terça-feira, 31 de agosto de 2010

Jogos de Sustentação.( III Parte )

ATIVIDADE 07 Futsal
Jogo da posse de bola
Objetivo: aumentar o tempo da posse de bola e selecionar os ataques
Material: 15 coletes,1 bola e 8 cones
O jogo: 4 equipes com 3 a 5 atletas cada. Jogo normal, porém o atleta da equipe que jogar a bola para fora sai do jogo. O mesmo acontece se a equipe sofrer o gol.
ATIVIDADE 08 Futsal
Jogo da bola nas mãos e nos pés
Objetivo: melhorar a velocidade de raciocínio e velocidade de reação
Material: 5 coletes e 1 bola
O jogo: 2 equipes com 5 atletas cada. Durante o jogo, cada equipe tem um jogador com uma bola de volei/handebol nas mãos. Este jogador não pode receber a bola de futsal e nem desarmar o adversário. Para participar do jogo, o aluno precisa passar a bola de volei/handebol para outro colega, para daí sim, entrar no jogo.
ATIVIDADE 09 Futsal
Jogo com curinga
Objetivo: trabalhar situações de vantagem e desvantagem numérica a todo momento
Material: 5 coletes + 1 colete (cor diferente) e 1 bola
O jogo: transcorre com as regras normais, porém com um atleta vestindo 1 colete de outra cor (curinga). Ela tem a função de atuar somente no ataque, independente da equipe.

Poker derrota Intelli e entra no G-4

O Poker/Pec (RJ) conquistou importante vitória nesta segunda-feira (30/8). Atuando no ginásio da UCP, em Petrópolis (RJ), o time carioca derrotou a Intelli/Orlândia (SP) por 4 a 0 e voltou ao grupo das quatro melhores equipes do grupo A, que garantem vaga nas quartas de final da Liga Futsal 2010.Com a vitória, o Poker chegou aos sete pontos e pulou para o terceiro lugar da chave. Já os paulistas permanecem com cinco e caíram para a quinta posição. Até os final da rodada, os cariocas ainda podem perder uma posição dependendo dos resultados dos adversários do grupo.O equilíbrio marcou a primeira etapa do jogo. Os dois times foram ao ataque, mas os sistemas defensivos foram mais eficientes e evitaram a abertura do placar. No entanto, aos 19min22, o pivô Vander Carioca fez jogada individual e abriu o placar para o Poker.Na segunda etapa, a Intelli voltou melhor e, logo no início, teve uma boa chance de empatar com o ala Marinho, que, no entanto, chutou para fora. A resposta do Poker não demorou, mas o goleiro orlandino Dudu fez boa defesa e evitou que os cariocas ampliassem o placar. Os dois times seguiram no ataque, mas, além de Dudu, o arqueiro do Poker, André, também trabalhou bem e evitou que os paulistas igualassem o marcador.Perto do final da partida, a Intelli usou o ala Caio como goleiro-linha para pressionar em busca do empate. No entanto, a estratégia não funcionou, pois, aos 37min03, o fixo Vinícius chutou de longe e ampliou a vantagem para os cariocas. Os paulistas continuaram pressionando, mas o Poker aproveitou os espaços vazios e aumentou a goleada.Aos 38min04, o ala Marcinho fez o terceiro, e, aos 38min29, o goleiro André, que durante a partida fez importantes defesas, fechou a goleada em 4 a 0 para o time de Petrópolis (RJ). Após o jogo, o ala Marinho, da Intelli, lamentou as oportunidades perdidas. “Fizemos um bom jogo, mas o goleiro deles esteve muito bem. O nosso time tentou o gol durante todo o jogo e, no final, fomos para o tudo ou nada e acabamos tomando três gols”, explicou.Na sexta-feira (3/9), os dois times voltam à quadra pela primeira rodada do returno da segunda fase da Liga. Às 19h15, a Intelli enfrenta o São Caetano/Corinthians/Unip (SP), e, às 20h15, o Poker duela contra o Foz Futsal/Penalty (PR).

Corinthians bate a Malwee e segue líder do grupo


Em um jogo com dois tempos distintos, o São Caetano/Corinthians/Unip bateu a Malwee/Cimed por 4 a 3, na noite desta segunda-feira (30/8), pela Liga Futsal 2010. A partida, ocorrida na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), teve os visitantes abrindo uma vantagem por 4 a 1, ainda no primeiro tempo. Na segunda metade do duelo, os jaraguaenses reagiram, mas não o suficiente para reverter a desvantagem.Com o resultado, o Corinthians segue na liderança do grupo B da segunda fase do campeonato, agora com 13 pontos. Os jaraguaenses estão em segundo lugar, com nove pontos.No primeiro tempo, os visitantes impuseram um ritmo forte. Arthur fez boa jogada individual e chutou forte para fazer 1 a 0 para os visitantes, aos 3min51. Keke ampliou aos 9min55, enquanto o terceiro gol dos alvinegros saiu ainda no primeiro tempo, quando Simi completou para o fundo das redes aos 13min16. Cabreúva fez o quarto aos 17min05, após um erro na saída de bola do time catarinense.Lenísio descontou no minuto final da etapa inicial, aos 19min07, fechando o placar da primeira etapa em 4 a 1. “Temos que acertar muita coisa. Temos que esfriar a cabeça e tentar a reação”, comentou o pivô Lenísio. Já o goleiro corintiano, Leandro, falou sobre o ritmo intenso imposto pelos paulistas no primeiro tempo. “As coisas saíram bem. Tivemos a felicidade de chegar e fazer os gols, isso dá uma tranquilidade para manter nossa marcação, mas ainda não está nada ganho”.Na etapa final, os jaraguaenses seguiram empreendendo uma reação. Após a cobrança de uma falta, Leco fez o segundo dos anfitriões, aos 24min40. O ala Falcão passou a exercer a função de goleiro-linha, mas o terceiro gol da Malwee só ocorreu aos 39min32, dos pés do fixo Neto.Nos segundos finais, os sulistas ainda tentaram o empate, mas a vitória ficou com o time visitante: 4 a 3. “É para se lamentar nosso primeiro tempo, em que não conseguimos ir bem em quase nenhum fundamento. Sofremos quatro gols e acabamos saindo com a derrota”, decalrou o técnico da Malwee, Fernando Ferretti.“A vantagem que conseguimos abrir no primeiro tempo foi muito boa, o gol que sofremos no final do primeiro tempo deu uma sobrevida à Malwee e no segundo tempo foi tudo diferente, conseguimos nos apoiar na defesa e confirmamos a vitória”, destacou o experiente ala Paulinho Japonês, da equipe paulista.Na próxima sexta-feira (3/9), o São Caetano/Corinthians/Unip encara a Intelli/Orlândia, no ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo (SP), às 19h15. Mais cedo, às 19 horas, com transmissão ao vivo do SporTV, a Malwee joga contra o Zaeli/Gazin/Penalty, em Umuarama (PR).

Jaguaré/Palmeiras sub-20 completa dois anos sem perder

A equipe sub-20 do Jaguaré/Palmeiras/Osasco/ UniSant'Anna completou no último domingo (29/8) uma marca histórica. Com a vitória por 3 a 0 sobre o Araçatuba pelo Campeonato Paulista da categoria, o time alviverde chegou a dois anos sem perder. A última derrota da equipe foi no dia 29 de agosto de 2008, quando foram vencidas pelo Nacional Gás/Unifor (CE) por 4 a 3, em partida válida pela Taça Brasil sub-20.Além de confirmar a invencibilidade, a vitória sobre Araçatuba ratificou também a liderança do campeonato para o Jaguaré/Palmeiras. O time venceu os nove jogos que disputou e possui 27 pontos, cinco a mais que o segundo colocado, a A.Sabesp/Sejelp/Pinda. Os gols osasquenses na vitória foram marcados por Luize, Danúbia e Taiane.Além de 100% de aproveitamento, o sub-20 do Jaguaré/Palmeiras tem o segundo melhor ataque da competição, com 45 gols marcados, e a melhor defesa, que concedeu apenas quatro gols em nove partidas.Adulto garante classificaçãoNa categoria adulta, o Jaguaré/Palmeiras também faz boa campanha. No sábado (28/8), as osasquenses derrotaram o Buzzo Sports por 4 a 2 e chegaram aos 30 pontos em dez partidas. Com essa pontuação, não podem mais ser alcançadas pelo quinto colocado, o XV/Rezende/Piracicaba, que possui 12 pontos, mas só pode chegar a 27. Os gols foram marcados por Sâmia, duas vezes, Pâmela e Lívia. Na vitória sobre o Buzzo Sports, o Jaguaré/Palmeiras não contou com a goleira Bianca, com a fixa Cilene e a ala Jessiquinha, que estavam disputando o Mundial Universitário de Futsal.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Goleiro Rennan vive a melhor fase de sua carreira


Natural de Belo Horizonte (MG), o jovem goleiro Rennan, de apenas 21 anos, vive o melhor momento de sua carreira. Guarda-meta do Poker/PEC, tradicional time fluminense que segue em busca de uma vaga na terceira fase da Liga Futsal 2010, o jogador diz que o segredo das excelentes atuações é simples: confiança.“Além de muito trabalho e apoio familiar, é preciso confiar em você mesmo. Sem confiança e vontade de vencer não tem como bater algumas metas. Eu treino para tentar chegar próximo à perfeição”, declarou Rennan.Ao lado do experiente pivô Vander Carioca, o goleiro mineiro tem sido o destaque da agremiação de Petrópolis na atual temporada. Mas, apesar da excelente fase, o dono da camisa número 19 diz que precisa aprimorar alguns fundamentos.“Penso que preciso melhorar as jogadas com os pés, primordialmente isso. Tenho treinado bastante este fundamento e com fé em Deus irei melhorá-lo. Outro ponto que posso aperfeiçoar é a técnica de saída de gol, já que sou muito rápido neste tipo de jogada”, comentou o goleiro.Ainda de acordo com Rennan, o PEC tem reais condições de chegar à fase de mata-mata da Liga 2010. “Estamos preparados e acredito sim que iremos seguir no nacional. Temos atuado bem dentro de casa, então penso que isso poderá fazer a diferença de agora em diante”.Seleção brasileira segue nos planosCampeão do Torneio Internacional de futsal realizado em junho deste ano na China, quando vestiu pela primeira vez a camisa da seleção brasileira principal, o goleiro Rennan disse que continua trabalhando forte para se firmar no elenco canarinho.“Corro atrás do meu lugar. Sempre pensei e pensarei na seleção. Ainda sou novo, mas nunca vou deixar de acreditar em futuras convocações. O Brasil conta com ótimos goleiros e certamente a briga será muito sadia por uma vaga”, declarou.Segundo o arqueiro do Poker/PEC, alguns nomes estão à frente dos demais. “O Tiago e o Franklin são sempre lembrados, até mesmo por tudo que já fizeram e seguem fazendo. Eu, o Guitta, o Djony e o Cidão seguimos lutando para sermos convocado pelo Marcos Sorato para a disputa do Grand Prix deste ano”, finalizou Rennan.

domingo, 29 de agosto de 2010

FLUMINENSE E VASCO SÃO OS GRANDES VENCEDORES DO DIA DO FUTSAL DO RIO‏




Depois de quatro dias intensos de pura emoção, a Super Liga Futsal Riocomemorou neste domingo (29), o Dia do Futsal do Rio, no Ginásio doOlaria, com as finais do Torneio Início, nas categorias sub-9, sub-11e sub-13. Esta competição serviu para a apresentação das equipes que, juntamentecom as categorias sub-20 e adulto, disputarão a partir de setembro asegunda edição da Super Liga. Na categoria sub-13, o campeão foi o Fluminense, ao vencer o Olaria por 4 a 1 (Wellington (2), Rodrigo e Tom marcaram para os tricolores,com Lucas Feital descontando para o time da Bariri). O destaque desta partida foi o fixo Wellington, autor de dois gols dotítulo do Fluminense. Além de atuar no futsal, o jogador já está nasescolinhas de futebol do clube, na zaga das categorias de base. Ao serindagado sobre seu ídolo no futebol, o zagueiro não pensou duas vezes:Juan (Seleção Brasileira e ex-Flamengo). E não escondeu que torce parao Rubro-Negro. - Mas é aqui no Fluminense que venho conquistando o meu espaço e tenhotoda a estrutura para realizar meus sonhos. Visto essa camisa commuito orgulho. Na categoria sub 11, o campeão foi o Vasco, ao vencer o Botafogo/Casade España por 7 a 1 (João Bernardo (2), Linnick (2), Lucas Santos (2)e Pedro, para os vascaínos, com Pedro Henrique descontando para osalvinegros). Fora os atletas, que comemoraram com volta olímpica e troféu, otécnico vascaíno Carlos Alberto Duarte não se cansava em elogiar seugrupo. - Para estas crianças foi uma vitória muito especial. Elas se mostrambastante competitivas e capazes de muitas outras conquistas daqui parafrente. Na categoria sub-9, as maiores emoções do Dia do Futsal do Rio, com o Fluminense vencendo o Vasco por 4 a 1 (Ênio (3) e Bruno para ostricolores e Ewerthon marcando para os vascaínos). Já era esperada muita rivalidade nesta categoria, já que as duas equipes se enfrentam desde o Chupetinha. Há três jogos que os vascaínos levavam vantagem no marcador, sem darchances aos tricolores de uma vitória sequer. Mas foi o mais baixinhode todos, arisco e vestindo a camisa 4 que decidiu o título tãoaguardado da Super Liga Futsal Rio. O pequeno Ênio, rima com gênionão apenas no nome. Ele carrega a bola com maestria e vê o jogo comcategoria invejável. Calado e ainda tímido, teve sua genialidadeexpressada pelo treinador campeão, Felipe Leal. - Ele é um extra-série. O Fluminense tem nas mãos mais uma jóia preciosa como o Ênio. A equipe toda está de parabéns pelo título.Hoje, todo mundo vai dormir feliz, mas amanhã o trabalho recomeça. Além das decisões nas três categorias, teve entrega de faixas para oVasco, campeão da primeira edição da categoria sub-20, com partidaamistosa dos vascaínos contra a seleção da SLFR. Vitória do Vasco por4 a 1 (Matheus (2), Douglas Oliveira e William, para o Vasco, comDaniel descontando para a seleção da SLFR). Renatinho, do sub-20 do Piedade e, Catatau, do adulto do Fonseca,foram agraciados com medalhas na premiação do Craque da Galera.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Corinthians goleia Foz e segue invicto na segunda fase da Liga

Sem dificuldades, o São Caetano/Corinthians/Unip (SP) goleou o Foz Futsal/Penalty (PR) nesta sexta-feira, 27 de agosto, por 6 a 0. Com a vitória no ginásio do Parque São Jorge, o Timão segue invicto no grupo B da segunda fase da Liga Futsal 2010, agora com dez pontos ganhos.No primeiro tempo, jogando em casa, o Corinthians buscou a vitória desde o apito inicial, quando pressionou o representante das cataratas e não tardou para construir a vitória. Do outro lado, o time comandado pelo técnico Ed Carlos atuou com cautela, tentando surpreender a equipe da casa nos contra-ataques.Melhor em quadra, a equipe do treinador PC Oliveira não deu chances ao adversário. Com gols de Fabiano, Danilo Baron, que retornou de contusão, e dois outros do ala artilheiro Simi, o Timão abriu 4 a 0 antes mesmo do intervalo.A agremiação paulista seguiu no ataque na volta dos vestiários. Aos 21min16, mais uma vez em noite inspirada, Simi assinalou seu terceiro tento diante da equipe paranaense, que não se encontrou em quadra no confronto desta sexta-feira.Restando menos de um minuto para o encerramento da partida, o pivô Keké também deixou sua marca e decretou a goleada corintiana pelo placar de 6 a 0. Resultado que deu a liderança do grupo B ao Timão, já que a Malwee/Cimed (SC) perdeu nesta quarta rodada.

Rafinha deixa a Intelli para atuar no Oriente Médio

O ala Rafinha está deixando a Intelli/Orlândia. O jogador de 22 anos, que vem se destacando por sua versatilidade e habilidade, com grandes atuações e gols decisivos, recebeu uma proposta do Al Arabi Club, do Kuwait. A apresentação no jogador em seu novo clube está prevista para ocorrer no dia 10 de setembro.O jogador já se despediu de seus antigos companheiros e emocionado falou do aprendizado em Orlândia. “Aqui me tornei homem antes de tudo, trabalhei com gente de grande caráter, vim pra cá muito menino e com eles aprendi muitos valores, só tenho que agradecer ao Cidão (técnico), ao Vincenzo (Presidente de honra do clube), Roberto (presidente do clube), meus companheiros de elenco e a torcida maravilhosa da Intelli. Saio com o coração partido” disse.O goleiro Dênis, um dos grandes amigos e companheiro de quarto de Rafinha comentou a saída do ala. “Foi muito bom trabalhar com ele esses três anos, ele sempre foi dedicado, nunca desistiu do seu objetivo que era ser um grande jogador aqui na intelli e conseguiu, superou as fases ruins que teve e colheu os frutos do seu trabalho”, falou emocionado.Rafinha atuou em 18 dos 23 jogos da Intelli na Liga Futsal 2010. O jogador marcou sete gols e ajudou o time a se classificar em quinto lugar na primeira fase da competição, em que a Intelli obteve 37 pontos. Na segunda fase, que está em andamento, os paulistas ocupam o quinto lugar do grupo B, com três pontos.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dia do Futsal no Olaria A.C


Confira a programação completa do Dia do Futsal no Olaria A.C.
DIA 29-08-2010
09:00 h - Decisão da categoria Sub 11.
Vasco da Gama x Botafogo
10:00 h - Vasco da Gama (Campeão Sub 20) x Seleção SLFR (Sub20).
11:30 h- Decisão da categoria Sub 13.
12:30 h- USS / Vassouras (Camp. adulto) x Seleção SLFR (Adulto).
14:00 h- Decisão da categoria Sub 9.
C.R. VASCO DA GAMA X FLUMINENSE F.C.
As premiações serão realizadas, logo após os jogos.


Fonte:Site da Superliga de Futsal Rio

Bolívia sediará torneio para promover campanha em prol 'Futsal Sonho Olímpico'

Idealizada em 2003, a campanha para inclusão do futsal no programa dos Jogos Olímpicos ganhou o mundo rapidamente e está presente em 103 países. De 24 à 27 de agosto a cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, irá promover a COPA AEROSUR, um torneio para a divulgação da mensagem. O quandrangular terá a participação do C.R.E., Club Aerosur, D.E.L e Club Pinocho.O Presidente Dr. Ciro Fontão é aguardado com muita expectativa em terras bolivianas. Os parceiros Donald Garcia (membro da Federacion Boliviana de Futbol) e Tomeslaw Kalman (Organizador do Evento), estão felizes com a participação da campanha na evento. "A nossa felicidade é imensa. Poder colaborar com esta maravilhosa campanha, unir o futsal e receber o ilustre Presidente Ciro, uma das pessoas mais importantes do mundo salonista, é uma honra para nosso país" - comentou Kalman.A bola Kagiva (parceira do projeto Sonho Olímpico) será a bola oficial do evento.

Aos 43 anos, goleiro Bagé nem pensa em parar.


Com fôlego de sobra, o experiente goleiro Bagé, de 43 anos, nem pensa em encerrar sua vitoriosa carreira no futsal. Segundo as contas do próprio atleta, que atualmente defende o time da AABB/CNA (SP), são mais de duas décadas de profissão."Não penso em parar não, nunca passou isso pela minha cabeça. São mais ou menos 25 anos de carreira. Estou bem fisicamente. Enquanto eu conseguir manter o nível técnico e houver equipes me querendo, certamente irei continuando", declarou o goleiro.Em 2008, pela Cortiana (RS), o gaúcho Bagé sofreu sua única contusão mais grave: uma lesão no púbis, que o deixou parado por três meses. "Durante todos esses anos foi meu único problema mais sério", confirmou o guarda-meta do clube paulista.Ainda de acordo com Bagé, que defendeu a seleção brasileira de futsal durante várias temporadas (o goleiro fez parte do elenco campeão mundial na Espanha, em 96), se surgir oportunidade, o intuito é disputar a Liga Futsal uma ou mais vezes. "Claro, pretendo sim está na Liga nas próximas edições. Acompanho o campeonato pela TV e tenho condições sim de estar nesse seleto grupo. Estarei preparado se aparecer à chance". O atleta disputou a primeira edição da Liga Futsal, principal competição do salonismo nacional, em 1996, quando defendeu o Goiás/Futsal 2000 (GO), time que naquela oportunidade foi comandado pelo técnico Foca e ficou na terceira colocação geral. O Internacional/Ulbra (RS) ficou com o título.Por fim, o goleiro da AABB deixou um conselho para os jogadores mais jovens. "É preciso dedicar muito e, sempre, escutar os técnicos. Escutar e trabalhar bastante. Os clubes também precisam investir mais nas categorias de base, hoje em dia quase não vemos isso mais. Todo esse processo é de fundamental importância", concluiu.

Poker/PEC perde a invencibilidade no Estadual 2010

Com uma atuação impecável, a USS/Vassouras venceu o Poker/PEC por 5 a 4 (Ciro (2), Ailton, Sixel e Xandó para os vassourenses, com Conrado (2), Pelé e Marcinho marcando para os petropolitanos), na noite desta terça-feira (24/8), em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Estadual de Futsal, no ginásio Sombrão, em Vassouras (RJ). Além da vitória, os vassourenses acabaram com a invencibilidade dos petropolitanos na competição. O time agora está com seis pontos em dois jogos e se credencia como um dos favoritos ao título deste ano.Desfalcados de Vander Carioca, Andrey, Cupim, Rennan, Juninho e Silva, os petropolitanos não começaram bem a partida. A USS/Vassouras iniciou mandando no jogo. Chegou a estar vencendo por 4 a 1 no fim do primeiro tempo, com uma marcação perfeita e aproveitando as chances que surgiam.Na segunda etapa, o PEC acertou a marcação e deu mais velocidade ao seu ataque. As chances criadas, porém, foram interceptadas nas grandes defesas do goleiro vassourense Gil.“Esta vitória dá confiança ao time para o restante da competição e para a disputa da Super Liga Futsal Rio. A minha atuação se deve ao trabalho intenso e ao sentido de grupo. Ter vencido um adversário do nível do PEC mostra que estamos no caminho certo”, analisou Gil.O destaque entre os petropolitanos foi o ala Pelé, que marcou um belo gol de bicicleta e foi aplaudido pela torcida adversária. “Foi um ótimo jogo. O time não se acertou na primeira etapa, mas no segundo tempo acertamos a marcação e criamos várias chances, mas era a noite do goleiro deles”, disse.O próximo compromisso da USS/Vassouras será no domingo (29), às 12h30, no ginásio do Olaria, no Rio, em jogo festivo. Já o Poker/PEC volta suas atenções para a Liga Futsal 2010, onde enfrentará na próxima sexta-feira (27), a Zaeli/Gazin/Penalty, às 20h15, em Umuarama (PR).
Com colaboração de Claudia Mendes

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Craques nascem feitos ou se formam craques?


"Circula pela internet imagens - de um menino argelino que vive na Franca, de 6 anos que já esta sendo apontado como o novo Zinedine Zidane pela imprensa francesa.Trata-se realmente de um fenômeno, como se pode ver, mas e também uma grande exceção da regra de que craque, para formar-se craque realmente, depende de dois fatores principais, que alias aprendemos em biologia já no primeiro grau: O genótipo (carga genética que trazemos de nossos pais e antepassados) e do fenótipo (a influencia do meio onde vivemos os estímulos que recebemos e as oportunidades de realizar um treinamento de qualidade).Quantos bons jogadores de bola conhecemos e que não vimos triunfar em nenhuma equipe de futebol ou futsal? Por quê? Como explicamos?Apesar da habilidade inata, não progrediu ao estrelato e, ao contrario, alguns jogadores de técnica discutível conseguem chegar ao apogeu em importantes equipes. São importantes taticamente e indispensáveis no funcionamento das equipes.E o tal do genótipo e o tal do fenótipo. Falar que craque nasce feito e não ter estado a beira da quadra para ver e testemunhar que craque se faz com muito treino e informação.Piaget diz que a aprendizagem se da segundo parâmetros motores, cognitivos e afetivos. Portanto o que treinamos, o que botamos para dentro da cabeça do nosso atleta (comentamos, corrigimos e repetimos e a experiência de outrem) e o ambiente facilitador da aprendizagem que criamos.O menino argelino Madin e dessas aberrações que demoram muito para surgir e mesmo assim vamos aguardar o futuro para ver se não há aí uma queima de etapas com o menino, ao se criar muita expectativa em torno de alguém de apenas 6 anos.Vamos ver se vai vivendo experiências educativas realmente significativas que o levem a ser o jogador que todos esperamos que seja,aliás para o bem do futebol. Pense nisso e ate breve."

Autor: Prof.Fernando Ferreti - Malwee Futsal/SC

Brasil repete goleada sobre a Argentina

Anápolis (GO) - O Brasil encerrou com vitória o Desafio Internacional de Futsal diante da Argentina. Jogando no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), nesta terça-feira (24/8), os campeões mundiais venceram por 6 a 1 e encerraram a série de dois jogos com dois triunfos sobre os hermanos – o primeiro duelo havia sido em Manaus (AM), no domingo (22/8), com vitória também por 6 a 1.A partida foi a última da equipe em solo brasileiro antes da realização do 6º Grand Prix de Futsal, que foi confirmado para a cidade de Anápolis (GO), entre os dias 17 e 24 de outubro, com a presença de 16 seleções, dentre elas Espanha, Itália e Rússia, que juntamente com os brasileiros formam o grupo dos quatro primeiros colocados da Copa do Mundo de Futsal da Fifa de 2008.Agora o Brasil terá dois amistosos diante da Romênia, na Europa, também como preparação para o GP de Futsal. Os confrontos contra os romenos estão previstos para os dias 21 e 22 de setembro. A convocação deve ser divulgada ainda nesta semana.O confronto começou com o Brasil tentando pressionar, mas a postura defensiva argentina dificultou as ações verde-amarelas no início do confronto. Mas logo os hexacampeões mundiais conseguiram furar o bloqueio rival. Murilo abriu o marcador aos 10min47, após tirar o goleiro Matías Quevedo da jogada.Logo em seguida, os 13min54, Murilo escapou em velocidade e balançou as redes pela segunda vez. Aos 16min15, Falcão concluiu uma jogada ensaiada e ampliou para o Brasil, fechando o marcador do primeiro tempo em 3 a 0.O início da etapa final teve o Brasil com um ritmo forte. Darlan, aos 21 minutos, e Lenísio, aos 22min44, ampliaram a vantagem dos anfitriões. Matias Barreto descontou para os argentinos, enquanto Neto, em seu jogo de número 100 com a seleção, fez o gol que fechou a goleada, aos 38min55.

Neto completará 100 jogos com a camisa do Brasil


Anápolis (GO) - O fixo Neto viverá na noite desta terça-feira (24/8) um momento especial. O confronto contra a Argentina, no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO) será o centéssimo dele com a camisa da Seleção Brasileira de Futsal. Brasileiros e argentinos encerram, às 19 horas, a série de dois jogos do Desafio Internacional de Futsal – no primeiro confronto, em Manaus (AM), houve vitória verde-amarela, por 6 a 1.Aos 28 anos (completa 29 anos no dia 5 de setembro), o jogador é um dos mais experientes do atual elenco, que tem média de idade de 26,4 anos. No currículo, Neto tem a disputa de uma Copa do Mundo de Futsal da Fifa. Em 2004, o jogador esteve na campanha em Taipei (China), onde o time ficou com o terceiro lugar. No mundial de 2008, ele não participou por conta de uma lesão no joelho, que deixou por seis meses de fora das quadras.“O principal sonho que me move é vencer uma Copa do Mundo de Futsal. Em 2004 aconteceu aquela fatalidade, enquanto em 2008, eu tive a lesão no joelho. A primeira coisa que pensei quando me machuquei foi que perderia a chance de disputar o mundial de 2008. Então vou batalhar para estar na Copa do Mundo em 2012, pois é o único título que falta na minha carreira”, revelou o fixo.Neto se transferiu recentemente do Inter Movistar, da Espanha, para a Malwee/Cimed. Ele garante que atuar no Brasil pela Seleção em território nacional é especial. “É diferente. Eu que estava na Europa há seis anos sentia falta deste apoio, deste carinho que recebemos quando jogamos aqui no Brasil, sempre com ginásios lotados. Estou feliz por fazer parte deste grupo e quero seguir nele até o mundial”, comentou.Sobre o ambiente interno, Neto, que estreou em 2002 pela seleção principal, destaca que representar o Brasil é especial. “O ambiente na seleção sempre foi muito agradável. Quando o time se reúne é possível se aprender muita coisa, falar sobre o momento pelo que passa o futsal e isso é sempre muito bom. O elenco brinca quando pode e trata com seriedade os momentos que isto é necessário. Não temos nada há reclamar, pelo contrário, temos que enaltecer o trabalho que está sendo feito”.O mineiro, de Uberlândia, fez questão de relembrar suas raízes. “Tenho que agradecer muito à minha família. Todos que me apoiaram, pois completar cem jogos pela seleção, com apenas 28 anos, é um feito. Para mim é uma felicidade imensa, quero ampliar esta marca e vou trabalhar para isto. Poucos jogadores chegaram a atingir este número e estou muito feliz por fazer parte desta história”, comemorou.

Poker/PEC enfrenta a USS nesta terça pelo Estadual

Um confronto entre duas forças do interior e sérios candidatos ao título estadual 2010. USS/Vassouras e Poker/PEC se enfrentam nesta terça-feira (24/8), às 18h30, no Sombrão, em Vassouras (RJ). O jogo é válido pelo segundo turno do Campeonato Estadual.Será um duelo de invictos no segundo turno. A USS/Vassouras estreou no último sábado, quando derrotou o Americano/Cinderella por 9 a 5. O time chegou a estar vencendo por 8 a 0 e o técnico Neto Colucci aproveitou para testar algumas novas formações. Já o Poker/PEC venceu os quatro jogos que disputou neste segundo turno.O ala Bruno comenta a boa fase do Poker/PEC. O time vem subindo de produção da Liga Futsal e está invicto no Campeonato Estadual. E não considera que a invencibilidade no Estadual (o Poker/PEC também não perdeu no primeiro turno, quando ficou em primeiro lugar) seja um peso para os atletas.“O time tem de aproveitar a boa fase. Manter a invencibilidade não é peso. É uma circunstância do bom jogo que estamos apresentando”, disse Bruno.Do lado da USS/Vassouras, o técnico Neto Colucci acredita que este jogo contra o time de Petrópolis é a prova de fogo que sua equipe precisava após as mudanças ocorridas entre o primeiro e o segundo turno.“É um teste perfeito. O PEC que vamos enfrentar é bem diferente daquele que encaramos no primeiro turno. É uma equipe muito mais entrosada e sem a pressão de classificação para a segunda fase da Liga Futsal”, declarou o treinador.O respeito entre os adversários é nítido nas palavras. Bruno, do PEC, destaca a rivalidade com os vassourenses. “Vassouras já é uma realidade no futsal do Rio. São sempre jogos muito difíceis, disputadíssimos. As duas equipes já se enfrentaram várias vezes, fizeram duas finais de campeonato e isso torna a rivalidade maior”.O ala Bruno Ciro, da USS/Vassouras, adianta que só a vitória interessa jogando no Sombrão. “Temos de buscar os três pontos e aproveitarmos o fator quadra. Não podemos deixar de lado o padrão ofensivo, que é a nossa principal característica”, analisou. Com informações de Claudia Mendes

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Jogos de Sustentação.( II Parte )


Atividade 04 FUTSAL
Jogo de posse
Objetivo: Aumentar o tempo de posse de bola e selecionar ataques.-Material: 5 coletes e 1 bola
Desenvolvimento: Jogo normal, porém a equipe que jogar a bola para fora sai do jogo ou que tomar um gol. Isto leva a equipe que está com posse de bola a selecionar ataques, evitando o ataque precipitado obtendo assim um maior tempo de movimentação de bola.
Atividade 05 FUTSAL
Jogo da Zona de Armação
Objetivo: aproveitar o desequilíbrio da defesa-Material: 5 coletes e 1 bola
O jogo: Entre as duas marcas do tiro de 10 metros, somente 1 toque na bola, acelerando a armação do ataque. (Este é o espaço da zona de armação). Nas outras zonas o toque é livre.
ATIVIDADE 06 Futsal
Jogo das 4 traves
Objetivo: melhorar a visão periférica-Material: 5 coletes,1 bola e 8 cones
O jogo: Coloca-se quatro golzinhos-traves (montados com os cones), um em cada linha de fundo e um em cada lateral. Cada equipe marca gol em 1 trave lateral + 1 trave linha de fundo. Jogo normal, procurando sempre evitar que algum jogador fique dentro da trave para impedir o gol adversário.

Willian se apresenta a ADC Intelli/Orlândia


O atleta, com passagens pela Malwee - SC, Joinville - SC, TG-ulgra - Rússia, MRA Navarra -Espanha, além da seleção Brasileira, falou de sua nova vida no estado de estado de São Paulo e no que será seu maior obstáculo em Orlândia: "Já pude participar de um recreativo com meus novos companheiros e percebi que é um grupo muito fácil de se relacionar, não terei problemas de entrosamento. Minha maior dificuldade de adaptação com certeza será em relação ao clima, sempre joguei em lugares de temperaturas muito baixas e aqui é bem quente, mas isso também não será problema, aos poucos a gente se acostuma" disse. Willian, detentor de muitos títulos, entre eles três conquistas da Liga Futsal, quer repetir a passagem vitoriosa que teve em Jaraguá do Sul em Orlândia: "Vim para Orlândia com o pensamento de conquistar títulos, por onde passei disputei e tive conquistas importantes, na Malwee tive uma passagem vitoriosa e espero que aqui não seja diferente" comentou o novo camisa 9 da ADC Intelli. O Catarinense aguarda apenas sua liberação internacional, para que seja marcada sua estreia com a camisa branca/grená da ADC Intelli/Orlândia. GRUPO INTELLI: A segurança nas pontas de um fio PREFEITURA MUN. DE ORLÂNDIA: Dignidade, respeito e desenvolvimento RIB SILK: A verdadeira camiseta EUROBIKE: Viver Eurobike é dividir experiências, conhecer pessoas e relacionar-se DAL PONTE: O tênis oficial da ADC Intelli/Orlândia Informações:Carlos Silva Assessor de imprensa - ADC Intelli/Orlândia Email: mailto:imprensa@adcintelli.com.brvisite nosso site: http://www.adcintelli.com.br/

Seleção Brasileira derrota Argentina em Manaus


Manaus (AM) - A Seleção Brasileira de Futsal estreou com pé direito em Manaus (AM). Neste domingo (22/8), na Arena Amadeu Teixeira, os brasileiros derrotaram os argentinos por 6 a 1 no primeiro confronto do Desafio Internacional – Brasil e Argentina. Na próxima terça-feira (24/8), as duas seleções se enfrentam pela segunda vez no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), às 19 horas, com transmissão ao vivo do SporTV. No início do jogo, a Argentina entrou com uma postura mais ofensiva no início da partida e chegou a assustar o goleiro Tiago. Porém, com o decorrer do tempo, o Brasil conseguiu envolver a seleção portenha e passou a ameaçar Santiago Elias, arqueiro albiceleste.Aos 8min08, o pivô Lenísio recebeu passe do ala Murilo e, depois de ser bloqueado, limpou dois adversários para chutar com força e abrir o placar para a Seleção Brasileira. Depois de sofrer o primeiro gol, os argentinos tiveram que sair mais para o jogo, e os brasileiros aproveitaram para forçar em busca do segundo gol. Aos 11min29, o ala Dieguinho entrou livre na área e, mesmo sem ângulo, chutou para ampliar a vantagem brasileira. Apenas 50 segundos depois, a bola foi rolada para o fixo Neto, que emendou de primeira e marcou o terceiro gol brasileiro. Sem reação, a Argentina contou com a sorte para diminuir o placar. Aos 19min37, o fixo Pablo Belsito arriscou e, após desvio, a bola enganou o goleiro Tiago, que não evitou o primeiro tento argentino. No lance seguinte, porém, o Brasil ampliou novamente o placar, com um gol do ala Valdin, que fechou o placar parcial em 4 a 1.Na segunda etapa, os argentinos encaixaram melhor a marcação sobre o Brasil. Mesmo assim, os brasileiros conseguiam criar jogadas de perigo, principalmente em chutes de longa distância. A dificuldade, no entanto, era vencer o goleiro Elias, que fez boas defesas e segurou o placar. Aos 31min49, o arqueiro argentino se esforçou, mas não conseguiu evitar o quinto gol brasileiro, que começou em um contra-ataque rápido da Seleção Brasileira. A bola chegou até Dieguinho, que, percebendo Elias adiantado, chutou, mas o goleiro conseguiu espalmar a bola para o lado. O ala Valdin, mesmo saindo atrás de um defensor portenho, conseguiu dar um toque e ampliar a vantagem. Atuando de forma tranqüila, o Brasil voltou a ampliar o marcador no fim do jogo, aos 39min40, em cobrança de pênalti convertida pelo ala Thiaguinho.

Brasil estreia com vitória no Mundial Universitário de futsal

Jogo duro na estreia da seleção brasileira masculina no Campeonato Mundial Universitário de Futsal 2010, em Novi Sad (Sérvia), nesta segunda (23/8). O Brasil venceu a Eslováquia de virada pelo placar de 7 a 2.Os eslovenos saíram na frente, logo no início do jogo, em um contra-ataque rápido. O Brasil empatou com Rafael dos Santos, o Dengue. E a defesa verde-amarela voltou a dar espaço para os adversários que marcaram o segundo.O Brasil apertou a marcação na saída dos adversários e com o domínio da posse de bola passou a exigir muito trabalho do goleiro Vozar Mario. Até que o capitão brasileiro, Victor, acertou o chute para empatar novamente a partida – 2 a 2.No segundo tempo, o jogo manteve-se equilibrado e aberto, com chances de gol para os dois times. O Brasil voltou mais ofensivo e conseguiu um pênalti convertido por Dengue. Na sequência, o passe brasileiro funcionou e Felipe Santos ampliou o placar para 4 a 2.Na frente, o time verde-amarelo teve mais calma para trabalhar as jogadas e, com rapidez, infiltrar-se na defesa eslovena. Geverson (Ximbinha), Felipe Cascalles (Anjinho) e Renan aumentaram a vantagem brasileira e fecharam à conta em 7 a 2.“A ansiedade atrapalhou um pouco o time no início do jogo. Sabíamos que seria um adversário duro e que teríamos dificuldade para penetrar a defesa deles. Mas nos soltamos durante o jogo e conseguimos dominar a partida. Mas temos que melhorar para brigar pelo título”, destacou o técnico do Brasil, Lucas Chioro.A China será o próximo adversário da seleção brasileira universitária, nesta terça (24/8), também às 9h15 (horário de Brasília).Equipe feminina também venceuA seleção brasileira feminina confirmou o favoritismo e estreou com goleada diante da Sérvia na abertura do Campeonato Mundial Universitário de Futsal 2010, em Novi Sad (Sérvia), nesta segunda (23/8).As brasileiras, atuais campeãs mundiais, marcaram 27x01 na partida contra as donas-da-casa. A pivô Luciléia Minuzzo, atleta mais experiente do grupo, com 27 anos, abriu o marcador para o Brasil e as jogadoras revezaram-se para balançar a rede adversária.Com informações de Pollyanna Pádua

sábado, 21 de agosto de 2010

PEC goleia Teresópolis e se prepara para o clássico contra USS


É inegável o favoritismo do Poker/PEC (RJ) no Campeonato Estadual de Futsal. Na noite desta sexta-feira (20), a equipe venceu o Teresópolis/PMT por 8 a 2 (Conrado (3), Bruno (2), Pelé (2) e Rodriguinho para os petropolitanos, com Felipe e Vítor descontando para os teresopolitanos), no ginásio da UCP, no Bingen, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Com mais esta vitória (a quarta neste segundo turno), em quatro jogos disputados, o PEC soma 12 pontos e ratifica a invencibilidade na competição.Na próxima terça-feira (24), às 18h30, os petropolitanos enfrentam a USS/Vassouras, no ginásio Sombrão, em Vassouras. O confronto é sempre marcado pela rivalidade entre estas duas das maiores forças do futsal do Rio de Janeiro. No primeiro turno, o Poker/PEC venceu por 3 a 2, num jogo bastante disputado.O pivô Conrado, autor de três gols contra o Teresópolis/PMT, já atuou na equipe sul-fluminense e sabe das dificuldades que os adversários encontram ao jogar contra a USS/Vassouras, no ginásio Sombrão.“É um clássico do futsal do Rio. Mas nossa equipe já tem experiência em atuar com ginásios cheios e pressão de torcida. Com certeza, vai ser um grande jogo e vamos manter este padrão ofensivo e empolgante que temos mostrado no Estadual e na Liga Futsal”, declarou o atleta.

Com informações de Claudia Mendes

Brasil e Argentina fazem confronto histórico em Manaus


Manaus (AM) - Brasil e Argentina abrem neste domingo (22/8) o Desafio Internacional de Futsal. Serão dois compromissos, o primeiro deles em Manaus (AM), na Arena Amadeu Teixeira, às 9 horas (horário local -10 horas pelo horário de Brasília). O confronto é histórico, já que é a primeira vez que o selecionado brasileiro joga no Amazonas, com isso, a expectativa é de que cerca de 10 mil torcedores lotem a arena e acompanhem de perto o duelo de número 50 entre os dois países no futsal.No retrospecto, a vantagem brasileira é ampla, com 46 vitórias, um empate e duas derrotas. Os comandados do técnico Marcos Sorato tentam ampliar este cartel. O desafio, no entanto, será complicado, uma vez que os argentinos vêm com uma equipe renovada e prometem dificultar as ações dos hexacampeões mundiais.Por outro lado, o elenco brasileiro também tem fôlego para enfrentar os hermanos. A média de idade do elenco é de pouco mais de 26 anos, um dos mais jovens já convocados por Marcos Sorato, que acumula 35 jogos à frente do Brasil, com 100% de aproveitamento. “Talvez seja a convocação em que mais reunimos atletas jovens, mas eles estão sempre apoiados por experientes, por isso a importância de atletas como Lenísio, Falcão, Tiago, Carlinhos e Neto. São jogadores que disputaram Copa do Mundo de Futsal e ajudam os meninos na adaptação”, destacou.Marcos Sorato lembra que os confrontos diante dos argentinos – além do jogo em Manaus (AM), as duas nações voltam a se enfrentar na terça-feira (24/8), em Anápolis (GO) – são importantes para definição do elenco que disputará o 6º Grand Prix, em outubro. “Eles sabem que é a última oportunidade de observá-los pessoalmente, no caso dos atletas que atuam no Brasil, claro que depois assistiremos aos jogos da Liga Futsal, que está em andamento, mas com toda certeza é o teste e já falamos isto para eles”.Em relação ao adversário, o treinador brasileiro prega o respeito. “Faz pouco mais de um ano que não jogamos contra os argentinos. Empatamos o penúltimo jogo e ganhamos o último, o que nos faz crer que será uma partida difícil. A Argentina vem com um elenco diferente e eles têm duas características marcantes: são aguerridos e têm qualidade, isto já torna o confronto equilibrado”, comentou.Já o técnico argentino, Fernando Larrañaga reconhece o favoritismo verde-amarelo. “Estamos prontos para a partida. Não pudemos treinar muito para o jogo, mas estamos aqui e sabemos do que somos capazes. O Brasil tem excelentes jogadores que são capazes de desequilibrar uma partida, além de ser muito bem treinado. Porém, vamos entrar para fazer nosso trabalho, mesmo sabendo que é muito difícil vencer o Brasil, ainda mais jogando fora de casa. O histórico de confrontos contra os brasileiros prova isso”, finalizou.

