quinta-feira, 29 de março de 2012

Ronaldo "Fenômeno" conta como o futsal foi importante na sua vida

O que ´´Damásio´´ tem a ver com o esporte??

Nos dias de hoje, a aquisição de conhecimento, seja tático, seja de gestão é muito mais fácil que antigamente. Com a internet e a evolução dos meios de comunicação a informação é disseminada com uma velocidade absurda. Exemplo disso, é que os aspectos táticos do jogos de futsal estão espalhados por todo mundo (revistas, artigos e nas próprias transmissões de tv). É difícil você não perceber algo de novo no jogo, algo que alguém criou e logo todos estão utilizando (e se é bom tem que copiar mesmo!!! Quando me refiro a ´´copiar´´, quero dizer utilizar aquele principio, adequando ao seu modelo de jogo), seja um movimento de ataque, uma organização de goleiro-linha ou até mesmo uma jogada ensaiada.

Mas preocupa-se muito com as novidades táticas e se esquece de buscar informações em como ensinar esses aspectos novos, em como o atleta processa a nova informação e como ele representa aquilo mentalmente no seu cérebro.

Mas como assim?? Isso faz diferença??? E como faz!!!!!!!!!!

É comum, os treinadores tentarem passar as informações que estudaram para a sua equipe. Naquele momento tudo é muito bem explicado e compreendido, mas na hora de executar….um desastre!!! Será que você os condicionou a solucionar aquele problema, será que quando o atleta buscou resolver aquela situação ela estava na memória para ser recuperada e executada????

Essas são perguntas que deveriam aparecer nas sessões de treino quando algo não sai como esperamos, ou seja, quando a resposta do atleta não condiz com a necessidade daquele momento.

O conceituado neurocientista português Antônio Damásio publicou alguns estudos afirmando que um aspecto importante relacionada a aprendizagem é a EMOÇÂO, essa palavra aqui descreve o processo do organismo experimentar, sentir, a transformar a ação em imagem mental, tornando-a consciente e transformando em sentimento. Esse processo é fundamental e vai influenciar diretamente as aprendizagens, as tomadas de decisões, nas busca de soluções na memória de determinado problema.

Damásio (2003) ao estudar vários casos de doenças neurológicas proferiu que alguns doentes incapazes de sentir certos sentimentos, eram também incapazes de exprimir as emoções que lhes correspondiam. Isso demonstra que a emoção precede o sentimento, dessa forma, quando algo for lembrado, será resgatado a emoção daquele ação.

De acordo com Oliveira (2006), citando Damásio (1994) num jogo de futebol, cheio de incertezas, o conhecimento somente teórico não é suficiente, sendo fundamental tomar uma decisão, que resultará num resultado positivo ou negativo e que será registrada no nosso corpo pelos ´´marcadores somáticos´´. Oliveira (2006) refere que esses ´´marcadores somáticos´´ , pela aprendizagem e vivenciarão de experiências são associadas às suas consequências o que condicionará as futuras tomadas de decisão em cenários semelhantes.

A medida que as decisões forem tomadas, e que as emoções dos resultados dessas estão sendo processadas as imagens mentais estão sendo elaboradas. Essas imagens são criações produzidas pelo cérebro pela interação do organismo com o mundo. Contudo, elas não são criações reais da realidade, mas representações PESSOAIS dessa realidade. E quando for necessário serão resgatadas na memória para solucionar aquele problema que surgiu.

Mas como no esporte tudo é muito dinâmico, todo esse processamento tem que ser muito rápido, o que fica claro que não pode ser realizado racionalmente.

E ai?? Ainda acha que o Sr. Damásio não tem nada a ver com o esporte????



Mourinho: A descoberta guiada, (2010). Luís Lourenço

Oliveira , B et al. (2006) Mourinho: Porquê tantas vitórias?

Postado por Ziquinho (Frederico Falconi)
Link :http://trajetoriadabola.blogspot.com.br/

Treinadores estrangeiros realizam estágio em Joinville


Os treinos da Krona/Joinville/Dalponte para a Liga Futsal estão sendo acompanhados de perto por dois treinadores colombianos, da cidade de Bogotá. Os estrangeiros pretendem conhecer um pouco mais da filosofia implantada por Fernando Ferreti na equipe de Joinville.

Luis Mario González e Carlos Alberto Martínez Palomo comandam a equipe do P&Z, do futsal na Colômbia. Em Joinville (SC), aproveitaram para estudar aspectos táticos de jogo, além de acompanhar as preleções e palestras realizadas por Ferretti antes das partidas válidas pela Liga Nacional. Os profissionais tiveram ainda uma consultoria sobre preparação física e treinamentos específicos para goleiros.

Fernando Ferretti afirma que essa troca de informações traz benefícios para o clube e, também, para a própria cidade de Joinville: “É um prazer receber profissionais de outros países. O projeto e a cidade de Joinville ganham com isso. E, com toda certeza, a troca de informações é sempre bem-vinda para o desenvolvimento profissional de cada um”, revela.

Ainda na atual temporada, o técnico da Krona Futsal irá comandar a segunda fase do curso Fernando Ferretti para treinadores de futsal. A primeira ocorreu durante a pré-temporada. A nova edição do estágio está programada de 19 a 27 de julho, na cidade de Joinville (SC).

Com informações da assessoria de Imprensa Krona Futsal

Empolgado com parceria, Flu quer resgatar tradição de formar craques


Postulante a uma vaga na próxima edição da Liga Futsal, o Fluminense trabalha para retomar uma tradição deixada de lado nos últimos anos. Um dos clubes brasileiros que mais investe na formação de jogadores, o Tricolor quer voltar a utilizar o futsal como trampolim para a descoberta de novos craques dos gramados. Em outros tempos, passaram pelas quadras das Laranjeiras nomes como Marcelo, Mário Sérgio, Toró, Nélio e até o ídolo vascaíno Edmundo.
- O futsal ajuda o atleta em formação a raciocinar mais rápido e a resolver situações de jogo com mais facilidade em um curto espaço do campo. Quando um jogador passa pela quadra, ele chega com esses adicionais que o garoto formado no campo não tem - comenta o supervisor de futsal do Fluminense, Ivan Proença.
Lateral-esquerdo titular da Seleção Brasileira de Mano Menezes e dono da camisa 6 do Real Madrid, Marcelo deu os seus primeiros passos no futsal tricolor aos nove anos de idade. Depois de quatro anos nas quadras, foi puxado para os gramados, onde profissionalizou-se em 2005 e logo começou a destacar-se. Para o supervisor do Flu, este é o caminho a ser seguido pelo novo projeto do futsal do clube, que mantém uma parceria com o Imperial, de Petrópolis (RJ), desde fevereiro.
- Uma das metas da nossa gestão é fazer esta transição do futsal para o futebol de uma forma inteligente. Sabemos que cerca de 80% dos maiores craques da história passaram pelas quadras. Veja o exemplo de Maradona, Ronaldo e Edmundo. Todos eles se destacaram na carreira por terem uma capacidade de resolver jogadas difíceis com um raciocínio acima da média - explica Proença.
Apesar de ter se profissionalizado pelo Vasco em 1992, Edmundo viveu boa parte da sua carreira amadora nas quadras. Depois de jogar pelo Fonseca, de Niterói, chegou ao futsal do Flu em meados dos anos 80, antes de ir para o Botafogo. Dispensado pelo Alvinegro por problemas disciplinares, acabou aproveitado pelo Vasco, onde fui puxado para os gramados quando ainda era juvenil.
Outro jogador que teve passagem pelo futsal do Flu e acabou virando destaque de um rival foi o ex-meia Nélio. Campeão brasileiro pelo Flamengo em 1992, o atleta atuou no futsal do Flu antes de aportar na Gávea no fim dos anos 80.
A tradição tricolor de revelar craques com passagem pelo futsal vai mais além. Nos anos 60, surgia Mário Sérgio, meia que acabaria profissionalizando-se no Flamengo, mas que voltaria ao Fluminense em 1975. Atento a possíveis novas perdas para clubes rivais, o Tricolor diz ter uma nova estrutura toda montada para não deixar os seus principais valores irem embora.
- Como as atenções estavam sempre voltadas para o futebol de campo, acabávamos perdendo alguns jogadores que se detacavam nas quadras. Agora, o nosso compromisso é manter todos os departamentos interligados para que não haja mais isso - afirma Ivan Proença.
Barcelona é o exemplo a ser seguido
Segundo o supervisor de futsal do Fluminense, o Barcelona é o exemplo a ser seguido no que diz respeito à formação de jogadores. Assim como o clube catalão, o Tricolor quer trabalhar o atleta por etapas, descobrindo os seus potenciais antes de chegar ao profissional.
- No Barcelona, o garoto geralmente passa por várias experiências antes de chegar ao profissional. Uma delas é atuar um período no futsal. Acho isso tudo muito válido e estamos no caminho certo para que esse modelo seja seguido - ressalta.
Fluminense e Imperial firmaram parceria inicialmente até o fim de 2012. Ambos os clubes, unificaram suas estruturas em todas as categorias, utilizando as instalações da agremiação petropolitana para o time profissional e o sub-20.
Em pouco mais um mês de projeto, os resultados vêm agradando ambas as partes. Vice-campeão na Copa Volta Redonda e líder do Carioca, o Tricolor espera resultados mais positivos a longo prazo.
- Começamos o projeto de uma forma até acima das nossas expectativas. Jogamos contra equipes de nível na Copa Gramado e na Copa Volta Redonda e conseguimos chegar à final desta última, o que é muito satisfatório, pois o nosso intuito era apenas dar mais ritmo aos jogadores - comenta Ivan Proença, que frisa mais uma vez que o objetivo em 2012 é preparar o time para a disputa da Liga Futsal 2013.

Ronaldinho Gaúcho no futsal


Para promover a próxima Copa do Mundo de Futsal, a Fifa divulgou nesta quinta-feira pelo Twitter a imagem da carteirinha de Ronaldinho Gaúcho como atleta da Confederação Brasileira de Futebol de Salão. Em 27 de março de 1991, pouco depois de completar 11 anos de idade (nasceu em 21 de março de 1980), o craque do Flamengo foi registrado pela Asprocergs, da federação gaúcha.

Seleção brasileira é convocada para as eliminatórias da Copa do Mundo


Foi divulgada a lista de 14 jogadores que irão defender a seleção brasileira de futsal nas eliminatórias sul-americanas, de 15 a 22 de abril, em Gramado, no Rio Grande do Sul. As dez seleções serão divididas em dois grupos: no A estão Brasil, Argentina, Chile, Peru, Bolívia; fazem parte do B Uruguai, Paraguai, Venezuela, Colômbia e Equador. Os dois melhores de cada chave avançam à semifinal e garantem automaticamente a vaga para a Copa do Mundo FIFA 2012, em novembro, na Tailândia.
Apenas os jogadores que atuam no Brasil foram chamados pelo técnico Marcos Sorato, por conta de uma trapalhada da Conmebol, que esqueceu-se de enviar à FIFA um ofício sobre a data da competição. Com isso, os clubes estrangeiros viram-se no direito de não liberar os seus jogadores brasileiros. A notícia foi dada em primeira mão pelo jornalista Marcelo Rodrigues em seu blog "Toca e Sai".
Confira a lista dos 14 convocados:
Goleiros: Djony (Umuarama), Tiago (Joinvillle) e Franklin (Corinthians)
Fixos: Neto (Joinville), Ciço (Orlândia) e Rodrigo (Carlos Barbosa)
Alas: Jackson (Corinthians), Pixote (Joinville), Cabreuva (Corinthians), Simi (Corinthians), Falcão (Orlândia) e Gadeia (Marechal Rondon)
Pivôs: Sinoe (Carlos Barbosa) e Valdin (Joinville)

terça-feira, 27 de março de 2012

Eliminatórias: membros da CBFS visitam instalações de Gramado


Nesta segunda-feira, 26, ocorreu em Gramado (RS) o sorteio dos hotéis das delegações das 10 seleções que vão disputar as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2012.

Estiveram presentes o presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Aécio de Borba, a vice-presidente de Administração, Louise Bedê, e o supervisor de seleções, Reinaldo Simões.

Além do sorteio, os membros da CBFS visitaram as instalações do Centro Municipal de Esportes Prefeito José Francisco Perine - o Ginásio Perinão -, além dos hotéis em que as seleções ficarão hospedadas, locais de refeição, entre outros detalhes do certame.

Eles foram recebidos pelo prefeito de Gramado, Nestor Tissot, pela secretária de Turismo, Rosa Helena Volk. Também participaram do encontro autoridades locais, patrocinadores, parceiros e imprensa.

As eliminatórias serão disputadas entre os dias 15 e 22 de abril, na cidade da serra gaúcha. As dez seleções inscritas foram divididas em dois grupos: no A estão Brasil, Argentina, Chile, Peru, Bolívia; fazem parte do B Uruguai, Paraguai, Venezuela, Colômbia e Equador. Os dois melhores de cada chave avançam à semifinal e garantem automaticamente vaga para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2012, em novembro, na Tailândia.

terça-feira, 20 de março de 2012

Contagem refressiva: faltam 100 dias para o Mundial de Clubes


Nesta terça-feira (20), inicia a contagem regressiva de 100 dias para a Copa Intercontinental de Futsal, mais conhecido como o Mundial de Clubes de Futsal FIFA, que será realizado pela primeira vez na cidade de Carlos Barbosa (RS). O evento ocorrerá durante os dias 28 e 30 de junho, reunindo as equipes do InterMovistar (ESP), Cittá Montesilvano (ITA) e Boca Juniors (ARG), além da anfitriã, a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF).

Campeã Mundial em 2004, quando a competição foi realizada em Barcelona, na Espanha, e desde então única equipe presente em todas as edições do certame, a ACBF trará o Mundial de Futsal pela segunda vez ao Brasil, já que no ano de 2006 o torneio foi sediado na cidade de Brusque, em Santa Catarina.

Além de anfitriã da competição, a ACBF também está presente na competição como atual Campeã da América, título conquistado na Venezuela, na temporada passada. Completam a lista de participantes o atual campeão europeu Cittá Montesilvano, da Itália; os atuais pentacampeões Mundiais do InterMovistar, da Espanha; e como convidado, os vizinhos sul-americanos do Boca Juniors, da Argentina, que entram no lugar da representante asiático que não pode participar da competição.

Com informações de Fabio Prina - Assessoria de Imprensa ACBF

sexta-feira, 16 de março de 2012

Tostão chega ao Bota disposto a fazer história: 'Só é ídolo quem ganha título'


Um dos maiores jogadores da história do Carlos Barbosa, o ala Tostão chegou ao Rio em fevereiro disposto a fazer história. Aos 30 anos, o jogador tem a missão de ser o principal astro da equipe do Botafogo, que disputa a Liga Futsal pela primeira vez. Paulista de Botucatu, o atleta se diz impressionado com as belezas da Cidade Maravilhosa. Confiante no projeto montado pelo Alvinegro, ele destaca que ainda há muito o que fazer para se tornar um ídolo do clube da Estrela Solitária.
- Conheço bem a história do Botafogo, que se destaca por ter tido muitos ídolos no futebol, como Garrincha, Nilton Santos, Didi, Túlio e agora o Loco Abreu e o Jefferson. Acho que posso virar ídolo do clube um dia, mas isso dependerá do desempenho da nossa equipe e do sucesso do projeto. Em todos os esportes, só é ídolo quem ganha título - afirmou.
Natural do interior de São Paulo, Tostão sabe bem o que é atuar em um clube de camisa. No início da carreira, o jogador defendeu o Atlético-MG, que tinha um dos principais times de futsal do país no fim dos anos 90. Vice-campeão da Liga Futsal 2000 pelo Galo, ele admite que existe uma grande diferença entre defender uma equipe genuinamente de futsal e jogar por um "clube de camisa".
- É diferente. Existe muito mais calor humano nos times de massa. A torcida e a tradição do clube como um todo passam a impor mais respeito ao adversário. O Botafogo tem tudo para aproveitar esse potencial e se tornar um gigante no futsal, assim como foram Internacional, Atlético-MG e Vasco - disse ele.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Fluminense bate o Flamengo na estreia


O Imperial/Fluminense estreou com vitória no Campeonato Carioca de Futsal, sobre o Flamengo por 3 a 2, jogando na Vila Olímpica de Caxias. A equipe petropolitana conseguiu somar os primeiros pontos na competição.

Os gols do confronto foram marcados por Paulinho (2) e Sacha para o Imperial/Fluminense e Igor e Henrique marcaram para o Flamengo.

O ala Paulinho, que foi um dos destaques do Imperial/Fluminense e autor de dois gols, elogiou a atuação da equipe. "Fizemos um bom jogo e conseguimos a vitória. Agora temos que trabalhar para continuar evoluindo e melhorar algumas coisas", destacou o ala.

Agora, o Imperial/Fluminense enfrenta o Teresópolis/Comary na próxima sexta, às 21h, no ginásio do Corrêas, em Petrópolis.

Confira a relação de atletas das duas equipes:

Flamengo: Diego, Panázio, Cazuza, Henrique, Igor, Jaxwel, Jorginho, Marcelo, Michel, Paulo, Rafael e Wallace. Treinador: Cid Bartholomeu

Imperial/Fluminense: Douglas, Alesi, Michel, Paulinho, Sacha, Wilson, João, Rodriguinho, Dieguinho, Vinícius, Sixel e Edgar. Treinador: Paulo Mussalem

Com informações de Gustavo Soares - Assessoria de Imprensa Imperial FC

Vander Carioca é reforço confirmado na Krona Futsal


A diretoria da Krona/Joinville/Dalponte confirmou na noite desta terça-feira (13/3) a contratação de Vander Carioca, considerado um dos principais craques do futsal mundial, que estava no Poker/Petrópolis (RJ). O jogador chega com a experiência de ter disputado duas Copas do Mundo, em 2000 e 2004.

A apresentação oficial do pivô junto ao elenco ocorre nesta quinta-feira (15/3), às 16h30min, no Ginásio da Univille, em Joinville (SC). Além de ficar a disposição da imprensa para fotos e entrevistas, Vander Carioca participará do primeiro treino tático no clube catarinense, sob o comando do treinador Fernando Ferretti.

A diretoria do Poker/PEC afirmou que a saída do jogador foi em comum acordo entre as partes. "Minha ida para o Joinville em nada vai mudar o que sinto por esta cidade. Já avisei ao presidente (Norberto Mello) que é um 'até breve'. Quero um dia voltar e encerrar minha carreira no futsal jogando no Poker/PEC", declarou o atleta à assessoria do clube.


No time de Joinville, como a camisa 14 é utilizada pelo ala Serginho Paulista, o pivô irá jogar com a de número 41. “É o 14 invertido. Por onde passei procurei utilizar esses números e sempre fui feliz”, revelou.

O goleador recordou que já trabalhou com o técnico Ferretti na Seleção Brasileira. "Conheço a filosofia de trabalho dele. E pela qualidade dos jogadores, certamente, o entrosamento será imediato”, disse Vander.

Aos 35 anos, o craque soma passagens por clubes como Atlético Mineiro, Flamengo e Vasco. Também jogou por dez anos no exterior, sendo cinco na Rússia, quatro na Espanha e um no futsal italiano. O supervisor da equipe joinvillense, James Veiga, afirmou que “como a oportunidade em negociar com o Vander apareceu, nós entramos imediatamente em contato com o jogador”.

A expectativa é de que o atleta esteja em quadra já no sábado (17/3), às 18h, quando a Krona enfrenta a AD Intelli/Orlândia pela segunda rodada da Liga Futsal 2012. O duelo será realizado no Ginásio Maurício Leite Morais.

Com informações de Renan Pereira - Assessoria de Imprensa Krona Futsal

Treinador e jogadores brasileiros vencem Liga do Kuwait 2012

Com jogadores brasileiros no elenco, além do técnico Paulinho Gambier, a equipe Al-Salmiya venceu a Liga de Futsal 2012 do Kuwait. A final foi no último sábado, 10, com vitória por 9 a 0 contra o Tadamon, em um campeonato de pontos corridos que contou com a disputa de 13 equipes.

A consagração do time no campeonato teve importante participação dos brasileiros, o que gerou a ascensão do clube ao título. Na Liga 2010, o Al-Salmiya terminou na penúltima colocação. Em outubro daquele ano, os jogadores locais contaram com o reforço do ala brasileiro Cabreuva no fim do primeiro turno e terminaram o certame em quinto lugar.

Já na Liga 2012, foi a vez da chegada do atleta Sid. Vale ressaltar que na Liga do Kuwait cada equipe pode ter apenas dois estrangeiros por jogo. Cabreuva disputou o primeiro turno e voltou para o time do Corinthians. O técnico Paulinho Gambier, que conta na comissão com o preparador Diego Blasius, levou para aquele país os jogadores Tiago Gordo e Rodrigo, que se juntaram a Sid para terminar o segundo turno. Com a vitoriosa campanha, o Al-Salmiya revelou cinco jogadores para seleção do Kuwait.

Paulinho Gambier celebra a temporada do time e ressalta as mudanças necessárias ao longo do trabalho realizado. "Além do título, que transforma em números as conquistas, o mais gratificante do nosso trabalho foi implantar uma filosofia de treinamento diferente da que estavam acostumados, tanto na parte física como técnica e tática. O resultado foi a revelação de jogadores para defenderem a seleção do Kuwait no próximo mundial", comemora.

terça-feira, 13 de março de 2012

Botafogo goleia Poker/PEC na primeira partida da Liga

Na rodada de abertura da Liga Futsal 2012, a rede balançou em muitas partidas. O primeiro gol, porém, veio do jogo entre Poker/PEC e Macaé/Botafogo/CDE. No total, foram seis tentos marcados na vitória de goleada do time visitante por 5 a 1. A partida foi disputada na noite desta segunda-feira (12/3), em Petrópolis.

A partida marcou o encontro dos dois representantes do Rio de Janeiro na competição. O fixo Sakai foi o primeiro a marcar, logo aos 3min19 de bola rolando. O segundo gol do jogo também foi o segundo do time botafoguense, finalizado pelo ala Pelé. Arthur diminuiu aos 14min44 para a equipe de Petrópolis. Faltando 30 segundos para acabar a primeira etapa, novamente o camisa 6 Pelé deixou a bola no fundo das redes.

No segundo tempo, o goleiro Vitão também marcou, aos 32min26, fazendo 4 a 1 para o Botafogo. O ala Bruno encerrou o placar e sacramentou a goleada do time visitante: 5 a 1 placar final.

No próximo desafio dos times do Rio, as equipes viajam para Santa Catarina, onde disputam o segundo jogo da Liga Futsal, no sábado (17/3). O Macaé/Botafogo pega a ADU/HipperFreios/Jomal, em Tubarão, às 20h15. Já o time de Petrópolis segue para a capital catarinense, onde joga contra o Florianópolis, às 20h.

sábado, 10 de março de 2012

Reunião define metas para a Liga Futsal 2012

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (9/3), no auditório da Federação Paulista de Futsal (FPFS), um encontro entre os dirigentes dos clubes da Liga Futsal 2012. A reunião teve como meta a definição de algumas diretrizes para a realização desta edição do certame, que é a principal competição do futsal no Brasil.

Como mediador, o presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Aécio de Borba, agradeceu a receptividade do presidente da entidade paulista, Ciro Fontão de Souza. Em seguida, deu início aos assuntos discutidos, como a logística para as transmissões dos jogos.

O representante da Rede Globo de Televisão, Thiago Cruz, falou sobre a parceria com o futsal, enfatizando que a seleção brasileira que já tem seu público, porém, a modalidade dentro dos clubes ainda precisa crescer, por meio de patrocínio e maior visibilidade.

Para isto, destacou a importância de diversos itens voltados às assessorias de imprensa, como agilidade, pro - atividade, pautas extra quadra e busca por novos ídolos.

"A gente sabe quem tem coisa interessante nas cidades do interior, e por isso, será muito válido que novas histórias cheguem ate a gente. Seja na TV ou na internet, a exposição do futsal será boa pra todos, e claro, irá agradar muito os patrocinadores”, relatou Thiago Cruz.

Ficou confirmado ainda o regulamento geral da Liga Futsal 2012, além de aspectos disciplinares e propriedades de quadra. Sobre as finais, um dos temas abordados se relacionou a uma melhor estrutura de segurança e credenciamento.

Na edição 2012 da Liga, o campeonato volta a ser disputado por 20 clubes de seis estados. Santa Catarina e São Paulo detém cinco representantes, cada, seguidos de Paraná (4), Rio Grande do Sul (3), Rio de Janeiro (2) e Minas Gerais (1). As disputas começam nesta segunda-feira (12/3).

Com informações do Assessor de Imprensa Gilberto Santos

Carlos Barbosa é campeão invicto da Copa Gramado


O Carlos Barbosa conquistou, na noite desta sexta-feira (9/3), um título inédito: se tornou campeão da Copa Gramado, após vencer o Atlântico Apti URI Erechim por 2 a 0. O clássico gaúcho foi disputado no Ginásio Perinão, na cidade da Serra Gaúcha.

Este foi o primeiro título do clube na temporada. Na semana anterior, a ACBF havia ficado com o vice-campeonato da VII Superliga de Futsal, perdendo para a Krona/Joinville/DalPonte na final. Carlos Barbosa, Atlântico e Krona/Joinville disputam a partir desta segunda-feira (12/3) a Liga Futsal 2012.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Botafogo chega à Liga após vencer primeira no Carioca


O Botafogo vai disputar pela primeira vez a Liga Futsal. A estreia será contra o Poker/PEC, clube de Petrópolis, na segunda-feira (12/3), às 19h15. Será um embate entre os dois clubes representantes do Rio de Janeiro para saber quem larga na frente na competição.

O clube, que já tinha parceria com a Casa de España e, ainda em 2011, se juntou ao Macaé, fez sua primeira partida no Campeonato Carioca 2012, quando atingiu os três primeiros pontos ao vencer a Drogaria do Povo por 4 a 1.

Para o auxiliar técnico Silton Carlos, a equipe se portou bem. “Na realidade hoje foi uma estreia, isso sempre é complicado. A Drogaria veio motivada por saber que estamos disputando uma Liga Nacional. Nós tivemos um bom primeiro tempo, mas no segundo tempo poupamos um pouco os jogadores”.

A equipe, comandada pelo técnico Fernando Malafaia, chega a esta temporada com o time reforçado, composto dos seguintes atletas: Diogo, Popó e Vitão (goleiros); Daniel Sakai, Maçarico e Cauê (fixos); Bruninho, Matheus, Gabriel, Sacon, Nenê, Pelé e Pabrio (alas); Mancha e Christian (pivôs).

Krona Futsal encerra com vitória preparação para Liga Nacional


A Krona/Joinville/Dalponte encerrou a fase de preparação para a Liga Futsal 2012, maior competição da modalidade do país, com uma vitória sobre o Imperial/Fluminense, por 2 a 0. O duelo entre tricolores ocorreu nesta quinta-feira (08/03), pela última rodada da fase de classificação da Copa Gramado de Futsal, realizada no Ginásio Perinão, em Gramado (RS).

No teste, o técnico Fernando Ferretti aproveitou mais uma vez para avaliar alguns jovens atletas. Entre eles: Rafael, Andi, Schneider, Thiago Carioca, Wanderson, Dalton e Dudu.No primeiro tempo, a Krona abriu o placar com um gol anotado pelo ala Andi, aproveitando rápida recuperação de bola na quadra de ataque.
Já na etapa final, Thiago Carioca ampliou a contagem. O jogador, revelado nas categorias de base do clube carioca, marcou o primeiro gol contra a ex-equipe. “Tenho um carinho e um respeito muito grande pelo Fluminense, mas hoje sou Krona Futsal”, afirmou ao término do jogo.

Antes do apito final, o goleiro Dudu, da Krona/Joinville/Dalponte, ainda praticou três defesas importantes e garantiu a vitória joinvilense. Placar final: Krona/Joinville/Dalponte 2 x 0 Fluminense.

A delegação da Krona/Joinville/Dalponte deixa Gramado (SC) ainda nesta quinta-feira (08/03). A estreia na Liga Nacional ocorre na segunda-feira (12/03), às 20h15min, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC). O adversário será o rival Jaraguá do Sul. Os ingressos estão à venda na Apolo Sports, localizada na Rua nove de março, no centro de Joinville.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Gazprom x Dínamo.mpg

Krona Futsal sai da briga pelo título em torneio preparatório


A possibilidade de chegar a segunda decisão na temporada em menos de uma semana, após o título da Superliga de Futsal 2012, acabou não sendo concretizada pela equipe da Krona/Joinville/Dalponte. Nesta quarta-feira (07/03), pela Copa Gramado de Futsal, torneio preparatório para a Liga Nacional, o time joinvilense perdeu para o Atlântico/Erechim, por 3 a 1. A competição segue até sexta-feira (09/03), na cidade de Gramado, região da serra gaúcha.

Fluminense e Carlos Barbosa empatam em 2 a 2 em um grande jogo


O Imperial empatou em 2 a 2 com o Carlos Barbosa o seu segundo jogo no Torneio Cidade de Gramado. A partida foi muito equilibrada e o Imperial/Fluminense buscou o tempo inteiro a vitória e teve uma boa atuação.
Os gols do jogo foram marcados por Diego e Vinícius, pelo Imperial/Fluminense e Rodrigo e Sinoê marcaram os gols da ACBF.
Agora a equipe petropolitana treina na manhã desta quinta-feira para enfrentar o Krona/Joinville, às 21h, no ginásio Perinão, em Gramado.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Os Gols De Carlos Barbosa 1 X 2 Joinville Na Final Da Superliga De Futsal

Copa Gramado: com gol de goleiro, Carlos Barbosa vence Joinville


Carlos Barbosa precisou de apenas 72 horas para se vingar do Joinville. Derrotado na decisão da Superliga Futsal 2012, por 2 a 1, sábado passado, o vice-campeão gaúcho deu o troco na equipe catarinense e derrotou o time do técnico Fernando Ferretti por 4 a 1, em partida válida pela primeira rodada da Copa Gramado. Daniel, duas vezes, Jonathan e o goleiro Rennan marcaram para Carlos Barbosa. Murilo descontou para o Joinville.

Atlântico Erechim leva a melhor sobre o Fluminense na Copa Gramado


Na primeira rodada da Copa Gramado de Futsal, deu Atlântico Erechim. Em partida marcada por pênalti inexistente contra o Fluminense/Imperial, o atual campeão gaúcho superou o tricolor carioca, de virada, por 2 a 1. Paulinho marcou para o Flu, enquanto Zico e Grilo marcaram os gols do Atlântico Erechim.

terça-feira, 6 de março de 2012

Copa Gramado: Flu entra em quadra buscando dar início a uma nova era


Depois de Internacional, Atlético-MG, Vasco, Corinthians e Santos, chegou a vez de o Fluminense buscar o seu lugar no topo do futsal nacional. Embalado pelo sucesso de alguns 'clubes de camisa', o Tricolor embaca de vez na tentativa de tornar-se uma potência nas quadras. Após firmar uma parceria com o Imperial, de Petrópolis, em janeiro, o time das Laranjeiras inicia, nesta terça-feira, a disputa da Copa Gramado. O duelo às 19h30m contra o Atlântico Erechim, com transmissão ao vivo do SporTV2, servirá como ponto de partida de uma nova era, que, tem como principal objetivo a conquista da Liga Futsal.

De médio à longo prazo, queremos estar disputando o título da Liga, o que requer um planejamento em todos os sentidos. Por isso, vamos usar o ano de 2012 para consolidarmos o que estamos começando agora - explica o superintendente de futsal do Fluminense, Ivan Proença, que revela que o Tricolor está praticamente garantido na principal competição do salonismo nacional, em 2013, quando terá adquirido uma franquia.
Vou conversar com o Celso Barros sobre uma possível verba para o futsal"
Ivan Proença, superintendente de futsal do Flu
Com uma estrutura já desenvolvida para as categorias de base, o Flu vem utilizando-se das instalações do Imperial para as categorias adulto e sub-20. Comandado pelo experiente técnico Paulo Mussalem, o clube buscou associar-se a uma equipe que pudesse completar-lhe em termos de objetivos.
- A cidade de Petrópolis tem um bom histórico no futsal. Como o carro-chefe do Fluminense é o futebol, optamos por uma parceira onde entramos com a força da marca e eles entram com jogadores e estrutura - afirma Proença.
Diretor de futsal do Imperial, Flávio Fiúza destaca que o que motivou o time petropolitano a fechar a parceira foi o bom trabalho de base feito nas Laranjeiras.
- Já acompanhávamos o trabalho do Fluminense na base e isso é tudo o que temos em mente para o Imperial. Eles trabalham com todas as categorias e é assim que tem que ser feito para ter um time forte no adulto. Observamos muitos clubes da Região Serrana, que tem ótimos jogadores, assim como faz o Fluminense no Rio. Para temos um time forte em cima, é preciso investimento na base - opina.

Fundado no início de 2011 por empresários de Petrópolis, o Imperial surgiu com o objetivo de difundir o município da Reigão Serrana pelo país. Sediado provisoriamente no Esporte Clube Corrêas, na mesma cidade, a equipe busca construir o seu próprio ginásio. A parceria com o Flu foi assinada inicialmente por um ano, mas a tendência é que o contrato seja renovado ao final de 2012.
Além da Copa Gramado, o Fluminense/Imperial disputará o Campeonato Estadual do Rio e o Metropolitano. A estreia no Estadual será contra o Flamengo, na próxima terça-feira, em Duque de Caxias. O uniforme da equipe será semelhante ao usado pelo futebol do Fluminense, com o adendo do escudo do Imperial.
- Imagine a visibilidade que vamos ter só neste Fla-Flu. O Fluminense chegou para agregar muito valor à marca Imperial e estamos bem satisfeitos com esse primeiro momento da parceria - comenta Fiúza.
Unimed pode ajudar no futsal
Com uma despesa mensal estimada para o futsal entre R$ 70 e R$ 80 mil, o Fluminense espera ampliar os investimentos em 2013, quando deverá disputar a Liga Futsal. Segundo a superintendência de futsal do Flu, o clube trabalhará na captação de mais patrocínios, além de pedir uma verba específica à Unimed - seu patrocinador master do futebol - apenas para o futsal.

Time vem treinando no ginásio do Esporte Clube Corrêas, de Petrópolis
- Sabemos que, se disputarmos a Liga Futsal, teremos uma despesa mensal média de R$ 200 mil. Vamos nos estruturar para suportarmos isso e um dos caminhos é buscarmos uma verba da Unimed. Vou conversar pessoalmente com o Celso Barros sobre isso - diz Ivan Proença.
Apesar do otimismo, o Fluminense mira o exemplo do Santos para não fracassar na investida no futsal. Em 2011, o Peixe montou uma grande equipe, conquistou a Liga Futsal, mas se desfez do time no fim do ano por questões financeiras.
- Já conversamos muito sobre isso e chegamos à conclusão de que o Santos teve que abolir o futsal porque entrou de cabeça no projeto sem se estruturar. É por isso que estamos tocando as coisas com muita calma e só alçaremos voos maiores assim que tivermos estruturados - finaliza o dirigente tricolor.
Flu, Carlos Barbosa, Joinville e Atlântico disputam a Copa Gramado
Realizada sempre no início da temporada, a Copa Gramado é uma competição em tiro curto, onde todos os times se enfrentam em turno único, classificando-se os dois mais bem colocados para a final. Participam da edição 2012: Carlos Barbosa, Joinville, Atlântico Erechim, além do Fluminense/Imperial. Nesta terça, além de Flu x Atlântico, jogam Carlos Barbosa x Joinville, 'as 21h. Todos os jogos terão transmissão ao vivo do SporTV2. Em 2011, o campeão foi o Santos, de Falcão.
Confira a tabela completa:
06 /03 (terça-feira) - 19h30m – Fluminense/Imperial x Atlântico Erechim
06 /03 (terça-feira) - 21h – Joinville x Carlos Barbosa Quarta-feira
07/03 (quarta-feira) - 18h – Atlântico Erechim x Joinville
07/03 (quarta-feira) - 19h30m - Carlos Barbosa x Imperial
08/03 (quinta-feira) - 17h - Atlântico Erechim x Carlos Barbosa
08/03 (quinta-feira) - 21h - Joinville x Imperial
09/03 (sexta-feira) - 21h - Final

segunda-feira, 5 de março de 2012

Sorteio define grupos das eliminatórias para o Mundial


Foram sorteados, neste sábado (3/3), os grupos das eliminatórias sul-americanas para o Mundial da Fifa 2012, que será realizado em novembro, na Tailândia. As eliminatórias desta etapa continental serão disputadas em Gramado (RS), de 15 a 22 de abril.

Dez seleções disputarão em duas chaves, sendo que as duas melhores colocadas de cada grupo se enfrentarão nas semifinais para chegar à final. As quatro melhores colocadas carimbarão passaporte para o Mundial.

No grupo A, além do Brasil, estão também Argentina, Chile, Peru e Bolívia. Na chave B ficaram Uruguai, Paraguai, Colômbia, Venezuela e Equador.

Confira abaixo as datas dos jogos:

Dia 15/04
Uruguai x Venezuela
Argentina x Chile
Paraguai x Equador
Brasil x Bolívia
Folga – Colômbia e Peru

Dia 16/04
Paraguai x Venezuela
Argentina x Bolívia
Colômbia x Uruguaia
Brasil x Peru
Folga – Equador e Chile

Dia 17/04
Colômbia x Paraguai
Chile x Bolívia
Venezuela x Equador
Argentina x Peru
Folga – Brasil e Uruguai

Dia 18/04
Uruguai x Equador
Chile x Peru
Venezuela x Colômbia
Brasil x Argentina
Folga – Bolívia e Paraguai

Dia 19/04
Equador x Colômbia
Peru x Bolívia
Paraguai x Uruguai
Brasil x Chile
Folga – Venezuela e Argentina

Dia 20/04
Folga Geral

Dia 21/04 – Semi final
Jogo I - Primeiro da Chave B x Segundo da Chave A
Jogo II - Primeiro da Chave A x Segundo da Chave B

Dia 22/04
Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo II

Krona é campeã da Superliga de Futsal 2012


A taça da Superliga de Futsal 2012 é da Krona/Joinville/Dalponte. Com o Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), completamente tomado pela torcida tricolor, o time joinvilense conquistou o título ao vencer a tradicional equipe do Carlos Barbosa (RS), pelo placar de 2 a 1, neste sábado (03/03). Este é o segundo triunfo consecutivo da Krona Futsal em âmbito nacional, o primeiro sob o comando do treinador Fernando Ferretti.

Em quadra, duas das principais equipes do futsal brasileiro. A tradição das camisas e a qualidade dos elencos tornaram o espetáculo ainda mais emocionante. Nas arquibancadas, prevaleciam os gritos de incentivo da torcida Krona Futsal, que festeja a primeira conquista nacional do tricolor dentro de casa. No fim da última temporada, em Orlândia (SP), a Krona sagrou-se campeã da Taça Brasil de Clubes.

O jogo decisivo começou movimentado. Diante da torcida, a Krona ensaiou uma pressão nos minutos iniciais. Aos poucos, o Carlos Barbosa equilibrou a partida. Pixote, Neto e Murilo criaram as principais oportunidades de gol no primeiro tempo. Já o Carlos Barbosa respondeu nas finalizações de Marcênio e Rodrigo, que pararam nas defesas de Tiago.

Aos 18 minutos, a Krona chegou ao primeiro gol e a torcida explodiu. Valdin fez rápida jogada individual, driblou dois marcadores e bateu da entrada da área para abrir o placar: 1 a 0.

No segundo tempo, a Krona Futsal voltou ainda mais ousada no ataque. A habilidade de Serginho Paulista deu trabalho ao time laranja. A técnica de Gessé e Murilo também levou perigo à meta defendida por Rennan.

Bem postada na marcação, a Krona/Joinville/Dalponte não permitia as jogadas centralizadas no pivô Flávio, de Carlos Barbosa. Com isso, o time gaúcho passou a arriscar a longa distância, com Marlon e Rodrigo. O goleiro da Krona, Tiago, fez três defesas importantes.

Restando cinco minutos para o fim do jogo, tentando vencer o forte sistema de marcação do tricolor, o Carlos Barbosa passou arriscar com Rodrigo na função de goleiro-linha. Aplicada taticamente no sistema implantado pelo treinador Fernando Ferretti, a Krona segurou o adversário e ainda em uma roubada de bola ampliou o marcador, através de André: 2 a 0.
Nem mesmo o gol de Flávio, no fim da partida, tirou o título da Krona Futsal. Ao apito final, os tricolores soltaram o grito. Até porque em 2012, a Superliga de Futsal é azul, branca e grená!

“Cada título tem um sabor especial. Agora, este da Superliga, por ser diante da nossa torcida, na minha cidade, é muito especial. Fico feliz pelos jogadores, pela comissão técnica e por todos os envolvidos neste projeto da Krona Futsal”, afirmou o treinador Fernando Ferretti.

“Foi um campeonato muito complicado, mas no final conseguimos crescer e provar a força do nosso elenco. É uma conquista expressiva, que vem a iniciar o trabalho da temporada”, destacou o goleiro Tiago.

Sem tempo para comemorar, os campeões da Superliga de Futsal seguem para Gramado (RS) já neste domingo (04/03). A Krona/Joinville/Dalponte disputa a Copa Gramado de Futsal de 6 a 9 de março, na região da Serra Gaúcha. Além da Krona, as seguintes equipes participarão do torneio: Carlos Barbosa (RS), Atlântico/Erechim (RS) e Imperial (RJ).

Renan Pereira
Assessoria de Imprensa Krona Futsal

Botafogo/Macaé/España vence amistoso

Partida realizada no Tio Sam em Niterói terminou 2 a 1.

O amistoso entre Botafogo/Macaé/España e Imperial/Fluminense terminou com a vitória da equipe alvinegra. O Imperial saiu na frente aos 12 min. com Wilson marcando após rebote do goleiro em chute de João.

A equipe do Botafogo empatou com Mancha cobrando penalti, e chegou a virada em um chute dos 10 mts. No final Sasha perdeu a oportunidade de empatar em bola cruzada na área e chutada para fora.

A equipe do Botafogo segue seus preparativos para a estréia na Liga Nacional, enquanto a equipe do Imperial/Fluminense segue viajem na próxima segunda-feira, para participar do Torneio de Gramado.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Imperial/Fluminense faz amistoso neste sábado contra o Botafogo

O Imperial/Fluminense enfrenta neste sábado o Botafogo/Casa de España/Macaé, às 11h, no ginásio Tio Sam, em Niterói, em amistoso que encerra sua preparação para a disputa do Torneio de Gramado. O treinador Paulo Mussalem destaca a importância deste jogo para a sequência da temporada.

“O ideal era que nós tivéssemos mais jogos, mas o time vem tendo um ótimo desempenho nos treinos, este jogo vai servir para nos dar um pouco de ritmo e depois vamos pegar o ritmo de competição dentro do torneio. Mas, tenho certeza absoluta que vamos fazer um bom jogo contra a equipe do Botafogo mesmo sendo nossa primeira partida”, afirmou Mussalem.

A equipe viaja na próxima segunda-feira para Gramado, onde irá enfrentar algumas das principais equipes do Brasil. Mussalem, apesar de ver os adversários à frente do Imperial/Fluminense acredita que a equipe petropolitana fará um bom torneio.

“Na copa Gramado vamos pegar equipes altamente qualificadas, que já estão treinando há mais tempo, com mais ritmo de jogo, mas mesmo assim eu estou confiante e bastante otimista quanto à qualidade do nosso time e temos a certeza de que vamos fazer bons jogos”, destacou o treinador.

O Imperial/Fluminense estreia em Gramado no dia seis de março, às 19h, contra o Atlântico/Erechin.

Imperial/Fluminense também terá amistoso na categoria sub-20 neste sábado

O Imperial/Fluminense sub-20 enfrenta neste sábado a seleção de Muriaé, às 16h no ginásio do Laginha, em Petrópolis. A equipe petropolitana está treinando há um mês e o treinador Ney Marcos acredita que este será um importante teste para o elenco.

“Nossa equipe está em formação, mas tem bastante qualidade. Este jogo será importante para nós observarmos o time além dos treinamentos. Vamos enfrentar uma equipe adulta e de qualidade, com isso vamos ver se o trabalho foi bem assimilado pelos jogadores e o que podemos melhorar”, explicou Ney.

A intenção da comissão técnica é realizar mais um amistoso na próxima semana para que o time esteja pronto para a estreia no Campeonato Carioca. O primeiro jogo do Imperial no Metropolitano será no dia 16 de março, contra o Botafogo/Casa de España/Macaé