quarta-feira, 11 de maio de 2011

Tecnologia Esportiva

Em mares dantes navegados por este caminho jamais pensei passar. Em anos passados talvez fosse dispensável uma abordagem reflexiva sobre a temática abordada sobre Tecnologia Aplicada ao Futsal – pois acreditava-se que em nada, ferramentas com alto poder de processamento pudesse auxiliar na preparação de atletas de alto rendimento das diversas modalidades esportivas, principalmente na esfera técnica e tática.
O antropocentrismo técnico desportivo, ou seja, a crença de que o resultado dentro dos ambientes de competição é única e exclusivamente relacionado ao desempenho dos atletas nos seus momentos de aparição dentro de seu campo de atuação profissional – campo, quadra, raia, etc.. – anulando-se assim todas as outras esferas profissionais, cede cada vez mais espaço ao trabalho interdisciplinar, ao qual preocupa-se com a preparação desportiva integral dos mesmos, compreendendo as esferas psicológica, técnica, tática, física, cognitiva, fisiológica, interpessoais e outras, onde de forma integrada o prepare para a sua melhor performance nas disputas de cada modalidade. Os óbices encontrados na competição e nos jogos são constantes. Ainda que saibamos que a tomada de decisão dos mesmos em jogo, onde na escolha da melhor técnica ou determinação tática, referente a opção que cada lance e momento que o jogo promove, serão determinantes na eficácia do enfrentamento contínuo ao qual é inerente ao atleta, sabe-se que toda a sua preparação em é o que lhe dará condições para sua execução de forma eficaz.
No esporte de alto rendimento a busca pelo constante resultado favorável ao final de cada partida e o alcance dos objetivos planejados ao longo do ano nas diversas competições disputadas, devido a dualidade investimento x retorno, vem fazendo com que a profissionalização de todos os setores que podem diretamente influenciar na atuação dos atletas venha sendo incessantemente buscada. Assim, centros de reabilitação fisioterapêutica, como o REFIS do São Paulo Futebol Clube, com o objetivo de acelerar o processo de reabilitação física dos jogadores colocando-os em campo (para dar o retorno investido ao mesmo pelo clube) no menor tempo possível, centros de treinamento como a Toca da Raposa do Cruzeiro Esporte Clube, onde é possível controlar alimentação, sono e outros aspectos que influenciam o treinamento diário, assim como o projeto Intercenter do Internacional Sport Club, responsável pela coleta, armazenamento e detalhamento de informações acerca dos atletas e equipes adversárias como auxílio técnico e tático vem sendo implementados no clube de futebol para auxiliar na preparação de atletas e consecução dos objetivos.
Este ensaio descritivo centrar-se-á nas tecnologias aplicadas a modalidade esportiva futsal, o qual é uma das modalidades esportivas dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC), o qual possui suas características comuns ao futebol e outras modalidades e características distintas com este e com outros. Por serem comuns e diferenciadas ao mesmo tempo, metodologias, periodizações, conteúdos, controles e também tecnologias migram tanto da sociedade “extra-esportiva” quanto “intra-esportiva” em um constante e mútuo intercâmbio tecnológico. Desta forma, aparelhos médicos são testados dentro de provas de atletismos e outras de máxima intensidade assim como automóveis comuns são beneficiados com avanço tecnológico da Fórmula 1.
Ao centrar e estudar a tecnologia aplicada ao Futsal estaremos neste abordando temas específicos da modalidade o que relaciona-se diretamente com temáticas paralelas de observação de jogos, controles de aspectos técnicos, táticos e emocionais de jogadores, antes, durante e após os jogos; gestão de perfis clínicos e pessoais e outros.
Num primeiro momento, tentar-se-á descortinar, desmistificar a nocividade e conceituar tecnologia dentro do ambiente esportivo incluindo-o como forma de auxílio técnico e tático no futsal utilizadas de formas simples ou complexas tecnologicamente. O valor da informação gerada por meio de análise promovidas pela coleta e tratamento de dados será explorado de acordo com sua real possibilidade de intervenção dentro de quadra. Apresentar-se-á, também, na seqüência, todo o processo de análise e observação de jogadores e equipes (sejam estes dois elementos adversários ou suas equipes) com a utilização de ferramentas para sua captura (coleta de dados), edição (tratamento de dados) e sua importância na geração de informações transformadas em conhecimento para elaboração de treinos e estratégia de jogo. Para demonstração de sua formas de preparar-se para a investida ofensiva do adversário (ou melhoramento de seu nível de eficiência e eficácia) ou outras com o ínterim de ganhar os duelos individuais e coletivos dos “jogos dentro do grande jogo” será apresentado neste documento softwares de animação 3D capazes de acelerar o processo de ensino-aprendizagem / treinamento da maioria dos atletas, visto a diferenção da capacidade de assimilação de cada agente envolvido nesse processo. Ainda será, neste explorado, a importância e desenvolvimento de um Banco de Dados de atletas, para o estudo das qualidades técnicas, e equipe e a edição do vestiário, informação em vídeo trazido em “tempo real” a atletas e treinador in momentum da partida para tomada de decisão e aplicação em quadra de jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário