quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Brilhantes nas quadras e nos gramados
(FIFA.com) Terça-feira 30 de outubro de 2012
© AFP
Já faz algumas décadas que o futsal está entre as modalidades esportivas mais praticadas na América do Sul e no sul da Europa. Enquanto a variante tem se desenvolvido e ganhado notoriedade em outras partes do planeta, principalmente por conta do incentivo da FIFA, países como Argentina,Brasil, Espanha e Portugal já descobriram dentro das quadras alguns dos maiores jogadores do mundo.
O primeiro da lista é ninguém menos que Lionel Messi. Três vezes vencedor do prêmio de Jogador do Ano da FIFA e maior artilheiro da história do Barcelona, o argentino deu os primeiros chutes da carreira vestindo o uniforme do Newell’s Old Boys, onde começou no futsal. "Na Argentina, joguei futsal nas ruas e no clube", conta o craque de 25 anos. "Era muito divertido e me ajudou muito a me tornar o que sou hoje."
Admiração pela modalidade
Mas Messi não é o único astro da bola cujas raízes se encontram no futsal. Além do argentino, nomes como Pelé, Cristiano Ronaldo, Xavi e Ronaldo também começaram nos salões.
Mas Messi não é o único astro da bola cujas raízes se encontram no futsal. Além do argentino, nomes como Pelé, Cristiano Ronaldo, Xavi e Ronaldo também começaram nos salões.
Cristiano Ronaldo, por exemplo, é dono de uma conhecida habilidade, fruto da experiência com o futsal. "Na minha infância, jogávamos apenas futsal em Portugal", lembra o craque do Real Madrid. "O campo pequeno me ajudou a desenvolver agilidade, e, sempre que eu jogava futsal, me sentia livre. Só me tornei o jogador que sou hoje graças a ele."
Campeão mundial e europeu pela Espanha, o meia Xavi também já declarou a sua admiração pelo futsal em uma entrevista ao UEFA.com. "No futsal, o talento de um jogador fica mais evidente", explicou. "No futebol de campo, às vezes essa qualidade fica escondida pois há muito contato corporal. Mas, na quadra, é possível perceber pequenos detalhes no que diz respeito à qualidade, classe e capacidade tática."
De Pelé a Neymar
Entretanto, é o Brasil quem possui a maior quantidade de craques revelados no futsal. Como o tricampeão mundial Pelé, por exemplo. "No futsal é preciso pensar e jogar rápido", analisa o atleta do século. "Isso facilita mais tarde, quando o jogador vai para o futebol de campo."
Entretanto, é o Brasil quem possui a maior quantidade de craques revelados no futsal. Como o tricampeão mundial Pelé, por exemplo. "No futsal é preciso pensar e jogar rápido", analisa o atleta do século. "Isso facilita mais tarde, quando o jogador vai para o futebol de campo."
Ronaldinho, Juninho, Robinho e Neymar são outros nomes criados pelo futsal do país pentacampeão do mundo. Jogador que mais fez gols em edições da Copa do Mundo da FIFA, Ronaldo começou nas quadras aos 12 anos e ainda guarda boas recordações daqueles tempos. "Era preciso ser muito ágil para fugir dos adversários dentro de um espaço tão pequeno, e eu adorava esse desafio", lembra o membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
Desenvolvimento longe do fimO quanto a disciplina se desenvolveu nos últimos anos fica claro nas palavras tanto de jogadores da Premier League inglesa quando da Bundesliga alemã. Com 13 participações pela seleção inglesa,Micah Richards já utilizou o futsal para treinar o controle de bola. "Melhorei tecnicamente jogando futebol de salão", declarou o lateral direito do campeão inglês Manchester City ao BBC Sport. "Jogar nas quadras nos ajuda a lidar mais tranquilamente com a bola."
Para o capitão da seleção sub-21 da Alemanha, Lewis Holtby, que conta com dois jogos pelo selecionado principal, o futsal é uma das melhores escolas para a formação de jogadores. "Pode-se aprender muito na quadra quando se está começando", afirmou o meia do Schalke em uma entrevista à Federação Alemã de Futebol. "A bola, por ser menor e mais pesada, acaba ficando mais tempo em jogo, e tabelas e triangulações acabam terminando frequentemente em chances de gol."
Fonte : FIFA
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Ferretti sobre Paraguai: 'Temos a obrigação de sermos líderes da chave'
Treinador afirma que objetivo no Mundial é chegar o mais longe possível (Foto: Flávio Dilascio/SporTV.com)
Técnico da seleção paraguaia de futsal, o brasileiro Fernando Ferretti está otimista quanto à participação da sua equipe no Mundial da Tailândia, a partir do dia 1º de novembro. Integrante do grupo A, ao lado de Ucrânia, Costa Rica e da anfitriã Tailândia, o Paraguai tem a "obrigação" de se classificar em primeiro da chave, na opinião do treinador.
- Acho uma chave de boa, só que isso aumenta a nossa origação de ser primeiro. Temos a obrigação de nos classificar e já começamos decidindo com a Ucrânia. Porque, se não formos primeiro, temos grandes chances de pegarmos Brasil ou Portugal nas oitavas de final. O primeiro escapa porque aí pegaríamos um terceiro lugar - destacou.
Vice-campeão mundial em 1982, o Paraguai busca retomar sua tradição nas quadras. Com uma geração talentosa, o time não chegou a traçar uma meta de colocação para a Copa do Mundo da Tailândia.
- Não traçamos meta. Vamos chegar ao mais longe possível. Traçar meta é para cachorro grande, que tem obrigação de ganhar - ressaltou Ferretti.
Finalista da última Liga Futsal com o Joinville, Ferretti está com o grupo do Paraguai há duas semanas, tendo deixado o Tricolor Catarinense sob o comando do auxiliar-técnico Alexandre Melo. A seleção paraguaia realiza sua pré-temporada no Cazaquistão. Neste sábado, o time faz um amistoso contra o Kayrat Almaty, equipe local que conta com 12 brasileiros no elenco.
No último domingo, Paraguai e Kayrat Almaty fizeram o primeiro duelo da série. O resultado não agradou Ferretti nem um pouco, já que sua seleção sofreu uma impiedosa goleada por 7 a 1.
Ucrânia em mau momento
Se o Paraguai mostra preocupação com os seus últimos resultados, o mesmo pode-se dizer do seu primeiro adversário no Mundial, a Ucrânia, que se classificou para a competição com três vitórias e duas derrotas nas Eliminatórias Europeias. Além da dificuldade para conseguir a vaga, o selecionado ucraniano decepcionou no Campeonato Europeu de Seleções, quando caiu nos pênaltis diante da anfitriã Croácia nas quartas de final.
Na tentativa de garantir uma boa colocação na Tailândia, o técnico Gennady Lysenchuk vem tentando reformular a equipe, dando mais agressividade a um esquema tradicionalmente baseado na defesa e no contra-ataque.
- Hoje, estamos variando mais a nossa tática. Marcamos muito bem sob pressão e, quando necessário, conseguimos nos defender muito bem. Também somos fortes em jogadas de bola parada - explicou o treinador.
O grupo A começa no dia 1º de novembro, com Ucrânia x Paraguai e Tailândia x Costa Rica. Os dois melhores colocados garantem vaga nas oitavas de final, assim como os quatro melhores terceiros lugares dentre as seis chaves
Com 4 brasileiros, Rússia divulga lista de convocados para o Mundial
Atual vice-campeã da Uefa, a Rússia divulgou, neste sábado, sua lista de convocados para o Mundial de Futsal, em novembro na Tailândia. Contrariando uma recomendação da Federação Russa de Futsal, que queria uma seleção com no máximo três "estrangeiros", o técnico Sergei Skorovich chamou quatro atletas brasileiros de dupla nacionalidade.
Rússia contará com o talento brasileiro para chegar ao seu primeiro título mundial (Foto: Divulgação/UEFA)
São eles os conhecidos Pula e Cirilo, do Dinamo de Moscou, além de Robinho e Eder Lima, ambos jogadores do Gaprom-Yugra. Titular da Rússia nas últimas competições, o goleiro brasileiro Gustavo acabou ficando de fora da lista.
A Rússia está no grupo F do Mundial, ao lado de Ilhas Salomão, Guatemala e Colômbia. A estreia será no dia 3 de novembro, contra as Ilhas Salomão, em Bangcoc.
Confira a lista:
- Milovanov Ivan (Tyumen)
- Nikolai Pereverzev (Tyumen)
- Dmitri Prudnikov (Ekaterinburg)
- Pula (MFK Dinamo de Moscou)
- Robinho (Gazprom-Yugra)
- Sergey Sergeyev (MFK Dinamo de Moscou)
- Cirilo (MFK Dinamo de Moscú).
- Suchilin Paul (MFK Dinamo de Moscou)
- Aleksandr Fukin (MFK Dinamo de Moscou)
- Paul Chistopolov (Gazprom-Yugra)
- Vladislav Shayakhmetov (MFK Dinamo de Moscou)
- Eder Lima (Gaprom-Yugra)
- Nikolai Maltsev (Dina)
- Vladimir Churlyaev (PMFK Novosibirsk)
- Daniel Dvydov (Gazprom-Yugra)
- Nikolai Pereverzev (Tyumen)
- Dmitri Prudnikov (Ekaterinburg)
- Pula (MFK Dinamo de Moscou)
- Robinho (Gazprom-Yugra)
- Sergey Sergeyev (MFK Dinamo de Moscou)
- Cirilo (MFK Dinamo de Moscú).
- Suchilin Paul (MFK Dinamo de Moscou)
- Aleksandr Fukin (MFK Dinamo de Moscou)
- Paul Chistopolov (Gazprom-Yugra)
- Vladislav Shayakhmetov (MFK Dinamo de Moscou)
- Eder Lima (Gaprom-Yugra)
- Nikolai Maltsev (Dina)
- Vladimir Churlyaev (PMFK Novosibirsk)
- Daniel Dvydov (Gazprom-Yugra)
Itália anuncia equipe para o Mundial, com sete atletas nascidos no Brasil
Integrante do grupo D do Mundial de Futsal, ao lado de Argentina, México e Austrália, a Itália divulgou, neste fim de semana, sua lista de convocados para a competição, que começa no dia 1º de novembro, na Tailândia. A "Azzurra" terá sete jogadores brasileiros portadores de dupla cidadania. São eles: Saad Assis, Márcio Forte, Humberto Honorio, Gabriel Lima, Alex Merlim, Alessandro Patias e Manoel Vampeta.
Apontada como uma das favoritas ao título, a Itália conta com vários brasileiros (Foto: Divulgação/Fifa)
Com muitos jogadores nascidos no Brasil em sua Liga Nacional, a Itália tem tradição em naturalizar muitos atletas do país. No Mundial do Rio, em 2008, nada menos que os 14 convocados para a seleção italiana eram brasileiros.
A seleção italiana está no Vietnã, onde fica até o próximo domingo, realizando a sua pré-temporada para o Mundial. Confira a lista completa divulgada pelo técnico Roberto Menichelli:
- Valerio Barigelli (Lazio)
- Stefano Mammarella (Città Montesilvano)
- Michele Miarelli (Cogianco Genzano)
- Saad Assis (Barcelona)
- Marco Ercolessi (Marca Futsal)
- Márcio Forte (Lazio)
- Humbero Honorio (Alter Ego Luparense)
- Lucca Leggiero (Sport Five Putignano)
- Gabriel Lima (Asti)
- Giuseppe Mentasti (Cogianco Genzano)
- Alex Merlim (Alter Ego Luparense)
- Alessandro Patias (Asti)
- Sergio Romano (Cogianco Genzano)
- Jairo Manoel Vampeta (Asti)
- Stefano Mammarella (Città Montesilvano)
- Michele Miarelli (Cogianco Genzano)
- Saad Assis (Barcelona)
- Marco Ercolessi (Marca Futsal)
- Márcio Forte (Lazio)
- Humbero Honorio (Alter Ego Luparense)
- Lucca Leggiero (Sport Five Putignano)
- Gabriel Lima (Asti)
- Giuseppe Mentasti (Cogianco Genzano)
- Alex Merlim (Alter Ego Luparense)
- Alessandro Patias (Asti)
- Sergio Romano (Cogianco Genzano)
- Jairo Manoel Vampeta (Asti)
Seleção Brasileira empata em amistoso com o Japão
Tóquio (JAP) - O duelo que serviu de prévia para a estreia da Seleção Brasileira de Futsal na Copa do Mundo acabou igual. Na noite desta quarta-feira (24/10), em Tóquio, Japão, a equipe de Marcos Sorato encarou a Seleção Japonesa e mais de oito mil torcedores, saindo de quadra com um empate em 3 a 3 no placar.
O confronto, bastante movimentado, mostrou um time japonês entrosado e rápido nos contra-ataques. Logo aos 3 minutos de jogo, Henmi passou pela marcação de Ciço pelo lado esquerdo e acertou um forte chute cruzado, sem chances para Tiago, colocando o Japão na frente.
O gol incendiou a torcida japonesa, que comemorou ainda mais quando o astro Kazu, experiente ídolo do futebol de campo que irá disputar o Mundial de futsal com os 'samurais', entrou em quadra aos 5 minutos. Mas o craque de 45 anos quase viu Fernandinho deixar tudo igual. O ala brasileiro recebeu na frente, cortou para o meio e chutou firme, para boa defesa de Kawahara. No contra-ataque, Inaba usa a velocidade e fica cara a cara com Tiago, que salva os brasileiros.
Em busca da igualdade ainda no primeiro tempo, o Brasil dominou a partida e passou a exigir uma atuação espetacular do goleiro japonês. Ele seguiu salvando a equipe, evitando inclusive um golaço de Simi. Na ponta esquerda, o brasileiro pedalou para cima de Komiyama, deixou o marcador no chão e finalizou no cantinho, as Kawahara buscou com os pés.
Golpe fatal
Quando a Seleção de Marcos Sorato era melhor em quadra, um contra-ataque rápido quase botou um balde de água fria na reação. Kitahara apareceu livre pelo meio, ganhou dividida com Tiago e só teve o trabalho de empurrar para as redes, aumentando para o Japão.
Mesmo assim o desânimo não afetou o time verde e amarelo, que conseguiu diminuir com um belo gol. Aos 15 minutos, Neto recebeu lindo passe de Fernandinho e chutou de bico, sem chances para Kawahara, fechando o primeiro tempo.
Novo ânimo
Na volta do intervalo a Seleção pressionou no setor ofensivo e dificultou ainda mais a saída dos japoneses. Os minutos iniciais foram de intenso trabalho para o camisa 1 dos samurais, que mostrou estar em uma noite iluminada. Porém, ele nada pode fazer quando Ari recebeu passe em diagonal e deu um toquinho com categoria, empatando a partida.
Aí apareceu a conhecida potência de finalização do fixo Rodrigo. Em uma falta quase do meio da quadra, o jogador chamou a responsabilidade, ajeitou a bola com carinho e emendou um chutaço, no cantinho, estufando as redes do Japão aos 10 minutos. O problema é que no lance seguinte os japoneses encontraram o novo empate. Em jogada ensaiada de cobrança de escanteio, Osodo consegue se antecipar na primeira trave e desvia com precisão, fechando o resultado da partida.
O confronto, bastante movimentado, mostrou um time japonês entrosado e rápido nos contra-ataques. Logo aos 3 minutos de jogo, Henmi passou pela marcação de Ciço pelo lado esquerdo e acertou um forte chute cruzado, sem chances para Tiago, colocando o Japão na frente.
O gol incendiou a torcida japonesa, que comemorou ainda mais quando o astro Kazu, experiente ídolo do futebol de campo que irá disputar o Mundial de futsal com os 'samurais', entrou em quadra aos 5 minutos. Mas o craque de 45 anos quase viu Fernandinho deixar tudo igual. O ala brasileiro recebeu na frente, cortou para o meio e chutou firme, para boa defesa de Kawahara. No contra-ataque, Inaba usa a velocidade e fica cara a cara com Tiago, que salva os brasileiros.
Em busca da igualdade ainda no primeiro tempo, o Brasil dominou a partida e passou a exigir uma atuação espetacular do goleiro japonês. Ele seguiu salvando a equipe, evitando inclusive um golaço de Simi. Na ponta esquerda, o brasileiro pedalou para cima de Komiyama, deixou o marcador no chão e finalizou no cantinho, as Kawahara buscou com os pés.
Golpe fatal
Quando a Seleção de Marcos Sorato era melhor em quadra, um contra-ataque rápido quase botou um balde de água fria na reação. Kitahara apareceu livre pelo meio, ganhou dividida com Tiago e só teve o trabalho de empurrar para as redes, aumentando para o Japão.
Mesmo assim o desânimo não afetou o time verde e amarelo, que conseguiu diminuir com um belo gol. Aos 15 minutos, Neto recebeu lindo passe de Fernandinho e chutou de bico, sem chances para Kawahara, fechando o primeiro tempo.
Novo ânimo
Na volta do intervalo a Seleção pressionou no setor ofensivo e dificultou ainda mais a saída dos japoneses. Os minutos iniciais foram de intenso trabalho para o camisa 1 dos samurais, que mostrou estar em uma noite iluminada. Porém, ele nada pode fazer quando Ari recebeu passe em diagonal e deu um toquinho com categoria, empatando a partida.
Aí apareceu a conhecida potência de finalização do fixo Rodrigo. Em uma falta quase do meio da quadra, o jogador chamou a responsabilidade, ajeitou a bola com carinho e emendou um chutaço, no cantinho, estufando as redes do Japão aos 10 minutos. O problema é que no lance seguinte os japoneses encontraram o novo empate. Em jogada ensaiada de cobrança de escanteio, Osodo consegue se antecipar na primeira trave e desvia com precisão, fechando o resultado da partida.
terça-feira, 16 de outubro de 2012
Ressonância aponta evolução e Falcão é confirmado no Mundial
Seleção Brasileira embarca rumo ao Japão |
Falcão sofreu a contusão na fase final de Liga Futsal 2012. No Circuito Sul-Americano de Futsal que foi realizado nos dias 5, 6 e 7 de outubro, em Brasília e teve a participação de Argentina, Chile e Uruguai ele estava com o grupo, mas a comissão técnica preferiu preservar o jogador para não afetar o processo de recuperação.
O grupo canarinho embarcou nesta segunda-feira rumo ao Japão, mas, antes de chegaram na terra do sol nascente, o esquadrão brasileiro faz escala em Dubai, onde se encontra com os jogadores que atuam no futsal do exterior.
O Brasil vai realizar a parte final de preparação para a Copa do Mundo no Japão. O país foi escolhido por conta do clima e do fuso horário que é bastante parecido com o da Tailândia, sede do torneio mundial
G.R.Barueri é Campeã do Torneio Rio-SP
O G.R. Barueri conquistou, na manhã de Domingo, o titulo do Torneio Rio São Paulo de Futsal Sub-17. Em sua primeira edição, o Torneio organizado pela FPFS, no qual quatro equipes participaram, o G.R. Barueri, Circulo Militar, E.S.S II Exercito Osasco e Fluminense Football Club, a equipe do estado de São Paulo sagrou-se campeã do Torneio, em 3 Partidas emocionantes.
A primeira Partida com placar acirrado contra a equipe do Circulo Militar de 6 a 5 para equipe barueriense com gols de 2 Thiago,1 Rodrigo,1 Alex,1 Diego e um contra. Já na segunda partida e uma das mais emocionantes o Barueri derrotou a equipe E.S.S II Exercito Osasco pelo placar de 7 a 4, depois de estar perdendo por 3 a 0 no primeiro tempo, conseguiu a virada com muita qualidade, com gols de 4 Thiago, 2 Rodrigo e 1 Ademir, no terceiro e ultimo jogo, Barueri sofreu mais conseguiu a vitória em cima do time carioca e sagrou-se CAMPEÃO do Torneio Rio-São Paulo com gols de 1 Ademir,1 Diego, 1 Rodrigo e 1 Pedro.
Parabéns a todas as Equipes, atletas e Comissão Técnica, que proporcionaram um torneio de grande qualidade Técnica e Tática.
A Federação Paulista de Futebol de Salão, parabéns pela iniciativa e organização do Torneio Rio/São Paulo - Sub-17- 2012. Iniciativas como esta, só engrandece nossa modalidade "FUTSAL".
O G.R.Barueri agradece a FPFS pelo convite da participação e sugere que para os próximos anos, o torneio seja realizado e possa atender as todas as categorias Menores, do Sub-09 ao Sub-17.
A primeira Partida com placar acirrado contra a equipe do Circulo Militar de 6 a 5 para equipe barueriense com gols de 2 Thiago,1 Rodrigo,1 Alex,1 Diego e um contra. Já na segunda partida e uma das mais emocionantes o Barueri derrotou a equipe E.S.S II Exercito Osasco pelo placar de 7 a 4, depois de estar perdendo por 3 a 0 no primeiro tempo, conseguiu a virada com muita qualidade, com gols de 4 Thiago, 2 Rodrigo e 1 Ademir, no terceiro e ultimo jogo, Barueri sofreu mais conseguiu a vitória em cima do time carioca e sagrou-se CAMPEÃO do Torneio Rio-São Paulo com gols de 1 Ademir,1 Diego, 1 Rodrigo e 1 Pedro.
Parabéns a todas as Equipes, atletas e Comissão Técnica, que proporcionaram um torneio de grande qualidade Técnica e Tática.
A Federação Paulista de Futebol de Salão, parabéns pela iniciativa e organização do Torneio Rio/São Paulo - Sub-17- 2012. Iniciativas como esta, só engrandece nossa modalidade "FUTSAL".
O G.R.Barueri agradece a FPFS pelo convite da participação e sugere que para os próximos anos, o torneio seja realizado e possa atender as todas as categorias Menores, do Sub-09 ao Sub-17.
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
Torneio Rio/São Paulo categoria sub-17
Será realizado o Torneio Rio/São Paulo, para a categoria sub-17, nos dias 12,13 e 14 de Outubro, os jogos serão no ginásio Presidente Ciro II.
Equipes participantes:
Fluminense Football Club
G.R. Barueri
Circulo Militar de S.P
C.S.S. II Exército/G.E. Osasco/Colégio Cep/Itawang
Ordem dos jogos:
12/10
19:00 - G.R. Barueri x Circulo Militar de S.P
20:00 - Fluminense Football Club x C.S.S. II Exército/G.E. Osasco/Colégio Cep/Itawang
13/10
19:00 - Fluminense Football Club x Circulo Militar de S.P
20:00 - C.S.S. II Exército/G.E. Osasco/Colégio Cep/Itawang x G.R. Barueri
14/10
10:00 - G.R. Barueri x Fluminense Football Club
11:00 - Circulo Militar de S.P x C.S.S. II Exército/G.E. Osasco/Colégio Cep/Itawang
Será sagrada campeã, a equipe que somar o maior numero de pontos na competição, no caso de empate em número de pontos serão atribuídos critérios de desempate, utilizados pela FPFS (Federação Paulista de Futsal) em suas Disposições Iniciais de 2012.
Por: Ewerton Araujo - Assessoria de Imprensa/FPFS
Equipes participantes:
Fluminense Football Club
G.R. Barueri
Circulo Militar de S.P
C.S.S. II Exército/G.E. Osasco/Colégio Cep/Itawang
Ordem dos jogos:
12/10
19:00 - G.R. Barueri x Circulo Militar de S.P
20:00 - Fluminense Football Club x C.S.S. II Exército/G.E. Osasco/Colégio Cep/Itawang
13/10
19:00 - Fluminense Football Club x Circulo Militar de S.P
20:00 - C.S.S. II Exército/G.E. Osasco/Colégio Cep/Itawang x G.R. Barueri
14/10
10:00 - G.R. Barueri x Fluminense Football Club
11:00 - Circulo Militar de S.P x C.S.S. II Exército/G.E. Osasco/Colégio Cep/Itawang
Será sagrada campeã, a equipe que somar o maior numero de pontos na competição, no caso de empate em número de pontos serão atribuídos critérios de desempate, utilizados pela FPFS (Federação Paulista de Futsal) em suas Disposições Iniciais de 2012.
Por: Ewerton Araujo - Assessoria de Imprensa/FPFS
Confira convocação dos 14 atletas que vão disputar o Mundial
A Seleção Brasileira de Futsal já tem definida seus 14 representantes que disputarão a Copa do Mundo de Futsal FIFA 2012, de 1º a 18 de novembro, na Tailândia. O técnico Marcos Sorato divulgou a lista dos convocados nesta terça-feira (9/10).
Apesar de estar na relação final, o ala Falcão fará uma ressonância magnética no próximo dia 15, em São Paulo, para saber se estará em condição de acompanhar a delegação na viagem.
Dos atletas escolhidos por Sorato, apenas quatro não disputaram um Mundial defendendo a Seleção Brasileira. São eles: Guitta, Rodrigo, Fernandinho e Jé.
No dia 16 de outubro, todo o elenco viaja para o Japão, de onde segue no dia 27 para a Tailândia, país sede do Mundial. O Brasil está no Grupo C, e estreia diante do Japão, às 11h de Brasília (21h em Bangcoc), na quinta-feira (1/11). Além dos japoneses, a Seleção Brasileira encara a Líbia (4/11), e depois Portugal (7/11), quando termina a primeira fase. Nesse período, a equipe fica na cidade de Nakhon Ratchasima.
Confira a convocação completa:
Goleiros:
Guita
Tiago
Franklin
Fixos:
Ciço
Neto
Rodrigo
Alas:
Ari
Gabriel
Vinicius
Fernandinho
Falcão
Pivôs:
Simi
Jé
Wilde
Comissão técnica:
Reinaldo Simões - Supervisor
Marco Sorato - Treinador
Vander Iacovino - Auxiliar técnico
João Romano - Preparador Físico
Guaiba - Treinador de goleiros
Mauro Martinelli - Médico
Aloir Oliveira - Médico
Pedro Masiero - Fisioterapeuta
Mauricio Leandro - Massoterapeuta
Eduardo Di Cillo - Psicólogo
Francisco Morgado - Fisiologista
Bruno Gondim - Tradutor
Francisco Leme - Cozinheiro
Luis Domingues - Jornalista
Apesar de estar na relação final, o ala Falcão fará uma ressonância magnética no próximo dia 15, em São Paulo, para saber se estará em condição de acompanhar a delegação na viagem.
Dos atletas escolhidos por Sorato, apenas quatro não disputaram um Mundial defendendo a Seleção Brasileira. São eles: Guitta, Rodrigo, Fernandinho e Jé.
No dia 16 de outubro, todo o elenco viaja para o Japão, de onde segue no dia 27 para a Tailândia, país sede do Mundial. O Brasil está no Grupo C, e estreia diante do Japão, às 11h de Brasília (21h em Bangcoc), na quinta-feira (1/11). Além dos japoneses, a Seleção Brasileira encara a Líbia (4/11), e depois Portugal (7/11), quando termina a primeira fase. Nesse período, a equipe fica na cidade de Nakhon Ratchasima.
Confira a convocação completa:
Goleiros:
Guita
Tiago
Franklin
Fixos:
Ciço
Neto
Rodrigo
Alas:
Ari
Gabriel
Vinicius
Fernandinho
Falcão
Pivôs:
Simi
Jé
Wilde
Comissão técnica:
Reinaldo Simões - Supervisor
Marco Sorato - Treinador
Vander Iacovino - Auxiliar técnico
João Romano - Preparador Físico
Guaiba - Treinador de goleiros
Mauro Martinelli - Médico
Aloir Oliveira - Médico
Pedro Masiero - Fisioterapeuta
Mauricio Leandro - Massoterapeuta
Eduardo Di Cillo - Psicólogo
Francisco Morgado - Fisiologista
Bruno Gondim - Tradutor
Francisco Leme - Cozinheiro
Luis Domingues - Jornalista
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
Espanha convocada pro Mundial
já sabe a lista de 14 jogadores que vão viajar para a Tailândia com o objetivo de recuperar o título mundial em novembro. Rafa Usin e Pola são notavelmente ausentes. A Copa do Mundo terá lugar entre 1 e 18 jogadores noviembre.Los irá concentrar-se em 14 de Outubro, no Soccer City RFEF, em Madrid, onde vai praticar até 26 . Durante este período, jogou duas partidas amistosas, 20 de outubro nas Ilhas Salomão e 24 contra a Costa Rica, o último será realizado em Arganda e servir como um tributo a Luis Amado. A lista é a seguinte:
Goleiros:
Goleiros:
Juan Jose Hernandez Angosto "Juanjo" Inter Movistar
Cristian Domínguez Barrios "CRISTIAN" FC BARCELONA
Rafael Fernandez Perez "Rafa" El Pozo Murcia
Cristian Domínguez Barrios "CRISTIAN" FC BARCELONA
Rafael Fernandez Perez "Rafa" El Pozo Murcia
Closures:
Boned Guillot Enrique "Kike" El Pozo Murcia
Jesus Nazaré Aicardo Collantes "Aicardo" FC BARCELONA
Carlos Ortiz Jiménez "ORTIZ" Inter Movistar
Jesus Nazaré Aicardo Collantes "Aicardo" FC BARCELONA
Carlos Ortiz Jiménez "ORTIZ" Inter Movistar
Alas:
Jordi Torras Badosa "TORRAS" FC BARCELONA
Alvaro Fernandez Aparicio "Álvaro" Inter Movistar
Sergio Martinez Lozano "Sergio Lozano" FC BARCELONA
Anjo Velasco Marugan "LIN" FC BARCELONA
Julio César Simonato Cordeiro "Alemão" DINA MOSCOU
Alvaro Fernandez Aparicio "Álvaro" Inter Movistar
Sergio Martinez Lozano "Sergio Lozano" FC BARCELONA
Anjo Velasco Marugan "LIN" FC BARCELONA
Julio César Simonato Cordeiro "Alemão" DINA MOSCOU
Poder para a frente:
Sayago Miguel Martí "Miguelín" El Pozo Murcia
Borja Blanco Gil "Borja" MARCA TREVIGIANA
Borja Blanco Gil "Borja" MARCA TREVIGIANA
Pivot:
Gonçalves Fernando Maciel "Fernandão" FC BARCELONA
terça-feira, 2 de outubro de 2012
Liga Futsal 2012: confira o balanço da competição
O empate de 4 a 4 entre ADC Intelli/Orlândia e Krona/Joinville/DalPonte, nesta segunda-feira (1/10) em São Sebastião do Paraíso (MG), garantiu o título da equipe paulista e finalizou em grande estilo a XVII Liga Futsal Masculina. Vinte times realizaram 252 partidas, em uma longa jornada que iniciou no dia 12 de março.
De lá para cá, a bola balançou a rede por 1265 vezes, com a média de 5,02 gols por partida. Comparando com a edição de 2011 da Liga - 1726 gols em 315 partidas -, a totalidade de gols marcados foi proporcionalmente inferior. Por outro lado, inferior também foi o número de faltas: os juizes apitaram 3225 vezes este ano, contra 4174 em 2011.
A arbitragem, este ano, advertiu mais e expulsou menos. A média de cartões amarelos nesta edição da Liga Futsal foi de 3,53, contra 3,27 de 2011. Já o cartão vermelho foi puxado, em média, 0,27 vezes no ano passado, e 0,19 este ano.
Artilharia gaúcha
Rodrigo, do Carlos Barbosa, foi quem marcou mais vezes na Liga Futsal este ano. O fixo marcou 24 gols em 28 partidas. PC, do Suzano/Penalty, fez um gol a menos em 25 disputas, ficando na vice-artilharia da competição. A campeã Intelli tem o ala Falcão como maior goleador no torneio, com 19 gols em 18 jogos.
A próxima edição da Liga Futsal terá suas datas divulgadas em breve. Até lá, as equipes terão tempo para preparar o elenco para a temporada seguinte, e, assim, almejar o título.
Fonte: futsaldobrasil.com.br
ADC Intelli é campeã da Liga Futsal 2012
Perdendo de 4 a 0, Intelli reage, busca o empate e fica com o título inédito da Liga Futsal
O Seleto clube dos campeões da Liga Futsal acaba de ganhar mais um ilustre associado. A ADC Intelli (SP) retirou sua carteira de sócia nesta segunda-feira (01) ao empatar com a Krona/Joinville (SC) em 4 a 4, na Arena Olímpica João Mambrini, em São Sebastião do Paraíso (MG) e fez isso da forma mais emocionante que podia, para marcar de vez a busca de 10 anos pelo troféu do maior campeonato do salonismo nacional.
Dona da melhor campanha da competição e após ter vencido o primeiro jogo, realizado em Joinville, o time de Orlândia precisava apenas de um empate para ficar com o título e fez isso, mas antes viu a Krona abrir 4 a 0 no placar na primeira etapa, com gols de Ricardinho (02), Café e Leco e vislumbrar a prorrogação, para depois promover uma reação impressionante na segunda etapa e conquistar o empate e a competição.
Foram necessários menos de quatro minutos para a Intelli fazer três gols, com Jé duas vezes e depois com Falcão, mas o gol do título inédito saiu quando restavam apenas 01min40 para o fim do jogo.
Em 17 edições a Liga Futsal foi vencida por apenas 8 equipes (Carlos Barbosa (04), Malwee/Jaraguá (04), Ulbra (03), Atlético MG (02), Inter/Ulbra, Vasco da Gama, Santos e agora a ADC Intelli.
O jogo
Mesmo precisando da vitória para levar a partida para a prorrogação, a equipe comandada por Ferretti entrou em quadra com três fixos, dando a impressão que tentaria resolver a partida nos contra ataques e assim, com o esquema defensivo, a Krona conseguiu abrir quatro a zero no placar.
Através de cobrança de falta, Ricardinho fez o primeiro da Krona aos 05min29. Em um contra ataque rápido Café desceu pela direita e na saída de Guitta fez o segundo da equipe joinvillense aos 10min19.
Por pouco a Intelli não diminuiu no minuto seguinte, Deives realizou um lindo drible na ala esquerda e acertou a trave do goleiro Tiago, levantando a torcida intelliana que lotou a Arena Olímpica João Mambrini.
No minuto final da primeira etapa o Joinville ainda teve tempo de marcar mais dois gols. O primeiro através de Ricardinho, que completou passe de Tiago Carioca vindo da esquerda e outro com Leco, que roubou uma bola na quadra intelliana e bateu no ângulo.
Na segunda etapa a Intelli voltou disposta a reverter a situação adversa e buscar o título e com apenas dois minutos de bola rolando o placar já apontava 4 a 2, com dois gols de Jé. No primeiro Falcão recebeu na área, matou a bola no peito e deixou para o pivô, que finalizou para os fundos das redes. No segundo foi Rubinho quem tocou para o camisa nove, que novamente bem posicionado balançou as redes de Tiago.
Aos 4 o polivalente Vinicius partiu em contra ataque, driblou meio time do Joinville e tocou para Falcão, que no 'pé' da trave empurrou para o gol, fazendo o terceiro do time de Orlândia.
Apesar dos gols relâmpagos, a Krona conseguiu segurar a pressão e estabilizou a partida. Sem conseguir o quarto gol, o técnico Cidão apelou para o goleiro linha, decisão que seria crucial para o resultado final.
Aos 38min23, com dois canhotos atuando na ala direita, a Intelli chegou ao gol tão esperado. Falcão tocou para Vinicius no fundo da quadra, que bateu com a lateral do pé e surpreendeu o goleiro Tiago, 4 a 4.
Emocionado, o ala Vinicius, que já passou por três cirurgias no joelho esquerdo, saiu comemorando extasiado, beijando justamente esse joelho, depois do gol a Krona ainda tentou reassumir a vantagem no placar se utilizando de goleiro linha, mas não adiantou, pouco depois o grito de campeão da Liga Futsal, pela primeira vez saiu das gargantas intellianas.
A CAMPANHA
PRIMEIRA FASE - 1° LUGAR
19 Jogos | 40 PG | 12 Vitórias | 04 Empates | 03 Derrotas
SEGUNDA FASE - 1° LUGAR
06 Jogos | 13 PG | 04 Vitórias | 01 Empate | 01 Derrota
QUARTAS DE FINAL
1° Jogo - Suzano 3 x 4 ADC Intelli
2° Jogo - ADC Intelli 6 x 5 Suzano
SEMIFINAL
1° Jogo - Corinthians 01 x 02 ADC Intelli
2° Jogo - ADC Intelli 3 x 2 Corint.
FINAL
1° Jogo - Krona/Joinville 0 x 1 ADC Intelli
2° Jogo - ADC Intelli 4 x 4 Krona/Joinville
GERAL
31 Jogos
21 Vitórias
06 Empates
04 Derrotas
71 Pontos
100 Gols Pró
66 Gols Contra
34 Gols de saldo
Com informações da assessoria de imprensa da A.D.C. Intelli.
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Miltinho é o novo técnico do Corinthians
Miltinho posa com a bandeira do Corinthians ao lado do presidente Mário Gobbi Filho
(Foto: Divulgação)
Milton Luiz Ziller Júnior, mais conhecido como “Miltinho”, será o novo técnico da equipe de futsal do Corinthians. Jogador do clube nos anos 1970 e 80, o treinador se reuniu com o presidente Mário Gobbi Filho na tarde desta quarta-feira e assinou contrato até o final da temporada 2013. Neste ano, ele ainda comanda a equipe na busca pelo título da Liga Paulista.
- O futsal continua muito forte dentro do Sport Club Corinthians Paulista, e a contratação de um grande treinador, como o Miltinho, mostra isso. O projeto segue sério e com o objetivo de conquistar os títulos mais importantes –disse o diretor de Esportes Terrestes do clube, Fausto Bittar Filho.
Miltinho iniciou a sua carreira de jogador de futsal no Timão em 1976, na categoria Infantil. No time principal, foi campeão dos torneios Metropolitano e Estadual em 1980, além de vice-campeão brasileiro no ano seguinte.
Formado em Educação Física, iniciou a carreira como treinador em 1987 e tem entre suas principais conquistas o bicampeonato da Liga Futsal (1997 e 1999), além de ter disputado a final da competição em outras três edições Também venceu a Copa Intercontinental de 1998 e a Taça Brasil de Clubes, em 2002. Seu último time foi o Gazprom-Ugra, de Moscou, pelo qual conquistou a Copa da Rússia (2011/12).
- O trabalho anterior aqui no Corinthians foi bem realizado por comissão técnica e diretoria. Agora quero afinar o que já foi feito antes e dar a minha cara. Com o apoio e a seriedade dos envolvidos com o projeto do futsal, faremos os ajustes necessários para chegar aos títulos. É um grande desafio, mas vejo com satisfação e expectativa. Vamos afinar os detalhes para buscar os objetivos – disse o técnico, que começa a trabalhar na próxima semana.
Matéria:GE.com
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Vander Iacovino usa experiência para trabalhos na Seleção Sub-20
Os jovens craques da Seleção Brasileira Sub-20 de Futsal estão concentrados no Centro de Treinamento (CT) da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), em Iparana (CE). À frente do elenco, está o técnico Vander Iacovino, um ídolo no esporte que é tido como espelho para os garotos.
Dentro das quadras, Vander conquistou duas Copas do Mundo com a Seleção Brasileira (1992 e 1996), ambas como capitão. Hoje, atual treinador da equipe sub-20 e auxiliar técnico de Marcos Sorato na seleção principal, Vander vira um verdadeiro 'paizão' durante os treinos, aconselhando os atletas para trilhar uma vida profissional de sucesso.
Este lado familiar o treinador afirma que já desenvolve desde que resolveu se aposentar. Ele sabe da importância de ajudar os garotos, já que alguns, apesar de qualidade, acabam apresentando problemas fora das quadras. Por isso, Vander explica que sempre está disponível para uma boa conversa, utilizando a experiência que teve quando era um dos principais nomes do futsal brasileiro.
"São garotos que estão subindo, procurando seu espaço e se afirmando no futsal. A gente procura auxiliar no que for possível, dentro e fora da quadra. Algumas vezes os garotos têm dificuldades na vida profissional, coisa que já vivenciei. Outros até acabam tendo problemas extra-quadra, quando há a necessidade de conversar. Eu trabalhei muito como atleta, e você acaba vivendo mais com seus companheiros de clube do que dentro de casa. Então muitas vezes você precisa desabafar com as pessoas que trabalham diretamente com você. Aí procuramos auxiliar para dar segurança e tranquilidade. Além de treinador, somos educadores", diz Vander.
Dentro das quadras, Vander conquistou duas Copas do Mundo com a Seleção Brasileira (1992 e 1996), ambas como capitão. Hoje, atual treinador da equipe sub-20 e auxiliar técnico de Marcos Sorato na seleção principal, Vander vira um verdadeiro 'paizão' durante os treinos, aconselhando os atletas para trilhar uma vida profissional de sucesso.
Este lado familiar o treinador afirma que já desenvolve desde que resolveu se aposentar. Ele sabe da importância de ajudar os garotos, já que alguns, apesar de qualidade, acabam apresentando problemas fora das quadras. Por isso, Vander explica que sempre está disponível para uma boa conversa, utilizando a experiência que teve quando era um dos principais nomes do futsal brasileiro.
"São garotos que estão subindo, procurando seu espaço e se afirmando no futsal. A gente procura auxiliar no que for possível, dentro e fora da quadra. Algumas vezes os garotos têm dificuldades na vida profissional, coisa que já vivenciei. Outros até acabam tendo problemas extra-quadra, quando há a necessidade de conversar. Eu trabalhei muito como atleta, e você acaba vivendo mais com seus companheiros de clube do que dentro de casa. Então muitas vezes você precisa desabafar com as pessoas que trabalham diretamente com você. Aí procuramos auxiliar para dar segurança e tranquilidade. Além de treinador, somos educadores", diz Vander.
Definidos finalistas da Liga Futsal 2012
ADC Intelli/Orlândia (SP) e Krona/Joinville (SC) vão fazer uma final inédita na Liga Futsal 2012. Nenhuma das equipes tinha chegado à final da competição, que contou com a participação de 20 times, no total.
A Intelli chegou à última fase da Liga, após eliminar o Corinthians (SP), na semifinal. A equipe de Orlândia venceu o Timão por 2 a 1 e 3 a 2. Já a Krona, saiu vitoriosa do primeiro confronto com o Carlos Barbosa pelo placar de 4 a 2. No segundo jogo, perdeu no tempo normal por 4 a 1 e empatou em 0 a 0, na prorrogação.
A primeira partida da final será disputada no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), na próxima quinta-feira (27/9), às 21 horas. O segundo jogo será no dia 1º de outubro, na Arena Olímpica João Mambrini, em São Sebastião do Paraíso (MG), casa da Intelli nas finais. A partida está marcada para às 19 horas.
A Intelli chegou à última fase da Liga, após eliminar o Corinthians (SP), na semifinal. A equipe de Orlândia venceu o Timão por 2 a 1 e 3 a 2. Já a Krona, saiu vitoriosa do primeiro confronto com o Carlos Barbosa pelo placar de 4 a 2. No segundo jogo, perdeu no tempo normal por 4 a 1 e empatou em 0 a 0, na prorrogação.
A primeira partida da final será disputada no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), na próxima quinta-feira (27/9), às 21 horas. O segundo jogo será no dia 1º de outubro, na Arena Olímpica João Mambrini, em São Sebastião do Paraíso (MG), casa da Intelli nas finais. A partida está marcada para às 19 horas.
Assinar:
Postagens (Atom)