quinta-feira, 16 de junho de 2011

O Treino - Formas de o abordar


O treino “é um processo pedagógico que visa desenvolver as capacidades técnicas, tácticas, físicas e psicológicas dos praticantes no quadro específico das situações competitivas através da prática sistemática e planificada dos exercícios orientado por princípios e regras devidamente fundamentadas no conhecimento científico. Visa o aumento dos limites da adaptação do indivíduo com o objectivo de atingir o máximo rendimento como uma maior economia e resistência à fadiga de acordo com o resultado previsto” (Castelo e col. 1996).

No meu entender, treino é como um jogo. Encaro uma sessão de treino como se de um jogo oficial se trata-se, com a mesma importância, com a mesma intensidade, com a mesma aprendizagem, com a mesma concentração e forma de o abordar. Não quer dizer que isso aconteça no escalão onde treino, pelas razões evidentes, mas é uma filosofia de grande parte dos treinadores. Costuma-se dizer na gíria que devemos treinar como jogamos e estou plenamente de acordo. Um treino bem organizado, sintetizado e planeado para aquilo que queremos colocar em prática durante o jogo, é extremamente essencial. Depois, é a nossa comunicação, a nossa motivação e a importância que damos ao treino que faz todo o resto. Um atleta que venha predisposto para treinar, para aprender, para se integrar dentro dos príncípios e do espírito da equipa, é um atleta do agrado do treinador. Assumo que cada vez mais a tarefa do treinador não é fácil neste sentido. Se em tempos passados, o atleta vinha treinar, tomava o seu banho e ia embora sem perceber nem se interessar pelo sentido do treino que efectuou, hoje em dia o treinador tem que mostrar a um atleta cada vez mais interessado que aquele é o caminho, fazendo-o crer nas suas ideias e estando por dentro do espírito que o treinador coloca dentro do processo do treino e daquilo que são as suas ideias para a equipa. Isso acontece em todo o lado. Provavelmente nem tanto nos escalões de formação, devido sobretudo à idade das crianças e ao facto destas se quererem divertir com uma bola nos pés, mas a partir de iniciados para cima, estou em crer que isso acontece.

Por isso entendo que o sucesso ou não de uma sessão de treino advém sempre da motivação, do interesse e do espírito que os atletas possam trazer para o treino. A aprendizagem é fundamental neste capítulo, mas a aceitação de que devemos aprender cada vez mais, ainda maior. Um treinador pode ser muito bom, pode organizar excelentes sessões de treino, mas senão tiver os atletas imbuídos no espírito do treino, da concentração e da inteligência, de nada vale.

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