sábado, 21 de abril de 2012

Brasil 2 x 5 Paraguai - Gols - Eliminatórias da Copa do Mundo de Futsal ...

Brasil perde na prorrogação e Paraguai garante vaga na final

A Seleção do Paraguai garantiu vaga na decisão da Eliminatória Sul-Americana ao vencer o Brasil em um confronto disputadíssimo, que só foi decidido na prorrogação. O placar final do tempo normal ficou em 2 a 2, mas os paraguaios conseguiram marcar três vezes no tempo complementar e enfrentam a Argentina na grande final do campeonato. O resultado ficou em 5 a 3 para o Paraguai. No primeiro tempo, o Brasil saiu na frente no marcador. Valdin rouba a bola na saída paraguaia, puxa o contra-ataque e rola para Jackson, livre, bater sem defesas para Espínola. A resposta da seleção comandada pelo brasileiro Fernando Ferretti vem aos 6, após boa jogada de Yiyi Ayala. Ele abre caminho pelo meio da defesa brasileira, chuta forte, no canto direito defendido por Franklin e deixa tudo igual na partida. O duelo continuou bastante disputado. Enquanto o Brasil tomava a iniciativa da partida, o Paraguai esperava o momento certo para ajustar um contra-ataque ou uma jogada de bola parada. Foi justamente em um escanteio que a virada aconteceu. Aos 7, Fabio Arguello aproveita tiro de canto, desvia a bola e balança as redes em favor dos paraguaios. Os brasileiros seguem na pressão. Jé, Falcão e Cabreúva até encontram espaços na defesa adversária, mas todos param na eficiência do goleiro Espínola. Aos 10, Jackson rola para Pixote, que chuta forte e vê a bola carimbar a trave direita. O empate quase apareceu faltando 15 segundos para o término do primeiro período. Após boa troca de passes entre Sinoê e Cabreúva, o pivô brasileiro finaliza e Alfredo Balbuena salva em cima da linha. A conversa nos vestiários deu novo ânimo aos brasileiros. Ciço pega de primeira uma cobrança de escanteio e a bola passa tirando tinta da trave. Falcão teve o mesmo azar no lance seguinte. Depois de grande jogada de Cabraúva pela esquerda, o camisa 12 do Brasil recebeu o passe e finalizou no travessão. O próprio Falcão aproveitou o rebote, mas, pressionado pelos marcadores, chutou por cima do gol. A pressão resultou no empate aos 2. Jé recebe na entrada da área e dá passe milimétrico para Ciço, que estufa as redes do Paraguai para delírio da torcida presente no Ginásio Perinão. Os paraguaios seguram o nervosismo e tentam voltar à frente do marcador, mas Franklin estava em tarde inspirada. O goleiro do Brasil fez uma defesa espetacular após cobrança de falta de Rotella, aos 5. O ritmo em quadra continua intenso e Falcão segue dando trabalho para os defensores paraguaios. Ele quase marca um golaço aos 10, quando uma bola finalizada na defesa do Paraguai fica no alto, e o camisa 12 emenda uma bicicleta, mas vê a finalização ir direto pela linha de fundo. A trave dos paraguaios volta a balançar em um chute cruzado de Jackson, que passa pelo goleiro Espínola e explode no poste direito. O lance aconteceu faltando 3 minutos para o encerramento do tempo regulamentar e fechou as emoções para o início da prorrogação.
Emoções continuam A equipe de Marcos Sorato volta para o complemento da partida decisiva com a mesma pegada. Falcão quase deixa o Brasil em vantagem após um chute acrobático aos 2, e ainda acerta o travessão no minuto seguinte. Em uma das poucas investidas ao ataque, Oscarcito aparece livre pelo lado direito e toca por entre as pernas de Franklin deixando o Paraguai na frente faltando apenas alguns segundos para o término dos primeiros cinco minutos da prorrogação. Outra vez atrás no placar, o Brasil aposta no goleiro-linha para deixar tudo igual. Falcão assume a meta e a pressão fica intensa, com o Paraguai armando uma verdadeira barreira defensiva que resistiu às investidas. Ainda sobrou tempo para o Paraguai aproveitar dois vacilos da defesa brasileira e selar a vitória, garantindo a equipe treinada por Ferreti na final da Eliminatória. Jé ainda marcou para o Brasil, mas era tarde para qualquer reação. O Brasil agora encara a Colômbia na disputa pelo terceiro lugar da Eliminatória, às 9h deste domingo (22), no Ginásio Perinão, em Gramado (RS).

sexta-feira, 20 de abril de 2012

FC Barcelona Training Session 4x4 e 1 comodim

Seleção Brasileira goleia e termina 1ª fase com melhor campanha

A Seleção Brasileira terminou a primeira fase da Eliminatória Sul-Americana com 100% de aproveitamento e goleando em todos os jogos. A vítima na noite desta quinta-feira (19) foi o Chile, que levou de 10 a 0 no Ginásio Perinão, em Gramado (RS). Comandando as ações desde o apito inicial, o Brasil não demorou para abrir o placar. Depois de longa troca de passes, Jé recebeu lançamento e bateu cruzado, marcando o primeiro da Seleção aos 6. A estrela do pivô voltou a brilhar em uma grande jogada individual. Aos 9, Jé recebe a bola na entrada da área, ajeita para a perna esquerda e manda uma bomba, sem defesas para Oscar. O quarteto brasileiro seguiu melhor em quadra e comprovou o domínio com mais um gol. Jackson lançou para Valdin e o camisa 9 da Seleção tocou bonito, na saída do goleiro para aumentar o placar. A goleada do primeiro tempo é selada com Pixote. O jogador recebe passe preciso de Valdin e fica livre para marcar mais um para o Brasil aos 15. Ainda sobrou tempo para Gadeia ampliar o marcador. Faltando pouco mais de 1 minuto para o intervalo, o ala faz boa jogada pela esquerda, passa para Jé, que faz o trabalho de pivô e rola a bola para o próprio Gadeia finalizar forte, rasteiro, estufando as redes chilenas. Os brasileiros continuaram com o ritmo forte na segunda etapa e quase marcam o sexto aos 4, após boa jogada de Jé, que viu a bola explodir na trave defendida por Oscar. Mas a torcida voltou a comemorar aos 6, após chute colocado de Neto. O goleiro chileno ainda se esticou, mas não conseguiu chegar na bola. O grande lance da partida ficou reservado para os pés de Sinoê. O jogador brasileiro recebeu passe próximo da área, deixou o defensor do Chile no chão e chutou forte, no ângulo esquerdo de Oscar e fechar o sétimo gol brasileiro, sendo muito aplaudido pelos colegas de Seleção. Incansável, o Brasil volta a balançar as redes outras três vezes, com Neto, Pixote e Cabreúva. O último em uma finalizção forte de fora da área que ainda explodiu no travessão antes de ultrapassar a linha do gol. O próximo desafio do Brasil será a semifinal contra o Paraguai, segundo do Grupo B, às 16h do sábado (21). O confronto ocorre no Ginásio Perinão, em Gramado (RS).

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sub-15 e Sub-17 vencem na rodada


Nesta terça-feira (17/04), o Grajau CC foi o palco do confronto Tricolor, entre Fluminense e Madureira nas categorias Sub-15 e Sub-17.

No Sub-15, o Tricolor das Laranjeiras abriu 3 a 0 no primeiro tempo e controlou a partida na segunda etapa, sofrendo um gol no fim, vencendo o jogo por 3 x 1.

Atuaram: Jennerson Abreu, Victor Barreto, João Correia(1), Arthur Areda, Thales Chuva, Victor Andrade, Lucas Purificação, Gleidson Pinheiro, Matheus Procopio, Lucas Clemente(2), Leonardo Veltri e João Caetano.

Na sequência, foi a vez do Sub-17. De cara, o Fluzão abriu 3 x 0 no placar. O Madureira descontou no final da etapa, indo para o intervalo em 3 a 2. No segundo tempo, o Flu voltou disposto a garantir a vitória e venceu por 6 x 2.

Defenderam o Fluminense: Carlos Jose, Hiago Machado (1), Igor Pimentel, Saulo Nogueira, Pedro Gonçalves, Matheus Moura (1), Railton Araujo (1), Paulo Pessoa, Sinesio Martins (1), Igor Porto (2), Douglas Maciel e Matheus Souza.

Autor: Marcos Benjamin (Assessoria de Imprensa)

Resultados do futsal no fim de semana de 14 e 15 de abril


O fim de semana tricolor iniciou no sábado (14/04), com a estreia da categoria Sub-07 na Copa Turminha Travessa, organizada pela Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro. A equipe enfrentou a Portuguesa, no ginásio do Grajaú e não sentiu o peso da partida inaugural vencendo por 5 a 0.

Com a vitória, o Flu divide a liderança da competição empatado com Vasco e Botafogo com três pontos ganhos. De tarde, foi a vez do Sub-15 e do Sub-17 visitarem o Helênico em seu ginásio. O Sub-15 teve um primeiro tempo perfeito e terminou a etapa vencendo por 7 x 1. No segundo tempo, a equipe apenas controlou a partida alcançando o resultado final de 8 a 2.

A vitória manteve o Tricolor na liderança isolada da Competição com 19 pontos, quatro a mais que a GRESEP Mangueira. Atuaram pelo Flu: João Maia, Victor Gonçalves, Rafael Leite, Lucas Costa (1), Thales Chuva, Victor Martins, Wembley Cruz(1), Gleydson Pinheiro (2), Matheus Procópio (2), João Correia (1), João Caetano (1) e Caio Silveira.

Em seguida, o Sub-17 foi para quadra. Logo no início, inaugurou o placar, sofrendo o empate em seguida. A partida estava complicada para o Tricolor, quando o Flu impôs seu ritmo de jogo e chegou ao placar de 10 x 1. O resultado deixou o Fluminense na primeira posição de seu grupo com 20 pontos, quatro a frente do segundo colocado, o Botafogo. Vestiram o uniforme do Tricolor das Laranjeiras: Lucas Pinheiro, Matheus Moura, Yago Jordy(1), Hiago Machado (1), Sinesio Martins (1), Igor Pimentel (1), Alvaro Renan, Igor Porto (1), Saulo Nogueira (3), Matheus Costa, Douglas Maciel (2) e Jhony Tenorio.

No domingo (15/04), foi a vez das categorias Sub-09, Sub-11 e Sub-13 receberem no Grajáu Country Clube, o primeiro clássico do ano, Fluminense x Vasco da Gama, em três partidas equilibradas.

O sub-09 realizou uma bela partida, comandando grande parte do jogo. Mas não foi mas não conseguiu transformar as oportunidades em gols e acabou perdendo a partida por 2 a 0. A derrota deixou o Flu na segunda posição da sua chave com 12 pontos, empatado com Madureira e Mangueira, enquanto o Vasco, lidera com 18 pontos.

No Sub-11, a partida tinha caráter decisivo, pois ambas as equipes estavam empatadas em pontos na liderança da competição. A equipe manteve os nervos no lugar e teve tranquilidade para segurar o placar favorável por 3 a 2. A vitória isolou o Fluminense na primeira posição de sua chave com 18 pontos, três a mais que o adversário do dia, o Vasco.

O Sub-13 fechou o dia. A equipe também buscava a vitória para se isolar na ponta da chave. E assim como as outras categorias, a partida foi equilibrada, com o Tricolor sabendo controlar a partida e vencendo por 4 a 3. Com isso, o Flu lidera a chave com 18 pontos, seguido pelo Vasco com 15.

Autor: Marcos Benjamin (Assessoria de Imprensa)

terça-feira, 17 de abril de 2012

Seleção Brasileira garante vaga no Mundial da Tailândia


A Seleção Brasileira de Futsal garantiu vaga no Mundial da Tailândia com uma boa vitória no clássico contra a Argentina. O confronto no Ginásio Perinão, em Gramado (RS), terminou em 3 a 0 para o Brasil, que segue com 100% de aproveitamento na Eliminatória Sul-Americana e agora lidera de forma isolada o Grupo A da competição, com nove pontos.

O duelo começou com os argentinos exercendo uma forte marcação e dificultando as ações do Brasil. Sem conseguir penetrar na defesa adversária, a Seleção Canarinho apostava na troca de passes rápidas para abrir espaço e finalizar de fora da área.

Foi assim que Cabreúva, aos 11, deu trabalho para Elias. Ele limpa a marcação e bate forte, para grande defesa do goleiro argentino. O camisa 9 da Seleção voltaria a fazer uma jogada parecida no minuto seguinte, mas Elias volta a levar a melhor.

A pressão brasileira continuou e quase surtiu efeito aos 14, após jogada individual de Neto. Ele girou em cima da marcação e chutou de esquerda, a bola passou tirando tinta da trave da Argentina.

Até que o placar foi inaugurado em uma jogada ensaiada. Neto cobra a falta com um passe para Falcão, que emenda de primeira e acerta o canto rasteiro, sem chances de defesa para Elias. A torcida presente no Ginásio Perinão faz a festa com o lance.

Mas a Argentina passou perto de deixar tudo igual aos 16, quando Planas acertou um chute forte cruzado, a bola passou por Franklin, mas Jé salvou em cima da linha. A resposta da Seleção Brasileira veio com Rodrigo. No lance seguinte ele cobrou falta com potência e estufou a rede argentina, ampliando o marcador e fechando a vantagem da Seleção antes do intervalo.

Em busca da recuperação, aos argentinos quase conseguem o primeiro quando o relógio ainda marcava um minuto. Em contra-ataque puxado por Calo, a bola vai parar nos pés de Belsito. Ele fica cara a cara com Franklin, mas o goleiro brasileiro mostra agilidade na saída e corta o lance.

Depois do susto a Seleção Brasileira acalmou o jogo e voltou a tomar as rédeas da parida. Gadeia quase marca o terceiro aos 11 em um forte chute de canhota. Elias se esticou para salvar os "Hermanos". Rodrigo também passou perto de marcar o dele, mas Rescia salvou em cima da linha.

De tanto pressionar, o Brasil alcançou o terceiro gol com Jé. O pivô fez boa jogada individual e bateu no cantinho, no contrapé de Elias aos 10. Cabreúva quase marca o quarto após linda tabela com Jé, mas o ala vê a finalização passar direto pela linha de fundo.

O grito de gol ficou engasgado nos argentinos quando Vaporaki aproveitou rebote da defesa brasileira e desviou de cabeça. Mesmo caído, Franklin conseguiu se recuperar e tirou a bola em cima da linha, com um tapa. A jogada decretou o triunfo do Brasil, que carimba o passaporte para a Copa do Mundo na Tailândia.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Futsal é essencial na formação de craques

Brasil mantém 100% de aproveitamento na Eliminatória


A Seleção Brasileira conseguiu manter os 100% de aproveitamento na Eliminatória Sul-Americana aplicando uma goleada em cima do Peru, na noite desta segunda-feira (16), no Ginásio Perinão, em Gramado (RS). Os comandados do técnico Marcos Soratto dominaram a partida e conquistaram o resultado positivo com o placar de 9 a 0.

Disposto a não tomar gol, o técnico Francisco Roose armou o quarteto peruano com uma forte marcação em quadra. A tática forçou os brasileiros a arriscar chutes de longa distância, todos defendidos por Edson, ou se perdendo pela linha de fundo.

Até que Falcão conseguiu furar o bloqueio defensivo do Peru. Aos 9, ele tabelou com Sinoê, apareceu cara a cara com Edson e toca por baixo do goleiro, inaugurando o marcador da partida.

Pressionando e chegando ao ataque com muita intensidade, os brasileiros aumentam a vantagem aos 10. Cabreúva faz boa jogada individual e chuta forte, estufando as redes sem dar chances de defesa. A retranca peruana desmoronou com o nervosismo da equipe e, aos 13, Neto avançou pelo lado esquerdo e soltou o pé. Edson ainda chegou a encostar na bola, mas não evitou o terceiro gol da Seleção.

A situação peruana fica ainda mais delicada quando a seleção estoura o limite de cinco faltas, faltando pouco mais de 4 minutos para o término do primeiro período. Em duas cobranças de tiro livre direto, Rodrigo marca o quarto e o quinto, aos 15 e aos 16, decretando o triunfo brasileiro antes do intervalo.

O Brasil continuou exibindo um forte ritmo de jogo e voltou a marcar. Pixote abriu espaço pelo meio e arriscou de fora da área, Edson deu rebote e Valdin mostrou o faro de artilheiro, marcando o sexto da seleção Canarinho.

Foi então que brilhou novamente a estrela de Falcão. O camisa 12 rebecebeu na frente, deixou Alejandro no chão e tocou sem dificuldades na saída do goleiro peruano. O mesmo Falcão marca o oitavo brasileiro depois de receber a bola na entrada da área e finalizar na saída de Edson, que tentava evitar o gol aos 11.

Para completar a festa brasileira, Cabreúva volta a balançar as redes aos 16. Ele aparece livre na área após boa troca de passes e chuta a bola na trave. O rebote cai nos pés do próprio ala, que faz o segundo dele na partida sem dificuldades, selando a vitória da Seleção Canarinho.

Seleção Brasileira estreia com goleada na Eliminatória


A Seleção Brasileira estreou na manhã deste domingo (15) na Eliminatória Sul-Americana para a Copa do Mundo de Futsal com uma incrível goleada de 15 a 1 sobre a Bolívia. O palco da partida foi o Ginásio Perinão, em Gramado (RS), cidade que sedia os jogos classificatórios para o Mundial.

Antes do primeiro minuto, Neto sofre falta próximo ao meio da quadra. Na cobrança, a Seleção utiliza uma jogada ensaiada e Pixote aparece livre, tendo o trabalho apenas de tirar do alcance do goleiro Novillo.

O início arrasador do Brasil contaria com o segundo gol pouco tempo depois, também com o camisa 7. Pixote recebe bom passe e toca com estilo por cima de Novillo, a bola encontra o travessão, mas o brasileiro aproveita o rebote para balançar as redes.

Aos poucos a Bolívia foi se encontrando no jogo e conseguiu boas chegadas pelo lado esquerdo de ataque, sempre com Franklin mostrando serviço. Mas a resposta da Seleção foi com o terceiro. Aos 6, Jé se estica para aprovetar um chute cruzado e desvia para o gol, ampliando o marcador.

Para delírio da torcida, o domínio da Seleção foi consolidado aos 8, com gol de Falcão. Ele rouba a bola de Gutierrez, avança pela esquerda e bate forte, sem chances de defesa. O Brasil ainda faz o quinto no primeiro período. Aos 11, Valdin aproveita finalização de Jackson e desvia em cima da linha, com Novillo já batido no lance.

A Seleção chega ao sexto em mais uma cobrança de falta ensaiada. Valdin rola para Neto, e o fixo coloca no fundo do gol. Para fechar os 20 minutos iniciais, Falcão faz mais dois e deixa o Brasil com 8 a 0 de vantagem no placar.

Na volta do intervalo, os bolivianos conseguiram o primeiro gol com jogada individual de Garcia. Mas o lance não passou de um susto e os brasileiros aumentaram ainda mais o placar, com gols de Rodrigo - no seu característico chute potente -, Gadeia - após rebote em cobrança de escanteio - e Neto - com chute colocado da entrada da área.

A vantagem elástica não deu sossego à Seleção, que voltou a marcar com Jé, aproveitando um passe de Neto, e com Valdin, escorando um chute cruzado. Ainda sobrou tempo para Jackson, aos 14, fazer o 14º gol do Brasil na partida, e Jé, aos 16, ampliar o marcador para 15.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Aos 35 anos, pivô Lenísio anuncia o fim da carreira profissional no futsal


O dia 11 de abril acaba de entrar para a história do futsal brasileiro. Por volta das 21h, o pivô Lenísio anunciou, pela internet, que está se aposentando das quadras. Aos 35 anos, o jogador do Petrópolis vinha sofrendo com seguidas lesões desde a última temporada, quando fez uma cirurgia no joelho. Segundo informou o próprio atleta, ele também vinha se tratando de contusões nas duas panturrilhas.

- Fui derrotado pelas minhas contusões – postou Lenísio.

Apesar da divulgação da informação, o Petrópolis ainda não enviou um comunicado oficial sobre a decisão do pivô. Ele estava no clube da serra fluminense desde o fim de 2010, quando o Jaraguá desfez a sua equipe – campeã da Liga Futsal naquela temporada -, por ter perdido o seu principal patrocinador.

Natural de Cuiabá (MT), Lenísio foi um dos maiores goleadores da história do futsal brasileiro, tendo sido artilheiro da Liga Futsal em 1997, 2000, 2001, 2002 e 2009. Campeão mundial com a seleção brasileira em 2008, conquistou também um Pan-Americano (2007), um Grand Prix (2007) e uma edição dos Jogos Sul-Americanos (2006).

Por clubes, teve passagens destacadas por GM/Chevrolet, Atlético Mineiro, Ulbra, Vasco e Jaraguá, tendo também um período marcante pelo futsal espanhol, quando foi eleito o melhor jogador da Liga da Espanha por três temporadas consecutivas.

Comoção no mundo do futsal

Pelas redes sociais, as manifestações foram muitas desde o anúncio do fim da carreira de Lenísio. Pelo Twitter, diversos jogadores de clubes e da seleção brasileira prestaram suas homenagens ao craque.

- Futsal órfão! O pivô Lenisio anuncia sua aposentadoria oficial no dia d hoje! Perda grande para o esporte – comentou Falcão, em seu perfil no Twitter.

Jogador do Orlândia, Deives também prestou sua homenagem a Lenísio, um dos seus maiores ídolos no futsal.

- Lenisio parou de jogar hoje. Um dos melhores de todos na frente do gol. Um exemplo. O futsal vai sentir saudades – postou no Twitter o camisa 10 orlandiano.

Outros atletas que se manifestaram foram os selecionáveis Neto, Valdin, Pixote e Ciço, que estão em Gramado (RS) para a disputa das Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial.

- Que notícia triste, o cara com mais facilidade pra fazer gol que já vi está deixando o futsal. Lenísio, que Deus te abençoe na nova etapa – desejou Neto, por meio do seu perfil no Twitter.

Fonte: SporTV.com

Schumacher deixa futsal espanhol e já projeta o retorno ao Brasil


No início desta semana, o fixo Schumacher surpreendeu o mundo do futsal ao anunciar a sua saída do Inter Movistar, da Espanha, equipe que defendia desde 2001. Afirmando não ter proposta para sair, o jogador de 36 anos não deu uma justificativa para a recisão, embora diga que lhe agrada a possibilidade de voltar ao Brasil para defender algum clube participante da Liga Futsal.

- Não tenho nenhuma proposta do Brasil ou de times de outro países, mas a minha vontade é disputar a melhor liga do mundo, que é a brasileira. Estou aberto a escutar propostas – afirmou Schumacher, em entrevista para o blog Toca e Sai do comentarista do SporTV, Marcelo Rodrigues.

Convocado para uma série de amistosos realizados pela seleção brasileira no início do ano, Schumacher ficou de fora das Eliminatórias Sul-Americanas do Mundial por conta de um imbróglio entre Conmebol e Fifa, que fez com que as equipes estrangeiras decidissem não liberar os seus jogadores.

Ex-atleta de Corinthians e Vasco, Schumacher participou dos Mundiais de 2000, 2004 e 2008, sagrando-se campeão neste último, com uma vitória nos pênaltis sobre a Espanha. Conhecedor da rivalidade com os espanhóis, ele acredita que hoje o Brasil tem condições de derrotar qualquer seleção.

- O Brasil tem condições de vencer qualquer adversário, desde que o time esteja organizado dentro e fora de quadra. Estou sempre motivado a defender o meu país e acho que o jogador que não tem vontade de vestir a camisa de uma seleção não é um atleta de verdade. Vou continuar trabalhando para conquistar uma vaga nesse time, embora saiba que a concorrência na minha posição é grande – comentou o fixo.

Fonte: SporTV.com

sábado, 7 de abril de 2012

FIFA divulga tabela da Copa do Mundo na Tailândia


O calendário da Copa do Mundo de Futsal na Tailândia foi definido pela FIFA e divulgado junto com a tabela dos jogos. Os 52 confrontos irão ocorrer em quatro ginásios, três na capital Bangcoc e um na província de Nakhon Ratchasima, no norte do país.

A fase de grupos da competição terá início na quinta-feira, 1º de novembro, e segue até a sexta-feira (9) em três horários diferentes. No sábado (10), as seleções classificadas para as oitavas de final terão um dia de descanso, voltando atuar no domingo (11) e na segunda-feira (12).

A final e a disputa de terceiro e quarto lugar irão ocorrer na Arena Bangcoc de Futsal, no domingo, 18 de novembro. Os jogos estão marcados para 7h e 9h30min (decisão), horários de Brasília.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Confira como estão as eliminatórias para o Mundial de Futsal


Confira como serão as eliminatórias ao redor do mundo:

AMÉRICA DO SUL

Gramado, no Rio Grande do Sul, será o palco das Eliminatórias Sul-Americanas, que acontecem entre os dias 15 e 22 de abril. As dez seleções inscritas foram divididas em dois grupos: no A, estão Argentina, Brasil, Chile, Peru, Bolívia; fazem parte do B Uruguai, Paraguai, Venezuela, Colômbia e Equador. Os dois melhores de cada chave avançam à semifinal e garantem automaticamente vaga para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2012.

ÁSIA

O Campeonato Asiático de Futsal ocorre entre os dias 25 de maio e 1º de junho e mobiliza 16 equipes, divididas em quatro grupos. Os quatro primeiros da fase final garantem vaga para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA. A Tailândia, por ser o país-sede do torneio mundial, está automaticamente classificada.

Os países participantes são: Emirados Árabes Unidos, Quirguistão, Turcomenistão, Japão, China Taipei, Tadjiquistão, Líbano, Irã, Austrália, Coreia do Sul, Catar, Uzbequistão, Indonésia, China e Kuwait.

ÁFRICA

A competição que escolhe os representantes africanos na Copa do Mundo está dividida em três fases. Na primeira, Gabão, Guiné, Zimbábue e Sudão disputarão partidas de ida (entre os dias 6 e 8 de abril) e volta (entre 20 e 22), com os dois vencedores avançando.

Na segunda, entre os dias 4 e 6 e 18 e 20 de maio, Marrocos, Guiné Bissau, Moçambique, Zâmbia, Nigéria, Tunísia, Egito, África do Sul, Camarões, Líbia e mais os dois vencedores da primeira fase também fazem jogos de ida e volta, com seis seleções avançando.

Na terceira, os classificados farão um derradeiro mata-mata entre os dias 8 e 10, e 22 e 24 de junho, com os três vencedores garantindo vaga no Mundial.

EUROPA

No Velho Continente, a primeira fase do torneio classificatório, que terminou em outubro de 2011, reuniu vinte equipes em cinco grupos, dos quais os primeiros colocados de cada grupo, além dos dois melhores segundos colocados, se classificaram para a segunda fase. Nesta, vinte e oito seleções se enfrentaram e as duas melhores seleções de cada grupo se classificaram para o play-off, que ocorre entre os dias 25 e 28 de março e 8 e 11 de abril.

As equipes classificadas para a fase final são: Noruega, Itália, Eslovênia, República Tcheca, Azerbaijão, Rússia, Eslováquia, Espanha, Hungria, Sérvia, Belarus, Portugal, Romênia e Ucrânia.

AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL

Oito equipes disputam o Campeonato de Futsal da CONCACAF que acontece em julho, na Guatemala. Sete delas já estão decididas: Costa Rica, Guatemala, Cuba, México, Panamá, Estados Unidos e São Cristóvão e Névis. A oitava vaga está entre Canadá e El Salvador, cujas partidas ainda serão marcadas.

Das oito equipes que disputam este torneio, as quatro melhores se classificam para o Mundial.

OCEANIA

O continente já decidiu seu representante na Copa do Mundo de Futsal: as Ilhas Salomão conquistaram a única vaga em um torneio, entre os dias 16 e 20 de maio de 2011, em Fiji. Além do país sede, Kiribati, Nova Caledônia, Nova Zelândia, Ilhas Solomão, Taiti, Tuvalu e Vanuatu também participaram da competição continental.