segunda-feira, 30 de julho de 2012

Alex revela interesse em estudar com Fernando Ferretti



Murad Sezer/Reuters

Alex é ídolo na Turquia e reconhecido pelo toque diferenciado na bola
O já conhecido curso de treinadores ministrado por Fernando Ferretti teve a 13ª edição finalizada neste mês de julho e contou com a participação de 50 profissionais do Brasil e de outros países, como Bolívia, Chile, Paraguai e Rússia. Durante o estágio, os professores acompanharam palestras diárias, seguindo os temas específicos da preparação técnica, tática, física, psicológica e administrativa. 

Para as próximas edições das aulas, Ferretti parece ter pelo menos um grande 'estudante' garantido na matrícula: o meia brasileiro Alex, que atua no Fenerbahçe, da Turquia, e conta com diversas convocações para a Seleção Brasileira. Ciente do término de mais uma turma, Alex enviou mensagens através de uma rede social para ter mais informações sobre o curso do treinador.

"Seu curso é anual? Quero fazê-lo quando parar (de jogar). Já q não tive o prazer de ser seu atleta, aprenderei algo no curso", afirmou o meia, que recebeu a seguinte resposta de Ferretti: "Vai ser uma honra ter você por aqui. Assim consigo um autógrafo do ídolo de todos os brasileiros que gostam do bom futebol", postou o atual técnico da Krona/Joinville/Dalponte.

Ao receber o recado, Alex não poupou elogios ao treinador, lembrando, também, que o futsal o ajudou a crescer nos gramados. "Para mim e para outros salonistas amigos meus você é um monstro. Sou mais um que usou bem os ensinamentos do futebol de salão", disse o meia. Observando a troca de mensagens, o craque Falcão também utilizou a rede social para brincar: "Que 'resenha' boa hein!!! Dois amigos e dois profissionais que admiro!!!", postou o camisa 12 da Seleção Brasileira.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Cientista afirma, diferença entre atleta comum e craque está no cérebro

Retirado do blog tratandoatletas.blogspot.com
Uma jogada de craque de Neymar, uma ultrapassagem arrojada de Ayrton Senna, um 'grand willy' do tenista Roger Federer ou um voo de Michael Jordan para uma enterrada. Para muitos, são esses momentos que separam os bons dos craques. Para o neurocientista Miguel Nicolelis, é o cérebro o responsável por fazer esses atletas se diferenciarem.
A relação deles com a ferramenta, com a bola, é bem diferente do cérebro dos normais como nós. Uma das teorias que nós temos é que essas ferramentas, o carro, a raquete de tênis, o taco de beisebol, a bola, nos grandes atletas fica sendo, para o cérebro, parte do corpo do atleta.

Nesse momento, quando o atleta consegue fazer essa fusão de um objeto artificial com o corpo dele, que ele se transforma em um cara acima da média. Pela teoria do neurocientista, os atletas veem as ferramentas que usam no esporte como extensão do próprio corpo.

Há estudos mostrando que se o tenista jogar tênis, depois você colocar ele em uma máquina, medir a atividade do cérebro dele e pedir para ele encostar o outro dedo na mão dele, ele vai pôr o dedo no final da raquete. Pois a raquete foi incorporada pelo cérebro como sendo extensão do braço.

Por exemplo, o Ayrton Senna era capaz de ajustar a suspensão do carro dele sentado no carro, no cockpit, e sentindo a pista. Ele foi um dos pioneiros em não querer almofada, não querer nada no cockpit. Era apertado, duro, para ele poder sentir as variações do asfalto e ajustar a suspensão dele.Assim como no tênis e no automobilismo, os craques do futebol também incorporaram a bola como 'parte do corpo'. Por isso, acredita Nicolelis, a bola é tratada com tanto carinho na hora de bater uma falta ou um pênalti.

Você já notou que todos eles põem a bola em uma configuração particular? Eles ajeitam a bola, põem o bico para cima, para o lado, porque eles criaram modelo de como o pé tem que bater nela. Para mim não é firula ou frescura, é real. Indica que o cérebro dele já mapeou o ponto de referência e criou uma nova coordenada para bater a falta.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Krona Futsal é campeão inédito da Taça Brasil Sub-20


Krona Futsal é campeão inédito da Taça Brasil Sub-20

A Taça Brasil de Clubes Sub-20 é da Krona/Joinville/Dalponte. Em um duelo digno de decisão, os jovens do tricolor venceram o Vasco da Gama na prorrogação, por 2 a 0, após empate sem gols no tempo normal, e levantaram o inédito troféu de campeão. A competição nacional foi realizada no Ginásio Victor Camozzato, em Sananduva (RS). Este é o segundo título da equipe sob o comando do treinador Manoel Dalpasquale, o Maneca. Em 2011, a Krona conquistou o Campeonato Catarinense Sub-20 de Futsal.
Para chegar ao título nacional, a Krona/Joinville/Dalponte alcançou a marca de cinco vitórias em seis jogos, deixando para traz adversários tradicionais, como Afagu/Russas (CE), Santa Cruz (PE), Ananindeua (PA), Carlos Barbosa (RS), Paraná Clube (PR), Minas (MG), além do Vasco da Gama (RJ).
Na final, a expectativa e concentração eram visíveis no rosto de cada jogador. A Krona/Joinville/Dalponte começou o jogo no ataque, na velocidade de Andi e Carlinhos. Aos poucos, o Vasco foi equilibrando a partida e dificultando para o goleiro Dudu.
A técnica do jovem Serginho, artilheiro da Krona na Taça Brasil Sub-20, era uma das forças do ataque tricolor. As finalizações precisas do jogador deram trabalho ao goleiro Caio, do Vasco, no primeiro tempo. Porém, antes do intervalo, Serginho deixou a quadra lesionado.
Sem poder contar com um de seus principais jogadores na etapa final, a Krona/Joinville/Dalponte fez prevalecer a união do grupo. No segundo tempo, a raça de Schneider, Hiago e Derik tiveram em destaque. Mesmo em busca do gol, a Krona pregava cautela no ataque. Thiago Carioca e Andi chegaram a carimbar a trave adversária. O Vasco também acertou o poste de cima da meta defendida por Dudu. Prevalecendo a igualdade, a disputa se encaminhou à prorrogação.
Prorrogação
A emoção, digna de uma final, teve sequência na prorrogação. Um empate bastava para a Krona/Joinville/Dalponte garantir o título, pois teve a melhor campanha na primeira fase. Porém, os joinvilenses foram buscar a vitória. Já o Vasco iniciou a prorrogação atuando com o goleiro-linha.
Tensão e vibração em quadra. Na prorrogação, voltou a brilhar a estrela do goleiro Dudu. O atleta da Krona praticou três defesas fundamentais. Já a Krona, explorando os contra-ataques, chegou ao gol no minuto final. Andi acertou um belo chute de fora da área. No lance seguinte, para a alegria da nação tricolor, o goleiro Dudu fez a defesa e arriscou pelo alto para marcar o segundo, acertando o gol vazio e decretando o título da Krona Futsal. Placar final: Krona/Joinville/Dalponte 2 x 0 Vasco da Gama.
Gols da Krona/Joinville/Dalponte: Andi e Dudu.
Renan Pereira
Assessoria de Imprensa Krona Futsal

sexta-feira, 20 de julho de 2012

sub-9 Barueri/Inter 2x1 Corinthians-Final Metropolitano 14/07/12

sub-11 Santos F.C. 1x2 S.C. Corinthians Paulista - Final Metropolitano-1...

sub-13 Barueri/Inter FS 0x4 Corinthians Paulista - Final Metropolitano 1...

sub-15 Corinthians 6x3 Círculo Militar SP(1×0)-Final Metropolitano 14/07/12

sub-17 Santos 6x5 Corinthians Final Metropolitano 14/07/12

Primeiro título nacional do Atlético (MG) completa 15 anos

Líder do Campeonato Brasileiro de Futebol após 10 rodadas, o Atlético Mineiro completa nesta sexta-feira (20/7) exatos 15 anos do primeiro título da Liga Nacional de Futsal. Com um time recheado de estrelas, o Galo contou com a precisão de Vander Carioca e o apoio do torcedor, que lotou o Ginásio Mineirinho para ver o alvinegro vencer o Banespa, na decisão do campeonato, por 4 a 1. 

A campanha do Atlético Mineiro teve um total de 14 vitórias, seis empates e apenas quatro derrotas. O ataque do Galo conseguiu marcar 121 gols, 36 deles de Vander Carioca, que ainda foi eleito o melhor do campeonato. 

O título da Liga Nacional foi o primeiro de muitas conquistas do Atlético. Manoel Tobias passou a ser a grande referência da equipe, que ainda contava com os jovens prodígios Lenísio e Falcão. Foi com esse trio que o Atlético alcançou 12 títulos entre 1997 e 2000. Em quadra, os alvinegros levaram neste curto espaço de tempo 1 Mundial, 2 Brasileiros, 3 Mineiros, 4 Metropolitanos, Copa Centenário de BH e Copa Botucatu.

Na atual temporada do futebol, o Atlético Mineiro tem como um dos destaques da equipe titular o meia Ronaldinho Gaúcho, que iniciou a carreira nas quadras de futsal e até hoje é reconhecido pela habilidade com a bola nos pés.

Final da Liga de 1997 

Atlético-MG 4 x 1 Banespa

Atlético-MG -
Digo, Índio, Vander Carioca, Vinícius e Almir.
Entraram: Piu, Fabinho, Ronaldo, Rosinha, Euller, Japonês e Renato.
Técnico: Miltinho

Banespa -
Franklin, Serginho, Índio, Sandrinho e Cecílio.
Entraram: Tigrão, Poto, Breca, Simi, Odair, Gibinha e Alexandre.
Técnico: Walmir

Local: Ginásio Mineirinho (Belo Horizonte)
Gols: Índio, Vander Carioca (2) e Vinícius para o Galo; Simi para o Banespa.
Público: 16.685 pagantes

Paulo Mussalem é o novo técnico do Poker/PEC



Ari Gomes

Paulo Mussalem comanda a equipe carioca na reta final da Liga Futsal
O campeoníssimo técnico Paulo Mussalem é o novo treinador do Poker/PEC. Ele estava no Imperial, de Petrópolis, desde o início da temporada, e agora acertou sua transferência. Aos 65 anos, Mussalem tem uma história que se confunde com a do futsal nacional.

O novo técnico ainda não comandará o time nos dois próximos jogos pela Liga Futsal, contra Carlos Barbosa (21/7) e Atlântico (23/7). Nestas partidas, a equipe será dirigida por Cupim, que posteriormente passará a ser auxiliar técnico.

Paulo Mussalem é um estudioso da modalidade. Muitos jogadores renomados já trabalharam com o treinador, conhecido por ser aberto ao diálogo, porém, muito exigente. Perfeccionista por natureza, ele chega ao Poker/PEC em tempo de dirigir o time na atual Liga Futsal. Mussalem revela que esse flerte entre ele e a equipe petropolitana já existia.

"É um namoro antigo. Já quase sentamos para conversar em outras vezes. Chego num momento importante para o time e particularmente para a minha carreira também. Acredito que essa mescla de jovens valores com a experiência tem tudo para dar certo", diz o novo comandante do Poker/PEC.

Em anos de carreira dedicados ao futsal, Mussalem treinou, além da Seleção Brasileira, Carioca da Gávea, Atlântica Boavista, Bradesco, Flamengo, Grajaú Tênis, Teresópolis, Enxuta (RS), Perdigão de Videira (SC), Agua Branca (SP), Vasco da Gama (RS), UNESC (ES), Atântico/Erechim (RS), Orlândia (SP), Carlos Barbosa (RS) e Imperial (RJ).

Dentre os principais títulos de sua vitoriosa carreira estão: campeão mundial de clubes FIFA (Carlos Barbosa-2004), tricampeão carioca, tricampeão capixaba, bicampeão paulista, campeão catarinense, tetracampeão gaúcho, tetracampeão brasileiro, bicampeão sul-americano de clubes, campeão sul-americano de seleções (Seleção Brasileira-1986), bicampeão da Liga Futsal, quatro vezes eleito o melhor técnico da Liga Futsal (2001, 2005, 2009 e 2011) e eleito o melhor técnico do mundo em 2009.

PEC e Imperial Futsal iniciam parceria

Divulgação

As equipes de Petrópolis unem-se para fortalecer o esporte na cidade
O Imperial Futsal anunciou nesta quarta-feira (18/7) parceria com o PEC, que disputa a segunda fase da Liga Futsal. O acordo entre as duas equipes de Petrópolis (RJ) visa, segundo nota à imprensa, fortalecer ainda mais a modalidade na cidade.

Com o acordo, o Imperial rompe com o Fluminense, com quem manteve parceria desde fevereiro deste ano, formando o Imperial/Fluminense. A equipe tricolor, durante este período, conquistou os vice-campeonatos do Adulto e Sub-20 Carioca. 

A estreia da parceria nas quadras será neste sábado (21/7), em casa, contra o Carlos Barbosa pela Liga. As duas equipes também disputarão juntas o Campeonato Estadual de Futsal nas categorias Adulto e Sub-20. O certame iniciará em agosto.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Os gols de Brasil 3 x 1 Polônia pelo Desafio Futsal.

Definidas as 24 Seleções da Copa do Mundo de Futsal

Estão definidos os 24 participantes da Copa do Mundo FIFA Futsal 2012, que ocorre na Tailândia, em novembro. Os quatro representantes da Concacaf, última eliminatória disputada, foram conhecidos na quinta-feira (5). Guatemala, Panamá, Costa Rica e México disputam a semifinal da competição e carimbaram automaticamente o passaporte para o Mundial.
 
A surpresa fica por conta da ausência de Estados Unidos, com cinco participações em Copas do Mundo, e Cuba, que já disputou o maior torneio de países do Futsal por quatro oportunidades.

Assim, a Seleção Brasileira espera apenas o sorteio dos grupos para saber quais serão os adversários da primeira fase no Mundial, marcado para o dia 24 de agosto, em Bangcoc. Além dos brasileiros, a América do Sul conta com Paraguai, Argentina e Colômbia.

O continente com maior número de representantes é o europeu, com a tradicional Espanha, as fortes equipes da Itália e da Rússia, além de Portugal, República Tcheca, Sérvia e Ucrânia.

Esta será a sétima edição da Copa do Mundo sob o domínio da FIFA e já possui um recorde batido. A competição na Tailândia contará com 24 seleções, o maior número de participações desde 1989. Das 208 Federações ligadas à entidade, 115 buscaram classificação para o Mundial, que ocorre entre os dias 1 e 18 de novembro, na Tailândia 

Classificados por continente 

CAF - Egito, Marrocos e Líbia;

AFC - Austrália, Japão, Tailândia (país sede), Irã e Kuwait;

UEFA - Espanha, Portugal, Rússia, Itália, República Tcheca, Sérvia e Ucrânia;

OFC - Ilhas Salomão;

CONMEBOL - Argentina, Colômbia, Brasil e Paraguai

CONCACAF - Guatemala, Panamá, Costa Rica e México

domingo, 1 de julho de 2012

Carlos Barbosa conquista o Intercontinental de Clubes

O Carlos Barbosa conquistou o título de campeão da Copa Intercontinental de Clubes ao bater o InterMovistar (ESP) por 4 a 1, em duelo na noite de sábado (30), no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra.
Clique para ampliar... 
Liderados pelo capitão Rodrigo, os gaúchos não precisaram de muito tempo para abrir o placar. Aos 2 minutos, Thiaguinho recebe na ala direita e, mesmo pressionado pelo quarteto espanhol, consegue fazer uma linda jogada, cortar para o meio e finalizar no cantinho. No minuto seguinte foi a vez de Rodrigo experimentar de longe, a bola desvia no meio do caminho e engana o goleiro, deixando o Carlos Barbosa em boa vantagem.

Dominando as ações em quadra, a "Laranja Mecânica" chega ao terceiro com Poleto, que fica em boa posição para marcar após receber passe de Jothan, aos 7 minutos. Só depois de estar perdendo por 3 a 0 os espanhóis acordam e conseguem diminuir. Da esquerda, Ortis encontra espaço para chutar com efeito e faz o primeiro do Inter.

Com um bom esquema defensivo após o intervalo, o time espanhol dificultou as penetrações do Carlos Barbosa e passou a assustar o torcedor gaúcho. Mas justamente em um contra-ataque, Rodrigo aparece como elemento surpresa e coloca no fundo das redes, decretando o triunfo Laranja e assegurando o bi-campeonato aos brasileiros. 

Campanha da ACBF na Copa Intercontinental 

ACBF 4x1 Boca Juniors-ARG
ACBF 4x1 Città di Montesilvano-ITA
ACBF 4x1 InterMovistar-ESP