Clínica movimenta crianças em Manaus


Manaus (AM) - A comissão técnica da Seleção Brasileira de Futsal comandou um treinamento puxado na manhã deste sábado (21/8), na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus (AM). Comandados pelos auxiliar técnico Vander Iacovino, eles exigiram empenho e cobraram muito dos atletas que participaram da atividade.Só que, em vez de Falcão, Lenísio, Tiago, Carlinhos, Valdin e companhia, os atletas eram 60 crianças e adolescentes do projeto Manaus – Cidade do Futebol de Salão, mantido pela Prefeitura de Manaus. Além do auxiliar técnico da Seleção, participaram da atividade o preparador físico João Romão, o preparador de goleiros Frede e o fisioterapeuta Pedro Masiero.Segundo o coordenador do projeto, Fábio Pinheiro, a iniciativa mexeu muito com a garotada. “É algo incrível, porque eles não têm acesso a muitas coisas e hoje estiveram aqui, vendo o Falcão treinar e depois participando de um treino com a comissão técnica da Seleção”, explicou ele.As crianças e adolescentes que participaram do projeto tinham idades entre 9 e 13 anos. Elas participam da escolinha de iniciação esportiva, que possui cerca de três mil alunos, e das equipes de base do projeto, que possui equipes do sub-9 até o adulto. Para Fábio, ver de perto a Seleção Brasileira pode despertar nas crianças novos sentimentos em relação ao futsal.“Elas podem encontrar um novo horizonte para a vida. Até aqui, elas participavam por gosto mesmo. Depois de hoje, muitas delas verão o futsal como uma oportunidade de carreira, de ser bem-sucedido e, quem sabe um dia, até chegar à Seleção”, sentenciou.Para Vander, que comandou a atividade, o mais importante é que as crianças aprendam a gostar do futsal. “Nessa idade eles tem que se divertir com a bola. Por isso, fomos mais para o lado lúdico do jogo, para que eles gostem de jogar”, afirmou.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sucesso de público e crítica, futsal se torna a nova moda no Corinthians.







Investimento, conquistas e jogadores identificados com o clube compõem fórmula que leva esporte a patamar jamais alcançado no Parque São Jorge.



Arquibancadas lotadas, gritos e canções das torcidas, euforia a cada gol marcado, títulos. Assim é o futsal no Corinthians, que recebe atenção quase comparável à do futebol dentro do Parque São Jorge. Desde 2009, o clube investiu muito na categoria, firmou parceria com uma universidade e contratou estrelas que já passaram pela Seleção Brasileira: casos do pivô Simi e do técnico Paulo César Oliveira, o PC.
Os títulos, que foram raros no início da década, voltaram a aparecer. Em 2009, o Campeonato Paulista. Nesta temporada, o Metropolitano, em cima do rival Palmeiras. Na Liga Futsal, principal competição do país, o time está na segunda fase com outros 11 adversários e briga pela conquista inédita.



Simi, artilheiro do Timão na Liga com 19 gols em 21 jogos, comemora o bom momento do esporte no Corinthians. A pressão por jogar no ano do centenário não assusta o experiente pivô, que já teve breve passagem pelo Parque São Jorge no começo da carreira. A visibilidade que o futsal tem hoje anima Simi.
- Todos os esportes estão sofrendo uma pressão acima do normal, mas nosso grupo é bem tranquilo. Me sinto honrado por vestir uma camisa tão importante em um ano tão importante quanto o do centenário. Pensaram num projeto legal, de conquistar títulos e dar visibilidade ao futsal dentro do Corinthians. A diretoria tem dado o respaldo, então temos de manter esse desempenho - analisou o pivô.



O primeiro segredo do sucesso é justamente esse: o apoio da direção do clube. Desde o fim dos anos 90, o Timão era representado nas competições apenas por parcerias com outras cidades. Dessa forma, o elenco praticamente não pisava no Parque São Jorge e não tinha vínculo com o clube - os salários eram pagos pelos patrocinadores.
A reformulação no departamento trouxe tudo para dentro da sede corintiana, inclusive o torcedor. O ginásio principal do Corinthians, com capacidade para 9 mil pessoas, lotou na decisão do Paulista do ano passado e frequentemente recebe bom número de espectadores empolgados com a modalidade. O goleiro Leandro De Martini, que jogou nas duas fases, reconhece a significativa evolução.
- Em 2001, joguei pelo Corinthians, mas era em Barueri. Não tinha nada do Corinthians, só a camisa mesmo. Toda a estrutura era em Barueri, a prefeitura pagava nossos salários, nem tem o que dizer. Agora, até com a chegada do PC, tudo melhorou muito. Ele exige muito não só dentro de quadra, mas também na estrutura. Dei sorte de ter voltado junto com ele ao clube. Temos mais respaldo, não tivemos nenhum salário atrasado... Não queremos ter o mesmo investimento do futebol, claro, mas queremos um mínimo. Uniformes sempre em condições, alimentação balanceada... Isso estamos tendo hoje - garantiu Martini.
O goleiro, aliás, é muito identificado com o Corinthians, fator que beneficia ainda mais seu desempenho em quadra. Aos 36 anos, ele exibe vitalidade de juvenil quando joga dentro do Parque São Jorge. E ainda encontra tempo, como torcedor, para apoiar as estrelas dos gramados no Pacaembu.



- Aos 6 anos de idade virei corintiano por causa do meu pai. Sempre fui aos jogos, levo meus filhos agora. No estádio você está como torcedor. Mas agora sinto a emoção de estar jogando com a camisa do clube que amo, é algo especial. Na final do Metropolitano, contra o Palmeiras, lembrei muito de quando estava na arquibancada. Agora estou do outro lado, é diferente, mas muito bom - disse Leandro De Martini.
Ele não tem a ambição de ser um Ronaldo ou Roberto Carlos, mas, com a estrutura que o Corinthians tem para o futsal, o goleiro acredita em um impacto ainda maior do esporte entre os torcedores alvinegros. Os clubes do Sul, como o Jaraguá, do craque Falcão, e o Carlos Barbosa, atual campeão da Liga, que se cuidem...
- O esporte aqui deu uma revolucionada. O pessoal voltou a ter vontade de assistir, movimentou bastante. Já estamos igualando a estrutura dos clubes lá do Sul, claro que precisa sempre melhorar, mas estamos em condições de vencê-los e, quem sabe, conquistar a Liga Futsal. Seria maravilhoso - completou o jogador.

Nota de Esclarecimento

Por motivos alheios à vontade da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, a Rede Globo de Televisão não realizará a transmissão ao vivo do Desafio Internacional de Futsal – Brasil x Argentina, que ocorrerá no domingo (22/8), na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus (AM), às 9 horas (horário local).
De acordo com o comunicado da emissora, mesmo com o enlace contratual existente entre as partes, a transmissão ao vivo do evento está inviabilizada por deficiência técnica. Embora todos os esforços tenham sido envidados no sentido de reverter tal situação.
A Rede Globo vem dando ao evento total divulgação, inclusive com envio de equipe técnica para execução da gravação da partida, confirmando exibição do compacto do jogo no programa Esporte Espetacular do dia 29 de agosto, garantindo visibilidade para Manaus, para o Futsal do Brasil e seus parceiros.
Confederação Brasileira de Futebol de Salão

Brasil treina em ritmo moderado por conta do calor


Manaus (AM) - A Seleção Brasileira de Futsal realizou no final da tarde desta sexta-feira (20/8) mais um treino na capital amazonense. O time trabalhou na Arena Amadeu Teixeira, que receberá o primeiro confronto do Desafio Internacional – Brasil x Argentina, no domingo (22/8), às 9 horas (horário local).

O treino foi aberto ao público, que precisou levar uma lata de leite em pó para ter acesso ao ginásio – o material arrecadado será doado a instituições de assistência social da cidade. Cerca de mil pessoas acompanharam uma movimentação de intensidade moderada, com foco nas jogadas iniciadas em bola parada e finalizações.

De acordo com o preparador físico do Brasil, João Carlos Romano, a intensidade do treino tem relação direta com o clima quente em Manaus, que registrou temperatura em torno de 30 ºC nesta tarde. “O calor acaba debilitando um pouco os jogadores. A idéia já era de diminuir a carga de treinos, conforme a hora do jogo se aproxima. A tendência é diminuir mais o volume”, destacou.

João Carlos Romano comentou que o bom estado físico dos atletas favorece para que os efeitos do calor sejam amenizados. “O grupo está bem, pois estão todos em competição, treinando em seus clubes, o que favorece o ritmo de treino e consequentemente o ritmo de jogo”. Sobre os procedimentos adotados para evitar problemas com as altas temperaturas, o preparador físico disse que a receita é simples “Temos que hidratar muito bem os jogadores, não só no jogo como nos outros dias. Além disso, usamos suplementos que favorecem a aceleração da recuperação física dos jogadores”, explicou Romano.

Mudança de clima

Após o duelo em Manaus, Brasil e Argentina voltam a se enfrentar em Anápolis (GO), na terça-feira (24/8). No Centro-Oeste brasileiro o índice de umidade relativa do ar é extremamente baixo nesta época do ano.João Carlos Romano revelou que os jogadores não devem sentir tanto a mudança. “Como o tempo de exposição ao clima é pouco talvez não haja tanto reflexo para os atletas, por isso, o procedimento é o mesmo, mantendo a hidratação com uma atenção especial e a partir do jogo de domingo pensamos em recuperar os atletas para o confronto de terça-feira”, finalizou.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Mudam as regras do futsal







(FIFA.com) Segunda-feira 16 de agosto de 2010



As regras oficiais do futsal foram revisadas, causando mudanças importantes na maneira como o esporte será praticado a partir de agora. As três modificações afetam a Regra 7 (duração do jogo), a Regra 12 (faltas e infrações) e a Regra 16 (arremesso de meta).
Pelas alterações na Regra 7, um período de jogo só será encerrado após um chute a gol atingir o seu destino ou após uma cobrança de penalidade máxima, de tiro livre sem barreira ou de tiro livre direto. O final será assinalado pelo apito do árbitro, assim como ocorre no futebol de areia.
Nas Regras 12 e 16, as alterações afetam a atuação dos goleiros. Agora será marcado tiro livre indireto se, depois de controlar a bola, o goleiro voltar a tocar nela na sua metade da quadra após um passe intencional de um companheiro de equipe sem que nenhum jogador adversário tenha tocado nela. A falta será cobrada do local onde a infração tiver ocorrido.
Anteriormente, o goleiro podia jogar em uma posição avançada e tocar novamente na bola após ela cruzar a linha central. Isso não é mais possível — agora o goleiro só poderá controlar a bola uma vez na sua própria metade da quadra, por um período de no máximo quatro segundos, e só poderá voltar a tocar na bola após um adversário também ter tocado nela.
Isso é fundamental para evitar táticas defensivas por meio das quais o "quinto jogador" (ou seja, o goleiro) ficava constantemente tocando a bola na sua própria metade da quadra. Agora, se uma equipe quiser jogar com um goleiro avançado para evitar perder uma partida, o goleiro precisará ultrapassar a linha central.

Desfalcada, Malwee/Cimed segue treinando


Os oito convocados da Malwee/Cimed (SC) que representarão a seleção brasileira no Desafio Internacional de futsal entre Brasil e Argentina, que ocorrerá nos dias 22 e 24 de agosto, em Manaus (AM) e Anápolis (GO), respectivamente, viajaram na manhã desta quarta-feira (18/8) e já estão na capital do Amazonas.Falcão, Tiago, Lenísio, Valdin e Neto são os cinco jogadores da equipe jaraguaense convocados pelo treinador Marcos Sorato, e de acordo com o ala Falcão, eleito por duas vezes o melhor jogador de futsal do mundo pela FIFA, a convocação coroa o bom momento que todos os atletas passam pelo clube. “Apesar de estarmos seguidamente nas convocações estamos passando pela melhor fase com nossa equipe este ano e individualmente também cada um está mostrando seu valor, por isso vejo este momento na seleção de uma forma especial”, revelou Falcão.E para corroborar com as palavras do capitão do time catarinense, fora das quadras a Malwee/Cimed também está representada com alguns de seus profissionais da comissão técnica. João Romano, preparador físico, Fred Antunes, preparador de goleiros, e o massoterapeuta Mauricio Leandro também foram convocados e viajaram com os atletas.Enquanto parte da equipe serve à seleção nacional, os demais jogadores treinam em Jaraguá do Sul para tentar manter os 100% de aproveitamento na segunda fase da Liga Futsal 2010, e o próximo desafio será no dia 27 de agosto, frente à Intelli, em Orlândia (SP). Para este jogo, o grupo que foi convocado seguirá direto para o interior de São Paulo, onde encontrará os jogadores que não foram convocados.

Com colaboração de Denis Borges

Seleção Brasileira treina pela primeira vez em Manaus

A Seleção Brasileira de Futsal realizou na manhã desta quinta-feira (19/8) o primeiro treino em Manaus (AM). A atividade foi realizada no ginásio do Sesi e marcou o início da preparação do time brasileiro para o Desafio Internacional – Brasil e Argentina, que terá o primeiro confronto neste domingo (22/8), às 9 horas (horário local – 10 horas no horário de Brasília), na Arena Amadeu Teixeira.Durante aproximadamente, os 12 atletas convocados realizaram um treino técnico-táctico comandado pelo técnico Marcos Sorato e pelo auxiliar Vander Iacovino, que afirmou que a atividade também serviu para soltar a musculatura dos jogadores. “Foi uma longa e cansativa viagem até aqui e é preciso um tempo para se recuperar totalmente”, afirmou.Segundo Vander, por causa do pouco tempo até a partida diante dos argentinos, a comissão técnica optou por trabalhar mais a realidade de um jogo. “Treinamos marcação de retorno, jogadas de passe e ataque, e posicionamento de bola parada. São esses lances que teremos no domingo e é importante trabalhar esse lado para chegar bem para a partida”, disse.Com todos os convocados atuando no Brasil, Vander destacou que o entrosamento não deve ser um problema para a Seleção Brasileira. “Temos uma base que atua junto na Malwee e isso ajuda a dar um padrão de jogo. Além disso, tem jogadores que sempre estão na Seleção e isso é importante, mas é claro que quanto mais atuarem junto, mais vão se conhecer”, explicou.Logo depois do treino, os atletas seguiram para o hotel, onde almoçam e descansam. Na tarde desta quinta, das 17h40 às 18h30, a delegação brasileira estará no Manaura Shopping para uma tarde de autógrafos.

Poker/PEC entra em quadra nesta sexta pelo Estadual

Depois de três jogos pela segunda fase da Liga Futsal 2010, o Poker/PEC (RJ) volta seu foco para o Campeonato Estadual. Nesta sexta-feira (20), o time irá enfrentar o Teresópolis/PMT, às 19h30, no ginásio da UCP, no Bingen, em Petrópolis.Com três jogos disputados neste segundo turno e nove pontos ganhos, os petropolitanos (campeões do primeiro turno) seguem invictos na competição. Para esta partida, o técnico José Ferreira Neto destaca a importância de a equipe se manter concentrada e focada, da mesma forma em que se apresentou nos jogos da Liga Futsal.“É uma outra competição, mas os objetivos são sempre os mesmos: a busca pelos três pontos e a qualidade. O time vem jogando de forma compacta e o empenho demonstrado por eles não me surpreende, já que o espírito de grupo tem sido um dos fatores mais importantes nesta nossa caminhada”, comentou o técnico.Neto prefere não comentar muito sobre os adversários. Faz suas observações reservadas ao grupo e destaca a necessidade de encarar qualquer partida com a mesma seriedade. “É assim que temos conseguido nossos objetivos. Sabemos sempre que do outro lado tem um grupo que também não está de brincadeira. O Teresópolis sempre foi um adversário difícil e isso não mudou em nada. Mas temos que concentrar forças nas nossas possibilidades, no nosso jogo”, concluiu.
Com informações de Claudia Mendes

Futsal tricolor na reta final da preparação à Taça Brasil de Clubes Sub-17


A categoria Sub-17 do Futsal Tricolor está na reta final da preparação para o Campeonato mais importante da categoria, a Taça Brasil de Clubes - gerida pala Confederação Brasileira de Futebol de Salão(CBFS)-, e já deu provas que tem tudo para fazer bonito na competição.
Representanndo o futsal do Rio de Janeiro no campeonato nacional, a equipe tricolor - tetracampeã carioca - disputou um amistoso no último dia 14, contra a seleção Sub-20 da Super Liga, e aplicou uma goleada nos jogadores mais experientes por 7 a 2, no Ginásio do Colégio Salesiano. Os gols do Flu foram marcados por Rafael, Luan (3), Junio, Thiago e Felipe.

A Taça Brasil de Clubes Sub-17 será disputada entre os dias 6 e 12 de setembro, em Anápolis - Goiás. Grande formador de atletas das divisões de base, o futsal tricolor se orgulha de preparar atletas para a continuidade do trabalho no campo em Xerém. Hoje, as categorias de base do Fluminense, contam com quase 50% dos atletas em todas as categorias com origem no futsal.

A escolha para a representação do Rio de Janeiro, na Taça Brasil de Clubes, é feita pelo pocisionamento no Ranking da CBFS. O Campeão Carioca invicto segue firme para mais uma conquista.

Redação FFC

Macaé Sports Futsal jogará duas partidas neste final de semana


A equipe do Macaé Sports se prepara para jogar duas partidas seguidas neste fim de semana. Na sexta feira (20), às 20 horas, o duelo será contra o ADDP em Cabo Frio, jogo válido pelo Campeonato Carioca. Já no sábado (21), às 16 horas, o time enfrentará em Niterói a equipe da casa, em partida válida pelos Jogos Abertos do Interior.Para os dois compromissos, o técnico Sávio Badini tem duas dúvidas, o atleta Wellington se recupera de uma lesão na coxa e será avaliado até quinta feira pelo fisioterapeuta Iran para verificar sua condição de jogo. Já o novo contratado, o ala Michel, depende da regularização de sua documentação junto à federação.Segundo Badini, apesar das dúvidas, as expectativas são as melhores possíveis. “Acredito que com o grupo de jogadores que entrarmos em quadra iremos fazer boas partidas e buscar as vitórias, que é sempre o nosso primeiro objetivo”, comentou o treinador.O Macaé Sports só irá voltar a se encontrar com sua torcida na próxima terça-feira (24/8), às 20 horas, diante do Vasco da Gama em partida válida pela 3° rodada do Campeonato Carioca 2010. O duelo será realizado no ginásio Municipal Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt.Com colaboração de José Silva

Campanha do Corinthians tem empolgado os torcedores


Arquibancadas lotadas, gritos e canções da torcida, euforia a cada gol marcado, títulos. Assim é o atual momento do futsal no São Caetano/Corinthians/Unip (SP), que recebe atenção quase comparável à do futebol dentro do Parque São Jorge. Desde 2009, o clube investiu muito na categoria, firmou parceria com uma universidade e contratou estrelas que já passaram pela seleção brasileira da modalidade: casos do pivô Simi e do técnico Paulo César Oliveira, o PC.Os títulos, que foram raros no início da década, voltaram a aparecer. Em 2009, o Campeonato Paulista. Nesta temporada, o Metropolitano, em cima do rival Palmeiras. Na Liga Futsal, principal competição do país, o time está na segunda fase com outros 11 adversários e briga pela conquista inédita do título nacional.Simi, artilheiro do Timão na Liga com 19 gols em 21 jogos, comemora o bom momento do esporte no Corinthians. A pressão por jogar no ano do centenário não assusta o experiente pivô, que já teve breve passagem pelo Parque São Jorge no começo da carreira. A visibilidade que o futsal tem hoje anima o ala.“Todos os esportes estão sofrendo uma pressão acima do normal, mas nosso grupo é bem tranquilo. Sinto-me honrado por vestir uma camisa tão importante em um ano tão importante quanto o do centenário. Pensaram num projeto legal, de conquistar títulos e dar visibilidade ao futsal dentro do Corinthians. A diretoria tem dado o respaldo, então temos de manter esse desempenho”, analisou o dono da camisa 11.O primeiro segredo do sucesso é justamente esse: o apoio da direção do clube. Desde o fim dos anos 90, o Timão era representado nas competições apenas por parcerias com outras cidades. Dessa forma, o elenco praticamente não pisava no Parque São Jorge e não tinha vínculo com o clube - os salários eram pagos pelos patrocinadores.A reformulação no departamento trouxe tudo para dentro da sede corintiana, inclusive o torcedor. O ginásio principal do Corinthians, com capacidade para nove mil pessoas, lotou na decisão do Paulista do ano passado e frequentemente recebe bom número de espectadores empolgados com a modalidade. O goleiro Leandro De Martini, que jogou nas duas fases, reconhece a significativa evolução.“Em 200 joguei pelo Corinthians, mas era em Barueri. Não tinha nada do Corinthians, só à camisa mesmo. Toda a estrutura era em Barueri, a prefeitura pagava nossos salários, nem tem o que dizer. Agora, até com a chegada do PC, tudo melhorou muito. Ele exige muito não só dentro de quadra, mas também na estrutura. Dei sorte de ter voltado junto com ele ao clube. Temos mais respaldo, não tivemos nenhum salário atrasado... Não queremos ter o mesmo investimento do futebol, claro, mas queremos um mínimo. Uniformes sempre em condições, alimentação balanceada... Isso está tendo hoje”, garantiu Martini.O goleiro, aliás, é muito identificado com o Corinthians, fator que beneficia ainda mais seu desempenho em quadra. Aos 36 anos, ele exibe vitalidade de juvenil quando joga dentro do Parque São Jorge. E ainda encontra tempo, como torcedor, para apoiar as estrelas dos gramados no Pacaembu.“Aos seis anos de idade virei corintiano por causa do meu pai. Sempre fui aos jogos, levo meus filhos agora. No estádio você está como torcedor. Mas agora sinto a emoção de estar jogando com a camisa do clube que amo, é algo especial. Na final do Metropolitano, contra o Palmeiras, lembrei muito de quando estava na arquibancada. Agora estou do outro lado, é diferente, mas muito bom”, disse o experiente goleiro.Ele não tem a ambição de ser um Ronaldo ou Roberto Carlos, mas, com a estrutura que o Corinthians tem para o futsal, o goleiro acredita em um impacto ainda maior do esporte entre os torcedores alvinegros. Os clubes do Sul, como a Malwee/Cimed (SC), do craque Falcão, e o Carlos Barbosa (RS), atual campeão da Liga, que se cuidem.“O esporte aqui deu uma revolucionada. O pessoal voltou a ter vontade de assistir, movimentou bastante. Já estamos igualando a estrutura dos clubes lá do Sul, claro que precisa sempre melhorar, mas estamos em condições de vencê-los e, quem sabe, conquistar a Liga Futsal, o que seria maravilhoso”, completou o jogador.Com informações de Diego Ribeiro

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CONSIDERAÇÕES SOBRE O GOLEIRO LINHA


CONSIDERAÇÕES SOBRE O GOLEIRO LINHA

Prof. Fernando Ferretti - CREF 3.000-G/SC

Treinador da Malwee Futsal

A postura de um goleiro ofensivo ,vem sendo uma saída comum a maioria das equipes que necessitam remontar um marcador adverso ou até,como estamos vendo recentemente,para manter a posse de bola por mais tempo,quando estamos vencendo uma partida.Muitos desenhos ofensivos são usados como o 1 - 2 – 2 e o 2 – 1 – 2 mas,a nosso ver,tão ou mais importante que os desenhos de ataque,são as seguintes ações que chamamos “TEMPOS DE JOGO DO GOLEIRO LINHA” ,a saber:

1) ENTRAR NO CAMPO DE ATAQUE – Ali deve estar o goleiro ,para um jogo de qualidade ofensiva,já que estará livre das limitações dos 4 segundos de posse de bola;

2) ESPERAR O DESEQUILÍBRIO DEFENSIVO DO ADVERSÁRIO – Ao entrar no campo ofensivo deve equilibrar-se,quase parar,esperando o momento em o defensor sai ao seu encontro tentando desarma-lo.Aí está a hora ideal do passe ,pois neste momento começa a vantagem numérica que buscamos;

3) ATACANTES ENTRAM EM LINHA DE PASSE – São facilitadores para os passes do goleiro e NUNCA devem estar estáticos e/ou “escondidos” .Então, considerando que ultimamente as defesas tem prevalecido sobre os ataques,veremos que inobservância a alguns destes citados itens,pode ser a causa do baixo aproveitamento ofensivo nas situações do goleiro linha.

Isto posto, independente do desenho que usamos,devemos dar sustentação tática ao mesmo,para o bom funcionamento das ações ofensivas do goleiro linha.

Pense nisso e até breve....

Abraço.

Simpósio de futsal conta com o técnico da seleção espanhola


Segue até o próximo dia 22 de agosto (domingo), na Faculdade de Guararapes (Recife-PE), o II Simpósio Internacional de Futsal – da iniciação ao alto rendimento. O evento teve início no último dia 17, terça-feira.

Entre os palestrantes, destaque para Venancio Lopez, técnico da seleção espanhola de futsal, vice-campeã mundial em 2008. O comandante espanhol, que está responsável pelo curso de defesa e transições no futsal europeu, ministrará aos inscritos nos dias 19 e 20.

Os outros dois cursos são sobre a pedagogia do futsal, com o professor Fabiano Souza (técnico da Associação Desportiva Tigre), e a prática da preparação física de futsal no alto nível, com o preparador físico do Carlos Barbosa – RS (atual campeão da Liga Futsal, principal competição do salonismo brasileiro), Harrison Rodrigues.

Além de estudantes locais, o II Simpósio Internacional contou com inscrições de vários profissionais da modalidade. O evento é organizado pela Federação Pernambucana de Futebol de Salão e também pela Faculdade de Guararapes.

Na primeira edição do congresso, realizado em 2009, os principais palestrantes foram: o técnico português Orlando Duarte e o ex-atleta de futsal Ricardo Meneses, que iniciou a carreira em Recife e trabalhou por dezesseis anos na Europa, oito deles como treinador do Barcelona (ESP).

Seleção Brasileira desembarca em Manaus nesta quarta-feira


Manaus (AM) - A Seleção Brasileira desembarca nesta quarta-feira (17/8) em Manaus para o Desafio Internacional de Futsal contra a Argentina. Os atletas, a comissão técnica e os dirigentes da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) chegam à capital amazonense às 13h40, no vôo TAM 3304. Toda a delegação seguirá direto para o hotel onde permanece descansando durante o resto do dia.As atividades da Seleção Brasileira em Manaus começam na quinta-feira (19/8). Pela manhã, às 9 horas, os atletas realizam o primeiro treinamento em solo amazonense. A atividade será realizada no ginásio do Sesi e será restrita à imprensa, sem presença de público.Na sexta-feira (20/8), os torcedores manauaras poderão ficar mais perto do time verde e amarelo. Às 17 horas, a equipe fará um treinamento aberto na Arena Amadeu Teixeira, local da partida no domingo. Para ter acesso ao ginásio, basta levar uma lata de leite em pó no horário da atividade. A Seleção Argentina chega a Manaus na sexta-feira (20/8). Brasil e Argentina se enfrentam no domingo (22/8), às 9 horas (horário local – 10 horas no horário de Brasília). Depois de duelarem na capital amazonense, as duas seleções voltam a se encontrar na próxima terça-feira (24/8), às 19 horas, no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO).

Ingressos estão esgotados em Manaus

Manaus (AM) - Os ingressos para o Desafio Internacional de Futsal entre Brasil e Argentina, em Manaus (AM) estão esgotados. Cerca de 4.500 entradas foram disponibilizadas ao público, mas, por causa da grande procura, os bilhetes acabaram no fim da última semana.A partida entre brasileiros e argentinos será realizada às 9 horas (horário local – 10 horas no horário de Brasília), na Arena Amadeu Teixeira. Será a primeira vez que a Seleção Brasileira de Futsal atuará na capital amazonense e, por isso, a expectativa é que mais de dez mil pessoas assistam ao confronto.Além do confronto em Manaus, Brasil e Argentina têm outro duelo programado para o mês de agosto. Na próxima terça-feira (24/8), as duas seleções se enfrentam às 19 horas, no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO). Até o fim da semana serão divulgadas as informações sobre postos de venda dos ingressos para o confronto na cidade goiana.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

SETORES DA QUADRA


SETORES DA QUADRA

Profº Esp. Vanderlei Wosniak & Profª Esp. Lucilene Perini

Como já foi visto, quando a equipe se propõe a jogar no contra-ataque, é necessário estabelecer a forma de marcação a ser utilizada.Uma das etapas é definir a partir de onde iniciar a marcação. Compartilhamos da classificação das “quatro linhas”, que vem sendo utilizada por diversos autores e treinadores. Esta classificação divide a quadra em:

a) Linha 1: também chamada “marcação pressão total”. Os jogadores devem ficar próximo aos adversários, próximo a área de meta adversária;

b) Linha 2: também conhecida como “marcação meia pressão”. O jogador que marca o adversário com posse de bola, aperta a marcação (pressão);

c) Linha 3: utiliza-se muito o termo “marcação meia-quadra”. Inicia-se a marcação próxima a linha central da quadra. Ao nosso ver, esta é a linha (ou setor) mais indicada para o jogo do contra-ataque, pois propicia um excelente espaço para realizar o contra-ataque, além de facilitar a cobertura;

d) Linha 4: realizada próxima à sua área de meta (nos primeiros 10m da quadra defensiva). Consideramos muito arriscado iniciar a marcação neste setor, pois o adversário está muito próximo ao gol. No entanto, pode ser uma opção interessante quando jogado em quadras grandes (acima dos 38m).Outra divisão (setores da quadra) importante, que merece ser considerada ocorre em relação as laterais e “corredor central” da quadra.A orientação deve ser sempre, para que o atleta que esta marcando, procure induzir o adversário de posse da bola para as laterais. Citamos entre outros, dois motivos, que para nós são de suma importância.

1º reduz o ângulo de finalização do adversário, reduzindo o risco de sofrer o gol;

2º facilita a “dobra”, que se bem executada pode propiciar excelente situação de contra-ataque.

Estes setores da quadra devem ser observados, de forma a reduzir a possibilidade de sucesso da equipe adversária e, criar os espaços necessários ao jogo do contra-ataque.Abraço.

A importância do aquecimento


Fundamentos Teórico-Práticos do Aquecimento no Futsal

Prof. João Carlos Romano

RESUMO - O aquecimento em qualquer esporte tem muito mais importância do que possamos imaginar. Às vezes nos deparamos com dias quentes onde devemos controlar o volume de aquecimento a ser realizado, mas isto não credencia a não realização do mesmo e sim uma adaptação climática. O objetivo deste artigo é de forma clara e direta mostrar as possibilidades e modalidades de aquecimento e não normatizar o mesmo, já que cada profissional tem seu próprio método e forma de aquecer suas equipes.

INTRODUÇÃO O aquecimento é utilizado de forma a preparar o organismo do atleta, muscular e organicamente para a prática do esporte ou para realização de treinamentos. Cada esporte tem sua característica quanto à parte especifica e geral do aquecimento, na seqüência descreveremos mais sobre as mesmas. Existem linhas de pesquisa que mostraram grandes feitos esportivos mesmo com a ausência de aquecimento. Já em outras linhas de estudo mostraram efeitos positivos da realização de aquecimento antes de exercícios exaustivos ou desempenho competitivo.No futsal, o aquecimento faz parte da rotina do desporto, sendo realizado em treinamentos diários ou em competições.Durante a historia do futsal, como em qualquer outro esporte, o aquecimento sofreu mudanças, adaptações e adequações, sejam elas ao tipo de clima, as temperaturas, ao regime de treinamentos da equipe, e principalmente a faixa etária.A seguir descreveremos alguns conceitos importantes e as formas de desenvolver o aquecimento de maneira eficiente e embasada em nossas equipes de Futsal.

