sexta-feira, 27 de maio de 2011

TREINAMENTO: Volume x Intensidade

Por David Cardoso - Fisiologista Corinthians FutsalDentro de qualquer atividade física realizada no treinamento esportivo estão presentes as variáveis intensidade e volume, sendo que a relação entre elas nos permite definir a carga contida na atividade ou sessão de treinamento. A partir da informação oferecida por este dado se torna possível definir se os objetivos da sessão foram atingidos ou não, além de definir valores e características para a próxima atividade a ser realizada dentro da periodização.



A intensidade e o volume são inversamente proporcionais, por isso sempre os valores destas variáveis estarão sendo opostos, se a intensidade é alta, provavelmente o volume é baixo sendo que o mesmo vale se invertêssemos os valores. Geralmente o volume nas sessões de treinamento, costumam corresponder ao que a modalidade específica exige, no caso do futsal, não são necessárias sessões acima de 40 a 50 min. Já a intensidade deve ser bem alta, respeitando a especificidade de cada jogador e ainda suas individualidades físicas avaliadas pelos testes de campo e clínicos. No futsal por exigir intensas e rápidas ações com intervalos de recuperação não definidos, a frequência cardíaca e Borg devem ser elevados.Para a utilização e construção do gráfico que utilizamos nos treinamentos da equipe, utilizamos o BORG como referência para a intensidade e o tempo de treinamento para o volume, ao se multiplicar os valores se têm o valor absoluto da carga aplicada no dia. Com isso temos uma ótima noção de quanto devemos aplicar de volume e intensidade nos treinamentos durante a semana, garantindo assim períodos de recuperação para os atletas realizarem a supercompensação.



Porém é necessário grande atenção, sobre quais variáveis se procura obter desenvolvimento positivo ou uma manutenção, pois através de trabalhos com volumes maiores a resistência passa a ser prioridade e atividades que buscam altas intensidades priorizam variáveis como: potência, velocidade e agilidade.Ao se atribuir a relação entre o volume e a intensidade dificilmente, as atividades que serão realizadas durante toda a temporada não sairão do controle proposto pelo planejamento, assim favorecendo ao máximo, o controle de ganhos e manutenções das diversas valências presentes no organismo do atleta e do grupo de jogadores como um todo.





quinta-feira, 26 de maio de 2011

'Comision Sueno Olimpico se reunirá no Paraguai' - Palavra do Presidente

Palavra do Presidente

Durante o sul-americano de clubes, zonal sul, considerado a Libertadores do Futsal pela CONMEBOL, farei um encontro com membros da Comisiòn Sueño Olímpico. A intenção é reorganizar as próximas ações, visando aumentar a divulgação em todo o mundo da nossa campanha. Criaremos estratégias para a promoção do Sonho Olímpico em San José, na Costa Rica em 2013, e também a participação da campanha nos eventos de futsal em todo o mundo. Ainda este ano teremos um torneio internacional de futsal feminino em Portugal, com a participação da Comisiòn Sueño Olímpico divulgando a mensagem para inclusão do futsal nos programa dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro 2016.Faremos algumas reuniões com os principais participantes da comissão, como Enrique Romero (Uruguai), Diego Morales (Colômbia) e o Mauricio Catelani (Argentina), além dos amigos paraguaios que certamente estarão com mais ênfase ao movimento .

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Copa Libertadores do Futsal da CONMEBOL - Encarnacion, Paraguai

Entre os dias 27/05 e 02/06, a cidade de Encarnacion (285 km de Foz do Iguaçú e 300 Km da capital Asunção), será palco da principal competição sul-americana entre clubes (Zonal Sul). As duas equipes brasileiras representantes serão: Carlos Barbosa (RS) e Umuarama (PR) e se juntam as equipes do Boca Juniors (ARG), Old Cristhian (URU), Humaita (PAR), Kimberley (ARG), e Paranense (PAR) e Nacional (URU).


Acompanhe pelo Blog os resultados e a tabela oficial

Testes genéticos prometem prever talento para esportes

Publicado por www.folha.com - retirado do blog: http://www.tratandoatletas.blogspot.com/ de Rogério Lencione (fisioterapeuta Corinthians Futsal)

Seu filho nasceu para ser um atleta de elite? Vendedores de testes genéticos nos Estados Unidos afirmam que a resposta está em exames feitos pelo correio, por menos de US$ 200 (R$ 332). Alguns clientes dizem que os resultados ajudam a conduzir os filhos para os esportes certos. Mas médicos afirmam que os testes colocam os lucros à frente da ciência. Pesquisadores já identificaram vários genes que podem determinar força, velocidade e outros aspectos da performance atlética. Mas é possível que haja mais centenas de genes relacionados, além das experiências que determinam as habilidades atléticas, afirma Alison Brooks, especialista em medicina do esporte na Universidade de Wisconsin. Brooks escreveu um comentário sobre o assunto na revista "Jama", da Associação Médica Americana. Bradley Marston, de Bountiful, Utah, comprou um teste pela internet há um ano para sua filha Elizabeth, 10.


Como ela joga futebol "muito bem", Marston queria saber se ela tinha uma variação do gene ACTN3, ligado à produção de uma proteína que atua nos músculos. Uma forma desse gene foi ligada a explosões de força necessárias para atividades como corrida curta e levantamento de peso. O teste de Elizabeth mostrou que ela tem o gene para explosão muscular. Seu pai espera que esse resultado a ajude a ganhar uma bolsa de estudos para a faculdade.
Mas, para o especialista em genética Stephen Roth, da Universidade de Maryland, a ciência de como genes influenciam habilidades atléticas está em fase inicial, e as promessas das fabricantes de testes estão baseadas em "suposições imprecisas". Lainie Friedman Ross, especialista em ética médica da Universidade de Chicago, alerta que as crianças podem não entender os resultados dos exames. "Isso é genética recreativa, com pontencial para causar danos", diz Ross.

terça-feira, 24 de maio de 2011

As 4 Vertentes do Futsal


Tal como no Futebol, o futsal possui 4 distintas vertentes que podem ser entendidas como sendo características a nível indvidual ou colectivo.

Agora vou-vos dar a conhecer um pouco sobre cada uma destas vertentes:

Vertente psicológica: a reacção de um jogador/equipa a um certo e determinado momento ou lance, como um golo sofrido contra a corrente de jogo, uma falta assinalada em que nós discordamos, entre outras. Todo o jogador lida de formas diferentes com as mais diversas situações. Existem jogadores mais temperamentais assim como existem jogadores calmos e capazes de aceitar o que foi sucedido. Pelo que defendo que um capitão de equipa deve ser alguém co uma forte vertente psicológica, pois não só para dar o exemplo aos companheiros, como também para os incentivar em caso de "fracasso"

Vertente física: Esta vertente corresponde á condição física de um jogador, isto é, se está bem preparado ou não fisicamente, o que em futsal é fulcral, pois apesar de ser um campo pequeno e a duração de um jogo de futsal não ser tão longo assim como um jogo de Futebol, é uma modalidade que em muito desgasta os atletas, pois os jogadores de futsal não estão , "por norma", 3 segundos no mesmo lugar, e é um estilo de jogo de pára-arranca, pois não há velocidade moderada, ou se está parado ou se está em sprint, o que desgasta muito um jogador, exigindo desta forma uma boa preparação física.
Enquanto um jogador de futebol percorre em média uns 10 km p/jogo um jogador de futsal percorre cerca de 6 km p/jogo, embora este seja um dado algo enganoso, pois em futsal um jogador pode sair e entrar inumeras vezes, pudendo haver jogador (á excepção do Guarda Redes) que nao cumpram mais de 90% da duração do jogo.

Vertente táctica: Como o próprio nome indica, esta está directamente relacionada com os aspectos tácticos do futsal: modelo de jogo, movimentações, etc. É nesta vertente que os Treinadores possuem mais destaque, pois apesar de possuírem uma grande importância nas restantes vertentes, esta é aquela em que ele mais se insere, pelo facto de ser o treinador o responsável por orientar a equipa num determinado modelo de jogo.

Existem equipa melhor preparadas tacticamente que outras, mesmo por vezes, ambas as equipas possuírem um treinador ao mesmo nível(no que toca ao conhecimento táctico da modalidade). Esta situação está interligada com a vertente psicológica, pois a explicação é a concentração dos jogadores, pois por vezes, alguns não teem a concentração necessária para adoptar um determinado sistema de jogo ou saber quando o aplicar, pelo que é necessário impingir concentração durante o treino para assim que se chegar aos jogos o jogador saiba aplicar aquilo que fora trabalhado durante os treinos, pois a concentração também se treina.

Vertente técnica: Passe, condução, drible, etc, é de todos estes fundamentos que um jogador de futsal possui, que trata esta vertente, isto é, a capacidade técnica de um individuo. Existem indivíduos completos a nível técnico, sabem efectuar um bom passe, conduzem bem a bola, sabem driblar, enquanto que outros, ou não dominam qualquer um dos fundamentos ou se encontram em "desequilíbrio", pelo que cabe ao treinador trabalhar esses fundamentos no intuito de tornar um jogador mais equilibrado e dotado tecnicamente.

Quando se compara uma equipa/plantel com outra, uma pessoa insconscientemente tem em conta estas 4 vertentes, pelo que é essencial para qualquer treinador saber identificar qual destas este precisa de se focar mais no próximo treino.

Existem equipas com uma elevada vertente táctica e psicológica, mas talvez com uma vertente técnica e física baixa, e uma outra equipa ser precisamente o contrário. Isso depois dependerá dos princípios de cada treinador e/ou do plantel que tem á sua disposição.

Qual das vertentes a mais importante? Fica a questão para vocês.

domingo, 22 de maio de 2011

Uma via de mão única: Futsal para o Futebol


É comum vermos a mídia citar diversos jogadores de futebol que tiveram seu ínicio no futsal, atletas como: Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Nazário, Robinho, Neymar, entre outros.
Mas após uma revisão bibliográfica encontrei um livro que pode nos ajudar a entender esse fenômeno, o autor dessa obra é Daniel Coyle e o mesmo afirma que é diferente o modo que se executa futebol no nosso país do resto do mundo. E a causa desta situação é a influência do futsal.
Segundo Coyle, que para chegar a esta conclusão vem pesquisando e viajando o mundo todo desde dezembro 2006, visitando a locais diversos onde segundo o mesmo nasceram os mais talentosos jogadores. Dentro de sua pesquisa o autor ainda quebra o paradigma que tanto falamos em postagens anteriores: a forma de treinamento. A maneira tecnicista de treinamento que não trás beneficio cognitivo algum.
O tipo defendido pelo autor é o mesmo que já discutimos; através de jogos adaptados, reduzidos, condicionados.
Este tipo de treinamento Coyle chama de “treinamento profundo” que na palavra do autor “ o novo modelo mostra que as fábricas de talento têm êxito não porque as pessoas se esforcem mais, mas porque se esforçam do modo certo...”
Desta forma Coyle ainda ressalta em sua o obra intitulada “O Código do Talento” que o segredo do futebol seria o treinamento profundo advindo de um jogo em particular: “Ou seja, o futebol brasileiro é diferente do futebol do resto do mundo porque o país utiliza um equivalente esportivo ao Link trainer (simulador de voo). O futebol de salão comprime as habilidades futebolísticas essenciais num pequeno espaço, situa os jogadores na zona de treinamento profundo, na qual vão cometendo erros que vão corrigindo, nunca deixando de criar soluções para problemas vivamente percebidos. Jogadores que tocam 600% mais vezes aprendem mais depressa (e sem se dar conta disso) do que aprenderiam na vasta e expansível extensão de um campo gramado. O futsal não apenas é a razão pela qual o futebol brasileiro é extraordinário. Os outros fatores tantas vezes citados – clima, paixão e pobreza – realmente importam. Mas o futebol de salão é a alavanca por meio do qual esses fatores transmitem sua força.” Mesmo assim vivenciamos equipes que tem suas particularidades e suas razões nas quais desconhecemos não deixar o atleta jogar futsal e futebol, desta forma o mesmo tem que optar por um ou outro.

Postado por Prof º Esp. Hugo L. A. Arnold

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Entrevista : Dalmo Gimenes




Professor Dalmo Gimenes atualmente é treinador do Fluminense F.C nas categorias Sub 8 e Sub 9 .

DJ-Fale um pouco da sua carreira. Você foi atleta?
Nunca fui atleta, mas sempre gostei muito de jogar minhas peladas e acompanhar tudo sobre futebol. Fui fazer educação física, e nesta um amigo aqui da rua, o Carlinhos me chamou para auxiliar ele no Nogueira, que na época disputava a LIFSERJ e a Rio Futsal. Depois passei pelo Atlas, Vasco da Gama e agora Fluminense.

DJ-Quando realmente se tornou treinador?
Assumi pela primeira vez uma equipe no segundo semestre de 2008, o sub 09 do Vasco da Gama, e graças à Deus conseguimos realizar um bom trabalho chegando ao título estadual no final da competição.

DJ-Quais os treinadores que você procura ter como exemplo?
Admiro bastante o trabalho do Ferreti e do PC. Aqui no nosso estado, gosto muito de ver as equipes do Mauricinho jogarem, no entanto procuro estar sempre observando todos que estão trabalhando por perto, e sempre captando novos trabalhos e informações.

DJ-Um titulo inesquecivel?
O primeiro estadual em 2008. Vínhamos de uma série de jogos sem vitórias sobre o Flamengo, e em um jogo disputadíssimo conseguimos a vitória na prorrogação por 2 a 1 após um empate de 3 a 3 no tempo normal.

DJ-Um idolo no futsal?
Manoel Tobias

DJ-Melhor atleta em qual trabalhou?
Difícil responder essa... Até hoje trabalhei com grupos de muita qualidade, e seria difícil responder com um único nome.

DJ-Quais as suas principais características como treinador?
Sou muito detalhista e chato com os garotos. Procuro sempre estar melhorando e acabo cobrando demais deles. Nunca acho que está bom. Sempre poderia ser melhor.

DJ-O que é preciso para ser um treinador de ponta: competência, sorte ou oportunidade?
Um pouquinho dos 3. Numa escala de oportunidade, competência e sorte. Sem oportunidade não há como mostrar competência. E não há competência que ande longe da sorte.Então acho que para um trabalho ter sucesso os três pontos tem de caminhar lado a lado.

DJ-Na sua opinião, quem é o favorito para vencer a Liga deste ano?
Na minha opinião o Santos montou um grupo muito forte e se estruturou para buscar o título. Entretanto outras equipes como Carlos Barbosa, Intelli, Copagril vem fazendo boas campanhas podendo brigar no final.

DJ-Hoje o futsal está diariamente na TV, com jogos sendo transmitidos ao vivo. É possível absorver informações sobre os adversários ou nada melhor como estar no ginásio?
A Televisão sem dúvida ajudou bastante a expandir o conhecimento, de modo que hoje todos possam acompanhar tudo o que vem acontecendo em todos os cantos do mundo. Eu particularmente prefiro estar no ginásio, pois ali podemos observar a quadra por inteiro, todos os movimentos.

DJ-Quais seus principais objetivos na carreira?
Evoluir a cada dia. Tenho como objetivo futuro ir subindo de categoria e quem sabe chegar a um adulto. Gostaria também de trabalhar com o futebol de campo.

DJ-Como está o sub 9 do Fluminense no Campeonato Carioca?
Está amadurecendo, fizemos um bom primeiro turno, e precisamos melhorar para a sequência do campeonato devido a dificuldade que estaremos encontrando daqui para frente.

DJ-Melhor amigo no futsal?
Graças a Deus tenho muitos... Igor que me aturou muito, Wlladmir que também me suportou bastante, Dilso Júnior pelos conselhos dentro de quadra, Silton pela sinceridade e a forma engraçada de ser, Alan que é um cara que gosto de graça, Gláucio que já conheço a muito tempo. Ao pessoal do Fluminense e Vasco, Naldinho, Nilton, Alexandre, Beto, Thiaguinho, Falcão, Maurício... Desculpe a quem esqueci...

DJ-Como voce analisa o futsal de base do rio de janeiro nesse momento?
Acho que temos profissionais muito capacitados trabalhando em todas as categorias desenvolvendo excelentes trabalhos. No entanto, acho que os clubes deveriam tentar se estruturar um pouco mais, no sentido de oferecer espaço, materiais para que tudo possa caminhar melhor para termos um futsal mais forte no nosso Estado.

Abertas as inscrições para a 12ª edição do curso do Ferretti


Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do curso do técnico da equipe de Futsal do Santos FC/Cortiana Plásticos, Fernando Ferretti, para treinadores da modalidade. Durante o estágio, que será realizado entre os dias 21 e 30 de julho, o comandante santista trará aos professores palestras e os levará ao dia-a-dia do time de Falcão e Cia.

Será a segunda vez que o curso será ministrado em Santos (SP). Em janeiro, cerca de 65 pessoas participaram da atividade realizada em treinamentos na Arena Santos, no Centro Universitário Lusíada e no CT Rei Pelé.

"São mais de 500 profissionais da área, que vieram aperfeiçoar seus trabalhos neste curso. Posso dizer que os resultados nestas 11 edições foram muito satisfatórios para todos", disse o treinador santista.

As inscrições e as informações sobre custos, hospedagem e metodologia do curso para treinadores de Futsal do técnico Fernando Ferretti podem ser obtidas na página:
http://www.ferrettifutsal.com/

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pivô Indião atinge marca de 200 gols na carreira em Ligas Nacionais


Principal referência na equipe principal do Suzano/Drummond/Penalty, o experiente pivô Índio, 39, atingiu um feito histórico na carreira. O atleta foi um dos responsáveis pelo empate heróico por 4 x 4 frente o Assoeva, no último sábado (14), em Venâncio Aires (RS). A partida, que deu ao Suzano mais um ponto na tabela, também foi comemorada com uma camisa especial ao atleta que chegou à marca de 200 gols em jogos válidos pela Liga Futsal.

A carreira do pivô também é marcada por muitos títulos. Em 1998, 00 e 01, Indião conquistou a Liga Nacional. Nos anos nos de 94, 97, 00 e 01, Faturou a Taça Brasil. Pelo Paulistão, Índio comemorou em 93, 95 e 97. Em 2000 foi campeão carioca. Em 1994, sagrou-se campeão paranaense e na última temporada levou a Copa Gramado (RS).

Indião e o Suzano/Drummond/Penalty voltam às quadras nesta segunda-feira (16), contra o Diplomata/Muffatão, em Cascavel (PR), Sasha, advertido com cartão vermelho, será o principal desfalque.

domingo, 15 de maio de 2011

Em dia de William, Minas fica com o título da TB Sub-17


Rio de Janeiro (RJ) - A V&M Minas é campeã da Divisão Especial da Taça Brasil Correios Masculina de Clubes, categoria sub-17, que foi realizada no ginásio Miécimo da Silva, no Rio de Janeiro (RJ). O time de Belo Horizonte ficou com o título ao bater o Colégio Pentágono na final pelo placar de 5 a 1. O destaque da partida foi William, que marcou os cinco gols do clube mineiro.

O Minas vinha buscando o título desde o começo da disputa da Taça Brasil nessa categoria. O time já foi vice-campeão uma vez e quarto colocado na primeira edição. Desta feita fez uma grande campanha, com apenas uma derrota, justo no primeiro confronto.

O jogo começou um pouco morno, já que as duas defesas marcavam muito bem e impediam a maioria das jogadas ofensivas do quadro adversário. O Pentágono chegou em duas oportunidades para marcar, em chutes de Joãozinho, enquanto o Minas respondeu em bela finalização de Diego.

Mas quem conseguiu a abertura de placar no começo foi o Colégio Pentágono. Sassá escapou pela esquerda e bateu forte, mas o goleiro mineiro fez a defesa e colocou para escanteio. O mesmo Sassá foi para a cobrança rápida e encontrou Joãozinho livre na área. Ele só escorou e colocou os cariocas em vantagem.

Pouco depois o time de Belo Horizonte conseguiu empatar o confronto. Em rápido contra ataque pela direita, a bola foi conduzida e cruzada para a área, onde William apareceu rapidamente e finalizou bem, anotando o tento de igualdade no placar da final do torneio.

O Pentágono por pouco não voltou a comandar o placar quando Maicon avançou pelo meio e finalizou bem, na trave da meta mineira. Mas o Minas chegou ao segundo gol pouco depois. Em bela jogada pelo meio, o passe chegou milimétrico para William na esquerda, que bateu bem, de forma colocada, virando o placar.

No segundo tempo a equipe mineira chegou novamente bem ao ataque e acabou ampliando a vantagem. Em rápida jogada a bola chegou mais uma vez a William que, pelo lado direito da quadra, bateu cruzado e anotou seu terceiro gol na final, terceiro também do Minas.

O time do Pentágono perdeu seu goleiro Dudu, que foi expulso por colocar a mão na bola no ataque. Com isso, o Minas teve dois minutos com um atleta a mais na partida. O time carioca se segurou muito bem e não permitiu que a equipe de Belo Horizonte ampliasse a vantagem. No final os mineiros marcaram ainda com William, duas vezes mais, encerrando a contagem.

sábado, 14 de maio de 2011

Resultados da 1ªrodada


Campeonato carioca Sub 7
Data 14/5
Local : Madureira E.C

Jogo 1(9h) - Botafogo 1x2 Marabu

Jogo 2(10h) - Vasco da Gama 4x1 Marina Barra

Jogo 3(11h) - Madureira 2x3 Piedade T.C

Folga - Fluminense F.C

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Tecnologia Esportiva

Em mares dantes navegados por este caminho jamais pensei passar. Em anos passados talvez fosse dispensável uma abordagem reflexiva sobre a temática abordada sobre Tecnologia Aplicada ao Futsal – pois acreditava-se que em nada, ferramentas com alto poder de processamento pudesse auxiliar na preparação de atletas de alto rendimento das diversas modalidades esportivas, principalmente na esfera técnica e tática.
O antropocentrismo técnico desportivo, ou seja, a crença de que o resultado dentro dos ambientes de competição é única e exclusivamente relacionado ao desempenho dos atletas nos seus momentos de aparição dentro de seu campo de atuação profissional – campo, quadra, raia, etc.. – anulando-se assim todas as outras esferas profissionais, cede cada vez mais espaço ao trabalho interdisciplinar, ao qual preocupa-se com a preparação desportiva integral dos mesmos, compreendendo as esferas psicológica, técnica, tática, física, cognitiva, fisiológica, interpessoais e outras, onde de forma integrada o prepare para a sua melhor performance nas disputas de cada modalidade. Os óbices encontrados na competição e nos jogos são constantes. Ainda que saibamos que a tomada de decisão dos mesmos em jogo, onde na escolha da melhor técnica ou determinação tática, referente a opção que cada lance e momento que o jogo promove, serão determinantes na eficácia do enfrentamento contínuo ao qual é inerente ao atleta, sabe-se que toda a sua preparação em é o que lhe dará condições para sua execução de forma eficaz.
No esporte de alto rendimento a busca pelo constante resultado favorável ao final de cada partida e o alcance dos objetivos planejados ao longo do ano nas diversas competições disputadas, devido a dualidade investimento x retorno, vem fazendo com que a profissionalização de todos os setores que podem diretamente influenciar na atuação dos atletas venha sendo incessantemente buscada. Assim, centros de reabilitação fisioterapêutica, como o REFIS do São Paulo Futebol Clube, com o objetivo de acelerar o processo de reabilitação física dos jogadores colocando-os em campo (para dar o retorno investido ao mesmo pelo clube) no menor tempo possível, centros de treinamento como a Toca da Raposa do Cruzeiro Esporte Clube, onde é possível controlar alimentação, sono e outros aspectos que influenciam o treinamento diário, assim como o projeto Intercenter do Internacional Sport Club, responsável pela coleta, armazenamento e detalhamento de informações acerca dos atletas e equipes adversárias como auxílio técnico e tático vem sendo implementados no clube de futebol para auxiliar na preparação de atletas e consecução dos objetivos.
Este ensaio descritivo centrar-se-á nas tecnologias aplicadas a modalidade esportiva futsal, o qual é uma das modalidades esportivas dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC), o qual possui suas características comuns ao futebol e outras modalidades e características distintas com este e com outros. Por serem comuns e diferenciadas ao mesmo tempo, metodologias, periodizações, conteúdos, controles e também tecnologias migram tanto da sociedade “extra-esportiva” quanto “intra-esportiva” em um constante e mútuo intercâmbio tecnológico. Desta forma, aparelhos médicos são testados dentro de provas de atletismos e outras de máxima intensidade assim como automóveis comuns são beneficiados com avanço tecnológico da Fórmula 1.
Ao centrar e estudar a tecnologia aplicada ao Futsal estaremos neste abordando temas específicos da modalidade o que relaciona-se diretamente com temáticas paralelas de observação de jogos, controles de aspectos técnicos, táticos e emocionais de jogadores, antes, durante e após os jogos; gestão de perfis clínicos e pessoais e outros.
Num primeiro momento, tentar-se-á descortinar, desmistificar a nocividade e conceituar tecnologia dentro do ambiente esportivo incluindo-o como forma de auxílio técnico e tático no futsal utilizadas de formas simples ou complexas tecnologicamente. O valor da informação gerada por meio de análise promovidas pela coleta e tratamento de dados será explorado de acordo com sua real possibilidade de intervenção dentro de quadra. Apresentar-se-á, também, na seqüência, todo o processo de análise e observação de jogadores e equipes (sejam estes dois elementos adversários ou suas equipes) com a utilização de ferramentas para sua captura (coleta de dados), edição (tratamento de dados) e sua importância na geração de informações transformadas em conhecimento para elaboração de treinos e estratégia de jogo. Para demonstração de sua formas de preparar-se para a investida ofensiva do adversário (ou melhoramento de seu nível de eficiência e eficácia) ou outras com o ínterim de ganhar os duelos individuais e coletivos dos “jogos dentro do grande jogo” será apresentado neste documento softwares de animação 3D capazes de acelerar o processo de ensino-aprendizagem / treinamento da maioria dos atletas, visto a diferenção da capacidade de assimilação de cada agente envolvido nesse processo. Ainda será, neste explorado, a importância e desenvolvimento de um Banco de Dados de atletas, para o estudo das qualidades técnicas, e equipe e a edição do vestiário, informação em vídeo trazido em “tempo real” a atletas e treinador in momentum da partida para tomada de decisão e aplicação em quadra de jogo.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Desarmes rápidos do futsal servem de inspiração ao futebol


Willians, volante do Flamengo, diz que habilidade para dar o bote na hora H vem das quadras. Cléber, de 12 anos, já se inspira no jogador

Não raro, vemos imagens da infância de craques brasileiros dando dribles desconcertantes no futsal. Adriano, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno e Neymar começaram nas quadras e só depois passaram a desfilar pelos gramados. O que poucas pessoas notaram é que o antigo futebol de salão também é o "culpado" por revelar bons defensores. Que o diga o volante Willians, maior ladrão de bolas do último Campeonato Brasileiro, e também oriundo do esporte da bola pesada (assista ao vídeo ao lado da matéria que foi ao ar no Globo Esporte).

- No salão, para você dar o bote, tem que ser rápido. Eu vim aprimorando isso no salão. Fiz isso desde quando vim do Santo André, de ser mais rápido que o adversário - disse o jogador.

Professor de futsal do Flamengo, Luis Antônio destaca que na quadra defender é tão importante quanto atacar.

- Como as ações são resolvidas em espaços muito pequenos, a marcação não pode falhar, não pode vacilar. Então na mesma proporção que forma craques, (o futsal) forma grandes defensores.

Além dos craques citados acima, Juan, Thiago Salles, Fabrício, do Cruzeiro, e Toró, do Atlético-MG, também começaram a dar os primeiros chutes nas quadras. No futsal, muitos levaram a sério o lema de que há horas que desarmar, dar um carrinho limpo, é tão bonito como aplicar um drible desconcertante.

No futsal do Flamengo, Cléber é um exemplo dos que seguem os passos de Willians, seu ídolo no gramado. Aos 12 anos, ele diz sonhar ocupar a função de volante
quando tentar a vida nos estádios, justamente por ter o jogador rubro-negro como ídolo. Ele descarta fazer qualquer dos dribles clássicos do futsal para se especializar no desarme.
- Só lençol não ganha jogo. Se tomar a bola, você pode partir em contra-ataque e fazer o gol - disse Clebinho, defendendo que um carrinho limpo, também é uma arte.

sábado, 7 de maio de 2011

A postura do treinador no banco de reservas





Enérgico ou mais calmo? A dar orientações ou mais observador? Acima de tudo, neste ponto, acredito que advém da personalidade do próprio treinador, das expectativas que tem para determinado jogo e sobretudo, da forma como o próprio jogo está a decorrer e ainda contando com a performance da equipa. Tenho na imagem um jogo que em início de época fui ver, da Liga Vitalis, em que o treinador da equipa visitante manteve-se de pé o jogo inteiro sem dar uma única e qualquer indicação para dentro de campo, mesmo vendo a sua equipa, que até apresentou momentos de bom futebol, ser goleada.

No meu caso pessoal, não consigo estar quieto. Quer dizer, tem jogos. É criticável a minha postura, acredito que sim, mas costumo dizer aos meus jogadores que estarei ali ao lado deles para os ajudar e que serei mais um campo. Gosto de dar indicações, de corrigir posicionamentos, sempre e quando acho necessário e não sou do tipo de treinador mais passivo, gosto de estar bem activo, até pela vantagem que tenho de no futebol de 7, poder percorrer toda a linha lateral, acompanhando assim o jogo mais de perto. Costumam-me dizer na brincadeira que faço mais kms na linha lateral de que o Jorge Jesus. Já procurei interiorizar que muitas vezes devo estar mais calmo, mas sinceramente, é-me difícil. Gosto de estar ali a acompanhar os meus jogadores, a incentivá-los, etc, etc. Também sei que isto é fruto de alguma inexperiência e que com o tempo, a energia se vai dissipando, mas sou um pouco assim, vivo muito o jogo e acho que não devo ser criticado por isso.



E vocês, como se sentem ao orientar uma equipa?

Postado por josé carlos em seu blog.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Divisão Especial da Taça Brasil sub-20 será em Belo Horizonte


Belo Horizonte (MG) sediará a XXIX Taça Brasil Correios de Futsal – sub-20 Masculina Divisão Especial. A competição será realizada entre os dias 6 e 12 de junho, na Arena Vivo, localizada na capital mineira e reunirá dez equipes a brigar pelo título da competição.

No grupo A, estão Operário (MG), Sport (PE), Esmac/Ananindeua (PA), SESC/Projeto Manoel Tobias (CE) e ABC (MS). Na chave B, duelam Minas Tênis Clube (MG), Vasco da Gama (RJ), Sâo Bento Futsal (SC), São Caetano Futsal (SP) e Rio Verde (GO).

O regulamento da competição é simples. As equipes enfrentam-se em turno único e as duas melhores de cada chave garantem vaga nas semifinais, que serão disputadas em jogo único. Os vencedores disputarão a final, que será realizada no domingo (12/6), às 10 horas. Por outro lado, os dois times com as piores campanhas na primeira fase serão rebaixados à 1ª Divisão da próxima temporada.

A rodada inicial terá quatro confrontos. Às 15 horas, Operário e ABC iniciam sua caminhada na competição. Às 16h30, será a estreia de São Caetano e Vasco da Gama. Às 18 horas, Sesc e Sport fazem o clássico nordestino da rodada. Por fim, às 19h30, o Minas, equipe sediante, duela contra o São Bento.

terça-feira, 3 de maio de 2011

De virada, Brasil bate a Ucrânia em Uberlândia


Uberlândia (MG) - O Desafio Internacional de Futsal – Brasil x Ucrânia foi encerrado nesta terça-feira (3/5) com mais uma vitória brasileira. Após a vitória por 3 a 0, ocorrida no domingo (1º/5), em São Bernardo do Campo (SP), os hexacampeões vencera por 7 a 2, de virada, em confronto realizado na Arena Tancredo Neves, em Uberlândia (MG).

O jogo começou com as duas equipes tentando encontrar espaços nas defesas rivais. Cheporniuk roubou a bola na sua quadra de defesa e puxou o contragolpe, tocando na saída do goleiro Léo Oliveira, fazendo 1 a 0, aos 3min42. Em uma jogada semelhante, Zhurba marcou o segundo dos europeus, aos 4min55.

A desvantagem forçou o técnico do Brasil, Marcos Sorato, a fazer um pedido de tempo. A reação verde-amarela não demorou a ter inicio. Aos 5min28, em uma bela triangulação, envolvendo Pixote, Simi e Danilo ocorreu o primeiro gol dos anfitriões, anotado por Danilo, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.

O empate veio dos pés de Falcão, que tabelou com Jé e chutou rasteiro, entre as pernas do goleiro Lytvynenko, aos 12min43. Pixote foi o responsável pela virada, aos 16min25, em mais uma assistência de Simi, que marcou o seu logo em seguida, aos 16min50, ao driblar o arqueiro rival e tocar para o fundo das redes, fechando o placar do primeiro tempo: 4 a 2.

Na etapa final, o ritmo foi um pouco mais cadenciado, mas o Brasil seguiu com um volume de jogo maior. O quinto tento do Brasil veio, mais uma vez, da dupla Simi e Danilo. Simi rolou a bola e tabelou com seu companheiro de clube, que finalizou para fazer seu segundo tento no confronto, aos 27min41.

Marinho aproveitou um rebote do goleiro Lytvynenko e fez 6 a 2, aos 30min42, enquanto, menos de 20 segundos depois, Gadeia rolou para Jé ampliar, aos 30min59, fechando a vitória e a goleada brasileira: 7 a 2.

Iniciação ao 4x0


Iniciação ao 4x0.

Duas colunas de jogadores.

Movimentação em diagonal de frente para a bola.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

OUTRAS que começou com a FUTSAL.Reflexión sobre os benefícios da prática do Futsal em idades precoces


MARCELO em declarações à revista oficial do clube.

Reflexão sobre os benefícios da prática do futsal em idades precoces

Além de falar sobre sua posição no campo, Marcelo também poderia falar de suas origens no Brasil, que começou no Fluminense, time de futebol, deixando uma reflexão sobre o que essa experiência o ajudou em sua carreira. "No futsal , antes de receber a bola, você tem que pensar sobre o que fazer porque você não tem tempo para transformá-lo em. Futebol é mais fácil. Também tenho estado a filmar em qualquer lugar. No futsal , se você for destro, você tem que atirar com a direita e se você ir para a esquerda, canhoto ", admite o jogador merengue, deixando-se um curioso desejo para o futuro. "Eu gostaria de ir treinar um dia com os jogadores do Inter Boomerang".

domingo, 1 de maio de 2011

Categoria Sub-07 do futsal tricolor faz história


O Futsal Tricolor foi a quadra neste sábado pela Categoria Sub-07. A Federação de Futebol de Salão do RJ fez pela primeira vez na sua história uma competição da categoria, iniciando neste sábado com um torneio início envolvendo todas as equipes que disputaram a competição no decorrer do ano.

O torneio foi sediado no Botagofo FR e contou com a participação, além do sediante de: Fluminense FC, CR Vasco da Gama, SC Marabu, Marina Futsal, Piedade TC e Madureira EC.

Defenderam o escudo Tricolor os atletas: Kayllan Rodrigues, Lucas Ramos, Luis Lucena, João Lidorio, Ryan Nobregas Thawan Coutinho, Gabriel Cavalcante, Caio Barreto, Pedro Osorio, Luis Silva e Gabriel Santos. Pela Comissão Técnica: Treinador - Leandro Marciel, Auxiliar Técnico - Rodrigo Duarte, Atendente - Thiago Machado, T. Goleiros - Max Neves e Lucas Gaeschlin e Supervisão: Dilso Junior.

Na fase classificatória o Fluminense enfrentou o SC Marabú e venceu por 8 a 0, com gols de Gabriel Cavalcante(4), Thawan Coutinho(2) e Caio Barreto(2). Já na semifinal o adversário foi o Piedade TC e o Tricolor alcançou a vitória por 6 a 2, com 5 gols de Gabriel Cavalcante e 1 de Caio Barreto.

A final foi contra o CR Vasco da Gama, em um jogo extremamente disputado. O Fluminense inaugurou o placar com Gabriel Cavalcante e ampliou com Pedro Osorio, ainda no primeiro tempo. Porém no segundo tempo o Vasco empatou a partida, mas a equipe das Laranjeiras soube manter a tranquilidade e próximo do final marcou após uma conclusão de longa distância e a bola desviar em um atleta do Vasco, sendo marcado gol contra.

O título foi comemorado com muita emoção pelos Atletas, Comissão e Responsáveis, já que o clube entrou para a história após vencer a primeira Competição da categoria gerida pela Federação de Futebol de Salão do Rio de Janeiro.

Brasil supera a retranca da Ucrânia em SBC


São Bernardo do Campo (SP) - O Desafio Internacional de Futsal – Brasil x Ucrânia foi aberto com vitória brasileira, neste domingo (1º/5), no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP). Apesar da forte marcação imposta pelos europeus, os hexacampeões encontraram espaços para fazer 3 a 0 e confirmar o triunfo no ABC Paulista.

Nesta terça-feira (1º/5) as duas seleções voltarão a se enfrentar, encerrando a série, em Uberlândia (MG), na Arena Tancredo Neves (Sabiazinho), às 20h30. O SporTV transmitirá o confronto, ao vivo.

O jogo começou com o Brasil exercendo um maior volume de jogo. O time tentou abrir o marcador nos primeiros minutos, mas o gol insistiu em não ocorrer, com a boa atuação do goleiro ucraniano Tsypun, que contou também com a ajuda da trave, que foi atingida por quatro vezes.

A marcação dos europeus seguiu forte, o Brasil tentou se livrar acelerando a troca de passes, e só conseguiu fazer 1 a 0, com um chute de fora da área, desferido pelo fixo Neto, que acertou o ângulo superior esquerdo de Tsypun, aos 16min47.

No segundo tempo a Ucrânia conseguiu assustar o goleiro do Brasil, Léo Oliveira, que apareceu bem, mas os brasileiros seguiram com maior ímpeto ofensivo. Aos 23min57, após um erro na saída de bola, Falcão passou para Jé, que saiu de frente com o goleiro Tsypun. O pivô deu um toque sutil, por cima do arqueiro, fazendo 2 a 0.

O Brasil poderia ter ampliado, após o pênalti cometido por Legchanov em Marinho, que Falcão cobrou na trave, aos 35min40. O terceiro gol foi marcado novamente por Neto, que recebeu cobrança de escanteio e girou rápido, surpreendendo o goleiro Tsypun, aos 37min55.

“Foi um jogo difícil. Eles vieram retrancados e é complicado romper uma defesa que se posta desta forma. Conseguimos, em certos momentos, ter um bom volume de jogo, que nos possibilitou fazer estes três gols”, comentou o pivô Jé, que anotou o segundo tento da partida.