quarta-feira, 20 de julho de 2011

Time Sub-11 é vice-campeão do Campeonato Metropolitano de Futsal

Concentração:Treinar para jogar!

"Na minha opinião, a concentração é o mais importante num jogo de futsal e que mais se deve treinar, pois por vezes perdem-se jogos, simplesmente porque alguém em determinado momento do jogo não estava totalmente concentrado…

O treinador, tem por isso a obrigação de incutir nos jogadores um nível alto de concentração durante todo o treino, no entanto, muitas vezes o que acontece é que nos treinos não exige concentração máxima aos atletas e depois no jogo quer que os atletas estejam ao mais alto nível de concentração… impossível.

Ou seja, o treinador tem que “exigir” sempre nos treinos o mais elevado nível de concentração aos seus atletas,igual ou superior ao que exige nos jogos, pois quanto mais aproximado do jogo for o treino, mais fácil será depois no jogo o atleta conseguir manter-se concentrado do primeiro ao último minuto. Ao invés, se a concentração não for treinada diariamente e o treinador deixar que os atletas levem os treinos na brincadeira, desconcentrados, jamais atingirão o nível de concentração que é fundamental para o jogo, isto porque, tudo que é feito no treino reflecte-se no jogo…

Resumindo, devemos então “educar” o atleta a encarar o treino como se de um jogo se tratasse e ensiná-lo a treinar sempre com a mesma disponibilidade que se tem no jogo,pois para se jogar a 100, tem-se que treinar a 120… se treinarmos a 80, não se pode exigir os 100…"

Autor: Pedro Silva
Fonte: http://www.futsal-coach.blogspot.com/

Treinamento de Goleiros da base do Santos F.C

FUTSAL - Princípios básicos da Marcação Quadrante.wmv

terça-feira, 19 de julho de 2011

Flamengo é campeão de futsal no fraldinha


Vasco saiu na frente, mas os meninos do Flamengo sub-9 não desanimaram e correram atras do resultado e conseguiram o empate com Lázaro em uma bela cobrança de falta do meio da quadra. O gol da virada veio logo no primeiro minuto da segunda etapa. Após cruzamento para a área, Pedro Henrique só empurrou para o fundo da rede. E não ficou por isso, Lázaro ampliou o placar deixando o seu segundo gol na partida. Em seguida o pequeno ala fez o seu terceiro completando a goleada.

Flamengo fica com o título da sub-11


Após a vitória do Flamengo na primeira partida por 3 a 2, as equipes fizeram um jogo muito equilibrado. A equipe de São Januário saiu na frente, mais cedeu o empate ainda no primeiro tempo. No segundo tempo o Flamengo chegou a virada faltando 4 minutos para o fim. O Vasco teve que partir para o ataque, pois só a vitória interessava, mais a tática de gol-linha não deu certo e no minuto final ainda sofreu um gol, dando números finais a partida (3 a 1) e a taça ficou com a equipe da Gavea.

Mirim derrota o Fluminense e conquista o título Carioca de Futsal


Na manhã deste domingo (17/07), os vascaínos da categoria mirim (sub-13), conquistaram o título do Campeonato Carioca de Futsal, após derrotar o Fluminense por 2 a 0 no tempo normal, e vencer também na prorrogação por 1 a 0. Os gols da vitória foram marcados por Léo, Linnick e Andrey.

O jogo

Os vascaínos que haviam perdido o primeiro jogo da final por 6 a 1, precisavam da vitória no segundo jogo, para levar a partida para a prorrogação, e assim, ter chance de conquistar o título do Campeonato Carioca da categoria.

Aos 14 minutos, o Vasco levou a melhor. O garoto prodígio “pet” lançou para Linnick na medida e o cruzmaltino bem posicionado, abriu o placar: Vasco 1x0 Fluminense.
Matheus “pet”, que estava realizando um “partidão”, marcou o segundo gol do jogo. Após cruzamento de Andrey, o cruzmaltino chutou bonito: Vasco 2x0 Fluminense.

No final da partida, “Pet”, sofreu falta dura e o jogador adversário foi expulso. Com a vitória no tempo regulamentar, o Gigante da Colina conseguiu levar a partida para a prorrogação. No segundo tempo da etapa complementar, Andrey foi derrubado na área e o árbitro marcou o pênalti. Andrey bateu com firmeza e garantiu o título do Campeonato Carioca da categoria mirim para o Vasco.

Comandados pelo técnico Max, a categoria campeã do mirim atuou com: 1-Albero, 8-Matheus da Silva “Pet”, 4-Andrey, 10-Robinho (5-Linnick), 3-João Bernardo e 11-André Felipe.

Com regulamento debaixo do braço, sub-17 é campeão no tempo extra


Vencedor do primeiro confronto por 5 a 3, o Glorioso poderia perder por qualquer placar para o Fluminense que levaria a partida para a prorrogação, na qual teria a vantagem do empate. Por isso, quando a equipe sofreu gol aos 15 minutos da primeira etapa, continuou procurando incessantemente a vitória. A busca árdua alvinegra reservava armadilhas, que o time tricolor usou para marcar duas vezes faltando pouco mais de um minuto para o fim da etapa inicial. No segundo tempo, o Fluminense ainda ampliou 4x0.

Mas enganava-se aquele que pensava que o Alvinegro estaria perdido na prorrogação depois da derrota no tempo normal. O Fogão marcou com Carlinhos 1x0, faltando dois minutos para o fim do segundo tempo extra. Logo em seguida, o Fluminense reagiu e empatou 1x1. E Renan aproveitando rebote de tiro livre batido por ele mesmo, faltando segundos para o fim da decisão , marcava o gol do titulo 2x1 .

Botafogo: Rubão, Lucas, Carlinhos, Sávio e Ryan. No banco: Bambam, Renan, Thomas, Daniel, Pablo, Zé e Matheus Moura.
Treinador: Maurício Souza

Sub-15 confirma favoritismo


Vitorioso no jogo de ida e dono de melhor campanha na competição, o Botafogo/Casa de España, atual campeão da Taça Brasil de Clubes da categoria, era, inegavelmente, o favorito para a final contra o Vasco no sub-15. Os adversários ainda tentaram equilibrar o clássico trazendo cinco jogadores de seu time de campo, campeão da Taça Guanabara Infantil, mas não foi o suficiente para evitar o título alvinegro no empate em 2 a 2.

Apesar da igualdade final, o Botafogo/Casa de España não chegou a ter seu título ameaçado em momento algum da partida. Tanto que abriu o placar com bela jogada individual de Ygor Mota ainda no primeiro tempo, depois de forte pressão sobre o rival. Na segunda etapa, Grafite fez incrível jogada e ampliou o marcador faltando 3 minutos para o fim. O Vasco ainda conseguiu empatar, mas já era tarde demais para ameaçar a festa alvinegra.

Botafogo: Gabriel, Ygor Mota, Gabrielzinho, Grafite e Lucas. No banco: Vinícius, Mayron, Pedrinho, Gustavo, Bibi, França e Índio.
Treinador: Alan Gomes.

Vasco vence e levanta a taça na sub-20


jogo começou com as duas equipes se estudando muito, mais foi o Vasco que buscou mais o ataque desde o inicio e aos 3 minutos Matheus abriu o placar. Mesmo com o placar desfavoravel a equipe do Botafogo continuava a cadenciar o jogo buscando o momento certo para chegar ao gol, já a equipe do Vasco passou a buscar o contra-ataque.

A estrategia da equie alvinegra deu mais resultado e com um oasse sensacional de Thiago Gama conseguiu marcar e dar números iguais ao placar.

No segundo tempo as duas equipes passaram a buscar o gol e a partida foi recheada de emoções, o Vasco chegou ao segundo gol e voltou a jogar no contra-ataque, enquanto a equipe do Botafogo partida para cima em busca do empate.

No final da partida o Vasco ainda perdeu um penalti, mais não havia mais tempo para nada e com o resultado de 2 a 1 levou a taça para São Januário.

Botafogo fica com a Taça no Adulto


Num jogo marcado por fortes emoções no final a equipe da Casa de España/Botafogo se sagrou campeã ao empatar no tempo normal e na prorrogação contra a USS/Vassouras. A equipe alvinegra saiu na frente, mais não conseguiu segurar o resultado e logo em seguida aconteceu o empate e apesar de várias oportunidades assim ficou o placar no primeiro tempo 1 a 1.

No segundo tempo o placar do primeiro tempo se repetiu (1 a 1) e no final as equipes já procuravam se poupar para a prorrogação, com os números no placar em 2 a 2 tudo seria decidido no tempo extra.

Na prorrogação o jogo começou a toda, as equipes buscavam a vitória de qualquer maneira. Com a vantagem de empate na prorrogação (as 2 equipes chegaram aos 34 pts na soma geral dos pontos, desta forma ficaram empatadas no critério técnico, tendo a Casa de España/Botafogo vantagem pelo confronto direto) a equipe do Humaita tinhas mais tranquilidade e assim chegou a estar vencendo por 2 a 0, com destaque para o gol de magrão que da sua quadra encobriu o goleiro da USS/Vassouras, fazendo talvez o gol mais bonito das finais.

Quando tudo parecia decidido a USS/Vassouras buscou forças e chegou ao empate com dois gols de Pezão, mais o resultado não foi o suficiente para tirar o título do Botafogo .

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bateria acerta sua transferência para o Inter Movistar


Bicampeão catarinense pela Krona/Joinville/DalPonte e campeão sul-americano sub 20 defendendo a seleção brasileira de futsal, o ala Bateria acertou sua transferência para o Interviú Movistar, da Espanha. Aos 20 anos, Bateria irá realizar o sonho de jogar no exterior.

A transação foi concretizada nesta sexta-feira (15/7), após o clube espanhol pagar a multa rescisória. Bateria tinha contrato com a Krona até dezembro deste ano. “Deixo a equipe para realizar um sonho profissional. Graças à visibilidade da Krona e ao trabalho exercido neste projeto, eu estou concretizando mais um objetivo hoje”, comentou o jovem atleta.

No Interviú Movistar, o ala irá atuar ao lado de craques como Betão e Schumacher. “É um momento único na carreira. Estou saindo de uma das potências do futsal brasileiro para atuar em um time pentacampeão mundial, como o Interviú. Quero manter o ritmo e continuar evoluindo, agora ao lado de todas essas estrelas”, disse.

Emocionado, Bateria ainda agradeceu ao apoio da diretoria e o carinho de toda torcida tricolor. “Sempre fui respeitado em Joinville. A cidade, a equipe e a torcida fazem parte da minha vida. Mesmo na Espanha estarei torcendo para a Krona continuar embalada na Liga”, afirmou.

Segundo o supervisor do time catarinense, James Veiga, o objetivo era contar com o atleta na sequência da temporada. “Tentamos segurá-lo, mas como a equipe espanhola pagou a multa rescisória e o atleta já tinha o sonho de iniciar uma carreira internacional, a transação foi confirmada”, revelou.

Feliz pelo destaque internacional que a Krona vem ganhando, o dirigente ainda falou da formação de outros jogadores. “É valorizando as categorias de base, na formação de vários craques, que estamos trabalhando. Nosso projeto está visando à sustentabilidade, na descoberta e lapidação de novos talentos, como o Bateria”, concluiu.

O ex-jogador do Joinville se apresentará ao elenco do Interviú Movistar no início de agosto. Bateria estará disponível à imprensa nesta sexta-feira (15), às 17 horas, no ginásio da Univille. Antes de embarcar para a Europa, o ala promete visitar amigos e familiares em Palmitos (SC), cidade natal.

Brasil bate o Paraguai em Assunção


Assunção (Paraguai) - O Brasil venceu o Paraguai na noite desta sexta-feira (15/7), no ginásio do Clube Sol de América, em Assunção (Paraguai). Os hexacampeões mundiais não sucumbiram à pressão dos cerca de 4 mil torcedores que lotaram a praça esportiva e bateram os donos da casa por 3 a 1.

Os gols da partida foram marcados por Café, Carlinhos e Valdin para o Brasil, enquanto Rotella descontou para os rivais. Os dois países encerrarão a série de dois duelos no domingo (17/7), em Foz do Iguaçu (PR). O confronto ocorrerá no ginásio Costa Cavalcanti, às 10 horas, com transmissão ao vivo da Rede Globo.

O placar foi aberto com um belo gol do ala Café. Ele chutou de longe e acertou o ângulo superior direito do goleiro Espínola, aos 12min10. O segundo tento nasceu das mãos do goleiro Djony, que lançou para Jé. Ele dominou de costas para o gol e esperou a passagem de Carlinhos, que recebeu o passe e chutou forte, ampliando o marcador, aos 18min03.

Na etapa final, os paraguaios vieram para cima. O auge da pressão ocorreu após a expulsão do pivô Jé, que fez uma falta por trás, recebeu o segundo cartão amarelo e acabou excluído da partida, aos 28min33. Os visitantes, no entanto, mostraram uma boa postura defensiva e evitaram o tento mesmo com um homem a menos em quadra.

Porém, aos 32min07, Rotella escorou um cruzamento de Yiyi e diminuiu para os paraguaios, que logo em seguida tiveram o experiente Santander expulso, aos 34min10. Faltando um segundo para que os anfitriões tivessem o quinteto recomposto, Valdin escorou um passe na esquerda e fez 3 a 1 para o Brasil, aos 36min09, fechando o marcador.

Marcos Sorato, O "PIPOCA" será palestrante no estágio de Fernando Ferreti/ Santos FC


Está confirmada a presença do Treinador da Seleção Brasileira,Marcos Sorato,como palestrante no Estágio Fernando Ferretti/Santos F.C.,dia 27 de julho,as 15 horas no auditório do Conselho Deliberativo do Santos F.C.
O comandante da seleção nacional discorrerá sobre o tema "Aspectos da Preparação Tática no Futsal",prevista para durar 120 minutos.Será uma visão atualizada das estratégias mais usadas pelas principais seleções,há pouco mais de um ano do próximo mundial FIFA,a realizar-se na Tailândia no mês de novembro 2012.
Recentemente,nossa Seleção,comandada pelo competente Treinador,sagrou-se campeã do Torneio da China,superando todos os adversários e encerrando sua participação,goleando os donos da casa por 7 a 2.
Além desta renomada visita,você poderá aprender,na prática,direto ao ponto,como se faz e porque se faz,com umas melhores equipes do Futsal brasileiro(07 atletas na lista da próxima convocação) e sua consagrada Comissão Técnica,na Arena Santos uma das melhores do Brasil.
Esperamos por você !!!!
Maiores informações em www.ferrettifutsal.com

quinta-feira, 14 de julho de 2011

FUTSAL - Princípios básicos da Marcação Quadrante

http://www.youtube.com/watch?v=5GC0_NPflRk

Brasil encara o Paraguai em Assunção


Foz do Iguaçu (PR) - O Brasil abre o Desafio Internacional de Futsal na noite desta sexta-feira (15/7), quando enfrentará o Paraguai no primeiro dos dois confrontos previstos para este final de semana, em partida marcada para as 21h, horário de Brasília, no ginásio do Clube Sol de América, em Assunção, no Paraguai.

Este será mais um dos confrontos entre Brasil e Paraguai na história. Com apenas uma derrota na história do confronto, justamente na final da Copa do Mundo de Futebol de Salão em 1988, na Austrália, por 2 a 1, diante dos paraguaios, o selecionado brasileiro segue buscando manter a hegemonia desta história.

No último confronto entre ambos, o Brasil conquistou vitória por 5 a 3 no Grand Prix de Futsal do ano passado, em Anápolis (GO). E Marcos Sorato, técnico brasileiro, se recorda bem desta partida, que foi realizada no Ginásio Internacional Newton de Faria, pelas semifinais da competição.

“O time do Paraguai já demonstrou ser muito qualificado tecnicamente falando, já que se formos buscar num passado recente, foi a única equipe que conseguiu marcar três gols diante de nós no Grand Prix do ano passado. Dois destes gols foram marcados no um contra um, ou seja, trata-se de uma equipe habilidosa”, disse o técnico brasileiro.

Ele ressalta, porém, que as duas partidas deste final de semana deverão ser mais equilibradas ainda. “Neste jogo o time paraguaio está mais qualificado que no Grand Prix. Eles se reforçaram trazendo os seus melhores jogadores que atuam na Itália e, além disso, contam com a supervisão técnica de Fernando Ferreti, que em minha opinião é um dos melhores técnicos do mundo”, ressaltou Sorato.

Diante de um adversário forte no ataque, a atenção brasileira com a defesa deve ser grande. “Nossa postura defensiva tem que passar por melhoras, pois perdemos um pouco desta força nos últimos jogos. Nosso trabalho passa exatamente por este ponto: ter uma defesa forte, para sair com tranquilidade no ataque. E, diante do Paraguai, creio que teremos um excelente teste nesse quesito”, finalizou Sorato.

O Paraguai já treina há três semanas para este confronto. O técnico Francisco Carosini contará com o que melhor tem em mãos. O capitão Carlos Chilavert destaca a importância do primeiro jogo para os paraguaios.

“Este encontro é ideal para medir o potencial de nossa equipe. Passamos por três semanas de trabalho árduo. Nosso grupo de jogadores é formado por atletas de alto nível que chegaram do exterior e creio que, sem nenhuma dúvida, serão dois grandes espetáculos”, disse o atleta paraguaio.

Seleção Brasileira já está no Paraguai

Foz do Iguaçu (PR) - A Seleção Brasileira de Futsal já está em Assunção, capital paraguaia, para o primeiro confronto do Desafio Internacional de Futsal, que ocorrerá na noite desta sexta-feira (15/7) no Ginásio do Clube Sol de América, a partir das 21h, horário de Brasília.

O time brasileiro chegou à Assunção no final da tarde desta quinta-feira e se concentrou para a partida. A delegação participa de um jantar de boas-vindas nesta noite e treina apenas na manhã de sexta-feira no local da partida, para reconhecimento de quadra, a partir das 10h.

A delegação do Brasil seguiu completa para a partida. Falcão que ficou de fora de alguns treinos durante a semana, mas que participou da última atividade realizada no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, seguiu junto do time.

Outra dúvida era a presença de Jackson, que sentiu dores no penúltimo treino brasileiro em Foz do Iguaçu e foi poupado da última atividade, realizada na manhã desta quinta-feira. Ele, porém, está se recuperando bem e deverá ir para o jogo.

A Seleção Brasileira de Futsal volta à Foz do Iguaçu na manhã do sábado, para a segunda partida que ocorrerá no domingo pela manhã, no Costa Cavalcanti.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Willians relembra que técnicas de futsal o ajudam na roubada de bola


Volante do Flamengo responde perguntas dos internautas e comenta
conversa que o técnico Vanderlei Luxemburgo teve com os jogadores

Autor do gol da vitória do Flamengo sobre o Fluminense no último domingo, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, o volante Willians participou do programa “Arena SporTV” desta segunda-feira e respondeu à cinco perguntas enviadas por internautas. Além de comentar o polêmico lance entre Airton e Souza, o jogador aifrmou que os anos de futsal o ajudaram muito na técnica de roubada de bola.

O volante revelou ainda o teor da conversa que o técnico Vanderlei Luxemburgo teve com o time após uma série de quatro empates, na quinta rodada do Brasileirão. Depois do papo, o Flamengo acumula quatro vitórias consecutivas.

- Ele reuniu o grupo e disse que precisamos fazer gols e pontuar, para não ficar muito atrás. Agora estamos na cola do Corinthians, não podemos deixar eles dispararem na frente, nem os outros times chegarem na gente – afirmou.

Confira abaixo as perguntas dos internautas:

Matheus Leite – (@Matheus99Leite) – O futsal que ajudou você a roubar bolas?

Willians - O futsal me ajudou muito. Esses botes malucos que eu dou, eu aprendi jogando no salão, que tem que ser rápido, habilidoso e fazer marcação individual. Ajudou muito na minha arma secreta (risos).

Fernando Julio – (@fjcoiffeur) – Sua função sempre foi essa de volante?

Willians - Sim, sempre fui volante, desde o Santos em 2005 (onde jogou nas categorias de base antes de se transferir para o Santo André em 2008).

Reginaldo Teles (@rtlteles) – Você ainda sonha em conseguir uma vaga na seleção brasileira ou até em disputar a Copa 2014?

Willians - Acho que todos os jogadores pensam em jogar na Seleção Brasileira em algum momento. Não tive oportunidade agora, mas tenho esperança sim de jogar a Copa do Mundo em 2014.

Alan Carlos (@alanr1o) – Você ainda sonha em jogar na Europa?

Willians - Claro, tenho expectativa de jogar fora, acho que todo jogador tem e pode acontecer em breve.

Junior Silva – (@NunoSilva1980) – Você vê o time do Flamengo hoje mais maduro que o time campeão brasileiro em 2009?

Willians - Acho que o time está mais maduro, está sabendo assimilar tudo dentro de campo, mais completo. Temos um técnico competente, de talento, que é o Luxemburgo. Ele conversa muito com a gente. O grupo é muito bom, está sabendo administrar o que construimos dentro de campo.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Selecionando o Ataque


Após ler artigo escrito por Wilton Carlos Santana, nomeado “Antídoto do contra-ataque”, o mesmo escreve sobre assunto recorrente no jogo de futsal: o contra-ataque e conclui que se há um antídoto, esse seria um uma seleção maior na formação do ataque.
Observando vários jogos da Liga Futsal, Campeonato Paulista da categoria principal e menor, conclui-se que os padrões adotados pelas equipes tem preocupações em equilíbrio entre ataque e defesa. O que diferencia os padrões utilizados e sua eficiência são os executantes deste padrão (jogadores). Por característica, os jogadores brasileiros na sua grande maioria não privilegia a manutenção da posse de bola e por diversas vezes fazem escolhas equivocadas, atacando e buscando o gol de qualquer forma, essa ação têm como reação contra-ataque que os pegam em desvantagem numérica.
Dentro desta proposta saber atacar de forma mais seletiva com certeza é um antídoto para não sofrer contra-ataques, mais como mudar este comportamento inerente ao jogador brasileiro? Muito complicado,quando menos esperamos sai uma finta, um passe em hora e local inapropriado do jogo. Passamos então a praticar a marcação de contra-ataque, com o objetivo de anular essa ação o que é mais difícil, pois defender com inferioridade numérica requer êxito na indução do adversário para uma situação de dificuldade e contar com a qualidade do adversário na finalização.
Temos várias opções de jogo, dentre elas jogar apenas no contra-ataque, vemos isso principalmente em equipes com nível técnico inferior ao seu adversário e por vezes tem êxito. Nas finais da competição Paulista nas categorias sub 15 e 17, observamos várias equipes que utilizavam deste artifício, abdicando da posse de bola para montar a defesa e tentar pegar o adversário em desvantagem numérica.
Sendo assim o jogo de futsal, passa a ser de ataque e contra-ataque, penso que mesmo com estratégias elaboradas onde pensamos no equilíbrio das ações, quem decidirá essa situação será o jogador, a tentativa é fazer com que o atleta se torne eficiente e consiga selecionar o ataque. Com atletas que trabalho é comum comparar o jogo de futsal com o basquete. Na tentativa de fazer com que elaborem o ataque e tenham a manutenção da posse de bola, diferencio um do outro, mostrando que no primeiro temos o tempo que quisermos para atacar já no basquete temos um tempo pré- estabelecido pela regra. Desta forma, atacar de forma equilibrada dependerá única e exclusivamente da leitura que o atleta faz do jogo e a situação que se apresenta em sua frente.
Postado por Prof º Esp. Hugo L. A. Arnold

Fernando Ferreti prestigia decisão no sub-11


Na decisão do Campeonato Metropolitano sub-11, em que o Corinthians venceu o Santos pela contagem de 2 x 1, o clássico ocorrido em SP no último sábado (9), teve uma atração a mais: o técnico da equipe principal, Fernando Ferreti, que foi convidado a fazer a entrega de troféu e medalha aos "Meninos da Vila".

"É muito bom ver que o trabalho de base do Santos FC está sendo bem feito. Observei grandes jogadores, que tem um potencial enorme para o futuro. Fico feliz em acompanhar o futuro do Futsal e também deste celeiro para o futebol brasileiro", declarou o treinador ao site do Peixe.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Confira os campeões e vice das Menores - série ouro


Confira os campeões do Campeonato Metropolitano 2011 Menores série ouro.

SUB-9
Campeão - SC Corinthians Paulista
Vice-campeão - Elite Itaquerense

SUB-11
Campeão: SC Corinthians Paulista
Vice-campeão: Santos

SUB-13
Campeão: SC Corinthians Paulista
Vice-campeão: Juventus

SUB-15
Campeão: Circulo Militar
Vice-campeão: Palmeiras

SUB-17
Campeão: São Paulo Futebol Clube
Vice-campeão: Círculo Militar

Resultados

No ultimo domingo 10/7 se realizou no ginásio do Miécimo da Silva a primeira partida das finais do Campeonato Carioca de Futsal 2010 .

Sub 11 - Flamengo 3x0 Vasco
Sub 13 - Fluminense 6x1 Vasco
Adulto - Botafogo 1x1 Vassouras
Sub 9 - Flamengo 3x2 Vasco
Sub 20 - Vasco 2x2 Botafogo
Sub 17 - Fluminense 3x5 Botafogo
Sub 15 - Botafogo 2x0 Vasco

Unochapecó é tricampeã Mundial de Clubes Feminino

A equipe do Unochapecó derrotou sua rival espanhola na noite deste domingo (10), em Algarve, Portugal e conquistou o tricampeonato da Taça das Nações 2011.

A campanha

Fase de classificação
Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora/Female 8 x 1 Padernense Clube
Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora/Female 13 x 0 Novasemente GD

Semifinal
Unochapecó 10 x 4 Avintenses

Final
Unochapecó 3 x 0 Atlético de Madrid

sábado, 9 de julho de 2011

Poker acerta contratação de Rogério


O Poker/PEC (RJ) anunciou neste sábado (9/7) um reforço para a sequência da Liga Futsal 2011. O novo contratado é o experiente goleiro Rogério, de 37 anos, campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2008 e que estava no futsal do Azerbaijão.

Rogério chega ao novo clube na próxima semana e já inicia a preparação com o grupo para a estreia na segunda fase da competição, que começa no próximo dia 25 de julho. No grupo C da Liga, o time fluminense terá pela frente a Intelli/Orlândia (SP), São José/Vale Sul Shopping (SP) e Hipper Freios/Unisul (SC).

O novo goleiro do Poker chega indicado por Lenísio, companheiro de clube e Seleção. “Atuamos juntos na Seleção e no Atlético Mineiro. Nos tornamos amigos e temos uma admiração mútua. Além dele, tem o Vander Carioca, que é fenomenal e os garotos Amadeu e Ian, que atuaram comigo em Sergipe”, relembra.

Rogério começou a jogar em sua terra natal, a cidade de Simão Dias, no interior de Sergipe. NO futsal pernambucano, ele ganhou projeção e chegou ao Atlético Mineiro em 1998, quando foi vice-campeão da Liga e recebeu a primeira convocação para a Seleção Brasileira. No ano seguinte, ainda no Galo, conquistou o primeiro título da Liga e, no ano seguinte, terminou novamente em segundo.

Feliz por voltar ao Brasil, Rogério se diz pronto para atuar e mostrar que, aos 37 anos, ainda tem condições de jogar em alto nível. “As pessoas esquecem muito rápido de um passado recente. Mas cá estou eu, pronto para jogar novamente no meu país, num time grande, disputando uma Liga”, finaliza.

Informações – Daniel Gondim/CBFS

Chupetinha (Semifinal) - resultados

Jogo Unico
Local : América F.C

-Fluminense 3x0 Marabu

-Vasco da Gama 8x1 Piedade T.C

No proximo sabado decidem o titulo do Campeonato Carioca Fluminense x Vasco .

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Preparação física tem atenção especial em Foz do Iguaçu


Foz do Iguaçu (PR) - Reunida em Foz do Iguaçu (PR), a Seleção Brasileira de Futsal iniciou nesta sexta-feira (8/7) uma série de treinamentos de cerca de sessões antes de enfrentar o Paraguai, em dois amistosos nos dias 15 e 17 deste mês, respectivamente em Assunção (Paraguai), e Foz do Iguaçu.

A programação foi alterada pela comissão técnica do Brasil, que pensou em otimizar o tempo que terá junto para entrosar a equipe que deve compor a base para a disputa do 7º Grand Prix de Futsal. “Decidimos por não fazer as avaliações físicas, já que perdemos duas sessões de treinos, em decorrência dos atrasos na chegada de alguns atletas aqui em Foz do Iguaçu”, comentou o preparador físico, João Carlos Romano.

“Nenhum treino será apenas físico. Todas serão combinadas, mesmo aquelas sessões de trabalho de força, que serão realizadas em uma academia e depois serão direcionadas para a quadra, onde serão complementadas com a parte tática compatível, com a carga ministrada anteriormente”, destacou Romano.

A comissão técnica priorizará os trabalhos técnicos e táticos, mas não deixará de lado a parte física dos atletas. “Os trabalhos físicos estarão restritos praticamente ao aquecimento, em que temos cerca de 25 minutos para trabalhar. Este tempo será primordial, uma vez que temos aqui jogadores que nunca estiveram juntos”, explicou Romano.

Incremento
A partir de agora, o preparador físico do Brasil conta com um auxiliar. Mário Raulino que é o preparador físico da Copagril/Faville/DalPonte e que trabalhou com Romano nesta mesma função na Malwee Futsal até a temporada passada passa a integrar a comissão técnica brasileira.

“Trouxemos o assistente para incrementarmos a área, assim como ocorre nos outros setores da Seleção Brasileira. Preenchemos esta lacuna e isto nos dará respaldo, quando tivermos, por exemplo, duas equipes em atividade ao mesmo tempo, como o sub-20 ou a seleção feminina”, disse Romano.

João comenta que nesta convocação há também a presença de mais um profissional para auxiliar. “Temos aqui também um fisiologista, o Francisco Morgado, que ajudará nos controles fisiológicos, bioquímicos e dos treinamentos propriamente ditos. Assim podemos repassar ao técnico Marcos Sorato que caminho podemos seguir nesses treinos que teremos pela frente”, disse.

Brasil inicia treinos em Foz do Iguaçu


Foz do Iguaçu (PR) - A Seleção Brasileira de Futsal realizou no inicio da noite desta sexta-feira (8/7) seu primeiro treinamento em Foz do Iguaçu (PR). O time se apresentou nesta quinta-feira (7/7) no interior paranaense, ganhou o dia de descanso, mas trabalhou duro na sessão que abriu os trabalhos para os dois amistosos diante do Paraguai, nos dias 15 e 17 deste mês.

A atividade ocorreu no ginásio Costa Cavalcanti, que abrigará o duelo do dia 17, às 10 horas – o confronto do dia 15 será na capital paraguaia. Durante cerca de 1h30 os jogadores realizaram um treino tático, com ênfase na parte defensiva.

Todos os 15 atletas convocados participaram da atividade. “Foi uma atividade com uma boa intensidade, mas sentimos os atletas ainda um pouco pesados, em decorrência da viagem que realizaram, mas isto é normal”, destacou o auxiliar técnico Vander Iacovino.

O Brasil volta a treinar neste sábado (9/7), em dois períodos no ginásio Costa Cavalcanti. Primeiro às 10 horas, depois às 17 horas.

Liga Sudeste será em Montes Claros

A cidade de Montes Claros, em Minas Gerais, receberá a Liga Sudeste de Futsal. A competição será realizada entre os dias 10 e 14 de agosto, no ginásio Poliesportivo Presidente Tancredo Neves, e reunirá seis equipes.

V&M Minas (MG), Praia/Pepsi/Velox (MG), AABB (SP). Wimpro (SP), Casa de España (RJ) e USS/Vassouras (RJ) duelarão pelo título do torneio, que levará o campeão para a disputa da Superliga 2012, competição que abre a temporada do futsal brasileiro. Pelo regulamento, as seis equipes estão dispostas em um só grupo e se enfrentam em turno único. Quem fizer mais pontos será o vencedor.

A rodada de abertura terá três confrontos. O primeiro jogo, às 16 horas, reunirá Wimpro e Casa de España. Às 17h30, duelam Praia e AABB, e, às 19h30, Minas e USS/Vassouras encerram o primeiro dia de competições.

São Paulo é o estado mais vencedor da competição, mas Minas Gerais têm a chance de igualar o número de conquistas. São três títulos paulistas com Intelli/Topper em 2005, Santa Fé/Funec/Tatuibi em 2006 e S. E. RCG/Garça, em 2007. Já os mineiros conquistaram o troféu em 2009 e 2010, ambos com o V&M Minas (MG).

Jovens do Santos querem aproveitar as oportunidades


Considerado um dos principais times do futsal brasileiro atual, para não falar o principal, o Santos/Cortiana conta com um elenco recheado de craques. Falcão, Valdin, Deives e Índio são alguns dos destaques. Mesmo diante de tamanha concorrência, o experiente treinador Fernando Ferretti não tem deixado de oferecer oportunidades aos mais jovens.

“O Ferretti sempre deu chances aos atletas mais novos, desde a época da Malwee, onde eu comecei a atuar no grupo principal. Quando a oportunidade surge, é preciso agarra-la”, revelou Gava, de 20 anos, último capitão da seleção brasileira de futsal sub 20, que foi campeã sul-americana na Colômbia no ano passado.

Além de Gava, que entrou como titular na derrota para o Atlântico na última rodada da primeira fase da Liga 2011 e tem atuado com mais frequência no Paulistão, o elenco principal santista conta com outros jovens valores, como: Gustavo (20), Alan (20), Bruno Taffy (21), Thiago Carioca (18) etc.

Para a segunda fase da competição nacional, onde o Santos enfrentará Copagril, Minas e Suzano (grupo A), as oportunidades para os jogadores menos experientes certamente serão mais raras, mas não impossíveis. Ainda de acordo com o fixo Gava, o importante é não deixar de trabalhar forte.

“Nós, os mais jovens, temos que seguir os mais experientes, que estão todos focados. Não podemos seguir outra linha, até porque é assim que tem dado certo. As chances agora serão mais remotas, mas se surgir alguma espero contar com a confiança da comissão técnica novamente”, concluiu o camisa 6 santista.

Com 57 pontos em 22 partidas disputadas (86,36% de aproveitamento), o time do Santos/Cortiana foi o dono da melhor campanha da fase classificatória da décima sexta edição da Liga Futsal. O alvinegro praiano só perdeu a invencibilidade na última rodada, quando foi superado na quarta-feira (6), por 4 a 2, pelo Atlântico.

Campeonato Carioca - Finais

Jogo 1 - FINAIS
Local : Miécimo da Silva (Campo Grande)

Programação:

Sub 11 - Flamengo x Vasco (9h)
Sub 13 - Fluminense x Vasco (10H)
Adulto - Vassouras x Botafogo (11h)
Sub 9 - Flamengo x Vasco (12:30)
Sub 20 - Botafogo x Vasco (13:30)
Sub 17 - Fluminense x Botafogo ( 15h)
Sub 15 - Botafogo x Vasco (16:30)

A importância da Derrota


Penso que todo mundo procura ver a derrota como o fim de tudo, o principal motivo de frustração, é uma coisa que muitos encaram de forma negativa somente. Não estou dizendo que é bom perder, que perder sempre é bom, claro que não, pois nós sempre somos cobrados por resultados positivos, mas é importante que uma ou outra vez nós tenhamos algum tropeço, principalmente para perceber que nada é perfeito, por maior que seja a qualidade do elenco.
A derrota nos faz refletir muito, pois é através dela que observamos os principais erros, até porque muitas vezes após uma vitória algumas falhas ficam sem aparecer, dai então a importância de uma derrota. É importante que saibamos lidar muito bem com a derrota para que possamos convencer nossos comandados sobre esta, porque os atletas quase sempre nas derrotas eles ficam “para baixo”, desmotivados, surge, às vezes, uma fresta de duvidas em relação ao potencial do time, exatamente por isso, os técnicos precisam saber lidar muito bem com as derrotas.
A derrota serve para nos ensinar que: “sempre caímos para aprender a ficar de pé” e cada passo que recuamos pode ser o que nos faz ir mais longe da próxima vez que andarmos para frente, pois teremos mais cuidados com os mínimos detalhes que podem decidir um jogo. Estar preparado para vitória e para derrota é muito importante para o sucesso de uma equipe, pois muitas vezes precisamos analisar não somente a derrota, mas sim o Valor da derrota, se ela é contra uma equipe muito forte e que realmente já era previsto, se é uma derrota de inicio de campeonato, ou uma derrota que lhe tira de um campeonato, assim por diante. É preciso analisar qual é a situação que a derrota lhe deixou e quanto ela custou para que se faça um balanço dela.
Então, concluindo, devemos sempre termos em nossas mentes quais as possibilidade de um jogo, torneio, etc, para que ao final de cada partida possamos lidar com a situação frente a nossos atletas, seja na vitória ou seja, principalmente, na derrota, porque é o momento mais delicado para se dizer as coisas e falar, então se nós treinadores não tivermos bons argumentos nossos atletas poderão se deixar abalar por uma simples derrota e isso irá afetar o andamento da equipe durante outros jogos.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Campeonato Carioca Sub 7 - Semifinal

Campeonato Carioca Sub 07
SEMIFINAL
Local : América F.C Data 9/7/11

Jogo 1 - Fluminense F.C x S.C Marabu (10h)

Jogo 2 - C.R.Vasco da Gama x Piedade T.C (11h)

Parte do elenco brasileiro já está em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu (PR) - Aos poucos a delegação da Seleção Brasileira de Futsal vai se compondo em Foz do Iguaçu (PR). Os primeiros atletas e membros da comissão técnica se apresentaram na tarde desta quinta-feira (7/7), no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
Os hexacampeões mundiais ficarão concentrados na cidade até o próximo dia 17, quando enfrentam o Paraguai, encerrando o período de treinos e amistosos.
Além das sessões de treinamento, o time terá dois amistosos diante dos paraguaios, o primeiro deles ocorrendo em Assunção, no Paraguai, no dia 15. O elenco verde-amarelo conta com 15 convocados, dos quais, oito já estão concentrados em Foz do Iguaçu. As atividades terão início nesta sexta-feira (8/7).
O restante do elenco, incluindo o técnico Marcos Sorato, se apresenta no final da noite, completando o grupo, que conta, em sua maioria, com atletas que atuam em clubes brasileiros. São 12 jogadores que jogam em território nacional. Rússia, Irã e Kuwait contam com um representante cada de seus clubes na equipe.

Desafio Internacional de Futsal – Brasil x Paraguai
Jogo 1
Data: 15/7 - Sexta-feira
Local: Assunção (Paraguai) - Ginásio Poliesportivo da Secretaria Nacional de Esportes

Jogo 2
Data: 17/7 - Domingo
Local: Foz do Iguaçu (PR) - Ginásio Costa Cavalcante

Lista de convocados
Goleiros
Djony - Santos/Cortiana (SP)
Guitta - Intelli/Orlândia (SP)
Léo Oliveira - Copagril/Faville/DalPonte (PR)

Fixos
Carlinhos - Carlos Barbosa (RS)
Ciço - Foolad Mahan & Firooz Sofeh (Irã)
Neto - Santos/Cortiana (SP)

Alas
Falcão - Santos/Cortiana (SP)
Cabreúva - Atom Sporting (Kuwait)
Café - Krona/Joinville/DalPonte (SC)
Jackson - Santos/Cortiana (SP)
Murilo - Krona/Joinville/DalPonte (SC)
Valdin - Santos/Cortiana (SP)

Pivôs
Fernandinho - Dínamo Moscou (Rússia)
Jé - Santos/Cortiana (SP)
Lenísio - Poker/PEC (RJ)

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Inscrições abertas para 12ª edição de estágio para treinadores de Futsal com o técnico do Santos FC, Fernando Ferretti


Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do curso do técnico da equipe de Futsal do Santos FC/Cortiana Plásticos, Fernando Ferretti, para treinadores da modalidade. Durante o estágio, que será realizado entre os dias 21 e 30 de julho, o comandante santista trará aos professores palestras e os levará ao dia-a-dia do time de Falcão e Cia. Será a segunda vez que o curso será ministrado em Santos (SP). Em janeiro, cerca de 65 pessoas participaram da atividade realizada em treinamentos na Arena Santos, no Centro Universitário Lusíada e no CT Rei Pelé. “São mais de 500 profissionais da área, que vieram aperfeiçoar seus trabalhos neste curso. Posso dizer que os resultados nestas 11 edições foram muito satisfatórios para todos”, disse o treinador santista. As inscrições e as informações sobre custos, hospedagem e metodologia do curso para treinadores de Futsal do técnico Fernando Ferretti podem ser obtidas na página:

www.ferrettifutsal.com

Explorando Pedagogicamente as Regras do Futsal – Um Estudo sobre a Quadra de Jogo

Quais são as regras do Futsal? Essa é a pergunta mais freqüente de muitos professores iniciantes na modalidade e às vezes, até mesmo, de professores experientes.
No entanto, buscar a simples explicação do que são as regras podem nos montar algumas armadilhas pedagógicas, pois podemos ficar presos às suas limitações impostas, e assim cairmos numa metodologia de ensino baseada nas regras e não no jogo, o que nos remete para o ensino única e exclusivamente do jogo de regras formais, mesmo num processo de iniciação.
Ora, mas não se faz necessário basearmos nas regras do jogo para podermos ensiná-lo? Claro que sim, porém, isso não pode limitar nossa ação pedagógica.
Então, trago um novo questionamento, que espero que venha a ser, a partir de agora, o questionamento a ser feito pelos professores de Futsal: como explorar as regras da modalidade dentro de minhas aulas?
Inicio, com este artigo que pretendo ser uma série de textos para discutir as regras e suas possibilidades para uma perspectiva pedagógica, iniciando a discussão sobre a quadra de futsal.

Onde encontro as Regras do Futsal?
Como base para a apresentação das regras, utilizarei o site da CBFs, no link a seguir – neste link será possível ver na íntegra todas as regras do Futsal –http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/LivroNacionalRegras2011/index.html
A Quadra de Jogo (Fonte: CBFS)
Regra 1. A Quadra de Jogo
1.1 A quadra de jogo (ver fig. 1) A quadra de jogo será um retângulo tendo um comprimento mínimo de 25 metros e máximo de 42 metros e a largura mínima de 16 metros e máxima de 25 metros e consiste de duas áreas de gol e uma área de jogo. Os lados maiores são chamados de linhas laterais e os lados menores são chamados de linhas de gol (entre os postes da baliza) ou linhas de fundo (em ambos os lados da baliza).

2.1 Marcação da quadra
Todas as linhas demarcatórias da quadra deverão ser bem visíveis, com 8 (oito) centímetros de largura e pertencem as zonas que demarcam.
a) As linhas limítrofes de maior comprimento denominam-se linhas laterais e as de menor comprimento linhas de meta;
b) Na metade da quadra será traçada uma linha divisória, de uma extremidade a outra das linhas laterais, eqüidistantes às linhas de meta;
c) As linhas demarcatórias da quadra, na lateral e no fundo, deverão estar afastadas no mínimo 1(um) metro de qualquer obstáculo (redes de proteção, telas, placas de propagandas, grades ou paredes);
d) O centro da quadra será demarcado por um pequeno círculo com 10 (dez) centímetros de raio, situado no meio da linha divisória;
e) Ao redor do pequeno círculo será fixado o círculo central da quadra com um raio de 3 (três) metros.

2.2 Área Penal
A área penal, situada em ambas as extremidades da superfície de jogo, será demarcada da seguinte forma:
A 6 (seis) metros de distância de cada poste de meta, parte externa, haverá um semicírculo perpendicular à linha de meta que se estenderá ao interior da quadra com um raio de 6 (seis) metros. A parte superior deste semicírculo será uma linha reta de 3,16 metros, paralela a linha de meta, entre os postes. A superfície dentro deste semicírculo denomina-se área penal. A linha curva que marca o limite exterior da área penal denomina-se como linha da área penal e faz parte da área.
2.3 Penalidade Máxima
A distância de 6 (seis) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta e assinalada por um pequeno círculo de 10 (dez) centímetros de raio, será marcado o respectivo local para a cobrança da penalidade máxima.
À distância de 5 (cinco) metros da marca do tiro livre para a direita e para a esquerda, serão feitas marcas, para sinalizar a distância mínima que os jogadores podem ficar na cobrança dos tiros livres dos 10 (dez) metros. A largura dessas marcas é de 8 (oito) centímetros.
2.4 Tiro Livre sem Barreira
A distância de 10 (dez) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta, serão marcados retângulos de 10 (dez) por 8 (oito) centímetros, de onde serão cobrados os tiros livres sem barreira.
2.5 Tiro de Meta
Nos quatro cantos da quadra, no encontro das linhas laterais com as linhas de meta serão demarcados 1/4 (um quarto) de círculo com 25 centímetros de raio, de onde serão cobrados os tiros de canto. O raio de 25 centímetros partirá do vértice externo do ângulo formado pelas linhas lateral e de meta até o extremo externo da nova linha.
2.6 Zona de Substituição e Área Técnica
1. É o espaço determinado na linha lateral , do lado onde se encontra a mesa de anotações e cronometragem, iniciando-se a uma distância de 5 (cinco) metros para cada lado, partindo da linha divisória do meio da quadra, onde inicia a zona de substituição. Para cada zona haverá um espaço de 5 (cinco) metros, localizado em frente ao banco de reservas das equipes, identificados com linhas de 80 (oitenta) centímetros por 8 (oito) centímetros de largura, ficando 40 (quarenta) centímetros no interior da quadra e 40 (quarenta) centímetros para fora da quadra. Este espaço de 5 (cinco) metros situado entre estas linhas de 80 (oitenta) centímetros os jogadores deverão entrar e sair da quadra por ocasião das substituições. O espaço a frente da mesa do anotador e cronometrista com 5 (cinco) metros de cada lado da linha divisória do meio da quadra deverão permanecer livres.

2.7 Metas
As metas serão colocadas no centro de cada linha de meta. Serão formadas por dois postes verticais separados em 3 (três) metros entre eles (medida interior) e ligados por um travessão horizontal cuja medida livre interior estará a 2 (dois) metros do solo.
a) A largura e espessura dos postes e do travessão serão de 8 (oito) centímetros e quando roliços terão o diâmetro de 8 (oito) centímetros;
b) Os postes e travessão, poderão ser confeccionados em madeira, plástico, ferro ou material similar e pintados em cores contrastantes com a quadra de jogo;
c) Serão colocadas redes por trás das metas e obrigatoriamente presas aos postes, travessão e aos suportes de sustentação junto ao solo. Deverão estar convenientemente sustentadas e colocadas de modo a não perturbar ou dificultar a ação do goleiro. As redes serão de corda ou náilon, em material resistente e malhas de pequena abertura para não permitir a passagem da bola;
d) A profundidade da meta ficará na parte externa da superfície de jogo, sendo no mínimo 80 centímetros na parte superior e de 100 centímetros ao nível do solo

2. Possibilidades de Exploração Pedagógica do Espaço de Jogo:
O jogo coletivo tem como característica básica a existência de um campo de jogo, onde se disputa o jogo.
A regra do Futsal descreve uma necessidade bastante difícil de ser encontrada no nosso dia a dia: uma quadra de 40m x 20m.
Dessa forma, as adaptações de espaço passam a ser fundamentais para que consigamos êxito pedagógico, ficando claro que, mesmo sendo uma necessidade formal para que o jogo oficial ocorra, nós, como pedagogos da modalidade temos que saber explorar necessidade de espaços diferenciados.
Em jogos com espaços variados, por exemplo, dentro de uma perspectiva de aula/treino integrado – trabalhando todas as capacidades físicas, técnico, táticas, mentais, inter-relacionais, emocionais etc.. – temos a possibilidade de variar o grau de estimulo da cognição do aluno na busca de respostas às dificuldades que o espaço variado o proporciona, variando a intensidade de carga física, além de podermos utilizar diferentes formas de jogo para explorar diferentes conceitos técnico-táticos (marcação individual ou em zona, passes habilidosos, finalizações ao alvo em diferenoltes situações e etc..).
Também se torna um momento propício para avaliação das relações interpessoais em quadra (ver se algum aluno é isolado pelo grupo, às vezes por um déficit de habilidade gerada por muitos fatores – maturidade biológica cognitiva relativa os desenvolvimento biológico um pouco atrasado em relação à idade, gerando falta de confiança entre os coleguinhas; o fato de o grupo ser formado por uma “panelinha” da qual aquele aluno não faz parte; etc..).
Jogos de passes, como passa 10 em espaços pequenos dificultam as equipes em posse de bola, desafiando principalmente os princípios de manutenção da posse de bola; já em quadras mais espaçadas, passa a desafiar as equipes que estão sem a posse da bola, para lutar coletivamente pela obtenção da posse de bola.
Essa dinâmica de criação de espaço continua valendo em caso de jogos com alvos.

Grupos da segunda fase estão definidos

A última rodada da Liga Futsal 2011, realizada nesta quarta-feira (6/7), definiu as últimas vagas e as respectivas posições dos dezesseis classificados para a sequência da principal competição do salonismo nacional. Agora, na próxima fase, os times classificados serão divididas em quatro grupos, que foram formados de acordo com a posição final de cada um.

Assim, de acordo com o regulamento da Liga 2011, o grupo A será composto pelo Santos/Cortiana (SP), primeiro colocado, pela Copagril/Faville/Dalponte (PR), oitava colocada, V&M Minas (MG), décima segundo, e Suzano/Drummond/Penalty (SP), décimo sexto.

No grupo B, estão Carlos Barbosa (RS), que terminou em segundo lugar, Gazin/Oi/Penalty (PR), sétimo colocado, São Caetano/Corinthians/Unip (SP), em décimo primeiro, e Peixe/Mazza (DF), décimo quinto.

Já a chave C será formada pela Intelli/Orlândia (SP), que foi a terceira colocada, o São José/ValeSul Shopping (SP), sexto colocado, Poker/PEC (RJ), décimo primeiro, e Hipper Freios/Unisul (SC), décimo quarto.

Por fim, o grupo D terá a Krona/Joinville (SC), quarta melhor classificada, o Diplomata/Muffatão/Cvel (PR), quinto colocado, o Atlântico Apti Uri Erechim (RS), nono classificado, e o Florianópolis Futsal (SC), décimo terceiro.

O sistema de disputa é simples. As equipes enfrentam-se em turno e returno dentro dos respectivos grupos. As duas melhores de cada chave garantem vaga na próxima fase, que será disputada em sistema de playoffs com partidas de ida e volta.

A primeira rodada será disputada no próximo dia 25 de julho, já que a Liga 2011 está de recesso por causa dos amistosos da Seleção Brasileira contra o Paraguai, que serão realizados nos dias 15 e 17 de julho, em Assunção, no Paraguai, e em Foz do Iguaçu (PR), respectivamente. A tabela completa será divulgada no próximo sábado (9/7).

São José Futsal “dribla a concorrência” e contrata goleiro Tiago


Contrariando todas as expectativas sobre o futuro do goleiro Tiago, a diretoria do São José Futsal (SP), anunciou o melhor arqueiro do mundo como principal reforço para o restante da atual temporada.

A definição de sua nova equipe aconteceu nesta semana em que o atleta se reuniu com diretores a fim de acertar um contrato satisfatório para ambas as partes.

“É uma honra trabalhar com o Ivan e o Firma [preparador físico]. Estar ao lado de profissionais competentes era justamente o que eu esperava desde que voltei. Na semana em que treinei com eles pude conferir a estrutura oferecida pelo clube e o nível dos jogadores da equipe. Então juntei as peças e vi que seria uma ótima oportunidade”, declarou Tiago.

A apresentação oficial do atleta está agendada para a próxima segunda-feira (11). Porém, o arqueiro só deverá estrear quando sua documentação estiver regularizada.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

ESTATÍSTICAS NO FUTSAL: Dados que fazem a diferença


Na última década em virtude da expansão tecnológica, o esporte em geral começou a receber uma atenção maior, no caso especifico do futsal, vários jogos televisionados com diversas câmeras posicionadas em torno da quadra, os profissionais começaram a assistir e gravar os jogos dos adversários e naturalmente surgiram diversos dados e estatísticas interessantes, que podem nortear o trabalho de uma equipe ou até mesmo mapear as qualidades e defeitos apresentados pelos sistemas de jogo.

Hoje além de termos um profissional responsável apenas pela parte de edição de imagem (Raphael Roel), o qual filma todos os nossos jogos e também dos adversários, realizamos também em tempo real as estatísticas individuais e coletivas de nossa equipe em todas as partidas, através dessa coleta possuímos um banco de dados amplo com informações detalhadas de todos os fundamentos.

Nos jogos as pessoas sempre me perguntam quais as informações coletadas e qual o objetivo, na verdade os “scouts” nome dado aos programas de estatísticas são bem específicos e no caso o preparador físico precisa estar preparado para realizar mudanças de acordo com a necessidade da equipe e/ou do treinador. Meu controle é totalmente flexível, em 2007 criei planilhas que agilizam e possibilita à anotação das informações necessárias, com o passar dos anos essas planilhas sofreram adaptações e ajustes para suprir a necessidade da equipe.

Um ótimo exemplo sobre a necessidade de flexibilidade eu vivencie na transição do futsal russo para o brasileiro, na Rússia o treinador utilizava apenas dois dados, desarmes e chutes, no entanto ele solicitava que eu mapeasse a localidade na quadra aonde eram executadas essas ações, já quando cheguei ao Corinthians precisei voltar a realizar um Scout mais complexo e que oferece uma infinidade de informações, então hoje verificamos os seguintes fundamentos e ações:

PASSES: divididos em certos e errados, sendo computados todos os passes errados ou interceptados e no caso dos acertos apenas os passes em evolução do ataque, desconsiderando passes simples e laterais, claro que precisamos ser críticos e avaliar que um passe lateral ou de retorno pode ser sim considerado um passe certo de acordo com a ocasião, um exemplo clássico é um passe do pivô quando recebe uma dobra de marcação. Além da quantidade calculamos também a somatório total dos passes e a porcentagem de acertos individual e coletivamente.

