domingo, 22 de maio de 2011

Uma via de mão única: Futsal para o Futebol


É comum vermos a mídia citar diversos jogadores de futebol que tiveram seu ínicio no futsal, atletas como: Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Nazário, Robinho, Neymar, entre outros.
Mas após uma revisão bibliográfica encontrei um livro que pode nos ajudar a entender esse fenômeno, o autor dessa obra é Daniel Coyle e o mesmo afirma que é diferente o modo que se executa futebol no nosso país do resto do mundo. E a causa desta situação é a influência do futsal.
Segundo Coyle, que para chegar a esta conclusão vem pesquisando e viajando o mundo todo desde dezembro 2006, visitando a locais diversos onde segundo o mesmo nasceram os mais talentosos jogadores. Dentro de sua pesquisa o autor ainda quebra o paradigma que tanto falamos em postagens anteriores: a forma de treinamento. A maneira tecnicista de treinamento que não trás beneficio cognitivo algum.
O tipo defendido pelo autor é o mesmo que já discutimos; através de jogos adaptados, reduzidos, condicionados.
Este tipo de treinamento Coyle chama de “treinamento profundo” que na palavra do autor “ o novo modelo mostra que as fábricas de talento têm êxito não porque as pessoas se esforcem mais, mas porque se esforçam do modo certo...”
Desta forma Coyle ainda ressalta em sua o obra intitulada “O Código do Talento” que o segredo do futebol seria o treinamento profundo advindo de um jogo em particular: “Ou seja, o futebol brasileiro é diferente do futebol do resto do mundo porque o país utiliza um equivalente esportivo ao Link trainer (simulador de voo). O futebol de salão comprime as habilidades futebolísticas essenciais num pequeno espaço, situa os jogadores na zona de treinamento profundo, na qual vão cometendo erros que vão corrigindo, nunca deixando de criar soluções para problemas vivamente percebidos. Jogadores que tocam 600% mais vezes aprendem mais depressa (e sem se dar conta disso) do que aprenderiam na vasta e expansível extensão de um campo gramado. O futsal não apenas é a razão pela qual o futebol brasileiro é extraordinário. Os outros fatores tantas vezes citados – clima, paixão e pobreza – realmente importam. Mas o futebol de salão é a alavanca por meio do qual esses fatores transmitem sua força.” Mesmo assim vivenciamos equipes que tem suas particularidades e suas razões nas quais desconhecemos não deixar o atleta jogar futsal e futebol, desta forma o mesmo tem que optar por um ou outro.

Postado por Prof º Esp. Hugo L. A. Arnold

Nenhum comentário:

Postar um comentário