sexta-feira, 8 de julho de 2011

Preparação física tem atenção especial em Foz do Iguaçu


Foz do Iguaçu (PR) - Reunida em Foz do Iguaçu (PR), a Seleção Brasileira de Futsal iniciou nesta sexta-feira (8/7) uma série de treinamentos de cerca de sessões antes de enfrentar o Paraguai, em dois amistosos nos dias 15 e 17 deste mês, respectivamente em Assunção (Paraguai), e Foz do Iguaçu.

A programação foi alterada pela comissão técnica do Brasil, que pensou em otimizar o tempo que terá junto para entrosar a equipe que deve compor a base para a disputa do 7º Grand Prix de Futsal. “Decidimos por não fazer as avaliações físicas, já que perdemos duas sessões de treinos, em decorrência dos atrasos na chegada de alguns atletas aqui em Foz do Iguaçu”, comentou o preparador físico, João Carlos Romano.

“Nenhum treino será apenas físico. Todas serão combinadas, mesmo aquelas sessões de trabalho de força, que serão realizadas em uma academia e depois serão direcionadas para a quadra, onde serão complementadas com a parte tática compatível, com a carga ministrada anteriormente”, destacou Romano.

A comissão técnica priorizará os trabalhos técnicos e táticos, mas não deixará de lado a parte física dos atletas. “Os trabalhos físicos estarão restritos praticamente ao aquecimento, em que temos cerca de 25 minutos para trabalhar. Este tempo será primordial, uma vez que temos aqui jogadores que nunca estiveram juntos”, explicou Romano.

Incremento
A partir de agora, o preparador físico do Brasil conta com um auxiliar. Mário Raulino que é o preparador físico da Copagril/Faville/DalPonte e que trabalhou com Romano nesta mesma função na Malwee Futsal até a temporada passada passa a integrar a comissão técnica brasileira.

“Trouxemos o assistente para incrementarmos a área, assim como ocorre nos outros setores da Seleção Brasileira. Preenchemos esta lacuna e isto nos dará respaldo, quando tivermos, por exemplo, duas equipes em atividade ao mesmo tempo, como o sub-20 ou a seleção feminina”, disse Romano.

João comenta que nesta convocação há também a presença de mais um profissional para auxiliar. “Temos aqui também um fisiologista, o Francisco Morgado, que ajudará nos controles fisiológicos, bioquímicos e dos treinamentos propriamente ditos. Assim podemos repassar ao técnico Marcos Sorato que caminho podemos seguir nesses treinos que teremos pela frente”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário