quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O pouco tempo para treinar e a escolha do que se deve treinar

É assunto interessante de ser debatido. Um dos maiores problemas do treinador, é ele achar que tem sempre pouco tempo ou tempo insuficiente para preparar a sua equipa. Fica sempre qualquer coisa na nossa mente que nos possa ter escapado, daí o critério do treinador na preparação das suas unidades de treino em focar-se no que é mais importante de se treinar, na escolha criteriosa do que se deve treinar. Ouvi isto da boca de Rui Faria numa qualquer entrevista e documentário e concordei de imediato. Ora, se isto é um pouco assim na área do Alto Rendimento e seria sempre, independentemente de tudo, o que dizer na formação quando se treina apenas três vezes por semana? (falando eu no meu caso pessoal). Aqui sim, é extremamente importante reflectir-se bem sobre o que se deve fazer, ou o que é mais importante preparar durante a semana de treino. Não sei se me estou a fazer entender, ou estará demasiado confuso. O meu caso pessoal é sintomático: treino uma equipa de iniciados, três vezes por semana e tenho sempre estas dores de cabeça comigo, porque sinto que há sempre algo que fica por preparar, por treinar, mas devido à falta de tempo, tenho que ser criterioso e do meu critério, depende sempre o sucesso ou insucesso da organização da minha equipa, mas este é de facto, um dos problemas que encontro hoje em dia para com os treinadores. Seja em Alto Rendimento, seja a um nível mais amador, o treinador terá sempre pouco tempo para ter a sua equipa a 'top', como a pretende. Daí ter que ser organizado, ser criterioso e capaz de resolver os problemas que lhe aparecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário