terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Carlos Barbosa anuncia parceria para estudo bioquímico inédito no futsal


Vice-campeão da Liga Futsal 2011, o Carlos Barbosa recebeu, nesta segunda-feira, uma equipe de professores e acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que farão um estudo inédito junto à agremiação. O projeto prevê uma supervisão bioquímica do plano de treinamento do time laranja, durante o primeiro semestre da temporada 2012.

Segundo o Preparador Físico do Carlos Barbosa, Harrison Rodrigues, que foi um dos responsáveis pelo contato junto à universidade, este é um trabalho inédito no futsal, que será de grande importância para toda a modalidade. A intenção é de realizar um estudo através da bioquímica do sangue, para buscar novos parâmetros aos trabalhos físicos.
- Este estudo vai procurar prescrever treinos mais individualistas, minimizando os riscos de lesões e aperfeiçoando a parte física dos atletas - comentou Harrison.
Aluno de pós-doutorado em bioquímica toxicológica na UFSM, Guilherme Bresciani ressalta que a pesquisa e o trabalho junto ao Carlos Barbosa serão transformados em um artigo científico do meio acadêmico, que será publicado a nível internacional e poderá ser uma referência para trabalhos semelhantes.
- Será a união do esporte ao lado científico, buscando novos parâmetros para a recuperação de atletas - finalizou.

Reunião com proprietários das 20 franquias define detalhes da Liga 2012


A Liga Futsal 2012 deverá ter definições importantes no dia 2 de fevereiro (quinta-feira), quando uma reunião tratará detalhes da 17ª edição da principal competição do salonismo nacional. A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) convocou os proprietários das 20 franquias para um encontro, que tem como tema a organização do campeonato. A reunião ocorrerá em Fortaleza.

Serão discutidos na capital cearense temas como: organização, regulamento, premiação, fórmula de disputa, tabela e número de participantes da competição.

A edição de 2011 da Liga Futsal contou com a presença de 23 clubes, representando sete estados mais o Distrito Federal. O Santos foi o grande campeão, ao derrotar o Carlos Barbosa na decisão. Esta foi a primeira conquista de um clube paulista na Liga.

Apesar do título, o Alvinegro Praiano não participará da temporada 2012, uma vez que a diretoria santista optou por encerrar as atividades no futsal adulto. Os chamados "clubes de camisa" que estarão representados na Liga 2012 são: Corinthians, São Paulo e possivelmente o Internacional, que deve ter a sua vaga confirmada na reunião do dia 2.

A temporada anterior teve 315 jogos, com 1726 gols marcados, o que dá uma média de 5,48 gols por partida. O campeonato começou no dia 14 de março e se estendeu até 22 de novembro.

Fonte: Sportv.com

sábado, 21 de janeiro de 2012

CURSO PARA TREINADORES DE FUTSAL - GAMA FILHO - 11 E 12/02/2012


Palestrante
Prof.º Esp.Marcos Xavier de Andrade (Marquinhos Xavier)
Professor Graduado em Educação Física com Especialização em Ciência do Movimento Humano.
Técnico de Futsal – Copagril/Dalponte Marechal Cândido Rondon-PR
Autor do Livro – FUTSAL-Início, Meio e Finalidade.
Experiência Internacional – Futsal Club Marcianiase – Itália
Campeão Paranaense – Copagril/Dalponte
Eleito melhor Treinador da Liga Futsal 2010

Turma Confirmada - Vagas Limitadas !
Carga Horária: 20h (teoria e prática)
Data: 11 e 12 de fevereiro de 2012
Cidade: Campinas
Local: Colégio Sagrado Coração de Jesus
Rua: Madre Maria Santa Margarida, 270.
Bairro: Nova Campinas
Ponto de referencia: Ao lado do Ventura Mall

Objetivo
Atualização e capacitação de treinadores de futsal por meio de temas que formam o alicerce para o entendimento do treinamento do futsal nas categorias: Sub -13, Sub - 15, Sub-17, Sub - 20 e Adulta.

Público Alvo
- Treinadores (as), atletas e dirigentes esportivos de Futsal
- Preparadores físicos e de goleiros
- Bacharéis, licenciados e estudantes de Educação Física
- Provisionados e não provisionados do CREF
- Estrangeiros
- Demais interessados maiores de 18 anos

Conteúdo Programático
Futsal de Alto Rendimento
- Administração de Resultados – administre bem sua equipe, treinamento X criatividade preleção, leitura de jogo, previsões e análises, importância da estatística coletiva.
- Conceitos do jogo (as três fases do jogo- abertura – meio- finalização).
- Treinamento e habilidades motoras, jogo individual - desenvolvimento dos processos e ações individuais, (análise/recepção; controle/seleção e decisão/ação final).

Estrutura e Noções dos Sistemas Táticos
- Principais Noções sobre sistemas táticos
- Sistema de Ataque ( manobras ofensivas, contra-ataque, padrões de jogos e jogadas de bola parada.
- Sistema de Defesa (definição da postura e linhas de marcação) organograma dos sistemas: marcação/movimentação/contra-ataque comportamento da marcação nos sistemas de evolução
- Treinamento de memorização das ações individuais/coletivas
- Noções de marcação – fundamentos básicos sistema de marcação de goleiro-linha.
- Atividades práticas de ajustes de movimentações

Atividades Práticas/Jogos Coletivos
- Jogo de regras mecanização de padrões de ataque e defesa, Treinamento de aprimoramento técnico
- Treinamentos de ações ofensivas em velocidade, treinamentos de ataque 3 x 2, 2 x 1 e 1 x 0 (goleiro), temporização de contra-ataques, Jogos técnico - táticos de treinamento

Coordenação Técnica: Profº Esp. Roberto de Almeida (Banzé)
r robertobanze@uol.com.br

Investimento

À vista: R$ 165,00
À vista: R$ 125,00 - Alunos e ex-alunos da UGF e do curso de Treinador de Futsal 2009, 2010 e 2011 e 2012
Inscrições: http://www.posugf.com.br/cursos/inscricao/cpf

Poker/PEC na expectativa para inicio dos trabalhos no ano


A temporada 2012 para o Poker/PEC começa nesta segunda-feira (23/1), quando o elenco se apresenta às 9 horas, no Ginásio da UCP, em Petrópolis (RJ). A equipe petropolitana dará início aos trabalhos de preparação para o ano, que tem como prioridade para o clube a Liga Futsal.

Vander Carioca, Lenísio, Rogério, Chico, André e Xandó permanecem no elenco. Alguns outros atletas contratados se juntarão ao grupo comandado pelo técnico Cupim. São os casos de Jaiminho e Fuste, que já atuaram no clube. E ainda, Augusto, Guilherme e Edu, Daniel e Pedro, Daniel Miranda e Fabrício, além de Artur.

O técnico Cupim tem uma expectativa bastante positiva em relação ao grupo de 2012. Segundo ele, Vander Carioca e Lenísio são craques diferenciados já conhecidos. Os demais ajudam a formar um elenco, sobretudo, de profissionais, de atletas prontos para trabalhar num ano cheio de compromissos.

“Seria ótimo se pudéssemos contar com um elenco só de craques, de jogadores fora de série. Mas isso também não significaria sucesso absoluto. Fomos buscar atletas de qualidade. Profissionais que sabem de suas atribuições e conscientes de que é preciso trabalhar muito. É um grupo de grande qualidade”, destacou Cupim.

Neste período de preparação, a parte física à cargo do preparador Bernardo Miloski será prioritária. Mas alguma coisa deve mudar, já que tradicionalmente os trabalhos técnicos só começam quinze dias depois. Segundo Cupim, os treinamentos técnico-táticos deverão ser acoplados já no início da preparação. Isso será definido numa reunião da comissão técnica.

“Ainda conversaremos sobre isso. Mas é provável que sigamos esta linha. Na Espanha (onde o treinador atuou por anos como atleta) e em outros países isso é comum e dá certo”, disse Cupim.

Gerente
Outra novidade do Poker/PEC foi o retorno de José Ferreira Neto. Agora no cargo de gerente de futsal, Neto viu o clube ainda embrião, acompanhou seu crescimento e desde 2002 foi treinador do adulto e sub-20, auxiliar-técnico e preparador-físico. Depois de breve passagem pelo Vasco, este petropolitano de 43 anos está de volta.

“Estou muito feliz por ver a reestruturação do clube. Em termos de mentalidade e estrutural mesmo. Obras no ginásio e uma estrutura, que sempre foi exemplar, ainda melhor. Poder participar disso tudo novamente é muito gratificante”, ressaltou Neto.

Com informações de Claudia Mendes - Assessoria de Imprensa do Petrópolis E.C.

Corinthians se apresenta para a temporada 2012


A equipe de futsal do Corinthians se apresentou oficialmente para a temporada 2012 na tarde desta quinta-feira (19/1). A apresentação ocorreu na sala de imprensa do C.T. Joaquim Grava. A entrevista coletiva foi concedida pelo técnico PC de Oliveira, e pelos atletas Simi e Índio.

PC de Oliveira deixou claro que chegou o momento de a equipe conquistar títulos importantes para dar sequência no projeto. “Este é o meu terceiro ano à frente do elenco e acredito que chegou a hora de conquistarmos algo da altura do clube. Vamos em busca da Liga Futsal para futuramente disputar torneios internacionais”, analisou.

Já para os experientes atletas Índio e Simi a expectativa é de um grande ano, já que foi montado um elenco homogêneo e qualificado. Para Simi a temporada será muito dura, pois outras equipes também montaram grandes elencos, mas o Corinthians desfruta de muita estrutura e um grupo experiente. “Nossa expectativa é que a equipe se encaixe o mais rápido possível e, que neste ano, consigamos o tão sonhado título de campeão do Brasil.” concluiu.

Antes da apresentação oficial, o elenco foi convidado pelo gerente de futebol, Edu Gaspar, para conhecer o Centro de Treinamentos. O ex-jogador mostrou a estrutura e deixou partes especificas do complexo à disposição do futsal. Contente com a oportunidade, o técnico PC de Oliveira finalizou. “A única coisa que não queremos é atrapalhar o profissional, mas se pudermos usufruir de algumas partes do CT, com certeza, faremos bom proveito, pois a estrutura é de primeiro mundo”.

O elenco já iniciou os trabalhos físicos que são comandados pelo preparador físico Mauro Sandri e pelo fisiologista David Cardoso. Os treinos com bola iniciarão após a terceira semana de preparação.

Com informações de Juliano Del Manto – Assessoria de Imprensa do Corinthians

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Futebol de rua, a ´´nova´´ forma de se ensinar o jogo


´´ A bola não tem material nem tamanho certo; na sua ausência procura-se algo que se lhe assemelhe. Sem coletes, caneleiras e muitas vezes descalços, nada os impede de jogar. Os campos, esses não são difíceis de delimitar, bastando quatro pedras para assinalar as balizas. O terreno é deveras irregular, nada que incomode, beneficiando até os melhores. As regras são estabelecidas no momento e face ás circunstâncias, não há horas nem número de jogadores para iniciar o jogo e muito menos para terminar, a noite cai mas nada os demove, pois o prazer pelo jogo é mais forte que tudo o resto.´´ (Garganta & Fonseca, 2006).

A passagem acima ilustra bem como antigamente, a maioria dos jogadores profissionais se formavam no futebol. A ´´rua´´ foi palco de vários artistas que surgiram para o ´´mundo da bola´´. Antigamente??? Sim, é claro e notório que com o crescimento e desenvolvimento das grandes cidades por inúmeros motivos (entre eles a violência) essa prática foi desaparecendo ao longo do tempo, e com ela a melhor escola para se aprender a ´´jogar´´ (englobando toda complexidade desse conceito).

Como nessa passagem que Jorge Valdano (2002) afirma: ´´A tecnologia de ponta do Futebol é a rua e a miséria. Numa partida improvisada de imediato alguém inventa algo. No meio desse combate de pés descalços, um jogador que possa não ser muito alto, nem muito forte, nem muito rápido, soluciona um problema de forma original. Com uma recepção e um toque três adversários são ultrapassados. O jogador não usa o catálogo de soluções conhecidas, cria.´´

Então para se jogar futebol, tem que ser pobre??? De forma alguma, porém os menos favorecidos são os que experimentam mais, são eles que frequentemente jogam descalços, em campos irregulares e com bolas de meia o que é fundamental para o processo de aprendizagem do jogo, pois tudo isso aumenta a variabilidade das ações, condicionando a se adaptar o tempo todo, o que gera padrões flexíveis de movimento. Tudo isso fundamental para a formação de um JOGADOR.

´´Conduzir a bola descalço, sem torcer o pé num daqueles buracos , já seria uma façanha. Driblar perto da ribanceira sem deixar a bola escorrer por ela, a façanha ainda era maior. Garrincha praticava as duas proezas com a maior das facilidades. No primeiro caso, porque de tanto ´´topar´´ com os buracos, aprendera a dribá-los junto com o adversário; no segundo, porque detestava ter de descer a pirambeira para ir buscar a bola – onde tentava não perde-la.´´ (Castro, 1995)

Os com poder aquisitivo mais alto jogam também, mas ou no ´´vídeo game´´ ou então pagam para ´´driblar cones´´.
Aí aparece a grande importância das ´´escolas de futebol´´, e essa importância não está em colocar os ´´futuros campeões´´ para driblar adversários estáticos, mas sim em reproduzir aquela realidade da ´´rua´´ que infelizmente não conseguimos mais ver a nossa volta.

Reproduzir aqui seria, criar contextos semelhantes, mas mantendo o ´´coração e alma do jogo´´.
A tarefa de quem assume a responsabilidade de ensinar é muito difícil, pois primeiro busca-se a essência do ensino, que nessa realidade era o que rua proporcionava, e depois tenta-se reproduzi-la numa outra realidade, a aula, na qual o muro que se faziam infinitas tabelas, passa a ser coringas nas laterais, que as traves que era tijolos ou pedras passam a ser ´´discos´´ que delimitam o mesmo espaço, e as regras que geravam discussões e brigas, são combinadas e construídas juntas. E a quantidade de prática que hoje são duas horas semanais, eram oito diárias. Na verdade não é tão difícil assim, é preciso só um algo mais....

Esse algo a mais irá fazer com que o aluno tome goste por aquilo, se divirta, ai a quantidade de horas praticadas não será um problema...

As passagens foram tiradas do livro: ´´ Futebo de rua – um beco com saída´´
(Fonseca & Garganta, 2006)

Prof Frederico Falconi(Ziquinho)
Link : http://trajetoriadabola.blogspot.com/

Krona Futsal confirma participação na IV Copa Gramado


A temporada 2012 promete ser a mais emocionante de todos os tempos para a equipe da Krona/Joinville/Dalponte. Atual campeão da Taça Brasil de Clubes, o time joinvilense tem presença garantida em sete competições de alto nível. Nesta segunda-feira (16/01), a diretoria da Krona confirmou o tricolor na IV edição da Copa Gramado de Futsal, que será realizada de 07 a 10 de março, na cidade de Gramado (RS).
O torneio preparatório para a Liga Futsal 2012 envolverá quatro das mais conceituadas equipes do salonismo. Além da Krona/Joinville/Dalponte, os seguintes times estarão na disputa: Carlos Barbosa (RS), Atlântico/Erechim (RS) e Copagril/Faville/Dalponte (PR).
A Krona sagrou-se campeã do torneio em 2009 e sairá em busca do bicampeonato. A tabela de jogos ainda não foi divulgada pela coordenação operacional e logística do evento. “É um torneio tradicional, que desde 2009 faz parte da pré-temporada da Krona. Mais uma vez o futsal, através de grandes equipes e jogadores renomados, ganhará destaque em uma das cidades mais belas do Brasil”, destacou o supervisor da Krona/Joinville/Dalponte, James Veiga.
Antes da Copa Gramado de Futsal, a Krona/Joinville/Dalponte disputará a Superliga, de 27 de fevereiro a 04 de março, em Joinville (SC). Este será o primeiro contato do técnico Fernando Ferretti e companhia com a torcida tricolor. “A Superliga é uma competição de âmbito nacional, organizada pela Confederação Brasileira de Futsal. Será a primeira oportunidade para a torcida prestigiar os jogos da Krona Futsal em 2012”, completou o dirigente.
Também em 2012, a Krona Futsal representará a cidade de Joinville na Liga Nacional, no Campeonato Sul-Americano de Clubes, nos Jogos Abertos de Santa Catarina, no Campeonato Catarinense de Futsal, além de disputar a Taça Brasil de Clubes. O calendário de atividades terá início em 25 de janeiro, quando está programada a reapresentação do elenco.
Renan Pereira
Assessoria de Imprensa Krona Futsal

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Falcão chega ao Orlândia com festa, choro e 'a cidade inteira nas costas'


No bronzeado das férias em Cancún, o sinal de que o craque está feliz. Na camisa, o recado: “A fera chegou”. Eleito pela terceira vez o melhor jogador do mundo pelo site Futsalplanet, Falcão se apresentou nesta segunda-feira ao Orlândia, bicampeão paulista, com direito a pouso de helicóptero, trio elétrico, chuva e choro diante de cerca de cinco mil torcedores. Com a responsabilidade de levar a equipe e a cidade do interior paulista, de apenas 40 mil habitantes, a conquistas maiores, o ídolo se disse empolgado.
- É o momento mais emocionante da minha vida. Essa festa me dá ainda mais certeza de que fiz a escolha certa – disse, entre lágrimas, em cima do trio elétrico contratado para apresentá-lo.
- Não é um momento especial só para a cidade. Foi uma escolha minha. Quando você está de fora, aprende o que é bom. Não tenho vergonha nenhuma de falar que liguei para o Roberto (Oliveira, presidente do clube). Fora, nós vemos um trabalho sério. Já é especial. Sou um cara que me envolvo muito, me doo ao máximo. Sempre fui assim. Essa equipe já está batendo na trave há um tempo na busca por títulos nacionais. O crescimento tem de ser em conjunto. A dimensão que tomou essa equipe em 15 dias, antes mesmo de entrar em quadra, é uma cobrança do bem. É uma equipe que merece ser mais vista.
Antes de se apresentar aos torcedores, Falcão participou de uma coletiva de imprensa no Teatro Municipal da cidade, feita sem divulgação pelo medo de uma invasão de fãs. Depois, apesar da chuva, chegou de helicóptero à principal praça de Orlândia, onde milhares de torcedores o esperavam.
Falcão chega a Orlândia depois de conquistar a Liga Futsal do ano passado, pelo Santos. Depois que a equipe do litoral paulista decidiu pôr fim à modalidade, o craque passou a ser cogitado em diversos clubes, como Internacional, Corinthians e Flamengo. Mas o camisa 12 da seleção preferiu apostar em um projeto que envolvesse toda a cidade.
- Temos experiência de que, em grandes clubes, o futsal não é o foco. Não temos condições de competir com o futebol, e aqui ninguém vai concorrer com o futsal. Ainda estou finalizando o vínculo que tenho com o Santos, por isso ainda não assinei com o Orlândia. Mas sabemos que, nesses clubes, o futsal nunca vai ser o foco principal. Time começa e logo acaba. O Santos, com tudo o que conquistamos, acabou. Por isso preferi viver numa equipe e numa cidade que respiram o esporte.
Apesar dos dois títulos estaduais, Orlândia aposta na chegada de Falcão para alçar voos maiores, em busca da conquista da Liga de Futsal. O time contratou outros dois ex-jogadores do Santos para a temporada: o pivô Deives, vice-artilheiro do Peixe em 2011, e o também pivô Jé. O clube afirma ainda buscar outros reforços, mas o craque fez elogios ao grupo atual.
- Essa base já tem. Vai caber a mim e a quem está chegando se adaptar. Talvez demore um pouquinho, mas tenho certeza de que será um ano de conquistas.

Mundial de Futsal


FIFA.com
A 7 ª edição do Futsal FIFA World Cup foi lançado oficialmente no "Land of Smiles". Personalidades de toda a Tailândia eo futebol asiático em Bangkok participaram do evento.

O evento será realizado entre Fevereiro e 18 novembro de 2012 na capital, Bangkok e Nakhon Ratchasima (também conhecido como "Korat"). Tailândia é o terceiro país asiático que hospeda a competição, depois de Hong Kong em 1992, e Taipei chinês em 2004.

Uma recepção calorosa
A introdução do emblema oficial é um evento chave para qualquer competição, uma vez que fornece uma "cara" que seja reconhecível visível instantaneamente, tanto dentro do país anfitrião e em todo o mundo. O evento de hoje também permitiu que o Comitê Organizador Local para mostrar aos visitantes o que eles podem esperar viver no final do ano, mais um show de uma hora.

Depois de começar com um teatro de bonecos tradicional tailandesa, os convidados foram recebidos ilustrada com uma representação que a cultura das quatro regiões da Tailândia , bem como a hospitalidade da população tailandesa.

Zhang Jilong, presidente em exercício do membro do Comitê Executivo da AFC FIFA, Worawi Makudi, presidente da Associação da Tailândia Futebol e membro do Comitê Executivo da FIFA, Manilal Vernon Fernando, presidente do Comitê Organizador para a Copa do Mundo de Futsal Cup 2012 e Membro do Comité Executivo da FIFA, e Suwat Liptapanlop, presidente da LOC, com Rajawongse Mom Sukhumbhand Paribatra (Governador de Bangkok), e Chuan Sirinanporn (Governador de Nakhon Ratchasima), discursos em que expressaram seu entusiasmo com o início efectivo da contagem regressiva para o campeonato.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Como trabalhar com Jogos quando seus jogadores não possuem um alto nível...


Link : http://www.universidadedofutebol.com.br/ConteudoCapacitacao/Videos/Detalhe.aspx?id=397
Entrevista da Universidade do Futebol com o técnico Rodrigo Leitão

Marcos Moraes será o técnico do Grêmio Futsal


A volta a elite do futsal do tricolor gaúcho começa a tomar forma com o nome de Marcos Moraes, o Marcão, auxiliar técnico de Ferreti na temporada de 2011, com o santos, equipe campeã da Liga Futsal.

Marcão atuou como técnico em equipes como Banespa (SP), Vasco da Gama (RJ), Palmeiras (SP), além da espanhola Indústria Garcia, trabalhou com Ferreti por mais de 10 anos, conquistando mais de 40 títulos.

Brasil é convocado para primeiros compromissos de 2012


A Seleção Brasileira de Futsal iniciará a temporada com vários eventos. O time começa o ano da Copa do Mundo de Futsal da Fifa – Tailândia 2012 com dois amistosos diante da Guatemala, em solo guatemalteco, nos dias 20 e 22 de janeiro. Logo em seguida a delegação segue para o Brasil onde fará uma série de jogos-treino diante de seleções estaduais em uma excursão pelo norte-nordeste brasileiro.

Para estes compromissos o técnico do Brasil, Marcos Sorato, convocou 14 atletas para os jogos diante dos guatemaltecos. Os mesmos jogadores seguirão para o período de treinamentos em solo brasileiro, porém com o incremento de um atleta no elenco, ainda a ser anunciado pelo treinador.

A delegação do Brasil viaja no dia 17 janeiro para a Guatemala, onde fica até o dia 23. Após os dois compromissos diante dos centro-americanos, o time tem chegada prevista a Boa Vista (RR) no dia 24 de janeiro, jogando no dia 25 diante da seleção de Roraima. No dia 26 o destino será São Luis (MA), para atuar diante dos maranhenses no dia 28.

A equipe hexacampeã mundial segue depois para Teresina (PI), Fortaleza (CE), Itapipoca (CE), João Pessoa (PB) e Aracaju (SE). O último compromisso do time será no dia 12 de fevereiro, na capital sergipana.

Novidades
Dos convocados para abrir a temporada 2012 pela seleção brasileira a maior novidade é a presença do fixo Schumacher. O jogador reaparece após três anos de ausência na equipe. Sua última convocação foi em dezembro de 2008, ano em que ele participou da conquista hexacampeonato mundial, na Copa do Mundo de Futsal da Fifa do Brasil.

Aos 36 anos, Schumacher, que atua pelo Inter Movistar, da Espanha, entra na lista dos selecionáveis para a disputa de mais um mundial. Em 2008, ele foi eleito o segundo melhor atleta da Copa do Mundo – ficou atrás do ala Falcão -, tendo marcado 10 gols na campanha vitoriosa do Brasil.

Lista de convocados
Amistosos - Guatemala x Brasil
Local: Cidade da Guatemala (Guatemala)
Datas: 20 e 22 de janeiro

Jogos-treino
Brasil x Sel. Roraimense
Local: Boa Vista (RR)
Data: 25/1
Horário: 20 horas

Brasil x Sel. Maranhense
Local: São Luis (MA)
Data: 28/1
Horário: 10 horas

Brasil x Sel. Piauiense
Local: Teresina (PI)
Data: 31/1
Horário: 20 horas

Brasil x Sel. Cearense
Local: Fortaleza (CE)
Data: 4/2
Horário: 10 horas

Brasil x Sel. Cearense
Local: Itapipoca (CE)
Data: 5/2
Horário: 10 horas

Brasil x Sel. Paraibana
Local: João Pessoa (PB)
Data: 9/2
Horário: 20 horas

Brasil x Sel. Sergipana
Local: Aracaju (SE)
Data: 12/2
Horário: 10 horas

Goleiros
Cidão - Caja Segovia (Espanha)
Djony - Sem clube
Franklin - Corinthians (SP)

Fixos
Ciço - Intelli/Orlândia (SP)
Rodrigo - Carlos Barbosa (RS)
Schumacher - Inter Movistar (Espanha)

Alas
Ari - Barcelona/Alusport (Espanha)
Falcão - Intelli/Orlândia (SP)
Gabriel - Barcelona/Alusport (Espanha)
Gadeia - Copagril/Faville/DalPonte (PR)
Rafael - Inter Movistar (Espanha)

Pivôs
Lukaian - Corinthians (SP)
Sinoê - Carlos Barbosa (RS)
Wilde - Barcelona/Alusport (Espanha)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Falcão é indicado a prêmio no Futsal Planet


A segunda-feira foi movimentada para o craque Falcão. Depois de anunciar o acerto com o Orlândia, o camisa 12 ficou sabendo que foi indicado ao prêmio de melhor jogador do mundo, em eleição promovida pelo site especializado "Futsalplanet". O prêmio é considerado um dos mais tradicionais da modalidade. Concorrem com o ala orlandiano: o brasileiro Wilde (Barcelona-ESP), o iraniano Mohammad Keshavarz (Giti Pasand-IRN), o japonês Kenichiro Kogure (Nagoya Oceans-JAP) e o brasileiro naturlizado italiano Marcinho (Montesilvano-ITA).

O anúncio do vencedor será feito no próximo dia 15 de janeiro. O prêmio conta ainda com mais seis categorias individuais, sendo que há mais dez brasileiros indicados, dentre eles os técnicos Marcos Sorato (seleção brasileira), Vander Iacovino (seleção brasileira feminina), Fernando Ferretti (ex-Santos e atualmente no Joinville) e o goleiro Gustavo (naturalizado russo).

Apesar do alto número de indicados aos prêmios individuais, o Brasil não tem nenhum time masculino dentre os finalistas do prêmio "Melhor clube do mundo em 2011". Bicampeão mundial feminino, o Chapecó é o único concorrente brasileiro na categoria.

Confira todos os indicados ao prêmio:

Melhor jogador do mundo:
Alessandro Rosa Vieira "Falcão" - Orlândia (Brasil)
Mohammad Keshavarz - Giti Pasand (Irã)
Kenichiro Kogure - Nagoya Oceans (Japão)
Marcio Venicius Forte "Marcinho" - Lazio (Itália)
Wilde Gomes da Silva - Barcelona (Espanha)

Melhor clube do mundo:
Barcelona (Espanha)
Montesilvano (Itália)
Nagoya Oceans (Japão)
Sporting (Portugal)
Chapecó (Brasil-feminina)

Melhor treinador de seleção do mundo:
Carlos Eduardo Estrada - Guatemala
Vander Iacovino - Brasil-feminina
Marcos Sorato "Pipoca" - Brasil
Esten Oddmund Saether - Noruega
Sergey Skorovich - Rússia

Melhor treinador de clube do mundo:
Adil Amarante - Nagoya Oceans (Japão)
Marc Carmona - Barcelona (Espanha)
Fulvio Colini - Kaos Futsal (Itália)
Fernando Ferretti - Joinville (Brasil)
Eder Popiolski - Chapecó-feminino (Brasil)

Melhor jogador jovem do mundo:
Sergey Abramov - Sinara Ekaterinburg (Rússia)
Dione Alex Veroneze "Bateria" - Inter Movistar (Espanha)
Jackson Vanriel Dalcanal - Corinthians (Brasil)
Sergio Lozano Martínez - Barcelona (Espanha)
Dario Marinovic - Split Brodosplit (Croácia)

Melhor árbitro do mundo:
Marcelo Bais (Argentina)
Vadim Baratov (Turcomenistão)
Fernando Gutiérrez Lumbreras (Espanha)
Mário Fernando Lobo Silva (Portugal)
Renata Neves Leite (Brasil)

Melhor goleiro do mundo:
Cristian Domínguez Barrios - Barcelona (Espanha)
Rabie Jamil El Kakhi - Al Sadaka (Líbano)
Gustavo Lobo Paradeda - Sibiryak (Rússia)
Juan José Angosto Juanjo - Inter Movistar (Espanha)
Stefano Mammarella - Montesilvano (Itália)

Melhor jogadora do mundo:
Ana Patricia Abreu Azevedo - Vermoim (Portugal)
Jessika Karoline Manieri - Chapecó (Brasil)
Lucileia - Kindermann (Brasil)
Sara Moreno Molina "Sarita" - Ponte Ourense (Espanha)
Vanessa Cristina Pereira - Chapecó (Brasil)

Falcão jogará na Intelli em 2012


As especulações sobre o futuro do ala Falcão terminaram na manhã desta segunda-feira (2/1). Em declaração a ORC, emissora de rádio da cidade de Orlândia (SP), o presidente de honra da Intelli/Orlândia, Vincenzo Spedicato, anunciou que o jogador, eleito melhor jogador nas duas últimas edições da Copa do Mundo de Futsal da Fifa, vai atuar Intelli em 2012.

Nos últimos dias a mídia especializada acenou com a possibilidade de Falcão defender alguma equipe tradicional no futebol de campo, mas foi a Intelli, sem nenhum alarde, que concretizou a negociação positivamente. A festa para a recepção do jogador já está sendo preparada pela diretoria e pela torcida orlandina e deve acontecer entre os dias 15 e 17 de janeiro.

O time do interior paulista, bicampeão paulista (2003/2010 e 2011), tem sede em Orlândia, cidade com pouco menos de 40.000 habitantes, que está a 362 km da capital e carrega o estigma de capital do futsal paulista. Com a contratação do camisa 12 mais famoso do mundo, a diretoria da equipe espera ampliar a marca de capital estadual da modalidade para o âmbito nacional ou até mesmo mundial.

“O objetivo de nosso patrono, Vincenzo Spedicato, sempre foi chegar a um título mundial e trabalhamos para viabilizar esse sonho, a contratação do Falcão nos dá a possibilidade de buscar isso com mais intensidade, mas temos que dar um passo de cada vez, primeiro a gente quer estar nas finais de tudo o que disputarmos neste ano e depois desse primeiro passo, tentar os títulos”, explicou o presidente da agremiação alvigrená, Roberto Oliveira.

O dirigente afirmou ainda que apesar do anúncio da maior contratação da história do clube, a lista de reforços ainda não terminou. “Ainda estamos em busca de reforços, alguns detalhes estão sendo acertados e em breve poderemos ter novidades, no momento só posso adiantar que as contratações ainda não estão encerradas”, disse.

O ala utilizou o Twitter para falar sobre sua ida para a Intelli. “Tomei minha decisão baseado em várias coisas. Tive uma experiência fantástica, por oito anos em Jaraguá do Sul, onde a cidade respirava futsal com o apoio da Malwee Malhas, após isso tive um ano fantástico com o Santos Futebol Clube. Analisando tudo isso, pensei e decidi ir mais uma vez para uma equipe onde a cidade e região vivem o futsal”.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Grêmio está de volta ao futsal


O presidente da FGFS, Dárcio Castro,confirmou na tarde desta quarta feira (28) o retorno do tricolor as quadras de futsal.

Já na estreia do estadual, o grêmio joga fora de casa diante do BGF, na abertura da rodada, que acontece dia 17/03, a partir das 20hs.

Com a boa noticia, a direção da FGFS comemora e cumpre a promessa de trazer de volta as grandes equipes do salonismo Estadual no seu primeiro ano a frente da entidade

Internacional já tem o elenco praticamente definido


Equipe do S.C.Internacional para a temporada 2012

Vice presidente: LUCIANO DAVI
Diretor de Futsal: PAULO ROGÉRIO SILVA DOS SANTOS
Gerente Executivo: RENATO LOPES - CAMARÃO (POÁ FC/RS)
Secretário: PAULO BERNARDES (POÁ FC/RS)
Técnico: JARI DA ROCHA - JARICO (UNISUL/SC)
Prep. Físico: Prof. FABIANO SILVA (UMUARAMA/PR)
Prep. Goleiros: LUCIANO MENEGHETTI (ACBF/RS)
Fisioterapeuta: CASSIANO PORÃ (POÁ FC/RS)
Mordomo: AIRTON MASSA (CBFS)

ATLETAS

GOLEIROS
BILICA (SANTOS/SP)
EMERSOM (FIB/BAURU-SP)
JOAO NETO (BENFICA/PB)

FIXOS
BONI (UMUARAMA/PR)
REGIS (PETROPOLIS/RJ)
ZE ANTONIO (ASSOEVA/RS)

ALAS DESTROS
TOSTAO (ACBF/RS)
RODRIGO LINGUICA (AFUSCA/RS)
SUELTON (BENFICA/PB)

ALAS CANHOTOS
CANABARRO (UNISUL/SC)
MARCEL (COPAGRIL/PR)
CRISTIANO BECKER (UJR/RS)

PIVÔS
CAIO JUNIOR (CORINTHIANS/SP)
ANDRE (FCO BELTRÃO/PR)
JORGE ALEX (PASSOS DE MINAS/RJ)

Link : http://www.mistoquentedofutsal.blogspot.com/