Foram definidas na manhã desta segunda-feira (8/8) as diretrizes para a disputa do Campeonato Estadual Adulto de Futsal do Rio de Janeiro, competição promovida pela Federação de Futsal do Estado (FFSERJ). No total, 15 clubes de oito municípios fluminenses participam do torneio, que será dividido em quatro fases.
O conselho arbitral que definiu a fórmula de disputa da competição foi realizado na sede da Casa de España, no Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro. A ADDP teve Eliana Lopes como representante.
A proposta de fórmula de disputa apresentada pela ADDP (com todos se enfrentando na primeira fase em turno único) não foi aprovada, com a proposta feita pelo departamento técnico da FFSERJ escolhida pela maioria dos representantes de clubes presentes.
Na primeira fase, os 15 clubes foram divididos em três grupos de cinco clubes cada, com Macaé, PEC e USS/Vassouras, respectivamente, campeão, vice-campeão e terceiro colocado no Estadual do ano passado, encabeçando cada um dos grupos. A ADDP não foi feliz no sorteio, ficando no grupo B, considerado o "grupo da morte" da competição, ao lado de PEC, Casa de España/Botafogo (campeão carioca em 2011), Imperial Futsal, de Petrópolis (semifinalista do Carioca de 2011) e CAER, de Três Rios.
Na primeira fase, em cada um dos grupos, as equipes se enfrentam em turno e returno, classificando-se os dois mais bem classificados de cada grupo, mais os dois melhores terceiros colocados. Na segunda fase, os oito classificados serão divididos em dois grupos de quatro, onde se enfrentam também em turno e returno. Os dois melhores de cada grupo passam às semifinais, que serão disputadas em sistema de cruzamento olímpico (vencedor de um grupo enfrentando o segundo colocado do outro). Os dois clubes que passarem pelas semfiinais disputam o título no início de dezembro.
Os grupos do Estadual Adulto de Futsal do Rio de Janeiro são:
A - Macaé, Fluminense, Cabo Frio Futsal, América e América de Três Rios
B - PEC, Casa de España/Botafogo, Imperial Futsal, ADDP e CAER (Três Rios)
C - USS/Vassouras, Vasco da Gama, Grajaú Country, Barra do Piraí e Associação Viva Ativo (Campos)
No sub-20, fórmula é igual a do Carioca
A reunião do Conselho Arbitral definiu, também, a fórmula de disputa do Campeonato Estadual na categoria sub-20. Com a mesma quantidade de clubes do Campeonato Carioca deste ano, vencido pelo Vasco da Gama, a Federação resolveu manter a mesma fórmula de disputa: na primeira fase, turno único com as oito equipes se enfrentando. Os dois melhores classificados passam direto para as semifinais. Na segunda fase, disputada em jogo único, o 3º colocado enfrenta o 6º colocado e o 4º colocado pega o 5º colocado. Quem passar desta fase vai às semifinais. A partir daí, jogos de ida e volta na semifinal e na final.
Além da ADDP, Vasco da Gama, Casa de España/Botafogo, Cabo Frio Futsal e Canto do Rio disputaram o Carioca e continuam para o Estadual. As novidades são as presenças do Fluminense, do Piedade e do Grêmio Samburá, de Cabo Frio.
ADDP e Vasco da Gama, que se encontraram na abertura do Campeonato Carioca - e depois, disputaram uma vaga na final do campeonato - jogam na rodada inaugural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário