Brilhantes nas quadras e nos gramados
© AFP
Já faz algumas décadas que o futsal está entre as modalidades esportivas mais praticadas na América do Sul e no sul da Europa. Enquanto a variante tem se desenvolvido e ganhado notoriedade em outras partes do planeta, principalmente por conta do incentivo da FIFA, países como Argentina,BrasilEspanha e Portugal já descobriram dentro das quadras alguns dos maiores jogadores do mundo.
O primeiro da lista é ninguém menos que Lionel Messi. Três vezes vencedor do prêmio de Jogador do Ano da FIFA e maior artilheiro da história do Barcelona, o argentino deu os primeiros chutes da carreira vestindo o uniforme do Newell’s Old Boys, onde começou no futsal. "Na Argentina, joguei futsal nas ruas e no clube", conta o craque de 25 anos. "Era muito divertido e me ajudou muito a me tornar o que sou hoje."
Admiração pela modalidade 
Mas Messi não é o único astro da bola cujas raízes se encontram no futsal. Além do argentino, nomes como PeléCristiano RonaldoXavi e Ronaldo também começaram nos salões.  
Cristiano Ronaldo, por exemplo, é dono de uma conhecida habilidade, fruto da experiência com o futsal.  "Na minha infância, jogávamos apenas futsal em Portugal", lembra o craque do Real Madrid. "O campo pequeno me ajudou a desenvolver agilidade, e, sempre que eu jogava futsal, me sentia livre. Só me tornei o jogador que sou hoje graças a ele."
Campeão mundial e europeu pela Espanha, o meia Xavi também já declarou a sua admiração pelo futsal em uma entrevista ao UEFA.com. "No futsal, o talento de um jogador fica mais evidente", explicou. "No futebol de campo, às vezes essa qualidade fica escondida pois há muito contato corporal. Mas, na quadra, é possível perceber pequenos detalhes no que diz respeito à qualidade, classe e capacidade tática."
De Pelé a Neymar
Entretanto, é o Brasil quem possui a maior quantidade de craques revelados no futsal. Como o tricampeão mundial Pelé, por exemplo. "No futsal é preciso pensar e jogar rápido", analisa o atleta do século. "Isso facilita mais tarde, quando o jogador vai para o futebol de campo."
Ronaldinho, Juninho, Robinho e Neymar são outros nomes criados pelo futsal do país pentacampeão do mundo. Jogador que mais fez gols em edições da Copa do Mundo da FIFA, Ronaldo começou nas quadras aos 12 anos e ainda guarda boas recordações daqueles tempos. "Era preciso ser muito ágil para fugir dos adversários dentro de um espaço tão pequeno, e eu adorava esse desafio", lembra o membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
Desenvolvimento longe do fimO quanto a disciplina se desenvolveu nos últimos anos fica claro nas palavras tanto de jogadores da Premier League inglesa quando da Bundesliga alemã. Com 13 participações pela seleção inglesa,Micah Richards já utilizou o futsal para treinar o controle de bola. "Melhorei tecnicamente jogando futebol de salão", declarou o lateral direito do campeão inglês Manchester City ao BBC Sport. "Jogar nas quadras nos ajuda a lidar mais tranquilamente com a bola."
Para o capitão da seleção sub-21 da AlemanhaLewis Holtby, que conta com dois jogos pelo selecionado principal, o futsal é uma das melhores escolas para a formação de jogadores. "Pode-se aprender muito na quadra quando se está começando", afirmou o meia do Schalke em uma entrevista à Federação Alemã de Futebol. "A bola, por ser menor e mais pesada, acaba ficando mais tempo em jogo, e tabelas e triangulações acabam terminando frequentemente em chances de gol."
Fonte : FIFA