quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ferretti sobre Paraguai: 'Temos a obrigação de sermos líderes da chave'

fernando Ferretti, técnico de futsal do Joinville (Foto: Flávio Dilascio/SporTV.com)Treinador afirma que objetivo no Mundial é chegar o mais longe possível (Foto: Flávio Dilascio/SporTV.com)


Técnico da seleção paraguaia de futsal, o brasileiro Fernando Ferretti está otimista quanto à participação da sua equipe no Mundial da Tailândia, a partir do dia 1º de novembro. Integrante do grupo A, ao lado de Ucrânia, Costa Rica e da anfitriã Tailândia, o Paraguai tem a "obrigação" de se classificar em primeiro da chave, na opinião do treinador.
- Acho uma chave de boa, só que isso aumenta a nossa origação de ser primeiro. Temos a obrigação de nos classificar e já começamos decidindo com a Ucrânia. Porque, se não formos primeiro, temos grandes chances de pegarmos Brasil ou Portugal nas oitavas de final. O primeiro escapa porque aí pegaríamos um terceiro lugar - destacou.
Vice-campeão mundial em 1982, o Paraguai busca retomar sua tradição nas quadras. Com uma geração talentosa, o time não chegou a traçar uma meta de colocação para a Copa do Mundo da Tailândia.
- Não traçamos meta. Vamos chegar ao mais longe possível. Traçar meta é para cachorro grande, que tem obrigação de ganhar - ressaltou Ferretti.
Finalista da última Liga Futsal com o Joinville, Ferretti está com o grupo do Paraguai há duas semanas, tendo deixado o Tricolor Catarinense sob o comando do auxiliar-técnico Alexandre Melo. A seleção paraguaia realiza sua pré-temporada no Cazaquistão. Neste sábado, o time faz um amistoso contra o Kayrat Almaty, equipe local que conta com 12 brasileiros no elenco.
No último domingo, Paraguai e Kayrat Almaty fizeram o primeiro duelo da série. O resultado não agradou Ferretti nem um pouco, já que sua seleção sofreu uma impiedosa goleada por 7 a 1.
Ucrânia em mau momento
Se o Paraguai mostra preocupação com os seus últimos resultados, o mesmo pode-se dizer do seu primeiro adversário no Mundial, a Ucrânia, que se classificou para a competição com três vitórias e duas derrotas nas Eliminatórias Europeias. Além da dificuldade para conseguir a vaga, o selecionado ucraniano decepcionou no Campeonato Europeu de Seleções, quando caiu nos pênaltis diante da anfitriã Croácia nas quartas de final.
Na tentativa de garantir uma boa colocação na Tailândia, o técnico Gennady Lysenchuk vem tentando reformular a equipe, dando mais agressividade a um esquema tradicionalmente baseado na defesa e no contra-ataque.
- Hoje, estamos variando mais a nossa tática. Marcamos muito bem sob pressão e, quando necessário, conseguimos nos defender muito bem. Também somos fortes em jogadas de bola parada - explicou o treinador.
O grupo A começa no dia 1º de novembro, com Ucrânia x Paraguai e Tailândia x Costa Rica. Os dois melhores colocados garantem vaga nas oitavas de final, assim como os quatro melhores terceiros lugares dentre as seis chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário