segunda-feira, 18 de junho de 2012

CORINTHIANS UTILIZA MODERNO SISTEMA DE MONITORAÇÃO DE TREINAMENTO


O time de futsal do Corinthians segue no mesmo caminho da equipe profissional de futebol e continua investindo em sua infra-estrutura. Além de inaugurar a algum tempo atrás a sala de fisioterapia e fisiologia, agora a equipe possui um sistema que auxilia no controle dos treinamentos. O sistema tem como finalidade medir a frequência cardíaca dos atletas durante o treinamento, para assim poder avaliar a intensidade da sessão de treinamento realizada, auxiliando na preparação física dos jogadores. 
O aparelho utilizado é composto por alguns transmissores que são colocados nos atletas que captam a frequência cardíaca enviada pelo transmissor localizado na cinta peitoral, comum a todos os frequêncímetros utilizados pelos profissionais de Educação Física. Através dos transmissores as informações são enviadas a um receptor ligado ao computador que fornece a frequência cardíaca em tempo real, o que favorece a avaliação de intensidade do treinamento afim de desenvolver valências e determinar qual a principal característica física utilizada. 

O fisiologista da equipe David Cardoso afirmou: “Com este tipo de sistema podemos ter a real noção da intensidade do treinamento, pois analisamos a frequência cardíaca dos atletas em tempo real e em grande escala, pois o aparelho nos permite coletar até dez frequências ao mesmo tempo, dando uma noção mais global sobre a característica do treinamento.” Os dados coletados são cruzados com informações que o preparador físico e o fisiologista da equipe possuem avaliando as condições dos atletas permtindo aprimorar certas capacidades físicas ou apenas realizar suas manutenções se necessário. 
O preparador físico da equipe Mauro Sandri se mostrou muito feliz com a nova aquisição e afirmou: “Com este novo equipamento será possível melhorar ainda mais a preparação dos atletas, além de decidir como seguiremos o decorrer do planejamento físico, podendo assim tirar dos jogadores o máximo . Nosso esporte começa a se distanciar do amadorismo e do achismo para trazer a ciência e toda sua importância a nosso favor. Assim temos a parte teórica sendo colocada na prática o que é o mais importante.” 
A equipe de profissionais da comissão técnica da equipe junto com sua diretoria afirma que não parará por aí o investimento. O fisiologista da equipe David Cardoso afirmou: “Estamos muito felizes pelo investimento que está sendo feito em nosso esporte que nos permite um maior controle sobre os atletas, mas ainda podemos melhorar. Ainda precisamos de agluns aparelhos entre eles o que permite analisar o CK (enzima relacionada ao desgaste muscular) permitindo diminuir em grande escala o risco de lesões.’’

Nenhum comentário:

Postar um comentário