sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Criando problemas no treino de futsal.


Vivemos em um mundo onde o espaço para o lazer, o lúdico está cada vez mais escasso. As brincadeiras de rua, as peladas contra o time da rua de cima, jogar em meio a pessoas de diferentes idades já não existem mais.
Sendo assim, as crianças que tem maior aptidão para jogar futsal ingressam logo cedo em equipes para treinar futsal, algumas desde a categoria “chupetinha” começando aqui sua vida competitiva. Estes garotos são submetidos a treinos e jogos semanalmente.
Muitos destes treinos no qual são submetidos, por vezes é repetição de movimentos que também é importante, mais não somente isto. Muitos podem até defender o quanto é necessário ensinar os fundamentos por meio de repetições para depois jogar. Sendo assim fica a pergunta que é feita por Wilton Carlos Santana: é necessário aprender para jogar ou jogar para aprender? Santana um dos defensores do ensinamento através do lúdico, dos jogos, e por conseguência aumentar a complexidade e o formato destes jogos a fim de chegarmos ao objetivo desejado de acordo com a idade trabalhada.

Levando em consideração que no campo de jogo do futsal temos apenas as balizas e as marcações da quadra que são fixas. O jogo de futsal trás diversas situações problemas. Desta forma treinar apenas através do método de repetições auxiliará o nosso atleta a pensar no jogo e futuramente resolver os “problemas” citados acima?Para que nosso atleta tenha recursos, habilidade para sair das situações que se apresentarem precisamos mostrar para eles problemas dentro dos treinamentos aproximando cada vez mais o treino das situações ocorridas no treino deixando-os mais complexos respeitando as idades, consequentemente as categorias.

Para que isso ocorra dependerá do conhecimento e principalmente a criatividade dos treinadores, pois somos nós que formaremos este indivíduo. Sendo assim, nos temos uma importância muito grande para que este atleta tenha uma vida útil maior dentro do futsal, chegando à categoria principal com um acervo que os dará condições de tornarem-se jogadores em potencial e não em meros repetidores de movimentos.

Prof º Esp. Hugo L. A. Arnold

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