quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PERFIL: Igor , treinador do C.R.Vasco da Gama do Sub 9





Nome:Igor Cernigoi
Apelido : Boca
Local e Data de Nascimento : Rio de Janeiro 27/01/1983
Clube onde iniciou a carreira : GRESEP Mangueira como estágiario das categorias sub 15 e sub 17 no ano de 2005
Equipes em qual atuou : Mangueira , Vila Isabel , Grajau Tenis e Vasco da Gama
Um idolos no Futsal : Falcão e Manoel Tobias
Outros idolos : Zico
Um jogo inesquecivel : a final da federaçao 2008 Vasco x Flamengo..foi 3 x 3 no tempo normal e 2 x 1 na prorrogaçao pra gente...sofremos muito com esse time do Fla ao longo da competiçao na primeira fase cruzamos com eles 2 vezes....perdemos na Gavea e empatamos em São Januario......na final foi um jogo muito disputado e igual....mais na prorrogaçao tivemos mais vontade e nos superamos levando o titulo...foi muito emocionante
Um jogo para esquecer:a final do estadual de 2010 contra o Flamengo..
Um gol inesquecivel : semi final do campeonato de 2006 vasco x mangueira em sao januario...o jogo tava 3 x 1 pra mangueira se nuan me recordo e o vasco veio trabalhando com o gol linha até q finalizou na mao do goleiro andré. ele fez a defesa e finalizou da area dele a bola morreu la dentro do gol..pra uma criança de 11 anos fazer isso é complicado mais ficou bom
Um titulo que falta : É o titulo de campeão da federação como tecnico realmente mais tenho certeza que a minha hora vai chegar trabalhando com empenho e dedicaçao.
Melhor Treinador : Fernando Ferretti
Melhor atleta que trabalhou:tive a felicidade de trabalhar com muito bons atletas..mais vou citar 2...Cidinho hoje no profissional do Botafogo e Wellington Silva hj no Levante da Espanha
melhor amigo no futsal:dentro desse esporte fiz alguns amigos que realmente eu vou levar pra sempre..seria uma injustiça citar apenas um...vou citar o Dalmo Gimenez treinador do sub 9 do Fluminense porque trabalhamos juntos por um bom tempo....não vou citar todo mundo porque posso cometer alguma injustiça mais tenho bastante amigos no futsal
O que gosta de fazer nas horas vagas:gosto de assistir futebol, ficar com a minha namorada, fazer um churrasco com os amigos e fazer aquela mesa redonda no churrasquinho la no meier pra falar de futsal é claro..
uma frase: As vitórias só aparecem pra quem trabalha com muito empenho e dedicação

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Futsal paulista tem quatro artilheiros no 'top 10'


Dos 10 goleadores da Liga Futsal, quatro pertencem ao futsal paulista. Keké, pivô do São José/ValeSul, é o principal goleador da competição com 30 tentos, seguido por Falcão, do Santos/Cortiana, que até o momento, balançou as redes em 26 oportunidades.

Em quinto lugar, aparece Bebeto, do São Paulo/Marília/Construban, com 19 gols marcados. Na oitava colocação vem Marinho, da ADC Intelli, com um tento a menos em relação ao craque são-paulino.

Fotos: Gilberto Santos, Carlos Silva e Fabio Rodrigues

Seleção Feminina é convocada para o Sul Americano


A Seleção Brasileira Feminina de Futsal foi convocada para disputa do 4º Campeonato Sulamericano de Futsal. Nesta terça-feira (30/8), a comissão técnica divulgou o nome das 14 atletas que disputarão o torneio, que será realizado entre os dias 7 e 14 de outubro, em Maracay, na Venezuela.

A apresentação será no dia 28 de setembro, no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, em Fortaleza (CE). O grupo ficará em treinamento até o dia 5 ou 6 de outubro, quando segue para a Venezuela.

A convocação do técnico Vander Iacovino tem poucas alterações em relação à lista de atletas que disputaram o I Torneio Mundial Feminino. Das 14 convocadas para o campeonato na Venezuela, 11 foram campeãs mundiais em dezembro do ano passado, na Espanha. As únicas novidades são a pivô Cely, a goleira Júlia e a fixa Desirrê.

Sobre a lista, o supervisor da Seleção, Reinaldo Simões, disse que a equipe vai forte em busca do tetracampeonato. “Estamos levando a equipe completa para buscar mais um título sul-americano. Além disso, já é também uma competição que servirá de preparação para a disputa do Mundial, pois vamos defender o título”, disse o supervisor da Seleção, Reinaldo Simões.

Confira a nova lista de convocados para os amistosos no Kuwait

Goleiras
Jozi – CD Burela FS (Espanha)
Giga – UnoChapecó/NTozzo/Female
Júlia – Kindermann/Uniarp/GGnet

Fixas
Desirrê – Kindermann/Uniarp/GGnet
Taty – Unesc/FME/Cri Construções
Cilene – Barueri /Palmeiras/Jaguaré

Alas
Neguinha – Nacional Gás/Unifor
Marcela – Unesc/FME/Cri Construções
Jessiquinha – Barueri /Palmeiras/Jaguaré
Jessíka – UnoChapecó/NTozzo/Female
Vanessa – UnoChapecó/NTozzo/Female

Pivôs
Jú Delgado – FS Mósteles (Espanha)
Lú – Kindermann/Uniarp/GGNet
Cely – UnoChapecó/NTozzo/Female



Sub-15 e Sub-17 estreiam no Estadual com vítória


O Fluminense iniciou neste domingo (28/08) nas categorias Sub-15/17, o Campeonato Estadual 2011 contra o Piedade TC, no Ginásio do adversário.
O Tricolor das Laranjeiras na categoria Sub-15 não teve vida fácil mas venceu por 6 a 4, se mantendo sempre na frente do placar.
Atuaram pelo Fluminense Breno Merçon, Matheus Procopio, Guilherme Cerqueira(1), Pasquale Neto(2), Lucas Alves(2), Leonardo Nascimento(1), Pedro Gonçalves, Everton Araujo, Leonardo Veltri, Gabriel Silva, Rayan Barbosa e Guilherme Lima.

No Sub-17 o Tricolor impôs seu ritmo de jogo e sem dificuldades alcançou a vitória pelo placar de 21 a 4.
Defenderam o uniforme do Tricolor das Laranjeiras Marco Levi, Leandro Vianna, Luiz Mendonça(2), Rhuan Freixo, Alex Santos(1), Breno Rodrigues(4), Eduardo Pessoa(3), Pedro Vargas(1), Victor Coelho(5), Alvaro Castro(1), João Pedro Couto(4) e Eduardo Veltri.
A próxima partida será realizada no sábado (03/09), às 16h, no Ginásio do Grajaú contra a equipe do SC Mackenzie. A chave Tricolor é a B formada pelo o Flu, Piedade, Madureira, Portuguesa, Mangueira e Mackenzie. A ARFAB, Flamengo, Cabo Frio, Vasco, América, Marabú e Casa de España completam a chave A

Sub-09, 11 e 13 estrearão no domingo (03/09)

Já as categorias Sub-09/11/13, que folgaram neste final de semana, estrearão na competição no domingo (04/09), às 11h, contra as equipes do Olaria AC no Ginásio do Grajau CC.
O Tricolor encontra-se na chave B que conta com Fluminense, Helenico, ARFAB, Flamengo, Olaria, Mackenzie e Canto do Rio. Já a chave A é formada por Vasco, Mangueira, Portuguesa, Madureira, Grajau Country, Marabú e Casa de España.

Autor: Marcos Benjamin (Assessoria de Imprensa)


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Com ‘tática revolucionária’, Barça atropela Villarreal em 1º ato: 5 a 0


Pep Guardiola surpreendeu ao divulgar a escalação do Barcelona sem zagueiros nesta segunda-feira. Muitos se perguntaram se o esquema com a defesa toda improvisada daria resultado contra o Villarreal, uma das equipes de médio porte que poderia ameaçar os gigantes no Campeonato Espanhol. Mas a verdade é que nada mudou. Novamente avassalador e com uma “tática revolucionária”, os catalães não encontraram dificuldades para estrear com um 5 a 0, no Camp Nou, em jogo válido pela segunda rodada (uma greve dos jogadores adiou o início da competição).

Com Busquets, Mascherano e Abidal inicialmente como zagueiros num 3-4-1-3 - Daniel Alves, suspenso, e Piqué, Puyol e Adriano lesionados, foram desfalques -, o Barça não abriu mão de seu poderio ofensivo. Pelo contrário. Thiago Alcântara e Fábregas começaram como titulares ao lado de Messi, Pedro, Iniesta e Sánchez e puderam mostrar que há muitas opções para que o time mantenha o nível da última temporada - Xavi e David Villa, por exemplo, foram poupados e só entraram na etapa final.

A partida ainda foi marcante para Lionel Messi, que ultrapassou os 100 gols (chegou aos 101) marcados no Camp Nou com a camisa azul-grená. Ao todo, foram 63 no Espanhol, 11 na Copa do Rei, 20 na Liga dos Campeões e sete na Supercopa.

Sistema de disputa da Copa América é modificado


A Conmebol, juntamente com a AFA (Associação do Futebol Argentino), confirmou a mudança do sistema de disputa da Copa América de Futsal. A competição, que será realizada na Argentina em setembro, teve alterado, inclusive, o período de realização, ganhando um dia, tendo início em 11 de setembro - a decisão está mantida para o dia 17 de setembro.

Os nove países participantes, que antes estavam divididos em três grupos, agora comporão duas chaves, uma com quatro, outra com cinco equipes. O Brasil fará parte do grupo A, juntamente com Peru, Argentina e Chile, contra quem farão o jogo de estréia, no dia 12 de setembro. Na sequência, os brasileiros encaram o Peru, no dia 13, e fecham a participação na primeira fase diante dos anfitriões, no dia 14.

Os semifinalistas serão conhecidos após a disputa das seleções dentro de seus respectivos grupos em turno único. Os dois melhores de cada chave avançarão e duelarão por uma vaga para a final no dia 16 de setembro. O grupo B conta com Uruguai, Paraguai, Colômbia, Bolívia e Venezuela. A decisão está marcada para o dia 17 de setembro, às 15 horas.

A Copa América de Futsal terá todos os seus jogos no Complexo Desportivo de Hurlinghan, que fica na região metropolitana de Buenos Aires, capital argentina. O Brasil venceu as edições de 92, 96, 2000 e 2008 da Copa América de Futsal. A única vez que o título não ficou com os brasileiros foi em 2003, quando os argentinos levaram a melhor e interromperam a sequência vitoriosa, na competição realizada em Assunção, no Paraguai.

Copa América de Futsal 2011 - Buenos Aires - Argentina
Grupo A
Argentina
Brasil
Peru
Chile

Grupo B
Uruguai
Paraguai
Colômbia
Bolívia
Venezuela

Tabela de jogos
11/9 (Domingo)
17h00 - Bolívia x Colômbia
19h00 - Uruguai x Paraguai

12/9 (Segunda-feira)
12h00 - Venezuela x Colômbia
14h00 - Paraguai x Bolívia
16h00 - Brasil x Chile
19h30 - Argentina x Peru

13/9 (Terça-feira)*
Venezuela x Bolívia
Uruguai x Colômbia
Brasil x Peru
Argentina x Chile
Horários a serem confirmados

14/9 (Quarta-feira)
13h30 - Chile x Peru
15h30 - Uruguai x Bolívia
17h30 - Paraguai x Venezuela
19h30 - Argentina x Brasil

15/9 (Quinta-feira)
16h00 - Uruguai x Venezuela
18h00 - Paraguai x Colômbia

16/9 (Sexta-feira) - Semifinais
18h00 - 1º grupo A x 2º grupo B
20h00 - 2º grupo A x 1º grupo B

17/9 (Sábado)
3º lugar
13h00 - Perdedor semifinal 1 x Perdedor semifinal 2

Final
15h00 - Vencedor semifinal 1 x Vencedor semifinal 2

domingo, 28 de agosto de 2011

FORÇA - Ricardo Gomes


O poder da fé nos leva a patamares tão intensos, que nossa visão do impossível torna-se um pequeno grão de areia, diante das montanhas de infinidades que Deus pode realizar.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Prep. Físico do Fluminense em entrevista exclusiva





PERFIL
Nome: Rafael Souza da Fonseca
Apelido: Prof. Rafael Fonseca
Data de nasc: 18/09/1982
Estado civil: Solteiro
Filhos: 1 filha
Formação:Graduado em licenciatura plena em ed.física(univercidade), pós graduado em fisiologia humana e do exercício(famath)
Clube Atual : Fluminense F.C - Sub 17

Quando e onde começou a exercer a profissão de preparador físico?Prof Rafael : Comecei fazendo estágio no C.R vasco da gama em 2000, depois fui para A.A.portuguesa, onde assumi sozinho o primeiro trabalho.

O que é essencial para ser um bom preparador físico?
Prof Rafael : conhecer os limites de cada atleta

Como é o entrosamento e o convívio com os jogadores, a comissão técnica e com a direção do clube?
Prof Rafael : muito bom,em um clima de muito profissionalismo,amizade,sinceridade e união entre todos os segmentos

Você tem alguma referência no futsal?
Prof Rafael : sim,trabalhei com o Prof Luis Verdine(hoje na Seleção Brasileira de Futebol), e com o Prof Harison(hoje na acbf) e aprendi muito com os dois, e sou fã do trabalho do Prof João Romano(Santos/Cortiana),sempre estou me interando das novidades que ele trás para a preparação física no nosso esporte.

Quais clubes você atuou e qual foi o mais marcante?
Prof Rafael : A.A.Portuguesa,América F.C,Canto do Rio E Fluminense...se me permite vou destacar 2...Na Portuguesa foi o começo e aqui no Fluminense pois foi o clube que mais venci na vida

Qual jogo foi marcante para você?
Prof Rafael : final do brasileiro de seleções,Rio de Janeiro 3 x 0 Rio Grande do Norte, e a final do estadual de 2010 Fluminense x Pentágono

BATE-BOLA
Prato favorito: Massas.
Música: Samba
Livro: Todos relacionados a atividades físicas e a arte da guerra.
Programa Esportivo: Futebol e Futsal
Melhor técnico de Futsal : Fernando Ferretti
Melhor jogador de Futsal: Manoel Tobias
Do que você não abre mão: Da minha personalidade
Senão fosse preparador físico, o que seria? Treinador de Goleiros

Uma frase : ''ninguém consegue atrasar quem nasceu para vencer...''

Rafael por Rafael : sincero,verdadeiro,ancioso e trabalhador.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Jovem craque conquistou mais de quinze títulos em dez anos de Fluminense


“Ele não parece um jogador. Não tem cabelo diferente nem tem postura especial. Só tem o futebol”. Assim o pai Washington Couto define João Pedro Couto. Seu corpo franzino, as espinhas no rosto, andar tímido e a mochila azul de nylon nas costas mal conseguem revelar que o introvertido menino de 17 anos, que, há dez, joga com a camisa do Fluminense, é o grande nome do futsal tricolor.

Preteriu o futebol de campo. Com razão. Seria um pecado desperdiçar lances geniais da sua canhota habilidosa e o talento que só os grandes craques possuem. Com técnica, disciplina e simplicidade, o ala-esquerdo da categoria sub-17 do Flu no futsal e da Seleção Carioca, atual campeã brasileira de 2011, é o grande trunfo tricolor para o segundo semestre.

- Começou aqui com sete anos de idade, na categoria fraldinha, foi considerado um canhoto de muita qualidade, muita visão de jogo, com uma leitura de quadra já para idade que ele tinha, diferenciada em relação aos outros. Já era uma grande aposta, inclusive para Xerém, para o campo, opção essa não feita pelo próprio atleta. – explicou o professor Ivan Proença, Superintendente de Futsal e Coordenador Técnico Pedagógico de Xerém.
Foram 128 km três vezes por semana durante dez anos. Pavuna (Trabalho) – Niterói (buscar JP em casa)- Rio de Janeiro – Niterói. Esta é a rotina que Washington Couto, pai do jogador, percorre com maior prazer do mundo, segundo o próprio:
- Ele tinha seis anos e iria fazer sete. Comecei a vir ao treino uma vez por semana e acabei me acostumando com essa vinda uma vez por semana. Ele começou a se destacar, treinar cada vez melhor, e logo no primeiro ano ele estreou no Fluminense, com o Beto (treinador), em 2001. Em 2002 ela já foi titular absoluto do time do Beto. Era o segundo ano dele no fraldinha e logo no primeiro campeonato ganharam a Copa Rio no primeiro e no segundo semestre e ainda ganharam o Brasileiro, em Camboriú. Então aquilo começou a “virar a cachaça”, como a gente fala. Eu deixava de ir jogar minhas “peladas” para acompanha-lo. – afirmou.
Seu primeiro treinador, Beto, atualmente na categoria mirim de Xerém, insistiu em João Pedro. Depois que o jogador realizou seu primeiro teste em 2001, Washington achou a distância muito grande entre Niterói e Laranjeiras e desistiu de voltar ao Flu. Mas Beto insistiu e ligou para o pai do jogador pedindo a presença dele em mais um treinamento:

- Logo de cara acabou se destacando pelos passes, inteligência e habilidade. Um canhoto com visão de jogo e com futuro promissor, provou isso nesses anos todos. Em 2002, em seu primeiro campeonato, ele se destacou de tal forma que fomos campeões com sobras.- lembrou o treinador.

TÍTULOS PELO FLU

João Pedro já conquistou mais de quinze títulos como jogador. De 2001 até este ano, ele deu mais alegrias do que tristezas não só para seu pai, mas também para os torcedores do Fluminense.

Acostumado a jogar sempre junto de companheiros mais velhos, JP não se intimida e diz que isso é bom para seu desenvolvimento em quadra:

- Meu primeiro ano de pré-mirim joguei com atletas um ano mais velhos que eu. Joguei a final toda que foi uma surpresa para mim, pois não era para ser assim, joguei bem e fui importante para o meu time. – ressaltou.

Falcão, o melhor do mundo no futsal, serve de inspiração para João Pedro:

- Desde pequeno, sempre gostei muito do futebol dele, futebol habilidoso, objetivo… Foi muito importante para mim assistir os jogos dele, ver o que ele faz, tento apredner com ele vendo os jogos. Não sou muito habilidoso, porque igual a ela não existe. Não sou de fazer muitos gols, sou mais de dar assistência aos meus companheiros, sou bem objetivo, jogo para o gol, jogo para frente. – falou o jogador.

Com o dia dos pais neste mês de agosto, Washington lembrou que o presente ele já ganhou, aliás os presentes.

- Já ganhei tudo. Meus presentes vieram há 17 e 15 anos atrás, que são meus dois filhos. Depois disso, a gente só se junta ainda mais para comemorar em família. Eu amo de paixão os meus filhos. Sempre doei minha vida para eles. Depois que eles nasceram eu passei a cuidar da minha vida em função deles. – finalizou Washington.

Autor: Marcos Benjamin (Assessoria de Imprensa)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A miopia embutida no tecnicismo – Porque não usá-lo na iniciação ao Futsal


Autor: Vagner Cardoso Teixeira

Quando nos reportamos à iniciação ao Futsal, nos reportamos para ambiente no qual se observam muitos casos de aulas baseadas nos princípios de ensino tecnicistas.

Nelas, os elementos técnicos são o principal objetivo da aula, pois esse tipo de abordagem de aulas faz acreditar que execução de tarefas, já determinadas, explicadas e organizadas anteriormente pelo professor possibilitam ao aluno a assimilação daquele determinado gesto técnico, crendo que a fragmentação do jogo em elementos técnicos ensinados de maneira isolada proporciona ao aluno a aprendizagem do jogo.
Explicado o que se entende sobre abordagem tecnicista, destaco àqueles adeptos dessa metodologia de trabalho que ela está errada, principalmente no que se diz respeito de sua compreensão de “o que é técnica”, ou seja, ela está equivocada em sua essência.
Dentro da idéia dos jogos coletivos, Garganta (1998, p.22), apoiado em Mauss (1980), destaca que a técnica esta relacionada com:
“as diferentes formas de utilização do corpo com os constrangimentos impostos pelas características das respectivas modalidades desportivas”.

Observando a citação à cima, deixa-se claro que técnica está associada a um constrangimento imposto pela modalidade em questão. Mas o que significa esse constrangimento citado por Garganta (1998)?
Em busca dessa resposta, imaginemos a seguinte situação hipotética: um aprendiz de sapateiro que está começando a fazer seus primeiros sapatos inicia sua empreitada. Dia após dia, o ato de fazer sapatos vai possibilitando a ele desenvolver novas e melhores formas para fazer seu sapato com maior rapidez e precisão. Ele, no entanto, experimenta formas e mais formas de fazer seus sapatos e vai aos poucos apreendendo as formas mais eficientes e eficazes, pois depois de muitas formas tentadas ele tende a encontrar um melhor modo para fazer seu sapato. Após alguns anos de labuta, ele desenvolve sua própria técnica de fazer sapatos.
Essa pequena história, quando levada para a idéia de ensino, pode propiciar a seguinte reflexão: “Então, para ele se tornar um bom sapateiro ele teve que repetir muitas vezes as ações, aperfeiçoando sua técnica através dessa repetição.”
Esse tipo de reflexão, apesar de parecer lógica e capaz de sustentar a idéia do ensino desportivo através do tecnicismo é na realidade um grande engodo que acaba caracterizando a, por mim chamada, “miopia do tecnicismo”.
Dessa forma, visando corrigir a imagem distorcida por essa “miopia”, sugiro que se reflita assim: um aprendiz de sapateiro que aprende apenas a pregar os pregos da sola do sapato, se tornará um excelente… pregador de solas de sapato. Ele não saberá, a não ser que vivencie a montagem do sapato, montar um sapato.
Ensinar um aluno a jogar futebol através de treinos de finalização onde ele receba um passe, dê três passadas, salte por um cone e arremesse a bola em um determinado alvo no gol, tornará este aluno um excelente… arremessador de bolas, saltando por cima de cones visando acertar um determinado alvo no gol.
Agora, um bom sapateiro só tornou-se um bom sapateiro não porque repetiu isoladamente diversas etapas da montagem dos sapatos, mas sim porque montou muitos sapatos e desenvolveu formas de solucionar os diversos problemas que esse processo lhe incumbia.
Dessa forma, um aluno só poderá jogar bem o jogo se ele vivenciar as ações técnicas em atividades que simulem ou que possibilitem a ele vivenciar o contexto do jogo de futebol, a final, a técnica não deve ter contexto com o jogo?
Então pra que ensinar técnicas isoladas de uma modalidade a alguém, quando se quer que seu aluno jogue bem o handebol? Então porque ensinar um aprendiz a sapateiro apenas a pregar a sola do sapato você quer ensiná-lo a ser um sapateiro?
Sob essa nova perspectiva, torna-se possível observar os problemas interpretativos que o modelo de ensino tecnicista possui quanto ao ensino da técnica e que muitas vezes nos são escondidos por uma má interpretação de exemplos como esses.
A miopia do tecnicismo até exatamente aí? A metodologia não compreende que a única forma de a técnica ser aperfeiçoada e abordada é através de situações de jogo. Pois vivenciando essas situações é possível adquirir-se formas de responder às necessidades do jogo, através das respostas corporais adequadas ao contexto do jogo.
O tecnicismo não percebe que a técnica só existe como resposta a um problema que é apresentado no contexto do jogo, assim, ensinar pelo tecnicismo é errado!!! – afirmo novamente e com muitas exclamações – pois esse tipo de abordagem não apresenta problemas a serem resolvidos a partir de soluções táticas e através de execuções técnicas, mas apresenta aos alunos soluções que devem ser repetidas através de tarefas, ou seja, primando pela mera execução.
Conclusão: Se pensarmos que técnica está associada à resposta de problemas vivenciados e apresentados no ato de jogar, verifica-se que o tecnicismo não ensina a técnica, já que não se preocupa em oferecer problemas em suas atividades.

Grande ironia essa, não? O tecnicismo não saber ensinar a técnica do jogo!

Autor: Vagner Cardoso Teixeira

Bibliografia:
Garganta, J. Ensino dos Jogos Desportivos Coletivos. Perspectivas e Tendências. In. Movimento, ano IV, n. 8, p.19-27, 1998/1. [clique aqui e conheça este artigo]
MAUSS, M. Sociologie et anthropologie. Paris: Presses Universitaires deFrance, 1980 apud Garganta, J. Ensino dos Jogos Desportivos Coletivos. Perspectivas e Tendências. In. Movimento, p.19-27, ano IV, n. 8, 1998/1.

Saúde do Atleta: Futsal x Cerveja


Saúde do Atleta: Normalmente quando acaba o jogo, o atleta resolve tomar umas cervejas com os amigos, veja o que acontece: esta única cerveja, se transforma em algumas. A partir daí surgem os problemas que afetam o seu desempenho.

Esta quantidade alta de cerveja sobrecarregam o estômago, e por conta disso, o cérebro entende como ingestão de líquido e não sabe distinguir ÁGUA DO ÁLCOOL.

As idas constantes ao banheiro, faz com que a primeira urina, tenha uma cor mais amarelada, enquanto as posteriores ficam mais transparente. Assim, o rim alivia o trabalho do estomago, este avisa o cérebro que continua entrando muito líquido, e ele avisa o rim, continua filtrando sangue. Daí em diante o rim começa a filtrar apenas água, por isso à urina fica transparente.

Então quanto mais álcool é ingerido, mais água é eliminada. Aumentando o teor alcoólico no organismo, começam a vir os sintomas de moleza, perda de reflexo, entre outros. Sendo assim, com o aumento abusivo do teor alcoólico, o cérebro perde o controle total e desliga você.

Ele faz isso como mecanismo de defesa pro organismo, e por meio do sangue ele retira água de todos os órgãos para limpar o organismo. Como o cérebro é constituído de 75% de água, aproximadamente, ele é o que mais sofre com tudo isso, daí vêm às dores de cabeça do dia seguinte.

Então, concluímos que o descanso e a alimentação é que garante o seu desempenho, e que uma vida desregrada afeta toda a performance, influenciando diretamente em todo o trabalho da comissão técnica, sendo assim é mais fácil conscientizar o atleta destas coisas, utilizando períodos de folga para palestras de conscientização, coisa que faço nas equipes por onde passo.

Prof. Sampaio, Consultor em Treinamento
Prep. Físico, ex- Suzano e São José
www.sampaioms.blogspot.com

Santos tem sete convocados para a seleção


O Santos FC teve sete convocados para a Seleção Brasileira de Futsal que disputará a Copa América entre os dias 12 e 17 de setembro, na Argentina. Na lista de 14 jogadores divulgada pelo técnico Marcos Sorato, os santistas chamados são: o goleiro Djony, o fixo Neto, os alas Falcão, Jackson, Valdin e Pixote, e o pivô Jé.

A Disputa
A Copa América 2011 será disputada por nove times, divididos em três chaves com quatro equipes cada. As primeiras colocadas de cada grupo mais a segunda melhor posicionada das três chaves, após jogos em turno único, avançam à semifinal.

O Brasil está no grupo B, ao lado de Colômbia e Bolívia - adversário da estreia no dia 12. O jogo contra os colombianos acontece dois dias depois. Todas as partidas serão realizadas no Complexo Desportivo de Hurlinghan, em Buenos Aires.

Vinícius Vieira

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Brasil é convocado para a Copa América de Futsal


O Brasil buscará em setembro o pentacampeonato da Copa América de Futsal. A sexta edição da competição continental será disputada entre os dias 12 e 17 de setembro, na Argentina. Nesta segunda-feira (22/8), o técnico da equipe brasileira, Marcos Sorato, divulgou a convocação dos atletas que comporão o elenco para a disputa do título em terras argentinas.

Foram chamados 14 atletas para a disputa da Copa América. A relação contempla apenas atletas que atuam em clubes nacionais. Dentre os convocados há uma novidade: o fixo Rodrigo, do Carlos Barbosa, que ganha sua primeira chance de defender o Brasil. O atleta vem sendo um dos destaques dos gaúchos na Liga Futsal 2011, que está vivendo sua segunda fase.

“Não poderemos contar com os atletas que atuam nos clubes do exterior, uma vez que esta Copa América terá um caráter diferente das demais, já que ela não servirá como classificatória para a Copa do Mundo de Futsal da Fifa do ano que vem. Teremos um grupo forte e buscaremos manter a hegemonia do continente”, destacou o supervisor de seleções da CBFS, Reinaldo Simões.

O Brasil venceu as edições de 92, 96, 2000 e 2008 da Copa América de Futsal. A única vez que o título não ficou com os brasileiros foi em 2003, quando os argentinos levaram a melhor e interromperam a sequência vitoriosa, na competição realizada em Assunção, no Paraguai.

O elenco brasileiro se apresentará no dia 11, data da viagem para a capital argentina.

Regulamento
A Copa América de Futsal terá todos os seus jogos no Complexo Desportivo de Hurlinghan, que fica na região metropolitana de Buenos Aires, capital argentina. Serão nove seleções na disputa do título. As equipes estão divididas em três grupos, com três equipes cada.

Os países jogarão contra os rivais de suas chaves, em turno único, classificando-se os primeiros colocados de cada grupo para as semifinais, que ocorrerão no dia 16 de setembro e serão complementadas pela melhor seleção dentre as que ficarem em segundo lugar em suas chaves.

O Brasil está no grupo B, juntamente com Colômbia e Bolívia, contra quem os hexacampeões mundiais estrearão no dia 12 de setembro. O duelo contra os colombianos está marcado para o dia 14 de setembro. Nas demais chaves, Argentina, Chile e Peru, compõem o grupo A, enquanto Paraguai, Uruguai e Venezuela fazem parte da chave C.

A decisão do título ocorrerá no dia 17 de setembro.

Convocação - Copa América de Futsal - 12 a 17/9 - Argentina
Goleiros
Djony - Santos/Cortiana (SP)
Léo Oliveira - Copagril/Faville/DalPonte (PR)
Tiago - São José/Vale Sul Shopping (SP)

Fixos
Gadeia - Copagril/Faville/DalPonte (PR)
Neto - Santos/Cortiana (SP)
Rodrigo - Carlos Barbosa (RS)

Alas
Danilo - São Caetano/Corinthians/Unip (SP)
Falcão - Santos/Cortiana (SP)
Jackson - Santos/Cortiana (SP)
Murilo - Krona/Joinville/DalPonte (SC)
Pixote - Santos/Cortiana (SP)
Valdin - Santos/Cortiana (SP)

Pivôs
Jé - Santos/Cortiana (SP)
Simi - São Caetano/Corinthians/Unip (SP)

Solidariedade e show de gols e talentos marcam a I Copa Roberto Pinto de Futsal




Teresópolis, 22 de agosto de 2011 - Aconteceu no último sábado, 20, a I Copa Roberto Pinto de Futsal, no Ginásio Pedrão. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, contou com a participação das equipes sub-9 e sub-11 de Teresópolis, Barra Mansa, Botafogo e Fluminense. O tricolor doou duas camisas autografadas por 100% do elenco profissional do clube. As camisas serão rifadas e sorteadas em um evento que ocorrerá no dia 12 de outubro, na Praça Olímpica Luís de Camões. O dinheiro arrecadado com a rifa será revertido para ajudar as vítimas da tragédia do início do ano.

Jorge Henrique Mattos, presidente da Associação das Vítimas da Tragédia (Avit), prestigiou a I Copa Roberto Pinto de Futsal, e apoiou a iniciativa do Fluminense e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. “Isto é muito positivo para a cidade. Um fato concreto, direcionado para atender as vítimas da tragédia”, disse.

Também presente no evento, o Vereador Mandinho (PDT) vê a doação do dinheiro arrecado como positiva. “Quero parabenizar o Secretário Demerval, que está à frente do cargo há pouco tempo e já está realizando grandes feitos na Secretaria de Esportes e Lazer. Parabenizo também a diretoria do clube que, através dessa ação, promove a solidariedade na nossa cidade”, afirmou.

O gerente de futsal do Fluminense, Kennedy Abrantes, lembrou a importância de inserir a criança em projetos sociais. “Além da prática do esporte, proporcionar a solidariedade é essencial para o crescimento humano. O Clube Fluminense resolveu ajudar a cidade com a doação de camisas autografadas por todo o elenco tricolor. E quando falamos isso para os jogadores, eles imediatamente se colocaram à disposição”, destacou Abrantes, informando que trará à cidade no dia 7 de setembro, na Semana da Pátria, o elenco do futsal adulto, sub-8, sub-10 e sub-12.

I Copa Roberto Pinto de Futsal

A Copa foi disputada em um quadrangular entre as equipes de Teresópolis, Barra Mansa, Botafogo e Fluminense. Com desenvoltura de gente grande, a garotada do sub-9 e sub-11 deu um show de bola e arrancou aplausos de quem foi ao Ginásio Poliesportivo Pedrão assistir à competição.

No sub-9, a festa ficou com a equipe do Fluminense, que foi campeão sem sofrer nenhum gol. O time passou pelo Barra Mansa por 15 a 0 e venceu o Botafogo na final por 2 a 0. A equipe do Teresópolis ficou com a terceira posição. O time perdeu o primeiro jogo, contra o Botafogo, pelo placar de 9 a 0, mas venceu o Barra Mansa por 7 a 2 em partida válida pela terceira posição da competição, arrancando elogios da técnica Gisele Fernandes. “Para os meninos, a experiência é muito boa. Jogando contra times de expressão eles veem que podem ser tão bons quanto os demais”.

No sub-11, quem soltou o grito de campeão foi o Barra Mansa. Com muita postura, a garotada venceu o Fluminense por 3 a 2, num jogo muito disputado. A final foi contra o Botafogo, mas a Mancha Azul venceu por 3 a 0 e comemorou a primeira posição da competição. O time do Teresópolis ficou com a quarta colocação, perdendo os dois jogos que disputou. O primeiro contra o Botafogo (7 a 0) e o segundo contra o Fluminense (1 a 0).

Texto: Heliny Quintanilha

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

I Copa Roberto Pinto de Futsal acontece neste sábado, 20


Competição contará com a participação do Fluminense, Botafogo e Barra Mansa, além das equipes Sub-9 e Sub-11 da Prefeitura .

Teresópolis, 15 de agosto de 2011 – A Prefeitura realiza, através da Secretaria de Esportes e Lazer, no próximo sábado, 20, a partir das 9h, no Ginásio Pedrão, a I Copa Roberto Pinto de Futsal. Vão competir equipes Sub-9 e Sub-11 do Fluminense, Botafogo e Barra Mansa , tendo como anfitriões os times do projeto social da Secretaria Municipal de Esportes.

Dirigentes da área de futsal do time tricolor carioca estiveram em Teresópolis no último sábado, 13, para se encontrar com o Secretário Demerval Casemiro e acertar os detalhes do evento esportivo, que terá sorteio de brindes para o público e rifa de uma camisa autografada pelos jogadores do Fluminense, cujo valor arrecadado será revertido para as vítimas das chuvas de 12 de janeiro.

“Durante bom tempo, Teresópolis foi referência no futsal. Este é o nosso objetivo: resgatar esta tradição através do incentivo da prática do esporte pelas crianças e jovens. Para isso, contamos com o projeto da Secretaria voltado para o futsal. Também vamos realizar diversos eventos que visam estimular a prática do futsal. Como a I Copa Roberto Pinto de Futsal, uma justa homenagem ao Dr. Robertão, o amistoso que deverá acontecer no dia 7 de setembro em diversas categorias, e o Simpósio de Futsal, com data a ser definida, que tem por objetivo trazer à cidade profissionais da área para participar”, frisou o Secretário de Esportes e Lazer, Demerval Casemiro.

Na ocasião, Demerval também ressaltou o trabalho realizado por Dilson Jr. em Teresópolis, entre os anos de 2005 e 2007, como técnico das categorias Sub-20 e Adulto. Atualmente Dilson é supervisor técnico das categorias de base do Fluminense, que vai da Sub-7 a Sub-17. “Dilson fez um excelente trabalho em nossa cidade, conquistando títulos importantes para o município. Poder contar com o apoio dele, assim como de toda a equipe diretiva do tricolor, é uma honra e uma gratificação para nós porque demonstra que temos credibilidade”, destacou.

Além de Dilson, participaram do encontro o superintendente do Fluminense, Ivan Proença, o gerente de futsal do tricolor, Kenedy Abrantes, e o coordenador das categorias de base da Secretaria Municipal de Esportes, Zeca Godinho. “A copa de futsal será uma boa oportunidade para promover o intercâmbio entre os meninos de Teresópolis e os garotos dos clubes de fora da cidade. Além disso, teremos também a chance de conhecer o futebol dos meninos daqui e, quem sabe, descobrir novos talentos”, afirmou Ivan Proença.

I Copa Roberto Pinto de Futsal neste sábado, 20


Teresópolis, 18 de agosto de 2011 – Acontece neste sábado, 20, a partir das 9h, no ginásio Pedrão, a I Copa Roberto Pinto de Futsal. Realização da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Lazer, a competição contará com a participação de equipes Sub-9 e Sub-11 do Fluminense, Botafogo, Barra Mansa e dos times do projeto social da Secretaria Municipal de Esportes. O evento esportivo terá sorteio de brindes para o público e rifa de uma camisa autografada pelos jogadores do Fluminense, cujo valor arrecadado será revertido para as vítimas das chuvas de 12 de janeiro.

As equipes da categoria Sub-9 jogam, a partir das 9h, sendo a primeira rodada disputada por Botafogo x Teresópolis e Fluminense x Barra Mansa. Vencedores disputam a final e perdedores buscam terceiro e quarto lugares. Os times da Sub-11 jogam, a partir das 15h, com as partidas Fluminense x Barra Mansa e Botafogo x Teresópolis. Em seguida, vencedores disputam a final e perdedores se enfrentam pelo terceiro e quarto lugares.

A Reciclagem no Futsal


"Todo treinador de futsal deveria sempre trocar informações sobre técnica e tática com outros profissionais para buscar um melhor aprimoramento na modalidade.

Além do lazer, arte e espetáculo, acredito que o futsal é uma exibição de técnica; e não existe arte sem técnica: o profissional de teatro tem de entender de teatro; o profissional de futsal tem obrigação de conhecer os detalhes técnicos do futsal.

Parece óbvio, mas não é. Muitos acham que o futsal é somente espetáculo e entretenimento. Desprezam os dados técnicos, táticos e estatísticos. Além disso, substima-se a inteligência e o conhecimento do torcedor que gosta de futsal.

Por sua vez, a imprensa - mesmo a especializada - não promove discussões mais aprofundadas, publicando somente resultados, classificações e “próximas rodadas”.

O profissional de futsal, além dos conhecimentos relacionados à técnica e a tática, deveria também procurar conhecer um mínimo de psicologia, medicina, nutrição e preparação física aplicadas à modalidade, participando de cursos, seminários e clínicas.

A maioria dos treinadores e jogadores de futsal não gosta de dar explicações técnicas. Não gosta ou não sabe. Costuma sempre dar as mesmas respostas evasivas, desprezando o conhecimento de pessoas ligadas ao futsal, culpando a má sorte, os erros do árbitro e os golos perdidos pela equipe.

Por outro lado, as questões formuladas pela imprensa no se aprofundam; quase sempre superficiais, não abordam pontos importantes como posicionamento dentro da quadra, esquemas de jogo e suas variações.

Se técnicos e jogadores de futsal tivessem mais interesse em conhecer a maneira de jogar de cada membro de sua equipe e da equipe adversária, atingiriam melhores resultados.

Um jogo de futsal não é disputado apenas com habilidades, mas também com técnica de competição. O coletivo deve sempre prevalecer sobre o individual.

Para muitas pessoas, ligadas ao esporte de uma maneira geral, o futsal continua sendo uma atividade menor, primária e apenas física. Quando, na verdade, é um jogo de técnica e de inteligência, no qual também se sobressaem a intuição e a emoção.

Dai a importância, fundamental, de os profissionais da área estarem sempre se reciclando."


Autor:Prof.Rubens Fernandez - Treinador de Futsal
Fonte: http://www.futsalbrasil.com.br

Ao mais alto nível

Rússia e Itália, duas das maiores potências do Futsal Mundial, vão estar em Portugal, nos meses de Setembro e Outubro, respectivamente, para disputarem jogos de preparação diante da nossa Selecção.




Os comandados de Jorge Braz aproveitarão estas importantes partidas para afinarem o conjunto nacional que procurará, já no final do ano (15 a 18 de Dezembro de 2011), ultrapassar a primeira etapa de apuramento para o Campeonato do Mundo Tailândia 2012, e que, em Fevereiro do próximo ano, participará na fase final do Europeu da Croácia.

Os jogos com os russos decorrerão a 13 e 14 de Setembro, enquanto as partidas com os transalpinos estão marcadas para os dias 18 e 19 de Outubro. Em tempo oportuno serão divulgados os locais de realização destes encontros.

Recorde-se que Portugal, vice-campeão europeu de Futsal, vai ficar a conhecer no próximo dia 9 de Setembro, em Zabreb, os seus adversários na fase final do Campeonato da Europa, que terá como anfitrião a Croácia.

2012 será, aliás, um ano verdadeiramente electrizante para os adeptos da modalidade, uma vez que a Tailândia vai receber, em Novembro, o Mundial de Futsal. Para lá chegar, Portugal terá de ultrapassar a Eslováquia, a Lituânia e o melhor segundo classificado da Fase Preliminar. Seguir-se-á um Play-off a duas mãos, com jogos a 27 de Março e 10 de Abril de 2012.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Manaus recebe o 7° Grand Prix de Futsal


A cidade de Manaus será a sede da sétima edição do Grand Prix de Futsal, neste ano de 2011. A competição, que é a segunda mais importante no calendário do futsal mundial, atrás apenas da Copa do Mundo de Futsal FIFA, será realizado na capital amazonense entre os dias 16 e 23 de outubro.

A assinatura do contrato ocorreu nesta segunda-feira (15/8) e contou com a presença de representantes do Governo de Amazonas e da Prefeitura de Manaus, na figura dos secretários de Esporte e Lazer, Júlio César Soares da Silva e Fabrício Lima, respectivamente, além de dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal (CBFS), como o presidente da entidade, Aécio de Borba Vasconcelos, e o vice-presidente de Administração, Hideraldo Martins.

Mais uma vez o torneio contará com 16 seleções, que representarão quatro continentes. Costa Rica, EUA, Guatemala representam a Concacaf; Angola, Moçambique, Zâmbia são as representantes da CAF; Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai vêm pela Conmebol; Bélgica, Holanda, Hungria, Rep. Checa e Rússia são as seleções da Uefa; e o Irã representa a AFC.

O presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos, falou sobre os pontos que pesaram para que Manaus escolhida para sediar a competição. “O Amazonas é um Estado que está crescendo muito, tem uma administração boa. Para a Confederação é uma satisfação realizar o Grand Prix aqui, até pelo interesse das autoridades e a própria estrutura que a cidade nos oferece, Manaus desejou e nós apoiamos”, completou.

Para o secretário estadual de Juventude, Desporto e Lazer, Júlio César Soares, a realização do Grand Prix no Amazonas é um marco histórico para o desporto local. “Para o Amazonas e para Manaus é algo histórico. Trata-se de um evento de amplitude ímpar, com seleções de vários continentes e a nossa capital festeja esse evento. Para nós, da administração estadual, será de grande valia também como forma de adquirir conhecimento e experiência organizacional, visando a Copa do Mundo de 2014, que terá uma de suas sedes em nossa cidade”, disse.

Para secretário municipal de Desporto e Lazer, Fabrício Lima, o torneio será um desafio para toda cidade. “Será um treinamento. Nós vamos nos preparar e receber mais seleções do que na Copa do Mundo, onde no máximo quatro times devem passar por aqui, no Grand Prix serão 16 equipes. A imprensa mundial estará toda em Manaus e tenho certeza absoluta que será uma grande preparação para 2014”, declarou Lima.

O presidente da Federação Amazonense de Futsal, Raimundo Nonato dos Reis Filho, destacou que o esporte tem muito a ganhar com a realização do evento. “O Grand Prix pode ser um embrião para o crescimento do apoio ao futsal no Amazonas. O empresário verá que o esporte é um sucesso absoluto e, certamente, irá investir também no esporte local”, avaliou.

Os jogos serão revezados entre a Arena Amadeu Teixeira e o Ginásio do Sesi (Clube do Trabalhador). As seleções, que devem chegar dois ou três dias antes da competição, farão treinos nos ginásios Ninimberg Guerra, Renê Monteiro e Casimiro de Abreu.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Curso treinador de futsal (40 vagas)


Realizará nos dias 03 e 04/09/2011, na ACM-CENTRO em São Paulo o Curso de Treinador de Futsal.

O curso será ministrado simultaneamente na parte teórica e prática pelos renomados profissionais:

João Carlos Romano – Preparador Físico do Santos F.C. e da Seleção Brasileira de Futsal

Marcos Moraes – Assistente – Técnico do Santos F.C.

Fred Antunes – Preparador de Goleiros do Santos F.C. e da Seleção Brasileira de Futsal

A oportunidade é única e foram disponibilizadas apenas 40 vagas que serão preenchidas por ordem de chegada de inscrição.

Wimpro vence Minas no fim e é campeã da Liga Sudeste


Montes Claros (MG) - A Wimpro (SP) é a nova campeã da Liga Sudeste de Futsal. O título foi conquistado neste domingo (14/8) com uma vitória por 3 a 2 com o V&M Minas (MG), em partida disputada no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG), e válida pela última rodada da competição. O gol

Com o resultado, os paulistas são campeões invictos e com 100% de aproveitament. Já o Minas, que terminou com 12 pontos, ficou em segundo lugar. O título da Wimpro, além de por fim à hegemonia de dois títulos seguidos do Minas, dá ao time o direito de disputar a Superliga 2012, competição que reúne os campeões regionais e abre a temporada do salonismo.

Para o técnico paulista, José Joscelânio, o time teve tranquilidade para vencer a partida. “Fomos pressionados, pois o Minas é um time de muita qualidade. Mas hoje a equipe se comportou bem e foi eficiente para conquistar esse troféu”, destacou.

No Minas, o técnico Rodrigo Perdigão afirmou que o mau primeiro tempo do time determinou o resultado. “Sofremos dois gols e tivemos que correr atrás durante todo o segundo tempo. O que aconteceu hoje em quadra refletiu a nossa campanha, pois sempre tivemos vitórias apertadas e nunca conseguimos encaixar nosso jogo”, disse ele.

O jogo
O Minas, que precisava vencer, teve mais iniciativa no início da partida. Por outro lado, a Wimpro, que precisava apenas de um empate para ser campeã, reforçou a marcação e se preparou para sair nos contra-ataques.Mesmo com muita posse de bola, os minastenistas não conseguima levar perigo ao gol defendido pelo goleiro Douglas.

Aos poucos, a Wimpro foi se arriscando no ataque, e o jogo ficou mais aberto. Mais eficientes, os paulistar abriram o placar aos 12min07 com Kilmer, que recebeu passe e chutou forte para vencer o goleiro Bianchini. Depois, aos 19min22, Caio Negão dominou na entrada da área e chutou rasteiro para marcar o segundo gol do time.

No segundo tempo, o Minas iniciou cedo a reação. Aos 20min51, Dieguinho teve tranquilidade para chutar e marcar o primeiro dos minastenistas, que se animaram e partiram em busca do empate. A Wimpro, por sua vez, recuou para se defender e buscar os espaços na defesa minatenista.

Mais perto do fim, o Minas colocou Dieguinho como goleiro-linha para aumentar a pressão. Rapidamente, a estratégia deu certo. Aos 35min29, depois de boa troca de passes no ataque, a bola chegou para Caio, que chutou para decretar o empate e dar mais emoção aos minutos finais da partida.

Com toque de bolá rápido, o Minas tentou envolver a Wimpro, mas o time paulista manteve-se firme. No fim, a um segundo do apito final, Caio aproveitou o gol vazio e tocou rasteiro para definir a vitória e o título paulista.



domingo, 14 de agosto de 2011

AABB derrota Casa de España e termina em terceiro


Montes Claros (MG) - A AABB/Mapfre (SP) conquistou neste domingo (14/8) a terceira colocação na Liga Sudeste de Futsal. Jogando no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG), o time paulista superou a Casa de España/Botafogo (RJ) por 5 a 1, na última rodada da competição, e superou o adversário na tabela.

Com o resultado, a AABB termina a competição com sete pontos, enquanto os fluminenses ficam com seis, na quarta colocação. Para Bagé, goleiro da AABB, a equipe está de parabéns pela campanha.

“Lógico que sempre buscamos o melhor de tudo, mas estamos contentes pelo que conseguimos. Não começamos tão bem, mas terminamos o campeonato muito bem, com duas vitórias e duas exibições muito boas”, disse ele

A AABB entrou mais concentrada na partida e foi melhor nos primeiros minutos. Apática, a Casa de España não conseguia organizar jogadas e tinha dificuldades para segurar o ímpeto do time paulista, que queria vencer para terminar na terceira colocação.

Aos 8min03, Villian fez boa jogada e abriu o placar para o time paulista, que manteve-se no ataque em busca do segundo. Aos 16min19, Rafinha finalizou bem e aumentou a vantagem da equipe. Só que, depois de sofrer o segundo gol, a Casa de España reagiu. Com mais velocidade, o time fluminense pressionou e, aos 19min12, Marquinhos completou para as redes e fechou o placar parcial.

Porém, logo no início do segundo tempo, a AABB tratou de parar a reação fluminense. Aos 20min50, Vilian fez o terceiro dos paulistas, e, 20 segundos depois, Felipe anotou o quarto. Para buscar o empate, a Casa de España colocou o goleiro Vitão para atuar adiantado, mas a estratégia não deu certo. Aos 25min39, Bigão recebeu passe, percebeu o arqueiro adiantado e chutou por cima para fazer 5 a 1.

Mesmo com a desvantagem no placar, a equipe fluminense não desistiu de buscar o empate. Vitão continuou atuando adiantado, e o time fluminense pressionou muito. NO entanto, bem fechada na defesa, a AABB não deu chances ao adversário e confirmou o resultado.



Minas marca no fim e continua na briga pelo título

Montes Claros (MG) - O V&M Minas (MG) conquistou importante vitória neste sábado (13/8) pela Liga Sudeste de Futsal. Com um gol no último minuto, a equipe minastenista derrotou a Casa de España/Botafogo (RJ) por 3 a 2 no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG), e segue na briga pelo título da competição.

Com 12 pontos, o time mineiro assume provisoriamente a liderança da competição, mas pode perder o lugar para a Wimpro (SP), que joga a seguir e tem nove pontos. Neste domingo (14/8), às 12 horas, os minastenistas terão pela frente justamente a equipe paulista, no confronto que decidirá o campeão da Liga Sudeste.

Já a Casa de España, com a derrota, fica fora da briga pelo título. Com seis pontos, o time ocupa a terceira colocação e, na última rodada da competição, enfrenta a AABB/Mapfre (SP), às 9 horas deste domingo.

No jogo, os dois times entraram em quadra de olho na vitória para manter as chances de título. Mais rápido no começo, a Casa de España teve mais posse de bola e ameaçou o Minas, que demorou mais para entrar no jogo. Apesar do bom volume de jogo, os gols só saíram no final da etapa.

Aos 16min39, Jaxwell acertou belo chute e abriu o placar para a equipe fluminense. No entanto, o Minas não demorou a responder e, aos 17min15, Dieguinho recebeu passe e chutou de primeira para empatar a partida.

No segundo tempo, o Minas voltou mais atento, e, aos 21min26, Alisson aproveitou a chance para chutar e virar o marcador a favor dos minastenistas. Depois disso, a Casa de España, que precisava vencer, teve que pressionar em busca do empate. Aos 29min47, Luizinho recebeu passe e chutou com rapidez para deixar tudo igual.

Empatados, os dois times voltaram a duelar pela vitória a cada ataque. Com chances desperdiçadas pelos dois lados, o empate parecia garantido, mas, a 31 segundos do fim, o Minas marcou o gol da vitória. Fernandinho passou livre pela direita e chutou cruzado, vencendo o goleiro Vitão.

Para Nando, fixo do Minas, o time teve mais paciência para vencer a partida. “Foi um jogo equilibrado e enfrentamos um adversário muito qualificado. Mas tivemos mais paciência e soubemos ser decisivos. Isso fez a diferença a nosso favor”, analisou.



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Casa de España vence clássico e briga pela liderança


Montes Claros (MG) - Deu Casa de España/Botafogo no clássico fluminense da Liga Sudeste de Futsal. Nesta sexta-feira (12/8), no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG), a equipe alvinegra derrotou a USS/Vassouras por 5 a 1 e agora está de vez na briga pela liderança da competição.

Com duas vitórias consecutivas, a Casa de España ocupa a terceira colocação e chegou aos seis pontos, mesma pontuação dos líderes Wimpro (SP) e V&M Minas (MG). No entanto, o time fluminense já jogou três vezes, enquanto os adversários atuaram duas vezes e jogam ainda nesta sexta. Já a USS perdeu a terceira partida seguida e ocupa a lanterna, ainda sem pontuar.

Neste sábado (12/8), os dois times entram em quadra para disputar a penúltima rodada da Liga Sudeste. Às 15 horas, a USS enfrenta a AABB/Mapfre (SP), e, às 16h30, a Casa de España tem uma briga direta pela liderança contra o Minas.

No jogo, as duas equipes fizeram um confronto equilibrado no início. Precisando da vitória, ambos foram ao ataque com força, mas erraram nas finalizações. Na segunda metade do período, a Casa de España aproveitou a velocidade dos contra-ataques para abrir o placar. Aos 14min38, Marquinhos chutou com força e marcou o primeiro da equipe, que foi para o intervalo em vantagem.

No segundo tempo, o time alvinegro aproveitou logo a primeira chance que teve para aumentar a vantagem. Aos 21min07, Jaxwell fez o segundo ao finalizar bem, sem chances para o goleiro adversário. Depois, aos 24min08, Jaxwell fez boa jogada e marcou o terceiro da equipe.

Em desvantagem, a USS teve que usar o goleiro-linha como estratégia. Deu certo, e, aos 28min46, Pezão apareceu livre para completar para as redes. Porém, o time de Vassouras vacilou na defesa na sequência, e Thiago, aos 29min26, fez o quarto da Casa de España. Logo depois, aos 31min02, André Beier anotou o quinto, dando tranquilidade ao time alvinegro.

Porém, a USS não desistiu do jogo mesmo com quatro gols de desvantagem. Novamente atuando com o goleiro-linha, a equipe vassourense dominou as ações e encurralou os adversários no campo de defesa. Aos 35min44 e 36min23, Pezão marcou, iniciando uma reação. No entanto, o time não conseguiu fazer mais gols, e a vitória ficou mesmo com a Casa de España.

Para o técnico da equipe vencedora, Silton Carlos Gonçalves Bastos, o time fez um bom primeiro tempo e segue vivo na competição. “O primeiro tempo foi bom, mas demos uma dormida na segunda etapa. Tivemos dificuldade com o goleiro-linha deles, mas o importane foi a vitória, que nos deixa muito na briga pelo título”, analisou.



quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Casa de España vence a primeira na Liga Sudeste


Montes Claros (MG) - A Casa de España/Botafogo (RJ) conquistou nesta quinta-feira (11/8) sua primeira vitória na Liga Sudeste de Futsal. Em uma partida equilibrada, realizada no ginásio Tancredo Neves, o time fluminense venceu o Praia/Pepsi/Velox (MG) por 5 a 3, e recuperou-se da derrota na estreia.

O resultado levou o time fluminense da sexta para a terceira colocação na tabela com três pontos. Na terceira rodada da Liga Sudeste, que será realizada nesta sexta-feira (12/8), o Casa de España terá pela frente o clássico contra a USS/Vassouras (RJ), às 17 horas.

Já o Praia, que perdeu a primeira partida na competição, permanece com um ponto e está em quinto lugar. Nesta sexta, às 20h30, o time mineiro terá como adversário o V&M Minas (MG), no tradicional clássico do futsal de Minas Gerais.

Nos primeiros dez minutos de partida, os dois times priorizaram a marcação, mas, aos poucos, ambos usaram a velocidade, e o jogo melhorou. Mais eficiente, a Casa de España abriu o placar aos 11min26 com Igor Brum, que chutou de longe para marcar o primeiro.

Depois disso, o time fluminense se fechou um pouco mais, enquanto o Praia atacou com mais veêmencia para buscar o empate. Defendendo-se bem, a Casa de España segurou os mineiros e, no minuto final, aproveitou dois contra-ataques para ampliar. Aos 19min24, Marquinhos marcou o segundo e, 25 segundos depois, Thiago anotou o terceiro e fechou o placar parcial.

Porém, no segundo tempo, o Praia voltou mais concentrado e organizado. Apesar de ter tido um jogador expulso logo no início, a equipe mineira conseguiu se segurar e depois, com R. Mogi, de goleiro-linha, foi atrás do empate, que começou aos 25min27 com um gol do ala, que chutou forte de longa distância.

Animado, o Praia continuou a pressionar, forçando a saída de bola adversária. Deu certo a estratégia, e, aos 27min32, Mayko rebeceu passe e finalizou bem para empatar. Revivido na partida, a equipe mineira foi atrás do terceiro gol, e, aos 28min56, o achou com Gessé, que desviou a bola para o fundo das redes.

O esforço feito para buscar o empate cobrou o preço do Praia, que estourou o limite de faltas e, aos 36min07, o time mineiro cometeu a sexta falta, o que originou um tiro livre direto para a Casa de España. Na cobrança, Marquinhos tomou distância e chutou rasteiro, recolocando a equipe fluminense na frente do placar.

Depois disso, o Praia voltou à carga total para empatar. Porém, o time errou a saída de bola aos 38min, e Igor Brum saiu livre e sozinho para marcar o quinto, fechando o placar. Goleiro da equipe fluminense, Vitão elogiou a atuação do time.

“Hoje nós demos a vida para ganhar. Acho que o time foi muito bem na primeira etapa, mas no segundo tempo deixou a desejar na marcação. Quando sofremos o empate, o técnico parou o jogo e tranquilizou a equipe. Aì foi só jogar o que sabemos para vencer o jogo”, analisou.



JOGO da Marcação HOMEM


Objetivos:

Treinar marcação individual;
Controle do adversário e da bola;
Aproximação equilibrada do adversário;
Tentar o desarme;
Dificultar a ação de passe;
Acompanhar deslocamento do adversário;
Mudança automática da ofensiva para defensiva.

Desenvolvimento e regras:
· Duas equipes com 05 jogadores
· Marcação individual sem troca de marcador
· As duplas antagônicas são definidas antecipadamente
· Possibilita várias formações (fixo x fixo ; ala x pivô ; lento x rápido; Etc.)
· Ação de cobertura somente pelo goleiro
· Goleiro não pode finalizar
· Regras iguais à do futsal
· Vence o jogo a equipe que marcar mais gols.

Professor Barth Sorrilha

Jogo – Pivôs nos quatro cantos


Objetivo – Sistema 3.1, pivô deve selecionar o passe, chegada para o chute com passe do pivô, passe ao pivô e jogo de referência.

Desenvolvimento – Jogo de futsal, mas cada equipe terá dois pivôs de referência no fundo da quadra de ataque. Para obter o gol, a equipe deve passar a bola para um dos pivôs de referência. Os adversários não podem entrar na zona dos pivôs de referência. Os pivôs devem jogar em dois toques.

Variação – Os pivôs de referência jogam com uma bola na mão, o pivô que receber o passe não participa mais do lance e o outro pivô coloca a sua bola em jogo.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Wimpro estreia com vitória sobre Casa de España


Montes Claros (MG) - Começou bem a caminhada da Wimpro (SP) na Liga Sudeste de Futsal. Nesta quarta-feira (10/8), o time paulista derrotou a Casa de España/Botafogo (RJ) por 3 a 1 e estreou com vitória na competição, que dará ao campeão uma vaga na Superliga 2012.

Agora com três pontos, a Wimpro está na frente na tabela, e, nesta quinta-feira (11/8), às 17 horas, enfrenta a USS/Vassouras (RJ) pela segunda rodada. Já a Casa de España segue sem pontuar e, nesta quinta, duela contra o Praia/Pepsi/Velox (MG), às 20 horas. Pelo regulamento, ao final das seis rodadas, o time que fizer mais pontos será o campeão.

No jogo, a Wimpro começou atacando mais, e, aos 3min35, Caio chutou forte para abrir o placar para o time paulista. A reação da Casa de España não demorou, e, aos 4min22, Marquinhos completou para as redes e empatou a partida. A igualdade no marcador refletia o equilíbrio das duas equipes, que buscavam o ataque, mas nao conseguiam romper as defesas.

No segundo tempo, os dois times aceleraram um pouco mais, e a partida melhorou. Com mais objetividade, a Wimpro mostrou eficiência e aproveitou dois ataque seguidos para aumentar a vantagem. Aos 23min36, Pescoço finalizou com precisão para marcar o segundo, e, aos 24min42, Kilmer foi rápido e fez o terceiro.

A desvantagem fez a Casa de España mais ofensiva, enquanto a Wimpro fechou-se na defesa para explorar os contra-ataques. Com muita posse de bola, a equipe fluminense manteve-se na quadra ofensiva, mas não encontrava espaços para atacar. Assim, defendendo-se bem e sem correr grandes riscos, a equipe paulista administrou o resultado e garantiu a vitória.

Para o técnico da Wimpro, José Joscelanio Silverio Tenório, vencer é o mais importante em uma estréia. “Mais do que jogar bem, o time precisava da vitória para ter confiança e tranquilidade. Erramos algumas coisas, mas é normal, e tenho certeza que vamos melhorar muito na sequência”, disse ele.



Congresso Técnico abre Liga Sudeste em Montes Claros

Luciano Bergamaschi/CBFS

Ginásio Tancredo Neves recebeu o congresso técnico da Liga Sudeste
Montes Claros (MG) -Começou a Liga Sudeste de Futsal. Nesta quarta-feira (10/8), no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG), foi realizado o congresso técnico da competição, que acertou os últimos detalhes antes da rodada inicial. Estiveram presentes os representantes dos clubes participantes e da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).

Durante a reunião, os dirigentes conversaram sobre as regras da disputa, conferiram numeração e cores dos uniformes e sanaram dúvidas sobre o regulamento.José Raimundo, representante da CBFS, deu as boas-vindas às equipes e disse o que esperar do torneio. “Espero uma competição de alto nível e que cada um faça sua parte para que tenhamos sucesso no evento”, disse.

A Liga Sudeste começa nesta quarta e termina no próximo domingo (14/8). Serão seis equipes na disputa, e elas se enfrentam entre si em turno único. Ao final das cinco rodadas, quem fizer mais pontos será o campeão e, como prêmio, estará garantindo na Superliga 2012, competição que abre a temporada do salonismo brasileiro.

Nesta quarta, às 16 horas, Wimpro (SP) e Casa de España/Botafogo (RJ) abrem a competição. Às 17h30, é a vez de Praia/Pepsi/Velox (MG) estrearem no torneio. Por fim, às 19h30, V&M Minas (MG), atual bicampeão, e USS/Vassouras (RJ) encerram o primeiro dia de jogos.




terça-feira, 9 de agosto de 2011

Estadual das categorias de base

Dando prosseguimento ao Conselho Técnico do Campeonato Estadual, foi decidido durante o dia de hoje como serão os Campeonatos das categorias Sub-09, 11, 13, 15 e 17.

O Estadual das categorias de base (9, 11 e 13) com 14 equipes divididas em duas chaves, jogando em turno e returno dentro das respectivas chaves e classificando-se para a fase seguinte 4 equipes de cada grupo. O inicio da competição será no dia 27/08 e a previsão para termino entre os dias 03 e 10 de dezembro, confira as chaves:

Chave A
Vasco
Mangueira
Casa de Espanã/BFR
Madureira
Marabú
Grajaú Country
Portuguesa Carioca

Chave B
Fluminense
Flamengo
ARFAB
Canto do Rio
Mackenzie
Helênico
Olaria

Já nas categorias sub-15 e 17 treze equipe vão brigar pelo título do estadual, também dividida em duas chaves, a classificação para a segunda fase será um pouco diferente, 4 equipes se classificam na chave A e 3 equipes na chave B, a oitava classificada sai entre as equipes com melhor indice técnico entre as duas chaves, confira a formação:

Chave A
Casa de España/BFR
Vasco
Flamengo
Marabú
América
ARFAB
Cabo Frio Futsal

Chave B
Fluminense
Mangueira
Madureira
Portuguesa Carioca
Mackenzie
Piedade

A Federação estará divulgando em breve a fórmula de disputa e tabelas de todas as categorias.

Futsal: Garotada do Sub-09, Sub-11 e Sub-13 se prepara para o Estadual 2011


Rio de Janeiro, sábado, 6 de agosto. Seis horas da manhã. Hora da garotada das categorias do Sub-09, Sub-11 e Sub-13 do futsal tricolor encarar longa viagem de ônibus com destino à Santos/SP para jogar dois amistosos: um diante do próprio Santos e outro contra Clube Regatas Internacional/SP. Foram oito horas de estrada. A viagem tem como objetivo a preparação destas categorias para o Campeonato Estadual de Futsal 2011.

Santos, 15h. No mesmo sábado, o Sub-09 Tricolor já pisava na quadra do Ginásio da Unilus para enfrentar o Santos. Mesmo diante da pressão da torcida adversária, com menos de um minuto de jogo, inaugurou o placar. Terminando a primeira etapa na frente, 1 a 0. No segundo tempo, o time não resistiu e cedeu a pressão adversária, sucumbindo a derrota por 3 a 1.

Na seqüência, foi a vez do Sub-11 enfrentar os anfitriões. Com uma apresentação esmagadora na primeira etapa, o Flu goleou a equipe santista por 4 a 0. O Santos descontou e cresceu no jogo, marcando dois gols, diminuindo para 4 a 2. Mas com outro gol no fim, o Flu brecou a reação adversária e fechou o placar em 5 a 2, com excelentes apresentações individuais e de toda equipe.

Completando a caravana tricolor em Santos, foi a vez da equipe Sub-13 enfrentar o Santos. Em um jogo eletrizante, o Flu iniciou perdendo por 1 a 0. Conseguiu o empate mas cedeu a pressão em seguida, terminando o primeiro tempo perdendo por 2 a 1. Atrás do placar, o Tricolor se lançou ao ataque no segundo tempo e de forma organizada, conseguiu virar a partida garantindo a vitória por 3 a 2, fechando com saldo positivo em seu primeiro dia de amistosos, com duas vitórias e uma derrota.

Falcão, Ferreti e revelação tricolor assistem de camarote

Os amistosos foram acompanhados de perto pelo treinador da seleção brasileira adulta de Futsal e também treinador do Santos adulto, Ferreti. Ao lado do técnico, estava o melhor jogador de futsal do mundo e atleta do Santos, Falcão. Outro que marcou presença, foi Thiago Augusto, o agora Thiago Carioca, atleta revelado pelo Flu que agora atua pelo Santos e que integra a seleção brasileira Sub-20.

No domingo (07), às 9h, após o repouso da Delegação na Pousada Recanto da Vila, o adversário foi o Clube de Regatas Internacional/SP, localizado em frente a praia de Santos para o segundo amistoso da pré-temporada.

A primeira partida foi realizada pelo Sub-09 que com uma boa atuação se manteve sempre um gol na frente do placar e controlou a partida de forma inteligente vencendo o jogo por 3 a 2.

Na seqüência entrou o sub-13, que ditou o ritmo de jogo durante toda partida, mantendo o domínio sobre o adversário, alcançando a vitória sem sustos por 4 a 0.

Por último entrou em quadra o Sub-11 que, assim com no dia anterior, teve uma boa atuação e colocando em prática todos os conhecimentos adquiridos em treinamento, obteve vitória tranqüila pelo placar de 7 a 2.

O evento foi prestigiado pelo treinador de goleiros Fred, que já trabalhou anos atrás pelo clube das Laranjeiras. O final de semana foi encerrado com mais oito horas de viagem para retorno, com o desembarque da delegação nas Laranjeiras às 22h. Saldo positivo e garotada afiada para mais uma temporada do estadual.

Os componentes da delegação que contribuíram para o sucesso da viagem e para o alcanço dos objetivos traçados foram:
Atletas do sub-09: Marcelo Pitaluga, Guilherme Leite, Lucas Machado, Reydson Almeida, Leandro Figueiredo, Matheus Gomes, Pedro Florentino, Arthur Aroucha, Flavio Rangel, Kalani Carrilho, Jéferson Cavalcante e Mateus Pinto.

Atletas do sub-11: Matheus Rocha, Denílson Roldão, Mateus Tomaz, Bruno Malheiros, Gilmar Filho, Jonathan Rocha, Diego Falcão, Marco Antonio Borges, Guilherme Paes, Israel Duate, Luis Filipe Torres e Matteo Crescente.

Atletas do sub-13: Caio Lima, Theo Maia, Arthur Areda, Gabriel Fernandes, Íon Cavalheiro, João Ricardo Soares, Fernando Costanza, Handriw Hallace, Guilherme Cordeiro, Ramon Siqueira, Sidney Borges e Wannder Leite.

Comissão Técnica: Antonio Costanza, Dalmo Gimenes, Diego Leonardo, Carlos Duarte, Mario Senna, Sergio Leiros, Leandro Antunes, Leandro Barge, Max Neves, Lucas Gaeschlin, Thiago Machado, Dilso Junior, Amaury Silva, Raphael Munhoz e Marcos de Jesus.

Autor: Marcos Benjamin (Assessoria de Imprensa)

Definidas as fórmulas de disputa do Estadal Adulto e Sub-20

Foram definidas na manhã desta segunda-feira (8/8) as diretrizes para a disputa do Campeonato Estadual Adulto de Futsal do Rio de Janeiro, competição promovida pela Federação de Futsal do Estado (FFSERJ). No total, 15 clubes de oito municípios fluminenses participam do torneio, que será dividido em quatro fases.

O conselho arbitral que definiu a fórmula de disputa da competição foi realizado na sede da Casa de España, no Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro. A ADDP teve Eliana Lopes como representante.

A proposta de fórmula de disputa apresentada pela ADDP (com todos se enfrentando na primeira fase em turno único) não foi aprovada, com a proposta feita pelo departamento técnico da FFSERJ escolhida pela maioria dos representantes de clubes presentes.

Na primeira fase, os 15 clubes foram divididos em três grupos de cinco clubes cada, com Macaé, PEC e USS/Vassouras, respectivamente, campeão, vice-campeão e terceiro colocado no Estadual do ano passado, encabeçando cada um dos grupos. A ADDP não foi feliz no sorteio, ficando no grupo B, considerado o "grupo da morte" da competição, ao lado de PEC, Casa de España/Botafogo (campeão carioca em 2011), Imperial Futsal, de Petrópolis (semifinalista do Carioca de 2011) e CAER, de Três Rios.


Na primeira fase, em cada um dos grupos, as equipes se enfrentam em turno e returno, classificando-se os dois mais bem classificados de cada grupo, mais os dois melhores terceiros colocados. Na segunda fase, os oito classificados serão divididos em dois grupos de quatro, onde se enfrentam também em turno e returno. Os dois melhores de cada grupo passam às semifinais, que serão disputadas em sistema de cruzamento olímpico (vencedor de um grupo enfrentando o segundo colocado do outro). Os dois clubes que passarem pelas semfiinais disputam o título no início de dezembro.

Os grupos do Estadual Adulto de Futsal do Rio de Janeiro são:
A - Macaé, Fluminense, Cabo Frio Futsal, América e América de Três Rios
B - PEC, Casa de España/Botafogo, Imperial Futsal, ADDP e CAER (Três Rios)
C - USS/Vassouras, Vasco da Gama, Grajaú Country, Barra do Piraí e Associação Viva Ativo (Campos)


No sub-20, fórmula é igual a do Carioca
A reunião do Conselho Arbitral definiu, também, a fórmula de disputa do Campeonato Estadual na categoria sub-20. Com a mesma quantidade de clubes do Campeonato Carioca deste ano, vencido pelo Vasco da Gama, a Federação resolveu manter a mesma fórmula de disputa: na primeira fase, turno único com as oito equipes se enfrentando. Os dois melhores classificados passam direto para as semifinais. Na segunda fase, disputada em jogo único, o 3º colocado enfrenta o 6º colocado e o 4º colocado pega o 5º colocado. Quem passar desta fase vai às semifinais. A partir daí, jogos de ida e volta na semifinal e na final.

Além da ADDP, Vasco da Gama, Casa de España/Botafogo, Cabo Frio Futsal e Canto do Rio disputaram o Carioca e continuam para o Estadual. As novidades são as presenças do Fluminense, do Piedade e do Grêmio Samburá, de Cabo Frio.

ADDP e Vasco da Gama, que se encontraram na abertura do Campeonato Carioca - e depois, disputaram uma vaga na final do campeonato - jogam na rodada inaugural.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Seleção Brasileira é convocada para jogos no Kuwait


A Seleção Brasileira de Futsal foi convocada na manhã desta sexta-feira (5/8) para a disputa de dois amistosos diante do selecionado do Kuwait, que ocorrerão no início do mês de setembro, no país localizado no Oriente Médio. As partidas ocorrerão na capital do país, Cidade do Kuwait, nos dias 5 a 6 de setembro.

Para estes dois jogos o técnico do selecionado brasileiro, Marcos Sorato, chamou alguns nomes que se apresentarão pela primeira vez com o uniforme verde e amarelo. É o caso do fixo Rômulo, ex-ACBF, que está defendendo a equipe do MFK Dínamo, da Rússia, e de Nando, capitão da V&M Minas.

Dudu, jovem goleiro da Krona/Joinville/DalPonte, também foi convocado pela primeira vez para a seleção absoluta do Brasil. O atleta, porém disputou o Campeonato Sul-Americano de Seleções Sub-20, sob o comando de Vander Iacovino, na Colômbia no ano passado, de onde o Brasil saiu campeão.

O técnico brasileiro não poderá contar com atletas das equipes do Inter Movistar, do El Pozo Murcia e do Barcelona, que estarão na disputa da Supercopa da Espanha, nos dias 3 e 4 de setembro. “Os atletas destes times não teriam tempo hábil de chegar ao Kuwait”, explicou Marcos Sorato.

Os dois novos nomes nos quadros da Seleção Brasileira, que são Nando e Rômulo, receberam elogios do comandante brasileiro. “Nando vem sendo o destaque do Minas na Liga Futsal. É o artilheiro da equipe no torneio e vai ser observado. O Rômulo, por sua vez, é um atleta que foi muito bem na Liga Russa, sendo campeão com sua equipe”, destacou Sorato. A apresentação dos jogadores ocorre no dia 2/9.

Confira a lista de convocados para os amistosos no Kuwait

Goleiros
Cidão – Caja Segóvia (Espanha)
Dudu – Krona/Joinville/DalPonte

Fixos
Rômulo – MFK Dínamo Moscou (Rússia)
Nando – V&M Minas

Alas
Maurício – MFK Dina Moscou (Rússia)
Vinícius – MFK Dínamo Moscou (Rússia)
Xuxa – MFK Tyumen (Rússia)
Cabreúva – Atom Sport (Kuwait)
Diece – Benfica (Portugal)

Pivôs
Dieguinho – V&M Minas
Fernandinho – MFK Dínamo Moscou (Rússia)
Ferrão – MFK Tyumen (Rússia)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Definidas datas de Eliminatórias Sul-Americanas do Mundial de Futsal


As eliminatórias para a Copa do Mundo de Futsal de 2012, que será disputada na Tailândia, na Ásia, serão disputadas no Brasil, entre os dias 15 e 22 de abril de 2012, ainda sem local definido. As datas foram definidas em reunião da direção da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal (CBFS).

As datas foram reservadas pela CBFS dentro do Calendário de Eventos Oficial da entidade para o ano de 2012. Ofícios da confirmação da data do evento já foram enviados para a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e para a Fifa. O Brasil buscará a vaga para defender seu título mundial.

Nas últimas eliminatórias, disputadas para a Copa do Mundo de Futsal do Brasil em 2008, foram disputadas no mesmo ano, na cidade de Mercedes e de Canelones, no Uruguai. O Brasil, país-sede do Mundial, já estava classificado, mas participou do torneio e acabou sendo campeão, ao bater o Uruguai na decisão, por 6 a 2.

Naquela oportunidade, a seleção do Uruguai, vice-campeã, do Paraguai, terceiro colocado e da Argentina, quarta colocada das eliminatórias, garantiram vaga para a Copa do Mundo de Futsal do Brasil. Para a disputa na Tailândia, porém, as quatro vagas estão e o Brasil terá de lutar pela classificação.

“No Uruguai o nosso aproveitamento foi bom, pois ficamos em primeiro do nosso grupo, vencendo nossos três jogos diante do Uruguai, do Equador e do Chile e vencendo a Argentina nas semifinais. Desta vez vamos buscar o mesmo aproveitamento para defender o título mundial em 2012”, disse Reinaldo Simões, supervisor da Seleção Brasileira de Futsal.