segunda-feira, 28 de março de 2011

Em jogo dramático, Pará derrota Rondônia e é campeão

Belém (PA) - A seleção do Pará é a campeã da Primeira Divisão do 4º Campeonato Brasileiro Correios de Seleções, sub-17 masculino. A competição, que ocorreu no ginásio Nagib Matni, em Belém (PA), foi encerrada na manhã deste domingo (27/3), com vitória paraense, por 7 a 5, sobre Rondônia.

Os paraenses mostraram força e, contando com o apoio da torcida, conquistaram uma virada histórica, após estarem perdendo por 4 a 0. O jogo terminou com o marcador em 5 a 5, no tempo normal. Na prorrogação, o Pará ganhou por 2 a 0, mantendo o 100% de aproveitamento na competição. Além do título, o Pará comemora a ascensão à Divisão Especial, assim como os rondonienses.

O jogo
Após um início cauteloso das duas equipes, o placar foi aberto pelos visitantes, aos 9min15. Ele recebeu na frente da área e girou para vencer o goleiro Cairo. Com o gol, os paraenses vieram para cima e ofereceram espaço para o contragolpe. Em uma jogada assim, Nivaldo passou pelo arqueiro rival e ampliou, aos 11min13.

Os espaços seguiram aparecendo para Rondônia. Em uma jogada pela direita, Fernando finalizou para fazer mais um, aos 11min42. O quarto gol dos rondonienses veio dos pés de Sávio, aos 16min40. Mesmo com uma desvantagem de 4 a 0 no marcador, os paraenses não desistiram e ainda no primeiro tempo conseguiram descontar em dois gols a diferença.

Gigante chutando de fora da área, aos 17min48, e Kelvio escorando um cruzamento na segunda trave, aos 18min38, marcaram para os donos da casa, que logo na sequência sofreram o quinto gol, marcado de pênalti por Fernando, aos 18min53. O gol levou o atleta rondoniense ao topo da lista de artilheiros, com dez gols.

Na etapa final, Robson descontou, aos 24min56, aumentando a pressão do Pará em busca da consolidação da reação. Guilherme fez 5 a 4, aos 28min24, e deixou os donos da casa a um gol do empate, mas o tempo foi passando e, mesmo com um maior volume de jogo, os paraenses não conseguiam furar o bloqueio defensivo rival, o que obrigou o técnico Elcio Souza a parar a decisão, aos 35min58.

Nos segundos finais, Gigante se tornou o herói paraense. No minuto final, ele fez jogada individual e com um chute de fora da área igualou a partida em 5 a 5, aos 39min38. O gol levou a decisão do campeão para o tempo extra.

Prorrogação
Na prorrogação, os donos da casa conseguiram se impor e viraram a partida. Guilherme, aos 42min31, e Gigante cobrando um tiro livre direto sem barreira, aos 43min12, deram uma boa margem ao Pará, que ainda teve Victor expulso, no segundo tempo da prorrogação, nem assim Rondônia conseguiu reagir: 7 a 5.

O ala Gigante, autor do gol decisivo, que levou a decisão para o tempo extra falou sobre o momento do quinto gol. “Foi emocionante. Estávamos tentando várias vezes e no finalzinho deu certo. Acertei um belo chute. Fomos para prorrogação e conseguimos a vitória”, comentou o artilheiro da equipe na competição, autor de sete tentos.

Para o treinador rondoniense, Elciney Paes de Carvalho, seu time sucumbiu por conta de um elenco pequeno. “Viemos com um bom condicionamento, mas durante o campeonato tivemos atletas machucados e nos faltou peça de reposição. Fizemos um bom primeiro tempo, mas faltou cobertura às jogadas individuais do Pará. Além disso, faltou o principal: experiência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário