem sabe 8 atletas) e deixa os outros nem sempre prontos para a “luta”.A função de quem comanda é motivar quem está fora e fazer, dentro do grupo, uma competição interna de forma que todos tenham oportunidade e como se treina a equipe (exercícios muito participativos para todos) é muito importante.
Outros fatores secundários são considerados e são comuns as duas formas citadas, tais como:
- rendimento técnico tático
- rendimento físico
- lesões
-alteração da forma de jogar depois de ter um jogador expulso
-necessitar ser mais defensivo
-necessitar ser mais ofensivo.
Mas o que queremos destacar neste pequeno ensaio, é que uma das variantes mais importantes para o sucesso das substituições nas partidas são as chamadas “entradas casadas” ou seja, aproveitar sua melhor formação contra aquela considerada a pior do adversário.
Como citamos acima, se vence uma partida no conjunto do tempo jogado e não pela formação “titular”.Observar e aprender quando o adversário é obrigado a descansar seus melhores atletas e ai explorar suas fragilidades.
Destacar um atleta para entrar “casado” com um adversário de destaque (ex: nosso fixo contra o pivô adversário) tendo, portanto alguém sempre descansado contra o adversário que acabou de descansar.
Claro que seguir alguém toda quadra durante todo o tempo é impossível, mas se seu atleta está treinado para fixar-se na missão ela tem muito mais chance de ser cumprida com sucesso.
Pense nisso e até breve...........

Prof. Fernando Ferretti

Vander Iacovino dá dicas aos atletas mais jovens


Târgu Mures (Romênia) - A primeira convocação ao selecionado brasileiro de futsal é algo que mexe com os ânimos de qualquer atleta de alto rendimento. Foi assim com Xuxa que recentemente foi convocado pela primeira vez para defender a seleção de futsal do Brasil e assim é com Gréllo, que vem tendo sua primeira chance.Todos os atletas consagrados já passaram por isso. E um dos maiores da modalidade sabe bem o que é ser lembrado para defender seu país. Vander Iacovino já passou por três diferentes estágios na Seleção Brasileira: foi convocado pela primeira vez, já foi o mais experiente do grupo e já comandou o time, sendo ainda hoje parte da comissão técnica.Com a sabedoria que somente a experiência de vários anos trabalhando em prol do futsal puderam proporcionar, Vander destaca que o atleta que inicia sua carreira no selecionado nacional não precisa ficar nervoso ou querer atropelar momentos em busca da permanência no time.“Cada momento tem sua hora e com os atletas que estão começando na seleção não é diferente. Sei que existe uma expectativa grande de corresponder, mas eles têm que se lembrar sempre que tudo é processo, é aprendizado. Basta jogarem o que sabem que sempre voltarão ao time”, frisa.“Não queremos que eles sejam diferentes aqui só por estar na seleção. Eles foram convocados pelo que vêm fazendo em seus clubes. Por isso queremos que eles repitam isso nos jogos em que defenderão o Brasil”, disse o técnico-adjunto do selecionado nacional.Iacovino destaca que hoje o futsal está muito mais globalizado que em sua época. “Não tínhamos jogadores que atuavam fora do país na seleção. Hoje a saída para o exterior é feita ainda na juventude. Por isso os jogadores já chegam ao selecionado com uma bagagem e experiência maiores que em nossas épocas. Esse é um ponto que deve ser aproveitado por eles”, finalizou.

Vinícius destaca importância de jogos entre Brasil e Romênia

Târgu Mures (Romênia) - O capitão da Seleção Brasileira de Futsal, ala Vinícius, destacou a importância do momento de renovação que vive o futsal do selecionado nacional. Nos dois amistosos diante da Romênia, o técnico Marcos Sorato promoverá a estreia de mais um atleta no quadro brasileiro, o ala Gréllo.O capitão do Brasil traçou um paralelo, se recordando de como era o momento do Brasil quando ele realizou seu primeiro jogo com a camisa verde e amarela. “Me lembro que o Vander (Iacovino, hoje treinador-adjunto do selecionado brasileiro) ainda jogava pela seleção. Me lembro bem que queria mostrar que era capaz de continuar no grupo”, disse o atleta.Para ele a mescla entre experiência e juventude no Brasil mostra que o futsal nacional tem muito ainda a mostrar. “Nós, os mais experientes, também temos a ambição de jogar muitas vezes mais pelo grupo brasileiro e sabemos que os atletas mais jovens também querem mostrar serviço. Isso é importante”, avaliou.Outro ponto importante citado pelo atleta é o fato de que o individual é importante neste momento pré Grand Prix de Futsal. “O Grand Prix deste ano será o mais difícil de todos e sabemos da importância de atuar bem nas partidas preparatórias, para manter a confiança da comissão técnica. Por isso esses jogos diante da Romênia são importantes individualmente para cada atleta também”, disse Vinícius.

Corinthians é campeão da Taça Brasil sub-17 masculina


Natal (RN) - O Corinthians (SP) é o campeão da 4ª Taça Brasil de Clubes, categoria sub-17 masculina – 1ª Divisão. O título veio com a vitória por 4 a 1 sobre o Paraná/Vale Fértil (PR), na manhã deste domingo (19/9), no ginásio Nélio Dias, em Natal (RN). Apesar do placar dilatado, as duas equipes fizeram uma partida igual, que foi definida apenas na prorrogação, após o empate por 1 a 1 no tempo normal. Os corintianos conseguiram a vantagem já nos minutos finais da decisão.O jogo começou equilibrado. A tensão pela decisão fez com que as equipes adotasse uma postura mais cautelosa. Aos poucos os jogadores foram se soltando e as chances de gol foram aparecendo lado a lado. Os sulistas abriram o marcador, aos 8min24, com um tento de Jhonatan. O empate corintiano ocorreu aos 18min42, dos pés de Guilherme, fechando o placar da etapa inicial em 1 a 1.Na etapa complementar, o jogo seguiu igual, as duas equipes chegaram a ameaçar as metas rivais em algumas oportunidades, mas à medida que o tempo avançava mais a tensão em quadra aumentava, já que um lance poderia definir o campeão. Ao final do segundo tempo as redes não balançaram e a decisão foi para o tempo extra.Na prorrogação, o Corinthians conseguiu a virada. Aos 43min58, após uma cobrança de escanteio, Evandro marcou o segundo dos paulistas. Na sequência, enquanto o Paraná tentava responder rápido, Evandro fez mais um e ampliou para os alvinegros, aos 44min33.Na segunda metade do tempo extra o ala Jhonatan passou a exercer a função de goleir0-linha, mas a pressão exercida não surtiu efeito e o título ficou com a equipe de São Paulo, que definiu a vitória aos 49 minutos, com um tento de Pina, fechando o marcador em 4 a 1. “O time suportou bem. Durante o jogo conseguiu criar as oportunidades, mas faltou o gol, colocar a bola para dentro. A partida estava igual e quem fizesse o gol sairia com a vitória, como realmente aconteceu. O time se portou bem, estão todos de parabéns”, falou o capitão paranista, Jhonatan.Para o técnico corintiano, Ricardo Gomes, o título foi definido em detalhes. “Foi um jogo muito dificíl, são duas equipes muito boas tecnicamente e taticamente. Na prorrogação nosso preparo físico prevaleceu. Temos um grupo muito forte, mantivemos as trocas e nos últimos cinco minutos ganhamos o jogo”, destacou o comandante alvinegro.

FCFS define datas para as semifinais do Catarinense

A Federação Catarinense de Futebol de Salão (FCFS) divulgou nesta segunda-feira (20/9) a data para as semifinais do Campeonato Catarinense da Divisão Especial de Futsal. Krona/Joinville/Dalponte e IACC/Águia Seguros/Unimed/Concórdia começam a luta por uma vaga na decisão nesta quarta-feira (22/9), às 20h15, no Centro de Eventos da cidade de Concórdia. O jogo da volta será no sábado (25/9), às 17 horas, no ginásio da Univille, em Joinville. Na outra semifinal, Florianópolis Futsal e Unisul/Seguridade fazem a primeira partida no próximo dia 28 de setembro, às 20h15, no ginásio do Sest/Senat, na capital catarinense. O segundo confronto será no dia 1 de outubro, no ginásio Salgadão, em Tubarão, também às 20h15. Pelo regulamento, os finalistas serão as equipes que tiverem a maior pontuação nas duas partidas. Em caso de dois resultados iguais, a partida irá para a prorrogação e a equipe mandante da segunda partida terá a vantagem de jogar pelo empate.

Anápolis Futsal está a um empate do título goiano

A equipe do Anápolis Futsal SuperBolla está muito próximo de conquistar o título do Campeonato Goiano 2010. Para garantir o triunfo, o elenco comandado pelo competente técnico Fernando Malafaia precisará apenas de um empate no segundo jogo da final, contra o São Luis.Depois de vencer a primeira partida, fora de casa, por 4 a 3 (três gols do artilheiro Caio, goleador do estadual com 20 tentos, e outro de Rômulo), o time anapolino irá decidir o título em casa, na próxima sexta-feira, 24 de setembro. Para o confronto derradeiro, um desfalque é certo: Pica-pau.“Não iremos contar com o Pica-pau. Ele está fora desde o primeiro duelo, pois sofreu um estiramento de grau dois na panturrilha. Independente do desfalque, nós estamos confiantes”, declarou o treinador do Anápolis Futsal.Devido ao bom momento e a grande possibilidade de ser campeão do Goianão 2010, a diretoria anapolina espera que o público local compareça em bom número ao ginásio Newton de Faria nesta sexta-feira, às 20h10, e ajude o Anápolis Futsal SuperBolla a conquistar o título.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Centro de Treinamento Goleiro Tiago seleciona profissionais


O C.T. Goleiro Tiago está a procura de mais profissionais para atuar somente com goleiros em suas unidades de treinamento. "Estamos a procura de profissionais de futsal, de preferência que tenham atuado como goleiro ou trabalhado com jogadores dessa posição. Pessoas que estejam disposta a aprender", Diz a diretora do projeto Kátia Priscila.

Os interessados enviar currículo para ctgoleiro@sportsecia.com.br , aos cuidados de Kátia Priscila.

Os selecionados passarão por uma avaliação prática com o coordenador do projeto "Ivan Gomes", atual treinador da equipe principal de São José dos Campos.

Duelos das quartas-de-final da Liga estão definidos


Dos 21 times que iniciaram a disputa, apenas oito continuam na briga do tão sonhado título da Liga Futsal 2010 – principal competição do salonismo nacional. Encerrada a segunda fase foram definidos nesta sexta-feira (17/9) os confrontos das quartas-de-final do campeonato. Lutando pelo quinto título, o atual campeão Carlos Barbosa (RS) terá pela frente o Poker/PEC (RJ), do pivô artilheiro Vander Carioca, que até o momento marcou 32 gols na Liga 2010. Já o São Caetano/Corinthians/Unip (SP), dos craques Cabreúva e Simi, enfrentará o Atlântico/Erechim (RS), dono de uma das melhores defesas da competição.
Os dois outros duelos também prometem fortes emoções. Na busca pelo inédito título, Copagril/Faville/DalPonte (PR) e Intelli/Orlândia (SP) querem seguir em frente e tentar surpreender na semifinal. Em Santa Catarina, o clima é de pura rivalidade. Frente a frente, Malwee/Cimed e Krona/Joinville/DalPonte irão se enfrentar no duelo mais esperado desta fase.
As quartas-de-final (3ª fase) serão disputadas entre os dias 24 de setembro (sexta-feira) e 11 de outubro (segunda-feira). Já as semifinais estão programadas para iniciar na segunda quinzena de outubro, no dia 26, terça-feira.Na próxima sexta-feira, 24 de setembro, às 19 horas, em Erechim (RS), o Atlântico irá receber o Corinthians no primeiro jogo desta fase. Todos as partidas serão transmitidas pelo canal SPORTV.
Quartas-de-final da Liga Futsal 2010:
- São Caetano/Corinthians/Unip – SP (1º do grupo B) x Atlântico/Erechim - RS (4º do A);
- Carlos Barbosa - RS (1º do A) x Poker/PEC (4º do B);
- Copagril/Faville/DalPonte – PR (2º do A) x Intelli/Orlândia – SP (3º do B);
- Malwee/Cimed – SC (2º do B) x Krona/Joinville/DalPonte (3º do A).

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Bom Pastor vence o Vasco.

Mais um clube de Juiz de Fora surpreendeu na primeira rodada. Nesta segunda-feira (13), foi a vez do Clube Bom Pastor/Medquímica, que venceu o Vasco, de virada, por 10 a 7, no ginásio do Clube Bom Pastor, na cidade mineira. James (5), Gabriel (2), Leco, Léo e Henrique marcaram para o time juiz-forano, com Duda (2), Pedro, Wallace, Valtinho, Nei e Igor fazendo os gols vascaínos.

O público foi excelente em Juiz de Fora. O Vasco chegou a estar vencendo por 3 a 1 no primeiro tempo. Mas o Bom Pastor fez uma segunda etapa irrepreensível e virou a partida, garantindo a primeira vitória na competição.

Foi uma ótima estreia. Apesar de o time ter tido pouco tempo de treinamento, o grupo tem como fazer um bom papel na Super Liga – analisou Gabriel, autor de dois gols.

No outro jogo da rodada, em Petrópolis, o IFRAN/Petrópolis empatou com o São Cristóvão em 4 a 4. Daniel Leonardes, Rodrigo, Diego Branco e Michel marcaram para o time da casa, com Gustavo (2), Bruno Ribeiro e Léo Carioca fazendo os gols do time cadete.

A jovem equipe do IFRAN/Petrópolis mostrou muita disposição e fez um jogo equilibrado com o experiente São Cristóvão. Chegou a estar vencendo por 4 a 3, mas acabou permitindo o empate nos momentos finais.

Foi um jogo muito bom de ver, contra um adversário experiente. Como primeira partida de um time tão jovem, o desempenho foi satisfatório e poderíamos até ter saído com a vitória. O time mostrou muita qualidade – disse o técnico do IFRAN/Petrópolis, Ney Marcos.

CAMPEÃO EMPATA – Na preliminar do jogo de Juiz de Fora, o Vasco, campeão da primeira edição da Super Liga Sub-20, empatou com o Clube Bom Pastor/Medquímica em 4 a 4. Lucas Braga (3) e Rodrigo Lessa fizeram os gols da equipe de Juiz de Fora, com Lucas Moreira (2), Renan e Rodrigo Souza marcando para o Vasco.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Craque Falcão perto de marcas históricas e novos recordes


Você sabia que faltam apenas cinco gols para a marca histórica de 300 gols com a camisa da Seleção Brasileira e seu desempenho na Liga Nacional já rendeu ao craque 319 gols.A marca de Falcão é impressionante, pois o jogador participou de todas as edições da Liga Futsal desde 1996. Marcou 286 gols na história da competição. Foi artilheiro em 2005,2008 e 2009.Outro recorde: Falta apenas 1 gol para o craque alcançar a sua marca de 35 gols em 1999, quando defendia as cores do Atlético MG.
Liga Nacional
2010 - Malwee/Cimed: 34 gols -- *até o momento
2009 - Malwee: 33 gols * artilheiro da competição
2008 - Malwee: 32 gols * artilheiro da competição
2007 - Malwee: 24 gols
2006 - Malwee: 15 gols
2005 - Malwee: 25 gols * artilheiro da competição
2004 - Malwee: 23 gols
2003 - Malwee: 23 gols
2002 - Banespa: 06 gols
2001 - Banespa: 19 gols
2000 - São Paulo/Osasco: 21 gols
1999 - Atlético/Pax de Minas: 35 gols
1998 - GM/Chevrolet: 16 gols
1997 - GM/Chevrolet: 07 gols
1996 - Corinthians/Lousano: 06 gols
Total: 319 gols
Seleção Brasileira de Futsal - FALTAM 5 GOLS
2010 - 24 gols * até o momento
2009 - 18 gols
2008 - 41 gols
2007 - 53 gols
2006 - 23 gols**
2005 - 21 gols
2004 - 29 gols
2003 - 25 gols
2002 - 4 gols
2001 - 10 gols
2000 - 23 gols
1999 - 12 gols
1998 - 17 gols
Total: 295 gols
** Incluíndo gols com a seleção brasileira sub-20 nas partidas contra o Chile

Jogos de Sustentação.( IV Parte )


ATIVIDADE
Jogo com 1 toque só na bola
Objetivo: velocidade de jogo, visão periférica e precisão do passe
Material: 5 coletes e 1 bola
O jogo: transcorre com as regras normais, porém só é permitido ao jogador dar 1 toque na bola.
ATIVIDADE
Jogo: Na defesa livre, no ataque dois toques
Objetivo: objetividade no ataque, aproximação e movimentação
Material: 5 coletes e 1 bola
O jogo: ocorre normalmente na quadra defensiva. Ao chegar na quadra de ataque, os jogadores só podem dar dois toques consecutivos na bola.
ATIVIDADE
Jogo: Pivô não chuta
Objetivo: marcação, blitz no pivo e estimular a finalização com várias opções
Material: 5 coletes e 1 bola
O jogo: a equipe que esta sem a posse de bola fará a marcação em sua meia-quadra. O fixo da equipe que está marcando ficará de fora, até sua equipe recuperar a posse de bola ou sofrer o gol. O pivô da equipe que está atacando não poderá chutar a gol, apenas preparar para seus companheiros.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Lesão tira Lukaian da Romênia; César Paulo é convocado


O pivô Lukaian, que havia sido convocado para a disputa da série de dois amistosos diante da Romênia, que o Brasil realizará nos dias 21 e 22 na cidade de Târgu Mures, na Romênia, acabou sendo desconvocado por conta de uma lesão no tornozelo. O também pivô César Paulo, do Benfica, de Portugal, foi convocado.Lukaian, que está no Brasil, depois de uma temporada no futsal russo em que defendeu a equipe do TTG Ugra, foi avaliado em São Paulo pelo médico da Seleção Brasileira de Futsal André Pedrinelli, que constatou a lesão no tornozelo do jogador, que há anos defende o selecionado brasileiro.César Paulo acabou sendo lembrado pelo técnico Marcos Sorato. Este ano foi especial para o atleta, que foi campeão europeu pelo Benica, que derrotou o Inter Movistar, da Espanha, na decisão da Copa da Uefa de Futsal pelo placar de 3 a 2, em confronto realizado no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.Para o supervisor da Seleção Brasileira de Futsal, Reinaldo Simões, César Paulo sempre é um jogador a ser lembrado em convocações de Sorato. “Ele tem o perfil de atleta que precisamos no selecionado nacional. Atuou em grandes clubes brasileiros e recentemente foi campeão europeu”, avaliou.
Confira como fica a lista de convocados –
Amistosos – Romênia x Brasil – 21 e 22/9
Goleiros
Cidão (Caja Segóvia – Espanha)
Danilo (Cortiana/AFF – RS)
Fixos
Ciço (ElPozo Múrcia – Espanha)
Rafael (Xacobeo 2010 Lobelle Santiago – Espanha)
Alas
Ari (Barcelona – Espanha)
Gabriel (Inter Movistar – Espanha)
Vinícius (El Pozo Múrcia – Espanha)
Xuxa (Tyumen – Rússia)
Gréllo (Fisomedia Manacor – Espanha)
Pivôs
Fernandinho (MFK Dínamo – Rússia)
César Paulo (Benfica – Portugal)
Wilde (Barcelona – Espanha)

Brasil é convocado para jogos contra a Romênia

A Seleção Brasileira de Futsal fará dois amistosos fora do País em setembro. Nos dias 21 e 22 deste mês a equipe encara a Romênia, em território romeno. Os jogos servirão como preparação para o 6º Grand Prix de Futsal, que está programado para ocorrer em Anápolis (GO), entre os dias 17 e 24 de outubro. Nesta quinta-feira (9/9), o técnico Marcos Sorato divulgou a lista com os 12 atletas que defenderão o time verde-amarelo.A convocação conta com onze atletas que atuam em clubes europeus. A única exceção é o goleiro Danilo, que joga na Cortiana/AFF, de Farroupilha (RS). Já a novidade fica por conta da presença do ala Grello. O atleta, que vive sua primeira convocação, tem 25 anos e atua no Fisiomedia Manacor, da Espanha. Ele vem se destacando em território espanhol.Na temporada passada, Grello ajudou sua equipe a ascender à Divisão de Honra da Liga Espanhola, anotando 25 gols na temporada. “Seguimos com a nossa filosofia de renovação. É um atleta que estamos observando há tempos e merece ser testado”, comentou o supervisor de seleções da CBFS, Reinaldo Simões.A apresentação do grupo ocorre no dia 19 (domingo), já na Romênia. Os jogos ocorrem na cidade de Târgu Mures (que fica a cerca de 350 quilômetros de Bucareste), onde todo o elenco deve estar reunido até o final da tarde do dia 19. No dia 20, véspera do primeiro amistoso, deverá haver treinos em dois períodos.
Confira a lista de convocados –
Amistosos – Romênia x Brasil – 21 e 22/9
Goleiros - Cidão (Caja Segóvia – Espanha)Danilo (Cortiana/AFF – RS)
Fixos - Ciço (ElPozo Múrcia – Espanha)Rafael (Xacobeo 2010 Lobelle Santiago – Espanha)
Alas -Ari (Barcelona – Espanha)Gabriel (Inter Movistar – Espanha)Vinícius (El Pozo Múrcia – Espanha)Xuxa (Tyumen – Rússia)Gréllo (Fisomedia Manacor – Espanha)
Pivôs - Fernandinho (MFK Dínamo – Rússia)Lukaian (TTG Ugra – Rússia)Wilde (Barcelona – Espanha)

Líder da chave B, Corinthians vence o Zaeli em Umuarama

O SCaetano/Corinthians/Unip conquistou mais uma vitória na segunda fase da Liga Futsal 2010 ao bater o Zaeli/Gazin/Penalty pelo placar de 4 a 3, em partida ocorrida na noite desta segunda-feira (13/9) no ginásio Amário Vieira da Costa, em Umuarama, interior paranaense. Com a vitória o Corinthians chegou aos 25 pontos, sacramentando a primeira colocação da chave B. O Zaeli, por sua vez, se manteve com nove pontosO time da casa iniciou o confronto de forma muito ofensiva e logo em seu primeiro ataque conseguiu a abertura de placar, em finalização de Jaiminho aos treze segundos de partida. O Corinthians, porém, não deu mostras de ter sentido o golpe e aos quatro minutos de jogo conseguiu empatar em finalização de Keke.O clube paulista trabalhava bem a bola e depois de algumas tentativas perdidas de virar o jogo, finalmente conseguiu o segundo tento em arremate de Ferrugem, aos nove minutos de partida. Nos minutos finais do primeiro tempo o time paranaense foi com tudo para o ataque e pressionou muito em busca do empate, que não ocorreu.Na saída para o intervalo o goleiro Leandro alertou para a postura que sua equipe deveria ter no segundo tempo de partida. “Fora de casa as partidas são sempre mais difíceis e não seria diferente aqui em Umuarama. Temos que subir um pouco mais a marcação para não deixar que o Zaeli nos pressione tanto.”E foi isso que ocorreu. Com marcação mais adiantada o Coritnhians voltou a atacar e chegou ao terceiro gol em finalização de Simi, que recebeu bom passe no ataque e bateu para ampliar o placar. No final Ferrugem recebeu na frente, driblou o goleiro e bateu para marcar o quarto. Augusto e Jorge Alex descontaram, mas não havia mais tempo para reação.

Malwee garante segunda colocação batendo o Poker no RJ

A Malwee/Cimed conquistou grande vitória atuando em Petrópolis, na região da serra fluminense. Atuando bem os catarinenses conseguiram vencer o Poker/PEC pelo placar de 6 a 3, em partida ocorrida na noite desta segunda-feira (13/9), no ginásio da UCP. Com a vitória a Malwee chegou aos 18 pontos ganhos, mantendo a segunda colocação, enquanto o Poker se manteve com 11 pontos.O confronto foi equilibrado desde os primeiros minutos de partida. Tanto o Poker quanto a Malwee foram ofensivos e buscaram o gol em boas jogadas ofensivas. Melhor para os catarinenses que conseguiram abrir o placar aos oito minutos de partida, em finalização do fixo Índio.Um minuto depois a equipe do Poker conseguiu empatar em finalização de Andrey, que recebeu na frente e bateu bem para vencer Tiago. Porém a Malwee continuou melhor e conseguiu ampliar. Falcão recebeu passe pela esquerda e partiu para cima do adversário. Ele cortou e bateu, sem defesa para Rennan.A Malwee continuou melhor na segunda etapa de jogo. E depois de perder algumas oportunidades para ampliar, os catarinenses chegaram ao terceiro tento. Márcio cobrou de forma rápida uma falta para Índio que bateu na saída de Rennan. O quarto gol veio na sequência em finalização de Márcio.O Poker não desistiu do confronto e foi ao ataque em busca de seu segundo tento que acabou saindo depois de grande cobrança de falta. Cupim bateu forte e contou com a abertura da barreira para anotar o segundo tento do clube petropolitano na partida, que se manteve ofensivo no jogo.Nos minutos finais a pressão petropolitana foi muito grande e Conrado conseguiu descontar, em chute cruzado pela direita de ataque. Porém a Malwee conseguiu marcar o seu quinto gol em finalização de Falcão que roubou a bola do time adversário e bateu para o gol. O mesmo Falcão ampliou para o time catarinense, encerrando a contagem.Para Fernando Ferreti a equipe da Malwee se superou na partida. “Gostei do jogo. Nós atuamos bem, fomos valentes e nos concentramos na partida. Isso foi decisivo para a vitória. Agora com o segundo lugar garantido vamos voltar para Jaraguá do Sul e poupar alguns atletas no último confronto.”

De virada, Sport conquista Divisão Especial


Anápolis (GO) - O Sport (PE) é campeão da 4ª Taça Brasil de Clubes sub-17 Masculina – Divisão Especial. Os rubro-negros estiveram três vezes em desvantagem no placar, mas, a pouco mais de um minuto para o fim, marcaram um gol e derrotaram o Fluminense (RJ) por 4 a 3, no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO).Foi a segunda vez que o Sport conquistou o título da competição. Em 2006, em Dourados (MS), os rubro-negros derrotaram o Minas Tênis (MG) e ficaram com o título. Além disso, o título do Leão da Ilha do Retiro mantém a hegemonia de Pernambuco na categoria. Nas quatro edições do torneio, os pernambucanos foram campeões.O título veio depois de uma boa exibição da equipe, segundo o técnico André Moreira Marques. “Nosso time vinha numa crescente e o título teve que vir com a nossa melhor exibição. O time entrou acanhado até pela grandeza do adversário, mas cresceu no jogo e conquistou a vitória”, afirmou. Autor de três gols na partida, o ala Pequeno relembrou o lance decisivo da partida. “Eu fiquei ali na marcação durante todo o jogo e sabia que uma hora ele podia falhar. Foi o que aconteceu e eu fui feliz em marcar o gol que nos deu esse título”, afirmou.O jogoO Sport começou a partida com mais posse de bola, mas o Fluminense era mais efetivo nos ataques e, aos 58 segundos, o ala Gabriel acertou chute no ângulo e abriu o placar. Depois, aos 2min36, o ala Luan apareceu na área para completar cruzamento e ampliar a vantagem para o time carioca.Em desvantagem, o Sport teve que se abrir mais para buscar o empate, enquanto o Tricolor procurava a velocidade dos contra-ataques para aumentar a vantagem. Os dois times tiveram boas chances de marcar, mas finalizavam mal. Porém, de tanto insistir, os pernambucanos diminuíram ao 16min37, quando o pivô Gê recebeu passe, girou e chutou forte para vencer o goleiro Ryan.O segundo tempo começou com o empate do Sport. Aos 20min23, o ala Pequeno recebeu passe e chutou com força para igualar o marcador em 2 a 2. Depois de sofrer pressão do time rubro-negro, o Fluminense voltou a atacar e, aos 27min35, o ala Rafael fez jogada pela direita e tocou para o pivô Bitoca, que entrou livre na área e só empurrou a bola para o gol e anotou o terceiro dos cariocas.Sem alternativa, o Sport se lançou ao ataque e passou a sofrer perigo nas descidas rápidas do Fluminense, que teve chances de ampliar, mas parou nas defesas do goleiro Caíque. Por outro lado, o Sport insistiu até empatar a partida aos 35min com Pequeno, que girou na frente da área e chutou colocado para igualar o marcador novamente. Mesmo perto da prorrogação, os dois times não se acomodaram e foram ao ataque. Aos 38min33, o Fluminense saia do campo de defesa quando o goleiro Ryan errou o passe e a bola parou nos pés de Pequeno. Ele carregou a bola e chutou com precisão para marcar o gol da vitória pernambucana

sábado, 11 de setembro de 2010

Fluminense e Sport decidem Divisão Especial


Anápolis (GO) - Fluminense (RJ) e Sport (PE) decidem neste domingo (12/9), às 10 horas, a 4ª Taça Brasil de Clubes sub17 Masculina – Divisão Especial. Os dois times se enfrentarão no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), no encerramento da competição, iniciada na última segunda-feira (6/9).Para os cariocas, é a chance de conquistar um título inédito para o estado na categoria sub-17. A melhor colocação do Rio de Janeiro foi na edição de 2008, disputada em Nossa Senhora do Socorro (SE), quando o próprio Fluminense foi segundo colocado. O primeiro colocado foi o Santa Cruz (PE).Já os pernambucanos do Sport lutam para manter a hegemonia do estado na categoria. Nas três edições anteriores, Pernambuco teve o time campeão da categoria sub-17. Em 2005, os vencedores foram o Náutico e, em 2006, o próprio Sport ficou com o título da competição.Nesta temporada, as duas equipes prometem um jogo equilibrado. “O Sport é time forte e muito veloz. Sabemos das dificuldades, mas nossa equipe chegou até aqui e está confiante para sair com um bom resultado. Trabalhamos duro e precisamos repetir o bom desempenho da semifinal para conquistar esse título”, disse Marcos Jorand, técnico do Fluminense.No Sport, a confiança também está em alta. “Nossa equipe está em uma crescente muito boa na competição. Não éramos favoritos para essa semifinal, mas agora, com essa vitória, estamos muito motivados para vencer. Acredito que agora estamos em condições de igualdade para enfrentar qualquer adversário”, disse André Moreira Marques, treinador pernambucano.CampanhaCada equipe já disputou 5 partidas na competição. O Sport venceu três, empatou uma e perdeu outra, anotando 22 gols e sofrendo 14. Na semifinal, os pernambucanos eliminaram a ADHering/Apama/Blumenau (SC) com uma vitória por 2 a 1.Nas cinco partidas que os cariocas disputaram, eles venceram três, perderam uma e empataram a semifinal contra o Olympico Clube (MG) por 2 a 2 no tempo normal. Na prorrogação, o Tricolor venceu por 1 a 0.

Na prorrogação, Fluminense derrota Olympico


Anápolis (GO) - O Fluminense (RJ) é o primeiro finalista da 4ª Taça Brasil de Clubes sub-17 Masculina – Divisão Especial. Neste sábado (11/9), no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), os cariocas derrotaram o Olympico Clube por 1 a 0 na prorrogação (2 a 2 no tempo normal) e agora aguardam o adversário da decisão do torneio.A final será realizada neste domingo, às 10 horas, no ginásio da cidade goiana. O adversário do Fluminense sairá do confronto entre ADHering/Apama/Blumenau (SC) e Sport (PE), que se enfrentam ainda neste sábado. O destaque da partida foi o ala Luiz, do Fluminense, que marcou dois gols e foi o responsável pelas jogadas mais perigosas da equipe carioca. Depois do jogo, ele agradeceu a confiança do técnico Marcos Jorand e falou sobre a vaga na final. “Hoje eu estava em um dia bom graças à confiança que o Marcos me deu para fazer tudo que quisesse. Chamei a responsabilidade e parti para cima e consegui ajudar a equipe”, explicou.O jogo O jogo começou com as duas equipes ofensivas. O Fluminense, na primeira vez que foi ao ataque, teve duas chances de marcar, mas a defesa mineira afastou o perigo. Já o Olympico foi mais eficiente e, quando chegou, abriu o placar. Aos 59 segundos, o pivô Thiago recebeu passe e, depois de driblar um adversário, chutou colocado para colocar o time de Belo Horizonte na frente.Depois de marcar o gol, o Olympico recuou, enquanto o Fluminense adiantou a marcação para buscar o empate. O Tricolor criou muitas chances, mas as finalizações erradas e o goleiro Flávio impediram a igualdade. Aos 16min15, porém, os cariocas empataram a partida com o pivô Luiz, que driblou o arqueiro adversário e chutou rasteiro para fechar o placar da primeira etapa em 1 a 1.Na segunda etapa, o Olympico teve mais dificuldades de sair para o ataque. Por outro lado, o Fluminense, que tinha mais posse de bola, chegava ao gol mineiro com freqüência, mas esbarrava na boa atuação do goleiro Flávio, que era o responsável pela manutenção da igualdade no placar. Mesmo acuado, o Olympico chegou ao segundo gol. Aos 36min51, em cobrança de falta ensaiada, a bola passou pelos pés de três jogadores antes de chegar ao ala Lucca, que estava ao lado da trave. Ele só escorou a bola e saiu para comemorar com o banco de reservas da equipe mineira. O Fluminense não se descontrolou com o gol sofrido. Organizado, o time carioca foi ao ataque com tranqüilidade e conseguiu o empate a 35 segundos do fim. Depois de boa troca de passes, a bola chegou para o ala Thiago, que só empurrou para as redes. ProrrogaçãoNa prorrogação, os dois times sentiram o cansaço, mas ainda assim foram ao ataque para buscar a vitória. Aos 44min18, o Fluminense armou um contra-ataque que resultou em gol. Luiz driblou dois jogadores no meio da quadra e tocou para o ala Gabriel, que devolveu a bola em um cruzamento rasteiro. Bem posicionado, Luiz chutou e virou a partida para os cariocas.No segundo tempo, o Olympico recorreu à estratégia do goleiro-linha para buscar a vitória. No entanto, apesar da pressão, o time mineiro não conseguiu superar a defesa carioca e a vaga foi mesmo para o Tricolor.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Olympico e Fluminense abrem as semifinais em Anápolis


Anápolis (GO) - Olympico Clube (MG) e Fluminense (RJ) fazem a primeira semifinal da 4ª Taça Brasil de Clubes sub-17 Masculina – Divisão Especial neste sábado (11/9), às 15h30, no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO). Os dois times chegam credenciados por boas campanhas na fase de classificação. O Olympico terminou o grupo A na primeira colocação com 13 pontos em quatro partidas. Os mineiros anotaram 19 gols e sofreram sete. Já o Fluminense foi o segundo colocado da chave B com 12 pontos, marcando 21 gols e concedendo sete.No entanto, o técnico do Olympico, Rafael Cozzi, acredita que, na semifinal deste sábado, a campanha na fase anterior não influencia. “As quatro equipes que chegaram têm plenas condições de levar o título. Foram os times que melhor se apresentaram na competição e merecem estar aqui”, afirmou.Já o técnico do Fluminense, Marcos Fonseca Jorand, ressaltou que a sua equipe cresceu durante a competição. “Nosso time foi se encontrando dentro da competição. Começamos um pouco travados, mas, aos poucos, o time se soltou e a vitória de quinta já foi uma exibição melhor, mais próxima do que nossa equipe está acostumada”, explicou ele, que espera que o time mantenha o ritmo.“Nas semifinais, sabemos o que podemos render e o que eu pedi para os meninos é jogar o que eles sabem, sem importar com o resultado. A derrota pode acontecer, mas que seja com a equipe mostrando o futebol que sabe”, contou.Na rodada desta sexta-feira (10/9), os dois times já entraram classificados. Por isso, ambos os treinadores aproveitaram para poupar os atletas mais desgastados e dar ritmo de jogo para quem não vinha sendo aproveitado. “Todo mundo tem que estar pronto para entrar e resolver”, afirmou Rafael Cozzi, técnico do Olympico. Para a partida, nenhum dos dois terá desfalques disciplinares ou por contusão.

Fluminense derrota Esmac e chega aos nove pontos


Anápolis (GO) - O Fluminense (RJ) encerrou a participação na primeira fase da 4ª Taça Brasil de Clubes sub-17 Masculina – Divisão Especial com vitória. Nesta sexta-feira (10/9), no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), o Tricolor derrotou a Esmac/Ananindeua (PA) por 5 a 0 e chegou a terceira vitória em quatro jogos, alcançando nove pontos.No entanto, os cariocas não terminam a fase na liderança da chave mesmo que a ADHering/Afama/Blumenau (SC), que também tem nove pontos e joga na seqüência, perca seu jogo. Isso porque o Tricolor perde no confronto direto, primeiro critério de desempate e, assim, o time enfrenta na semifinal primeiro colocado do grupo A neste sábado (11/9), às 15h30.Já a Esmac, com a derrota, rebaixou o Pará para a 1ª Divisão da próxima temporada. O time paraense terminou a competição com dois pontos e ficará com uma das duas piores campanhas do torneio, o que, de acordo com o regulamento, significa o descenso à divisão inferior.No jogo, o Fluminense, mesmo poupando alguns atletas para a semifinal, começou melhor. A Esmac tentou atacar em busca da vitória, mas esbarrou na boa defesa carioca, que freou as investidas paraenses. Depois de perder boas chances, o Tricolor conseguiu abrir o placar aos 13min17 com o pivô Bitoca. Logo em seguida, aos 14min09, o fixo Maurício ampliou a vantagem e, aos 18min48, Bitoca fechou o placar da primeira etapa em 3 a 0. No segundo tempo, os paraenses saíram mais para o jogo em busca da vitória, mas, nos contra-ataques, o Fluminense chegava sempre com perigo. Aos 27min36, o ala Rafael saiu livre e finalizou forte para marcar o quarto do Tricolor, que chegou ao quinto gol aos 32min45, com Gabriel, encerrando o placar em 5 a 0.O técnico tricolor, Marcos Fonseca Jorand, aprovou a vitória contra os paraenses. “Nosso time já estava classificado, mas queríamos a vitória mesmo assim. Poupei quem estava pendurado e movimentei alguns atletas que ainda não tinham entrado e acredito que a equipe se portou bem”, afirmou.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Corinthians encara a Malwee tentando confirmar liderança

São Caetano/Corinthians/Unip e Malwee/Cimed fazem um duelo de classificados nesta sexta-feira (10/9). As duas equipes já estão garantidas nas quartas-de-final da Liga Futsal 2010 e duelam pela oitava rodada da segunda fase da competição, ainda com metas a serem cumpridas. O confronto ocorre às 19 horas, no ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo (SP).As duas equipes ocupam as primeiras colocações do grupo B da competição. Os alvinegros somam 19 pontos e estão na liderança, com quatro pontos a mais que os jaraguaenses, que estão na segunda posição. Caso vença o duelo, os paulistas garantem, com duas rodadas de antecipação, a primeira colocação do grupo, com 22 pontos.O São Caetano/Corinthians espera aproveitar o bom momento, em que acumula cinco vitórias consecutivas para confirmar a liderança da chave. Nesta sequência, o time venceu inclusive a Malwee, jogando em Jaraguá do Sul (SC), por 4 a 3. O comandante corintiano PC de Oliveira poderá contar com força máxima para esse encontro, inclusive com o artilheiro Simi, que já soma 26 gols e é um dos destaques da competição.Para o jogador, o apoio da torcida e o ginásio lotado será fator fundamental para um bom resultado. “Em casa sentimos a força da nossa torcida, eles empurram a equipe os 40 minutos, isso intimida o adversário e nos da confiança. Acredito que, por ser um jogo especial contra uma boa equipe, o apoio deles é muito significativo e temos certeza que eles estarão aqui” declarou.Do outro lado, a Malwee tenta emplacar a terceira vitória consecutiva, já que vem de triunfos diante do Zaeli/Gazin/Penalty e Intelli/Orlândia, ambos por 3 a 2. Outra motivação do time, essa pessoal, é a briga pela artilharia da competição que tem o ala Falcão com 31 gols, um a menos que o pivô Vander Carioca, que reassumiu a ponta da lista de goleadores na última rodada, quando anotou três gols.

Fluminense derrota Arena e se classifica


Anápolis (GO) - O Fluminense (RJ) é mais uma equipe a conquistar vaga nas semifinais da 4ª Taça Brasil de Clubes sub-17 Masculina – Divisão Especial. Nesta quinta-feira (9/9), os cariocas derrotaram o Arena (GO) por 9 a 1 e chegaram aos seis pontos, assumindo a segunda posição no grupo B.A classificação está garantida porque o Recanto da Criança (AM), terceiro colocado com quatro pontos, folga na última rodada e não pode alcançar o Tricolor, que tem a segunda posição assegurada. Agora, os cariocas jogam nesta sexta-feira (10/9) contra a Esmac/Ananindeua (PA) às 15h30 para cumprir tabela. Já os goianos estão em último lugar da chave com apenas um ponto. Eles enfrentam a ADHering/Apama/Blumenau (SC) às 18h30 e precisam vencer para tirar o estado da zona de rebaixamento da competição. Além disso, ainda precisam torcer para uma derrota da Esmac contra o Fluminense.
O jogo
O time goiano começou melhor a partida. Aos 3min03, o ala Luizinho apareceu livre dentro da área e completou cruzamento, abrindo o placar para os goianos. Depois de sair em vantagem, o time da casa recuou e passou a sofrer muita pressão do Fluminense, que criou muitas chances sem, no entanto, conseguir empatar a partida.A insistência do Tricolor foi premiada aos 13min37, quando o ala Thiago entrou pela diagonal e, com um toque por cima do goleiro, empatou a partida. O gol deu mais motivação aos cariocas, que ampliaram aos 14min57 com o ala Luan. Com a pontaria calibrada, o Fluminense marcou o terceiro aos 15min30, com o pivô Luiz e o quarto aos 17min37, com Rafael. Perto do fim do período, Luiz marcou mais uma vez e fechou o placar parcial em 5 a 1.Na segunda etapa, os cariocas diminuíram o ritmo, mas seguiram com mais chances de ampliar o marcador. Aos 24min58, Luan anotou mais um e, aos 29min05, Luiz fez o seu terceiro gol e o sétimo do Fluminense. Perto do fim, aos 36min20, Luan fez o oitavo de pênalti, e Bitoca, aos 37min31, encerrou a goleada por 9 a 1 com um chute de fora da área. Autor de três gols na partida, Luan acredita que a equipe fez a melhor partida na competição. "O time foi se soltando ao longo dos jogos e hoje foi a nossa melhor exibição. Todo mundo rendeu bem e o resultado foi bom porque garantimos a nossa classificação. Agora é melhorar ainda mais para chegar bem na próxima fase", afirmou.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Krona e Malwee fazem jogo decisivo no estadual

Valendo vaga na semifinal do primeiro turno do Campeonato Catarinense da Divisão Especial de Futsal, Krona/Joinville/Dalponte e Malwee/Cimed duelam nesta quarta-feira (8/9), em Joinville (SC). O clássico está marcado para iniciar às 19h15, no ginásio da Univille. Após vencer o confronto de ida das quartas-de-final, por 1 a 0, em Jaraguá do Sul (SC), a equipe da Krona Futsal jogará pelo empate para avançar à próxima fase. Já a Malwee precisa ganhar por qualquer resultado no tempo normal e também na prorrogação para ficar com a vaga. O vencedor deste duelo vai enfrentar nas semifinais o time de Concórdia.Em meio à ótima fase na Liga Futsal 2010, o tricolor joinvilense tem como objetivo manter a concentração também na competição estadual e eliminar o principal rival neste primeiro turno. Krona e Malwee já se enfrentaram três vezes na atual temporada, com duas vitórias a favor dos joinvilenses, contra uma do time de Jaraguá.Baseado na força do elenco e nos bons resultados, o técnico da Krona Futsal, Paulo Cardoso, define o clássico como “o jogo mais importante da temporada”. Segundo o treinador, além de toda rivalidade, a partida é importante por se tratar de um jogo eliminatório. “É a primeira vez na temporada que estamos passando por um momento em playoffs, onde tudo se define em dois jogos. Mesmo com algumas ausências, o grupo está preparado e pronto para mais um desafio”, explicou Cardoso.Os desfalques da Krona para o jogo ficam por conta de Franklin, James, Thales, Rubinho e Humberto, que estão no departamento médico. Além deles, o ala Bateria cumpre suspensão automática. O ala Murilo segue como dúvida. Ele passará por uma avaliação no tornozelo para saber se terá ou não condições de atuar. FredeA boa notícia fica por conta do reencontro do pivô Frede com a torcida tricolor. Depois de cinco meses sem atuar, o goleador está recuperado de uma grave lesão no púbis. Na última segunda-feira (6/9), em Belo Horizonte (MG), Frede entrou durante o empate por 2 a 2 diante da V&M Minas. O jogador finalizou duas bolas ao gol, levando perigo à meta de defesa adversária.

ADHering vence e assume liderança do grupo B


Anápolis (GO) - A ADHering/Apama/Blumenau (SC) é a nova líder do grupo B da 4ª Taça Brasil de Clubes sub-20 Masculina – Divisão Especial. Nesta quarta-feira (8/9), os catarinenses derrotaram o Fluminense (RJ), de virada, por 2 a 1 e chegaram aos seis pontos na classificação, ultrapassando o adversário, que ficou com três e caiu para terceiro lugar.Os dois times estarão em quadra nesta quinta-feira (9/9) para a disputa da terceira partida de ambos na competição. Às 15h30, a ADHering enfrenta o Recanto da Criança (AM), e, às 20 horas, o Fluminense duela contra o Arena (GO).O Fluminense conseguiu abrir o placar logo no primeiro ataque. A 1min23, o ala Thiago foi mais rápido que a defesa adversária e completou cruzamento para as redes. Porém, aos poucos, a ADHering organizou melhor o jogo e conseguiu chegar com perigo ao ataque. Aos 10min10, o fixo Rian conseguiu empatar ao receber passe e finalizar com precisão. Depois do gol, o time de Blumenau (SC) controlou melhor a posse de bola e chegaram à virada, que veio aos 15min03, quando o ala Charuto entrou livre pela direita do ataque e chutou cruzado para definir a vitória catarinense no primeiro tempo por 2 a 1.No segundo tempo, o jogo teve uma só face. Os cariocas buscaram incessantemente o ataque, enquanto os catarinenses se defenderam e, nos contra-ataques, tentavam ampliar a vantagem. Ambos os lados tiveram chances, mas a má finalização impediu os gols.Com o passar do tempo, a partida ficou dramática. O Fluminense adiantou ainda mais o time para buscar o empate, mas a equipe passou a sofrer com os passes errados, fruto do nervosismo dos atletas. Por outro lado, a ADHering continuava segura na defesa e dava pouco espaço para os cariocas, que ainda tentaram usar o goleiro-linha, mas não conseguiram furar o ferrolho armado pelos catarinenses, que comemoraram a vitória por 2 a 1.“É um resultado muito importante para nossa equipe, que deu um passo grande rumo à classificação. Sabíamos que seria uma partida difícil, mas nosso time estava bem preparado para isso. Nossa defesa se comportou muito bem, pois fizemos um treino específico para enfrentar goleiro-linha e fomos bem”, disse o goleiro Kelvin.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Em noite de Vander Carioca, Poker passa pelo Zaeli

Poker/PEC não deu chances à Zaeli/Gazin/Penalty e bateu o clube paranaense, em noite inspirada de Vander Carioca, pelo placar de 4 a 2, em confronto ocorrido na noite desta segunda-feira (6/9), no ginásio da UCP, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Com o resultado o Poker alcançou 11 pontos na chave B, se mantendo na terceira posição do grupo. O Zaeli, com seis pontos, está em quarto.Desde os primeiros momentos de partida a equipe do Poker se lançou ao ataque em busca da abertura do placar. Depois de algumas tentativas perdidas, os fluminenses conseguiram marcar o primeiro gol do jogo em finalização de Vander Carioca, depois de boa jogada ofensiva.Apesar de começar o confronto sofrendo o gol logo nos primeiros minutos de partida, os paranaenses não deixaram que os petropolitanos tomassem conta do jogo e reagiram, em busca da igualdade no placar. Depois de algumas tentativas desperdiçadas, o Zaeli empatou em chute de Augusto.O resultado pareceria seguir com a igualdade para o intervalo. No último minuto, porém, a equipe da cidade de Petrópolis conseguiu anotar seu segundo gol, em mais uma finalização de Vander Carioca, que chegou aos 31 gols e se isolou, naquele momento, na artilharia da Liga Futsal 2010.Na segunda etapa de jogo o Poker/PEC não deu chances de reação no início do período para os paranaenses e, logo aos 38 segundos de bola rolando, chegou ao terceiro gol em mais uma finalização de Vander Carioca, que marcou seu terceiro gol na partida também. Vinicius ainda ampliaria a vantagem no final da etapa enquanto Boni descontaria para o Zaeli. O próximo confronto do Poker pela segunda fase da Liga Futsal 2010 será na próxima sexta-feira (10/9), quando a equipe segue até Orlândia, no interior paulista, para encarar a Intelli. Na mesma data o Zaeli também entra em quadra para encarar o Foz Futsal em clássico paranaense a ser disputado em Umuarama (PR).

Fluminense sofre, mas estréia com vitória


Anápolis (GO) - O Fluminense estreou com vitória na 4ª Taça Brasil de Clubes sub-20 Masculina – Divisão Especial. Nesta segunda-feira (6/9), no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), os tricolores derrotaram o Recanto da Criança (AM) por 6 a 4 e assumiram a ponta do grupo B, com três pontos. Os amazonenses estão em último, ainda sem pontuar. Nesta terça-feira (7/9), pela segunda rodada da competição, o Recanto da Criança enfrenta o Arena (GO), às 20 horas. O Fluminense folga nesta terça e só volta atuar na quarta-feira (8/9), às 18h30, quando enfrenta a ADHering (SC).No início da partida, os amazonenses tiveram duas chances de abrir o placar, mas não aproveitaram. Na primeira, o goleiro do Fluminense, Ryan, fez boa defesa e evitou a abertuda do placar. Depois, o time de Manaus não aproveitou a defesa carioca desguarnecida e desperdiçou um contra-ataque em que o tinha tinha dois jogadores contra um dos cariocas.Aos poucos, o Fluminense organizou o jogo e passou a ameaçar. Depois de muito insistir, os cariocas abriram o placar ao 12min08, com um gol do ala Gabriel. Aos 15min06, o goleiro Ryan arriscou de longe e marcou o segundo dos cariocas, que seguiram pressionando para ampliar a vantagem.Aos 16min57, o ala Thiago saiu livre com o goleiro do Recanto e tocou por cima para marcar o terceiro. Aos 19min12, o ala Rafael finalizou com precisão e fez o quarto do time tricolor, que relaxou e sofreu o primeiro gol no fim da primeira etapa. Aos 19min, o fixo Leo chutou da entrada da área e fechou o placar parcial em 4 a 1.ReaçãoNo segundo tempo, o Fluminense marcou logo aos 20min15. Thiago carregou a bola desde o campo de defesa e, depois de tabela com um companheiro, apareceu livre na área para marcar o quinto do time carioca. Com a vantagem de quatro gols, a equipe optou por administrar o resultado. Com o Fluminense mais recuado, os amazonenses saíram mais para o jogo e iniciaram a reação na partida. Foram três gols em menos de dois minutos, o que deixou a partida mais movimentada e emocionante. Aos 33min36, o ala Anderson Bruno fez o segundo do time de Manaus e, aos 34min53, o ala Mayck anotou o terceiro. 33 segundos depois, o ala Bruno marcou o quarto em cobrança de tiro livre direto. Em busca do empate, o fixo Rossi virou goleiro-linha, e os amazonenses pressionaram, mas não chegaram ao empate. Melhor para o Fluminense, que soube se segurar e, em um chute de longe, marcou o sexto gol aos 38min45, com Gabriel, que fechou o placar em 6 a 4. Para Thiago, autor de dois gols cariocas, o time relaxou depois de construir a vantagem.“Nosso time se desligou da partida e passou a errar muito, por isso eles conseguiram marcar os gols em tão pouco tempo. Felizmente, nossa defesa não se abateu com esses erros e conseguiu se recuperar rapidamente, passando a atuar melhor depois do quarto gol. No fim, marcamos um gol que garantiu a vitória”, analisou.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Malwee volta a vencer na Liga


A Malwee/Cimed (SC) reencontrou o caminho das vitórias na Liga Futsal 2010. Nesta sexta-feira (3/9), os catarinenses derrotaram o Zaeli/Gazin/Penalty (PR) por 3 a 2, no ginásio Amário Vieira da Costa, em Umuarama (PR), e se recuperaram das duas derrotas seguidas na competição.Com a vitória, os catarinenses chegaram aos 12 pontos e mantiveram a segunda colocação do grupo B, com quatro pontos a menos que o líder São Caetano/Corinthians/Unip (SP). Já o Zaeli, com a derrota, continuou com seis pontos e está em quarto lugar na tabela, ainda dentro do G-4, que garante vaga para as quartas de final. No entanto, os umuaramenses podem perder posições até o fim da rodada desta sexta.Os dois times têm novo compromisso pela Liga na próxima segunda-feira (6/9). Às 19h15, o Zaeli encara o Poker/PEC (RJ), em Petrópolis (RJ). Já a Malwee enfrenta a Intelli/Orlândia (SP), às 20h15, em Jaraguá do Sul (SC).

O jogo

Os primeiros minutos da partida foram de estudo. O Zaeli tinha mais iniciativa da partida, mas a Malwee, bem postada na defesa, se segurava bem e saia com rapidez nos contra-ataques. Os catarinenses chegaram a ameaçar o gol defendido pelo goleiro Gian, mas não conseguiram abrir o placar.Porém, aos 9min03, os jaraguaenses chegaram ao primeiro gol. O pivô Lenísio fez boa jogada na entrada da área e chutou com força. Depois de tocar no travessão, a bola caiu na frente do fixo Leco, que acertou um voleio para colocar os visitantes na frente do placar.O gol despertou o Zaeli, e o time paranaense acelerou o jogo para buscar o empate, que saiu aos 10min47. Depois de boa troca de passes no campo de ataque, a bola chegou aos pés do ala Jaiminho, que chutou rasteiro e igualou o marcador em 1 a 1.O Zaeli aproveitou a igualdade para se arriscar mais no ataque em busca na virada. O time até criou chances, mas não aproveitou. Por outro lado, a Malwee, quando foi ao ataque, marcou o segundo. Aos 16min56, o ala Valdin foi lançado na entrada da área e, depois de driblar o goleiro Gian, chutou para o gol vazio para fechar o placar parcial em 2 a 1 para os catarinenses.Na saída para o intervalo, o goleiro da Malwee, Tiago, explicou a postura mais defensiva da equipe. “Nosso time tentou se concentrar mais na defesa, porque levamos 11 gols nos últimos dois jogos da Liga. Então, eu que estou ali atrás, tento organizar a defesa para ter uma marcação melhor e conquistar uma vitória importante aqui”, afirmou.Na segunda etapa, o Zaeli adiantou a marcação e encurralou a Malwee no campo de defesa. Os paranaenses usaram essa estratégia até conseguirem o empate, que saiu aos 25min02, com um gol do ala Augusto. No entanto, a igualdade durou pouco, pois, aos 27min13, o ala Falcão completou cruzamento e recolocou o time de Jaraguá do Sul na frente do placar.Em busca da vitória, o Zaeli chegou a usar Gian como goleiro-linha, mas a Malwee, que chegou a acertar duas bolas na trave em dois lances seguidos, conseguiu segurar o resultado e saiu vitoriosa.

Foz e PEC ficam no empate pela segunda fase da Liga

Foz Futsal/Penalty (PR) e Poker/PEC (RJ) se enfrentaram na noite desta sexta-feira, 03 de setembro, pela segunda fase da Liga Futsal 2010, principal competição do salonismo nacional. Mesmo atuando em casa, no ginásio Costa Cavalcante, em Foz do Iguaçu, o elenco comandado pelo técnico Ed Carlos não saiu do empate – 3 a 3. Como já era esperado, o duelo entre paranaenses e fluminenses foi equilibrado, com ambos os times buscando a vitória desde o primeiro minuto. Veloz em quadra, o PEC derrubou o primeiro zero no placar aos 7min28 – gol do pivô artilheiro Vander Carioca, que finalizou com precisão para vencer o goleiro Guiga.Sem se abalar, a equipe do interior paranaense não recuou e chegou a empate antes mesmo do intervalo. Aos 9min53, Mancha, que atuou por várias temporadas no time de Petrópolis, não perdoou e igualou o marcador no Costa Cavalcante – 1 a 1.O Foz Futsal/Penalty voltou para o período final a mil por hora. De tanto pressionar, a agremiação paranaense chegou à virada em cinco minutos, com gols de Daniel Sakai e Yuri. Os gols continuaram saindo. Com o faro de gol sempre apurado, Vander Carioca deixou sua marca mais duas vezes e deu números finais a partida em Foz do Iguaçu – 3 a 3.Para Mancha, o jogo foi equilibrado. “Fui premiado com um belo gol. Enfrentei meu ex-clube e procurei dar meu melhor, até mesmo porque agora eu defendo a camisa do Foz. Entramos em quadra sabendo que seria uma partida difícil e foi o que exatamente o que ocorreu”, comentou o experiente pivô do Foz.