CONCEITOS A seguir citaremos alguns aspectos e seus respectivos conceitos para um melhor entendimento do presente artigo:Aquecimento - Weineck, 1999 – pode-se entender como sendo todas as medidas que servem para a preparação do esporte (seja para o treinamento ou para competição). O aquecimento visa a obtenção do estado ideal psíquico e físico, a preparação cinética e coordenativa e a prevenção de lesões.Israel, 1977 – é a parte integrante de um treinamento de alto desempenho e que contribui para a otimização das funções fisiológicas durante as atividades desportivas. Alongamento - Solveborn, 1988 – nome dado a um método cientifico para exercitar a flexibilidade de forma simples.Barbanti, 1994 – é uma extensão do músculo além do seu comprimento em repouso.Flexibilidade - Weineck, 1999 – é a capacidade e a característica de um atleta em executar movimentos de grande amplitude, ou sob forças externas, ou ainda que requeiram a movimentação de muitas articulações.

FATORES FISIOLÓGICOS DECORRENTES DA REALIZAÇÃO DO AQUECIMENTO As alterações fisiológicas que o aquecimento provoca no organismo dos atletas são a principais razões que nos levam a utilizar-se dos exercícios e atividades que permitam o aquecimento, que são elas, a saber:• elevação na temperatura corporal e muscular, com conseqüente aumento da atividade enzimática;• aumento do fluxo sanguíneo e de oxigênio disponível no organismo;• reduções no tempo de contração e reflexo;• aumento do Vo2máx e da freqüência cardíaca.Ainda levando-se em conta os aspectos intervenientes no aquecimento, podemos citar alguns fatores que produzem mudanças fisiológicas nos atletas. São eles os fatores endógenos e os exógenos: Fatores Endógenos (capacidades inatas) Weineck, 1991Idade – o tempo de aquecimento, bem como a intensidade do mesmo varia conforme a idade, quanto mais velho o atleta, tanto mais cuidadoso e gradual e mais longo deve ser o aquecimento. Subtende-se, que a musculatura de atletas de idades mais avançadas são mais suscetíveis a lesões.(diminuição da elasticidade muscular com o decorrer dos anos).

Nível de Treinamento – o estado atual que se encontra o atleta também deve ser levado em conta no planejamento do aquecimento, pois os atletas pouco treinados correm maior risco de lesões por fadiga muscular. Quando possível devemos respeitar a individualidade biológica do atleta, realizando tipos de aquecimento compatíveis com as características individuais.

Nível Psicológico – o estado motivacional de cada atleta interfere diretamente na eficácia do aquecimento, pois pouca motivação pode dificultar que atinjamos os objetivos planejados. Portanto o estado psicológico pode ser determinante na realização de um aquecimento satisfatório e conseqüentemente na performance do atleta quando dos treinamentos e ou competições.

Fatores Exógenos (condições ambientais) Weineck, 1991

Período do Dia – pesquisas mostraram que a capacidade física aumenta durante o dia. Portanto quando realizado pela manhã o aquecimento deve ser lento e gradual, pois o pico de temperatura da media dos dias esta situada em torno de 15h00, o que nos leva a concluir que ao passar das horas do dia o tempo de nosso aquecimento deve ser diminuído (com o aumento da temperatura ambiente).

Temperatura do Ambiente – devemos estar atentos as temperaturas dos locais onde realizaremos nossos trabalhos. O volume e a intensidade do aquecimento devem ser inversamente proporcionais a temperatura local. Como citado anteriormente no decorrer do dia, no período de pico de temperatura, o aquecimento deve ter seu tempo reduzido.“Temperatura elevada é um sinal de diminuição do tempo de aquecimento e não de cancelamento do mesmo”

Especificidade – o aquecimento deve ser realizado de acordo com a dinâmica e os requisitos neuromusculares exigidos pelo futsal, para um melhor aquecimento de todos os segmentos utilizados. Deve haver a predominância anaeróbia nos exercícios escolhidos para o aquecimento.

TIPOS DE AQUECIMENTO

O Aquecimento do ponto de vista de sua aplicação pode ser ou deve ter duas partes distintas: a parte geral, com exercícios que mobilizem grandes grupos musculares e ativem o sistema cardiorrespiratório e a parte específica com exercícios específicos da modalidade futsal.O aquecimento geral deve sempre anteceder o aquecimento específico.

Aquecimento GeralComposto por exercícios com ênfase a preparação do sistema cardiorrespiratório, onde o principal objetivo é a elevação da freqüência cardíaca, preparando o organismo para um período mais intenso, o específico.Normalmente composto de exercícios sem a utilização de bola.

Aquecimento EspecíficoParte específica do aquecimento do futsal, os exercícios visam dar suporte ao organismo para realização do esforço objetivo, seja um treinamento ou um jogo.Por ser o futsal um esporte com predominância anaeróbia, com sua dinâmica composta de mudança de direção constante e utilização de potência muscular, o rol de exercícios do período deve ser composto de movimentações de alta intensidade. Período no qual os exercícios, na sua maioria, são executados com a presença da bola.FORMAS DE AQUECIMENTOSe tivermos em mente que uma equipe com regime profissional de treinamentos, onde atividades em dois períodos (manhã e tarde) são quase que diárias, totalizando a semana com 9 ou 10 treinos, somados a 1 ou 2 jogos. Concluímos que possivelmente são realizados numa semana de treinamentos em torno de 10 a 12 atividades de aquecimento, com um total mensal de em torno de 50 atividades.Pensando nisso devemos colocar em prática a experiência como profissionais da Educação Física e possibilitar através da criatividade uma variação na forma e no modelo de cada um dos aquecimentos, respeitando sempre os princípios citados anteriormente.“Realizar 50 aquecimentos no mês, com mesmo modelo e dinâmica, provavelmente a irritação não tardará a fazer parte do cotidiano de sua equipe”Aquecimento de JogoComo citamos anteriormente durante a realização do aquecimento, devemos seguir alguns critérios de ordem fisiológica citados anteriormente no presente artigo, mas isto não pode significar uma padronização, pois cada profissional terá sempre seu estilo de trabalho e isto com certeza deverá sempre ser respeitado.Ao passar dos meses e das temporadas, adaptações são feitas no sentido de dinamizar o aquecimento e atender possíveis necessidades imediatas da equipe. A seguir citarei a forma na qual aplico meu aquecimento antes dos jogos e alguns parâmetros que procuro seguir:• Normalmente os atletas entram em quadra (local onde os aquecimentos são realizados, salvo competições ou eventos em locais que não possibilitem a realização do mesmo dentro da quadra de jogo) 40 minutos antes do início da partida;• O aquecimento tem a duração de 25 minutos na maioria das execuções, e um pouco mais ou menos de tempo de duração de acordo com a temperatura local;• Devemos, para aquecimentos em jogos, possibilitar a familiarização dos atletas com os exercícios a serem realizados, pois sem o conhecimento prévio favorecerá por demais a queda da técnica com conseqüente diminuição da intensidade dos exercícios;• Divido o aquecimento em 3 fases:1. Inicial – Duração – 5 –7 minutosAlongamentos (exercícios individuais ou em duplas)2. Geral – Duração – 7 –8 minutosExercícios gerais (sem bola)3. Específica – Duração – 10-12 minutosExercícios com bola (em duplas)Exercícios de finalização a gol (chutes a gol)Aquecimento em Treinamentos com BolaO aquecimento em treinamentos com bola sejam eles técnicos, físico-técnicos, táticos e outros realizados com bola, possuem uma diferença em relação aqueles realizados nos jogos. O aquecimento realizado em jogos normalmente difere pouco de um jogo para outro, havendo uma espécie de padronização para cada profissional da preparação física, cada um deles tendo seu próprio rol de exercícios. Já o aquecimento em treinos, seguindo aquele princípio de não cair na mesmice, devemos varia-los a cada treino ou ao passar das sessões para que haja motivação psicológica e prepare os atletas adequadamente para a realização das atividades propostas com eficiência.As fases do aquecimento para treinos com bola são semelhantes as realizada nos jogos, havendo é claro variações nas formas que são executadas.Aquecimento em Treinamentos FísicosO aquecimento realizado em treino físico possui a mesma estrutura, e pouco difere de uma atividade para outra. O tempo é inferior aos realizados em treinamentos com bola, não há necessidade de exercícios com bola e possuem as mesmas 3 fases, a sabe1. Inicial – Duração – 5 –7 minutosAlongamentos (exercícios individuais ou em duplas)2. Geral – Duração – 8 –10 minutosCorridas em ritmo médio e exercícios para todos grupos musculares.3. Específica – Duração – 3-5 minutosExercícios específicos para o treinamento a ser realizado, com intensidade alta e peuqena duração.Aquecimento RecreativoAo passar dos treinos durante os ciclos semanais o acúmulo de cansaço é inevitável e a alternância dos tipos e modelos de aquecimento se faz necessário. O aquecimento recreativo, é uma maneira de atingirmos nossos objetivos, tanto fisiologicamente promovendo as modificações necessárias, como psicologicamente realizando uma atividade fora do cotidiano dos atletas, de uma forma agradável, com pequenos jogos e exercícios recreativos.Existem vários pequenos jogos, como competições em colunas, tipo estafeta, pequenos jogos de basquete, pequenos jogos de voleibol e tantos outros, muito observados nas aulas de Educação Física. O mais utilizado é o chamado “rachão”, onde com uma bola de voleibol duas equipes sem enfrentam na própria quadra de futsal, praticamente sem regras. Não existe lateral, escanteio e os gols só valem quando executados de cabeça, dentro da área do goleiro. É possível também realizar alterações nos moldes do “rachão” visando sempre atender seus objetivos atuais.Aquecimento AlternativoEste tipo é utilizado para quebra de seqüência de moldes parecidos de aquecimento, tem como maior objetivo atuar sobre a parte psicológica, sendo realizado fora do ambiente normal de treinamentos. Um exemplo é levar a equipe para realizar atividades fora da quadra de jogo, sejam elas compostas por exercícios formativos ou recreativos.Propiciar contato dos atletas com o ambiente externo dos ginásios esportivos, sob a luz do dia, pois quase que na totalidade dos treinamentos, o futsal não tem contato com o ambiente externo, salvo alguns dos treinamentos físicos.CONCLUSÃOO artigo não teve como objetivo criar padrões de aquecimento para o futsal, mas sim despertar nos profissionais, principalmente aqueles que estão iniciando a carreira, o planejamento de suas atividades pré-treino e pré-jogo. Muitas vezes um aquecimento executado de forma incorreta ou insuficiente poderá comprometer uma temporada, seja pelas lesões que pode ocasionar ou mesmo pelo rendimento insatisfatório em treinamentos e competições.Devemos pesquisar mais sobre esta atividade, que pelos dados citados, certamente é a mais executada e repetida durante toda a temporada. Portanto devemos reconhecer sua importância e procurar adaptar o aquecimento a realidade de cada equipe e categoria, aprimorando-o cada vez mais e maximizando sua utilização.

Bibliografia: Barbanti,V.J. (1994) “Dicionário de Educação Física e do Esporte”. São Paulo: Editora Manole.Foss,L.M.,Keteyian,S.J. (2000) “Bases Fisiológicas do Exercício e do Esporte”. Rio de Janeiro: Editora Guanabara-Koogan.Solveborn,S.A. (1988) “Guia Completo de Alongamento”.Rio de Janeiro: Editora Record.Weineck,J. (1999) “Treinamento Ideal”. São Paulo: Editora Manole.