sábado, 11 de agosto de 2012

Arbitragem brasileira marca presença na Copa do Mundo

Arbitragem brasileira marca presença na Copa do Mundo
Raoni Barbosa/ Especial para CBFS

Renata Leite participará de seu primeiro Mundial
A FIFA divulgou na última sexta-feira (3/8) a relação de árbitros que estarão presentes na Copa do Mundo de Futsal FIFA, que ocorrerá em novembro, na Tailândia. O Brasil está representado pelos experientes Sandro Brechane e Renata Leite, sendo o único país sul-americano a ter um árbitro e uma árbitra no torneio mundial.

Sandro atua no quadro da CBFS desde 1998 e conta com várias competições internacionais em seu currículo, como um Sul-Americano de Seleções e a Libertadores de Futsal em 2006, na Colômbia. Mas, para ele, a Copa do Mundo tem um sabor especial: será a sua última competição como árbitro da FIFA. “Pretendo encerrar este ciclo com chave de ouro, representando meu país no maior evento de futsal do planeta”, pontuou.

Presente no quadro feminino da FIFA desde que este foi criado, em 2007, Renata também tem bastante experiência. Ela participou de três Grands Prix e de diversos torneios internacionais femininos. Mas apitar o Mundial masculino, para ela, é a realização de um sonho. “Foi uma surpresa. Estou muito feliz em ter essa chance de representar meu país nessa competição”, comemora. 

Paraguassu Fisch, diretor de arbitragem da CBFS, explicou que os critérios adotados pela FIFA são as análises das atuações da arbitragem durante as partidas internacionais. “Tanto a CBFS quanto a CONMEBOL analisam o trabalho dos árbitros e encaminham à FIFA, que também acompanha o desempenho deles e dá seu parecer”, define. 

Esta não é a primeira vez que uma árbitra atua em uma Copa do Mundo de Futsal. A brasileira Giselle Torri foi a primeira mulher a apitar na competição mundial da modalidade, organizada pela FIFA. Ela participou do torneio em 2008, no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário