No artigo de ontem falamos sobre a montagem de uma equipe vencedora, dentro deste propósito estabelecemos algumas características que são fundamentais para a formação dessa equipe. Hoje vamos falar sobre o primeiro item mencionado e buscar identificar essas qualidades nos atletas.
•Perfil Competitivo: A origem desta característica muitas vezes já esta no interior deste atleta, normalmente ele traz com sigo o perfil de lutar pelos seus objetivos e eles independente de quem esta ao seu lado. A realização de seus sonhos não depende de ninguém e sim dele próprio. Sai em busca de melhorar a cada dia, vende muito caro suas derrotas e aprende muito com elas. Tem espírito forte, muitas vezes é um líder nato. A vontade de vencer é capaz de contagiar todo o grupo, motivá-los a lhe seguir e isso torna sua presença indispensável dentro de uma equipe.
O atleta com perfil competitivo tem caráter vencedor e é muito comprometido com as questões da equipe e com o resultado.
Muitas vezes é mal compreendido, por ter personalidade forte e não “aceitar” a derrota com facilidade, acaba se indispondo com aqueles que “não querem nada com nada” e isso sempre causa certo constrangimento, mas que esta longe de ser algo ruim.
Neste momento o papel do Líder, que não necessariamente será o técnico, pode auxiliar a equipe para que se resolvam os “problemas de vestiário” antes que haja a necessidade de um envolvimento e intervenção do líder maior “O Técnico”.
Essa força que vem de atletas com esse perfil, transmite ao grupo uma grande confiança e de forma contagiante passa a fazer com que todos os demais acreditem nas possibilidades de vencer, mesmo que a tarefa seja difícil.
No próximo artigo vamos falar sobre o Atleta Comprometido, que tem compromisso com os objetivos coletivos.
Postado por Marquinhos Xavier em seu blog .
Nenhum comentário:
Postar um comentário