DESARMES: divididos em dois grupos, ofensivos e defensivos, sendo a metade da quadra o parâmetro de referência, além da soma total computamos também a média de desarmes por minuto jogado, dividindo o tempo que cada atleta jogou pela quantidade de desarmes realizados, afinal o atleta que joga mais tempo tem mais chances de realizar desarmes.Importante definir o conceito de desarmes, alguns profissionais contabilizam apenas a roubada de bola, no entanto nós classificamos como desarme qualquer interrupção do ataque adversário, por exemplo, um carrinho para travar um chute, afinal se não houvesse essa ação a bola iria para o gol então precisamos valorizar essa ação e postura defensiva.

CHUTES: são anotados os chutes para o gol e também para fora, analisando a quantidade total e também o percentual de acerto, descartados os chutes travados ou interceptados em sua execução.

TEMPO JOGADO E POSSE DE BOLA: controlamos todas as substituições para sabermos qual foi o tempo exato jogado por cada atleta e ainda conto com a ajuda de nosso fisiologista (David Cardoso) para cronometrar a posse de bola de nossa equipe durante toda a partida.

Além dessas informações ainda conseguimos marcar dados básicos como quantidade de faltas que são divididas em ofensivas, defensivas e sofridas, cartões amarelas e/ou vermelhos, gols e assistências, Importante evidenciar que sempre fazemos a divisão por períodos para sabermos e compararmos como foi o desempenho do primeiro para o segundo tempo. O principal objetivo desse texto é esclarecer diversas dúvidas sobre as informações coletadas nos jogos de futsal e principalmente valorizar a importância dessas informações, pois, através delas conseguimos detectar quais as características individuais e coletivas e principalmente ter valores reais quando precisamos exemplificar algum fundamento ou situação executado por nossa equipe.

Postado por Mauro Sandri

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Imperial Futsal vence e está na semifinal do Carioca


O Imperial Futsal bateu o Grajaú Country por 2 a 0 na noite desta sexta-feira, no ginásio Pedrão, em Teresópolis, com gols de Ramon e João. A equipe petropolitana apesar de ter mandado a partida longe de casa soube impor seu estilo de jogo ao adversário e alcançou a classificação para as semifinais do Campeonato Carioca. Agora o time de Petrópolis espera o vencedor de Botafogo e Cabo Frio, que se enfrentam neste sábado, para conhecer o seu adversário.
O treinador do time, Ney Marcos comemorou a vitória e a atitude da equipe. “Nós sabíamos que eles viriam com essa proposta de jogar marcando e saindo nos contra-ataques. Estudamos como fazer para furar esse bloqueio e deu certo. O time se portou bem e conseguimos a vitória. O time ainda acabou perdendo algumas oportunidades, mas estão todos de parabéns”, comemorou o treinador.
O primeiro jogo da semifinal será na próxima terça-feira e a equipe petropolitana vai treinar neste domingo e na segunda-feira, em preparação para o jogo decisivo.

O JOGO

Como já era esperado pela comissão técnica do Imperial, o time do Grajaú começou jogando na defesa marcando forte e tentando sair nos contra-ataques. A equipe petropolitana, mas habilidosa pressionava o adversário, tentando furar o bloqueio e dava mostras de que iria buscar a classificação até o fim.

A forte pressão do Imperial deu resultado logo aos seis minutos de bola rolando e Ramon abriu o placar para o time mandante; 1 a 0.

O gol animou os atletas do time da região serrana que seguia pressionando, mas devido a forte marcação e a maior concentração dos jogadores adversários no campo e defesa acabou desperdiçando muitas oportunidades, assim terminou o primeiro tempo com o Imperial na frente; 1 a 0.

A segunda etapa começou da mesma forma que terminou a primeira, o Grajaú tentava sair nos contra-ataques, mas era pouco eficiente e o Imperial, que mostrava superioridade, abriu o placar logo no início quando João acertou o gol adversário e ampliou a vantagem do Imperial Futsal; 2 a 0.

Depois de sofrer o segundo gol o time visitante precisou mudar sua postura e começou a tentar atacar os petropolitanos, para buscar pelo menos o empate e acabou dando espaços atrás. O time do Imperial passou a aproveitar os contra-ataques, porém seguiu perdendo gols, mas a vitória já estava praticamente garantida e o time precisou apenas administrar o placar.

UnoChapecó é tetracampeã da Liga Feminina

Caçador (SC) - A UnoChapecó/Ntozzo/Female (SC) é tetracampeã da Liga Futsal Feminina. O título da edição 2011 foi conquistado nesta quinta-feira (30/6) com uma vitória por 2 a 1 sobre o Kindermann/Uniarp/GGNet (SC) no ginásio do colégio Paulo Schieffler, em Caçador (SC), no segundo jogo da final da competição.

Com a conquista, a UnoChapecó reforça a imagem de grande equipe do futsal feminino brasileiro. São quatro títulos seguidos da Liga Feminina, o segundo consecutivo contra o Kindermann e terceiro no total conquistado diante das caçadorenses.

Nesta quinta, o título chapecoense veio graças à superação da equipe, que jogou sem quatro jogadoras, e à boa atuação da goleira Giga Paraná, que segurou o Kindermann com boas defesas. Feliz com a conquista, ela ressaltou o espírito competitivo do grupo.
“Nosso time trabalha e luta muito para conquistar os títulos. Ajudei o time sim, mas assim como todas as outras atletas ajudaram. Cada uma fez sua parte e o time superou os desfalques e a pressão da torcida para sair vitorioso”, afirmou ela.

No pódio, a prova do espírito coletivo da UnoChapecó. Na hora de erguer o troféu, a capitã na decisão desta quinta, Cely, passou a braçadeira para a fixa Valéria, que lesionou-se no primeiro confronto da final. Como de costume, coube a Valéria erguer a taça e dar início à festa chapecoense em Caçador.

O jogo
O jogo começou quente, com o Kindermann pressionando e a UnoChapecó explorando os contra-ataques. Cada equipe teve pelo menos duas boas chances de marcar, mas as goleiras Giga Paraná e Júlia foram precisas e evitaram os gols.

Fora do ginásio, a temperatura era baixa, mas, no interior não faltava calor, vindo da torcida caçadorense apoiava e empurrava o time em busca da vitória. A pivô Lú e a ala Marcela, artilheiras da Liga 2011 com 15 e 14 gols, respectivamente, eram muito acionadas, mas não tinham muito espaço, pois sofriam marcação pesada das chapecoenses.

Apesar da pressão, era a UnoChapecó que tinha as melhores chances, criadas em rápidos contra-ataques. Em um deles, aos 15min40, Renata roubou a bola na defesa e saiu em disparada. Após tabelar com Cely, ela saiu de frente com a goleira Júlia e só teve o trabalho de escolher o canto para abrir o placar a favor das chapecoenses.

O gol abateu o Kindermann, mas aos poucos, o time da casa começou a reagir. E a insistência caçadorense foi premiada aos 18min57, quando Lara recebeu passe no lado esquerdo da quadra, fez boa jogada individual e tocou na saída da goleira Giga para empatar a partida.

No segundo tempo, o Kindermann foi só pressão. Atuando de forma ofensiva, mas sem muita organização, a equipe caçadorense foi persistente na busca pela vitória. No entanto, brilhou a estrela da goleira Giga Paraná, que fez boas defesas para segurar o empate. As chapecoenses, bem postadas na defesa, também tiveram várias chances de ampliar, mas pecaram na finalização.

Mas, aos 33min52, a UnoChapecó deu o passo para o título. Em jogada confusa perto da área da goleira Júlia, Brenda conseguiu desviar a bola e fazer o segundo do time visitante, que se fechou ainda mais na defesa. Ainda buscando o título, o Kindermann pressionou, mas sem efetividade, e o título ficou, mais uma vez, com as chapecoenses.